segunda-feira, dezembro 01, 2025

Janelle Monáe faz hoje quarenta anos...!

Janelle Monáe em coletiva de imprensa do filme Elementos Secretos
         

Janelle Monáe Robinson (Kansas, 1 de dezembro de 1985), conhecida apenas como Janelle Monáe, é uma cantora, compositora, bailarina e atriz norte-americana.  Monaé tem dez indicações para o Grammy.

O primeiro EP de Janelle Monáe, Metropolis: Suit I, foi lançado em 2007 e seu título faz referência ao filme homónimo, Metrópolis, de Fritz Lang. A personagem principal da história é uma espécie de mulher robô que vai influenciar o alter-ego adotado por Monaé na sua estreia: Cindi Mayweather. A cantora adotou uma estética inspirada por essa ficção científica e mesclou-a com o afrofuturismo para fazer um paralelo entre a narrativa fictícia de subjugação de androides com a escravatura. Na continuação do EP, ela lançou o seu álbum de estreia, The ArchAndroid (Suites II and III), como uma segunda e terceira parte da narrativa. O EP foi bem recebido pela crítica, dando a Monáe uma nomeação para o Grammy de Melhor Performance de Música Urbana Alternativa, pelo single "Many Moons", em 2009, e ficou em 17º lugar no ranking da Billboard.

Contudo, Monaé fez sua estreia televisiva apenas em 2010, no programa Late Show, de David Letterman, aos 24 anos, com uma versão da seu single "Tightrope". Monáe também chamou atenção por se apresentar de fato, por sua dança e foi comparada desde o início pelos media com músicos como James Brown, David Bowie e Prince.

Em 2011, Janelle Monaé começou a abrir os shows da cantora britânica Amy Winehouse em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil. Na época, ela também fez concertos de abertura para os No Doubt, Paramore e Erykah Badu na Europa e nos Estados Unidos.

   

 

Sem comentários: