O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
O Sismo da Cidade do México de 1985, foi um violento sismo ocorrido às 07.19 horas da manhã do dia 19 de setembro de 1985,
tendo o seu epicentro no mar, na zona de Michoacán, no litoral do
México, alcançando a capital em aproximadamente 50 segundos e chegando à
magnitude de 8,1 a 8,3 na escala Richter. Deixou um rastro de
destruição e morte na Cidade do México, derrubando vários edifícios na
capital mexicana e outros estados. Foi classificado como um dos piores
sismos da história contemporânea e da América.
O evento causou entre três e quatro mil milhões de dólares em danos -
412 edifícios desmoronaram e 3124 outros foram seriamente danificados
na cidade. Enquanto os dados são contestados, o número mais citado de
mortes é estimado em 10 mil pessoas, mas os especialistas concordaram
que poderá ter sido de até 40.000 mortos.
O evento
Em 19 de setembro de 1985, uma quinta-feira, às 07.19, a Cidade do México foi abalada por um sismo de magnitude 8,1 na escala de Richter, com epicentro em 17.6 N e 102.5 W, no Oceano Pacífico, próximo de Lázaro Cárdenas, Michoacán.
Trinta seis horas depois ocorreria uma réplica de magnitude 7.3 na
escala de Richter. O primeiro sismo foi sentido em locais distantes
como Houston, Cidade da Guatemala e Chiapas e gerou um tsunami que causou alguns danos próximo de Lázaro Cárdenas, com uma altura máxima de 3 metros.
A Cidade do México, com 18 milhões de habitantes na época, teve a sua
energia elétrica, abastecimento de água e comunicações comprometidas.
Diversos tubos de gás explodiram, provocando incêndios e ampliando a
destruição.
Vítimas e danos causados
Estima-se que este sismo tenha afectado seriamente cerca de 825 000 km2
de território e sentido por cerca de 20 milhões de pessoas. Foram
contabilizadas 412 construções totalmente destruídas e 3124 seriamente
danificadas na Cidade do México (a maior parte das quais com uma altura
entre 8 e 18 pisos). Foram também registados danos significativos em
zonas dos estados de Jalisco, Michoacán, Colima, Guerrero, Morelos e Veracruz.
Toda a cidade foi abalada, mas as áreas mais afectadas foram aquelas situadas sobre o que em tempos foi o lago de Texcoco, na antiga Tenochtitlán.
Os sedimentos não consolidados, situados sob as construções afetadas, e
a negligência na construção dos edifícios foram os motivos principais
que levaram ao colapso de tantas estruturas.
Após mais de dois minutos, a terra deixou de tremer, e, por essa
altura, parte do centro da cidade estava em ruínas. Entre as construções
destruídas contam-se várias escolas, cerca de cem mil habitações, o
edifício da emissora Televisa,
vários edifícios governamentais e alguns hospitais. O número de
vítimas foi estimado em 9.500 mortos (havendo algumas fontes que
apontam até 35.000 mortos), 30.000
feridos, e 100.000 desalojados. As equipas de socorro terão salvo
cerca de 4000 pessoas, incluindo recém-nascidos de um hospital.
O governo foi criticado por ter se recusado a receber ajuda internacional e pela demora no início do socorro às vítimas.
Paranoid é o segundo álbum de estúdio da banda de heavy metalBlack Sabbath,
lançado em 18 de setembro de 1970 no Reino Unido. O álbum chegou ao topo das paradas
musicais britânicas, tornou-se o mais vendido da banda, e possui alguns
de seus maiores sucessos, como "Iron Man", "War Pigs" e "Paranoid". O disco é usualmente considerado um dos mais quintessenciais e influentes da história do heavy metal, sendo incluído na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2017, foi eleito o melhor álbum de metal de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
Douglas Glen Colvin, mais conhecido por Dee Dee Ramone (Fort Lee, 18 de setembro de 1951 - Los Angeles, 5 de junho de 2002), foi baixista e compositor duma das bandas mais influentes da história do punk rock, a banda norte-americana Ramones. Dee Dee passou a sua infância na Alemanha devastada pela Segunda Guerra Mundial, tendo mudado para Nova Iorque com 14 anos de idade, acompanhado da sua irmã, da sua cadela Kessie
e da mãe, quando esta se separou do seu pai, um militar americano que
trabalhava na fronteira com a RDA. Douglas Colvin era filho de uma
cidadã alemã e de um oficial americano que trabalhava na fronteira com a República Democrática Alemã .
Já em Nova Iorque conheceu Joey Ramone, Tommy Ramone e Johnny Ramone e juntos eles formaram os Ramones.
Dee Dee tinha dificuldade para tocar e cantar ao mesmo tempo, por isso
quase não cantava, mas contribuía para a banda com muitas letras. No
meio da turnê do álbum Brain Drain, Dee Dee saiu da banda, alegando estar cansado das turnês exaustivas (anos depois ele admitiu estar abusando de heroína e outras drogas), e embarcou numa curta carreira a solo como rapper, quando adotou o nome artístico de Dee Dee King. O álbum de rap lançado por Dee Dee foi rejeitado pela crítica e pelo público, fazendo-o logo regressar ao punk rock. Dee Dee continuou a gravitar ao redor dos Ramones, contribuindo com letras e músicas para os discos seguintes.
É mais conhecido pela invenção do pêndulo de Foucault,
um dispositivo que comprova o efeito da rotação da Terra. Ele também
fez uma medição inicial da velocidade da luz, descobriu as correntes de
Foucault e, embora não o tenha inventado, é creditado por nomear o giroscópio. A cratera Foucault na Lua e o asteróide5668 Foucault são assim chamados em sua homenagem.
Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafsson, (Estocolmo, 18 de setembro de 1905 - Nova Iorque, 15 de abril de 1990) foi uma atrizsueca,
naturalizada norte americana. Com seu talento e aura de mistério,
tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, eleita
pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte.
Apesar da sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada e só
concedeu catorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e
muito se especulou sobre a atriz, incluindo mistérios sobre a sua
relação com os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Uma das citações mais memoráveis sobre ela é a de que "Greta é como a Mona Lisa - uma das grandes coisas da vida. E tão distante como..." Legado
Greta Garbo foi uma das atrizes mais influentes de sua época (se não tiver sido a mais influente de todas do século XX). Outras atrizes de peso da época, como Marlene Dietrich, Tallulah Bankhead, Joan Crawford, Katharine Hepburn, Bette Davis e Mae West,
declaravam ser grandes admiradoras do trabalho e da personalidade de
Garbo, e se inspiravam em seu visual simples, elegante e ligeiramente
masculinizado (como bem exemplifica um texto publicado pela revista Vanity Fair em novembro de 1932), que se tornou moda nos anos 30.
Garbo é citada na canção Bette Davis Eyes, escrita em 1974, por Donna Weiss e Jackie DeShannon, mas que ficou famosa na gravação feita pela cantora americana Kim Carnes em 1981, versão essa que ganhou o Grammy de "Canção do Ano".
Em 1986, Greta Garbo foi homenageada pela cantora francesaMylène Farmer, que gravou uma música chamada Greta para o seu álbum de estreia, Cendres de lune.
Em 1988 O cantor austríaco Falco também gravou uma música em sua homenagem, incluída no seu 5º álbum de estúdio, Wiener Blut.
Em 1990, ano de sua morte, foi a vez de Madonna homenageá-la em seu hit Vogue. Greta Garbo encabeça a lista de personalidades de Hollywood que Madonna cita na música em questão.
No filme A Morte lhe cai Bem, de 1992, a personagem de Isabella Rossellini,
Lisle Von Rhoman, insinua que Greta Garbo seria uma de suas clientes,
justificando a sua retirada da vida pública por ter tomado a poção da
juventude que Lisle oferece à Madeline Ashton, personagem de Meryl Streep no filme.
Greta é citada na música "The Ballad Of Michael Valentine" da banda de Las Vegas, The Killers, do terceiro lançamento da banda, o CD de B-sidesSawdust de 2007. Trecho: "[…] but I've got the buzz like Greta Garbo."
Ela também é citada na música "Lili", no álbum homónimo da banda gaúcha Cachorro Grande, lançado em 2001, no trecho da música "[…]como a Greta Garbo on the Night Club".
Outros artistas que também homenagearam Greta Garbo com músicas foram: a banda 3 Cold Man com a canção "My Greatest Greta", de 2007; Falco, com uma música denominada, simplesmente, "Garbo"; e o cantor countryVan Morrison no seu álbum de 2005, Magic Time, com a canção "Just Like Greta".
Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas do dia 18 de setembro de 1970,
em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Jimi havia
passado parte da noite anterior numa festa, de onde seguiu, juntamente
com a sua namorada, Monika Dannemann, para o Hotel Samarkand, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Dannemann alegou no seu depoimento original que Hendrix teria tomado,
sem que ela soubesse, na noite anterior, nove comprimidos de um remédio
para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu
inicialmente, Hendrix tinha-se asfixiado (literalmente afogado) no seu próprio vómito, composto principalmente de vinho tinto. Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância;
os seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram
frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para
entrevista. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia
ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava
morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e
já estava morto há algum tempo.
Partir, partir...
Partir para onde de longa distância
Recordo o teu corpo
Poema de infância.
Partir, partir como partem
As naus do passado,
Sem velas, sem mastros,
O leme quebrado.
Partir, partir...
Como a espuma que deixa na areia
Poemas de sal
Que o vento semeia.
Partir, partir...
Partir para onde de longa distância
Recordo o teu corpo
Poema de infância.
O apanhador de ervas Não julga: ele conhece, extrai e depois entrega ao sol o cardo-santo e a diabelha, o fel-da-terra e a sempreviva, a erva do amor e a do homem enforcado. Seres próximos, opacos, de sua casa, o campo, por si rebuscados com mão silvestre. Picado foi pela unhagata e pela silva, que de si próprias confiaram o germe sanguinoso e o fluido salutar. Não julga: constante o eflúvio do gerânio, do sisudo absinto, viçoso ou seco. Crê na arruda, nesse acre odor que perfuma bruxas. Caça por cima o alecrim, será mais forte dentro de breves rebentações vernais. Anda pela vala real, pródiga de bergamotas brancas, manjeronas, há quarenta anos. Destila na caldeira de seu avô plantas aromáticas, medulares: lume brando, vivaz, de eucalipto, e o suco perpassando serpentinas de água, vitorioso, álcool vindo alambique. Leva a merenda, trinca folhas de menta, tem a elástica prontidão da vulnerária acorrendo na ferida. Não julga: notória ternura, a sua, pela cavalinha, ama aquele verde resplandecente e rápido, até raízes aproveita para doentes desenganados; servidor augusto de elixires, procura, amontoando, a bravia erva da vida.
"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
António Agostinho Neto (Catete, Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 - Moscovo, 10 de setembro de 1979) foi um médicoangolano, formado nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola, até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prémio Lenine da Paz".
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar
um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou
designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela PIDE, a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde; sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Em paralelo, desenvolveu uma actividade literária, escrevendo nomeadamente poesia.
Agostinho Neto dirigiu a partir de Argel e de Brazzaville as actividades políticas e de guerrilha do MPLA durante a Guerra de Independência de Angola,
entre 1961 e 1974, e durante o processo de descolonização, 1974/75,
que opôs o MPLA aos dois outros movimentos nacionalistas, a FNLA e a UNITA Tendo o MPLA saído deste último processo como vencedor, declarou a independência do país em 11 de novembro de 1975,
assumindo as funções de Presidente da República, mantendo as de
Presidente do MPLA, e estabelecendo um regime mono-partidário, inspirado
no modelo então praticado nos países do leste europeu.
Durante este período, houve graves conflitos internos no MPLA que
puseram em causa a liderança de Agostinho Neto. Entre estes, o mais
grave consistiu no surgimento, no início dos anos 70, de duas
tendências opostas à direcção do movimento, a "Revolta Activa"
constituída no essencial por elementos intelectuais, e a "Revolta do
Leste", formada pelas forças de guerrilha localizadas no Leste de
Angola; estas divisões foram superadas num intrincado processo de
discussão e negociação que terminou com a reafirmação da autoridade de
Agostinho Neto. Já depois da independência, em 1977, houve um
levantamento, visando a sua liderança e a linha ideológica por ele
defendida; este movimento, oficialmente designado como fracionismo, foi reprimido de forma sangrenta, por suas ordens.
Agostinho Neto, que era casado com a portuguesa Eugénia Neto, morreu
num hospital em Moscovo no decorrer de complicações ocorridas durante
uma operação a um cancro hepático de que sofria, poucos dias antes de fazer 57 anos de idade. Foi substituído na presidência do país e do MPLA por José Eduardo dos Santos, presidente de Angola durante cerca de 38 anos.
Ao falecer em Moscovo, a 10 de setembro de 1979, Agostinho Neto deixou
atrás de si um país em chamas. Não era só Angola que vivia uma guerra
civil. O MPLA também. Na cadeia de São Paulo,
em Luanda, e em campos de concentração espalhados por diversos pontos
do território angolano, antigos militantes e dirigentes do MPLA, que
se haviam oposto à liderança de Agostinho Neto - dos simpatizantes de Nito Alves aos intelectuais da Revolta Activa -, partilhavam celas e desditas com os jovens da Organização Comunista de Angola, OCA, com mercenários portugueses, ingleses e americanos, militares congoleses e sul-africanos, e gente da UNITA e da FNLA.
José Eduardo Agualusa - Público (Lisboa), 26.08.2012
Sobre o sangue ainda quente do meu irmão
Sacrificado pela pátria
Construo o meu sonho de união
Sobre o sangue ainda quente da minha irmã
Assassinada pelos carrascos
Construo o meu sonho de unidade
Unidade cimentada pelo sangue
União plantada sobre a terra
Germinando no meu gesto
Crescendo na minha voz
Gritando no teu olhar
Hank Williams (cujo nome original era Hiram King Williams; Georgiana, 17 de setembro de 1923 - Oak Hill, 1 de janeiro de 1953) foi um cantor e compositor norte-americano que se tornou um ícone da música country e um dos mais influentes músicos e compositores do século XX. Um dos principais pioneiros do estilo honky tonk, obteve vários hits nas paradas americanas e as suas performances carismáticas
e composições concisas aumentaram a sua fama. O seu reportório é um
dos pilares da música country, e algumas das suas canções foram as mais
populares do seu estilo. Teve uma morte precoce, pois o músico, que
sofria de espinha bífida (lesão congénita na espinal medula), morreu
aos 29 anos, por causa do abuso de bebida e morfina - ambos anestésicos
que usava para as dores constantes que sentia. Os seus filhos, Hank Williams Jr. e Jett Williams, e os seus netos Hank Williams III, Holly Williams e Hilary Williams também são cantores.
Jorge Américo Rodrigues de Paiva,
nascido em Cambondo (Angola), a 17 de setembro de 1933, licenciado em
Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia
pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade
de Vigo (Espanha), aposentado, tendo sido investigador principal no
Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde lecionou
algumas disciplinas, tendo também lecionado, como professor convidado,
na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, nos Departamentos
de Biologia das Universidades de Aveiro e da Madeira, na licenciatura de
Arquitectura Paisagista da Universidade Vasco da Gama de Coimbra, no
Departamento de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior de
Tecnologia de Viseu e no Departamento de Recursos Naturais e Medio
Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).
