quinta-feira, novembro 27, 2025
P. D. James morreu há onze anos...
Postado por Fernando Martins às 11:00 0 comentários
Marcadores: literatura, literatura policial, P. D. James
Hoje é dia de ouvir cante alentejano...
Postado por Pedro Luna às 11:00 0 comentários
Marcadores: Além daquela janela, Alentejo Cantado, cante alentejano, música
Bruce Lee nasceu há 85 anos...
Postado por Fernando Martins às 08:50 0 comentários
Marcadores: actor, artes marciais, Bruce Lee, cinema
Jimi Hendrix nasceu há oitenta e três anos...
James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. É considerado um dos melhores e maiores guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos da sua era, em diversos géneros musicais.
Postado por Fernando Martins às 08:30 0 comentários
Marcadores: acid rock, blues, blues-rock, clube dos 27, guitarra, hard rock, Hey Joe, Jimi Hendrix, música, rock psicadélico, Voodoo Child
A cidade da Guarda celebra hoje 826 anos
- 139 AC - Viriato é assassinado, provavelmente no Cabeço das Fráguas, nas proximidades da atual cidade da Guarda.
- 1199 - Em 27 de novembro, fundação da cidade da Guarda – através de carta foral de D. Sancho I – com o propósito de servir de centro administrativo, de comércio e de defesa da fronteira da Beira contra os Reinos da Meseta do centro da Península Ibérica: primeiro, o Reino de Leão; depois, o Castela e finalmente, Espanha. Foi este propósito que deu origem ao nome de cidade da Guarda.
- 1202 - Criação da Diocese da Guarda, transferida de Idanha, a antiga e importante cidade romana da Egitânia, que foi largamente abandonada no tempo das invasões e lutas contra os mouros, já que a sua situação em plena fronteira e localização difícil de defender a expunham a raides, quer de mouros quer de cristãos. A cidade da Guarda foi fundada em posição muito mais fácil de defender, o que lhe permitiria tirar à Idanha a posição de centro principal da Beira Interior.
A explicação mais conhecida e consensual do significado do epíteto de «cidade dos 5 F's» diz que estes significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. A explicação destes efes tão adaptados posteriormente a outras cidades é simples:
- Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
- Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;
- Fria: a proximidade à Serra da Estrela e o facto de estar situada a uma grande altitude explicam este F;
- Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde se elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
- Formosa: pela sua natural beleza.
Ainda relativamente ao «4º F» da Cidade, é sintomática a gárgula voltada em direção a nascente (ao encontro de Espanha): um traseiro, em claro tom de desafio e desprezo. É comum ver turistas procurando essa Gárgula específica, recentemente apelidada de "Fiel".
Esta é a história de uma bela mulher pela qual muitos se apaixonaram e que haveria, por amor, originar a Língua Portuguesa, hoje uma das mais faladas em todo o mundo.
Foi na cidade da Guarda que se deu o acontecimento que marcou claramente o nascimento da Língua Portuguesa, em 1189, aqui é escrito o primeiro texto literário em Língua Portuguesa, da autoria do trovador galego Paio Soares de Taveirós, para sua amada Maria Pais Ribeira, também conhecia por Ribeirinha - a Cantiga da Ribeirinha. A mesma Ribeirinha que acabaria por chamar a atenção do monarca D. Sancho I, inspirando-o também a redigir-lhe reais trovas, e com quem haveria de manter uma notória relação extraconjugal, gerando numerosa descendência.
E assim, pelo amor a uma bela mulher - diziam-na "branca de pele, de fulvos cabelos, bonita, sedutora" - surge na Guarda a língua Portuguesa, reflexo poderoso de paixões que os séculos não conseguiram apagar.
Postado por Fernando Martins às 08:26 0 comentários
Marcadores: D. Sancho I, Guarda
Roberto Leal nasceu há 74 anos...
Bernini morreu há 345 anos
Auto-retrato
Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 – Roma, 28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhador, cenógrafo e criador de espetáculos de pirotecnia. Como arquiteto e escultor é autor de obras de arte presentes até aos dias atuais em Roma e no Vaticano, como a Praça de São Pedro, a Capela Chigi, O Êxtase de Santa Teresa, Habacuc e o Anjo e inúmeras fontes espalhadas por Roma.
Postado por Fernando Martins às 03:45 0 comentários
Marcadores: Arquitectura, Bernini, escultura, pintura, Roma, Vaticano
Anders Celsius nasceu há 324 anos
Postado por Fernando Martins às 03:24 0 comentários
Marcadores: astronomia, Celsius, grau Celsius, Suécia
Alexandre Dumas Filho morreu há 130 anos...
Postado por Fernando Martins às 01:30 0 comentários
Marcadores: Alexandre Dumas, Alexandre Dumas Filho, literatura, romantismo
O cante alentejano tornou-se Património Cultural Imaterial da Humanidade há onze anos...!
O cante alentejano é um género musical tradicional do Alentejo, Portugal. O cante nunca foi a única expressão de música tradicional no Alentejo, sendo aliás mais próprio do Baixo Alentejo que do Alto. Com o cante coexistiram sempre formas instrumentais de música com adaptação de peças entre os géneros.
A 27 de novembro de 2014, durante a reunião do Comité em Paris, a UNESCO considerou o cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
É um canto coral, em que alternam um ponto a sós e um coro, havendo um alto preenchendo as pausas e rematando as estrofes. O canto começa invariavelmente com um ponto dando a deixa, cedendo o lugar ao alto e logo intervindo o coro em que participam também o ponto e o alto. Terminadas as estrofes, pode o ponto recomeçar com um nova deixa, seguindo-se o mesmo conjunto de estrofes. Este ciclo repete-se o número de vezes que os participantes desejarem. Esta característica repetitiva, assim como o andamento lento e a abundância de pausas contribuem para a natureza monótona do cante.
Postado por Fernando Martins às 01:12 0 comentários
Marcadores: cante alentejano, Cante ao menino, Michel Giacometti, MPP, música, Património Cultural Imaterial da Humanidade, Vila Verde de Ficalho, world music
Alexander Dubcek nasceu há 104 anos
Postado por Fernando Martins às 01:04 0 comentários
Marcadores: Alexander Dubcek, Checoslováquia, comunistas, direitos humanos, Eslováquia, Liberdade, Primavera de Praga
Fernando Lopes-Graça morreu há trinta e um anos...
(imagem daqui)
Postado por Fernando Martins às 00:31 0 comentários
Marcadores: Acordai, Fernando Lopes-Graça, Lisboa Cantat, música, piano
Gloria Fuertes faleceu há 27 anos...
Gloria Fuertes García (Madrid, 28 de julio de 1917 - Madrid, 27 de noviembre de 1998) fue una poeta española incluida en la generación del 50, posterior al movimiento literario de la primera generación de posguerra. Su labor poética se vio reforzada en España a partir de los años 1970 por sus colaboraciones en programas infantiles y juveniles de Televisión Española como Un globo, dos globos, tres globos o La cometa blanca. En su poesía defendió a las mujeres, el pacifismo y el medio ambiente. En 2017, con motivo de la celebración del centenario de su nacimiento se reivindicó su papel en la poesía española del siglo.
in Wikipédia
LOS PÁJAROS ANIDAN EN MIS BRAZOS
Los pájaros anidan en mis brazos,
en mis hombros, detrás de mis rodillas,
entre los senos tengo codornices,
los pájaros se creen que soy un árbol.
Una fuente se creen que soy los cisnes,
bajan y beben todos cuando hablo,
las ovejas me pisan cuando pasan,
y comen en mis dedos los gorriones;
se creen que soy tierra las hormigas
y los hombres se creen que no soy nada.
Gloria Fuertes
Postado por Fernando Martins às 00:27 0 comentários
Marcadores: Espanha, Gloria Fuertes, poesia
O Fado tornou-se Património Cultural Imaterial da Humanidade há catorze anos...!
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:14 0 comentários
Marcadores: Amália, Coimbra, É preciso acreditar, Fado, Fado de Coimbra, Lisboa, Luiz Goes, MPP, música, Património Cultural Imaterial da Humanidade, Primavera, world music
Música de aniversariante de hoje...
Postado por Pedro Luna às 00:08 0 comentários
Marcadores: acid rock, blues, blues-rock, clube dos 27, guitarra, hard rock, Jimi Hendrix, música, Purple Haze, rock psicadélico
quarta-feira, novembro 26, 2025
Hoje é dia de recordar, cantando, um poeta...
