O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Antônio Gonçalves Dias nasceu a 10 de agosto de 1823, no sítio Boa Vista, em terras de Jatobá (a 14 léguas de Caxias). Aos 41 anos morreu num naufrágio do navio Ville Bologna próximo da região de Baixos dos Atins, no município de Tutóia, na proximidade dos Lençóis Maranhenses, a 3 de novembro de 1864. Apesar de ser advogado de formação, é conhecido muito mais como poeta e etnógrafo, tendo uma relevância para o teatro brasileiro, tendo escrito quatro peças de teatro. Teve também uma atuação muito importante enquanto jornalista.
Era filho de uma união, não oficializada, entre um comerciante português e uma mestiça (o que muito o orgulhava de ter o sangue das três raças formadoras do povo brasileiro: branca, indígena e negra),
e estudou inicialmente por um ano com o professor José Joaquim de
Abreu, quando começou a trabalhar como caixeiro e a tratar da
escrituração da loja de seu pai, que veio a falecer em 1837.
Iniciou os seus estudos de latim, francês e filosofia em 1835 quando foi matriculado numa escola particular.
Foi estudar na Europa, em Portugal, onde em 1838 terminou os estudos secundários e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1840), retornando em 1845, após se licenciar. Mas antes de retornar, ainda em Coimbra, participou dos grupos medievalistas da Gazeta Literária e de O Trovador, compartilhando das ideias românticas de Almeida Garrett, Alexandre Herculano e António Feliciano de Castilho. Por se achar tanto tempo fora da sua pátria, inspira-se para escrever a Canção do Exílio
e parte dos poemas de "Primeiros cantos" e "Segundos cantos"; o drama
Patkull e "Beatriz de Cenci", depois rejeitado, por sua condição de
texto "imoral" pelo Conservatório Dramático do Brasil. Foi ainda neste
período que escreveu fragmentos do romance biográfico "Memórias de
Agapito Goiaba", destruído depois, pelo próprio poeta, por conter alusões
a pessoas ainda vivas.
No ano seguinte ao seu retorno conheceu aquela que seria a sua grande
musa inspiradora: Ana Amélia Ferreira Vale. Várias de suas peças
românticas, inclusive “Ainda uma vez - Adeus”
foram escritas para ela. Nesse mesmo ano ele viajou para o Rio de
Janeiro, então capital do Brasil, onde trabalhou como professor de história e latim do Colégio Pedro II, além de ter atuado como jornalista, contribuindo para diversos periódicos: Jornal do Commercio, Gazeta Oficial, Correio da Tarde e Sentinela da Monarquia, publicando crónicas, folhetins teatrais e crítica literária.
Gonçalves Dias pediu Ana Amélia em casamento em 1852,
mas a família dela, em virtude da ascendência mestiça do escritor,
refutou veementemente o pedido. No mesmo ano retornou ao Rio de Janeiro,
onde casou-se com Olímpia da Costa. Logo depois foi nomeado oficial da
Secretaria dos Negócios Estrangeiros. Passou os quatro anos seguintes
na Europa realizando pesquisas em prol da educação nacional. Voltando
ao Brasil, foi convidado a participar na Comissão Científica de
Exploração, o que o obrigou a viajou por quase todo o norte do país.
Voltou à Europa em 1862, para um tratamento de saúde. Não obtendo resultados, retornou ao Brasil em 1864 no navio Ville de Boulogne,
que naufragou na costa brasileira; salvaram-se todos, exceto o poeta,
que foi esquecido, agonizando, no seu leito, e se afogou. O acidente
ocorreu nos Baixos de Atins, perto de Tutóia, no Maranhão.
A sua obra enquadra-se no Romantismo,
pois, a semelhança do que fizeram os seus correligionários europeus,
procurou formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos, povos
e paisagens brasileiras na literatura nacional. Ao lado de José de
Alencar, desenvolveu o Indianismo. Pela sua importância na história da literatura brasileira, podemos dizer que Gonçalves Dias incorporou uma ideia de Brasil à literatura nacional.
