O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
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Raoul Dufy, Regatta at Cowes, 1934, National Gallery of Art, Washington, D.C.
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(...)
Estreou-se como uma brilhante romancista em 1949, ao publicar a novela Mundo Fechado, mas seria o romance A Sibila, publicado em 1954 que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe imediato reconhecimento geral. E é com A Sibila que atinge a total maturidade do seu processo criativo.
É conhecido o seu interesse pela vida e obra de um dos grandes expoentes da escola romântica, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, cuja herança se faz sentir quer a nível temático (inúmeras obras de Agustina se relacionam com a sociedade de Entre Douro e Minho), quer a nível da técnica narrativa (explorou ficcionalmente a própria vida de Camilo). Essa filiação associa Agustina à corrente neo-romântica, como defende Eduardo Lourenço.
Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira, com quem manteve uma relação de amizade e de colaboração próxima. Exemplos desta parceria são Fanny Owen (Francisca, 1981), Vale Abraão (filme homónimo, 1993), As Terras do Risco (O Convento, 1995) ou A Mãe de um Rio (Inquietude, 1998). Foi também autora de peças de teatro e guiões para televisão, tendo o seu romance As Fúrias sido adaptado para teatro e encenado por Filipe La Féria, (Teatro Nacional D. Maria II, 1995).
A sua criação era extremamente fértil e variada. Escreveu até o momento mais de cinquenta obras, entre romances, contos, peças de teatro, biografias romanceadas, crónicas de viagem, ensaios e livros infantis. Foi traduzida para alemão, castelhano, dinamarquês, francês, grego, italiano e romeno. A Sibila, já atingiu a vigésima quinta edição, sendo de leitura opcional no ensino secundário.
Em 2005, participou no programa da RTP Ela por Ela, série de 13 episódios sobre provérbios e aforismos, em conversa com Maria João Seixas, realizado por Fernando Lopes.
Em julho de 2006, pouco depois de terminar a sua última obra, A Ronda da Noite, deixou de escrever e retirou-se da vida pública, devido a razões de saúde, tendo sofrido um acidente vascular cerebral.
Morreu a 3 de junho de 2019, em sua casa, no Porto, vítima de doença prolongada.
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Vem aí uma nova tempestade solar em Junho. Eis as noites mais prováveis para ver auroras

Aurora boreal visível em Portugal na noite de 10 de maio de 2024
O ciclo solar está prestes a entrar no seu pico, pelo que os fenómenos das auroras boreais em latitudes fora do círculo ártico serão mais comuns.
Se perdeu a aurora boreal de 10 de maio, é provável que tenha uma nova oportunidade para ver o espetáculo de luzes no início de junho.
Após a mais poderosa tempestade geomagnética em mais de duas décadas, que ocorreu entre 10 e 12 de maio, haverá oportunidade para observar estas belas luzes naturais.
A tempestade anterior, que pintou os céus com auroras coloridas, foi causada por cinco tempestades solares simultâneas.
Estas tempestades tiveram origem numa enorme mancha solar, conhecida como região ativa 3664 (AR3664 ou AR13664), uma mancha escura no Sol com mais de 15 vezes o diâmetro da Terra. Partículas carregadas da mancha solar colidiram com a magnetosfera da Terra, criando auroras vibrantes visíveis de latitudes incomumente baixas.
O timing desta atividade geomagnética foi crucial, ocorrendo logo após a Lua nova de maio, quando a ausência de luz da Lua facilitou a visualização até das auroras mais fracas.
Esta mancha solar, após rodar para fora da visão, continuou a produzir erupções solares, incluindo uma erupção de classe X12 em 20 de maio, a mais forte desde setembro de 2017, observada pela sonda Solar Orbiter da Agência Espacial Europeia.
À medida que o Sol gira, a AR3664 ficará novamente voltada para a Terra por volta da Lua nova de 6 de junho, criando uma nova janela potencial para avistar auroras.
Este alinhamento apresenta uma oportunidade ideal para a visualização de auroras à medida que a mancha solar reaparece. A posição central da mancha solar em relação à Terra aumenta a probabilidade de que o clima solar afete o nosso planeta.
