O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Apollo XII foi a segunda missão do Programa Apollo a pousar na superfície da Lua e a primeira a fazer um pouso de precisão num ponto pré-determinado do satélite, a fim de resgatar partes de uma sonda não tripulada, enviada dois anos antes, a Surveyor 3, e trazer partes dela de volta à Terra, para estudos do efeito da permanência lunar sobre o material empregado no artefacto.
O voo TAP Portugal 425 foi um voo realizado em 19 de novembro de 1977, ligando Bruxelas, na Bélgica, ao Funchal,
na Ilha da Madeira, Portugal, com 156 passageiros e 8 tripulantes a
bordo, operado pelo Boeing 727-200 “Sacadura Cabral” (registo CS-TBR)
com capacidade para 189 passageiros. O avião fazia-se à pista do
Aeroporto de Santa Catarina, sob chuva intensa, pela terceira vez naquele
dia, quando às 21.48 horas sofreu violento acidente.
Devido às condições meteorológicas adversas e de duas tentativas de
aterragem falhadas, o comandante João Costa dispunha agora da sua última
oportunidade, caso contrário o voo teria que divergir para o Aeroporto
de Las Palmas, de Gran Canária.
Essa última oportunidade revelou-se fatal, já que o avião aterrou
muito para além do normal na curta pista do aeroporto, deslizou pelas
águas acumuladas devido à chuva intensa, saiu da pista e caiu em cima de
uma ponte, uns metros mais abaixo. Com o impacto o avião partiu-se em
dois, tendo ficado uma das partes em cima da ponte e a outra parte, que
foi consumida pelas chamas, um pouco mais abaixo, na praia.
Este acidente vitimou 6 dos 8 tripulantes e 125 do total de 156
passageiros que estavam a bordo. No dia seguinte a cauda do avião foi
pintada, ocultando assim o logótipo da companhia, para evitar que o
acidente desse origem a uma má imagem da companhia.
Após este acidente, o único com vítimas mortais da companhia TAP, a
pista foi aumentada duas vezes e atualmente possui 2.781 metros de
comprimento, alguns deles conseguidos através de pilares construídos
sobre o mar, num projeto da autoria de António Segadães Tavares, premiado mundialmente graças a essa obra de grande mestria, que reviu e adaptou um projeto do engenheiro Edgar Cardoso, elaborado em 1980, aquando da primeira ampliação da pista para 1600 metros de comprimento.
O Prestige foi um navio petroleiromonocasco, que afundou na costa galega, produzindo uma imensa maré negra, que afetou uma ampla zona compreendida entre o norte de Portugal e as Landas ou Vendée em França, tendo especial incidência na Galiza. O petroleiro, construído em 1976, com um deslocamento de 42 mil toneladas, transportava 77 mil toneladas de fuel oil, óleo combustível pesado.
Apesar de ter o navio identificado, as investigações judiciais não chegaram a um responsável direto deste acidente.
A 13 de novembro de 2002 começou a maior catástrofeambiental que até o momento havia sacudido a costa galega: o afundamento e posterior derramamento de milhares de toneladas de fuel-oil
por parte do petroleiro "Prestige". Enquanto transportava cerca de 77
mil toneladas de fuel oil, um dos seus 12 tanques rebentou durante uma
tormenta nas costas da Galiza. A partir daquele momento e até ao seu afundamento, estima-se que foram derramadas cerca de 5 000 toneladas de fuel-oil.
Cerca das 8 da manhã de 19 de novembro, o barco partiu-se em dois, a
cerca de 250 km da costa da Galiza, tendo-se afundado, o que provocou um
incremento no volume da mancha negra.
Após o afundamento, o Prestige continuou a libertar cerca de 125
toneladas de fuel oil por dia, contaminando o fundo do mar e a linha
de costa, especialmente ao longo da Galiza.
A 2 de dezembro chegou o batiscafo ou mini-submarino especializado em mergulho à grande profundidade, chamado de "Nautile",
à zona do afundamento. Foram efetuadas diversas tarefas de avaliação e
controle da situação, pois os destroços da embarcação continuavam a
libertar petróleo.
A extensa zona de costa que foi atingida, não só tem uma grande importância ecológica (como no caso das Rías Baixas), mas também uma notável indústria pesqueira.
O Presidente da Junta de Galiza, Manuel Fraga, assegurou que o afundamento não teria efeitos sobre o meio ambiente. Em 10 de dezembro o Presidente do Governo, José María Aznar,
disse que o executivo cometera "erros de apreciação", pois teria sido
mais aconselhável (como tinha solicitado inicialmente o comandante) que
se tivesse rebocado o petroleiro para uma zona costeira abrigada, de
modo a ser possível a remoção do petróleo a bordo.
Em 2 de janeiro de 2003, as manchas de óleo estavam a 50 km da costa francesa. O Primeiro Ministro francês prometeu 50 milhões de euros para a limpeza.
O capitão grego do Prestige, Apostolos Mangouras, foi
detido durante 85 dias (até 7 de fevereiro de 2003) e acusado de não
cooperar com as equipas de salvamento durante o naufrágio e de causar
danos ao meio ambiente.
Em 2004, no âmbito da campanha da Repsol YPF"Prestige Recovery Project"
que ocorreu de junho a outubro, recolheu-se aproximadamente 95% do
petróleo que restava a uma profundidade de cerca de 4.000 metros. Foram
utilizados ROVs modificados, e grandes tanques cilíndricos submersíveis, funcionando como um vai-vem, fabricados especialmente para esse fim.
Óleo vertido do Prestige que chegou à costa galega
Kevin Mark DuBrow (Hollywood, California, October 29, 1955 – Las Vegas, Nevada, November 19, 2007) was an American singer, best known as the lead vocalist of the heavy metal band Quiet Riot from 1975 until 1987, and again from 1993 until his death in 2007.
(...)
On November 25, 2007, Kevin DuBrow was found dead at his home in Las
Vegas. Friends had been unable to contact DuBrow for a week and he
failed to show up for Thanksgiving dinner hosted by his friend Glenn Hughes. According to Hughes, DuBrow had told him some ten days before that he had wanted to make changes in his lifestyle. The cause of death was established to be a fatal overdose by a combination of cocaine, painkillers and alcohol. It was also determined that he had died six days earlier.
In an email to Spain's The Metal Circus, Quiet Riot drummer
Frankie Banali wrote: "I can't even find the words to say. Please
respect my privacy as I mourn the passing and honor the memory of my
dearest friend Kevin DuBrow." DuBrow was buried at Pacific View Cemetery in Corona del Mar, California next to his stepfather Harold Mandell. A rabbi presided over his funeral service on November 30, 2007.
O acidente na mina de Pike River ocorreu em 19 de novembro de 2010 em Greymouth, Nova Zelândia. Uma explosão deixou 29 mineiros presos a pelo menos 1.500 metros da entrada da mina. A jazida situa-se 120 metros abaixo da superfície, e entra-se nela primariamente pela horizontal. Dois mineiros escaparam com ferimentos leves no dia da explosão, ao escalarem um poço de ventilação.
No dia 24 de novembro
de 2010, especialistas conseguiram perfurar um pequeno túnel até a
galeria. Ao analisarem a qualidade do ar, foi constatada uma quantia
excessiva de monóxido de carbono e gás metano, indicando quantidade insuficiente de oxigénio.
Estudava-se a possibilidade de os mineiros já estarem mortos devido à
intoxicação, quando uma segunda explosão dentro da galeria foi sentida
da superfície, acabando com as esperanças das equipas de resgate de
salvar os trabalhadores soterrados.
Como interveniente em concertos ou álbuns editados, como cantautor e/ou
como responsável pelos arranjos musicais, José Mário Branco é autor de
uma obra singular no panorama musical português. Entre música de intervenção, fado e outras, são obras famosas os discos Ser solidário, Margem de Certa Maneira, A noite, e o emblemático FMI,
obra síntese do movimento revolucionário português com seus sonhos e
desencantos. Esta última foi proibida pelo próprio José Mário Branco de
passar em qualquer rádio, TV ou outro tipo de exibição pública. Não obstante este facto, FMI será, provavelmente, a sua obra mais conhecida. O seu álbum mais recente, lançado em 2004, intitula-se Resistir é Vencer, em homenagem ao povo timorense, que resistiu durante décadas à ocupação pelas forças da Indonésia logo após o 25 de Abril. O ideário socialista está expresso em muitas das suas letras.
