quinta-feira, julho 11, 2024

Há novidades sobre o povoamento e colonização do Pacífico pelos humanos...

Descoberta cidade perdida em Tonga que revoluciona a história no Pacífico

   

 

Com a ajuda da tecnologia laser LiDAR, cientistas encontraram uma cidade perdida na ilha principal de Tonga, Tongatapu.

As ruínas, que estavam escondidas sob a vegetação na costa do Pacífico, são uma prova de que a urbanização começou muito antes da chegada dos europeus no arquipélago, mudando a história como a conhecemos por completo.

Os responsáveis pelo achado da cidade são da Universidade Nacional da Austrália, que fizeram o reconhecimento aéreo de Tongatapu e revelaram estradas, fortificações, construções comunais e diversos montes de terra conhecidos como sambaquis. Grandes montes de terra específicos da região também foram encontrados - chamados “sia heu lupe”, eles eram usados para o desporto da captura de pombos.

Num comunicado, os investigadores responsáveis afirmaram que as estruturas feitas com terra foram levantadas em Tangatapu por volta do ano 300 d.C., ou seja, 700 anos antes do que se pensava. Os assentamentos eram uma maneira de alocar a população crescente, criando o que se chama hoje de urbanização de baixa densidade, o que trouxe mudanças sociais e económicas importantes.

 

Urbanização antes dos europeus

Os europeus chegaram a Tongatapu em 1773 d.C., e, na época, acreditaram que o sul do Pacífico não tinha sociedades humanas complexas, um mito que foi desmentido pela descoberta. Mesmo os cientistas acreditavam que a densidade populacional da região era baixa demais para o desenvolvimento de assentamentos urbanos.

Nas ilhas do Pacífico, no entanto, uma forma de urbanização de baixa densidade já existia, embora tomando um rumo diferente do modelo europeu. Segundo os investigadores, quando pensamos em cidades, geralmente o que vem à cabeça é um modelo europeu tradicional, com acomodações compactas e tortuosas ruas de pedra. Em Tonga, o modelo era bem diferente.

Os radares a laser LiDAR, que tornaram a pesquisa possível, foram desenvolvidos no início da década de 1970 para exploração espacial, mas são muito úteis na arqueologia, já que são capazes de mapear terrenos independente da presença de vegetação ou corpos de água. Com a tecnologia, já foram encontradas cidades perdidas na selva amazónica, no México e na Guatemala, por exemplo.

 

in ZAP

A arte rupestre é mais antiga do que se pensava...

Arte rupestre mais antiga do mundo descoberta em caverna na Indonésia

 

A pintura mostra um porco parado com a boca parcialmente aberta e pelo menos três figuras humanas

 

A mais antiga arte rupestre figurativa foi descoberta na ilha indonésia de Sulawesi por cientistas australianos e indonésios. A fascinante descoberta reescreve a linha do tempo da expressão artística humana.

Uma equipa de arqueólogos australianos e indonésios anunciou a descoberta da mais antiga arte rupestre narrativa conhecida, datada de há pelo menos 51.200 anos.

A descoberta, que foi apresentada num artigo publicado esta semana na revista Nature, não só reescreve a linha do tempo da expressão artística humana, como também mostra as capacidades avançadas de contar histórias dos nossos antepassados.

pinturas agora encontradas, um porco parado com a boca parcialmente aberta e pelo menos três figuras humanas, são mais de 5.000 anos mais antigas do que a anterior arte rupestre mais antiga.

“A descoberta faz recuar no tempo o ponto em que os humanos modernos mostraram pela primeira vez capacidade de pensamento criativo e muda as nossas ideias sobre a evolução humana”, explicou à BBC News a arqueóloga Maxime Aubert, investigadora da Universidade de Griffith, na Austrália, e autora principal do artigo.

“A pintura conta uma história complexa. É a prova mais antiga que temos de humanos a contar histórias. Mostra que os humanos da época tinham a capacidade de pensar em termos abstratos”, afirmou.

As pinturas foram encontradas na caverna de Karampuang, na península do sul da ilha indonésia de Sulawesi, ou ilha das Celebes.

A maior figura humana tem os dois braços estendidos e parece estar a segurar uma vara. A segunda está imediatamente à frente do porco, com a cabeça junto ao focinho. Parece também estar a segurar um pau, uma das extremidades do qual pode estar em contacto com a garganta do porco.

A última figura humana parece estar de cabeça para baixo, com as pernas viradas para cima e estendidas para fora. Tem uma mão que parece estar a tocar na cabeça do porco.

A equipa de cientistas foi liderada por Adhi Agus Oktaviana, especialista indonésio em arte rupestre da Agência Nacional de Investigação e Inovação da Indonésia, em Jacarta.

“A narração de histórias foi uma parte crucial da cultura humana primitiva na Indonésia desde muito cedo”, diz Oktaviana.

“Os seres humanos provavelmente contam histórias há muito mais de 51.200 anos, mas como as palavras não fossilizam, só nos podemos basear em indicadores indiretos, como representações de cenas na arte — e a arte de Sulawesi é agora, de longe, a prova mais antiga que a arqueologia conhece”, acrescentou.

Os primeiros vestígios de desenhos feitos por humanos, que foram encontrados na caverna de Blombos, na África do Sul, datam de há 75.000 a 100.000 anos, e consistem em padrões geométricos.

As pinturas agora encontradas são a mais antiga representação de arte figurativa, a expressão abstrata do mundo à volta da pessoa ou pessoas que a pintaram, representando uma evolução nos processos de pensamento da nossa espécie - que deram origem à arte e à ciência.

A questão é saber o que desencadeou este despertar da mente humana, diz o editor sénior da Nature, Henry Gee. “Algo parece ter acontecido há cerca de 50.000 anos, pouco depois do que todas as outras espécies humanas, como os Neandertais e o chamado Hobbit das Flores, que se extinguiram.

“É muito romântico pensar que, a dada altura, algo aconteceu no cérebro humano, mas penso que é provável que existam exemplos ainda mais antigos de arte representacional”, acrescenta Gee.

Chris Stringer, antropólogo do Museu de História Natural de Londres, acredita que podem existir exemplos mais antigos de arte representacional em África, onde os humanos modernos evoluíram pela primeira vez - mas ainda não encontrámos nenhum.

“Esta descoberta reforça a ideia de que a arte representacional foi produzida pela primeira vez em África, há mais de 50.000 anos, e que o conceito se espalhou à medida que a nossa espécie se expandiu”, considera o antropólogo.

 

in ZAP

Saudades de Tommy Ramone...

George Gershwin morreu há 87 anos...

    
George Gershwin, nascido Jacob Gershowitz, (Brooklyn, Nova Iorque, 26 de setembro de 1898 - Hollywood, Califórnia, 11 de julho de 1937) foi um compositor norte-americano. Escreveu a maioria dos seus trabalhos vocais e teatrais em colaboração com o seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin. George Gershwin compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Ele também escreveu músicas populares de grande sucesso.
Muitas de suas composições tem sido usadas na televisão e em inúmeros filmes, além de tornar-se standards de jazz. A cantora Ella Fitzgerald gravou muitas das canções de Gershwin no seu álbum de 1959, Ella Fitzgerald Sings the George and Ira Gershwin Songbook (com arranjos de Nelson Riddle). Incontáveis músicos e cantores gravaram músicas de autoria de Gershwin, incluindo João Gilberto, Fred Astaire, Louis Armstrong, Al Jolson, Percy Grainger, Bobby Darin, Art Tatum, Bing Crosby, Yehudi Menuhin, Janis Joplin, John Coltrane, Frank Sinatra, Billie Holiday, Sam Cooke, Miles Davis, Herbie Hancock, Madonna, Judy Garland, Julie Andrews, Barbra Streisand, Marni Nixon, Natalie Cole, Nina Simone, Maureen McGovern, John Fahey, The Residents, Sublime e Sting.
   

 


Bonnie Pointer nasceu há 74 anos...

