Georges Bizet, nascido Alexandre César Léopold Bizet, (Paris, 25 de outubro de 1838 - Bougival, 3 de junho de 1875) foi um compositor francês, principalmente de óperas. Numa curta carreira, devido à sua prematura morte, atingiu poucos sucessos antes do seu trabalho final, Carmen, que se viria a tornar uma das mais populares e frequentemente interpretadas óperas no repertório operístico.
Durante uma brilhante carreira como estudante no Conservatório de Paris, Bizet venceu muitas competições, incluindo o prestigiado Prix de Roma
em 1857. Ele foi reconhecido como um excelente pianista, embora ele
optou por não aproveitar essa habilidade e raramente tocava em
público. Retornando a Paris, após quase três anos na Itália, ele
descobriu que os principais teatros de ópera parisiense preferia o
repertório clássico, estabelecido pelas obras recém-compostas. As
suas composições orquestrais e para piano foram igualmente ignoradas
e, como resultado disto, a sua carreira paralisou e ele ganhava a
vida organizando e transcrevendo a música dos outros. Começou muitos
projetos teatrais durante a década de 1860, a maioria das quais foram
abandonadas. Duas óperas suas dominaram os palcos - Les pêcheurs de perles e La jolie fille de Perth - foram sucessos imediatos.
Após a Guerra Franco-Prussiana
de 1870 até 1871, onde serviu na Guarda Nacional, ele teve
pequenos sucessos com a ópera em um ato Djamileh e uma suite orquestral
derivada da sua música incidental tornou-se instantaneamente
popular, L'Arlésienne. A produção da última ópera de Bizet, Carmen, foi adiada, por temor de que os seus temas de traição e assassinato ofendessem o público. Após a première,
a três de março de 1875, Bizet ficou convencido de que o trabalho era um
falhanço, morrendo de ataque cardíaco três meses depois, sem saber
de que se tornaria um sucesso espetacular e duradouro.
O casamento de Bizet com Geneviève Halévy foi intermitentemente feliz e
deu origem um filho. Após a sua morte, os seus trabalhos, exceto Carmen,
foram geralmente negligenciados. Manuscritos foram doados ou
perdidos e versões dos seus trabalhos foram frequentemente revistos e
adaptadas por outras mãos. Ele não fundou nenhuma escola e não
deixou nenhum discípulo ou sucessor. Após anos de negligência, os
seus trabalhos começaram a ser interpretados com mais frequência no século XX.
Mais tarde, comentários aclamando o compositor como brilhante e
génio começaram a surgir, dizendo que a morte prematura foi uma perda
significativa para o teatro musical francês.
in Wikipédia
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