Em 2006, com 64 anos, José Mário Branco iniciou uma licenciatura em Linguística, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Terminou o 1.º ano com média de 19,1 valores, sendo considerado o
melhor aluno do seu curso. Desvalorizou a Bolsa de Estudo por Mérito que
lhe foi atribuída, dizendo que é «algo normal numa carreira
académica».
Em 2009 voltou às atuações públicas com dois concertos intitulados Três Cantos, juntando «referências não só musicais mas também poéticas do que é cantar em português»: José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto.
Morreu aos 77 anos, de acidente vascular cerebral, na madrugada do dia 19 de novembro de 2019, em Lisboa.
O Dia Internacional do Xadrez é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores xadrezistas de todos os tempos e o único hispano-americano a sagrar-se campeão mundial.
Impacto recente de meteoroide em Marte criou uma das maiores crateras do Sistema Solar
O sismo detetado em Marte em dezembro foi causado pelo impacto
de um meteoroide, estimado como um dos maiores vistos em Marte desde que
a NASA começou a explorar o cosmos.
O “lander” InSight da NASA registou um sismo marciano de magnitude 4
no passado dia 24 de dezembro, mas os cientistas só mais tarde
descobriram a causa desse sismo: o impacto de um meteoroide — um dos
maiores vistos em Marte desde que a NASA começou a explorar o cosmos.
Além disso, a colisão com a superfície escavou pedaços de gelo do tamanho de pedregulhos mais perto do equador marciano do que alguma vez foi encontrado – uma descoberta com implicações para os planos futuros da NASA de enviar astronautas para o Planeta Vermelho.
Os cientistas determinaram que o sismo resultou do impacto de um meteoroide
quando olharam para o antes e depois em imagens da MRO (Mars
Reconnaissance Orbiter) da NASA e avistaram uma nova cratera, explica a
agência espacial norte-americana em comunicado.
Fornecendo uma rara oportunidade de ver como um grande impacto abalou o
chão em Marte, o evento e os seus efeitos foram detalhados em dois
artigos científicos [artigo 1, artigo 2] publicados dia 27 de outubro na revista Science.
Blocos de gelo do tamanho de pedregulhos podem ser vistos em torno da
orla de uma cratera de impacto em Marte, nesta imagem capturada pela
câmara HiRISE a bordo da sonda MRO da NASA - a cratera foi formada no dia
24 de dezembro de 2021 pelo impacto de um meteoroide na região chamada
Amazonis Planitia
Estima-se que o meteoroide tenha tido entre 5 a 12 metros
– suficientemente pequeno para ter ardido na atmosfera terrestre, mas
não na fina atmosfera de Marte, que tem apenas 1% da sua densidade.
O impacto, numa região chamada Amazonis Planitia,
escavou uma cratera com cerca de 150 metros de diâmetro e 21 metros de
profundidade. Alguns dos detritos ejetados pelo impacto voaram até 37
quilómetros de distância.
Com imagens e dados sísmicos documentando o evento, pensa-se que esta é uma das maiores crateras cuja formação foi já testemunhada no Sistema Solar.
Existem muitas crateras maiores no Planeta Vermelho, mas são
significativamente mais velhas e são anteriores a qualquer missão
marciana.
“A descoberta de um impacto fresco deste tamanho não tem precedentes“, disse Ingrid Daubar,
da Universidade Brown, que lidera o Grupo de Trabalho de Ciência de
Impacto do InSight. “É um momento emocionante na história geológica – e
conseguimos testemunhá-lo”.
O módulo InSighttem visto a sua energia diminuir
drasticamente nos últimos meses devido à acumulação de poeira nos seus
painéis solares. Espera-se agora que o “lander” seja desligado nas
próximas seis semanas, pondo fim à ciência da missão.
O InSight está a estudar a crosta, o manto e o núcleo do planeta.
As ondas sísmicas são fundamentais para a missão e revelaram o tamanho,
profundidade e composição das camadas interiores de Marte.
Desde que pousou em Marte, em novembro de 2018, o InSight detetou 1.318 sismos marcianos, incluindo vários provocados por impactos de meteoroides mais pequenos.
Mas o sismo resultante do impacto de dezembro passado foi o primeiro observado a ter ondas superficiais – uma espécie de onda sísmica que ondula ao longo do topo da crosta de um planeta.
