| Election results | ||||
|---|---|---|---|---|
| Yes or no | Votes | Percentage | ||
| 1,924,186 | 68.73% | |||
| 875,619 | 31.27% | |||
| Valid votes | 2,799,805 | 99.82% | ||
| Invalid or blank votes | 5,142 | 0.18% | ||
| Total votes | 2,804,947 | 100.00% | ||
| Voter turnout | 85.08% | |||
| Electorate | 3,296,800 | |||
quinta-feira, março 17, 2022
O referendo que acabou com o apartheid foi há trinta anos...!
Postado por
Fernando Martins
às
00:30
0
bocas
Marcadores: África do Sul, ANC, apartheid, F.W. de Klerk, Liberdade, Nelson Mandela, referendo, referendo de 12 de março de 1992 da África do Sul
António José Saraiva morreu há 29 anos
António José Baptista Saraiva (Leiria, 31 de dezembro de 1917 - Lisboa, 17 de março de 1993) foi um professor e historiador de literatura portuguesa.
Biografia
Postado por
Fernando Martins
às
00:29
0
bocas
Marcadores: António José Saraiva, História, José Hermano Saraiva, literatura
Paul Kantner, líder dos Jefferson Airplane, nasceu há oitenta e um anos
Postado por
Fernando Martins
às
00:08
0
bocas
Marcadores: guitarra, Jefferson Airplane, música, Paul Kantner, Pooneil., rock psicadélico, Somebody To Love
Elis Regina nasceu há 77 anos
Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriónica sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Postado por
Fernando Martins
às
00:07
0
bocas
Marcadores: Bossa-nova, Brasil, Elis Regina, Fascinação, MPB, música, pop, samba, saudades
Billy Corgan, vocalista dos Smashing Pumpkins, faz hoje 55 anos...!
Postado por
Fernando Martins
às
00:05
0
bocas
Marcadores: Billy Corgan, guitarra, Rock alternativo, Smashing Pumpkins, Tonight Tonight
Hoje é dia de São Patrício!
Postado por
Fernando Martins
às
00:00
0
bocas
Marcadores: Apóstolo da Irlanda, celtas, Dia de São Patrício, Irlanda, Lá Fhéile Pádraig, São Patrício
quarta-feira, março 16, 2022
Música para um dia triste, que faz lembrar uma sexta-feira santa...
Postado por
Pedro Luna
às
16:38
0
bocas
Marcadores: AAC, Académica, Cesário Silva, Fado de Coimbra, Luiz Goes, Luto, música, No calvário, Universidade de Coimbra
O blog Geopedrados está de luto - a Academia de Coimbra levou o seu Presidente a enterrar...
Morreu no sábado o Presidente da Associação Académica de Coimbra, a associação e clube dos estudantes da Universidade de Coimbra, a maior associação de estudantes da Europa. Como este blog é de ex-alunos da Universidade, estamos de luto. Perdemos um promissor presidente - obrigado Cesário por tudo o que fizeste pela nossa amada Academia de Coimbra...!
Os nossos pêsames à família e à academia, que esteve a velar de forma tão bonita o corpo do seu Presidente e o acompanhou até à sua morada final...
Após um compasso de espera marcado por um pesado silêncio partilhado entre os presentes, a velha cabra acabou por soar. Quando um estudantes morre, / Os sinos tocam assim, cantou Daniel Tadeu, presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAC – que se candidatou ao lado de Cesário – e associado da Secção de Fado da AAC, levando às lágrimas muitos dos que o ouviam. Nesse momento, um largo corredor de capas negras arrancou à luz das velas pela Porta Férrea em direção à sede da Associação Académica de Coimbra.
in RUC
Manuel Cargaleiro faz hoje 95 anos!
O primeiro e modesto antecessor dos modernos foguetões foi lançado há 96 anos
Robert Hutchings Goddard (Worcester, 5 de outubro de 1882 - Baltimore, 10 de agosto de 1945) foi um físico experimental norte-americano.
Considerado pai dos modernos foguetes, tendo antevisto o posterior desenvolvimento da tecnologia espacial.
(...)
Goddard estudou no Worcester Polytechnic Institute e na Clark University, onde se especializou em física. Entre 1909 e 1943 deu aulas em diversos estabelecimentos de ensino, nomeadamente nestes dois onde estudou.
O interesse pelos foguetes levou-o a provar, em 1915, que estes aparelhos poderiam progredir no vácuo, recorrendo às leis de ação e reação. Em 1919 publicou um pequeno livro chamado "A Method of Reaching Extreme Altitudes" ("Um Método para Alcançar Altitudes Extremas") onde propunha um foguete capaz de atingir a Lua.
