domingo, março 22, 2026
Guilherme I, o primeiro Kaiser do II Reich alemão, nasceu há 229 anos
Postado por Fernando Martins às 02:29 0 comentários
Marcadores: Alemanha, Guilherme I, II Reich, Imperador, Monarquia Constitucional, Prússia
Saudades de Pío Leyva...
Postado por Pedro Luna às 02:00 0 comentários
Marcadores: Buena Vista Social Club, Caminito a la Ciudad, Cuba, música, música latina, Pío Leyva, world music
Guimarães Passos nasceu há 159 anos

Na terra estava quando te queria
De todas as mulheres diferente,
E olhando a altura com o fervor dum crente
Em nuvem de ouro a tua imagem via.
Na asa encantada que a paixão me abria
Subi, para buscar-te unicamente,
E em cima estando vi-te, de repente,
Na terra, no lugar donde eu saía.
Olhos de amante, que de tal maneira
Andam cheios de lúcida loucura,
Que assim se perdem na maior cegueira.
E vendo aquilo que não há, decerto,
Sonham longe a ilusão de uma ventura
E não vêem a ventura que têm perto.
Postado por Fernando Martins às 01:59 0 comentários
Marcadores: Brasil, Guimarães Passos, parnasianos, poesia, ultrarromantismo
Reis Ventura nasceu há 116 anos
Reis Ventura é o pseudónimo literário de Manuel Joaquim dos Reis Barroso. Tendo começado a sua vida pela Ordem de São Francisco, onde professou com o nome de Vasco Reis e recebeu ordens sacras, estudou Teologia em Espanha, tendo seguido depois para Moçambique como missionário. Ali abandonaria não só os franciscanos como as próprias ordens sacerdotais, tendo regressado a Lisboa onde estudou então na Escola Superior Colonial. Em 1938 seguiu para Angola, onde trabalhou primeiro como funcionário administrativo e, finalmente, como empregado da companhia de petróleos daquela então colónia. Regressou a Portugal em 1975, tendo-se fixado em Lisboa. Estreou-se como poeta com o volume A Romaria, que, em 1934, recebeu o "Prémio Antero de Quental" do Secretariado de Propaganda Nacional, ex-aequo com a Mensagem de Fernando Pessoa. Para além de continuar a cultivar a poesia, dedicou-se depois a escrever crónicas, contos e romances de temática colonial, pelo que recebeu alguns prémios da antiga Agência Geral das Colónias. Está representado nas antologias: Novos Contos d'África, de Garibaldino de Andrade e Leonel Cosme, 1962; Contos Portugueses do Ultramar, de Amândio César, 1969; O Corpo da Pátria, antologia poética sobre a guerra colonial, de Pinharanda Gomes, 1971; e Antologia do Conto Ultramarino, de Amândio César, 1972.
Tão velhinha e tão linda, e tão presa
nos mistérios das ondas do mar,
é Luanda uma flor, uma beleza
com perfume e encantos sem par.
De S. Paulo à Marginal
- Vem ver, meu amor! -
Luanda ao sol-pôr,
Como é sem favor, divinal!
Raparigas do Bungo e da Samba,
do Cruzeiro e da Sé, do Balão,
na Paris, Polo Norte ou Mutamba,
são a nossa maior tentação.
Nesta terra onde eu nasci
eu quero casar
e ter o meu lar
e rir e chorar
só por ti.
Pelos bailes seletos da Alta,
nos batuques tão ricos de cor,
é Luanda que dança e que salta,
numa festa de vida e amor.
Bungo, Samba e Sambizanga
ou Portas do Mar
- Tudo isto é Luanda,
cidade e quitanda
ao luar...
Tão velhinha e tão bela e fagueira,
debruçada nas ondas do mar,
É Luanda sagaz, feiticeira.
Quem cá chega, cá quer ficar!
Reis Ventura
Postado por Fernando Martins às 01:16 0 comentários
Marcadores: Fernando Pessoa, iteratura, pintura, poesia, Reis Ventura, Vasco Reis
Marcel Marceau nasceu há cento e três anos...
Postado por Fernando Martins às 01:03 0 comentários
Marcadores: França, judeus, Marcel Marceau, mimo, teatro
Pío Leyva morreu há vinte anos...
(imagem daqui)
Postado por Fernando Martins às 00:20 0 comentários
Marcadores: Buena Vista Social Club, Cuba, El Mentiroso, música, música latina, Pío Leyva, world music
Óscar Lopes morreu há doze anos...
(imagem daqui)
Óscar Luso de Freitas Lopes (Matosinhos, Leça da Palmeira, 2 de outubro de 1917 – Matosinhos, 22 de março de 2013) foi um deputado e professor português que desenvolveu a sua atividade docente e de investigação nas áreas da literatura e da linguística.
