terça-feira, dezembro 02, 2025
O Imperador D. Pedro II do Brasil nasceu há dois séculos...
Postado por Fernando Martins às 00:02 0 comentários
Marcadores: Brasil, D. Luís I, D. Maria II, D. Pedro IV, D. Pedro V, Francisco José I, Imperador, Monarquia, Napoleão, Pedro II do Brasil, princesa Isabel
segunda-feira, dezembro 01, 2025
Música adequada à data...!
Hino da Restauração
Portugueses celebremos
O dia da redenção,
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.
A fé dos campos de Ourique,
Coragem deu e valor,
Aos famosos de quarenta,
Que lutaram com ardor.
P'rá Frente ! P'rá Frente !
Repetir saberemos as proezas Portuguesas
Avante, Avante,
É voz que soará triunfal,
Vá avante mocidade de Portugal,
Vá avante mocidade de Portugal.
Postado por Pedro Luna às 16:40 0 comentários
Marcadores: casa de Bragança, Dia da Restauração, Hino da Restauração, música, Restauração, Restauração da Independência de Portugal
A Terra e o encontro imediato de ontem...
O “asteroide do amor” vai dizer olá à Terra este domingo

433 Eros
433 Eros foi o primeiro asteroide a ser classificado como “próximo da Terra” e o primeiro a ser estudado a partir da sua própria órbita. Deverá brilhar com intensidade suficiente para ser observado ao longo de várias semanas com telescópio ou em direto, online.
O asteroide 433 Eros, o primeiro asteroide próximo da Terra alguma vez descoberto, vai proporcionar um encontro especial com o nosso planeta este fim de semana.
No domingo, 30 de novembro de 2025, o corpo rochoso fará uma passagem relativamente próxima, a cerca de 60 milhões de quilómetros da Terra - aproximadamente 0,4 unidades astronómicas, ou seja, 40 % da distância média entre a Terra e o Sol.
Trata-se de uma distância totalmente segura, mas suficientemente curta para permitir boas observações.
Durante esta aproximação, Eros irá passar a apenas alguns graus do núcleo brilhante da galáxia de Andrómeda, a nossa vizinha mais próxima no cosmos. Graças às suas dimensões consideráveis – cerca de 34 × 11 × 11 quilómetros – o asteroide deverá brilhar com intensidade suficiente para ser observado ao longo de várias semanas com telescópios amadores de abertura modesta, em torno dos 60 milímetros.
Para quem não tiver acesso a equipamento de observação ou a céus escuros, o fenómeno poderá ser acompanhado online. O Virtual Telescope Project, em colaboração com a Asteroid Foundation, vai transmitir a passagem de Eros em direto este domingo, a partir das 20h00 (hora de Lisboa) através deste link.
Descoberto em 1898, Eros foi o primeiro asteroide classificado como “próximo da Terra”, lembra o IFL Science. A descoberta é tradicionalmente atribuída ao astrónomo alemão Gustav Witt e ao seu assistente Felix Linke, no Observatório Urania, em Berlim, embora o objeto tenha sido identificado, de forma independente, por Auguste Charlois no Observatório de Nice, em França.
A relação da humanidade com este asteroide intensificou-se no final do século XX. Em 1998, a sonda NEAR (Near Earth Asteroid Rendezvous) Shoemaker foi enviada para estudar Eros, aproximando-se até cerca de 3 800 quilómetros. Os instrumentos a bordo permitiram caracterizar o tamanho, a forma, a rotação e outras propriedades físicas do asteroide.
A 14 de fevereiro de 2000, data simbólica para um corpo celeste com o nome do deus grego do amor, Eros tornou-se o primeiro asteroide a ser estudado a partir da sua própria órbita, quando a sonda entrou sob a sua influência gravitacional. Em 2001, a missão realizou ainda a primeira aterragem controlada num asteroide. Contra as expectativas iniciais, a NEAR Shoemaker continuou operacional após a descida e conseguiu executar a primeira experiência de raios gama a partir da superfície de um corpo que não a Terra, demonstrando a viabilidade de instalar instrumentos científicos diretamente em asteroides.
in ZAP
Postado por Fernando Martins às 14:05 0 comentários
Marcadores: 433 Eros, asteróides, Eros, NEAR, NEAR Shoemaker
Poema para um Rei...
D. João IV por Peter Paul Rubens (circa 1628)
O Encoberto
Que símbolo fecundo
Vem na aurora ansiosa?
Na Cruz morta do Mundo
A Vida, que é a Rosa.
Que símbolo divino
Traz o dia já visto?
Na Cruz, que é o Destino,
A Rosa, que é o Cristo.
Que símbolo final
Mostra o sol já desperto?
Na Cruz morta e fatal
A Rosa do Encoberto.
in Mensagem (1934) - Fernando Pessoa
Postado por Pedro Luna às 11:11 0 comentários
Marcadores: D. João IV, Dia da Restauração, Fernando Pessoa, O Encoberto, pintura, poesia, Rubens
Pedro Tamen nasceu há noventa e um anos...
Filho de Mário César Tamen e de sua primeira mulher Emília da Conceição de Alles, estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se licenciou.
Enquanto estudante universitário, foi diretor do jornal Encontro e cofundador do cineclube Centro Cultural de Cinema.
Entre 1958 e 1975 foi diretor da (extinta) editora Moraes, com o escritor António Alçada Baptista. A seguir foi vogal do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, durante 25 anos consecutivos, desde 1975 até 2000. Paralelamente presidiu ao P.E.N. Clube Português (1987 - 1990) e foi membro da direção e presidente da assembleia geral da Associação Portuguesa de Escritores. Foi, também, crítico literário.
Tamen estreou-se com a obra poética Poema para Todos os Dias em 1956, seguidos por vários edições de poemas e livros. Tradutor de poesia e prosa, recebeu o Grande Prémio de Tradução em 1990. Poeta, recebeu vários prémios pela sua obra. Com Retábulo das Matérias (2001), publicou uma coleção dos seus poemas de 1956 a 2001.
Foi tradutor de várias obras literários de - entre outros - Gabriel Garcia Marquez, Reinaldo Arenas, Marcel Proust e Gustave Flaubert e foi condecorado com vários prémios literários.
Morreu a 29 de julho de 2021, em Setúbal, onde se encontrava hospitalizado.
Vida pessoal
Em 1959, casou primeira vez com Maria Isabel Bénard da Costa (21.11.1932), irmã de João Bénard da Costa, da qual se divorciou em 1973, com geração. Casou segunda vez em 1975 com Maria da Graça Livério Seabra Gomes, divorciada com geração de Luís Carlos de Assunção Brás Teixeira (1938 - 2000), sem geração.
A luz que vem das pedras
A luz que vem das pedras, do íntimo da pedra,
tu a colhes, mulher, a distribuis
tão generosa e à janela do mundo.
O sal do mar percorre a tua língua;
não são de mais em ti as coisas mais.
Melhor que tudo, o voo dos insectos,
o ritmo nocturno do girar dos bichos,
a chave do momento em que começa o canto
da ave ou da cigarra
— a mão que tal comanda no mesmo gesto fere
a corda do que em ti faz acordar
os olhos densos de cada dia um só.
Quem está salvando nesta respiração
boca a boca real com o universo?
Pedro Tamen
Postado por Fernando Martins às 09:10 0 comentários
Marcadores: Pedro Tamen, poesia
Poesia de um livro publicado nesta data e adequado ao dia...
O Infante
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
in Mensagem (1934) - Fernando Pessoa
Postado por Pedro Luna às 09:10 0 comentários
Marcadores: Fernando Pessoa, inglês, literatura, Mensagem, modernismo, morte, poesia, Português, tradutor
Fernanda Botelho nasceu há 99 anos...
AMNÉSIA
Posso pedir, em vão, a luz de mil estrelas:
penas obtenho este desenho pardo
que a lâmpada de vinte e cinco velas
estende no meu quarto.
