O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Joan Baez foi compositora e intérprete de música popular desde o início
dos anos 60 até aos dias atuais. Baez é a irmã mais velha de Mimi
Farinia, com quem compartilhou a paixão pela composição e a sua
visibilidade como ativista política, embora Farinia o fizesse sem muito
alarde e sem tanta observação pública como Baez, durante o tempo que
estava viva.
A carreira profissional de Baez começou em 1959 no "Newport Folk Festival", onde, com 18 anos, foi a grande revelação. Ela lançou pela Vanguard Records,
no ano seguinte, o seu álbum de estreia, "Joan Baez", uma coleção de
baladas tradicionais que vendeu moderadamente bem, chamando a atenção
pela qualidade do reportório e pelo seu talento na viola acústico, aliado à sua bela voz de soprano. O álbum seguinte, "Joan Baez, Vol. 2", foi lançado em 1961. Ganhou um disco de ouro, o mesmo acontecendo com "Joan Baez in Concert", de 1962.
Com apresentações regulares, Joan Baez tornou-se um fenómeno
artístico. Em 1963, já era considerada uma das cantoras mais populares
dos Estados Unidos. Em 1964 lança o disco Joan Baez/5, incorporando
neste trabalho uma seleção de populares canções folk dos Estados Unidos e da América Latina, com destaque para interpretações de composições dos músicos brasileiros Villa-Lobos e Zé do Norte. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan,
impressionada com as suas composições iniciais e incluindo várias
delas em seu reportório. Acabaram tornando-se namorados algum tempo,
mas o relacionamento acabou em 1965.
Entre os seus sucessos históricos desta época, podem ser citados "We
shall overcome", "With God on our side", "All my trials", além de
outros...
Assim como Dylan, Baez foi influenciada pela apelidada invasão britânicae passou a usar, ainda que discretamente, acompanhamento elétrico, além da sua viola a partir de "Farewell Angelina", de 1965, pouco tempo depois de Dylan começar a experimentar o folk rock. No final dos anos 60, Baez namorou com a poesia (lançando o livro "A Journey Through Our Time") e com a música country (com "One day at time", de 1968). No ano seguinte, lançaria um álbum duplo inteiramente dedicado às canções de Bob Dylan, "Any day now". Também tocou em Woodstock, numa época em que estava inteiramente envolvida na luta contra a Guerra do Vietname.
Em 1968 ela casou com David Harris, um proeminente opositor da Guerra do Vietname, que seria preso no mesmo ano. Harris, fã de música country, fez com que Baez fosse mais influenciada pelo country rock, começando com "David's Album", de 1970 e culminando com o duplo "Blessed are", de 1971, seu último disco pelo selo Vanguard. A sua versão de "The Night They Drove Old Dixie Down" da The Band foi um sucesso, entrando para o Top Ten americano.
Baez foi para a A&M Records em 1972,
lançando "Come From The Shadows", um álbum explicitamente político,
com ácidas críticas ao Vietname. Após o álbum "Heres to life" (1974), gravado em espanhol, com canções latino-americanas, ela passou a piscar o olho ao pop e a investir nas suas próprias músicas, culminando com o elogiado "Diamonds & Rust", em 1975, o seu disco de maior sucesso nos anos 70. Em 1976,
voltou a apresentar-se com Bob Dylan e gravou um álbum duplo ao vivo
"From every stage", onde demonstrava a sua permanente empatia com o seu
público. No final dos anos 70, ela mudou brevemente para a CBS Records, lançando "European Tour" em 1980,
um disco ao vivo, acústico, que marca um retorno a certa simplicidade
musical e talvez, ao melhor formato artístico para o seu estilo. Nos
anos 80, Joan Baez continuou a se apresentar com frequência, mantendo
um público fiel, mas deixou de gravar discos em grandes gravadoras,
registando o seu repertório de forma esporádica por pequenos selos e
gravadoras independentes.
Joan Baez cantou duas canções que fazem parte da banda sonora do filme Silent Running (Corrida Silenciosa), do diretor Douglas Trumbull (o mesmo responsável pelos efeitos especiais de "2001: uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick). O filme é de 1971 e é uma ficção científica ecológica. As músicas são: "Rejoice on the Sun" e "Silent Running"
Nos anos 90, apesar dessas mudanças constantes de gravadora, Baez continuou a lançar os seus álbuns. O CD "Ring them bells", de 1996,
foi considerado o melhor trabalho de folk contemporâneo do ano, por
revistas especializadas no género. O seu último foi "Dark Chords on a
Big Guitar", de 2003, após alguns anos sem gravar.
Em 2008, Joan Baez comemorou os 50 anos da sua carreira musical com turnês pelos Estados Unidos e Europa. Também lançou o CD Day After Tomorrow, de 2008, produzido pelo cantor e compositor Steve Earle. O CD marcou o regresso de Joan ao Top 200 da Billboard, alcançando na semana de lançamento do álbum a posição n.º 128.
Em fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas ilhas Molucas, Indonésia, Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin,
com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do
mérito da sua teoria, bem como o encaminhamento do manuscrito ao geólogoCharles Lyell.
Darwin, ao dar-se conta de que o manuscrito de Wallace apresentava
uma teoria praticamente idêntica à sua - aquela em que vinha
trabalhando, com grande sigilo, ao longo de vinte anos - escreveu ao
amigo Charles Lyell: "Toda a minha originalidade será esmagada". Para evitar que isso acontecesse, Lyell e o botânico Joseph Hooker
- também amigo de Darwin e com grande influência no meio científico -
propuseram que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente à Linnean Society of London,
o mais importante centro de estudos de história natural da
Grã-Bretanha, o que aconteceu a 1 de julho de 1858. Em seguida, Darwin
decidiu terminar e expor rapidamente sua teoria: A Origem das Espécies, que foi publicada no ano seguinte.
Wallace foi o primeiro a propor a distribuição geográfica das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da ecologia e da biogeografia e, por vezes, chamado de "Pai da Biogeografia".
José Maria Viana Dionísio (Lisboa, 6 de dezembro de 1922 - Lisboa, 8 de janeiro de 2003), foi um ator português,
de teatro de revista, cinema e televisão. Foi, também, pintor, expondo
em Portugal e no estrangeiro. Numa das suas exposições, em Valladolid, na Galeria Velázquez, vendeu integralmente toda a coleção.
José Viana recebeu por seis vezes o Prémio Bordalo, ou Prémio da Imprensa, atribuídos pela Casa da Imprensa, metade deles como actor e a outra metade como autor, sempre na categoria "Teatro de Revista":
Prémio Bordalo (1967), partilhado com Aníbal Nazaré e Eugénio Salvador, pela peça Pão, Pão, Queijo, Queijo, considerada "Melhor espectáculo". Nessa mesma ocasião seriam galardoados os actores Mariema e Raul Solnado.
Dois Prémio Bordalo (1968), um como actor, acompanhado pela actriz Florbela Queirós, e outro, como autor, novamente partilhado com Aníbal Nazaré e Eugénio Salvador, agora pela peça Grande Poeta é o Zé, considerada "Melhor espectáculo".
Mais dois Prémio Bordalo (1970), um como actor na peça Pimenta na Língua, acompanhado desta feita pela actriz Maria do Céu Guerra, e outro, como autor, agora apenas repete parceria com Aníbal Nazaré, nesta ocasião pela peça Pimenta na Língua. Desta vez seria ainda premiado o cenógrafo Mário Alberto.
Whilst working as a copyist, he formed his own orchestra in his spare
time and began arranging and conducting recordings for over fifty
artists, which resulted in more than 100 chart successes. He wrote his
first feature film score for Whirlpool, with screenplay by Lawrence P. Bachmann. After Bachmann became executive producer at MGM-British Studios in 1959, Goodwin composed and conducted the music for most of its productions, as well as working for other film studios.
In the 1980s Goodwin began concentrating on live orchestral performances and appeared as guest conductor with many symphony orchestras
at home and abroad including the Royal Philharmonic Orchestra, the
City of Birmingham Symphony Orchestra, the Detroit Symphony Orchestra
and the New Zealand Symphony Orchestra.
Foi, em Portugal, Marquês de Campo Maior (título recebido por decreto de 17 de dezembro de 1812 de D. Maria I), Conde de Trancoso e, eventualmente, Duque de Elvas, e Visconde de Beresford na Grã-Bretanha.
Era de grande estatura e corpulento, sendo a presença realçada por um
rosto muito irregular e de aparência algo sinistra, pois tinha o olho
esquerdo vazado por um tiro, o que surpreendia os interlocutores.
