O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Uma figura importante no desenvolvimento da música soul
norte-americana, Pickett gravou mais de 50 canções que figuraram nas
paradas americanas de R&B, e muitas vezes estiveram nas paradas de sucesso da música pop também. Entre os seus hits mais conhecidos estão "In The Midnight Hour" (que ele co-escreveu), "Land of 1000 Dances" "Mustang Sally" e "Funky Broadway".
O impacto das composições e gravações de Pickett levaram à sua introdução, em 1991, no Rock and Roll Hall of Fame.
Nascido em Joanesburgo numa influente família africânder, de Klerk estudou na Universidade de Potchefstroom antes de começar uma carreira como advogado. Ele filiou-se no Partido Nacional, que tinha ligações com a sua família, sendo eleito para o Parlamento e foi membro do governo de P. W. Botha, servindo em vários postos ministeriais. Como ministro, ele apoiou e implementou políticas do apartheid, um sistema de segregação racial que privilegiava os sul-africanos brancos
em detrimento da maioria negra. Após a renúncia do presidente Botha em
1989, de Klerk substitui-o, primeiro como líder do Partido Nacional e
depois como Presidente do país. Embora observadores da época
acreditassem que de Klerk continuaria com as políticas de Botha de defesa do apartheid,
ele decidiu seguir ao caminho oposto e
apostar na abertura política e encerrar a política estatal de
segregação. Ele estava ciente da crescente animosidade e violência
étnica que estava a levar a África do Sul a uma guerra civil racial. No
meio dessa crise, as forças de segurança do Estado cometeram abusos
generalizados de direitos humanos e encorajavam a violência entre os
povos xhosa e zulu,
embora de Klerk negasse que sancionava estas atitudes. Então, para
apaziguar o clima tenso interno da nação, além das condenações da comunidade internacional,
ele permitiu marchas e manifestações anti-apartheid, legalizou uma
série de partidos políticos anti-apartheid anteriormente proibidos e
libertou ativistas presos, incluindo Nelson Mandela. O presidente também desmantelou o programa nuclear sul-africano.
De Klerk negociou com Mandela o desmantelamento do governo do apartheid e estabeleceu a transição política para o sufrágio universal. Em 1993, ele formalmente pediu desculpas pelos efeitos maléficos do apartheid, mas não pelo apartheid em si. Ele supervisionou a eleição livre de 1994 onde Mandela liderou o Congresso Nacional Africano
(o ANC) e levou à vitória; o Partido Nacional de Frederik de Klerk terminou em
segundo lugar. De Klerk foi vice-presidente de Mandela na sua coligação,
formando o Governo de Unidade Nacional. Nesta posição, ele apoiou as
políticas económicas liberais do governo Mandela, mas opôs-se à
instituição da Comissão de Verdade e Reconciliação que deveria investigar violações de direitos humanos na era do apartheid.
De Klerk defendia amnistia completa. A sua relação de trabalho com Mandela
era tensa, embora mais tarde ele falasse positivamente dele. Em maio de
1996, após o Partido Nacional se opor à nova constituição
do país, de Klerk retirou-se da coligação de governo; o partido
desfez-se no ano seguinte e reapareceu como o "Novo Partido Nacional".
Em
1997, ele retirou-se da política ativa e, a partir daí, lecionou
internacionalmente.
De Klerk foi uma figura controversa. Ele recebeu vários prémios, incluindo um Nobel da Paz, ganhando muitos elogios por desmantelar o apartheid e trazer o sufrágio universal para a África do Sul. Por outro lado, ativistas anti-apartheid criticaram-no por oferecer apenas um pedido de desculpas básico pelo
regime repressivo e por ignorar os abusos de direitos humanos pelas
forças de segurança do Estado. Enquanto isso, membros da extrema-direita sul-africana e supremacistas brancos acusaram-no de traição, por abandonar o apartheid.
Em 19 de março de 2021, foi anunciado que De Klerk sofria com mesotelioma, um tipo de cancro. Alguns meses depois, em 11 de novembro, ele faleceu em sua casa na Cidade do Cabo, enquanto dormia, aos 85 anos de idade.
