O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Outside another yellow moon Has punched a hole in the nighttime, yes I climb through the window and down to the street I'm shining like a new dime
The downtown trains are full with all those Brooklyn girls They try so hard to break out of their little worlds
You wave your hand and they scatter like crows They have nothing that will ever capture your heart They're just thorns without the rose Be careful of them in the dark
Oh, if I was the one You chose to be your only one Oh, baby, can't you hear me now? Can't you hear me now?
Will I see you tonight On a downtown train? Every night is just the same You leave me lonely now
I know your window and I know it's late I know your stairs and your doorway I walk down your street and past your gate I stand by the light at the four way
You watch them as they fall Oh, baby, they all have heart attacks They stay at the carnival But they'll never win you back
Will I see you tonight On a downtown train? Every night, every night is just the same Oh, baby
Will I see you tonight On a downtown train? All of my dreams, they fall like rain Oh, baby, on a downtown train
Will I see you tonight On a downtown train? Every night, every night is just the same Oh, baby
Will I see you tonight On a downtown train? All of my dreams just fall like rain All on a downtown train All on a downtown train All on a downtown train All on a downtown train
A Apollo XVII foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972. Foi a única missão que contou com um geólogo
profissional em sua tripulação, a missão que mais tempo permaneceu na
superfície lunar, o primeiro lançamento noturno de uma missão tripulada
norte-americana e a última viagem espacial tripulada realizada por
qualquer país para além da órbita terrestre.
O Fim do Começo
Apesar da cortina estar a fechar-se sobre o Programa Apollo, o ato final foi espetacular. A área de pouso do Módulo Lunar Challenger, num bonito vale cercado de montanhas no limite do Mar da Serenidade, prometia ser um paraíso geológico. Em fotografias tiradas antes da missão, a área escolhida para o pouso, Taurus-Littrow, estava coalhada de pedras roladas das montanhas em volta, e no vale no centro destas montanhas podiam ser vistas inúmeras crateras escuras, provavelmente produzidas por material vulcânico.
Para explorar esta preciosidade geológica, a direção de voo tinha
escolhido uma tripulação de dois homens com, talvez, a mais ampla gama
de capacidades de todas as tripulações da Apollo. O comandante Eugene Cernan era um veterano de duas missões anteriores, tendo voado na Gemini IX e na Apollo 10.
Era o único comandante que já havia pilotado o Módulo Lunar no espaço e
havia poucos, no corpo de astronautas, que conheciam a espaçonave tão
profundamente. E o seu co-piloto e piloto do ML Challenger, Harrison "Jack" Schmitt, não apenas conhecia o módulo profundamente, mas também era um geólogo profissional, que havia sido um ativo participante no planeamento das primeiras missões Apollo. Se a região lunar de Taurus-Littrow era um paraíso geológico, então Harrison Schmitt era o geólogo.
Durante os primeiros anos da ocupação, os militares indonésios
enfrentaram forte resistência no interior montanhoso da ilha, mas, a
partir de 1977-1978, os militares adquiriram armamento moderno aos Estados Unidos, Austrália
e outros países para destruir o grupo rebelde. No entanto, nas duas
últimas décadas do século XX viram-se contínuos combates entre grupos
indonésios e timorenses sobre o estatuto de Timor- Leste; até que os violentos confrontos em 1999 levaram à intervenção da ONU pela Missão das Nações Unidas em Timor-Leste, depois da realização de um referendo em que os timorenses votaram pela independência, que viria a ocorrer em 2002.
Primeiramente os Muse começaram por se chamar “Gothic Plague”, mais tarde “Rocket Baby Dolls” (Dominic: “Todas estas bandas tinham nomes de bandas metaleiras, mas todas tocavam pop sem valor!”), e depois, finalmente, Muse.
A família de Dominic foi atingida por uma tragédia em 2004. O seu pai, Bill, tendo sido o seu maior fã, foi ver um concerto deles a Glastonbury (2004). Após o concerto, o pai do baterista morreu de ataque cardíaco. Isto fez com que a banda cancelasse vários shows. Através do apoio da família e amigos, Dominic recuperou-se e os Muse conseguiram prosseguir com a turnê.
