John Howard Carpenter (Carthage, Nova Iorque, 16 de janeiro de 1948) é um realizador, argumentista, produtor, editor e compositor de cinema norte-americano. Apesar de Carpenter ter trabalhado em vários géneros de cinema, está mais associado aos filmes do género de terror e de ficção científica dos anos de 70 e 80.
quinta-feira, janeiro 16, 2025
John Carpenter celebra hoje 77 anos
John Howard Carpenter (Carthage, Nova Iorque, 16 de janeiro de 1948) é um realizador, argumentista, produtor, editor e compositor de cinema norte-americano. Apesar de Carpenter ter trabalhado em vários géneros de cinema, está mais associado aos filmes do género de terror e de ficção científica dos anos de 70 e 80.
Postado por Fernando Martins às 07:07 0 comentários
Marcadores: cinema, John Carpenter, música, realizador, terror
Jim Carrey comemora hoje sessenta e três anos
Postado por Fernando Martins às 06:30 0 comentários
Marcadores: actor, Canadá, filmes, Jim Carrey
Paul Webb, baixo da banda Talk Talk, faz hoje 63 anos
Postado por Fernando Martins às 06:30 0 comentários
Marcadores: art rock, música, Paul Webb, post-rock, Such A Shame, synthpop, Talk Talk
Toscanini morreu há 68 anos...
Postado por Fernando Martins às 06:08 0 comentários
Marcadores: Arturo Toscanini, maestro, música, Ride of the Valkyries, Toscanini, Wagner
Sade Adu celebra hoje sessenta e seis anos
Sade Adu, nome artístico de Helen Folasade Adu, (Ibadan, 16 de janeiro de 1959) é uma cantora de jazz, da banda Sade, popular no Reino Unido.
Postado por Fernando Martins às 06:06 0 comentários
Marcadores: By your side, easy listening, jazz, música, Nigéria, Quiet Storm, Reino Unido, rythm and blues contemporâneo, Sade Adu, soft rock, soul
Amilcare Ponchielli morreu há 139 anos...
Amilcare Ponchielli (Paderno Fasolaro, 31 de agosto de 1834 - Paderno Fasolaro, 16 de janeiro de 1886) foi um compositor italiano, basicamente de óperas.
Nascido numa pequena aldeia próximo de Cremona, Ponchielli ganhou, aos nove anos, uma bolsa de estudos para estudar música no Conservatório de Milão, escrevendo a sua primeira sinfonia quando tinha dez anos.
Dois anos depois de deixar o conservatório, escreveu a sua primeira ópera - baseada no grande livro de Alessandro Manzoni, I promessi sposi - e foi um compositor de ópera que, eventualmente, encontrou a fama.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 01:39 0 comentários
Marcadores: Amilcare Ponchielli, Dance of the Hours, La Gioconda, música, Ópera
João de Lemos morreu há 135 anos...
O «trovador» João de Lemos, como era conhecido desde o tempo de Coimbra, onde se formou em direito, pela publicação do jornal poético O Trovador, interessantíssimo repositório das produções poéticas dum grupo de moços estudantes. Além dele, alma e diretor dessa publicação, faziam parte do Trovador Luís da Costa Pereira, António Xavier Rodrigues Cordeiro, Luís Augusto Palmeirim, José Freire de Serpa, Augusto Lima e Couto Monteiro.
Ultra romântico e intrépido miguelista, adepto furibundo do ancien-regime e da monarquia absoluta que sempre ansiou, com todo o ardor que ressuscitasse, nasceu muito prosaicamente no Peso da Régua, em 1819, às vésperas, portanto, da Revolução de 1820. Mas toda a sua vida dedicou-a ele ao seu ideal político, tendo usufruído de grande prestígio dentro da corte dos talassas da época.