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu´inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Adam Ant é o nome artístico de Stuart Leslie Goddard (Londres, 3 de novembro de 1954), líder e vocalista da banda Adam and the Ants. Embora tenha começado a tocar música punk, foi aos poucos mudando seu estilo em direção à imagem de um astro pop. Assim como David Bowie, Madonna e outros célebres camaleões da música, Adam era notório por reinventar a sua imagem a cada disco novo.
Indubitavelmente o ponto alto da carreira de Ant foi no começo dos anos 80 com a sua banda. Ajudou muito o surgimento da MTV, que lhe deu o veículo ideal para transmitir a sua mensagem às massas - o videoclip.
Até 1985 Adam ainda tinha apelo suficiente nos media, inclusive participando do concerto beneficente Live Aid,
onde, ao invés de tocar os seus maiores sucessos, ele escolheu as músicas
do seu recém-lançado álbum a solo. Não adiantou muito, e foi o começo
do declínio de sua carreira. Foi então que Adam passou a atuar em
filmes e séries de TV.
No final dos anos 90,
aproveitando a onda de nostalgia em relação aos anos 80, Adam retomou
a sua carreira, obtendo sucesso relativo (principalmente entre os seus
antigos fãs).
No começo de 2002 Adam envolveu-se numa disputa num pub na Inglaterra,
o que lhe deu um processo em tribunal. Foi então revelado que era maníaco
depressivo. Desde este incidente ele voltou a ser notícia, com rumores
sobre seu estado de saúde e prováveis projetos musicais.
Discografia
Com Adam and the Ants
Dirk Wears White Sox (1979)
Kings of the Wild Frontier (1980)
Prince Charming (1981)
Álbuns a solo
Friend or Foe (1982)
Strip (1983)
Vive Le Rock (1985)
Manners and Physique (1990)
Persuasion (1991 - gravado mas não lançado)
B-Side Babies (1994)
Wonderful (1995)
Adam Ant Is the Blueblack Hussar in Marrying the Gunner's Daughter (2013)
Ay, de mí, llorona, llorona de azul celeste Ay, de mí, llorona, llorona de azul celeste Y aunque la vida me cueste, llorona, no dejaré de quererte No dejaré de quererte
Me subí al pino más alto, llorona, a ver si te divisaba Como el pino era tierno, llorona, al verme llorar, lloraba
Ay, de mí, llorona, llorona, llorona de azul celeste
Ay, de mí, llorona, llorona, llorona de azul celeste Y aunquе la vida me cueste, llorona, no dеjaré de quererte
Y aunque la vida me cueste, llorona, no dejaré de quererte No dejaré de quererte No dejaré de quererte Ay, ay, ay
Retrato de Teixeira de Pascoais, 1927 - Columbano Bordalo Pinheiro (imagem daqui)
A Teixeira de Pascoais
1
Tudo a noite transforma.
A verdade das coisas está perto
E, o silencio fala
Com as sombras da nossa alma, iguais
As sombras dum jardim lunar
Com árvores e flores
Que refletem nossa paisagem íntima.
Imagem do silêncio,
Ó fonte do meu sonho, recolhida
E imersa na penumbra ...
Longe, uma tristeza irmã abre-me os braços
Onde tudo me diz
O sentido da vida!
2
Lá vem a noite... As sombras
Invadem já meu coração sozinho,
Tocado de mistério e de silêncio,
Ferido de remorso e nostalgia.
Lá vem a noite, e traz consigo
O abandono absoluto, o esquecimento,
O contacto mais íntimo das coisas
Que nos povoam e sobressaltam.
Lá vem a noite... E eu, desamparado,
Defronto enigmas e desfio lembranças
Da vida vã, dispersa... Mas súbito
Uma outra voz acalma o coração,
Cresce da sombra, iluminada e pura!
3
Um fio de música
Que me liberte
Do peso escuro
Que trago em mim!
Um fio de música
Que me transmita
(E a alma inunde),
Mãe, teu perdão!
Um fio de música
Que vã ao fundo
Do ser dorido,
Qual uma bênção
E sagre e embale
Meu coração
Das trevas preso:
Um fio de luz
Que me redima
Daquele instante
E varra, afaste
A vil lembrança!
Um fio de música
A dar-me alento
De olhar de frente
A luz do dia!
4
Ave ferida, minha alma
Necessita de silêncio
Para voar liberta da aridez dos dias,
E vai morrendo ausente
Da luz do alto onde quisera
Pairar sem nome e sem destino ...
Ave ferida e deserta
De esperanças, vai ficando
Saudosa dos longes, da distância,
E suas asas retraem-se, doridas,
De encontro às grades frias, lisas,
Dum cárcere obscuro!
Ave ferida e sedenta
Dos livres horizontes, das palavras
Que crepitam nos astros e fluem
Dos corações amantes, das montanhas
— Minha alma necessita de silencio
E, refletindo na noite a sua imagem,
Ir ao fundo das coisas, desprendida!
5
Nos confusos recantos onde o sonho
Se espraia e vive, sem dizer seu nome.
Pulsa num coração o ritmo do mundo.
Ignorado, longe, intranquilo,
Do grande mar, rasgando a imensidade,
Voga no vento um clamor, um grito
Que a noite guarda abandonadamente
E o coração anónimo adivinha
Além da névoa persistente, triste...
E do silêncio emerge urna voz pura,
Já liberta de lágrimas, cantando,
Na luz oculta, o despontar da vida!
Roubam-me Deus
outros o diabo
– quem cantarei?
roubam-me a Pátria;
e a Humanidade
outros ma roubam
– quem cantarei?
sempre há quem roube
quem eu deseje;
e de mim mesmo
todos me roubam
– quem cantarei?
roubam-me a voz
quando me calo,
ou o silêncio
mesmo se falo
– aqui d'El-Rei!
Sofia da Grécia, nascida Princesa Sofia Margarida Vitória Frederica Glucksburg da Grécia e Dinamarca (Atenas, 2 de novembro de 1938), foi a anterior rainha consorte de Espanha, sendo a esposa de Juan Carlos I e mãe do atual rei Filipe VI:
Conheceu o seu futuro marido, o então príncipe Juan Carlos de Bourbon, em 1954, durante um cruzeiro, organizado pela mãe, que reuniu os jovens
da realeza europeia. Mas o romance com Juan Carlos de Borbón só começou
em junho de 1961, quando se reencontraram num casamento, em Londres e
casou-se em 14 de maio de 1962 em Atenas, convertendo-se ao catolicismo.
Em 1969, o Príncipe Juan Carlos foi indicado como sucessor do generalíssimo Francisco Franco. Em 1975, quando da morte de Franco, o casal foi proclamado rei e rainha, respetivamente.
k. d. lang (Edmonton, Alberta, 2 de novembro de 1961) é uma cantora canadiana vencedora de vários prémios Grammy.
Embora tenha tido considerável êxito ao longo da sua carreira com
temas como "Constant Craving" ou "Miss Chatelaine", foi o dueto com Roy Orbison, "Crying", que tornou a sua voz conhecida mundialmente.