Bareilles has sold over one million albums and over nine million singles and downloads in the United States and has earned seven Grammy Award nominations, including one Album of the Year nomination for The Blessed Unrest (2013). In February 2012, VH1 placed Bareilles in the 80th spot of the Top 100 Greatest Women in Music. Her memoir, Sounds Like Me: My Life (So Far) in Song, was published in 2015; The New York Times listed it as a bestseller.
Menina de olhar sereno Raiando pela manhã De seio duro e pequeno Num coletinho de lã
Menina cheirando a feno Casado com hortelã
Menina que no caminho Vais pisando formosura Trazes nos olhos um ninho Todo em penas de ternura
Menina de andar de linho Com um ribeiro à cintura
Menina da saia aos folhos Quem na vê fica lavado Água da sede dos olhos Pão que não foi amassado Menina do riso aos molhos Minha seiva de pinheiro Menina da saia aos folhos Alfazema sem canteiro
Menina de corpo inteiro Com tranças de madrugada Que se levanta primeiro Do que a terra alvoroçada
Menina de corpo inteiro Com tranças de madrugada
Menina da saia aos folhos Quem na vê fica lavado Água da sede dos olhos Pão que não foi amassado Menina de fato novo Avé-Maria da terra Rosa brava rosa povo Brisa do alto da serra
Thomas Alan Waits (Pomona, 7 de dezembro de 1949) é um músico, instrumentista, compositor, cantor e atornorte-americano.
A sua voz, grossa e rouca, e as suas letras, por vezes estranhas e
intrigantes, marcam a sua música. Ativo há mais de quatro décadas,
Waits possui uma considerável obra, constituída de quase 30 álbuns
(incluindo álbuns de estúdio,
compilações e álbuns ao vivo), e mais de 50 participações diretas
(como ator) e indiretas (compondo bandas sonoras) em filmes. Já foi
nomeado para um grande número de prémios musicais, tendo ganhado o Grammy com dois álbuns: Mule Variations e Bone Machine.
Acabou por falecer no dia 29 de julho de 2010, às 23.40 horas, na unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, vítima de um cancro no pâncreas, contra o qual lutava há largos meses.
Randall William Rhoads nasceu em 6 de dezembro de 1956 em Santa Mónica, Califórnia. Ele era o mais novo numa família na qual se respirava música. Sua mãe, Delores, tinha uma escola de música de sucesso. Kelle, seu irmão, era baterista e cantor. Kathy, sua irmã, tocava violão. O seu pai, que deixou a família quando Randy tinha apenas 17 meses de vida, era professor de música em escolas públicas.
O primeiro instrumento de Rhoads foi um antigo violão Gibson, herança de seu avô. Com sete anos de idade ele ganhou a sua primeira guitarra: uma Harmony semi-acústica. Mais tarde, seu irmão levou-o a um concerto do Alice Cooper, e logo Randy percebeu o que queria em sua vida: ser guitarrista de heavy-metal.
Carreira
Aos treze anos ele formou pequenas bandas e, aos quinze, começou a
dar aulas na escola da sua mãe, tornando-se um professor muito
requisitado. A carreira de Rhoads levantou voo em 1973, quando ele entrou nos Quiet Riot. O seu carisma e talento na guitarra garantiram-lhe uma legião de fãs locais. Nessa época ele começou a usar sua Flying V preta com acabamento de "bolinhas" brancas, construída por Karl Sandoval. Ele também tocava muito sua Gibson Les Paul 1974 cor creme, a qual virou uma de suas marcas registadas.
O guitarrista participou dos dois primeiros álbuns da banda: Quiet Riot I e Quiet Riot II. Ozzy Osbourne começou a realizar testes em Los Angeles
para encontrar um guitarrista para sua banda. Ele procurava alguém com
estilo único e estava tendo muitas dificuldades para encontrá-lo. Ozzy
ouviu diversos músicos e já estava sem esperanças de achar o guitarrista
certo quando resolveu dar hipótese a um último músico. Rhoads estava
relutante em fazer o teste, mas mesmo assim dirigiu-se ao quarto do
hotel onde Ozzy estava hospedado. Ligou sua guitarra num amplificador
de estudo e iniciou o seu aquecimento. Apenas começou a afinar a guitarra
e Ozzy Osbourne percebeu na hora que havia encontrado a pessoa certa,
com estilo próprio.
Em 19 de março de 1982
Randy Rhoads morreria, aos 25 anos. No dia anterior, a banda de Ozzy
tocou no Civic Coliseum em Knoxville, Tennessee (EUA) e dali iriam para
Orlando (Florida) tocar no "Rock Super Bowl XIV" com as bandas Foreigner, Bryan Adams e UFO.