Colaborou em diversas outras publicações periódicas, de que são exemplo o jornal humorístico A Comédia Portuguesa começado a publicar em 1888, a Revista Universal Lisbonense (1841-1859) e a Revista Contemporânea de Portugal e Brasil (1859-1865).
in Wikipédia
A lua de Londres
É noite. O astro saudoso
Rompe a custo um plúmbeo céu,
Tolda-lhe o rosto formoso
Alvacento, húmido véu,
Traz perdida a cor de prata,
Nas águas não se retrata,
Não beija no campo a flor,
Não traz cortejo de estrelas,
Não fala de amor às belas,
Não fala aos homens de amor.
Meiga Lua! Os teus segredos
Onde os deixaste ficar?
Deixaste-os nos arvoredos
Das praias de além do mar?
Foi na terra tua amada,
Nessa terra tão banhada
Por teu límpido clarão?
Foi na terra dos verdores,
Na pátria dos meus amores,
Pátria do meu coração!
Oh! que foi!... Deixaste o brilho
Nos montes de Portugal,
Lá onde nasce o tomilho,
Onde há fontes de cristal;
Lá onde viceja a rosa,
Onde a leve mariposa
Se espaneja à luz do sol;
Lá onde Deus concedera
Que em noite de Primavera
Se escutasse o rouxinol.
Tu vens, ó Lua, tu deixas
Talvez há pouco o país
Onde do bosque as madeixas
Já têm um flóreo matiz;
Amaste do ar a doçura,
Do azul e formosura,
Das águas o suspirar.
Como hás-de agora entre gelos
Dardejar teus raios belos,
Fumo e névoa aqui amar?
Quem viu as margens do Lima,
Do Mondego os salgueirais;
Quem andou por Tejo acima,
Por cima dos seus cristais;
Quem foi ao meu pátrio Douro
Sobre fina areia de ouro
Raios de prata esparzir
Não pode amar outra terra
Nem sob o céu de Inglaterra
Doces sorrisos sorrir.
Das cidades a princesa
Tens aqui; mas Deus igual
Não quis dar-lhe essa lindeza
Do teu e meu Portugal.
Aqui, a indústria e as artes;
Além, de todas as partes,
A natureza sem véu;
Aqui, ouro e pedrarias,
Ruas mil, mil arcarias;
Além... a terra e o céu!
Vastas serras de tijolo,
Estátuas, praças sem fim
Retalham, cobrem o solo,
Mas não me encantam a mim.
Na minha pátria, uma aldeia,
Por noites de lua cheia,
É tão bela e tão feliz!...
Amo as casinhas da serra
Co'a Lua da minha terra,
Nas terras do meu país.
Eu e tu, casta deidade,
Padecemos igual dor;
Temos a mesma saudade,
Sentimos o mesmo amor.
Em Portugal, o teu rosto
De riso e luz é composto;
Aqui, triste e sem clarão.
Eu, lá, sinto-me contente;
Aqui, lembrança pungente
Faz-me negro o coração.
Eia, pois, ó astro amigo,
Voltemos aos puros céus.
Leva-me, ó Lua, contigo,
Preso num raio dos teus.
Voltemos ambos, voltemos,
Que nem eu nem tu podemos
Aqui ser quais Deus nos fez,
Terás brilho, eu terei vida,
Eu já livre e tu despida
Das nuvens do céu inglês.
João de Lemos
Postado por Fernando Martins às 01:35 0 comentários
Marcadores: absolutismo, D. Miguel I, João de Lemos, poesia, ultrarromantismo, Universidade de Coimbra
Léo Delibes morreu há 134 anos...
Léo Delibes (La Flèche, 21 de fevereiro de 1836 - Paris, 16 de janeiro de 1891) foi um compositor francês do século XIX que compôs várias obras musicais, entre elas, a ópera Lakmé, cuja ária mais conhecida é o extraordinário Dueto das Flores.