Como
bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC)
trabalhou durante três anos em Londres nos Jardins de Kew e na Secção de
História Natural do Museu Britânico. Como fitotaxonomista tem
percorrido a Europa, particularmente a Península Ibérica, Ilhas
Macaronésicas, África, América do Sul e Ásia, tendo também já visitado a
Austrália.
Pertenceu
à Comissão Editorial e Redatorial da Flora Ibérica (Portugal e Espanha)
e da Flora de Cabo Verde, assim como de algumas revistas científicas.
Tem sido colaborador (estudo de alguns grupos de plantas superiores) de
algumas floras africanas, como a Flora Zambesiaca (Moçambique, Malawi, Zimbabwe, Zambia e Botswana) e a Flora of Tropical East Africa
(Quénia, Tanzania e Uganda). Assim, tem integrado grupos internacionais
de investigadores em estudos e colheitas de material de campo, não só
na Península Ibérica, como também em países africanos (Moçambique,
Quénia, Seychelles, Tanzania, Zimbabwe, Angola, Cabo Verde e S. Tomé e
Príncipe), asiáticos (Timor, Tailandia e Vietname) e americanos (Brasil e
Paraguai).
Dos trabalhos de taxonomia em que colaborou como co-autor, o Catalogue des Plantes Vasculaires du Nord du Maroc (1008 páginas em 2 volumes), foi galardoado pela OPTIMA (Organization for the Phyto-Taxonomic Investigation of the Mediterranean Area) com a Medalha de Prata, como o melhor trabalho sobre Flora Mediterrânica publicado em 2003.
Como
palinologista colaborou com entidades apícolas e com os Serviços de
Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo
sido distinguidos dois dos trabalhos que elaborou em colaboração com o
corpo clínico desta Faculdade com o 1º Prémio da Sociedade Portuguesa de
Patologia Respiratória («Boehringer Ingelheim S.P.P.R., 1979»), pelo
trabalho de colaboração «Pólens e Polinose na Região Centro de Portugal)
e o 1º Prémio Anual SPAIC/UCB-STALLERGENES 1994, pelo trabalho de
colaboração "HLA e Alergia — Aplicação ao estudo da Parietaria
lusitanica ".
Como
ambientalista é muito conhecido pela defesa intransigente do Meio
Ambiente, sendo membro activo de várias Associações e Comissões
nacionais e estrangeiras. A sua actividade em defesa do Meio Ambiente
foi distinguida, em 1993, com o Prémio “Nacional” da Quercus (Associação
Nacional de Conservação da Natureza); em 2005, com o Prémio “Carreira”
da Confederação Nacional das Associações de Defesa do Ambiente; em 2005,
com o Prémio “Amigos do Prosepe” pelo Prosepe (Projecto de
Sensibilização da População Escolar) e em 2001 e 2002, com as menções
honrosas dos respectivos Prémios Nacionais do Ambiente “Fernando
Pereira” conferidas pela Confederação Nacional das Associações de Defesa
do Ambiente.
Publicou
já mais de cinco centenas de trabalhos sobre fitotaxonomia, palinologia
e ambiente, sendo dos mais relevantes, a monografia (Polygalarum
africanarum et madagascaiensum prodromus atque gerontogaei generis
Heterosamara Kuntze, a genere Polygala L. segregati et a nobis denuo
recepti, synopsis monographica in Fontqueria 50: I-VI; 1-346, tab. 1-52; 1998) com 62 novidades fitotaxonómicas e as obras de educação ambiental A Crise Ambiental - Apocalipse ou Advento de uma Nova Idade 1: 1-36; 1998 e 2: 1-187; 2000 e A Relevância do Património Natural,
edição da Câmara de Leiria e Quercus em 2002 destinadas,
fundamentalmente, a apoiar os professores que se preocupam com a
docência da problemática ambiental. Apresentou variadas comunicações e
proferiu diversas conferências em reuniões científicas, congressos,
simpósios ou acções pedagógicas (mais de 1 milhar).
