sexta-feira, junho 19, 2026
Chico Buarque celebra hoje oitenta e dois anos
Postado por Fernando Martins às 08:20 0 comentários
Marcadores: A Banda, Bossa nova, Chico Buarque, choro, literatura, MPB, música, samba
terça-feira, junho 16, 2026
Ivan Lins celebra hoje oitenta e um anos
Ivan Guimarães Lins (Rio de Janeiro, 16 de junho de 1945) é um músico e compositor brasileiro, e um dos artistas brasileiros de maior sucesso no mundo.
Postado por Fernando Martins às 08:10 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Começar de Novo, Ivan Lins, jazz, MPB, música, Rock, soul, world music
quarta-feira, junho 10, 2026
Chega de Saudade...
Postado por Pedro Luna às 09:50 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Chega de Saudade, João Gilberto, MPB, samba
João Gilberto nasceu há 95 anos...
Postado por Fernando Martins às 00:09 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Garota de Ipanema, João Gilberto, MPB, samba, Tom Jobim
domingo, junho 07, 2026
Nara Leão morreu há 37 anos...
Apesar de seu emocional abalado, isso não a fez se entregar a depressão: nos anos 80 fez muito sucesso, viajando o Brasil e o mundo, lançando novos discos, gravando canções, atuando em musicais no teatro e fazendo parcerias musicais. Nesta época viajou para o Japão, onde divulgou a Música Popular Brasileira. De vez e quando passava mal em algum show, mas logo se restabelecia. Começa a fazer shows sozinha com seu violão, e também volta a se interessar por política, participando de eventos públicos a favor da eleição direta para presidente no Brasil.
Em 1986 a sua saúde piora, passando a ter dores mais fortes de cabeça e esquecimento das coisas que fazia. A sua dose de remédios fora aumentada e descobriu-se que o seu tumor inicialmente cresceu, mas depois diminuiu, porém não desaparecia. Nara passa a maior parte do ano em repouso e internada, apesar de ainda fazer pequenos shows pela Zona Sul do Rio.
Em 1987 e 1988, tem uma considerável melhora de saúde e passa a fazer temporadas de shows em casas noturnas do Rio com alguns integrantes de seu grupo de bossa nova da adolescência.
Postado por Fernando Martins às 03:07 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Brasil MPB, Chico Buarque, João e Maria, música, Nara Leão
Saudades de Paulo Leminski...
Letra e música de Paulo Leminski
De repente me lembro do verde
Da cor verde a mais verde que existe
A cor mais alegre, a cor mais triste
Verde que veste, verde que vestiste
No dia em que te vi
No dia em que me viste
De repente vendi meus filhos
Pra uma família americana
Eles tem carro, eles tem grana
Eles tem casa e a grama é bacana
Só assim eles podem voltar
E pegar um sol em Copacabana
Pegar um sol em Copacabana
Postado por Pedro Luna às 03:07 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Caetano Veloso, haikai, música, Paulo Leminski, poesia
Saudades de Nara Leão...
Postado por Pedro Luna às 00:37 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Brasil MPB, música, Nara Leão, Opinião
Paulo Leminski morreu há 37 anos...
Sintonia para pressa e presságio
Escrevia no espaço.
Hoje, grafo no tempo,
na pele, na palma, na pétala,
luz do momento.
Soo na dúvida que separa
o silêncio de quem grita
do escândalo que cala,
no tempo, distância, praça,
que a pausa, asa, leva
para ir do percalço ao espasmo.
Eis a voz, eis o deus, eis a fala,
eis que a luz se acendeu na casa
e não cabe mais na sala.
Paulo Leminski
Postado por Fernando Martins às 00:37 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, judo, Paulo Leminski, poesia
sexta-feira, junho 05, 2026
Saudades de Astrud Gilberto...
Postado por Pedro Luna às 03:00 0 comentários
Marcadores: Astrud Gilberto, Bossa nova, Brasil, jazz, jazz latino, música, Stan Getz, The Girl From Ipanema
Astrud Gilberto morreu há três anos...
Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert (Salvador, 29 de março de 1940 - Filadélfia, 5 de junho de 2023), foi uma cantora brasileira de bossa nova e jazz de fama internacional.
Postado por Fernando Martins às 00:03 0 comentários
Marcadores: Água de beber, Astrud Gilberto, Bossa nova, Brasil, jazz, jazz latino, música
terça-feira, maio 12, 2026
Bebel Gilberto - 60 anos...!
Postado por Fernando Martins às 06:00 0 comentários
Marcadores: Bebel Gilberto, Bossa nova, Eu Preciso Dizer Que Te Amo, MPB, música
segunda-feira, maio 11, 2026
Carlos Lyra nasceu há noventa e três anos...
Postado por Fernando Martins às 09:30 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Brasil, Carlos Lyra, E era Copacabana, guitarra, música
sábado, maio 09, 2026
Saudades de Rita Lee...
Postado por Pedro Luna às 03:00 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, disco, Glam Rock, hard rock, Lança Perfume, Latino, Os Mutantes, pop rock, Rita Lee, Rock, rock psicadélico, Tropicalismo
Rita Lee morreu há três anos...
Rita Lee Jones de Carvalho (São Paulo, 31 de dezembro de 1947 - São Paulo, 8 de maio de 2023) foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. Era conhecida como a "rainha do rock brasileiro". Rita alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos géneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrónica, criando um hibridismo pioneiro entre géneros internacionais e nacionais.