A caminho de Orlando passaram pela casa do motorista do autocarro, Andrew
Aycock, que vivia em Leesbur (Florida) em Flying Baron Estares. O lugar
consistia de três casas, um barracão para o avião e uma pista de aterragem, cujo
dono era Jerry Calhoun. Andrew Aycock precisava de umas peças
sobressalentes e pensou em parar ali. Andrew Aycock, que tinha dirigido a
noite toda, desde Knoxville, e era piloto, talvez para ser gentil,
usou o avião sem autorização e levou o teclista Don Airey e o
empresário Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico de
Andrew tinha expirado, portanto a sua licença para voar não era válida.
Perto das 09.00 horas, Andrew deixou os dois passageiros e convidou
Randy Rhoads e Rachel Youngblood (que fazia as maquilhagens) para dar umas
voltas. O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento
onde estava o autocarro, talvez para brincar com o pessoal. Há pouco tempo o
piloto havia passado por um divórcio sórdido. Acredita-se que quando a
ex-esposa dele entrou no autocarro, ele voou na direção do mesmo. Passaram
três vezes. Na quarta, a asa esquerda do avião raspou no teto do autocarro,
bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun, explodindo e
destruindo tudo.
Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham
acordado com o primeiro impacto, achavam que se tratava de um acidente
na estrada. Wanda Aycock e Don Airey, atónitos, tinham testemunhado
tudo. Ozzy ainda correu para prestar socorro. Ele entrou na casa, que
estava em chamas, e salvou um homem, mas infelizmente Randy estava
morto. O show em "Rock Super Bowl XIV" foi cancelado e os promotores
devolveram o dinheiro dos bilhetes.
A Décima terceira Emenda da constituição dos Estados Unidos da América (em inglês: The Thirteenth Amendment to the United States Constitution)
aboliu oficialmente e continua a proibir em território Americano a
escravatura e a servidão involuntária, excepto essa última como punição
por um crime. Foi aprovada pelo Senado em 8 de abril de 1864, aprovada
pela Câmara em 31 de janeiro de 1865 e aprovado em 6 de dezembro de
1865. Foi então declarada por anúncio do Secretário de Estado William
Seward, em 18 de dezembro. Foi a primeira das emendas da Reconstrução.
A emenda esta assim redigida:
Emenda XIII
Secção 1
Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua
jurisdição, nem escravatura, nem trabalhos forçados, salvo como punição
de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.
Secção 2
O Congresso terá competência para fazer executar este artigo por meio das leis necessárias.
Com George escreveu as letras para vários espetáculos para a Broadway, incluindo canções como "I Got Rhythm", "Embraceable You", "The Man I Love" e "Someone to Watch Over Me", além da ópera Porgy and Bess.
Com George, ele escreveu mais de uma dúzia de shows da Broadway,
apresentando canções como "I Got Rhythm", "Embraceable You", "The Man I
Love" e "Someone to Watch Over Me". Ele também foi responsável, juntamente
com DuBose Heyward, pelo libreto da ópera Porgy and Bess de George.
O sucesso que os irmãos Gershwin
tiveram com os seus trabalhos
colaborativos muitas vezes ofuscou o papel criativo que Ira desempenhou.
O seu domínio da composição continuou, no entanto, após a morte
prematura
de George. Ele escreveu canções de sucesso adicionais com os
compositores Jerome Kern, Kurt Weill, Harry Warren e Harold Arlen.
O seu livro de 1959 aclamado pela crítica, Lyrics on Various Occasions,
um amálgama de autobiografia e antologia comentada, é uma fonte
importante para estudar a arte do letrista na era de ouro da canção
popular americana.
O Tratado Anglo-Irlandês comumente conhecido como O Tratado e oficialmente os Artigos de Acordo para um Tratado entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, foi um acordo entre o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e representantes da República Irlandesa que concluíram a Guerra da Independência da Irlanda. Previa o estabelecimento do Estado Livre Irlandês dentro de um ano como um domínio autónomo dentro da "comunidade de nações conhecida como Império Britânico", um status "igual ao do Domínio do Canadá". Também concedeu à Irlanda do Norte, que foi criada pelo Ato do Governo da Irlanda de 1920, uma opção de exclusão do Estado Livre Irlandês, que exerceu.