Posso pedir, em vão, a melodia, a cor
e uma satisfação imediata e firme:
(a lúbrica face do despertador
é quem me prende e oprime).
E peço, em vão, uma palavra exata,
uma fórmula sonora que resuma
este desespero de não esperar nada,
esta esperança real em coisa alguma.
E nada consigo, por muito que peça!
E tamanha ambição de nada vale!
Que eu fui deusa e tive uma amnésia,
esqueci quem era e acordei mortal.
Fernanda Botelho
Postado por Fernando Martins às 09:09 0 comentários
Marcadores: Fernanda Botelho (poetisa), poesia
Woody Allen faz hoje noventa anos...!
Postado por Fernando Martins às 09:00 0 comentários
Marcadores: cinema. actor, comédia, Humor, jazz, judeus, música, Óscar, stand-up, Woody Allen
A Conferência de Teerão terminou há 82 anos

Postado por Fernando Martins às 08:20 0 comentários
Marcadores: Alemanha, Conferência de Teerão, Dia D, Estaline, Estónia, Europa, Franklin Delano Roosevelt, II Grande Guerra, II Guerra Mundial, Letónia, Lituânia, países bálticos, Polónia, URSS, Winston Churchill
John Densmore, baterista dos The Doors, nasceu há oitenta e um anos
Densmore também é conhecido pelo seu veto às tentativas dos outros dois membros dos The Doors, após a morte do cantor Jim Morrison em 1971, de aceitar ofertas para licenciar os direitos de várias músicas dos Doors para fins comerciais, bem como a objeção sua ao uso, no século XXI, do nome e logótipo dos The Doors. As longas batalhas judiciais de Densmore para obter cumprimento do seu veto, com base num contrato da década de 60 que exigia unanimidade entre os membros dos The Doors para usar o nome ou a música da banda, terminaram com uma vitória total para ele e os seus aliados na defesa da propriedade intelectual de Morrison.
Densmore trabalhou adicionalmente como dançarino e ator, e escreveu, com sucesso, dois livros sobre a banda The Doors e um terceiro livro, The Seekers (2020), sobre as notáveis pessoas com quem trabalhou e encontrou.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 08:10 0 comentários
Marcadores: bateria, jazz fusion, Jim, John Densmore, Light my Fire, Morrison, música, Rock, rock psicadélico, The Doors
Eric Bloom celebra hoje oitenta e um anos
Eric Jay Bloom (Brooklyn, New York City, December 1, 1944) is an American musician, singer and songwriter. He is best known as the co-lead vocalist, guitar and keyboard/synthesizer player for the long-running band Blue Öyster Cult, with work on more than 20 albums. Much of his lyrical content relates to his lifelong interest in science fiction.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 08:10 0 comentários
Marcadores: (Don't Fear) The Reaper, acid rock, Blue Öyster Cult, hard rock, heavy metal, judeus, música, Rock Progressivo, rock psicadélico
Jaco Pastorius nasceu há setenta e quatro anos...
O trágico fim de John Francis Anthony Pastorius III inicia-se em 11 de setembro de 1987. Após um show de Carlos Santana, dirigiu-se ao Midnight Bottle Club, em Wilton Manors, Florida. Após ter um comportamento exibicionista e arrogante, entra em uma disputa com o segurança do clube, chamado Luc Havan. Como resultado desta, sofre traumatismo craniano e entra em coma durante dez dias. Depois dos aparelhos de suporte de vida serem desligados, o seu coração ainda bateu durante três horas. A sua morte dá-se a 21 de setembro de 1987, faltando 10 semanas para completar 36 anos. Foi enterrado no cemitério Queen of Heaven, em North Lauderdale. O segurança do clube, Luc Havan, foi acusado de assassinato de segundo grau, mas depois se declarou culpado de homicídio culposo. Ele foi condenado a 22 meses de prisão e cinco anos de liberdade condicional, que levava em conta o tempo já cumprido. Quatro meses depois, ele foi libertado, por bom comportamento.