Esta manobra régia impedira o inquérito pontifício pedido pelo próprio grão-mestre, o qual interno à Igreja, discreto e desenvolvido com base no direito canónico, emendaria a ordem das suas faltas promovendo a sua reforma interna.
A prisão, as torturas,
as confissões do grão-mestre, criam um conflito diplomático com a
Santa Sé, sendo o papa o único com autoridade para efetuar esta ação.
Depois de uma guerra diplomática face ao processo instaurado contra a ordem entre Filipe, o Belo e Clemente V, chegam a um impasse, pois estando o grão-mestre e o Preceptor da Normandia, Geoffroy de Charnay sob custódia dos agentes do rei, estão no entanto protegidos pela imunidade sancionada pelo papa e absolvidos não podendo ser considerados heréticos.
Em 1314 o rei
pressiona para uma decisão relativa à sorte dos prisioneiros. Já num
estado terminal da sua doença, com violentas hemorragias internas que o
impedem de sair do leito, Clemente V
ordena que uma comissão de bispos trate da questão. As suas ordens
seriam a salvação dos prisioneiros ficando estes num regime de prisão
perpétua sob custódia apostólica e assegurando ao rei
que a temida recuperação da ordem não será efetuada. Perante a
comissão Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay proclamam a inocência
de toda a ordem face às acusações dirigidas a ela, a comissão para o
processo e decide consultar a vontade do papa neste assunto.
Ao ver que o processo estava ficando fora do seu controle e estando a absolvição da ordem ainda pendente, Filipe, o Belo
decide um golpe de mão para que a questão templária fosse terminada,
ordena o rapto de Jacques de Molay e de Geoffroy de Charnay, então sob
a custódia da comissão de bispos, e ordena que sejam queimados na
fogueira na Ile de la Cité pouco depois das vésperas em 18 de março de 1314.
(...)
Jacques
DeMolay, durante a sua morte na fogueira, intimou aos seus três
carrascos a comparecer diante do tribunal de Deus, amaldiçoando os
descendentes do Rei da França, Filipe o Belo. O primeiro a morrer foi o
Papa Clemente V, logo em seguida o Chefe da Guarda e conselheiro real,
Guilherme de Nogaret, e no dia 27 de novembro de 1314 morreu o rei
Filipe IV, com 46 anos de idade.
José Pracana nasceu em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores, a 18 de março de 1946.
Em 1964 inicia a sua carreira como amador, no universo do fado, estatuto
que manterá até ao final. Como guitarrista, acompanhou
assiduamente Alfredo Marceneiro, Teresa Tarouca, Maria do Rosário
Bettencourt, João Sabrosa, Vicente da Câmara, Manuel de Almeida, Alcindo
Carvalho, João Ferreira Rosa, João Braga, Carlos Zel, Carlos Guedes de
Amorim, Orlando Duarte, Arminda Alverenaz, entre outros.
Entre 1969 e 1972 dirigiu o Arreda, em Cascais, projeto que abandonou para ingressar na TAP.
Para além da participação em diversificados eventos culturais em
Portugal Continental, Açores e Madeira atuou também em Macau, Espanha,
França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Hungria, Israel,
Tailândia, Zaire, República da África do Sul, Brasil, Argentina,
Venezuela, Estados Unidos da América, Canadá e México.
Desde 1968, tem participado em vários programas televisivos desde o Zip-Zip (1969), Curto-Circuito (1970), Um, Dois, Três (1985), Noites de Gala (1987), Piano Bar (1988), Regresso ao Passado (1991) e Zona Mais (1995), entre outros.
Foi autor de duas séries de programas alusivos ao Fado para a RTP:
“Vamos aos Fados”, uma série de cinco programas, em 1976; “Silêncio que
se vai contar o Fado”, uma outra série de cinco programas em 1992, a
convite da RTP Açores.
Colaborou na edição de Um Século de Fado (Ediclube, 1999) e organizou para a EMI/Valentim de Carvalho, a partir dos estúdios da Abbey Road, a remasterização digital de exemplares de 78 RPM para as sucessivas edições da coleção Biografias do Fado (de 1994 a 1998).
Colaborou, entre outros, no projeto Todos os Fados (Visão, abril 2005) e no ano de 2005 recebeu o Prémio Amália Rodrigues, na categoria de Fado Amador.