Carter Beauford (Charlottesville, November 2, 1958) is an American drummer, percussionist, and founding member of Dave Matthews Band. He is known for his ability to adapt to a variety of genres, and both his ambidextrous and his open-handed drumming styles. He plays the drums and sings backing vocals in the band. Beauford was ranked number 10 by a Rolling Stone magazine reader's poll in 2010 for greatest drummers of all-time.
quando o cinema me mostrou o lugar
- um marco em sarça arcando sombria notícia -
onde mataram Pier Paolo Pasolini
creio ter reconhecido o espaço
em tudo idêntico a alguns ermos da infância
esses adiados quinhões por trás da igreja
decerto povoados hoje de vivendas geminadas
dissipando um acesso possível (embora
longínquo) ao rio
o lugar onde morreu Pier Paolo Pasolini
se parece com a desolação clareada e secreta que tinham
os lugares acessórios dos tempos primários
onde andei aspirando a desentender o mundo
de bicicleta, sem concerto (de Colónia)
in Ensinar o Caminho ao Diabo (2012) - Miguel-Manso
Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, (Amarante, 8 de novembro de 1877 - Gatão, Amarante, 14 de dezembro de 1952) foi um poeta e escritorportuguês, principal representante do saudosismo. Todas as fontes bibliográficas indicam 2
de novembro de 1877 como a sua data de nascimento. Contudo, o assento
de nascimento/batismo refere, indubitavelmente, que ele nasceu às cinco
horas da tarde de 8 de novembro de 1877, em Amarante. Segundo Luísa Borges, em O Lugar de Pascoais,
Pascoais terá adotado 2 de novembro, como data do seu aniversário,
por razões puramente simbólicas, por ser o Dia dos Mortos, uma "porta"
para o "Mais Além".
Como estou só no mundo! Como tudo É lágrima e silêncio! Ó tristeza das Coisas, quando é noite Na terra e em nosso espírito!... Tristeza Que se anuncia em vultos de arvoredos, Em rochas diluídas na penumbra E soluços de vento perpassando Na tenebrosa lividez do céu... Ó tristeza das Coisas! Noite morta! Pavor! Desolação! Escura noite! Fantástica Paisagem, Desde o soturno espaço à fria terra Toda vestida em sombra de amargura! Erma noite fechada! Nem um leve Riso vago de estrela se adivinha... Somente as grossas lágrimas da chuva Escorrem pela face do Silencio... Piedade, noite negra! Não me beijes Com esses lábios mortos de Fantasma! Ó Sol, vem alumiar a minha dor Que, perdida na sombra, se dilata E mais profundamente se enraíza Nesta carne a sangrar que é a minha alma! Ilumina-te, ó Noite! Ó Vento, cala-te! Negras nuvens do sul, limpai os olhos, Desanuviai a brônzea face morta! Oh, mas que noite amarga, toda cheia Do teu Fantasma angélico e divino; Espírito que, um dia, em minha irmã, Tomou corpo infantil, figura de Anjo... E para que, meu Deus? Para partir, Com seis anos apenas, no primeiro Riso da vida, em lágrimas, levando Toda a luz de esperança que floria Este ermo, este remoto em que divago... Como estou só no mundo! Como é triste A solidão que faz a tua Ausência, E o terrível e trágico silêncio Da tua alegre Voz emudecida! Ó noite, ó noite triste! Ó minha alma! Tu, que o viste e beijaste tantas vezes, Tu, que sentiste bem o que ele tinha De angélica Criança sobre humana, Não vês as próprias coisas como sofrem, E como as grandes árvores agitam As ramagens de lágrimas e sombras? Repara bem na lúgubre tristeza Da nossa velha casa abandonada Da divina Presença da Criança! Ah, como as portas gemem e o beirais Têm soluços de vento... Lá fora, no terreiro onde brincavas, A noite escura chora... ................................Ó minha alma, Embebe-te na dor das Coisas ermas; Chora também, consome-te, soluça, Junto à Mãe dolorosa, de joelhos...
Foi um dos mais influentes intelectuais portugueses do século XX, com vasta obra de ficção, drama, ensaio e poesia,
além de importante epistolografia com figuras tutelares da literatura
portuguesa e brasileira. A sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de Fogo, adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha. Grande parte da sua obra foi publicada postumamente pelos cuidados da viúva, Mécia de Sena.