Nomeado Marechal do Exército em março de 1809 pelo Conselho de Regência,
Beresford aproveitou a reorganização das forças militares criada por
D. Miguel Pereira Forjaz, para a adaptar ao serviço de campanha do exército britânico.
Encontrando o exército desfalcado pela ausência dos comandos no Brasil e na Legião Portuguesa,
e pela relativa velhice e ineficácia de muitos dos oficiais recorreu à
atribuição de comandos a oficiais britânicos, tendo plenos poderes
para nomear e demitir (hire and fire) os subordinados. Como outras medidas, Beresford criou os depósitos de recrutamento em Peniche, Mafra e Salvaterra; presidiu à distribuição das novas armas e equipamentos; levou um exército treinado à prussiana a manobrar à inglesa; introduziu Ordens do Dia
para informar o exército e apurar a disciplina: tanto se lhe conhecem
mandatos de prisão e de execução sumária, sem julgamento em tribunal militar, como louvores e promoções por mérito. João Pedro Ribeiro chamou-lhe moderador e animador do exército.
Foi um enérgico administrador. Sendo o melhor dos segundos, Wellington
preferia-o como seu lugar-tenente, estatuto que provocava
ressentimento nos generais britânicos seniores. Era pessoalmente muito
bravo, destacando-se em Albuera, onde teve de combater a corpo a corpo com um lanceiro polaco, sendo depois auxiliado por um cavaleiro português. Em Salamanca comandou pessoalmente o ataque da 3ª Brigada portuguesa, que imobilizou o contra-ataque francês, ficando gravemente ferido.
Era adulado até 1815 pela população que reconhecia nele o artífice da
vitória. Contudo, a sua carreira de “protector” de Portugal após o fim
da guerra apagou muito do que lhe deve o país.
Após o julgamento e execução do Tenente-General Gomes Freire de Andrade,
em 1817, e outros, deslocou-se ao Brasil para pedir maiores poderes.
Havia pretendido suspender a execução da sentença até que fosse
confirmada pelo soberano, mas a Regência, "melindrando-se de semelhante
insinuação como se sentisse intuito de diminuir-se-lhe a autoridade,
imperiosa e arrogante, ordena que se proceda à execução imediatamente"
(Rocha Pombo, "História do Brasil", volume IV, pp. 12).
Diz o mesmo autor: "Não pequeno susto causou no Rio a vinda inesperada
de Beresford. Convocou imediatamente D. João o seu conselho." Achada a
fórmula para a solução do momento, "reformou-se a constituição da
Regência, reduzindo-lhe as funções ao meramente administrativo e
concentrando a autoridade política nas mãos de um delegado imediato do
soberano, com o título de marechal-general junto à sua real pessoa.
Fizeram então voltar para Lisboa o marechal Beresford investido de tão
alto posto, como se respondessem assim aos clamores do povo português -
entregando-o à tutela humilhante, ao arbítrio e às truculências daquele
estrangeiro."
Mas, afastando para a América o inglês inconveniente, os absolutistas
facilitavam a execução do plano dos liberais: assim que em 2 de maio de
1820 o marechal partiu, trataram os governadores do reino de
estabelecer o mais cauteloso sistema de polícia e repressão. Fechou
Portugal ao mundo, e deixou-se a Regência ficar desapercebida dos riscos
que sobrevinham. A cidade do Porto levantou-se então contra o obscuro
regalismo da Regência. Ali se fundara o Sinédrio,
ali Fernandes Tomaz e Silva Carvalho reuniam ao redor de si outros
chefes de prestígio. Tudo se preparou para o rompimento, e pela
madrugada de 24 de agosto rompeu a revolução.
No regresso do Rio de Janeiro pela nau Vengeur, fundeada no Tejo em 10 de outubro, Beresford foi impedido pela Junta de desembarcar em Lisboa e regressou à Grã-Bretanha.
Ainda esteve em Portugal em 1823, procurando vergar D. João VI às tentativas absolutistas de D. Miguel.
Contribuiu para as obras Strictures on Napier’s History e Further Strictures, escritas por Benjamin D'Urban, refutações da História da Guerra Peninsular de William Napier, que confirmam o respeito pelo exército português, que comandou durante onze anos.
Shirley Veronica Bassey (Cardiff, 8 de janeiro de 1937) é uma cantora nascida no País de Gales, considerada uma das maiores cantoras do século XX e uma das mais poderosas vozes já registadas.
Manuel Maria Godinho, nasceu a 8 de janeiro de 1940, é filho de
Aida Casimiro Pereira e Manuel de Oliveira. Nasceu em em Maiorca,
Figueira da Foz, mas cedo se mudou para Santana, terra que toma como sua
e onde identifica as suas verdadeiras raízes.
O Professor Manuel Maria Godinho
licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra em
1964, tendo-se aposentado em 2008 como Professor Catedrático da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma Universidade. A sua
actividade científica tem incidido sobre diferentes domínios das
Geociências, das quais se destacam a Mineralogia, Petrologia,
Geoquímica, Recursos Geológicos e Ambiente e Ordenamento do Território.
Como contributo de referência do homenageado, e transversal à sua
obra, pode referir-se o desenvolvimento e aplicação da Geomatemática
na compreensão e modelação dos processos geológicos.
Ao longo do seu percurso
académico o Professor Manuel Godinho publicou mais de uma centena de
trabalhos científicos e orientou dezenas de trabalhos de Mestrado e
Doutoramento, tendo sido o incentivador do desenvolvimento de novas
técnicas de análise laboratorial, como é exemplo o Laboratório de
Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra.
A par do indiscutível
contributo para o progresso da ciência, as suas capacidades de
reflexão crítica, as qualidades pedagógicas a a dedicação
institucional marcaram e continuam a marcar e a formar gerações.
Pertence às seguintes Sociedades Científicas: Société Suisse de
Minéralogie et Petrographie, Mineralogical Society of Great Britain and
Ireland, International Association for Mathematical Geology, The Society
of London, International Association of Geochemistry and
Cosmochemistry, American Geophysical Union.
Elvis Aaron Presley (East Tupelo, 8 de janeiro de 1935 - Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e atornorte-americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock. É também conhecido como Elvis The Pelvis, alcunha pela qual ficou conhecido na década de 50
pela sua maneira extravagante e ousada de dançar. Elvis também foi um
dos pioneiros e principal idealizador do movimento conhecido como rock and roll. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica
especializada reconhece o seu expressivo ganho, em extensão, com a
maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre
de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado
como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.
Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Entre os seus sucessos musicais podemos destacar "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock",
"It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender",
"Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious
Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy",
"Burning Love", "My Way", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue" fizeram sucesso.
Após a sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após o seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation"
e "Rubberneckin". Mais de quarenta anos após a sua morte, Presley ainda
é o artista a solo de maior sucesso comercial e com maior número de
"hits" nos tops mundiais, sendo ainda o artista a solo recordista em vendas de discos, com mais de mil milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.
David Bowie,nome artístico de David Robert Jones, (Brixton, Londres, 8 de janeiro de 1947 - Manhattan, Nova Iorque, 10 de janeiro de 2016) foi um cantor, compositor, ator e produtor musicalinglês. Por vezes referido como "Camaleão do Rock" pela capacidade de sempre renovar a sua imagem, foi uma importante figura na música popular
durante cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais
inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo pelo seu
trabalho nas décadas de 70 e 80, além de ser reconhecido pela voz
característica e pela profundidade intelectual da sua obra.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o
introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por
Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura
dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar
humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando
sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem
ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se
firmando até o Renascimento.
Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo,
adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e
altura realista nas figuras em suas obras. Comparando as suas obras com
as
do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o
pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura europeia. Nos
seus trabalhos pela península itálica, Giotto fez amizades com o rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.
O Papa Benedito XI decidiu empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele regressou a Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu enquanto pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença,
foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o
túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada
era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo, o que apoia uma tradição da Basílica de Santa Cruz de que um anão, que aparece em um dos afrescos, é um auto-retrato de Giotto.
Pouco se sabe sobre a sua vida. Recebeu formação em Bolonha e Roma e nesta última cidade desenvolveu a maior parte de sua carreira, sendo patrocinado por grandes mecenas
aristocratas e eclesiásticos. Embora a sua produção integral se resuma
a somente seis coleções de obras publicadas - cinco delas de sonatas para trio ou solo e uma de concertos grossos,
com doze peças em cada -, o seu reduzido número e os poucos géneros a
que se dedicou estão em proporção radicalmente inversa com a vasta fama
que elas lhe trouxeram, cristalizando modelos de larga influência em
toda a Europa. Das seis coleções, a sexta e última, dos concertos
grossos, é a que ganhou o mais duradouro favor da crítica, embora a
quinta também seja altamente apreciada.