Em 20 de junho de 1948, Bernadotte foi escolhido pelo Conselho de Segurança da ONU para ser o mediador entre as partes em conflito,
fazer cessar as hostilidades e supervisionar a aplicação da partição
territorial da Palestina Mandatária. Foi o primeiro mediador oficial da
história da organização. Todavia, pouco depois do início da missão, em
setembro do mesmo ano, Bernadotte foi assassinado em Jerusalém, pelo grupo sionistaLehi. A decisão de matá-lo foi tomada por Natan Yellin-Mor, Yisrael Eldad e Yitzhak Shamir, que mais tarde se tornaria Primeiro-ministro de Israel.
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Marina Lima mudou-se ainda criança para a capital dos Estados Unidos, Washington, onde viveria até os 22 anos, pois o pai, Ewaldo Correia Lima, era economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Neste período ganhara uma viola do pai, como um pretexto para sentir menos a falta do país natal. Marina é irmã de Roberto, economista, e de Antônio Cícero, poeta e filósofo.
Iniciou a carreira em 1977, quando teve uma canção gravada por Gal Costa, Meu Doce Amor.
Decidiu musicar um dos poemas do irmão mais velho, Antônio Cícero e
obteve reconhecimento. Estabelecida essa conexão "emocional", Marina e
Cícero esqueceram antigas divergências, ocasionadas pela idade e, a
partir de então, trilhariam uma parceria de sucesso. De volta ao Rio de
Janeiro, assina um contrato e lança o primeiro LP, Simples Como Fogo em 1979.
Mulher 80
Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) até o final da década de 80,
a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos
transmitidos apresentando os novos talentos registavam índices recordes
de audiência. Marina Lima participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher
e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta
temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância
das vozes femininas, com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Elis Regina, Joanna, Gal Costa, Rita Lee e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram a telenovela Malu Mulher.
Nordeste já
Valendo-se do filão engajado da pós-ditadura e feminismo, cantou no coro da versão brasileira de We Are the World, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água.
Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no
entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o
enquadramento de cada uma delas no coro.
Depressão e retorno
Após a morte do pai, no período de criação do álbum O Chamado (1993) e o cancelamento da turnê do CD posterior a este, Abrigo, de 1995, provocado por este e outros problemas pessoais, Marina entra em depressão por causa da morte do pai e da separação da mulher que amava. Na época alegava que o problema eram problemas nas cordas vocais. Mesmo neste estado, lança em 1996 o CD Registros à Meia Voz, com versões próprias para letras de Paulinho da Viola, Zélia Duncan, Christiaan Oyens, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Somente em 1998 é que se pode notar os danos que a depressão causou à voz, após romper com uma namorada que morava fora do Brasil: Pierrot do Brasil é um disco magistral, mas que traz uma voz sussurrada, falada, um tanto castigada e algo angustiante. Em novembro de 1999, Marina fez um ensaio para a revista revista Playboy, recebendo 2,5 milhões de reais para posar. Mais tarde Marina afirmou que o problema na voz foi devido erros médicos.