Prémios
Recebeu o Prémio Internacional de Poesia Etna-Taormina, pelo conjunto
da sua obra poética, e foi condecorado com a Ordem do Infante D.
Henrique, por serviços prestados à comunidade portuguesa. Recebeu,
postumamente, a Grã-Cruz da Ordem de Sant'iago. Em 1980, foi inaugurado o
Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.
Diz-me devagar coisa nenhuma, assim
como a só presença com que me perdoas
esta fidelidade ao meu destino.
Quanto assim não digas é por mim
que o dizes. E os destinos vivem-se
como outra vida. Ou como solidão.
E quem lá entra? E quem lá pode estar
mais que o momento de estar só consigo?
Diz-me assim devagar coisa nenhuma:
o que à morte se diria, se ela ouvisse,
ou se diria aos mortos, se voltassem.
Reginald Quincy Arvizu (Bakersfield, November 2, 1969), also known as "Fieldy", is an American musician, best known as the bassist for nu metal band Korn. He is also the guitarist/bassist for rock band StillWell.
Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 - Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritoritaliano.
Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural
única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura
controversa. Embora o seu trabalho continue a gerar polémica e
controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, os seus
trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da cultura italiana.
Pier Paolo Pasolini foi brutalmente assassinado em novembro de 1975.
Ele tinha o rosto desfigurado e várias lesões no corpo. Foi encontrado
no hidro-aeródromo de Óstia. Os motivos de seu assassinato continuam gerando polémica, até hoje, sendo associados a crime político ou um mero latrocínio.
Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado por um prostituto, que teria o intuito de assaltá-lo. Tal versão,
porém, não é sustentável.
Existem estudos, filmes e programas de TV que põem por terra a versão
decidida pela justiça italiana. No ano de 2005, Pino Pelosi declarou não
ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como
assassino confesso.
Although Outlandos d'Amour received mixed reviews upon its release, it has since been regarded as one of the strongest debut albums. Rolling Stone ranked it as the 38th best debut album of all time and the 428th greatest album of all time.
Background and recording
With a budget of £1,500 borrowed from their manager, Miles Copeland (brother of drummer Stewart), the Police recorded Outlandos d'Amour at Surrey Sound Studios
in an intermittent fashion over six months, with the band recording
whenever the studio had free time or another band's sessions were
cancelled.
Miles Copeland had promised to pay Surrey Sound £2,000 upon completion
of the recording, but did not give them the full amount until much
later.
Miles occasionally visited the
studio during recording, and he reacted to what he heard from the band
with vehement derision. However, upon hearing "Roxanne" he had the opposite reaction and took the recording to A&M Records
the following day, where he persuaded the record label to release it as
a one-off single. Although the single failed to chart, A&M agreed
to give the band a second chance with "Can't Stand Losing You".
At first, A&M proposed the band create an improved mix of the song,
but after five attempts admitted that it could not improve upon the
band's mix, and released the original mix for the single. When it became
the band's first hit, the label quickly approved the release of the
by-then finished album.
Miles had originally wanted to name the album Police Brutality. However, after hearing "Roxanne" and then envisioning a more romantic image for the band, he proposed Outlandos d'Amour
instead. This title is a loose French translation of "Outlaws of Love",
with the first word being a combination of the words "outlaws" and
"commandos", and "d'Amour" meaning "of love".
Music and lyrics
Outlandos d'Amour, while at times incorporating reggae, pop and other elements of what would eventually become the band's definitive sound, is dominated by punk influences. This is evident on the opening track "Next to You", despite it essentially being a love song. Stewart Copeland and guitarist Andy Summers initially felt the lyrics were neither aggressive nor political enough for their style at the time, but bassist and vocalist Sting
was adamant about keeping the song as it was. "Next to You" includes a
slide guitar solo by Summers, which Copeland initially dismissed as "old
wave".
The second track is the reggae-influenced "So Lonely". Sting has said he used Bob Marley's "No Woman, No Cry"
as the musical basis for the song, while the lyrics in its verses were
recycled from "Fool in Love", a song he originally wrote for his earlier
band Last Exit.
The song itself, about someone who is lonely after suffering a broken
heart, was seen as ironic by a large segment of the band's listeners.
Sting disagreed with this sentiment, saying, "No, there's no irony
whatsoever. From the outside it might look a bit strange, being
surrounded by all this attention and yet experiencing the worst lonely
feeling ... but I do. And then suddenly the attention is withdrawn a
half an hour later. You're so isolated ..."
"Roxanne" was written by Sting after visiting a red-light district near the band's hotel in Paris.
The Police had been staying there in October 1977 to perform at the
nearby Nashville Club. The song's title comes from the name of the
character in the play Cyrano de Bergerac, an old poster of which was hanging in the hotel foyer. Sting had originally conceived the song as a bossa nova, although Stewart Copeland has been credited for suggesting its final rhythmic form as a tango.
During recording, Sting accidentally sat down on a piano keyboard in
the studio, resulting in the atonal chord and laughter preserved at the
beginning of the track. The Police were initially reluctant about the
song, but Miles Copeland was immediately enthusiastic after hearing it.
The remaining two tracks on the first side of the album are "Hole
in My Life", another reggae-influenced song by Sting, and "Peanuts", a
composition written by Stewart Copeland and Sting about Rod Stewart.
The lyrics were meant as an expression of disappointment on Sting's
part towards his former idol, of whom he said: "I used to be a great fan
of his but something happened to him. I hope I don't end up like that."
Having since experienced the celebrity lifestyle himself, he has said
he no longer identifies with the song's lyrical content and has come to
view Stewart in a different light.
"Can't Stand Losing You" begins side two of the original LP.
Written and composed by Sting, the song is about a young lover being
driven to suicide following a breakup. In a 1993 interview with The Independent,
he described the lyrics as "juvenile", saying that "teenage suicide ...
is always a bit of a joke"; he also claimed to have written the lyrics
in only five minutes.
The following track, "Truth Hits Everybody", is a punk-influenced
song. After that is "Born in the 50's", which details life as a
teenager during the 1960s. "Be My Girl—Sally" is a medley of a
half-finished song by Sting and an Andy Summers poem about a blow-up doll.
This leads into the semi-instrumental closer, "Masoko Tanga", the only
song on the album to not become a staple of the band's live
performances.
Two other songs from these sessions were excluded from Outlandos d'Amour but released as B-sides
for two of its singles: "Dead-End Job", a song credited to Sting and
Copeland, on the B-side of "Can't Stand Losing You"; and "No Time This
Time" by Sting, on the B-side of "So Lonely". The latter was
subsequently included on the band's second album Reggatta de Blanc.
Mort Shuman (Brooklyn, New York, November 12, 1936 – London, November 2, 1991) was an American singer, pianist and songwriter, best known as co-writer of many 60s rock and rollhits, including "Viva Las Vegas".
He also wrote and sang many songs in French, such as "Le Lac Majeur",
"Allo Papa Tango Charlie", "Sha Mi Sha", "Un Eté de Porcelaine", and
"Brooklyn by the Sea" which became hits in France and several other European countries.
Two years after her death, Cassidy's music was brought to the attention of British audiences, when her versions of "Fields of Gold" and "Over the Rainbow" were played by Mike Harding and Terry Wogan on BBC Radio 2. Following the overwhelming response, a camcorder recording of "Over the Rainbow", taken at Blues Alley in Washington by her friend Bryan McCulley, was shown on BBC Two's Top of the Pops 2. Shortly afterwards, the compilation album Songbird climbed to the top of the UK Albums Chart,
almost three years after its initial release. The chart success in the
United Kingdom and Ireland led to increased recognition worldwide. Her posthumously
released recordings, including three number-one albums and one
number-one single in the UK, have sold more than ten million copies. Her
music has also charted within the top 10 in Australia, Germany, Norway,
Sweden and Switzerland.