Passados quatro anos, testou os primeiros motores de foguete a usar combustíveis líquidos. Em 16 de março de 1926 lançou o primeiro foguete com combustível líquido, que utilizava uma mistura de petróleo e oxigénio líquido. O aparelho atingiu uma altura de 12,5 metros, depois de ter sido lançado perto do quintal de uma tia de Robert. No total, o voo durou 2,5 segundos e o foguete percorreu 56 metros até cair em cima de uma barraca abandonada.
in Wikipédia
Postado por
Fernando Martins
às
09:06
0
bocas
Marcadores: astronáutica, Centro de Voos Espaciais Goddard, Física, foguetões, GSFC, Robert Goddard
Jerry Lewis nasceu há 96 anos
Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch (Newark, 16 de março de 1926 - Las Vegas, 20 de agosto de 2017), foi um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano.
in Wikipédia
Teresa Berganza - 89 anos
Postado por
Fernando Martins
às
08:09
0
bocas
Marcadores: Che farò senza Euridice?, Espanha, Gluck, Madrid, música, Ópera, Orfeo ed Euridice, Teresa Berganza
António Botto morreu há 66 anos
Anda, Vem
Anda, vem… por que te negas,
Carne morena, toda perfume?
Por que te calas,
Por que esmoreces
Boca vermelha,- rosa de lume!
Se a luz do dia
Te cobre de pejo,
Esperemos a noite presos n'um beijo.
Dá-me o infinito gozo
De contigo adormecer,
Devagarinho, sentindo
O aroma e o calor
Da tua carne, - meu amor!
E ouve, mancebo alado,
Não entristeças, não penses,
— Sê contente,
Porque nem todo o prazer
Tem pecado…
Anda, vem… dá-me o teu corpo
Em troca dos meus desejos;
Tenho Saudades da vida!
Tenho sede dos teus beijos!
in Canções (1932) - António Botto
Postado por
Fernando Martins
às
06:30
0
bocas
Marcadores: António Botto, homossexuais, modernismo, poesia
Nancy Wilson - 68 anos
O físico Frederick Reines nasceu há 104 anos
Postado por
Fernando Martins
às
01:04
0
bocas
Marcadores: Física, Frederick Reines, neutrino, Prémio Nobel
O massacre de My Lai foi há 54 anos...
Postado por
Fernando Martins
às
00:54
0
bocas
Marcadores: crimes contra a humanidade, crimes de guerra, genocídio, guerra do Vietname, My Lai, USA
O Levantamento das Caldas, ensaio falhado e aprendizagem para o 25 de abril, foi há 48 anos
Postado por
Fernando Martins
às
00:48
0
bocas
Marcadores: 25 de Abril, Caldas da Rainha, Guerra Colonial, Levantamento das Caldas, MFA, Movimento das Forças Armadas
Branco Mello, músico dos Titãs, faz hoje sessenta anos
Postado por
Fernando Martins
às
00:47
0
bocas
Marcadores: Branco Mello, Brasil, Cabeça Dinossauro, MPB, punk, Rock, Titãs
Aldo Moro foi raptado pelas Brigadas Vermelhas há 44 anos
Postado por
Fernando Martins
às
00:45
0
bocas
Marcadores: Aldo Moro, assassinato, Brigadas Vermelhas, Compromisso histórico, democracia cristã, dignidade, Gladio, Guerra Fria, Igreja Católica, Itália, rapto, terrorismo
A maré negra do Amoco Cadiz foi há 44 anos
- 9 h 45 : le pétrolier tombe en avarie de gouvernail à 7,5 milles d'Ouessant : celui-ci est bloqué et fait virer le pétrolier sur bâbord. Un premier message radio de sécurité TTT est envoyé sur 500 kHz, stipulant la non-manœuvrabilité du bateau et demandant aux autres bâtiments de se tenir à l'écart.
- 11 h 05 : l'Amoco Cadiz prend contact avec la station Le Conquet radio. L'armateur du bateau étant à Chicago, le capitaine tente de lui téléphoner. À cause du décalage horaire il n'y parviendra pas. Il tente alors vainement de joindre des représentants basés à Gênes et Milan.
- 11 h 20 : le capitaine Pasquale Bardari demande l'assistance d'un remorqueur car l'avarie ne peut être réparée. Un appel d'urgence XXX est envoyé sur 500 kHz. Le pétrolier est alors à 10 milles au nord d'Ouessant. Le remorqueur le plus proche, le Pacific, est à 13 milles de là, à proximité de Portsall. Il fait alors route vers le nord dans le cadre d'une autre mission. Sa puissance est de 10 000 chevaux.
- 11 h 28 : prise de contact directe entre l’Amoco Cadiz et le Pacific. Ce dernier fait demi-tour et contacte son armateur, la société Bugsier. L’Amoco Cadiz tente de joindre son assureur à Chicago car le Pacific propose un contrat fondé sur le Lloyd's open form. Bugsier contacte un autre remorqueur, le Simson, plus puissant (16 000 chevaux), situé alors au large de Cherbourg.