A partir de 2007 realizou no Museu do
Fado um ciclo consagrado às memórias do Fado e da Guitarra Portuguesa
onde presta homenagem ao tributo artístico de Armando Augusto Freire,
Alfredo Marceneiro, José António Sabrosa e Carlos Ramos. Foi co-autor do
programa da RTP “Trovas Antigas, Saudade Louca”.
José
Pracana faleceu em dezembro de 2016. Em 2019 o Museu do Fado inaugurou uma
exposição temporária sobre José Pracana, celebrando a vida e obra de uma das
mais multifacetadas personalidades da história do Fado.
Foi a vencedora de um Óscar de melhor canção, além de ter diversos outros prémios, incluindo o Grammy e o Globo de Ouro.
(...)
O filme Fame de 1980, fez com que Irene se tornasse conhecida no mundo todo. Como Coco Hernandez ela cantou os dois maiores hits do filme, que subiram nas paradas de sucesso naquele início dos anos 80: a canção título Fame, que ficou em quarto lugar da Billboard por várias semanas, e a canção Out Here On My Own,
que chegou ao Top #20 das paradas norte-americanas em 1981. Irene teve a
oportunidade de ser uma das pouquíssimas cantoras até hoje a cantar mais
de uma canção durante a cerimónia do Óscar. Fame, composta por Michael Gore e Dean Pitchford, levou uma estatueta nesse mesmo ano.
Vanessa Lynn Williams (Tarrytown, 18 de março de 1963) é uma cantora, compositora e atriznorte-americana. Ficou famosa em 1983, por ter sido a primeira afro-americana a ser coroada Miss America, embora o seu reinado tenha
acabado abruptamente, devido a um escândalo o qual a levou a abdicar do
título. Vanessa, então, lançou-se no ramo do entretenimento e chegou a
receber nomeações para o
Emmy, o Grammy e o Tony.
É conhecida por interpretar a arrogante e pouco escrupulosa Wilhelmina Slater na série da TV norte-americanaUgly Betty, do qual faz parte desde 2006, e Renée Perry na famosa série Desperate Housewives, no ar desde outubro de 2004.
António Pereira Nobre (Porto, 16 de agosto de 1867 - Foz do Douro, 18 de março de 1900), mais conhecido como António Nobre, foi um poetaportuguês
cuja obra se insere nas correntes ultra-romântica, simbolista,
decadentista e saudosista (interessada na ressurgência dos valores
pátrios) da geração finissecular do século XIX português. A sua principal obra, Só (Paris, 1892),
é marcada pela lamentação e nostalgia, imbuída de subjetivismo, mas
simultaneamente suavizada pela presença de um fio de auto-ironia e com a
rotura com a estrutura formal do género poético em que se insere,
traduzida na utilização do discurso coloquial e na diversificação
estrófica e rítmica dos poemas. Apesar da sua produção poética mostrar
uma clara influência de Almeida Garrett e de Júlio Dinis, ela insere-se decididamente nos cânones do simbolismo
francês. A sua principal contribuição para o simbolismo lusófono foi a
introdução da alternância entre o vocabulário refinado dos simbolistas
e um outro mais coloquial, reflexo da sua infância junto do povo
nortenho. Faleceu, com apenas 32 anos de idade, após uma prolongada luta
contra a tuberculose pulmonar.
Vaidade, meu amor, tudo vaidade! Ouve: quando eu, um dia, for alguém, Tuas amigas ter-te-ão amizade, (Se isso é amizade) mais do que, hoje, têm. Vaidade é o luxo, a glória, a caridade, Tudo vaidade! E, se pensares bem, Verás, perdoa-me esta crueldade, Que é uma vaidade o amor de tua mãe... Vaidade! Um dia, foi-se-me a Fortuna E eu vi-me só no mar com minha escuna, E ninguém me valeu na tempestade! Hoje, já voltam com seu ar composto, Mas eu, vê lá! eu volto-lhes o rosto... E isto em mim não será uma vaidade?
Quando se aproximava o seu 50º aniversário de reinado, Jorge fez planos
de abdicar em favor de Constantino logo depois das
celebrações do jubileu, em outubro de 1913.