   
Patricia Eva "Bonnie" Pointer (Oakland, 11 de julho de 1950Los Angeles, 8 de junho de 2020) foi uma cantora norte-americana de R&B e disco, conhecida para ter sido membro do grupo The Pointer Sisters. Teve vários sucessos na carreira a solo após deixar o grupo, em 1977, incluindo a regravação de "Heaven Must Have Sent You" do grupo The Elgins. A canção esteve entre os top 20 hits em 1 de setembro de 1979.
Morreu no dia 8 de junho de 2020, aos 69 anos, de paragem cardíaca.
   

 


Suzanne Vega nasceu há 65 anos...!

        
Suzanne Nadine Vega (Santa Mónica, Califórnia, 11 de julho de 1959) é uma cantora norte-americana. Tornou-se conhecida mundialmente com a canção "Luka", presente no álbum Solitude Standing, de 1987.
     

 


Peter Murphy, vocalista dos Bauhaus, celebra hoje 67 anos

 
 
Peter John Joseph Murphy (Northampton, 11 de julho de 1957) é vocalista da banda de rock gótico Bauhaus, tendo também grande percurso a solo com vários êxitos.

Mais conhecido como mítico líder dos Bauhaus, banda post punk de enorme sucesso no início dos anos 80. Murphy ao fim de cinco anos dos Bauhaus abandona a banda e esta fica inativa. Em 1984 Peter Murphy entra num projeto chamado Dali's Car, com Mick Karn, ex-membro dos Japan, que não obteve grande sucesso. É então aí que Peter Murphy decide lançar a sua carreira a solo, afastando-se do estilo musical dos Bauhaus, e entrando num estilo mais rock que fez com que este ganhasse outro tipo de apreciadores.
A carreira a solo de Peter Murphy começa com uma versão de Final Solution, canção do grupo experimental Pere Ubu. Os seus primeiros êxitos são as canções "Indigo Eyes" e "Dragnet Drag", ambas extraídas do seu segundo álbum "Love Hysteria", lançado em 1988, porém o seu apogeu surge em 1990 com os singles "Strange Kind of Love", "Cuts You Up" extraído álbum "Deep". Em 1995 Murphy teve outro álbum de grande sucesso, Cascade, com singles como "Scarlet Thing In You" e "I´ll Fall Wiht Your Knife"
Em 1998 Peter Murphy fez uma turné de aniversário dos 20 anos dos Bauhaus.
Em 2006, Peter Murphy fez uma turné com os Nine Inch Nails, chegando a cantar diversas músicas do NIN como Reptile e Head Like a Hole. Ocorrem diversas apresentações "Bauhaus/Nine Inch Nails", misturando canções de ambos os grupos (além de canções dos Pere Ubu e TV On The Radio).
Em 2008, sem lançamentos de Bauhaus há 25 anos, é editado Go Away White. Com este lançamento, Murphy e os restantes elementos Bauhaus, garantem ser o derradeiro da banda.
 

 


Say You Love Me...

Yul Brynner nasceu há 104 anos

      
Brynner era filho do inventor e cônsul suíço na Rússia, Boris Brynner, e Marussia Blagowidowa.
Depois que o seu pai deixou a família, na década de 30, passou a infância entre Pequim e Paris, chegando a estudar Filosofia na Sorbonne. Em 1941, chegou aos Estados Unidos para estudar teatro. Oito anos depois estreou-se no cinema com o filme Port of New York.
Raspou a cabeça em 1951 quando foi convidado a representar o rei de Sião no musical da Broadway, O Rei e Eu, peça que representou durante trinta anos. Anos depois ganhou o Óscar de melhor ator pela sua atuação no filme O Rei e Eu, baseado no mesmo espetáculo. Nos anos 70 ele retomaria o personagem numa série de televisão.
Foi a estrela de várias produções de sucesso, entre as quais podem ser citadas: Os Dez Mandamentos, Sete Homens e um Destino, Anastácia, a Princesa Esquecida, Os Irmãos Karamazov, Taras Bulba e O Farol do Fim do Mundo.
Casou quatro vezes e teve quatro filhos. Faleceu, vítima de um cancro no pulmão, no mesmo dia em que faleceu o ator e realizador Orson Welles.
   
    in Wikipédia

O poeta Guilherme de Almeida morreu há 55 anos...

(imagem daqui)
        
Guilherme de Andrade de Almeida (Campinas, 24 de julho de 1890 - São Paulo, 11 de julho de 1969) foi um advogado, jornalista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro.
Filho de Estevam de Araujo Almeida, professor de direito e jurisconsulto, e de Angelina de Andrade, foi casado com Belkiss Barroso de Almeida (Baby), de cuja união nasceu o filho, Guy Sérgio Haroldo Estêvão Zózimo Barroso de Almeida, que se casou com Marina Queiroz Aranha de Almeida. Foi, com o seu irmão, Tácito de Almeida (1899 - 1940), importante organizador da Semana de Arte Moderna de 22, tendo criado em 1925 uma conferência para difusão da poesia moderna, intitulada "Revelação do Brasil pela Poesia Moderna", que foi apresentada em Porto Alegre, Recife e Fortaleza.
    
   
Indiferença


Hoje, voltas-me o rosto, se ao teu lado
passo. E eu, baixo os meus olhos se te avisto.
E assim fazemos, como se com isto,
pudéssemos varrer nosso passado.

Passo esquecido de te olhar, coitado!
Vais, coitada, esquecida de que existo.
Como se nunca me tivesses visto,
como se eu sempre não te houvesse amado

Mas, se às vezes, sem querer nos entrevemos,
se quando passo, teu olhar me alcança
se meus olhos te alcançam quando vais.

Ah! Só Deus sabe! Só nós dois sabemos.
Volta-nos sempre a pálida lembrança.
Daqueles tempos que não voltam mais!

 

Guilherme de Almeida

Os Fleetwood Mac lançaram um álbum, dito o álbum branco, há 49 anos


Fleetwood Mac é o décimo álbum da banda anglo/norte-americana Fleetwood Mac e o segundo auto-intitulado, lançado em 1975. É o primeiro álbum da banda após a inclusão de Lindsey Buckingham como guitarrista e Stevie Nicks como vocalista e o primeiro após a saída de Bob Welch.

O álbum vendeu cerca de 5 milhões de cópias e colocou vários singles nos tops de sucesso, fazendo com que a nova formação, unida até meados de 1987, fosse a mais importante comercialmente de toda a carreira da banda e lançasse, posteriormente, álbuns de sucesso ainda maior, como o sucessor Rumours (1977).

 

in Wikipédia

 


O Acidente de Los Alfaques foi há 46 anos...

 

Monumento às vítimas do acidente

 

  
(imagens daqui)

Los Alfaques (em catalão: Els Alfacs) é um parque de campismo de praia situado no município de Alcanar, comarca de Montsià na província de Tarragona, onde a 11 de julho de 1978 ocorreu um gravíssimo acidente devido à explosão de um camião/caminhão cisterna que transportava propeno liquefeito. O resultado deste trágico acidente foram 243 mortos, mais de 300 feridos graves, e a destruição da maior parte (dois terços) do parque de campismo.
     