A sua escrita foi admirada pelo equilíbrio, pelo refinamento, pelas
sumptuosas e originais harmonias, pela riqueza das texturas, pelo
majestoso efeito dos conjuntos e pela sua polifonia clara e melodiosa, qualidades tidas como uma expressão perfeita dos ideais clássicos, mesmo vivendo na atmosfera barroca
e empregando recursos mais típicos desta escola, como a exploração de
contrastes dinâmicos e afetivos, mas sempre temperados por um grande
senso de moderação. Foi o primeiro a aplicar em plenitude, com
finalidade expressiva e estruturante, o novo sistema tonal
que acabava de ser consolidado depois de pelo menos duzentos anos de
ensaios preliminares. Era regularmente contratado como regente ou
violinista solista para apresentações de óperas, oratórios e outras obras, além de participar ativamente na evolução da orquestra
padrão. Como violinista virtuoso foi considerado um dos maiores de sua
geração, senão o maior de todos. Contribuiu para colocar o violino
entre os mais prestigiados instrumentos solistas e para o
desenvolvimento de técnicas modernas, além de fazer muitos discípulos.
Foi a personalidade dominante na vida musical romana até aos seus
últimos anos e muito estimado internacionalmente, foi disputado pelas
cortes e admitido na mais prestigiada sociedade artística e intelectual
de seu tempo, a Academia da Arcádia, sendo chamado de "o novo Orfeu", "o príncipe dos músicos" e outros adjetivos similares, gerando grande folclore.
A sua obra já foi objeto de volumosa bibliografia crítica, a
discografia cresce sem cessar e as suas sonatas ainda são usadas
largamente nas academias de música como material didático. A sua
posição na história da música ocidental está hoje firmemente estabelecida como um dos principais mestres da passagem do século XVII para o XVIII e como um dos primeiros e maiores músicos clássicos.
Pentti Eelis Eskola (Honkilahti, 8 de janeiro de 1883 - Helsínquia, 25 de março de 1964) foi um geólogofinlandês. Foi estudante de química e posteriormente professor na Universidade de Helsínquia.
Em 1906 obteve um doutoramento em Ciências Físicas na Universidade de Helsínquia. Eskola especializou-se mais tarde em petrologia,
centrando-se especialmente no estudo das associações minerais que
existiam nas rochas. Em 1914 deduziu que a composição mineralógica das
rochas metamórficas, una vez alcançado o equilíbrio, somente dependia da
sua composição química. Realizou diversos estudos petrológicos sobre
os terrenos metamórficos situados no Sul da Península Escandinava e
introduziu/divulgou o termo facies metamórfica.
Como químico, aplicou os conceitos fundamentais desta ciência para avançar na compreensão da origem das rochas cristalinas. Como resultado desenvolveu o conceito de facies metamórficas, uma exigência vital para seguir a evolução das rochas na crosta da terra. Este conceito já havia sido anteriormente introduzido pelo geólogosuíçoAmanz Gressly.
Metamorphic Facies with regard to temperature and pressure
Metamorphic facies are recognizable terranes
or zones with an assemblage of key minerals that were in equilibrium
under specific range of temperature and pressure during a metamorphic
event. The facies are named after the metamorphic rock formed under
those facies conditions from basalt. Facies relationships were first described by Pentti Eskola in 1921.
Foi canonizado pelo seu compatriota, o Papa João Paulo II, em 10 de outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, que sobreviveu aos horrores de Auschwitz. O próprio Papa, em numerosos textos, chama-o de “Santo do nosso século difícil”.
(...)
Morte em Auschwitz
Em 17 de fevereiro de 1941 foi preso pela polícia secreta alemã e enviado para o campo de concentração de Auschwitz.
Em julho de 1941 um prisioneiro conseguiu escapar, por isso o
comandante do campo nazi escolheu 10 homens para serem mortos de
fome.
