O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Estreou-se como autora com Em Cada Pedra Um Voo Imóvel (1957), obra que lhe valeu o Prémio Adolfo Casais Monteiro. Ganha notoriedade no meio literário com a revista/movimento Poesia 61,
em que publica o texto «Morfismos». É considerada como uma das mais
importantes escritoras do movimento, que revolucionou a poesia nos anos 60. Foi premiada, em 1996, com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. O seu livro Cenas Vivas foi distinguido, em 2001, com o prémio literário do P.E.N. Clube Português.
A sua actividade no teatro iniciou-se com um estágio, em 1964, no Teatro Experimental do Porto e com a frequência de um seminário de teatro de Adolfo Gutkin na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1970. Em 1974, foi um dos fundadores do Grupo Teatro Hoje, sendo a sua primeira encenação a obra Marina Pineda, de Federico García Lorca. Em 1961 recebeu o Prémio Revelação de Teatro, pela obra Os Chapéus de Chuva. É autora de várias peças de teatro.
Colaborou em publicações como Seara Nova, Cadernos do Meio-Dia, Brotéria, Vértice, Plano, Colóquio-Letras, Hífen, Relâmpago, A Phala e Quadrante (revista da Faculdade de Direito de Lisboa, iniciada em 1958).
Que a neofiguração se torne ní-
tida. Do objecto sedutor. Incrus-
tado nas vozes. Quanto resul-
taria, iluminado pelo silêncio.
O painel de onde se despren-
de a linha. Um modelo clássico
que revele. As palavras eter-
nas da fábula de Hero.
Proximidade incompreensível
como a de alguns poemas. Sen-
timentos que são indecifráveis.
Uma dedução para o fim. Tal-
vez o amor jubiloso dentro
da quarta parte da pupi-
la do olhar divisível pela
cruz axial. Encontrado na pai-
sagística do rosto. Expecta-
tiva de um sentido propício. A
revelação verso por verso.
in Três Rostos - Nova Natureza (1989) - Fiama Hasse Pais Brandão
Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.
Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.
Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.
A Bossa Nova nasceu em reuniões no apartamento dos pais da cantora, em Copacabana, das quais participavam nomes que seriam consagrados no género, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e seu então namorado, Ronaldo Bôscoli. No fim dos anos 1950, Nara foi repórter do jornal "Última Hora", onde Bôscoli também trabalhava, e que pertencia a Samuel Wainer, casado com a irmã de Nara, Danuza Leão. O namoro com Bôscoli terminou quando ele a traiu e iniciou um caso com a cantora Maysa, durante uma turnê em Buenos Aires, em 1961. Daí em diante, Nara se reaproxima de Carlos Lyra, que rompeu a parceria musical com Bôscoli em 1960, e de ideias mais à esquerda. Inicia um namoro com o cineasta Ruy Guerra e se casa com ele um tempo depois. Nessa época passa a se interessar pelo samba de morro.
A estreia profissional se deu quando da participação, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica (1963). O título de musa da Bossa Nova foi a ela creditado pelo cronista Sérgio Porto. Mas a consagração efetiva ocorre após o movimento militar de 1964, com a apresentação do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Keti, um espetáculo de crítica social à dura repressão imposta pelo regime militar. Maria Bethânia, por sua vez, a substituiria no ano seguinte, interpretando Carcará, pois Nara precisara se afastar por estar afónica. Nota-se que Nara Leão vai mudando suas preferências musicais ao longo dos anos 1960. De musa da Bossa Nova, passa a ser cantora de protesto e simpatizante das atividades dos Centros Populares de Cultura da UNE. Embora os CPCs já tivessem sido extintos pela ditadura, em 1964, o espetáculo Opinião tem forte influência do espírito cepecista. Em 1966, interpretou a cançãoA Banda, de Chico Buarque no Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), que ganhou o festival e público brasileiro.
Dentre as suas interpretações mais conhecidas, destacam-se O barquinho, A Banda e Com Açúcar e com Afeto - feita a seu pedido por Chico Buarque, cantor e compositor a quem homenagearia nesse disco homónimo, lançado em 1980.
Nara também aderiu ao movimento tropicalista, tendo participado do disco-manifesto do movimento - Tropicália ou Panis et Circensis, lançado em 1968 e disponível hoje em CD.
(...)
Nara Leão morreu na manhã de 7 de junho de 1989, vítima de um tumor
cerebral inoperável, aos 47 anos de idade. Nara já sabia do tumor, e
sofria com o problema há 10 anos. O tumor estava numa área delicada do
cérebro, por isso não podia ser operado. A cantora sentia fortes dores e
tonturas, tendo isso também contribuido para Nara abandonar a carreira
musical. O seu último disco foi My foolish heart, lançado naquele mesmo ano, interpretando versões de clássicos americanos.
Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 - São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantorabrasileira., conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo,
ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar
emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma
apresentação ou numa mesma música.
Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música na década de 60
e mostrava interesse em desenvolver o seu talento através de
apresentações dramáticas. O seu estilo era altamente influenciado pelos
cantores do rádio, especialmente Ângela Maria, e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo.
Tal feito lhe conferiu o título de primeira estrela da canção popular
brasileira na era da TV. Enquanto outras cantoras contemporâneas como Maria Bethânia
haviam se especializado e surgido em teatros, ela deu preferência às
rádios e televisões. Os seus primeiros discos, iniciando com Viva a Brotolândia (1961), refletem o momento em que foi do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro, e que teve exigências de mercado e dos media. Transferindo-se para São Paulo em 1964, onde ficaria até à sua morte, logrou sucesso com os espetáculos do Fino da Bossa e encontrou uma cidade efervescente onde conseguiria realizar os seus planos artísticos. Em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram João Marcelo Bôscoli.
A sua presença artística mais memorável talvez esteja registada nos álbuns Em Pleno Verão (1970), Elis & Tom (1974), Falso Brilhante (1976), Transversal do Tempo (1978), Saudade do Brasil (1980) e Elis (1980). Ela foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. Elis Regina morreu precocemente, em 1982, com apenas 36 anos, deixando uma vasta obra na música popular brasileira. Embora haja controvérsias e contestações, os exames comprovaram que havia morrido por conta de altas doses de cocaína e bebidas alcoólicas, e o facto chocou profundamente o país na época.
Em 2013, foi eleita a segunda melhor voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, superada apenas por Tim Maia.
Elis foi citada também na lista dos maiores artistas da música
brasileira, ficando na 14ª posição, sendo a mulher mais bem posicionada.
Alan Alexander Milne (Kilburn, Londres, 18 de janeiro de 1882 - Hartfield, 31 de janeiro de 1956), foi um autor inglês, mais conhecido por seus livros sobre o ursinho de peluche Winnie-the-Pooh
e por vários poemas. Milne foi um escritor notável, principalmente como
dramaturgo, antes que o enorme sucesso de Pooh ofuscasse todos os seus
trabalhos anteriores. Milne serviu em ambas as Guerras Mundiais,
ingressando no Exército Britânico na Primeira Guerra Mundial e como capitão da Guarda Interna Britânica na Segunda Guerra Mundial.
Ele era o pai do livreiro Christopher Robin Milne, em quem o personagem Christopher Robin é baseado.
Corpos feitos de pedra - para sempre aqui nesta nave de gelo e de sombra, no incandescente sono a que chamamos eternidade. Quem desperta o teu rosto? Quem move as tuas mãos no gesto com que iludes a distância dos vivos? Não sabemos morrer e repetimos hoje o mesmo abraço fiel à órbita dos astros e a esta certeza de que fomos e somos e seremos um do outro. É assim o amor - uma palavra sonâmbula, uma bênção que os séculos não apagam sob as pequenas asas de alguns anjos guardando e protegendo o nosso imenso segredo. Corpos feitos de pedra - ainda e sempre aqui até ao fim do mundo, até ao fim.