O segundo dos dois artigos científicos relacionados com o grande
impacto descreve como os cientistas utilizam estas ondas para estudar a
estrutura da crosta de Marte.
Caçadores de crateras
No final de 2021, os cientistas da missão InSight
informaram o resto da equipa que tinham detetado um grande sismo
marciano no dia 24 de dezembro.
A cratera foi descoberta pela primeira vez no dia 11 de fevereiro
de 2022 por cientistas que trabalhavam no MSSS (Malin Space Science
Systems), que construiu e opera duas câmaras a bordo da MRO.
A CTX (Context Camera) fornece imagens a preto e
branco, de média resolução, enquanto a MARCI (Mars Color Imager) produz
diariamente mapas de todo o planeta, permitindo aos cientistas seguir as mudanças climáticas em grande escala, como a recente tempestade regional de poeira que diminuiu ainda mais a energia solar do InSight.
A zona do impacto era visível nos dados MARCI e isso
permitiu à equipa fixar um período de 24 horas dentro do qual este
ocorreu. Estas observações correlacionaram-se com o epicentro sísmico,
demonstrando conclusivamente que o impacto de um meteoroide provocou o
grande sismo de dia 24 de dezembro.
“A imagem do impacto era diferente de qualquer outra
que já tinha visto antes, com a cratera massiva, o gelo exposto e a
dramática zona de explosão preservada na poeira marciana”, disse Liliya Posiolova, que lidera o Grupo de Ciência e Operações Orbitais no MSSS.
“Não pude deixar de imaginar como devia ter sido testemunhar o impacto, a explosão atmosférica e os detritos ejetados a quilómetros de distância“.
A determinação do ritmo a que as crateras são formadas
em Marte é crucial para refinar a linha temporal geológica do planeta.
Em superfícies mais antigas, como em Marte ou na Lua, existem mais crateras do que na Terra; no nosso planeta, os processos tectónicos e de erosão apagam características mais antigas da superfície.
As novas crateras também expõem materiais situados abaixo da superfície. Neste caso, grandes pedaços de gelo espalhados pelo impacto foram vistos pela câmara a cores HiRISE (High-Resolution Imaging Science Experiment) da MRO.
O gelo subterrâneo será um recurso vital para os astronautas, que poderão utilizá-lo para uma variedade de necessidades, incluindo água potável, agricultura e combustível para foguetões.
O gelo enterrado nunca tinha sido visto tão perto do equador marciano que, como a parte mais quente de Marte, é um local apelativo para os astronautas.
A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura
infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e
de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao
cinema e TV e editadas em disco.
A sua obra foi difundida em países como a França (francês e corso), Estados
Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha,
Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.
Palavras não me faltam (quem diria o quê?), faltas-me tu poesia cheia de truques. De modo que te amo em prosa, eis o lugar onde guardarei a vida e a morte.
De que outra maneira poderei assim te percorrer até à perdição? Porque te perderei para sempre como o viajante perde o caminho de casa.
E, tendo-te perdido, te perderei para sempre. Nunca estive tão longe e tão perto de tudo. Só me faltavas tu para me faltar tudo, as palavras e o silêncio, sobretudo este.
inAinda não é o fim nem o princípio do mundo calma é apenas um pouco tarde (1974) - Manuel António Pina
Kim alcançou a fama nos inícios dos anos 80 com o seu maior sucesso "Kids in America", que atingiu o primeiro lugar no Reino Unido,
e pelo qual recebeu, em 1983, o Brit Award de melhor cantora
britânica. A canção teve várias versões por diversas bandas e até hoje
às vezes ainda é tocada nas rádios, como ícone da música daquela
década.
A sua carreira musical começou com um pop mais ligado ao punk e ao new wave.
A maioria das suas canções foram composições próprias, em colaboração
com o seu irmão. Nos primeiros anos da década de 80 destaca-se a sua
canção "View from a Bridge", que mistura romance e intriga como uma comédia de detetives.
Nos finais da década de 80, Kim Wilde, lança-se num pop
mais clássico e dançável, que devolveu-lhe a fama depois de alguns
discos sem sucesso e fez alcançar sucesso em toda a Europa com canções
como "You Came", "Never Trust a Stranger" ou "You Keep Me Hangin' On", que foi o seu primeiro e o único número um nos Estados Unidos da América.