A biografia “Jaco: The Extraordinary and Tragic Life of Jaco Pastorius” escrita por Bill Milkowski reúne relatos e fotos da vida desse genial artista.
Uma das maiores homenagens que lhe foi prestada foi feita pelo trompetista Miles Davis, que gravou a música Mr. Pastorius, composição do baixista Marcus Miller, lançada no álbum Amandla.
Postado por Fernando Martins às 07:40 0 comentários
Marcadores: A Portrait Of Tracy, funk, Jaco Pastorius, jazz, jazz fusion, Jazz-funk, música
Gilbert O'Sullivan celebra hoje 79 anos
Gilbert O'Sullivan (Waterford, 1 de dezembro de 1946), nome artístico de Raymond Edward O'Sullivan, é um cantor e compositor irlandês.
Postado por Fernando Martins às 07:09 0 comentários
Marcadores: Alone Again, Gilbert O'Sullivan, Irlanda, música
Aleister Crowley morreu há 78 anos...
(...)
Os seus últimos anos, a partir de 1945, foram vividos em Hastings, onde uma série de novos discípulos continuaram a receber instruções; assim Kenneth Grant, John Symonds, Grady McMurty, conhecem-no. Desta época, vem a sua última obra, consistindo numa coletânea de cartas dirigidas a uma jovem discípula, que foram publicadas bem mais tarde, após a sua morte, como Magick Without Tears.
No primeiro dia de dezembro de 1947, aos 72 anos, Aleister Crowley, serenamente segundo alguns, exultante segundo outros, e ainda perplexo, segundo um biógrafo, falece, vítima de bronquite crónica e complicações cardíacas.
Quatro dias depois, no crematório de Brighton, é realizada a cerimónia que ficou conhecida como "O Último Ritual", com a leitura de trechos da Missa Gnóstica e do seu famoso Hino a Pã.
Vibra do cio subtil da luz,
Meu homem e afã
Vem turbulento da noite a flux
De Pã! Iô Pã!
Iô Pã! Iô Pã! Do mar de além
Vem da Sicília e da Arcádia vem!
Vem como Baco, com fauno e fera
E ninfa e sátiro à tua beira,
Num asno lácteo, do mar sem fim,
A mim, a mim!
Vem com Apolo, nupcial na brisa
(Pegureira e pitonisa),
Vem com Artêmis, leve e estranha,
E a coxa branca, Deus lindo, banha
Ao luar do bosque, em marmóreo monte,
Manhã malhada da àmbrea fonte!
Mergulha o roxo da prece ardente
No ádito rubro, no laço quente,
A alma que aterra em olhos de azul
O ver errar teu capricho exul
No bosque enredo, nos nás que espalma
A árvore viva que é espírito e alma
E corpo e mente - do mar sem fim
(Iô Pã! Iô Pã!),
Diabo ou deus, vem a mim, a mim!
Meu homem e afã!
Vem com trombeta estridente e fina
Pela colina!
Vem com tambor a rufar à beira
Da primavera!
Com frautas e avenas vem sem conto!
Não estou eu pronto?
Eu, que espero e me estorço e luto
Com ar sem ramos onde não nutro
Meu corpo, lasso do abraço em vão,
Áspide aguda, forte leão -
Vem, está fazia
Minha carne, fria
Do cio sozinho da demonia.
À espada corta o que ata e dói,
Ó Tudo-Cria, Tudo-Destrói!
Dá-me o sinal do Olho Aberto,
E da coxa áspera o toque erecto,
Ó Pã! Iô Pã!
Iô Pã! Iô Pã Pã! Pã Pã! Pã.,
Sou homem e afã:
Faze o teu querer sem vontade vã,
Deus grande! Meu Pã!
Iô Pã! Iô Pã! Despertei na dobra
Do aperto da cobra.
A águia rasga com garra e fauce;
Os deuses vão-se;
As feras vêm. Iô Pã! A matado,
Vou no corno levado
Do Unicornado.