Postado por Fernando Martins às 01:34 0 comentários
Marcadores: Dueto das Flores, Duo des fleurs, Lakmé, Léo Delibes, música, Ópera
Jan Palach imolou-se, pelo fogo, há cinquenta e seis anos...
Reconhecimento póstumo
Postado por Fernando Martins às 00:56 0 comentários
Marcadores: Alexander Dubček, Checoslováquia, Jan Palach, Primavera de Praga, suicídio
Nick Valensi, guitarrista dos The Strokes, faz hoje 44 anos
Postado por Fernando Martins às 00:44 0 comentários
Marcadores: judeus, música, Reptilia, Rock, The Strokes
Bernard Lee, o M dos filmes 007, morreu há 44 anos...
Postado por Fernando Martins às 00:44 0 comentários
Marcadores: 007, actor, Bernard Lee
Um terramoto arrasou a cidade de Kobe, no Japão, há trinta anos
Aproximadamente 6.434 pessoas perderam a vida (estimativas finais, de 22 de dezembro de 2005); cerca de 4.600 eram habitantes de Kobe. De entre as maiores cidades do Japão, Kobe, com os seus 1,5 milhões de habitantes, era a que se encontrava mais próxima do epicentro e aquela que foi atingida pelos tremores mais violentos. Foi o sismo com mais impacto no Japão durante o século XX a seguir ao grande sismo de Kantō de 1923, o qual provocou a morte de 140.000 pessoas. Os danos causados foram estimados em cerca de dez biliões de ienes, ou 2,5% do PIB do Japão nessa altura. Com base numa taxa de câmbio média dos 500 dias de 97,545 ienes/dólar, os prejuízos do sismo terão sido equivalentes a 102,5 mil milhões de dólares.
Postado por Fernando Martins às 00:30 0 comentários
Marcadores: Grande Sismo de Hanshin, Japão, sismo, Sismo de Kobe de 1995, sismologia
Niccolò Piccinni nasceu há 297 anos
Niccolò Piccinni (Bari, 16 de janeiro de 1728 – Passy, 7 de maio de 1800) foi um compositor clássico italiano de sinfonias, música sacra, música de câmara e ópera.
Foi um dos mais populares compositores de ópera no seu tempo, especialmente de opera buffa napolitana. Historicamente, teve a infelicidade de ficar entre as gerações de seus grandes antecessores, como Pergolesi e os grandes compositores que lhe sucederam, incluindo Paisiello e Cimarosa.
Postado por Fernando Martins às 00:29 0 comentários
Marcadores: Didon, Itália, música, Niccolò Piccinni, Ópera, ópera buffa
Laurent-Désiré Kabila, presidente da República Democrática do Congo (ex-Zaire), foi assassinado há 24 anos
Laurent-Désiré Kabila (Likasi, Katanga, 27 de novembro de 1939 - Kinshasa, 16 de janeiro de 2001) foi um guerrilheiro que assumiu o poder na República Democrática do Congo após a queda do poder do ditador Mobutu Sese Seko. Quando foi morto, em 2001, por um guarda-costas, em plena guerra civil no seu país, o seu filho, Joseph Kabila, assumiu o cargo de presidente, logo a seguir.
Postado por Fernando Martins às 00:24 0 comentários
Marcadores: Congo-Kinshasa, guerra civil, Joseph Kabila, Laurent-Désiré Kabila, Presidente da República, RDC, República Democrática do Congo, Zaire
O vaivém espacial Columbia partiu, para a derradeira viagem, há vinte e um anos...
A STS-107 foi uma missão múltipla sobre microgravidade e pesquisas científicas da Terra com diversas investigações científicas internacionais sendo realizadas durante 16 dias em órbita.
Uma das experiências, um vídeo feito para estudar a poeira atmosférica, pode ter descoberto um novo fenómeno atmosférico, chamado TIGRE, uma emissão ionosférica de cor vermelha.