Como fazia em Atenas, o rei foi passear por Salónica sem nenhuma força
significativa de proteção. Ele foi baleado nas costas por Aléxandros Schinas enquanto caminhava durante a tarde do dia 18 de março de 1913 perto da Torre Branca.
O atirador "disse pertencer a uma organização socialista" e "declarou
ao ser preso que havia matado o Rei por ele ter-se recusado a dar-lhe
dinheiro". A bala penetrou no coração do Rei e ele morreu
imediatamente. O governo grego afirmou que o assassinato não teve
motivações políticas, dizendo que Schinas era um vagabundo alcoólico.
Ele foi torturado na prisão e matou-se ao atirar-se de uma janela da
esquadra da polícia, seis semanas depois.
O corpo de Jorge foi levado de volta a Atenas abordo do Amphitrite, sendo escoltado por uma frota de navios da marinha. O caixão do rei, enrolado nas bandeiras da Dinamarca e Grécia, foi velado três dias na Catedral Metropolitana de Atenas antes do seu corpo ser levado para o seu túmulo, no Palácio de Tatoi.
Segundo os jornais, chovia intensamente desde o dia 16 de março, com a
chuva se intensificando à noite. De acordo com o posto da Fazenda dos
Ingleses, o índice pluviométrico
foi de 851 mm, 420 mm somente no dia 18, não tendo sido registado
índice maior devido à saturação do pluviómetro. Na manhã do dia 18
começaram os deslizamentos, a maior parte deles ocorrendo à tarde.
Às 13.00 horas ocorreu uma avalanche de pedras, árvores e lama dos morros Cruzeiro, Jaraguá e Jaraguazinho, próximos da cidade.
Por volta das 15.30 horas toda a serra desabou, e a cidade ficou isolada. A Rodovia dos Tamoios ficou destruída e vários carros ficaram presos no trecho de serra. O acesso para Ubatuba e São Sebastião, cidades vizinhas, ficou interditado, e a ajuda só pôde chegar por mar e ar. O Rio Santo Antônio aumentou sua largura de 40 para 200 metros. A lama desceu junto com o Rio.
Às 16.30 outra frente abriu-se no Vale do rio Santo Antônio. No
bairro Rio do Ouro gigantescas barreiras começaram a cair pela manhã,
formando uma enorme represa que se rompeu algumas horas mais tarde,
desaparecendo com o bairro e provocando o deslocamento da ponte
principal daquele rio. Caso não tivesse acontecido o rompimento, a
cidade inteira teria sido inundada e coberta pelas águas.
Como resultado, a estrada da serra foi destruída em sua maior
parte, não sendo possível reconhecer seu antigo traçado em muitos
trechos, onde se formaram precipícios de mais de 100 metros de
profundidade. A Estrada de Ubatuba sofreu queda de barreiras nos trechos
de Maranduba, Jetuba, Sumaré, Prainha e Martim de Sá, que cobriram a pista com 80 centímetros de lama.
A contagem oficial foi de 436 mortes. Segundo moradores,
entretanto, o número teria sido o dobro ou o triplo do oficial, com
muitos corpos levados pelo mar ou nunca tendo sido encontrados sob a
lama. Com a dimensão do desastre, tornou-se difícil determinar o número
de desaparecidos, em função do desaparecimento simultâneo de quem poderia
indicar desaparecimentos.
Sarajane de Mendonça Tude (Salvador, 18 de março de 1968) é uma cantorabrasileira, considerada uma das pioneiras na música baiana de axé music ao misturar os ritmos caribenhos, como o reggae, aos africanos locais, como o samba, e ainda rock e funk, bem como por levar essa produção local aos públicos do Sudeste, junto às novas coreografias que surgiam nos "guetos" da capital baiana.
Cantora consagrada no carnaval baiano, com muitos prémios neste
campo, havendo suas gravações rendido discos de ouro, platina e
diamante.
É considerada, ainda, uma das mulheres que abriram caminho para as
cantoras no carnaval, que mais tarde possibilitaram o sucesso de
artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Claudia Leitte.
The Idiot is the debut studio album by American musician Iggy Pop, released on March 18, 1977 through RCA Records. It was produced by David Bowie and primarily recorded at the Château d'Hérouville in Hérouville, France. The album followed the break-up of Pop's band the Stooges
in 1974 and a period of drug addiction for both Pop and Bowie, after
which the two moved to Europe in an effort to kick their addictions.