Sou Pã! Iô Pã! Iô Pã Pã! Pã!
Sou teu, teu homem e teu afã,
Cabra das tuas, ouro, deus, clara
Carne em teu osso, flor na tua vara.
Com patas de aço os rochedos roço
De solstício severo a equinócio.
E raivo, e rasgo, e roussando fremo,
Sempiterno, mundo sem termo,
Homem, homúnculo, ménade, afã,
Na força de Pã.
Iô Pã! Iô Pã Pã! Pã!
Aleister Crowley (tradução de Fernando Pessoa)
Postado por Fernando Martins às 07:08 0 comentários
Marcadores: Aleister Crowley, Fernando Pessoa, misticismo, poesia
Pablo Escobar nasceu há 76 anos
Postado por Fernando Martins às 07:06 0 comentários
Marcadores: Cartel de Medellín, Colômbia, drogas, narcotráfico, Pablo Escobar
J. B. S. Haldane morreu há sessenta e um anos...
Haldane foi um dos fundadores, juntamente com Ronald Fisher e Sewall Wright, da genética populacional. Ajudou a desenvolver as tabelas de mergulho usadas pela Marinha Inglesa e Americana durante a II Guerra Mundial, que serviram de base para as tabelas usadas até hoje por todos os mergulhadores. Emigrou em 1957 para a Índia, obtendo a cidadania indiana. Haldane também lançou a ideia, aceite até hoje sobre a origem da vida, similar à teoria de Oparine. Além disso, no seu tratado intitulado "Enzimas" sugeriu que as interações fracas que se estabelecem entre a enzima e o seu substrato poderiam ser usadas para distorcer a molécula do substrato e catalisar a reação. Esse conhecimento representa o cerne da compreensão atual da catálise enzimática.
Postado por Fernando Martins às 06:10 0 comentários
Marcadores: genética, J. B. S. Haldane, Oparine, Origem da Vida
O Tratado da Antártida foi assinado há 66 anos
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 06:06 0 comentários
Marcadores: Antártida, Tratado da Antártida
Falconet nasceu há 409 anos
Música de aniversariante de hoje...
Postado por Pedro Luna às 03:07 0 comentários
Marcadores: 21 pilots, Electropop, Heathens, hip hop, Indie pop, rap rock, Rock, Suicide Squad, Twenty One Pilots, Tyler Joseph
Música para recordar Escobar...
Postado por Pedro Luna às 02:20 0 comentários
Marcadores: música, Narcos, Pablo Escobar, Trio Mex, Tuyo
O Marquês de Sade morreu há 211 anos

Postado por Fernando Martins às 02:11 0 comentários
Marcadores: França, literatura, Marquês de Sade, sadismo, SM
Rex Stout nasceu há 139 anos
Stout published 33 novels and 41 novellas and short stories featuring Wolfe from 1934 to 1975, with most of them set in New York City. The stories have been adapted for film, radio, television and the stage. The Nero Wolfe corpus was nominated for Best Mystery Series of the Century at Bouchercon 2000, the world's largest mystery convention, and Rex Stout was a nominee for Best Mystery Writer of the Century.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 01:39 0 comentários
Marcadores: literatura policial, Nero Wolfe, Rex Stout
Poesia adequada à data...!
(imagem daqui)
“QUEM A TEM...”
Não hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.
Eu não posso senão ser
desta terra em que nasci.
Embora ao mundo pertença
e sempre a verdade vença,
qual será ser livre aqui,
não hei-de morrer sem saber.
Trocaram tudo em maldade,
é quase um crime viver.
Mas, embora escondam tudo
e me queiram cego e mudo,
não hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.
in Fidelidade, Poesia-II - Jorge de Sena
Postado por Pedro Luna às 01:19 0 comentários
Marcadores: 1 de Dezembro, D. João IV, Dia da Restauração, Jorge de Sena, poesia
David Ben-Gurion morreu há cinquenta e dois anos...