in Pena Suspensa (2004) - Fernando Pinto do Amaral
Com um som leve, baseado mais no som da viola e em harmonias vocais, e com os seus versos inocentes e caras limpas, os Everly Brothers nunca foram, no auge da sua carreira, considerados uma ameaça à sociedade (como acontecia por exemplo com Chuck Berry e Little Richard);
eles foram um dos grupos de rock mais importantes da música, por suas
canções, que ajudaram a fazer a ponte entre o rock e a música country
de uma maneira que agradasse os fãs de ambos os estilos. Além disso, o
seu estilo de cantar, harmonioso, influenciou praticamente quase
todas as bandas de rock dos anos 60.
Em 1990, os A-ha regravaram um dos sucessos da dupla, "Crying In The Rain", uma canção que teve muito sucesso na versão cover.
A banda The Everly Brothers teve um total de 26 canções no top 40 da Billboard Hot 100. Em 1986 eles estavam entre os 10 primeiros artistas a entrarem para o Hall da Fama do Rock and Roll, e seriam também incluídos no Hall da Fama da Música Country, em 2001. Eles ainda se apresentam como uma dupla ao redor do mundo muito próximo da doença e morte de Phil Everly.
(...)
Phil Everly morreu no Providence Saint Joseph Medical Center, em Burbank, Califórnia, em 3 de janeiro de 2014, 16 dias antes de completar 75 anos, de doença pulmonar. A viúva de Phil, Patti, culpou a morte do marido por seu hábito de fumar, que o levou a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica, e contou que Phil passou seus últimos anos tendo que levar tanques de oxigénio aonde quer que fosse e tomando 20 tipos diferentes de medicamentos por dia. Ela afirmou que, embora Phil tivesse parado de fumar em 2001, os seus pulmões já haviam sofrido danos permanentes. A última aparição pública de Phil foi em 2011, na colocação da estrela de Buddy Holly na Calçada da Fama de Hollywood, e ele estava lutando para recuperar o fôlego enquanto se dirigia à multidão. Patti criou a Phil Everly Memorial COPD Fundation em 2014.
Preparado inicialmente como uma greve, as acções previstas para o dia 18 de janeiro nos centros fabris de Silves, Barreiro e na Marinha Grande, foram acções descoordenadas e mal preparadas, que condenaram ao fracasso a contestação que os anarco-sindicalistas,
até à altura a principal força a representar o operariado português,
queriam transformar num grande braço de ferro com o Estado Novo, e
abrir caminho para a ascensão do PCP como principal força de
contestação junto da população trabalhadora
Contudo, na Marinha Grande
este dia viria ter características únicas. À semelhança do que sucedeu
em outros lugares, a contestação seguiu o padrão habitual, com a
paragem das fábricas, manifestações de rua, cortes de comunicações, mas
rapidamente evoluiu para algo maior: a instituição de um Soviete numa clara afirmação de oposição, e de tentativa de derrube do regime.
Operários, sobretudo da indústria vidreira, elegem um conselho operário que toma o poder e governa a Marinha Grande durante algumas horas. Entre as primeiras acções do Soviete conta-se a prisão do destacamento da GNR e a tomada da estação dos correios.
Todas estas acções são realizadas com grande serenidade, e sem
derramamento de sangue. Os revoltosos, sem um plano de acção prévio,
acabam por levar a família do comandante do posto da GNR
para uma pensão, e os guardas são entregues à custódia do
administrador da fábrica de vidro estatal. Nos correios, o chefe da
estação pede para falar com a família, e é levado a casa onde usa o
telefone para alertar as autoridades.
Uma vez alertadas, as autoridades militares fazem avançar para a
Marinha Grande um contingente para repor a ordem pública, que chega na
madrugada seguinte, pondo fim ao Soviete.
Ao contrário da acção dos revoltosos, a repressão movida pelo Estado Novo
foi implacável, com perseguições ferozes, despedimentos, julgamentos
fantoche que terminaram em pesadas penas, nomeadamente com o envio para o
degredo nas colónias, e em particular para o campo do Tarrafal.
Alguns vidreiros presos no Tarrafal
Dos 152 primeiros presos enviados para o Tarrafal, 37 tinham
participado na revoltada dos vidreiros de 18 de janeiro de 1934, entre
os quais António Guerra, que liderou a ocupação da Estação dos
Correios, e que, condenado a 20 anos de degredo, viria a morrer no
Tarrafal em 1948.
É considerado o maior "inovador na arte do conto curto"; os seus livros para crianças são clássicos da literatura infantil; e o seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante.
Foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do XX. O autor Henry James referiu: "Kipling
impressiona-me pessoalmente como o mais completo homem de génio (o que
difere de inteligência refinada) que eu jamais conheci." Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa
a receber esse prémio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo. Entre
outras distinções, foi sondado em diversas ocasiões para receber a
Láurea de Poeta Britânico e um título de Cavaleiro, as quais rejeitou. Ainda assim, Kipling tornou-se conhecido (nas palavras de George Orwell) como um "profeta do imperialismo britânico".
Muitos viam preconceito e militarismo em suas obras e a controvérsia
sobre esses temas em sua obra perdurou por muito tempo ainda no século
XX. De acordo com o crítico Douglas Kerr: "Ele ainda é um autor que
pode inspirar discordâncias apaixonadas e seu lugar na história da
literatura e da cultura ainda está longe de ser definido. Mas à medida
que a era dos impérios europeus retrocede, ele é reconhecido como um
intérprete incomparável, ainda que controverso, de como o império era
vivido. Isso, e um reconhecimento crescente de seus extraordinários
talentos narrativos, faz dele uma força a ser respeitada". Seu poema "If" (Se) é símbolo dos Cadetes da Academia da Força Aérea.
Uma de suas obras, o "Livro da Selva", foi adotado por Robert Baden-Powell, fundador do Escutismo como fundo de cena para as atividades com jovens dos 7 a 11 anos, denominando os jovens dessa faixa etária como Lobitos.
If you can keep your head when all about you
Are losing theirs and blaming it on you,
If you can trust yourself when all men doubt you,
But make allowance for their doubting too;
If you can wait and not be tired by waiting,
Or being lied about, don't deal in lies,
Or being hated, don't give way to hating,
And yet don't look too good, nor talk too wise:
If you can dream - and not make dreams your master;
If you can think - and not make thoughts your aim;
If you can meet with Triumph and Disaster
And treat those two impostors just the same;
If you can bear to hear the truth you've spoken
Twisted by knaves to make a trap for fools,
Or watch the things you gave your life to, broken,
And stoop and build 'em up with worn-out tools:
If you can make one heap of all your winnings
And risk it on one turn of pitch-and-toss,
And lose, and start again at your beginnings
And never breathe a word about your loss;
If you can force your heart and nerve and sinew
To serve your turn long after they are gone,
And so hold on when there is nothing in you
Except the Will which says to them: 'Hold on!'
If you can talk with crowds and keep your virtue,
' Or walk with Kings - nor lose the common touch,
if neither foes nor loving friends can hurt you,
If all men count with you, but none too much;
If you can fill the unforgiving minute
With sixty seconds' worth of distance run,
Yours is the Earth and everything that's in it,
And - which is more - you'll be a Man, my son!
Não correu muito tempo que a vingança
Não visse Pedro das mortais feridas,
Que, em tomando do Reino a governança,
A tomou dos fugidos homicidas;
Do outro Pedro cruíssimo os alcança,
Que ambos, imigos das humanas vidas,
O concerto fizeram, duro e injusto,
Que com Lépido e António fez Augusto.
137
Este castigador foi reguroso
De latrocínios, mortes e adultérios;
Fazer nos maus cruezas, fero e iroso,
Eram os seus mais certos refrigérios.