Rita é considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e dos Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se omnipresentes nas paradas de sucesso, sendo as mais populares "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Reza", "Menino Bonito", "Flagra" e "Doce Vampiro", dentre outras. O álbum Fruto Proibido (1975), lançado com a banda Tutti Frutti, é comummente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.
Em 1976, começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho, que desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções. Tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que acompanhava os pais nos shows. Rita era vegana e defensora dos direitos dos animais. Com uma carreira que alcançou os 60 anos, a artista passou da inovação e do gueto musical dos anos 1960 e 1970 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 1980 e uma revolução musical, tendo apresentado-se com inúmeros artistas que variam de Elis Regina e João Gilberto à banda Titãs. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a lista dos cem maiores artistas da música brasileira, onde Rita ocupa o 15° lugar. Em 2023, Rita, que havia sido diagnosticada com cancro do pulmão dois anos antes, morreu aos 75 anos, em 8 de maio.
(...)
Em maio de 2021, ao realizar um exame de saúde de rotina, foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo, aos 73 anos de idade. Em abril de 2022, os exame feitos pela artista já não detetaram mais a presença do tumor no seu organismo. Em fevereiro de 2023, Rita foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em estado "extremamente delicado". Algumas horas após a informação ser divulgada, o marido da cantora, Roberto, disse em suas redes sociais que a internação seria "para exames e avaliações", e pediu privacidade. No início de março, o filho da cantora, João Lee, disse em suas redes sociais que a mãe estava bem, tranquilizando os fãs. No mesmo mês, Rita obteve alta do hospital.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:03 0 comentários
Marcadores: Bossa nova, Coisas da Vida, disco, Glam Rock, hard rock, Latino, Os Mutantes, pop rock, Rita Lee, Rock, rock psicadélico, Tropicalismo
quinta-feira, abril 30, 2026
Música para recordar Dorival Caymmi...
Suíte do Pescador - Dorival Caymmi
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
Adeus, adeus
Pescador não esqueça de mim
Vou rezar pra ter bom tempo, meu nêgo
Pra não ter tempo ruim
Vou fazer sua caminha macia
Perfumada de alecrim
Adeus, adeus
Pescador não esqueça de mim
Vou rezar pra ter bom tempo, meu nêgo
Pra não ter tempo ruim
Adeus, irmão adeus
Até o dia de juízo
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Postado por Pedro Luna às 11:20 0 comentários
Marcadores: Bahia, Bossa nova, Brasil, Dorival Caymmi, Minha Jangada vai sair pro Mar, MPB, música, Suíte do Pescador
Dorival Caymmi nasceu há cento e doze anos...
É doce morrer no mar - Dorival Caymmi
Música de Dorival Caymmi e poema de Jorge Amado
É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar
É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar
Saveiro partiu de noite foi
Madrugada não voltou
O marinheiro bonito
Sereia do mar levou
É doce morrer
A noite que ele não veio foi
Foi de tristeza prá mim
Saveiro voltou sozinho
Triste noite foi prá mim
É doce morrer
Ele se foi afogar
Fez sua cama de noivo
No colo de Iemanjá
É doce morrer
Postado por Fernando Martins às 01:12 0 comentários
Marcadores: Bahia, Bossa nova, Brasil, Dorival Caymmi, É Doce Morrer no Mar, Jorge Amado, MPB, música, poesia
sábado, abril 25, 2026
Agostinho dos Santos nasceu há 94 anos...
Felicidade - Agostinho dos Santos
Tom Jobim /Vinicius de Moraes
Tristeza não tem fim
Felicidade, sim...
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar...
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento do sonho
P'ra fazer a fantasia de rei, ou de pirata, ou jardineira
E tudo se acabar na quarta-feira
Tristeza não tem fim
Felicidade, sim...
A felicidade é como a gota de orvalho
Numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo por favor
P'ra que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos do amor
Tristeza não tem fim
Tristeza...
Postado por Fernando Martins às 09:40 0 comentários
Marcadores: Agostinho dos Santos, Bossa nova, Brasil, Felicidade, música
domingo, março 29, 2026
Astrud Gilberto nasceu há 86 anos...
Casada com João Gilberto, entre 1959 e 1964, foi o seu grande incentivador a vencer seu medo de palco e em 1963, mesmo ainda sendo uma cantora amadora na época, e pelo seu inglês excelente (seu pai era professor de línguas), foi a primeira que gravou a versão em inglês de Garota de Ipanema, a segunda música mais gravada de todos os tempos.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 08:06 0 comentários
Marcadores: Astrud Gilberto, Bossa nova, Brasil, Garota de Ipanema, jazz, jazz latino, música, Stan Getz, The Girl From Ipanema
Saudades de Astrud Gilberto...
Postado por Pedro Luna às 00:08 0 comentários
Marcadores: Água de beber, Astrud Gilberto, Bossa nova, Brasil, jazz, jazz latino, música
sábado, março 28, 2026
Hoje é dia de ouvir cantar Zizi Possi...
Postado por Pedro Luna às 00:07 0 comentários
Marcadores: Asa Morena, Bossa nova, Brasil, Luíza Possi, MPB, música, pop, Rock Progressivo, Zizi Possi






