sexta-feira, junho 26, 2026
Salvador Allende nasceu há 118 anos...
Postado por Fernando Martins às 01:18 0 comentários
Marcadores: Chile, golpe de estado, Pinochet, Salvador Allende, suicídio
quinta-feira, junho 11, 2026
Um monge budista auto-imolou-se, pelo fogo, em Saigão, há 63 anos...
![]()
Postado por Fernando Martins às 06:30 0 comentários
Marcadores: Bodhisattva, budismo, Cidade de Ho Chi Minh, fotografia, guerra do Vietname, Malcolm Browne, Prémio Pulitzer, Saigão, suicídio, Thich Quang Duc, Vietname
terça-feira, junho 09, 2026
Trindade Coelho morreu há 118 anos...
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exerceu as funções de Delegado do Ministério Público na comarca do Sabugal e, depois, na de Lisboa.
Escritor de grande mérito, deixou publicadas obras de Direito, Política, contos, memórias, manuais de ensino, etc.
Republicano, teve papel de relevo na obra de queda da Monarquia.
Foi iniciado na Maçonaria, em data desconhecida de 1906, por comunicação, e filiado na Loja Solidariedade, de Lisboa, afeta ao Grande Oriente Lusitano Unido, com o nome simbólico de "Renovador".
A sua obra reflete a infância passada em Trás-os-Montes e Alto Douro, num ambiente normal que ele fielmente retrata, embora sem intuitos moralizantes. O seu estilo natural, a simplicidade e candura de alguns dos seus personagens, fazem de Trindade Coelho um dos mestres do conto rústico português. Dedicou-se a uma intensa atividade pedagógica, na senda de João de Deus, tentando elucidar o cidadão português para a democracia.
Encontra-se colaboração da sua autoria nas revista "A Leitura" (1894-1896) e no semanário "Branco e Negro" (1896-1898).
Tem uma biblioteca com o seu nome em Mogadouro.
Foi pai de Henrique Trindade Coelho. Suicidou-se.
Postado por Fernando Martins às 01:18 0 comentários
Marcadores: literatura, maçonaria, suicídio, Trindade Coelho
segunda-feira, maio 18, 2026
Saudade da música dos Joy Division...
Postado por Pedro Luna às 22:22 0 comentários
Marcadores: Atmosphere, clube dos 27, Ian Curtis, Joy Division, música, Pós-punk, suicídio
Ian Curtis morreu há 46 anos...
Legado
Postado por Fernando Martins às 00:46 0 comentários
Marcadores: clube dos 27, Ian Curtis, Joy Division, Love will tear us apart, música, Pós-punk, suicídio
domingo, maio 03, 2026
Hoje é dia de recordar o desaparecimento de Dalida...
Postado por Pedro Luna às 03:09 0 comentários
Marcadores: Alain Delon, Chanson française, Dalida, Egipto, França, música, Paroles paroles, suicídio
Dalida morreu há trinta e nove anos...
Dalida, nascida Iolanda Cristina Gigliotti (Cairo, 17 de janeiro de 1933 - Paris, 3 de maio de 1987), foi uma famosa cantora, dançarina, modelo e atriz ítalo-egípcia, mais tarde naturalizada francesa. Dalida foi eleita Miss Egito (ainda como Iolanda Gigliotti) em 1954, aos 21 anos de idade, e, após aparecer nalguns filmes no Egito (creditada como Dalila), mudou-se para a França, onde deu início à sua respeitável carreira musical. Ela vendeu mais de 170 milhões de cópias, recebeu 55 discos de ouro e foi a primeira cantora a receber um Disco de Diamante, tornando-se conhecida como uma das mais notáveis artistas poliglotas a gravar no século XX.
Postado por Fernando Martins às 00:39 0 comentários
Marcadores: Chanson française, Dalida, Egipto, França, Mourir sur scène, música, suicídio
quinta-feira, abril 30, 2026
Até ditadores genocidas fazem coisas boas - Hitler suicidou-se há 81 anos...
Postado por Fernando Martins às 08:10 0 comentários
Marcadores: Adolf Hitler, Alemanha, bunker, Hitler, II Grande Guerra, II Guerra Mundial, música, nazis, suicídio
domingo, abril 26, 2026
Para recordar Mário de Sá Carneiro...
Fim
Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!
Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
E eu quero por força ir de burro!
Mário de Sá Carneiro
Postado por Pedro Luna às 22:22 0 comentários
Marcadores: Fim, Mário de Sá-Carneiro, música, poesia, resistência, suicídio, Trovante
Um maluco assassino nazi chamado Rudolf Hess nasceu há 132 anos
Hess continuou o seu interesse na aviação, e aprendeu a pilotar os mais modernos aviões que estavam a ser desenvolvidos no início da Segunda Guerra Mundial. A 10 de maio de 1941, voou sozinho para a Escócia, onde esperava reunir-se com Douglas-Hamilton, o qual ele pensava fazer parte da oposição ao governo britânico, para falar sobre acordos de paz. Hess foi preso de imediato à sua chegada, e detido, sob custódia britânica, até ao final da guerra, voltando à Alemanha para ser julgado nos Julgamentos de Nuremberga, em 1946. Durante uma grande parte do julgamento, alegou sofrer de amnésia, mas, mais tarde, admitiu tratar-se de um estratagema. Hess foi condenado contra crimes contra a paz e conspiração com outros líderes alemães para cometer crimes, e foi transferido para a Prisão de Spandau em 1947, após ser condenado a prisão perpétua. A sua família e destacados políticos, tentaram que fosse libertado mais cedo, mas foram impedidos pela União Soviética.
