Sir Edward William Elgar, 1.º Baronete de Broadheath, (
Broadheath,
2 de junho de
1857 -
Broadheath,
23 de fevereiro de
1934) foi um compositor
inglês de
música clássica. Entre as suas composições mais conhecidas estão trabalhos orquestrais como
Enigma Variations, as
Pomp and Circumstance Marches, concertos para
violino e
violoncelo, e duas
sinfonias. Também compôs trabalhos corais, incluindo
The Dream of Gerontius,
música de câmara e canções. Foi nomeado
Master of the King's Musick em 1924.
Apesar de Elgar ser visto como um típico compositor inglês, a maioria das suas influências musicais tinham origem na
Europa
continental. Ele sentia-se um forasteiro, não apenas numa perspectiva
musical, mas socialmente. Nos círculos musicais dominados por
académicos, ele era um compositor auto-didacta; num
Reino Unido protestante, o seu
catolicismo era visto com alguma desconfiança; e num período
vitoriano e
eduardiano
em que a sociedade estava dividida por classes, Elgar tinha plena
consciência sobre as suas origens humildes, mesmo depois de ser
reconhecido. Ainda assim, casou com a filha de um oficial do exército
britânico. Ela inspirou-o tanto ao nível musical como social, mas
trabalhou para atingir o sucesso até aos seus quarenta anos quando,
depois de uma série de trabalhos menos bem-sucedidos, o seu
Enigma Variations (1899) tornou-se muito popular, tanto na Grã-Bretanha, como além-mar. No seguimento deste trabalho, compôs um trabalho coral,
The Dream of Gerontius (1900), com base num texto católico que tinha causado algum desconforto no sistema
anglicano
na Grã-Bretanha; no entanto, esta obra veio a tornar-se, e assim
continua, parte do repertório coral deste país e não só. Os seus outros
trabalhos corais religiosos também foram bem recebidos, mas sem o
mesmo sucesso. A primeira das suas
Pomp and Circumstance Marches (1901) é bem conhecida no mundo de
língua inglesa.
Nos seus cinquenta anos de idade, Elgar compôs uma sinfonia e um
concerto para violino que alcançaram um enorme êxito. A sua segunda
sinfonia e concerto para violoncelo não obtiveram um êxito imediato
junto do público, e demoraram alguns anos até serem incluídos, com
regularidade, no repertório das orquestras britânicas. A música de
Elgar, nos seus últimos anos de vida, foi tornando-se cada vez mais
apelativa junto das audiências britânicas. Após a sua morte, e durante
alguns anos, a sua música passou despercebida. Apenas da década de
1960, ajudada por novas gravações dos seus trabalhos, é que a sua
música voltou a tocada com regularidade. Alguns dos seus trabalhos, em
anos mais recentes, passaram a ser tocados a um nível internacional,
mas a sua música continua a fazer mais parte do reportório britânico
do que em outros países.
Elgar tem sido descrito como o primeiro compositor a levar a sério as gravações com um
gramofone em
disco de vinil. Entre 1914 e 1925, realizou uma série de
gravações acústicas dos seus trabalhos. A introdução do
microfone
em 1925, tornou as gravações sonoras mais exactas, e Elgar fez novos
registos da maioria dos seus principais trabalhos para orquestra e
excertos de
The Dream of Gerontius.