Em 2000, regressa aos palcos com Síssi na Sua,
um grandioso espetáculo, com influência teatral. É nítida a deficiência
vocal, apesar de não ter problemas físicos, a voz ficou comprometida
com os problemas emocionais. Mesmo assim foi forte o impacto causado
pela versão ao vivo de "Para Um Amor no Recife", "Irremediáveis
Mortais", "À Meia-voz" e a releitura de "À Francesa" e
"Acontecimentos". O ano de 2001 fez com que o trabalho de Marina Lima
tivesse mais ainda em evidência pelo facto de o álbum com a canção
"Setembro", que serviu de nome para o disco, ter além do rock, uma batida eletrónica. Neste ano "No Escuro" era banda sonora da telenovela O Clone; "Notícias", da telenovela Esperança. Em 2003, no acústico MTV,
apesar de ainda deficiente, é nítida a melhoria na voz em "A Não Ser
Você", "Ainda é Cedo" (música de Renato Russo) ou até mesmo em "Sugar"-
canção gravada primeiramente em estúdio e que fez parte da novela Agora é que São Elas, da TV Globo. Em outubro de 2005, Marina estreia o novo show Primórdios
com duas temporadas, por duas semanas em São Paulo, seguida de outra
temporada em janeiro. Essa foi a estratégia. Experimentar como funcionam
as novas ideias ao vivo para depois gravar com a certeza de agradar o
público. Em agosto de 2006, lança o CDLá Nos Primórdios, com a voz mais firme e forte. Anuncia que está fazendo aula de canto, para reaprender a usar a voz. Em novembro de 2006
registou o show "Primórdios" em DVD, com um show fechado no Auditório
do Ibirapuera (São Paulo)e que ainda se mantém inédito, sem data para
edição. Em 2007, Marina lança-se na estrada com "Anna Bella", a
releitura de "Cara","Meus Irmãos" num novo show, o "Topo Todas Tour". A
melhor era "Entre as Coisas". O show é um apanhado de seus maiores
sucessos com as canções inéditas de seu último disco, o "Lá nos
Primórdios". O show foi encerrado na metade de 2008 e deu lugar para que Marina concebesse o "Marina Lima e Trio em Concerto".
Em 2009
Marina planeava lançar o registo em DVD do show "Primórdios" e o CD de
músicas inéditas que veio preparando desde o início deste ano, contando
com a produção de Edu Martins, que ficou para 2011. Em 2010
Marina planeava lançar o seu primeiro livro, o qual se chamaria
"Marina Lima Entre as Coisas", mas problemas com gráfica e editora
impossibilitaram a cantora de lançar. Em 2011, após a morte da mãe,
mudou para São Paulo e lá compôs todas as novas canções do seu próximo
álbum, "Climax", lançado em meados do mesmo ano. O disco foi aclamado
pela crítica e rendeu os hits "Não Me Venha Mais Com Amor" e "Pra
Sempre" (esta última com Samuel Rosa). Além de entrar na estrada com a turnê do disco Clímax, com a música "Pra Sempre", Marina conseguiu uma indicação ao VMB 2011
na categoria "Melhor Música". Em 2013, lançou o seu livro de memórias e
percepções, intitulado "Maneira de Ser". No final de 2015, lançou o
disco "No Osso", registro ao vivo da turnê de voz e violão que vem
fazendo desde o fim de 2014. O álbum possuiu releituras de clássicos
como "Virgem", duas canções inéditas - "Da Gávea" e "Partiu" - e duas
faixas bônus gravadas em estúdio: um cover de "Can't Help Falling In Love", sucesso do cantor norte-americano Elvis Presley e uma versão da inédita "Partiu" gravada com a banda Strobo.
Em 23 de fevereiro de 2018, lançou o single "Só os coxinhas", um funk carioca composto por Marina Lima e seu irmão Antonio Cicero.[
Os dois Acordos de Paz, A Framework for Peace in the Middle East ("um quadro para a paz no Oriente Médio") e A Framework for the Conclusion of a Peace Treaty between Egypt and Israel ("um quadro para a conclusão de um tratado de paz entre Egito e Israel"), contêm disposições sobre como seria encaminhada a questão palestina (os palestinianos reivindicam a formação de um Estado
próprio em áreas sobre as quais Israel exerce jurisdição) e sobre como
seria negociado o tratado de paz israelo-egípcio (local e data das
negociações, reconhecimento mútuo, desocupação da Península do Sinai
por Israel, limitações militares na fronteira comum, solução pacífica
de controvérsias, extinção de boicotes económicos, direitos de passagem,
etc.).