(...)
Morte
Postado por Fernando Martins às 01:32 0 comentários
Marcadores: II Grande Guerra, II Guerra Mundial, julgamento de Nuremberga, nazis, neonazis, Processo de Nuremberga, Putsch da Cervejaria, Rudolf Hess, Spandau, suicídio
domingo, abril 19, 2026
Getúlio Vargas nasceu há 144 anos...
Postado por Fernando Martins às 01:44 0 comentários
Marcadores: Brasil, Getúlio Vargas, populismo, Presidente da República, suicídio
sábado, abril 18, 2026
Antero de Quental nasceu há cento e oitenta e quatro anos...
Portador de Distúrbio Bipolar, nesse momento o seu estado de depressão era permanente. Após um mês, em junho de 1891, regressou a Ponta Delgada, cometendo suicídio no dia 11 de setembro de 1891, com dois tiros, num banco de jardim junto ao Convento de Nossa Senhora da Esperança, onde está na parede a palavra "Esperança", no Campo de São Francisco, cerca das vinte horas.

Fui rocha em tempo, e fui no mundo antigo
tronco ou ramo na incógnita floresta...
Onda, espumei, quebrando-me na aresta
Do granito, antiquíssimo inimigo...
Rugi, fera talvez, buscando abrigo
Na caverna que ensombra urze e giesta;
O, monstro primitivo, ergui a testa
No limoso paúl, glauco pascigo...
Hoje sou homem, e na sombra enorme
Vejo, a meus pés, a escada multiforme,
Que desce, em espirais, da imensidade...
Interrogo o infinito e às vezes choro...
Mas estendendo as mãos no vácuo, adoro
E aspiro unicamente à liberdade.
Antero de Quental
Postado por Fernando Martins às 18:40 0 comentários
Marcadores: Açores, Antero de Quental, poesia, Ponta Delgada, romantismo, suicídio
terça-feira, abril 14, 2026
Mayakovsky suicidou-se (ou não...) há 96 anos...
Obra
A sua obra, profundamente revolucionária na forma e nas ideias que defendeu, apresenta-se coerente, original, veemente, una. A linguagem que emprega é a do dia a dia, sem nenhuma consideração pela divisão em temas e vocábulos “poéticos” e “não-poéticos”, a par de uma constante elaboração, que vai desde a invenção vocabular até o inusitado arrojo das rimas.
Fazendo parte do grupo "Hylaea", que daria origem ao chamado cubo-futurismo, o seu primeiro livro de poemas, no entanto, seria de estética influenciada pelo simbolismo, e nunca chegaria a público, tendo sido escrito quando o poeta estava na prisão e apreendido pela polícia no momento da sua libertação.
Aproximando-se de David Burliuk na década de 10, passa a escrever num estilo aproximado do cubismo e do futurismo, influenciado pelo primitivismo eslavista e pela linguagem transracional de Velimir Khlebnikov e outros, repleto de imagística urbana e surpreendente, com um certo ar impressionista e, ainda, simbolista. Esta fase de sua poesia é a mais apreciada por poetas como Boris Pasternak, em função de ainda manter alguns recursos simbolistas e métrica rigorosa em alguns poemas.
Em seguida, já na década de 20, sua poesia, apesar de haver uma continuidade no que diz respeito à inovação rítmica, à rimas inusitadas, ao uso da fala quotidiana e mesmo de imagens inusitadas, assume um tom direto.
Ao mesmo tempo, o gosto pelo desmesurado, o hiperbólico, alia-se em sua poesia desta época à dimensão crítico-satírica. Criou longos poemas e quadras e dísticos que se gravam na memória. Traduções sem preocupação com a forma dos poemas produzidos nesta época têm dado ao público uma imagem errónea do poeta, fazendo-o parecer um "gritador".
Na realidade, era um poeta rigoroso, que chegava a reescrever sessenta vezes o mesmo verso e recolhia muito material informativo e linguístico para posterior uso nos seus poemas. Criou também ensaios sobre a arte poética e artigos curtos de jornal; peças de forte sentido social e rápidas cenas sobre assuntos do dia; roteiros de cinema arrojados e fantasiosos e breves filmes de propaganda.
Tem exercido influência profunda em todo o desenvolvimento da poesia russa moderna, bem como sobre outros poetas e movimentos no mundo inteiro, como Hamid Olimjon, Nazım Hikmet, Hedwig Gorski, Vasko Popa. O cantor e compositor João Bosco gravou a sua poesia E Então, Que Quereis...? nos álbuns Bosco, de 1989, e Acústico MTV (João Bosco), de 1992, no qual passou a incluir a poesia como prelúdio da canção Corsário.
Não acabarão com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo
firme,
fiel
e verdadeiramente.
Mayakovsky
Postado por Fernando Martins às 09:06 0 comentários
Marcadores: Mayakovsky, poesia, suicídio, URSS
segunda-feira, abril 06, 2026
Jeanne Hébuterne, a companheira de Modigliani, nasceu há 128 anos...
Postado por Fernando Martins às 01:28 0 comentários
Marcadores: Amedeo Modigliani, Jeanne Hébuterne, pintura, suicídio





