O vulcão Mayon é um vulcão nas Filipinas, situado na província de Albay (Bicol). O seu cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo ainda mais belo do que o Monte Fuji, no Japão. Alguns quilómetros a sul do vulcão situa-se a cidade de Legazpi.
terça-feira, fevereiro 01, 2022
Há 208 anos, nas Filipinas, uma erupção do Mayon matou mais de mil pessoas
O vulcão Mayon é um vulcão nas Filipinas, situado na província de Albay (Bicol). O seu cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo ainda mais belo do que o Monte Fuji, no Japão. Alguns quilómetros a sul do vulcão situa-se a cidade de Legazpi.
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Cabinda ficou sob proteção de Portugal há 137 anos
- Portugal obriga-se a fazer manter a integridade dos territórios colocados sob o seu protetorado.
- Portugal respeitará e fará respeitar os usos e costumes do país.
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A ópera Manon Lescaut, de Puccini, foi a palco pela primeira vez há 129 anos
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Clark Gable nasceu há cento e vinte e um anos
A carbonária, braço armado dos maçons e republicanos, matou El-Rei e o Príncipe Herdeiro há 114 anos...
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Lisa Marie Presley, a filha de Elvis Presley, faz hoje 54 anos
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Edmundo Bettencourt morreu há 49 anos
Edmundo Alberto Bettencourt (Funchal, 7 de agosto de 1899 - Lisboa, 1 de fevereiro de 1973) foi um cantor e poeta português notavelmente conhecido por interpretar o Fado e a Canção de Coimbra e pelo seu papel determinante na introdução de temas populares neste género musical. Notabilizou-se pela composição musical "Saudades de Coimbra" a qual é ainda hoje uma referência da música portuguesa universitária.
Edmundo era neto de Júlio César de Bettencourt, Morgado da Calheta. Caso o morgadio não tivesse sido extinto, Edmundo teria sido o Morgado.
Frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra, foi funcionário público, até ser despedido, por o seu nome figurar entre os milhares de signatários das listas do MUD, desenvolvendo, então, a atividade de delegado de propaganda médica. Integrou o grupo fundador de Presença, cujo título sugerira, e em cujas edições publica O Momento e a Legenda. Dissocia-se do grupo presencista em 1930, subscrevendo com Miguel Torga e Branquinho da Fonseca uma carta de dissensão, onde é acusado o risco em que a revista incorria de enquadrar o "artista em fórmulas rígidas", esquecendo o princípio de "ampla liberdade de criação" defendido nos primeiros tempos" (cf. "O Modernismo em Portugal", entrevista de João de Brito Câmara a Edmundo de Bettencourt, reproduzida in A Phala, n.° 70, maio de 1999, p. 114). A redação de Poemas Surdos, entre 1934 e 40, alguns dos quais publicados na revista lisboeta Momento, permite antedatar o surto do surrealismo em Portugal, enquanto adesão a um "sistema de pensamento, no que ele tem de fuga à chamada realidade, repúdio dos valores duma civilização e esperança de ação num domínio onde por tradição ela é quase sempre negada", embora não seja possível esclarecer com especificidade qual foi o conhecimento que Bettencourt teve da lição surrealista francesa.
Frequentou os cafés Royal e Gelo, onde se reuniu a segunda geração surrealista, vindo a publicar seis inéditos no n.° 3 da revista Pirâmide (1959-1960), em cujas páginas, entre 59 e 60, foram dadas à luz algumas das produções do grupo do Gelo. Publicou ainda esparsamente outros poemas em Momento, Vértice, Búzio. Depois de um silêncio, que deve ser compreendido não como desistência "mas sim [como] uma peculiar forma de revolta que o poeta defende carinhosamente", colige toda a sua produção, permitindo a edição, em 1963, dos Poemas de Edmundo de Bettencourt, prefaciados por Herberto Helder, poeta que, pela primeira vez, faz justiça à originalidade do autor de Poemas Surdos, considerando-o "uma das pouquíssimas vozes modernas entre o milagre do Orpheu e o breve momento surrealista português" (HELDER, Herberto - "Relance sobre a Poesia de Edmundo de Bettencourt", prefácio a Poemas de Edmundo de Bettencourt, Lisboa, Portugália, 1963, p. XXXII). Com efeito, o versilibrismo, o imagismo e certa atmosfera onírica e irreal conferem à sua poesia um lugar de destaque no segundo modernismo, estabelecendo, simultaneamente, a ponte com o vanguardismo de Orpheu e com tendências surrealistas e imagistas verificadas em gerações posteriores à Presença.
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O acidente do vaivém espacial Columbia foi há dezanove anos...
Momentos após a desintegração do Columbia, milhares de destroços em chamas caíram sobre uma extensa faixa terrestre, essencialmente no estado do Texas, e na Louisiana, alguns dos quais atingiram casas de habitação, empresas e escolas. Afortunadamente entre a população ninguém ficou ferido.
A recolha dos destroços prolongou-se de forma intensiva até meados de Abril daquele ano, ao longo de 40.000 km² dos quais 2.850 km² percorridos a pé, e os restantes utilizando meios aéreos ou navais junto à linha costeira da Califórnia. Foram recolhidos 83 mil pedaços do Columbia, correspondentes a 37% da massa total da nave, entre os destroços encontravam-se também parte dos restos mortais dos astronautas.
Foi constituída uma comissão independente de inquérito ao acidente, a Columbia Accident Investigation Board (CAIB), que produziu um relatório oficial de 400 páginas após quase sete meses de investigação, no qual foram apontadas as causas técnicas e organizacionais que estiveram directa ou indirectamente envolvidas na origem da destruição do Columbia. Foram ainda perspetivadas hipotéticas soluções de resgate da tripulação e elaboradas 29 recomendações a implementar, 15 das quais de cumprimento obrigatório, sem o qual não poderia haver um regresso aos voos.
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Always Look On The Bright Side Of Life - hoje é dia de recordar os Monty Python...
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Poesia de aniversariante de hoje...
(imagem daqui)
A tua nudez inquieta-me.
Há dias em que a tua nudez
é como um barco subitamente entrado pela barra.
Como um temporal. Ou como
certas palavras ainda não inventadas,
certas posições na guitarra
que o tocador não conhecia.
A tua nudez inquieta-me. Abre o meu corpo
para um lado misterioso e frágil.
Distende o meu corpo. Depois encurta-o e tira-lhe
contorno, peso. Destrói o meu corpo.
A tua nudez é uma violência
suave, um campo batido pela brisa
no mês de Janeiro quando sobem as flores
pelo ventre da terra fecundada.
Eu desgraço-me, escrevo, faço coisas
com o vocabulário da tua nudez.
Tenho «um pensamento despido»;
maturação; altas combustões.
De mão dada contigo entro por mim dentro
como em outros tempos na piscina
os leprosos cheios de esperança.
E às vezes sucede que a tua nudez é um foguete
que lanço com mão tremente desastrada
para rebentar e encher a minha carne
de transparência.
Sete dias ao longo da semana,
trinta dias enquanto dura um mês
eu ando corajoso e sem disfarce,
ilumindo, certo, harmonioso.
E outras vezes sucede que estou: inquieto.
Frágil.
Violentado.
Para que eu me construa de novo
a tua nudez bascula-me os alicerces.
in A Musa Irregular (1991) - Fernando Assis Pacheco
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Música para recordar um músico...
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Rick James nasceu há 74 anos
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Só para recordar que hoje é um dia triste e infame...
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segunda-feira, janeiro 31, 2022
Música adequada à data...
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A Infanta Adelaide de Bragança, neta do Rei D. Miguel e afilhada dos últimos Rei e Rainha portugueses, nasceu há 110 anos
Maria Adelaide de Bragança, de seu nome completo Maria Adelaide Manuela Amélia Micaela Rafaela de Bragança, (Saint-Jean-de-Luz, 31 de janeiro de 1912 - Caparica, Almada, 24 de fevereiro de 2012) foi uma pretendente ao estatuto de infanta de Portugal, filha do também pretendente miguelista ao trono Miguel Januário de Bragança e de Maria Teresa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.
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Nota: A infanta rebelde era tia-avó do atual Duque de Bragança e foi a última neta de um Rei de Portugal, lenda viva da resistência contra os nazis e da vontade de ajudar. É ainda de salientar que os seus padrinhos de batismo, no âmbito da reconciliação dos dois ramos da Casa de Bragança, foi o Rei D. Manuel II e a sua Rainha-Mãe, Dª Amélia de Orleães e Bragança. É assim um símbolo de reconciliação nacional, tal como o seu sobrinho-neto, D. Duarte Pio de Bragança, o chefe da Casa Real Portuguesa, que é trineto do Rei D. Miguel, por parte do pai, e tetaraneto do Rei D. Pedro IV, por parte da mãe (e, curiosamente, também afilhado de batismo da Rainha Dª Amélia...).
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Philip Glass faz hoje 85 anos
Philip Morris Glass (Baltimore, 31 de janeiro de 1937) é um compositor norte-americano que está entre os compositores mais influentes do final do século XX. A sua música é normalmente chamada de minimalista, embora ele não aprecie esta expressão.
É um compositor muito prolífico tendo produzido inúmeros trabalhos entre óperas, sinfonias, concertos, bandas sonoras para filmes e outros trabalhos em colaboração com outros músicos. Tem dois filhos e atualmente reside no estado de Nova Iorque nos Estados Unidos, e na província da Nova Escócia, no Canadá.
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A antiga rainha Beatriz dos Países Baixos faz hoje 84 anos
Beatriz (Baarn, 31 de janeiro de 1938) foi Rainha dos Países Baixos de 1980 até à sua abdicação, em 2013. É a filha mais velha da rainha Juliana e do seu marido, o príncipe Bernardo de Lippe-Biesterfeld. Ela tornou-se a herdeira presuntiva da sua mãe após a ascensão ao trono desta em 1948. Quando Juliana abdicou, em 30 de abril de 1980, Beatriz sucedeu-lhe como rainha.
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Joyce Moreno faz hoje 74 anos
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Phil Manzanera - setenta e um anos
Phillip Geoffrey Targett-Adams (London, England, 31 January 1951), known professionally as Phil Manzanera, is an English musician and record producer. He was the lead guitarist with Roxy Music, 801, and Quiet Sun. In 2006 Manzanera co-produced David Gilmour's album On an Island and played in Gilmour's band for tours in Europe and North America. He wrote and presented a series of 14 one-hour radio programmes for station Planet Rock entitled The A-Z of Great Guitarists.
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