Pomba branca - Max
Poema de Vasco de Lima Couto
Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Fui criança e andei descalço
Porque a terra me aquecia
E eram longos os meus olhos
Quando a noite adormecia
Vinham barcos dos países
E eu sorria a deus, sonhei
Traziam roupas, felizes
As crianças dos países
Nesses barcos a chegar
Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Depois mais tarde ao perder-me
Por ruas de outras cidades
Cantei meu amor ao vento
Porque sentia saudades
Do primeiro amor da vida
Desse instante a aproximar
Dos campos, do meu lugar
À chegada e à partida
Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Postado por Pedro Luna às 22:22 0 comentários
Marcadores: Fado, Max, música, poesia, Vasco de Lima Couto
Hoje é dia de recordar Vasco de Lima Couto...
Noite - Max
Poema de Vasco de Lima Couto
Música de Maximiano de Sousa (Max)
Sou da noite um filho noite
Trago rugas nos meus dedos
De contarem os segredos
Nas altas fontes do amor
E canto porque é preciso
Raiar a dor que me impele
E gravar na minha pele
As fontes da minha dor
Noite companheira dos meus gritos
Rio de sonhos aflitos
Das aves que abandonei
Noite céu dos meu casos perdidos
Vêm de longe os sentidos
Nas canções que eu entreguei
Oh minha mãe de arvoredos
Que penteias a saudade
Com que vi a humanidade
A minha voz soluçar
Dei-te um copo de segredos
Onde risquei minha mágoa
E onde bebi essa água
Que se prendia no ar
Noite companheira dos meus gritos
Rio de sonhos aflitos
Das aves que abandonei
Noite céu dos meu casos perdidos
Vêm de longe os sentidos
Nas canções que eu entreguei
Postado por Pedro Luna às 19:23 0 comentários
Marcadores: Fado, Max, música, Noite, poesia, Vasco de Lima Couto
Hoje é dia de recordar Mário Cesariny...

Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor - muito melhor!-
Do que tu. Não digas nada. Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
Mário Cesariny
Postado por Pedro Luna às 19:00 0 comentários
Marcadores: Mário Cesariny, poesia
Saudades de Mário Lago...
Postado por Pedro Luna às 11:40 0 comentários
Marcadores: actor, Brasil, Devolve, literatura, Mário Lago, música, telenovelas
Música de aniversariante de hoje...
Postado por Pedro Luna às 11:11 0 comentários
Marcadores: canção de intervenção, cantautor, Fausto, Fausto Bordalo Dias, MPP, música, Namoro
Tina Turner nasceu há 86 anos...
Tina Turner (nascida Anna Mae Bullock; Brownsville, 26 de novembro de 1939 - Küsnacht, 24 de maio de 2023) foi uma cantora suíça nascida nos Estados Unidos. Amplamente referida como a "Rainha do Rock 'n' Roll", ganhou destaque como vocalista da dupla Ike & Tina Turner Revue, antes de lançar uma carreira de sucesso como artista solo. Turner renunciou à cidadania americana em 2013 e morou na Suíça de 1995 até à sua morte, no ano de 2023.
Postado por Fernando Martins às 08:06 0 comentários
Marcadores: actriz, Ike and Tina Turner, música, Proud Mary, Rock, soul, Tina Turner
Fausto nasceu há 77 anos...
Fausto, nome artístico de Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias (Oceano Atlântico, registado em Vila Franca das Naves, 26 de novembro de 1948 - Lisboa, 1 de julho de 2024), foi um compositor e cantor português.
Biografia
Embora nascido a bordo do navio Pátria, em viagem entre Portugal e Angola, Fausto Bordalo Dias foi registado em Vila Franca das Naves, Trancoso. Foi na antiga província ultramarina portuguesa que formou a sua primeira banda, Os Rebeldes. À musicalidade da sua origem beirã, assimilou os ritmos africanos.
Aos 20 anos, em Lisboa, onde se instalou a fim de prosseguir os estudos - concluiu a licenciatura em Ciências Políticas e Sociais, no então denominado Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, atual ISCSP.
Em 1969 lançou o primeiro EP, Fausto, com o qual venceu no mesmo ano o Prémio Revelação da Rádio Renascença.
No âmbito do movimento associativo em Lisboa, aproximou-se de nomes como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, juntamente com José Mário Branco ou Luís Cília, que viviam no exílio.
Em maio de 1974 foi um dos fundadores do GAC, juntamente com José Mário Branco, Afonso Dias e Tino Flores.
Em 1978 colaborou com Sérgio Godinho e José Mário Branco na banda-sonora do filme A Confederação, de Luís Galvão Teles.
