Vai-te embora, ó papão
Vai-te embora, ó papão
de cima desse telhado
deixa dormir o menino
um soninho descansado
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Vai-te embora, ó papão
Vai-te embora, ó papão
de cima desse telhado
deixa dormir o menino
um soninho descansado
Postado por Fernando Martins às 23:59 4 bocas
Marcadores: 2021, César Prata, Covid, música, Sons Vadios, Vai-te embora Ó Papão, Vânia Couto
Postado por Pedro Luna às 08:50 4 bocas
Marcadores: Espanha, Filosofia, franquismo, Miguel de Unamuno, Miguel Torga, poesia
Postado por Fernando Martins às 08:40 0 bocas
Marcadores: actor, Anthony Hopkins, cinema, País de Gales
Postado por Fernando Martins às 07:30 0 bocas
Marcadores: dance, disco, Donna Summer, I feel love, música, pop, Rock, rythm and blues contemporâneo
O seu pai, Rahimtulla Pandit Bhanji, foi um médico de ascendência indiana nascido no Quénia, e a sua mãe, Anna Lyna Mary Bhanji, uma modelo e atriz.
Carreira
Kingsley começou a sua carreira no palco, mas iniciou-se cedo no cinema. O seu primeiro filme, "Fear is the Key", de 1972, não foi um sucesso. Kingsley alcançaria a fama em 1982, interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme Gandhi, vencedor de vários prémios da Academia, incluindo um de Melhor Ator para o próprio. Os ancestrais do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário o próprio Gandhi, embora fossem muçulmanos e não hindus.
Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados em filmes como "Turtle Diary", "Maurice", "Pascali's Island", "Without a Clue" (no papel de Dr. Watson junto com o Sherlock Holmes de Michael Caine), "Bugsy" (nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário), "Sneakers", "Dave", "Searching for Bobby Fischer", "Schindler's List", "Death and the Maiden", "Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story", "Sexy Beast" (outra nomeação para o Óscar para Melhor Ator Secundário), e "House of Sand and Fog" (nomeação para o Óscar de Melhor Ator) como também um papel em José (filme bíblico onde interpretava um alto oficial do faraó do Egito, Potifar).
Kingsley também apareceu com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em "Coronation Street" e no telefilme de 1995 Moisés no papel principal.
Aparece no filme War, Inc., junto com Hilary Duff, John Cusack e Marisa Tomei. Em Homem de Ferro 3 o ator aparece como Trevor Slattery, o suposto Mandarim.
Além disso, Kingsley também já narrou documentários, como "História das Religiões".
Em 2016 deu a sua voz no filme The Jungle Book (2016).
Postado por Fernando Martins às 07:00 0 bocas
Marcadores: Aerosmith, baixo, blues rock, hard rock, heavy metal, I Don't Want to Miss a Thing, música, Tom Hamilton
Postado por Fernando Martins às 06:37 0 bocas
Marcadores: Bíblia, Boémia, guerra dos cem anos, hussitas, Inglaterra, Jan Huss, John Wycliffe, lolardos, Reforma Protestante
Durante a década de 90, Kilmer ganhou o respeito crítico depois de fazer papeis principais em vários filmes que também foram bem sucedidos comercialmente, incluindo o seu papel como Jim Morrison em The Doors (1991), Doc Holliday em Tombstone (1993), Batman em Batman Forever (1995), Chris Shiherlis em Heat (1995), Coronel John Henry Patterson em The Ghost and the Darkness (1996), Simon Templar em The Saint (1997) e Moisés em The Prince of Egypt (1998). Durante o início da década de 2000, Kilmer teve vários papéis que também foram bem recebidos, incluindo The Salton Sea, Spartan, Kiss Kiss Bang Bang, e dobrou a voz de KITT em Knight Rider.
Postado por Fernando Martins às 06:20 0 bocas
Marcadores: actor, cinema, Val Kilmer
Stephanie Natalie Maria Cole, conhecida como Natalie Cole (Los Angeles, 6 de fevereiro de 1950 - Los Angeles, 31 de dezembro de 2015) foi uma cantora, compositora, atriz e pianista norte-americana, muito aclamada pela crítica mundial devido a sua harmónica e extensa voz meio-soprano, tendo vendido mais de 100 milhões de discos. Foi vencedora de nove prémios GRAMMY Awards.
Era filha do também cantor e compositor Nat King Cole (1919-1965). Em 1991 gravou o single Unforgettable onde a voz de seu pai, remasterizada, foi misturada à sua, para simular que os dois, pai e filha, cantavam juntos.
Faleceu na noite do dia 31 de dezembro de 2015, devido a insuficiência cardíaca, devido às complicações de uma insuficiência renal, por causa da hepatite C.