O acordo foi assinado em Londres em 6 de dezembro de 1921, por representantes do governo britânico (que incluía o primeiro-ministro David Lloyd George, que era o chefe dos delegados britânicos) e por representantes da República da Irlanda, incluindo Michael Collins e Arthur Griffith. Os representantes irlandeses tinham status
de plenipotenciário (negociadores com poderes para assinar um tratado
sem referência a seus superiores) agindo em nome da República da
Irlanda, embora o governo britânico se recusasse a reconhecer esse status.
Conforme exigido por seus termos, o acordo foi aprovado por "uma
reunião" dos membros eleitos para fazer parte da Câmara dos Comuns da
Irlanda do Sul e [separadamente] pelo Parlamento britânico. Na realidade, Dáil Éireann (a assembleia legislativa da República da Irlanda de facto)
primeiro debateu e depois aprovou o tratado; os membros então
prosseguiram com a "reunião". Embora o tratado tenha sido aprovado por
pouco, a divisão levou à Guerra Civil Irlandesa, que foi vencida pelo
lado pró-tratado.
O Estado Livre Irlandês, conforme contemplado pelo tratado,
passou a existir quando sua constituição se tornou lei em 6 de dezembro
de 1922 por uma proclamação real.
(...)
A divisão em torno do tratado levou à Guerra Civil Irlandesa
(1922-23). Em 1922, os seus dois principais signatários irlandeses, Arthur
Griffith e Michael Collins, morreram. Birkenhead teria dito ao assinar o
tratado: "Sr. Collins, ao assinar este Tratado, estou a assinar a minha
sentença de morte política", ao qual Collins teria respondido: "Lord
Birkenhead, estou a assinar a minha sentença de morte real". Collins foi morto por republicanos anti-tratado, numa emboscada em Béal na Bláth,
em agosto de 1922, dez dias após a morte de Griffith, por insuficiência
cardíaca, que foi atribuída à exaustão. Ambos os homens foram
substituídos nos seus cargos por W. T. Cosgrave.
Dois dos outros membros da delegação, Robert Barton e Erskine Childers,
posicionaram-se contra o tratado na guerra civil. Childers, chefe da
propaganda anti-tratado no conflito, foi executado pelo estado livre, por
posse de uma pistola, em novembro de 1922.
O que a Irlanda recebeu em status de domínio, a par com o desfrutado
pelo Canadá, Nova Zelândia e Austrália, foi muito mais do que o Home
Rule Act de 1914, e certamente um avanço considerável na regra interna
uma vez oferecida a Charles Stewart Parnell
no século XIX, embora à custa da exclusão da Irlanda do Norte. Mesmo as
propostas de Valera feitas em segredo durante os Debates do Tratado
diferiam muito pouco do texto aceite em questões essenciais, e estavam
muito aquém da república autónoma de 32 condados que ele afirmava
perseguir publicamente.
En aplicación de lo dispuesto en el artículo 3º de la Ley para la
Reforma Política, por el Real Decreto 2550/1978 de 3 de noviembre, se
convocó el Referéndum para la aprobación del Proyecto de Constitución que tuvo lugar el miércoles 6 de diciembre de 1978. Se llevó a cabo de acuerdo con lo prevenido en el Real Decreto 2120/1978, de 25 de agosto. La pregunta planteada fue "¿Aprueba el Proyecto de Constitución?". El Proyecto fue aprobado por el 87,78 por 100 de votantes que representaba el 58,97 por 100 del censo electoral.
Referéndum Constitucional 1978 ¿Aprueba el proyecto de Constitución?
Datos
Postura
Votos
%
Censo: 26.632.180
Votantes: 17.873.271 (67,11%)
Abstención: 8.758.909 (32,89%)
Válidos: 17.739.485 (99,25%)
Votos nulos: 133.786 (0,75%)
Sí
15.706.078
88,54
No
1.400.505
7,89
En blanco
632.902
3,57
Tanto en el Senado como en el Congreso de los Diputados el texto fue aprobado con los votos de UCD, PSOE, AP (aunque 5 de sus diputados votaron en contra), PDPC, UDC-DCC y PCE, que, junto a ORT, PTE (estos dos en una decisión de última hora) y el PC entre otros, pidieron el voto favorable en el referéndum.
Por su parte, ERC, que en la votación del Congreso se abstuvo, en el referéndum se sumó al voto negativo; mientras que PNV, MC y otros pequeños partidos de izquierdas hicieron campaña por la abstención. Asimismo, también pidieron el voto negativo Euskadiko Ezkerra (EE), Herri Batasuna (HB), OCI (actual POSI), POUM, PSAN, BNPG (futuro BNG), FE-JONS, FN, AFN, UC, LCR y CRPE, entre otros.
Desde cedo vocacionado para o exercício do poder, revelou grandes
dotes para as letras e para a música, à semelhança de seu pai; contudo, a
sua morte prematura, aos 19 anos, apartou-o do trono, levando ao poder,
em seu lugar, o seu irmão D. Afonso, mentalmente débil.
Com apenas seis anos, impusera-se como a grande esperança da Restauração da Independência de Portugal. Diz Veríssimo Serrão, na sua "História de Portugal", no volume V, página 36: «recebera uma boa
educação literária, científica e militar, contribuindo para a sua
formação o padre António Vieira,
que lhe moldou o espírito religioso na consciência do grande papel que o
destino lhe reservava.» «O impulso da juventude o fez visitar em 1651 os castelos do Alentejo, onde animou os soldados e as populações; e, no regresso a Lisboa, viu-se nomeado capitão-general das armas do Reino. Para ele houve várias tentativas de consórcio, mas a diplomacia portuguesa não conseguiu impor o projeto na corte de França.
Referem os cronistas que era muito devoto e, ao mesmo tempo, impregnado
de ideal guerreiro. Mas tinha uma saúde frágil, pelo que aos 19 anos
não resistiu aos efeitos de uma tuberculose pulmonar de que há muito padecia.»
Roy Kelton Orbison (Vernon, 23 de abril de 1936 - Hendersonville, 6 de dezembro de 1988), apelidado de "The Big O", foi um influente cantor e compositor norte-americano e um dos pioneiros do rock and roll,
e cuja carreira se estendeu por mais de quatro décadas. Orbison foi
internacionalmente reconhecido pelas suas baladas sobre amores
impossíveis, pelas suas melodias ritmicamente avançadas, o seu timbre
vocal de três oitavas, os seus característicos óculos escuras e um
ocasional uso de falsete, tipificado nas canções como "Only The Lonely", "Oh, Pretty Woman" e "Crying". Em 1988 foi incluído, postumamente, na galeria da fama de compositores de música.
O Massacre da Escola Politécnica de Montreal, também conhecido como Massacre de Montreal, foi um evento ocorrido em 6 de dezembro de 1989 na Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá. Armado com uma espingarda Ruger Mini-14 e uma faca de caça, Marc Lépine, de 25 anos, atacou 28 pessoas, matando 14 mulheres antes de cometer suicídio. O ataque começou numa sala de aula no segundo andar da faculdade, onde ele separou os alunos por sexo. Afirmando estar "lutando contra o feminismo",
ele atirou em todas as nove alunas que se encontravam no local, matando
seis delas. Ele então andou pelos corredores, pelo refeitório e entrou
noutra sala de aula, alvejando principalmente mulheres. Ao todo matou 14
mulheres e feriu dez outras e quatro homens, no decorrer de 20
minutos antes de dar um tiro na própria cabeça. A sua carta de suicídio
afirmava que o ataque tinha motivações políticas e que as feministas
destruíram sua vida. A nota incluía uma lista de 19 mulheres que Lépine
considerava ser feministas e que desejava matar.
Desde o ataque, os canadianos têm debatido sobre os eventos, sua
importância e a motivação de Lépine. Muitos políticos e grupos
feministas caracterizaram o evento como um caso de feminicídio representativo da violência contra a mulher presente de forma mais extensa na sociedade canadiana. Seguindo essa linha de raciocínio, em 1991 o Parlamento do Canadá estabeleceu o aniversário do massacre como Dia Nacional de Memória e Combate à Violência contra a Mulher.
Há quem afirme, no entanto, que o massacre foi a ação isolada de um
louco, desconexa de maiores questões sociais. Estes argumentam que o abuso
sofrido por Lépine na infância levou-o a desenvolver um distúrbio
mental. Outros culpam os media (por glamourizar a violência) e o governo
pelo massacre (por sujeitar as comunidades de imigrantes à pobreza, à
segregação à alienação social).