Com a Lua nova de 6 de junho a ocorrer 27 dias após 10 de maio, os observadores devem permanecer atentos nos dias em torno desta data para qualquer atividade geomagnética.
Para maximizar as probabilidades de ver auroras, é essencial encontrar locais longe das luzes da cidade e de nuvens que possam obstruir a visão, aconselha o Live Science.
Além de junho, pode haver outras oportunidades para observar auroras, uma vez que o ciclo solar atual se aproxima do seu pico, conhecido como máximo solar.
As manchas solares e as erupções solares tendem a aumentar durante este período, e os cientistas acreditam que o máximo do ciclo atual pode estar a ocorrer mais cedo e de forma mais intensa do que o anteriormente previsto.
No entanto, o momento exato do máximo solar só será confirmado quando a atividade solar começar a diminuir novamente.
Por agora, os entusiastas devem preparar-se para a possibilidade de testemunhar este fenómeno inspirador a partir de locais incomuns no início de junho, mantendo um olho nos céus à medida que a mancha solar reaparece.
in ZAP
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Em 14 de agosto de 2004, o porta-voz da banda The Rolling Stones anunciou que Watts estava com cancro na garganta. Após seis semanas de radioterapia em Londres, foi considerado curado, conforme anúncio feito por Mick Jagger, em outubro de 2004.
Watts morreu em 24 de agosto de 2021, aos oitenta anos de idade, em Londres.
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Nicolau Nasoni (em italiano: Niccolò Nasoni; San Giovanni Valdarno, Toscana, 2 de junho de 1691 – Santo Ildefonso, Porto, 30 de agosto de 1773) foi um artista, decorador e arquiteto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal, considerado um dos mais significativos arquitetos da cidade do Porto.
A sua obra inclui uma parte importante da arte barroca e rococó (rocaille) nesta cidade, chegando a envolver alguns dos melhores e mais significativos edifícios do século XVIII do Porto e arredores. Sobre Nicolau Nasoni subsiste ainda discussão relativamente a que obras efetivamente projetou, havendo várias cuja autoria suscita dúvidas a vários historiadores de arte.
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A Moment in June
She gave me a red tomato
I ate it instead of throwing it
I said now they’re shooting
But she laughed because she didn’t know
How soft pistol shots are
In a yard
I went along and set a
Newspaper on fire threatened
The people at their windows
Because they were throwing flower pots
Now something has changed
The apartment I thought and
The music in the radio
Later when I saw the picture with
The girl who was holding the head
Of the dead student
I thought you know her
You’ve seen
Her before.
Waking
It is night the stars are coming into the room
The city becoming calm. Taken back
The words
The gestures
The touching
Softly the transitions are accompanied by silent lightning
Ever earlier anaesthesia
Ever more forgetting
Ever closer the dead
River
Never do you escape me. Never do you turn
Away. Magical force of attraction wherever
I go. The dyke the flooded meadows
The fog, the warning calls the hand
That scoops the water as if to finally
See its ground. Always the same
Hanging trees. Cries of the birds, stones
The rotting wood of the ship, corpses
Also the view over to other countries
Church towers burning farms, fields
Restless motor-bike riders. River that through
Me flows syphonable anytime
Drinking water blood-red. Watch out for those
Who seek you
Throw them back onto a soft place
Where there’s sand, grass
River, I come out of you
No one will be able to distinguish us
On our way to the oceans
What is happiness exactly anyway
Yes what exactly
You think about it and can’t work it out
The water is boiling on the stove and the garbage
Is collected every Friday at seven
Yesterday
There was an argument with a woman (of course about nothing). She
Packed her bags, took the pictures from the wall
Even those that didn’t belong to her, for instance
That of Max that evenings
Smells of water.
You’ve got to think in colours
Everyone hears him saying and already there’s a problem
One you can grab and even go
To the woods with
To doze and wander.
Veg out, that’s it!
No longer think of the toxic taste in the
Soup of the stiff gestures
Of your neighbour who’d really love
To put on the uniform again.
Two three stops
Till Café Nitschmann where you can sink
Your thoughts and where you’re allowed to discreetly
Despair a little
And yet continue breathing
Audibly.
Rolf Haufs
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