Described by Pop as "a cross between James Brown and Kraftwerk", The Idiot marks a departure from the proto-punk of the Stooges to a more subdued, mechanical sound with electronic overtones. Recording for it began at the château in June 1976 and continued into July. Further sessions took place at Musicland Studios in Munich
in August. Bowie composed most of the music and contributed a major
portion of the instrumentation. Pop wrote most of the lyrics in response
to the music Bowie was creating. The album's title was taken from Fyodor Dostoevsky's novel of the same name, while Erich Heckel's painting Roquairol inspired its artwork.
After the album was completed, Bowie began recording his next album Low, which features a sound similar to The Idiot. Low was released in January 1977 and was a commercial success, compelling RCA Records to release The Idiot
two months later. Upon its release, the album received divided, albeit
largely positive reviews from music critics, many of whom noted a change
in musical tone from Pop's earlier work with the Stooges. It charted
in the US, the UK, and Australia. It was accompanied by the release of
two singles, "Sister Midnight" and "China Girl", in February and May 1977, respectively; Bowie later issued his own version of "China Girl" as a single in 1983.
Pop supported The Idiot with a tour in March and April
1977, with Bowie as his keyboardist. Afterwards, the two collaborated
again on Pop's second studio album, Lust for Life (1977). Retrospectively, The Idiot
has continued to be received positively, with many noting Pop's
artistic evolution. However, because Bowie largely created it, fans do
not generally consider the album as being representative of Pop's
output. It has influenced post-punk, industrial, and gothic acts, including Joy Division.
Mosaic memorial at the Bardo Museum to the victims of the attack
On 18 March 2015, three militants attacked the Bardo National Museum in the Tunisian capital city of Tunis, and took hostages.
Twenty-one people, mostly European tourists, were killed at the scene,
and an additional victim died ten days later. Around fifty others were
injured.
Two of the gunmen, Tunisian citizens Yassine Labidi and Saber
Khachnaoui, were killed by police, and the third attacker is currently
at large. Police treated the event as a terrorist attack.
On 22 March, Tunisian President Beji Caid Essebsi said a third gunman was involved in the attack, and is at large.
On 28 March, Tunisian police killed Lokman Abu Sakhra, an
Algerian suspected of planning the attack, along with eight other armed
men during a raid in the southern Gafsa region. They were allegedly major members of the Okba Ibn Nafaa Brigade, a splinter group of al-Qaeda in the Islamic Maghreb.
Interior Ministry spokesman Mohamed Ali Aroui said, "[T]he nine were
among the most dangerous terrorists in Tunisia." Sakhra was said to be
the leader of the group. The Tunisian government said the Okba Ibn Nafaa
Brigade was responsible for the attack, despite claims of
responsibility made by the Islamic State of Iraq and the Levant.
On 20 May, 22-year-old Moroccan illegal immigrant Abdelmajid
Touil was arrested in Italy on allegations that he aided the attackers.
In December 2017 US Secretary of StateRex W. Tillerson named Wanas al-Faqih and two other men, as terrorists.
On January 4, 2018, when the State Department listed al-Faqih on its
list of globally designated terrorists they described him as having
planned the Bardo Museum bombing.
The Islamic State of Iraq and the Levant
(ISIL) claimed responsibility for the attack, and threatened to commit
further attacks. However, the Tunisian government blamed a local
splinter group of al-Qaeda in the Islamic Maghreb, called the Okba Ibn Nafaa Brigade, for the attack. A police raid killed nine members ten days later.
Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos e foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo pela mesma revista.
Com os graus académicos de Licenciado, Mestre e Doutor em Geociências, Reilly é oficial da reserva da Marinha dos Estados Unidos. Como geólogo, participou de expedições científicas à Antártida e trabalhou para empresas particulares de exploração de minérios e prospeção de gás e petróleo do fim dos anos 70 ao começo dos anos 90. Paralelamente, participou de projetos de pesquisa biológica em águas profundas, passando 22 dias submerso em veículos de pesquisa marinha em grande profundidade, operados por institutos oceanográficos e pela marinha americana.