Dennis era irmão de Brian e Carl Wilson, igualmente membros dos Beach Boys e diz-se que era o único verdadeiro surfista da banda.
in Wikipédia
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Dennis era irmão de Brian e Carl Wilson, igualmente membros dos Beach Boys e diz-se que era o único verdadeiro surfista da banda.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:07 0 bocas
Marcadores: anos 60, art rock, Beach Boys, Dennis Wilson, experimental rock, música, pop, Pop barroco, Rock, rock psicadélico, surf rock, Surfin in USA, USA
Postado por Fernando Martins às 09:40 0 bocas
Marcadores: Andy Williams, country, easy listening, jazz, Moon River, música, pop
Postado por Fernando Martins às 09:10 0 bocas
Marcadores: cinema, França, Jean-Luc Godard, Nouvelle vague, realizador
In the 50s and 60s, Husky's hits included "Gone" and "Wings of a Dove", each reaching number one on the country charts. He also created a comic outspoken hayseed character, Simon Crum; and recorded under the stage name Terry Preston from 1948 to 1953. In 2010, Husky was inducted into the Country Music Hall of Fame.
Postado por Fernando Martins às 09:06 0 bocas
Marcadores: country, Ferlin Husky, Gone, Grand Ole Opry, música, USA
War Pigs - Black Sabbath
Postado por Fernando Martins às 07:30 0 bocas
Marcadores: Black Sabbath, blues rock, doom metal, hard rock, heavy metal, Mr. Crowley, música, Ozzy Osbourne
Postado por Fernando Martins às 07:07 0 bocas
Marcadores: António Variações, É p'ra amanhã..., homossexuais, MPP, música, pop, Rock, SIDA, world music
Postado por Fernando Martins às 06:00 0 bocas
Marcadores: grunge, hard rock, heavy metal, Interstate Love Song, música, neo-psychedelia, overdose, Rock alternativo, Scott Weiland, Stone Temple Pilots, Velvet Revolver
Postado por Fernando Martins às 01:27 0 bocas
Marcadores: A Ilha do Tesouro, literatura, Reino Unido, Robert Louis Stevenson, Samoa, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Frequentou a Escola António Arroio, onde fez amizade com Mário Cesariny, Marcelino Vespeira, Júlio Pomar e Fernando Azevedo.
Em meados da década de 40 aproxima-se do neorrealismo, de que se afasta quando adere aos princípios do surrealismo. Juntamente com Mário Cesariny, António Maria Lisboa, Carlos Calvet, Pedro Oom e Mário-Henrique Leiria, entre outros, integra o grupo Grupo Surrealista de Lisboa, resultante da cisão do recém formado movimento surrealista português. Participa na exposição desse grupo em 1949 (1ª exposição dos Surrealistas, Lisboa).
Em 1950 alista-se na Marinha Mercante e viaja até África, Índia e Ásia. Em 1951 fixa-se em Angola, desenvolvendo atividade no Museu de Luanda. Data desse tempo o início da sua produção poética. Realiza as primeiras exposições individuais, que levantam um acalorado movimento de opinião (a primeira de desenhos sobre a evocação de Aimé Cesaire, em 1953; a segunda principalmente de «objectos» e «colagens», 1957).
Regressa a Portugal em 1964. Em 1966 é convidado por Natália Correia a ilustrar a célebre obra "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica".
Recebe uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian em 1967. Nesse mesmo ano realiza uma pequena retrospetiva na Galeria Buchholz (com folha volante de Pedro Oom e prefácio de Rui Mário Gonçalves) e expõe na Galeria Divulgação, Porto. Em 1970 expõe individualmente na Galeria de S. Mamede, Lisboa, um conjunto de desenhos "de uma imagética cruel, ilustrações possíveis de Lautréamont".
Trabalha como programador nas Galerias 111 e São Mamede, Lisboa. Viaja pela Europa; entra em contacto com membros do surrealismo internacional. Radica-se no Algarve na década de 1980, trabalhando como programador de diversas galerias. Colabora em revistas internacionais ligadas ao surrealismo, a que sempre se manteve fiel.
O traço certeiro de Cruzeiro Seixas, "de limites apurados e atmosferas de vertigem […] edifica um mundo desolador em que a face onírica e literária não esconde a violência do conjunto, destruindo toda a possibilidade de quietude". Mas essa noite primordial e inquietante "soube coexistir com paisagens mais ligeiras e felizes, como algumas das pintadas nos anos de Angola, e com citações plásticas da história da arte, num jogo de grande prazer plástico, bem como com objetos dotados de flagrante poética, na sua simplicidade de materiais, de técnicas e no sobressalto imaginativo".
A 8 de junho de 2009, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.
Viveu os últimos tempos da sua vida na Casa do Artista, em Lisboa.
Morreu a 8 de novembro de 2020 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.Postado por Fernando Martins às 01:01 0 bocas
Marcadores: Cruzeiro Seixas, homossexual, pintura, poesi, Surrealismo
Postado por Fernando Martins às 00:56 0 bocas
Marcadores: música, Norwegian Wood (This Bird Has Flown), Rock, Rubber Soul, The Beatles
Postado por Fernando Martins às 00:54 0 bocas
Marcadores: África do Sul, Christiaan Barnard, coração, Louis Washkansky, Medicina, transplantes
Postado por Fernando Martins às 00:50 0 bocas
Marcadores: Bangladesh, guerra, independência, Índia, Islão, Paquistão
Postado por Fernando Martins às 00:46 0 bocas
Marcadores: Igreja Católica, jesuítas, Santos, São Francisco Xavier
Postado por Fernando Martins às 00:37 0 bocas
Marcadores: Bhopal, crime, Dow Chemicals, Ecologia, Índia, tragédia de Bhopal, Union Carbide
(imagem daqui) |
Es considerado uno de los más importantes representantes de la escuela de música para teclado del siglo XVIII, corriente impulsada en España por Domenico Scarlatti.
Postado por Fernando Martins às 00:29 0 bocas
Marcadores: Antonio Soler, barroco, cravo, Espanha, órgão, Sonata de Clarines
John Paul Larkin, (El Monte, Califórnia, 13 de março de 1942 – Los Angeles, 3 de dezembro de 1999), mais conhecido por Scatman John (às vezes internacionalmente como Scatman), foi um músico do jazz que criou uma fusão única de scat singing e techno, mais conhecido por seu hit de 1994 "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)".
Como ele costumava dizer, isto era um processo de "tornar o meu maior
problema no meu maior sustento". Ele vendeu milhões de discos no mundo
todo e também foi nomeado "Melhor Novo Artista" no Echo Awards no Japão e
na Alemanha. Recebeu o prémio Annie Glenn,
da Associação Americana de Terapia da Fala e Audiologia, por seus
serviços excelentes prestados à comunidade gaga, e foi incluído no Hall
da Fama da Associação Nacional de Gagos. Ele faleceu aos 57 anos de
idade devido a um cancro pulmonar.
(...)
Em 1999 lançou o seu terceiro e último álbum como Scatman John, Take Your Time.
Em seguida revelou que estava com problemas de saúde
desde 1998. Ele continuou o seu trabalho com a divulgação do álbum até
que
lhe foi aconselhado que descansasse mais, pois a sobrecarga de trabalho
prejudicá-lo-ia. Posteriormente foi-lhe diagnosticado um cancro de pulmão
e, num breve período de tempo, entrou em tratamentos intensivos. Apesar
disso manteve uma atitude e pensamentos positivos. Ele morreu na sua casa, em Los Angeles, a 3 de dezembro de 1999, às 18.30, hora da Califórnia.
Numa entrevista em 1996
comentou: "Espero que as crianças, enquanto elas cantarem minhas
músicas ou as dançarem, sintam que a vida não é tão má assim. Nem que
seja por um único minuto."
Postado por Pedro Luna às 00:07 0 bocas
Marcadores: António Variações, homossexuais, MPP, música, O corpo é que paga, pop, Rock, SIDA, world music
Os sítios de arte rupestre do Vale do Coa constituem uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior (22.000 – 10.000 a.C.), situada ao longo das margens do rio Côa, nos municípios de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.
Após alguns anos de trabalhos em campo, uma pequena equipa liderada pelo arqueólogo transmontano, Nélson Rebanda, o património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestre paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20.000 anos, o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do Vale do Côa, afluente do rio Douro, no nordeste de Portugal. Desde agosto de 1996, o Parque Arqueológico do Vale do Côa organiza visitas a alguns núcleos de gravuras. No Vale do Côa existem centenas, talvez milhares de gravuras do período Paleolítico. O seu estudo está a ser realizado por uma equipa de arqueólogos coordenada por Mário Varela Gomes e António Martinho Baptista e demorará anos, talvez décadas.
As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40–50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a picotagem. Os traços são largos, embora sejam por vezes acompanhados de uma grande quantidade de finos traços, que serviram de esboço ou complementavam os anteriores. Noutros casos, estes traços finos desenham formas dificilmente perceptíveis. Existem também gravuras preenchidas com traços múltiplos.
As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstracta. Em março de 1995, ainda não se conheciam representações de signos, característicos da arte rupestre paleolítica. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques, extintos). Exclusivos em certos núcleos, eles podem também coexistir com caprídeos e cervídeos. Os animais aparecem isolados ou em associação, constituindo autênticos painéis. As representações de animais podem sobrepor-se mais ou menos densamente, como podem também estar bem individualizadas.
Em agosto de 2010, a UNESCO adicionou Siega Verde ao sítio de arte rupestre do Vale do Côa, criando assim um núcleo transfronteiriço entre o Vale do Douro e a província espanhola de Salamanca .