Óscar Lopes era filho do folclorista Armando Lopes e da violoncelista Irene Freitas.
Irmão de Maria Mécia de Freitas Lopes - Leça (1920 - 2020), esposa de Jorge de Sena e organizadora do espólio literário deste, e de Rui Silvino de Freitas Lopes (1922), tenente-coronel do exército.
A formação
Óscar Lopes, licenciou-se em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Apreciador da música, cursou igualmente o Conservatório de Música do Porto.
A atividade docente
Foi professor efetivo do Liceu Nacional de Vila Real e dos liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas, do Porto, entre 1941 e 1974; neste último orientou o grupo de estudantes que formava o corpo redator do jornal académico O Mensageiro, iniciado em 1952.
Em 1975 ingressou, como professor catedrático, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se jubilou.
Na Universidade do Porto desempenhou, entre outros cargos, o de vice-reitor da Universidade (1974-1975) e o de diretor da Faculdade de Letras (1974-1977).
A intervenção cívica
Óscar Lopes pertenceu ao Movimento de Unidade Nacional Antifascista (MUNAF), ao Movimento de Unidade Democrática (MUD), ao Movimento Nacional Democrático (MND), à Comissão Democrática Eleitoral (CDE) e à Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.
Militante do Partido Comunista Português desde 1945, Óscar Lopes fez parte do seu Comité Central entre 1976 e 1996. Foi deputado à Assembleia da República Portuguesa pelo PCP, candidato nas listas da FEPU, APU e da Coligação Democrática Unitária. Foi também eleito na Assembleia Municipal do Porto.
Devido à sua atividade como opositor político ao regime do Estado Novo foi detido pela polícia política em 1955 no processo dos Partidários da Paz e, em diversas situações, impedido de sair do país para participar em reuniões científicas no estrangeiro.
Foi candidato à Assembleia Nacional, nas listas da oposição ao regime do Estado Novo, em 1973.
Membro ativo da Sociedade Portuguesa de Escritores, encerrada pelo Estado Novo, Óscar Lopes fez parte da comissão promotora da constituição da Associação Portuguesa de Escritores, de que foi presidente.
Foi um dos criadores da Universidade Popular do Porto, em 1979.
O crítico literário e historiador da literatura
Crítico literário, Óscar Lopes publicou uma vasta colaboração em diversos jornais e revistas, onde se destacam a Seara Nova, a Vértice, o Mundo Literário (1946-1948), a Colóquio/Letras e o suplemento literário de O Comércio do Porto.
A História da Literatura Portuguesa, escrita em colaboração com António José Saraiva, e publicada pela primeira vez em 1955, é há muitos anos uma referência para o ensino desta disciplina.
O linguista
A sua Gramática Simbólica do Português, editada em 1971 e reeditada em 1972, abriu os caminhos da moderna linguística portuguesa.
Em 1976, já professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, deu o impulso fundador ao Centro de Linguística da Universidade do Porto. Nesta faculdade lecionou exclusivamente disciplinas da área da linguística, tendo a primeira sido a de Linguística Matemática Computacional.
Postado por Fernando Martins às 00:13 0 comentários
Marcadores: comunistas, Linguística, Óscar Lopes
O deslizamento de terras de Oso, Washington, com 43 mortos, foi há doze anos...
Postado por Fernando Martins às 00:12 0 comentários
Marcadores: deslizamento, deslizamento de terras de Oso, USA
Dois atentados em Bruxelas semearam o caos há dez anos...
Postado por Fernando Martins às 00:10 0 comentários
Marcadores: ataques terroristas, atentados em Bruxelas, Bélgica, Estado Islâmico, ISIS, terror
Recordemos, cantando uma poesia, Branca de Gonta Colaço...
El-Rei
Longe da luz, a que sonhou, na infância,
em vez de predomínio ou de conquista,
sonhos de amor, entre visões de artista,
morreu de desconsolo e de distância...
Caminho aberto à morte por essa ânsia
que mais se exalta quanto mais contrista,
de quem recorda o lar que nunca avista
e se consome em lúcida constância
Porque - acima do Trono e da Realeza,
havia o céu azul, a claridade
da sua amada Terra Portuguesa
- Havia a Pátria!...
- e dizem, (que impiedade!...)
dizem que não se morre de tristeza!...
Dizem que não se morre de saudade!...
Branca de Gonta Colaço
Postado por Pedro Luna às 00:08 0 comentários
Marcadores: Branca de Gonta Colaço, El-Rei, José Campos e Sousa, música, poesia
Hoje é dia de ouvir música cubana...
Postado por Pedro Luna às 00:02 0 comentários
Marcadores: Buena Vista Social Club, Compay Segundo, Cuba, Guantanamera, música, música latina, Pío Leyva, world music
Porque hoje é o Dia Mundial da Água...