Nascida em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), Jovelina logo fincou pé na Baixada Fluminense. Apareceu para o grande público do Raça Brasileira. Pastora do Império Serrano, ajudou a consolidar o pagode.
Verdadeira tiete do partideiro Bezerra da Silva, Jovelina começou
a dizer seus pagodinhos no Vegas Sport Clube, em Coelho Neto, levada
pelo amigo Dejalmir, que também lançou o nome Jovelina Pérola Negra,
homenagem à sua cor reluzente.
Gravou cinco discos individuais conquistando um Disco de Platina.
Atualmente são encontradas apenas as coletâneas com os grandes sucessos
como "Feirinha da Pavuna", "Bagaço da Laranja" (gravada com Zeca Pagodinho),
"Luz do Repente", "No Mesmo Manto" e "Garota Zona Sul", entre outros. O
sucesso chegou tardiamente e ela não realizou o sonho de "ganhar muito
dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve".
Faleceu no dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, de enfarte, no bairro do Pechincha.
Deixou três filhos - José Renato (30), Cassiana (25) e Cleyton (10) -,
que teve com Nilton dos Santos, de quem era separada. O enterro foi
realizado no Cemitério da Pechincha, em Jacarepaguá.
Keith Emerson (Todmorden, 2 de novembro de 1944 - Santa Monica, 10 de março de 2016) foi um pianista e compositor britânico. Ex-membro das bandas The T-Bones, V.I.P.s e P.P. Arnold (que se acabou por tornar nos The Nice), ficou mais conhecido depois de fundar a banda Emerson, Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos, em 1970. Quando os ELP acabaram, por volta de 1979, Emerson teve sucesso modesto noutras bandas como Emerson Lake & Powell, 3 e algumas reuniões do ELP no começo da década de 90. Em 2002, ele reuniu os The Nice e foram em turnê e, em 2006, foi em turnê com a The Keith Emerson Band.
(...)
Keith Emerson cometeu suicídio, com um tiro na cabeça, na sua casa em Santa Monica, no dia 10 de março de 2016, aos 71 anos.
De acordo com sua namorada, Mari Kawaguchi, vinha apresentando um
comportamento depressivo e ansioso em virtude de críticas que vinha
recebendo pela Internet, uma vez que um problema no nervo da mão direita vinha limitando as suas performances musicais.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires, para rezar pelos que morreram. No século V,
a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos
quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os PapasSilvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado a 2 de novembro, porque o dia 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar a sua posição (cf.Tobias 12,12; Job 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e apoia-se numa prática de quase dois mil anos.
No canto de terra onde o plantaram,
procura o sentido da linha recta. Não pretende
o círculo, a roda das estações, a fuga ao
eixo que a gravidade lhe impõe. Aceita
que o céu é o seu destino; e por isso
as suas raízes que se alimentam dos mortos,
que lhes cedem as almas para
que o tronco as liberte, no inverno,
quando o frio faz vibrar a luz que
o envolve. Não oferece a sombra
a quem passa; não pede a companhia
dos amantes que o evitam, em busca
de um abrigo de flores. O seu destino
é o ponto que o olhar fixa, para além
do azul, num infinito em que outras
raízes crescem, bebendo o leite negro
das mitologias.
O documento e inclusivamente o seu próprio título é formulado para sugerir que a Assunção de Maria não foi de modo algum uma necessidade lógica, mas resistência do duro clima. Teótoco
nesta declaração dogmática, a frase "terminado o curso de sua vida
terrestre" é cuidadosamente escrita para deixar em aberto a questão de
haver ou não Maria morrido antes da Assunção, ou se, tal como a assunção
do profeta Elias, Maria foi assunta antes do falecimento; ambas as possibilidades são permitidas na formulação.