terça-feira, janeiro 18, 2022

Phil Everly, o mais novo dos The Everly Brothers, nasceu há 83 anos

Don (à direita) e Phil (à esquerda), numa foto promocional de 1958
    
The Everly Brothers foi uma dupla de rock and roll influenciada pelo country norte-americano, conhecida por tocar viola de corda de aço e cantar com harmonias vocais. Isaac Donald "Don" Everly (Brownie, Central City, Kentucky, 1 de fevereiro de 1937 - 21 de agosto de 2021) e Phil Everly (Chicago, Illinois, 18 de janeiro de 1939 - Burbank, Califórnia, 3 de janeiro de 2014) foram indicados ao Hall da Fama do Rock and Roll em 1986 e ao Country Music Hall of Fame em 2001.
Era uma banda de rock and roll com influência de country e que alcançou sucesso sobretudo nos anos 50.
Com um som leve, baseado mais no som da viola e em harmonias vocais, e com os seus versos inocentes e caras limpas, os Everly Brothers nunca foram, no auge da sua carreira, considerados uma ameaça à sociedade (como acontecia por exemplo com Chuck Berry e Little Richard); eles foram um dos grupos de rock mais importantes da música, por suas canções, que ajudaram a fazer a ponte entre o rock e a música country de uma maneira que agradasse os fãs de ambos os estilos. Além disso, o seu estilo de cantar, harmonioso, influenciou praticamente quase todas as bandas de rock dos anos 60.
A dupla separou-se em 1973, mas tornou a juntar-se em 1983, com um novo álbum produzido por Paul McCartney e Dave Edmunds, On The Wings Of A Nightingale, que tanto foi sucesso nos Estados Unidos quanto no Reino Unido.
Em 1990, os A-ha regravaram um dos sucessos da dupla, "Crying In The Rain", uma canção que teve muito sucesso na versão cover.
A banda The Everly Brothers teve um total de 26 canções no top 40 da Billboard Hot 100. Em 1986 eles estavam entre os 10 primeiros artistas a entrarem para o Hall da Fama do Rock and Roll, e seriam também incluídos no Hall da Fama da Música Country, em 2001. Eles ainda se apresentam como uma dupla ao redor do mundo muito próximo da doença e morte de Phil Everly.
 
(...)
 
Phil Everly morreu no Providence Saint Joseph Medical Center, em Burbank, Califórnia, em 3 de janeiro de 2014, 16 dias antes de completar 75 anos, de doença pulmonar. A viúva de Phil, Patti, culpou a morte do marido por seu hábito de fumar, que o levou a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica, e contou que Phil passou seus últimos anos tendo que levar tanques de oxigénio aonde quer que fosse e tomando 20 tipos diferentes de medicamentos por dia. Ela afirmou que, embora Phil tivesse parado de fumar em 2001, os seus pulmões já haviam sofrido danos permanentes. A última aparição pública de Phil foi em 2011, na colocação da estrela de Buddy Holly na Calçada da Fama de Hollywood, e ele estava lutando para recuperar o fôlego enquanto se dirigia à multidão. Patti criou a Phil Everly Memorial COPD Fundation em 2014.
  

 


Sem comentários: