Campeonato Mundial de Ralis (WRC)
Colin venceu o seu primeiro
WRC em
1993, ao volante de um
Subaru Legacy da equipa Prodrive no
Rali da Nova Zelândia, ajudou a equipa
nipónica
a conquistar três títulos de construtores seguidos, incluindo um para o
palmarés de Colin em 1995, após um final de campeonato emocionante na
sua terra-natal, com o seu colega de equipa e bi-campeão do mundo
Carlos Sainz. Também mais tarde em 1998 venceu a
Corrida dos Campeões.
Após vários anos em busca de títulos, Colin McRae mudou-se para a equipa M-Sport
Ford em 1999, ao comando do novo
Ford Focus WRC. Esta mudança foi realçada com duas vitórias no
Rali Safari e em
Portugal.
Contudo teve de lutar bastante durante o resto da temporada, sobretudo
devido à concorrência dos seus principais adversários, o que acabou
por falhar o seu segundo título de campeão pela M-Sport em 2001.
Com a vitória no
Rali Safari
em 2002, McRae ficou no livro dos recordes ao ser o piloto com mais
vitórias no campeonato do mundo, sendo mais tarde ultrapassado em 2003
pelo espanhol
Carlos Sainz e pelo francês
Sébastien Loeb.
Em 2003, McRae decidiu deixar a Ford e assinar contrato com a promissora equipa da
Citroën,
contudo o escocês apenas se ficou pelo sétimo lugar na geral, sem
nenhuma vitória em qualquer rali. Quando a esperança de um segundo
contrato com a Subaru se desfez - devido à entrada na equipa do novo
talento
Mikko Hirvonen para fazer dupla com
Petter Solberg em 2003 - acabou por abandonar a competição em 2004.
Apesar de não oficialmente retirado, Colin optou por se afastar durante um período do
WRC e realizar outros desejos, tais como a bordo de uma carrinha da
Nissan no rali mais duro do mundo, o
Rali Paris-Dakar. Também competiu na prova francesa das
24 Horas de Le Mans.
Após um ano longe dos ralis, em 2004 teve o seu regresso ao volante de um
Škoda Fabia WRC no Rally GB do
País de Gales,
acabando num decepcionante sétimo lugar devido à falta de
competitividade do carro. Mais tarde recebeu a trágica notícia da morte
do seu companheiro britânico
Michael Park. Depois no
Rali da Austrália
conseguiu um segundo lugar, após problemas no carro a três especiais
do final. Entretanto Colin acreditava que podia regressar ao WRC em
2006 com a equipa da
Škoda a trabalhar para obter melhores resultados.
A
5 de Agosto de
2006, Colin e o seu co-piloto
Nicky Grist competiram pela
Subaru no primeiro rali americano transmitido ao vivo pela televisão em
Los Angeles, como fazendo parte dos
X-Games.
A duas curvas do final, o seu carro virou, danificando bastante a
frente e o pneu esquerdo, mesmo assim o carro cruzou a linha da meta
acabando em segundo lugar.
Em Outubro de 2006 foi anunciado que iria substituir o actual campeão - na altura Loeb - na equipa
Kronos Citroën no
Rali da Turquia,
devido à fractura de um braço em virtude da queda de bicicleta. Na
última especial um problema no alternador, fez com que Colin ficasse
fora dos dez primeiros lugares. Para Colin esta seria a hipótese de
regressar em grande à estrada, o que não aconteceu.
Colin McRae Rally
A quarta versão chegou em 2005, trazendo novos gráficos e mais
realismo, aumentando assim a intensidade da experiência da condução de
um verdadeiro carro de rali, mais tarde adaptado para
PSP da
Sony e
N-Gage da
Nokia. A nova geração deste jogo será com o título de Colin McRae Dirt, que será adaptado para computador,
Xbox 360 e mais tarde para
PlayStation 3, finais de 2007.
Colin McRae Dirt é o único jogo que conta com um carro Português, o
Saab 9.3 Turbo de Eduardo Veiga, Bi-Campeão Nacional de Ralicross. O
aparecimento do carro de Eduardo Veiga é de base no jogo e não um ad-on.
Foram preciso mais de 10 gigas de fotografias e vinte páginas sobre as
características e comportamento do carro em pista, para dar ao jogo a
versão realista que tem. Entre a a escolha do carro do bi-campeão
nacional para participar no jogo e o aparecimento do jogo no mercado
passaram-se mais de dois anos.
Uma edição especial para telefones móveis também será lançada, numa data a definir.
Participa também do jogo lançado em 2009, Dirt 2, onde é feita uma homenagem in-game, com vídeo mostrando cenas da carreira de Colin McRae.
Morte
Colin McRae morreu a 15 de setembro de 2007, quando o
helicóptero em que seguia e pilotava caiu perto da sua residência, em
Lanark, na
Escócia.
Com o campeão do WRC estavam o seu filho Johnny, de cinco anos, um
amigo do seu filho (Ben Porcelli, de 6 anos) e mais um amigo de Colin
(Graeme Duncan, 37 anos). Não houve sobreviventes. Investigações
concluíram que Colin foi imprudente ao sobrevoar a baixa altitude o
local conhecido como "Mouse Valley" onde ocorreu a queda.