Postado por Fernando Martins às 06:00 0 bocas
Marcadores: Adult Contemporary, jazz, música, Nat King Cole, Natalie Cole, pop, Quiet Storm, Rhythm and Blues, soul, Unforgettable
Biografia
Robert Boyle nasceu em Lismore, uma cidade localizada na Irlanda, no ano de 1627. Foi um cientista importante e influente na sua época, uma de suas mais importantes descobertas foi a chamada Lei de Boyle-Mariotte, que diz que o volume de um gás varia de acordo com a pressão, de forma inversamente proporcional, e as propriedades do ar e do vácuo. Ele também acreditava que o calor era um movimento mecânico que estava relacionado com a agitação de moléculas. Boyle teve influência para a Física, em especial no campo da Mecânica quântica. Ele acreditava que o comportamento das substâncias poderia ser explicado pelo movimento dos átomos através de uma espécie de mecânica.
Filho mais velho de Richard Boyle, primeiro Conde de Cork, um dos homens mais ricos e influentes da Grã-Bretanha, a sua formação foi tradicional: em parte em casa, em parte no Eton College, complementado por viagens a França, Itália e Suíça. É durante esta estadia no continente que se converteu religiosamente, o que ele comentou muito na sua autobiografia. Voltou à Inglaterra em 1644 e começou uma carreira de escritor no campo da moral e da filosofia e da religião. Em 1649-50, as suas preocupações mudam. Ele constrói um laboratório na sua casa em Sailbridge e se descobre um entusiasta da experimentação, o que mudará sua carreira.
Intelectualmente, é influenciado por autores do século XVI e início do século XVII, como Paracelso, Bernardino Telesio, Francis Bacon, Tommaso Campanella e Jan Baptista van Helmont. Ele também é atraído pela química, notadamente no seu tratado "Of the Atomicall Philosophy" onde aparecem ideias atomísticas. Emite também críticas ao "Químico Vulgar", aquele que não tem um método filosófico para estudar a natureza. Neste período, é muito próximo do reformador social Samuel Hartlib. O comprometimento de Boyle com a experimentação aumenta, e sua visão filosófica se atualiza na ocasião da mudança para Oxford em 1655-56 para se juntar a um grupo de filósofos naturais dirigido por John Wilkins. Este grupo foi considerado como a prefiguração da Royal Society e influenciou muito Boyle.
Nas reuniões, ele estudou os filósofos naturais continentais como Pierre Gassendi e Descartes. Ele declara que a figura que mais lhe fez entender a filosofia de Descartes foi Robert Hooke, que o apoiou nas principais experiências. É com este último que montou os seus principais equipamentos e que estudou a natureza do ar: a câmara de vácuo e a bomba de ar. Durante esta estadia em Oxford, antes de sua ida para Londres em 1668, sua atividade literária foi intensa. A lista das publicações é grande e elas foram feitas pela recente criada Royal Society nas "Philosoficals Transactions" cujo primeiro secretário, Henry Oldenburg, iniciou em 1665. As suas obras foram também publicadas em latim, que era a língua científica da época. Boyle multiplicou as obras experimentais durante a vida inteira. A sua obra mais notável é "Experiments, Notes, &c., about the Mechanical Origin or Production of Divers Particular Qualities (1675)". Publicou também obras de Medicina como "Memoirs for the Natural History of Human Blood (1684)". Nas duas últimas décadas de sua vida publicou trabalhos de Teologia como "Excellency of Theology, Compared with Natural Philosophy(1674)".
Faleceu, devido a um acidente vascular cerebral, em 1691, aos 64 anos.
Dentre as descobertas científicas de Boyle podemos citar:
Postado por Fernando Martins às 03:30 0 bocas
Marcadores: Física, Lei de Boyle-Mariotte, Química, Robert Boyle
Postado por Fernando Martins às 03:16 0 bocas
Marcadores: Catarina de Bragança, dinastia de Bragança, Rainha de Inglaterra, Stuart
Postado por Fernando Martins às 03:06 0 bocas
Marcadores: actor, cinema, country, folk, Lonesome Town, música, pop, Ricky Nelson, Rock, rockabilly
Postado por Fernando Martins às 02:40 0 bocas
Marcadores: Brasil, Capiba, frevo, Frevo Ciranda, MPB, música, samba, world music
Postado por Fernando Martins às 01:13 0 bocas
Marcadores: campos de concentração, Holocausto, II Grande Guerra, II Guerra Mundial, judeus, justiça, nazis, Simon Wiesenthal
Postado por Fernando Martins às 00:57 0 bocas
Marcadores: Brasil, Caetano Veloso, candomblé, Depois Que O Ilê Passar, umbanda, Virgínia Rodrigues, world music
Postado por Fernando Martins às 00:56 0 bocas
Marcadores: Bossa nova, Brasil, drum 'n' Bossa, Fernanda Porto, MPB, música, Sambassim
Postado por Fernando Martins às 00:42 0 bocas
Marcadores: Canal do Panamá, Panamá, Tratado Hay-Bunau-Varilla, Tratados Torrijos-Carter, USA, Zona do Canal do Panamá
Postado por Fernando Martins às 00:30 0 bocas
Marcadores: Bóris Yeltsin, CCCP, Gorbatchev, União Soviética, URSS