Entrou na Maçonaria em 1985, no Grande Oriente Lusitano.
No dia 8 de julho de 1997, em Belém, ofereceu um dos seus mais marcantes concertos, celebrando os 500 anos da partida de Vasco da Gama para a Índia, no mesmo dia em 1497, a convite da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Em 2009 juntou-se novamente a Sérgio Godinho e José Mário Branco para o espectáculo Três cantos ao vivo, um evento de grande destaque cultural que resultou no lançamento de um álbum ao vivo.
Autor de 12 discos, gravados entre 1970 e 2011 (dez de originais, uma compilação regravada e um disco ao vivo), é presentemente um importante nome da música portuguesa e da música popular em particular. A sua obra tem sido revisitada por nomes como, entre outros, Mafalda Arnauth, Né Ladeiras, Pedro Moutinho, Teresa Salgueiro, Cristina Branco, Marco Oliveira ou Ana Moura.
O seu último álbum, Em busca das montanhas azuis, foi lançado em 2011 e conta com arranjos musicais de José Mário Branco em quatro faixas.
Em março de 2023 foi realizada uma homenagem de Filipe Sambado, Surma e Primeira-Dama a Fausto, na segunda semifinal da 57ª edição do Festival RTP da Canção. Foram interpretadas as canções "O barco vai de saída", "Como um sonho acordado", "A guerra é a guerra", "O cortejo dos penitentes" e "Lembra-me um sonho lindo".
Morreu a 1 de julho de 2024, aos 75 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada.
Álbuns de originais
- Fausto (1970)
- P'ró Que Der e Vier (1974)
- Um Beco com saída (1975)
- Madrugada dos Trapeiros (1977)
- Histórias de Viageiros (1979)
- Por Este Rio Acima (1982)
- O despertar dos alquimistas (1985)
- Para além das cordilheiras (1987)
- A preto e branco (1988)
- Crónicas da terra ardente (1994)
- A Ópera Mágica do Cantor Maldito (2003)
- Em Busca das Montanhas Azuis (2011)
Singles e EPs
Coletâneas
- O Melhor dos Melhores (1994)
- Atrás dos Tempos Vêm Tempos (1996)
- Grande Grande É a Viagem (ao vivo) (1999)
- 18 canções de amor e mais uma de ressentido protesto (2007)
Álbuns em colaboração
- Cantigas De Ida E Volta (1975), em conjunto com Sérgio Godinho, Vitorino e Sheila Charlesworth
- A Confederação (1978), em conjunto com Sérgio Godinho e José Mário Branco
- Três Cantos: Ao Vivo (2009), em conjunto com Sérgio Godinho e José Mário Branco
Prémios e condecorações
- 1969 — Prémio Revelação, atribuído pela Rádio Renascença
- 1988 — Prémio José Afonso
- 1994 — Oficial da Ordem da Liberdade (9 de junho)
- 2012 — Melhor Álbum — Prémios Autores da Sociedade Portuguesa de Autores, "Em Busca das Montanhas Azuis"
- 2012 — Melhor Canção — Prémios Autores da Sociedade Portuguesa de Autores, "E Fomos pela Água do Rio"
- 2017 — Prémio Carlos Paredes (Carreira)
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 07:07 0 comentários
Marcadores: canção de intervenção, cantautor, Fausto, Fausto Bordalo Dias, Lembra-me um Sonho Lindo, MPP, música
Max Euwe, campeão mundial de Xadrez e presidente da FIDE, morreu há quarenta e quatro anos...
Em 1937 Euwe perdeu o título para Alekhine. Após a morte de Alekhine, em 1946, considerava-se que Euwe teria o direito moral à posição de campeão mundial, mas ele assentiu em participar num torneio com cinco competidores pelo título de novo campeão do mundo, torneio esse que se disputou em 1948, tendo Max Euwe acabado em quinto.
Apesar de ser mais velho quarenta anos que Bobby Fischer, Euwe ainda teve a energia e a resistência suficientes para manter o equilíbrio nos resultados entre ambos (+1 -1 =1).
Entre 1970 e 1980, foi presidente da FIDE, tendo desempenhado um papel importante na organização do famoso match entre Boris Spassky e Bobby Fischer.
Postado por Fernando Martins às 04:40 0 comentários
Marcadores: campeão, FIDE, Max Euwe, Países Baixos, Xadrez