David Ben-Gurion (Płońsk, 16 de outubro de 1886 - Tel HaShomer, 1 de dezembro de 1973), judeu polaco, foi o primeiro chefe de governo de Israel. Ben-Gurion foi um líder do movimento do sionismo socialista e um dos fundadores do Partido Trabalhista (Miflêguet Haavodá), que esteve no poder em Israel ao longo das primeiras três décadas da existência do Estado.
Postado por Fernando Martins às 00:52 0 comentários
Marcadores: David Ben-Gurion, Israel, judeus, Partido Trabalhista, primeiro-ministro, sionismo
Brad Delson, guitarrista dos Linkin Park, nasceu há 48 anos
Bradford Phillip Kaplan Delson (Agoura Hills, 1 de dezembro de 1977) é um músico, compositor e produtor musical norte-americano, mais conhecido como um dos fundadores e guitarrista do grupo de rock Linkin Park, mais conhecido como Brad Delson.
Postado por Fernando Martins às 00:48 0 comentários
Marcadores: Brad Delson, Given Up, guitarra, Linkin Park, música, nu metal, Rock alternativo
Janelle Monáe faz hoje quarenta anos...!
Janelle Monáe Robinson (Kansas, 1 de dezembro de 1985), conhecida apenas como Janelle Monáe, é uma cantora, compositora, bailarina e atriz norte-americana. Monaé tem dez indicações para o Grammy.
O primeiro EP de Janelle Monáe, Metropolis: Suit I, foi lançado em 2007 e seu título faz referência ao filme homónimo, Metrópolis, de Fritz Lang. A personagem principal da história é uma espécie de mulher robô que vai influenciar o alter-ego adotado por Monaé na sua estreia: Cindi Mayweather. A cantora adotou uma estética inspirada por essa ficção científica e mesclou-a com o afrofuturismo para fazer um paralelo entre a narrativa fictícia de subjugação de androides com a escravatura. Na continuação do EP, ela lançou o seu álbum de estreia, The ArchAndroid (Suites II and III), como uma segunda e terceira parte da narrativa. O EP foi bem recebido pela crítica, dando a Monáe uma nomeação para o Grammy de Melhor Performance de Música Urbana Alternativa, pelo single "Many Moons", em 2009, e ficou em 17º lugar no ranking da Billboard.
Contudo, Monaé fez sua estreia televisiva apenas em 2010, no programa Late Show, de David Letterman, aos 24 anos, com uma versão da seu single "Tightrope". Monáe também chamou atenção por se apresentar de fato, por sua dança e foi comparada desde o início pelos media com músicos como James Brown, David Bowie e Prince.
Em 2011, Janelle Monaé começou a abrir os shows da cantora britânica Amy Winehouse em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil. Na época, ela também fez concertos de abertura para os No Doubt, Paramore e Erykah Badu na Europa e nos Estados Unidos.
Postado por Fernando Martins às 00:40 0 comentários
Marcadores: funk, Janelle Monáe, Make Me Feel, música, rythm and blues contemporâneo, soul, USA
O Museu de Orsay faz hoje 39 anos
Postado por Fernando Martins às 00:39 0 comentários
Marcadores: escultura, França, Henri Rousseau, impressionismo, Museu de Orsay, Paris, pintura
Tyler Joseph, o vocalista dos Twenty One Pilots, faz hoje 37 anos

Tyler Robert Joseph (Columbus, 1 de dezembro de 1988) é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor de discos e rapper norte-americano. Tyler é o vocalista do duo musical Twenty One Pilots.
![]()
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:37 0 comentários
Marcadores: 21 pilots, Electropop, hip hop, Indie pop, rap rock, Rock, Stressed Out, Twenty One Pilots, Tyler Joseph
Zoë Kravitz - 37 anos
Zoë Isabella Kravitz (Los Angeles, 1 de dezembro de 1988) é uma atriz, modelo e cantora norte-americana. É filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet.
Postado por Fernando Martins às 00:37 0 comentários
Marcadores: actriz, Zoë Kravitz
.png)



.jpg)