Entre 2010 e finais de 2017, cerca de 19.000 pessoas visitaram o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Postado por Fernando Martins às 23:00 0 bocas
Marcadores: Figueira de Castelo Rodrigo, gravuras rupestres, Mêda, Parque Arqueológico do Côa, Património da Humanidade, Pinhel, UNESCO, Vila Nova de Foz Côa
Postado por Fernando Martins às 19:06 0 bocas
Marcadores: Brasil, D. Luís I, D. Maria II, D. Pedro IV, D. Pedro V, Francisco José I, Imperador, Monarquia, Napoleão, Pedro II do Brasil, princesa Isabel
Nascida em Haia, filha do violinista cigano húngaro Lajos Veres, a quem costumava acompanhar ao piano. O seu pai tinha uma banda cigana, com quem desde pequena Mariska se apresentava; fã de Cliff Richard, tinha seu quarto decorado com fotos do cantor, cujos sucessos interpretava; quando ele fez uma apresentação para a qual a ela comprara o ingresso, acabou por não ir pois, como declarou: "Eu tinha ingressos, mas não conseguia suportar a ideia de deixá-lo ir depois daquela noite".
Ela gravou alguns singles solo e fez parte de uma banda chamada Bumble Bees. Ainda na adolescência integrou a banda "The Fortunes quando, numa apresentação da cidade de Loosdrecht durante um show dos Golden Earring, acabou descoberta pelo empresário Cees van Leeuwen, que a apresentou ao irmão Robby. Robby havia formado o Shocking Blue em 1967 junto ao baterista Cor van der Beek, o baixista Klaasje van der Wal e tinha como vocalista Fred de Wilde; depois da apresentação em que Mariska impressionara com sua voz poderosa, Cees convencera seu irmão a substituir o vocalista, como declarou depois: "Ela tinha uma voz muito impressionante, bem diferente de todas as outras cantoras. Ela era um pouco como Grace Slick, do Jefferson Airplane. Depois que ela entrou, tudo aconteceu muito rapidamente. O primeiro single que fizemos foi 'Venus', em 1969. Em um ano tudo o que sonhávamos aconteceu. Vendeu milhões em todo o mundo e deu a outros grupos holandeses a crença em seu próprio potencial"; Mariska relembra que ele disse que ela precisava cantar melhor, mas ainda assim a contratou e que ela impusera uma condição: "'Eu não vou para o exterior', eu disse na época, ingenuamente”.
Com sua nova formação o grupo gravou dois discos (Send me a postcard darling e Long and Lonesome Road), com algum sucesso; a seguir Robbie compôs o que viria a ser o grande hit do grupo: "Venus"; a canção teve sucesso inicial na Holanda e já nem constava mais da lista dos "Top 40" no país quando foi lançada nos Estados Unidos e atingiu o primeiro lugar, em 1970. Com o refrão "I'm your Venus, I'm your fire, at your desire" a música esteve no topo europeu, e também no Japão e outros países.
O grupo se desfez em 1974, após uma apresentação na Indonésia; segundo Mariska relatou: “Robbie voltou com icterícia e ficou seis meses sem tocar. A disciplina foi imediatamente perdida. Bebeu muito (...) Então eu saí”; a canção fizera a cantora ganhar bastante dinheiro, embora quem tenha ficado rico com ela foi justamente Robbie, que comprou uma casa em Luxemburgo onde vivia. Foram ao todo dez álbuns lançados, com mais de quinze singles como "Never Marry a Railroad Man", "Hello Darkness", "Blossom Lady" e "Eve and the Apple"; embora tenham pensado num retorno no final da década de 70 e gravado um single nunca lançado ("Louise"), somente em 1984 voltaram a fazer algumas apresentações juntos.
Em 1977 Mariska trabalhou como disc jockey numa exclusiva discoteca parisiense, onde as pessoas se admiravam por ela não estar usando sua voz; junto ao companheiro André van Geldorp formou um grupo de hard rock, chamado "Veres"; com a big band Straight Life realizou várias apresentações, cantando jazz, e com o "Mariska Veres Shocking Jazzquintet" gravou um CD nesse estilo e fez apresentações em pequenos locais.
Mariska morreu em 2006, de cancro, aos 59 anos.Postado por Fernando Martins às 15:00 0 bocas
Marcadores: anos 60, Mariska Veres, música, Rock, Shocking Blue, Venus
Postado por Fernando Martins às 09:08 0 bocas
Marcadores: Madame Butterfly, Maria Callas, música, Ópera, Puccini, soprano, Un bel di vedremo
Postado por Fernando Martins às 06:07 0 bocas
Marcadores: caça às bruxas, comunistas, Guerra Fria, homossexuais, Joseph McCarthy, Macartismo, McCarthy