A paz entre os dois países sobreveio após trinta anos de
hostilidades, contados desde a fundação do Estado de Israel. Para o
Egito, porém, a paz com os israelitas significou o isolamento egípcio
da comunidade árabe e muçulmana (inclusive a suspensão do país da Liga Árabe), que perdurou até o fim da década de 80. Apenas a Jordânia seguiu o exemplo do Egito, celebrando um tratado de paz israelo-jordaniano, em 1994. Embora a instabilidade tenha continuado a marcar a Palestina até os dias de hoje, mesmo avanços parciais e incompletos como a paz com a Jordânia e os Acordo de Paz de Oslo
não teriam sido possíveis sem o precedente de Camp David, que
demonstrou ao mundo que árabes e israelitas eram capazes de dialogar de
maneira positiva.
Depois de perseguir o general confederadoRobert E. Lee no território de Maryland, o general do Exército da União
George B. McClellan atacou o exército de Lee que tinha estabelecido
posições defensivas no rio Antietam. Na manhã de 17 de setembro, o Corpo
de Exército do general Joseph Hooker
efectuou um poderoso ataque sobre o flanco esquerdo do exército
sulista. Os ataques e contra-ataques prolongaram-se ao longo do
milheiral de Miller e à volta da igreja de Dunker. A União
conseguiu finalmente penetrar pelo centro do Exército confederado
atacando na zona de Sunken Road, mas a vantagem dos federados não se
consolidou. Durante a tarde, o Corpo de Exército do general Ambrose
Burnside entrou em acção tomando uma ponte sobre Antietam Creek, e avançando contra o flanco direito do Exército confederado. Num momento crucial, a divisão do general Hill
chegou vindo de Harpers Ferry. Embora com uma desvantagem numérica de
dois para um, Lee enviou todas suas tropas, enquanto McClellan enviou
para o combate menos de três quartos das suas forças. Durante a noite,
ambos os exércitos consolidaram as suas linhas. Apesar das severas baixas,
Lee continuou a combater contra McClellan no dia seguinte, 18 de setembro, enquanto retirava o seu debilitado exército para sul do rio Potomac.
Apesar da superioridade numérica da União, os ataques de
McClellan fracassaram no objectivo de concentrar as tropas, permitindo a
Lee organizar as suas tropas para fazer frente à cada investida. Não
obstante as abundantes forças de reserva com que McClellan podia contar,
e que poderiam ter sido mobilizadas para alcançar vitórias pontuais,
McClellan fracassou na tentativa de destruir o exército de Lee. No
entanto, a invasão de Maryland por Lee foi parada, e ele pôde-se retirar
para a Virgínia
sem oposição por parte do cauteloso McClellan. Apesar de a batalha não
ter tido um resultado concludente em termos tácticos, teve uma
importância única, já que a vitória táctica da União foi suficiente para
dar ao presidenteAbraham Lincoln segurança para anunciar sua Proclamação de Emancipação.
Foi irmão do poeta, pintor e engenheiro Júlio Maria dos Reis Pereira, que como artista plástico se assinava Julio e como poeta Saúl Dias.
Teve mais dois irmãos que se dedicaram às artes plásticas, Apolinário
José (1917-2000) e João Maria (1922-2009) e ainda um outro, Antonino
Maria (1905-1965), que emigrou jovem para o Recife, Pernambuco. Duas irmãs morreram cedo. Nunca se casou, mas não era célibe; do seu sentimento amoroso dá conta o seu Soneto de Amor. Fumador inveterado, veio a morrer vítima de ataque cardíaco.
Desde que tudo me cansa, Comecei eu a viver. Comecei a viver sem esperança... E venha a morte quando Deus quiser. Dantes, ou muito ou pouco, Sempre esperara: Às vezes, tanto, que o meu sonho louco Voava das estrelas à mais rara; Outras, tão pouco, Que ninguém mais com tal se conformara. Hoje, é que nada espero. Para quê, esperar? Sei que já nada é meu senão se o não tiver; Se quero, é só enquanto apenas quero; Só de longe, e secreto, é que inda posso amar. . . E venha a morte quando Deus quiser. Mas, com isto, que têm as estrelas? Continuam brilhando, altas e belas.