Um dos homens selecionados, Franciszek Gajownickek, gritou: " Minha
pobre mulher e meus filhos, que não os volto a ver!" Kolbe oferece-se a si
mesmo em vez do outro homem "Sou um padre católico da Polónia, quero
morrer em lugar de um destes. Já sou velho e não presto para nada. A
minha vida não servirá para grande coisa… Quero morrer por aquele que
tem mulher e filhos."
Na sua cela, Kolbe celebrou a missa todos os dias e cantava hinos com os prisioneiros.
Ele levou os outros condenados em canção e oração e encorajou-os, dizendo-lhes que, em breve, estariam com Maria no céu.
Cada vez que os guardas verificam a cela, ele estava lá em pé ou de
joelhos no meio a olhar calmamente para aqueles que entravam.
Após duas semanas de desidratação e fome, só Kolbe permaneceu vivo.
Os guardas queriam a cela vazia e deram a Kolbe uma injeção letal, de
ácido carbólico.
Algumas pessoas que estavam presentes na injeção dizem que ele
levantou o braço esquerdo e calmamente esperou que o injetassem. Os
restos foram cremados no dia 15 de agosto, o dia da festa da Assunção de
Maria.
É igualmente visto como padroeiro especial das famílias em dificuldade, dos que lutam pela vida, da luta contra os vícios, da recuperação da droga e do alcoolismo; é considerado também padroeiro dos presos comuns e políticos.
Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque (Batalha, 12 de novembro de 1855 - Lisboa, 8 de janeiro de 1902) foi um oficial de cavalariaportuguês que ganhou grande fama em Portugal por ter protagonizado a captura do imperador nguniGungunhana em Chaimite (1895) e pela condução da subsequente campanha de pacificação, isto é de subjugação das populações locais à administração colonial portuguesa, no território que viria a constituir o actual Moçambique,
e entre outras coisas uma das mais brilhantes figuras militares
portuguesas, herói de Chaimite e de Gaza, durante as gloriosas campanhas
de África (1894-1895), e um dos mais notáveis administradores
coloniais.
A espectacularidade da captura de Gungunhana e a campanha de imprensa
que se gerou aquando do sua chegada a Lisboa e subsequente exílio para
os Açores,
fizeram de Mouzinho de Albuquerque, malgrado alguma contestação ao seu
comportamento ético em Moçambique, uma figura muito respeitada na
sociedade portuguesa dos finais do século XIX e inícios do século XX. Era então visto pelos africanistas como esperança e símbolo máximo da reacção portuguesa à ameaça que o expansionismo das grandes potências europeias da altura constituía para os interesses lusos em África.
A memória de Mouzinho de Albuquerque foi repristinada durante o Estado Novo, sendo apontado como o exemplo do herói da expansão colonial portuguesa e da heroicidade da missão civilizadora que se apontava como justificação para a dominação colonial. Essa heroicidade foi acentuada durante a Guerra Colonial pelo que, pelos seus valorosos feitos em África, o major de cavalaria Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque foi feito patrono da Arma de Cavalaria do Exército Português, sendo apontado como um exemplo para os militares que servem naquela Arma.
Numa tradição que ainda se mantém, sempre que uma força de cavalaria é destacada em missão no estrangeiro, em cerimónia solene é entregue ao comandante da força o Quadro Mouzinho. Sempre que não haja uma força de cavalaria destacada, o Quadro Mouzinho regressa a casa-mãe da cavalaria, a Escola Prática de Cavalaria,
local onde se encontram importantes peças do seu espólio. Um busto em
cera, moldado da face do próprio Mouzinho aquando da sua morte, está no
Museu do Regimento de Lanceiros n.º 2.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico,
defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico
mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado
como o "pai da ciência moderna".
O Movimento Escutista
continuou a crescer. No dia em que atingiu a "maioridade", completando
21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos
os países do mundo. Nesta ocasião, B-P recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas apesar deste título, para todos os escuteiros ele continuou e continuará sempre sendo B-P, o Escuteiro-Chefe-Mundial.
Quando suas forças afinal começaram a declinar, depois de completar 80 anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Olave Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (Guias), movimento também iniciado por Baden-Powell.
Fixaram residência no Quénia, num lugar tranquilo e com um panorama
maravilhoso: florestas com quilómetros de extensão, tendo ao fundo
montanhas com picos cobertos de neve. Foi lá que morreu B-P, a 8 de janeiro de 1941, faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade. Encontra-se sepultado na Saint Peter's Churchyard, Nyeri, no Quénia.