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a consciencialização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contactadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:
- Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
- Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
- Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado;
- Promover campanhas sobre a importância da água.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:00 0 comentários
Marcadores: Dia Mundial da Água, ONU
sábado, março 21, 2026
Hoje é dia de recordar a música de Andrea Luchesi...
Postado por Pedro Luna às 22:50 0 comentários
Marcadores: Alemanha, Andrea Luchesi, cravo, Itália, música, órgão, Sonata in Do maggiore
Porque hoje é o dia da Poesia...
Conselho amigável a imensos jovens adultos
Vai ao Tibete.
Anda de camelo.
Lê a bíblia.
Tinge os sapatos de azul.
Deixa crescer a barba.
Dá a volta ao mundo numa canoa de papel.
Assina o Saturday Evening Post.
Mastiga com o lado esquerdo da boca apenas.
Casa-te com uma mulher com uma perna e faz a barba
com uma navalha de barbear.
E grava o teu nome no braço dela.
Escova os dentes com gasolina.
Dorme todo o dia e trepa às árvores à noite.
Sê um monge e bebe buckshot e cerveja.
Mete a cabeça debaixo de água e toca violino.
Faz dança do ventre diante de velas cor-de-rosa.
Mata o teu cão.
Concorre a Presidente da Câmara.
Vive num barril.
Parte a cabeça com um machado.
Planta túlipas à chuva.
Mas não escrevas poesia.
Charles Bukowsky
Postado por Pedro Luna às 12:21 0 comentários
Marcadores: Charles Bukowsky, Dia Mundial da Poesia, poesia
...para celebrar o Dia da Árvore - e da Poesia...
Antes que tua mão para mim se levante
pensa bem.
Fui eu quem te deu o berço
onde tua mãe te embalou...
Foi no meu corpo que gravaste (disseste ao Mundo) o teu amor
e escondi na minha sombra os teus primeiros beijos...
Fui eu que te deu teu leito,
onde tua mãe te gerou e te pariu...
Fui eu que te aqueci nas longas noites de Inverno
e te alimentei quando tinhas fome...
Foi em mim que fizeste o teu filho,
em noite mágica de amor…
E é em mim que descansas
das agruras desta vida e te recolhes, rendido ao cansaço.
E, quando partires,
minhas tábuas serão tua cama final...
Pensa bem,
antes que tua mão me abata.
Pedro Luna
Postado por Pedro Luna às 11:11 0 comentários
Marcadores: Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial da Poesia, Pedro Luna, poesia
Hoje celebramos o Dia Mundial da Árvore, das Florestas e da Poesia...
A comemoração oficial do Dia da Árvore
teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em
1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a
consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para
resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do
mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de março de
1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de
Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das
Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia
Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a
importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi
comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os
quais Portugal.
O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo."
in Biblioteca Escolar de Alfena
Se a nossa voz crescesse,onde era a árvore?
Em que pontas, a corola do silêncio?
Coração já cansado, és a raiz:
Uma ave te passe a outro país.
Coisas de terra são palavra.
Semeia o que calou.
Não faz sentido quem lavra
Se o não colhe do que amou.
Assim, sílaba e folha, porque não
Num só ramo levá-las
com a graça e o redondo de uma mão?
(Tu não te calas? Tu não te calas?!)
in Canto de Véspera (1966) - Vitorino Nemésio
Postado por Pedro Luna às 11:11 0 comentários
Marcadores: Dia da Árvore, Dia das Florestas, Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial da Poesia, poesia, Vitorino Nemésio
Morreu Chuck Norris...
![]()
Carlos Ray "Chuck" Norris (Ryan, 10 de março de 1940 – Kauai, 19 de março de 2026) foi um artista marcial, ator, produtor de cinema e roteirista norte-americano. Depois de servir na Força Aérea dos Estados Unidos, começou a tornar-se conhecido como praticante de artes marciais. Em 1990, fundou a sua escola de artes marciais, Chun Kuk Do, e em 2005, a World Combat League (WCL), uma competição de combate por equipas.
Norris apareceu em numerosos filmes de acção, como Way of the Dragon (1972), em que contracena com Bruce Lee, Lone Wolf McQuade (1983) com David Carradine, na trilogia Missing in Action e em The Delta Force (1986) com Lee Marvin. Foi a estrela maior da empresa The Cannon Group e o ator principal da série de televisão Walker, Texas Ranger, exibida de 1993 a 2001.
Norris foi um cristão devoto. Escreveu vários livros sobre o Cristianismo e doou a várias causas e candidatos republicanos. Também participou em vários anúncios televisivos para promover o estudo da Bíblia e a oração nas escolas públicas. Entre 2007 e 2008, fez campanha para o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, que participou também para a nomeação de candidato a presidente em 2008. Norris é também um cronista para o website conservador WorldNetDaily.