- 12 h : le Pacific est à 6 milles du pétrolier. Aucune certitude quant à l'accord sur l'assurance. Le Pacific se rapproche encore car le pétrolier a déjà dérivé de 2 milles sous l'effet du vent et est à la limite sud du rail d'Ouessant.
- 13 h 15 : première tentative de passage de la remorque. Le Pacific envoie une touline pour hisser la remorque, sur le pétrolier. Cette remorque est constituée d'un gros câble d'acier et d'une chaîne. L'ensemble pèse 15 tonnes.
- 13 h 31 : la remorque est tournée sur l’Amoco Cadiz.
- 14 h 05 : le remorqueur commence à tirer lentement.
- 14 h 49 : le Pacific a laissé filer 1 000 m de remorque et porte ses moteurs à 80 % de ses capacités (250 tr/min). Malgré cela, les deux bateaux dérivent vers l'est.
- 15 h 15 : l’Amoco Cadiz refuse une nouvelle fois la proposition de contrat sur la base du Lloyd's open form.
- 16 h : le contrat est finalement accepté, Chicago ayant pu être contacté. Le Simson prévoit d'arriver vers 23 h.
- 16 h 15 : la chaîne de remorque casse. À ce moment le pétrolier a évité et se trouve orienté vers le sud. Le capitaine du pétrolier décide de mettre les machines en arrière pour s'éloigner de la côte, malgré son avarie de gouvernail. Le vent est d'ouest force 8, avec des rafales à 9-10 et la mer est formée avec des creux de 8 mètres.
- 17 h 05 : les 980 m de remorque sont ramenés à bord du Pacific. À cause de la houle, deux matelots sont blessés, mais le remorqueur se prépare à repasser la remorque.
- 18 h 20 : nouvelles tentatives de remorquage, par l'arrière du pétrolier. Les deux bateaux se sont éloignés l'un de l'autre.
- 18 h 40 : le Pacific se dirige vers le pétrolier.
- 18 h 53 : les officiers des deux bateaux ne sont pas d'accord sur la manœuvre : le capitaine de l’Amoco Cadiz préférerait être remorqué par la proue.
- 19 h 10 : la touline est lancée, mais n'a pas pu être récupérée.
- 19 h 26 : après deux autres échecs, la quatrième tentative sera fructueuse. L'équipage ramène la touline mais celle-ci casse et la remorque retombe à l'eau.
- 19 h 40 : le courant est plus fort à présent et les deux bateaux continuent à dériver.
- 19 h 55 : l’Amoco Cadiz se prépare à jeter l'ancre pour limiter la dérive.
- 20 h 04 : l'ancre est mouillée.
- 20 h 07 : le Pacific a renvoyé l'amarre qui est tournée sur le treuil du pétrolier.
- 20 h 15 : le Simson est à 40 milles. La prise de la remorque se poursuit. À ce moment le risque d'échouement est très important et il devient urgent de remorquer le pétrolier.
- 20 h 28 : le guindeau, système de relevage de l'ancre, se casse et est arraché.
- 20 h 37 : le câble de remorquage est finalement tourné sur un jeu de bittes d'amarrage.
- 20 h 55 : le remorqueur laisse filer 400 m et commence à tirer. Le pétrolier est toujours mouillé et espère pouvoir tourner.
- 21 h 04 : le pétrolier talonne (touche le fond) pour la première fois. Il roule sous les vagues et ses machines sont noyées.
- 21 h 10 : l’Amoco Cadiz est privé d'éclairage et de radio.
- 21 h 39 : le pétrolier talonne une seconde fois.
- 21 h 43 : le pétrolier lance des fusées de détresse, la marée noire commence.
- 21 h 50 : un appel de détresse SOS est envoyé sur 500 kHz. Le Pacific demande un hélicoptère pour évacuer l'équipage de l’Amoco Cadiz. Il met les machines au maximum pour tenter de déséchouer le pétrolier.
- 22 h 12 : la remorque casse et est récupérée sur le Pacific.
- 22 h 30 : le Simson arrive sur les lieux.
- 24 h : l'équipage de l’Amoco Cadiz est hélitreuillé par les équipages des hélicoptères Super Frelon de la 32e flottille de la Marine nationale basée à Lanvéoc-Poulmic. Seuls le capitaine et un officier restent à bord.
- 1 h 45 : 42 personnes sur 44 ont été évacuées. Les deux derniers vont devoir attendre jusqu'à 5 h avant de pouvoir quitter le navire.
Postado por
Fernando Martins
às
00:44
0
bocas
Marcadores: Amoco, Amoco Cadiz, França, maré negra, petroleiros, Petróleo