Em 1988, acompanhou Michael Jackson, como estrela convidada, nas apresentações europeias da turnê Bad World Tour.
A sua fama perdeu-se na década de 90, ainda que publicasse singles de sucesso como "Love Is Holy" e especialmente "If I Can't Have You", e o álbum Kim Wilde: The Singles Collection. Em 1995, depois do fracasso de vendas do seu álbum Now and Forever,
retirou-se da música para se dedicar à televisão. Apesar disso,
periodicamente ainda se lança na música, com compilações e alguns
singles. Em 2003, fez sucesso num dueto com a cantora alemã Nena, com a música "Anyplace, Anywhere, Anytime" (ou "Irgendwie Irgendwo Irgendwann", em alemão). Em 2006, lançou um novo álbum: Never Say Never. Kim também escreveu vários livros sobre jardinagem, atividade a que também se dedica profissionalmente.
Kirk Stuart Lee "The Ripper" Hammett (São Francisco, Califórnia, 18 de novembro de 1962) é um guitarrista e compositor americano, conhecido principalmente por sua carreira de longa data na banda de heavy metalMetallica. Foi o fundador e um dos guitarristas da banda de thrash metalExodus, uma das bandas pioneiras no gênero, até ser convidado para substituir Dave Mustaine no Metallica, em 1983. Em 2003, foi eleito pela revista Rolling Stone como o décimo primeiro melhor guitarrista de heavy metal do mundo. Em 2009, apareceu em quinto lugar no livro The 100 Greatest Metal Guitarists (Os 100 Maiores Guitarristas do Metal), de Joel McIver.
No prosseguimento das experiências fotográficas de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835
apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata,
que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem,
guardou-a displicentemente num armário e, ao abri-lo no dia seguinte,
encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os
outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem
latente tinha sido revelada por ação do mercúrio.
Em 1837,
ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes
problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era
invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa,
depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era
destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que,
mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha,
este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável.
Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de
industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu
processo. Em 1839, vendeu a sua invenção, o daguerreótipo,
ao governo francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6.000
francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4.000.
Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje
envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o
trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma
espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o
Aleijadinho é uma nota biográfica escrita cerca de quarenta anos
depois da sua morte. A sua trajetória é reconstituída principalmente
através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito a sua contribuição
seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das
mais de quatrocentas criações, que hoje existem associadas ao seu nome,
foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em
critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
A Zona do Canal do Panamá (em espanhol Zona del Canal de Panamá) era um território de 1.432 km² (553 milhas²) dentro do Panamá, consistindo do Canal do Panamá e de uma área de 8,1 km (5 milhas) de largura de cada lado. Essa zona foi criada a 18 de novembro de 1903, com a assinatura do Tratado Hay-Bunau-Varilla.
De 1903 a 1977, o território foi controlado pelos Estados Unidos, que construiu e financiou a construção do canal. De 1977 a 1999, o canal esteve sob jurisdição conjunta dos EUA e do Panamá. Em 1977, os Tratados Torrijos-Carter estabeleceram a neutralidade do canal e a cessão do controle de toda a zona ao Panamá.
Durante o controle da zona do canal pelos Estados Unidos, o território,
com exceção do canal propriamente dito, era usado principalmente para
fins militares; no entanto, aproximadamente 3.000 civis norte-americanos
(chamados "zonians") habitavam lá, como residentes permanentes. O
uso militar da zona pelos EUA acabou quando esta retornou ao controle
panamenho. Ela é agora um destino turístico, especialmente para navios
de cruzeiros.
Existem duas pontes importantes na zona do canal do Panamá: a Ponte das Américas, a mais antiga, e a Ponte Centenária, inaugurada em 2004.
Ambas foram construídas sobre o canal com o propósito de proporcionar e
facilitar o crescente tráfego entre as partes norte e sul do
continente americano. A região também conta, ou já contou no passado, com pontes bem menores e mesmo, em alguns casos, pontes temporárias.
Nascido no vilarejo de Siboney, aos nove anos, após o falecimento de
sua avó, mudou-se com a sua família para a sede da municipalidade de
Santiago de Cuba.