As cidades guardando, justiçoso,
De todos os soberbos vitupérios,
Mais ladrões castigando, à morte deu,
Que o vagabundo Alcides ou Theseu.
A chamada "First Fleet" (Primeira Frota) é o nome pela qual é conhecida a frota britânica que conduziu os primeiros colonos para a Austrália.
Era constituída por onze embarcações sob o comando do Almirante Arthur Phillip,
tripuladas por duzentos e trinta homens (marinheiros e oficiais),
vinte e sete dos quais acompanhados pelas suas famílias, inclusive trinta
e sete crianças.
Nos porões, a ferros, transportavam setecentos e trinta e seis degredados e cento e oitenta e oito mulheres de reputação duvidosa. A esquadra passou pela baía de Guanabara em 1787, onde, no mês de agosto, teve a oportunidade de realizar um levantamento hidrográfico.
O Império Alemão era constituído de 27 territórios constituintes (a maioria deles governados por famílias reais).
Embora o Reino da Prússia contivesse a maioria da população e maior
parte do território do Reich, a liderança da Prússia tornou-se
suplantada pelos líderes da Alemanha e a própria Prússia desempenhou um
papel menor. Como Dwyer (2005) assinala que a "influência política e
cultural havia diminuído consideravelmente" na Prússia, de 1890. Os seus três maiores vizinhos eram os rivais Império Russo, a leste, a França, a oeste e os aliados Áustria-Hungria, ao sul.
Depois de 1850, a Alemanha se industrializou rapidamente, com base no
carvão, ferro (e mais tarde aço), produtos químicos e ferrovias. De uma
população de 41 milhões de pessoas em 1871, cresceu para 68 milhões em
1913. De uma nação fortemente rural, em 1815, já era predominantemente
urbana. Durante os seus 47 anos de existência, o Império Alemão operou
uma gigante industria tecnológica e científica, recebendo mais prémios Nobel em ciência do que a Grã-Bretanha, França, Rússia e Estados Unidos juntos.
É de notar que o termo Deutsches Reich foi o nome oficial da Alemanha não apenas no período dos kaiseres mas também durante a República de Veimar e o regime nazi.
A unificação da Alemanha, política e administrativamente, em um Estado-nação, realizou-se, oficialmente, no dia 18 de janeiro de 1871, na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes, na França. Os príncipes dos estados alemães reuniram-se para proclamar Guilherme da Prússia como Imperador Guilherme do Império Alemão depois da capitulação francesa na Guerra franco-prussiana. Informalmente, a transição de facto da maioria das populações falantes de alemão
para uma organização federada de estados, teve lugar mais cedo, através
de alianças formais e informais, entre nobres - e, também, de forma
irregular, devido às dificuldades levantadas pelos interesses de grupos
aristocráticos, desde a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico (1806), e da consequente ascensão do nacionalismo ao longo do período das Guerras Napoleónicas.
A humilhante captura do imperador francês, e a perda do próprio exército
francês, que foi feito prisioneiro num campo improvisado em Saarland,
atirou o governo francês para a confusão; os adversários de Napoleão
derrubaram o seu governo e proclamaram a Terceira República.
O Alto Comando Alemão esperava uma abertura para a paz pelos franceses,
mas a nova república recusava-se a render. O exército da Prússia atacou
Paris, e manteve-a debaixo de cerco até meados de janeiro,
com a cidade a ser "bombardeada inutilmente." A 18 de janeiro de 1871,
os príncipes e os oficiais superiores alemães proclamaram Guilherme como
"Imperador Alemão" na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes. Sob o subsequente Tratado de Frankfurt, a França renunciou às suas tradicionais regiões alemãs (Alsácia e a região de língua alemã da Lorena);
pagou uma indemnização, calculada (com base na população) como o valor
exacto da indemnização imposta por Napoleão Bonaparte à Prússia em 1807;
e aceitou a administração alemã de Paris, e de grande parte da região
norte da França, com "as tropas alemãs a saírem da região, gradualmente,
à medida que a indemnização fosse sendo paga".