A bordo do Columbia, levado pelo coronel Ilan Ramon, estava um desenho de Petr Ginz, editor-chefe da revista Vedem, que retratava como seria a Terra vista da Lua na sua imaginação, quando ele tinha 14 anos de idade e era um prisioneiro do campo de concentração nazi de Theresienstadt, durante a II Guerra Mundial.
Várias semanas após o acidente foi encontrado um recipiente contendo algumas minhocas levadas ao espaço para a realização de experiências biológicas em órbita. As mesmas estavam ainda vivas quando encontradas.
Postado por Fernando Martins às 00:21 0 comentários
Marcadores: acidente, Columbia, Índia, Israel, judeus, NASA, STS-107, vaivém espacial
Música para recordar Jan Palach...
Kasabian - Club Foot
One...take control of me?
Yer messing with the enemy
Said its 2..it's another trick
Messin with my mind, I wake up
Chase down an empty street
Blindly snap the broken beats
Said it's cut with a dirty trick
Its taken all these days to find ya
I tell you I want you
I tell you I need you
I tell you I want you
I'll tell you I need you
I... the blood aint on my face
Just wanted you near me
Postado por Fernando Martins às 00:06 0 comentários
Marcadores: Alexander Dubcek, Checoslováquia, Club Foot, comunismo, imolação, Jan Palach, Kasabian, Pacto de Varsóvia, Primavera de Praga, vergonha
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Saudades de Ronnie Van Zant...
If I leave here tomorrow
Would you still remember me?
For I must be travelling on, now,
cause theres too many places Ive got to see.
But, if I stayed here with you, girl,
Things just couldnt be the same.
cause Im as free as a bird now,
And this bird you can not change.
Lord knows, I cant change.
Bye, bye, its been a sweet love.
Though this feeling I cant change.
But please dont take it badly,
cause lord knows Im to blame.
But, if I stayed here with you girl,
Things just couldnt be the same.
Cause Im as free as a bird now,
And this bird youll never change.
And this bird you can not change.
Lord knows, I cant change.
Lord help me, I cant change
Postado por Pedro Luna às 22:22 0 comentários
Marcadores: acidente, aviação, Free bird, Freebird, Lynyrd Skynyrd, música, Ronnie Van Zant, Southern Rock
Porque um Poeta permanece entre nós - enquanto é lido e recordado...
Caminheiro
Sinto é um medo, um medo insuperável
Defronte das alturas misteriosas.
E dizer que me agradam andorinhas
No céu e do campanário o alto voo!
Caminheiro de outrora, cá me iludo
Pensando ouvir à borda do abismo
A pedra a ceder, a bola de neve,
O relógio batendo eternidade.
Se assim fosse! Mas não sou o peregrino
Que vem dos fólios antigos desbotados,
E o que em mim real canta é esta angústia:
Certo – desce uma avalancha das montanhas!
E toda a minha alma está nos sinos,
Só que a música não salva dos abismos!
Osip Mandelstam
Postado por Pedro Luna às 13:40 0 comentários
Marcadores: Acmeísmo, Estaline, gulag, judeus, Osip Mandelstam, poesia, Rússia, URSS
Hoje é dia de chorar Rosa Luxemburgo...
Aqui jaz
Rosa Luxemburgo
Judia da Polónia
Vanguarda dos operários alemães
Morta por ordem
Dos opressores. Oprimidos
Enterrai as vossas desavenças!
Bertold Brecht
Postado por Pedro Luna às 10:06 0 comentários
Marcadores: Alemanha, Bertold Brecht, comunistas, judeus, Karl Liebknecht, KPD, Liga Espartaquista, poesia, Polónia, Revolução Espartaquista, Rosa Luxemburgo
Martin Luther King nasceu há noventa e seis anos...
Postado por Fernando Martins às 09:06 0 comentários
Marcadores: afro-americanos, Martin Luther King, paz, Prémio Nobel, segregação racial







.jpg)