Também foi conhecido pelas suas contribuições a várias organizações não-governamentais, tanto na forma de doações como em actividades para recolha de fundos. Em 1990 criou a United Fighting Arts Federation (UFAF) e a KickStart, programas que promovem o estudo das artes marciais entre as crianças em risco, como táctica para as afastar do mundo das drogas.
Desde 2005 que Chuck Norris é amplamente associado a um meme da Internet que documenta características e proezas fictícias, muitas vezes absurdas, associadas a ele.
(...)
Norris morreu na manhã do dia de 19 de março de 2026 no Havai, aos 86 anos, após uma hospitalização, conforme indicado pela família em comunicado.
in Wikipédia

Postado por Fernando Martins às 11:01 0 comentários
Marcadores: actor, artes marciais, Chuck Norris, cinema, meme
Música para recordar que andam pela terra os poetas...
Andam pela terra os poetas - Luiz Goes
Letra: Carlos Carranca; Música: João Moura
Andam p'la terra os poetas,
Dizem que são de ficar
Dizem que são de ficar
São como filhos das ervas.
Andam p'la terra os poetas,
Vivem da luz do luar
Crescem ao som das estrelas
Vivem da luz do luar.
Crescem ao som das estrelas
Vivem da luz do luar.
.
Andam p'la terra os poetas,
Numa canção de embalar
Numa canção de embalar
Moram na brisa das velas.
Andam p'la terra os poetas,
Nas ondas altas do mar
Andam p'la terra os poetas
Nas ondas altas do mar.
Andam p'la terra os poetas
Nas ondas altas do mar.
Postado por Pedro Luna às 10:01 0 comentários
Marcadores: Andam pela terra os poetas, Dia Mundial da Poesia, Fado de Coimbra, Luiz Goes, música, poesia
Edward Walter Maunder morreu há 98 anos

Postado por Fernando Martins às 09:08 0 comentários
Marcadores: astronomia, climatologia, Edward Maunder, manchas solares, mínimo de Maunder
Aleksandr Glazunov morreu há noventa anos...
Aleksandr Konstantinovitch Glazunov (São Petersburgo, 10 de agosto de 1865 – Paris, 21 de março de 1936) foi um importante professor de música e compositor tardo-romântico russo.
Postado por Fernando Martins às 09:00 0 comentários
Marcadores: Duo Sabbah-Reyes, Elegie for viola and piano, Glazunov, música, romantismo, Rússia
Solomon Burke nasceu há 86 anos...


Postado por Fernando Martins às 08:06 0 comentários
Marcadores: blues, gospel, música, None Of Us Are Free, Rock, Solomon Burke, soul
Hoje é dia de ouvir os Mungo Jerry...!
Postado por Pedro Luna às 08:00 0 comentários
Marcadores: Long Legged Woman Dressed in Black, Mungo Jerry, música, Ray Dorset, Rock
Hoje é dia de ouvir Supertramp...
Postado por Pedro Luna às 07:06 0 comentários
Marcadores: art rock, música, pop rock, Rock Progressivo, Roger Hodgson, Supertramp, The Logical Song
A prisão de Alcatraz foi fechada há sessenta e três anos
Postado por Fernando Martins às 06:30 0 comentários
Hoje é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (o Massacre de Sharpeville foi há 66 anos)...
Postado por Fernando Martins às 06:06 0 comentários
Marcadores: África do Sul, apartheid, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, Massacre de Sharpeville, música, racismo
Ayrton Senna nasceu há 66 anos...

Postado por Fernando Martins às 06:06 0 comentários
Marcadores: automobilismo, Ayrton Senna, Brasil, F1, saudades
Hoje é dia dos Poetas...
(imagem daqui)
para seres poeta
para seres poeta
usa as palavras
como se falasses pássaro
vive entre os homens
como se fosses
um deles
e nunca eles saibam
que só vieste vê-los
dá nomes
à tua solidão
mas nenhum
que não seja teu
depois cresce
para dentro de ti
até que no mundo
já não existam sinais
da tua ausência
Carlos Lopes Pires
Postado por Pedro Luna às 05:50 0 comentários
Marcadores: Carlos Lopes Pires, poesia
Johann Sebastian Bach nasceu há 341 anos
Postado por Fernando Martins às 03:41 0 comentários
Marcadores: Adagio, Alemanha, barroco, cravo, Igreja Luterana, Johann Sebastian Bach, maestro, música, música barroca, órgão
Fourier nasceu há 258 anos
Postado por Fernando Martins às 02:58 0 comentários
Marcadores: efeito de estufa, Fourier, Matemática, séries de Fourier
.jpg)