Compay Segundo afirmava que, desde os cinco anos, acendia os puros
(charutos) para a sua avó. Desde então, não deixou o hábito de fumar. Em
Santiago, fez o que grande parte da população cubana fazia: aprendeu o
ofício de enrolador de charutos. Ao mesmo tempo, tinha aulas com uma
jovem que o introduziu nos segredos do pentagrama, Noemí Toro. Por sua
influência, Repilado optou pelo clarinete. Foi tocando este instrumento
que Repilado fez a sua primeira viagem a Havana, em 1929, com a Banda Municipal de Música, na ocasião da inauguração do Capitolio Nacional.
Em 1935, com o guaracheroÑico Saquito e a sua banda, Cuban Star, viajou novamente à capital cubana - desta feita, para lá residir definitivamente.
Autodidata do tres e de violão, criou um novo instrumento de corda, mesclando aqueles instrumentos, o armónico.
Muitas de suas composições musicais se caracterizam por seu conteúdo
imaginativo e grande senso de humor. Na década de 30, com o quarteto Hatuey, viajou ao México, onde participou em dois filmes, México Lindo e Tierra Brava.
Também foi no México onde integrou, como clarinetista, o grupo Matamoros e teve a oportunidade de trabalhar com o músico Benny Moré. Lá, também, fundou, em 1942, a dupla Los Compadres, cantando com o cubano Lorenzo Hierrezuelo. Lorenzo era a primeira voz e tinha o apelido de Compay Primo (primeiro compadre), enquanto Repilado era a segunda voz, o Compay Segundo, pseudónimo que o acompanhou até ao fim de seus dias e pelo qual é reconhecido mundialmente.
Sobre o facto de que a segunda voz na música passou a se perder,
sobretudo após as décadas de 40 e 50, Compay Segundo declarou "Os jovens
não querem acompanhar nenhum cantor. Todos querem ser estrelas do dia
para a noite. Veja quantos anos eu tive de esperar, quantos caminhos
tive de andar, em quantos eventos tive de participar. E cá estou
começando, nunca acabando."
A sua carreira teve inúmeras mudanças; integrou o sexteto Los Seis Ases, o Cuarteto Cubanacán, e foi clarinetista da Banda Municipal de Santiago de Cuba. Em 1956 criou o grupo Compay Segundo y sus Muchachos, com quem trabalhou até sua morte.
Compay Segundo foi um artista único. A maneira que produzia o som se ajustava ao modelo da zona oriental de Cuba, pelo que é reconhecido como um grande representante da cubanía.
Os estilos em que transitava eram: son, guaracha, bolero, além de canciones com marcados matizes caribenhos. A sua voz, grave e redonda, acompanhou célebres cantores de fama internacional. Com os muchachos
de seu grupo, foi capaz de fazer dançar multidões de todos os
continentes. Realizou turnês pela América Latina e Europa,
particularmente Espanha, onde gravou seus últimos discos. Sobretudo
partir de 1992, criou-se, na Espanha, um ambiente favorável para a trova
e o son tradicional e foram convidados antigos e respeitados
músicos desse estilo. Com isso, em 1995, Compay Segundo teve uma
antologia sua organizada por Santiago Auserón, e foi o início de sua consagração internacional e a retomada de sua carreira artística.
Aos 94 anos, estreou nos palcos como ator, numa peça intitulada "Se secó el arroyto"
(algo como "secou-se o riozinho"), baseada em uma de suas canções e que
narra os amores frustrados de um casal de jovens nos anos anteriores à Revolução Cubana (1959).
Entre as canções mais conhecidas interpretadas por Compay Segundo
estão "Sarandonga", "Saludos, Compay", "¿Y tú, qué has hecho?", "Amor
de la loca juventud", "Juramento" e "Veinte años". Certamente, a mais
famosa de todas é "Chan Chan", que, segundo dizem, já foi ouvida até no Vaticano.
Compay Segundo morreu em 2003 em Havana
próximo a sua família e com o respeito e a consideração de seus
patrícios. Deixou cinco filhos. Nonagenário e muito bem-humorado, disse
certa feita que ainda não havia se esquecido de como era o amor e que
queria um sexto filho. Atribuiu-se sua morte a "desajuste metabólico
agudo com insuficiência renal". Foi sepultado em Santiago de Cuba.