Acidente
No dia 11 de julho de 1978 um camião cisterna, carregado com 25 toneladas de propeno liquefeito saiu de Tarragona, da refinaria Enpetrol, e dirigiu-se para sul da atual N-340, até Alicante. A cisterna tinha uma capacidade aproximada de 45 e a quantidade carregada era de 25 toneladas, quando a quantidade máxima era de 19,35 t, a uma pressão de 8 bar. Além disso, a cisterna era fabricada em aço (liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono) e não dispunha de nenhum sistema de alívio de pressão.
Provavelmente, para evitar passar pela portagem, o condutor do camião cisterna, Francisco Ibernón, que teria de pagar do seu próprio bolso, decidiu conduzir pela N-340 em direção a sul. Depois de percorrer 102 quilómetros - no quilómetro 159,5 - pelas 14.30 (hora de Espanha), ao passar perto do parque de campismo "Los Alfaques", ocorreu a catástrofe.
Nesse momento, o parque de campismo tinha registadas 800 pessoas e estima-se que entre 300-400 estariam no raio da explosão, calculado entre 100 e 200 metros, que matou instantaneamente mais de uma centena de pessoas.
Na investigação subsequente ficou demonstrado que o camião cisterna estava sobrecarregado, já que transportava 25 t em vez das 19 toneladas regulamentares. Como consequência do excesso de pressão, o tanque de aço rebentou, expulsando o gás liquefeito para o exterior, produzindo-se a ignição e a explosão do mesmo.
A bola de fogo resultante cobriu instantaneamente a maior parte do acampamento, afetando ainda uma praça no sul da rua, e os muitos veraneantes que ali se encontravam. Além disso, as altíssimas temperaturas (mais de 1.500º C) fizeram com que uma grande quantidade de botijas de gás dos campistas que o parque tinha também explodissem, acrescentando-se ao fogo da explosão. O condutor do camião e aproximadamente 140 veraneantes morreram imediatamente, antes de serem socorridos no hospital. A temperatura era tão alta era que fez ferver a água da praia, para aonde as pessoas fugiam.
    
Causas
A análise do acidente determinou três possíveis causas:
  • A sobrecarga do tanque causou a rutura hidráulica da cisterna, com a consequente evaporação e expansão do gás liquefeito, dando lugar a uma explosão de tipo BLEVE. Esta foi a causa oficial segundo o tribunal de Tarragona.
  • Uma fuga da cisterna produziu uma nuvem inflamável de propeno que se incendiou ao encontrar um ponto de ignição. O calor do incêndio produziu o aquecimento do interior do tanque, originando um aumento da pressão interna ao evaporar-se o propeno,o que produziu igualmente uma BLEVE.
  • O camião sofreu um acidente de trânsito com fuga de propeno que se incendiou dando lugar a uma súbita bola de fogo.
Muitas das pessoas foram levadas para hospitais vizinhos. Muitos foram transportados para uma unidade de queimados do Hospital La Fe, de Valência, especialista em cuidados a queimados.
   
Reação
Os media divulgaram que a tragédia durou aproximadamente 45 minutos, desde a explosão até à chegada das primeiras forças de resgate ao local do acidente. Entretanto, tanto os veraneantes e residentes  locais já transportavam os afetados aos centros médicos pelos seus próprios automóveis ou nas suas autocaravanas. As ambulâncias e outras forças se emergência foram chegando gradualmente ao local. A Guarda Civil e as forças a esquadrinharam-se no parque de campismo com o objetivo de procurar sobreviventes.
Os feridos foram transportados para os hospitais de Barcelona e Madrid assim como para o Hospital La Fe em Valência. Durante os dias e semanas seguintes faleceram outros 70 veraneantes, devido à gravidade das queimaduras. No total morreram 243 pessoas, entre elas muitos turistas alemães, franceses e belgas. Além disso, mais de 300 pessoas sofreram graves queimaduras e que ainda hoje sofrem as suas consequências.
Com o acidente, dois terços do parque de campismo, com uma área de 300 x 150 metros foram destruídos, ainda que a parte norte do recinto permanecesse quase intacta. A discoteca foi totalmente destruída pela força da onda expansiva, a parte posterior do tanque de combustível deslocou-se 300 metros, cravando-se num edifício.
A gravidade das queimaduras tornou muito difícil a identificação dos falecidos. Graças ao trabalho da "Comissão de Identificação" e do "Departamento de Investigação Criminal" da então República Federal de Alemanha foi possível identificar todas as vítimas.
    
Consequências e responsabilidades
Hoje em dia, em consequência deste acidente, em Espanha proíbe-se a passagem pelas povoações de veículos que transportem matérias perigosos.
Em 1982 determinou-se a responsabilidade de duas empresas acusadas de negligência (imprudência temerária) e foram sentenciados com um ano os seus diretores. Numa subsequente ação civil, obrigou-se, em 1982 e 1983, as empresas "Cisternas Reunidas" e "Enpetrol", a pagar compensações de 2,2 mil milhões de pesetas (equivalentes a 138,23 milhões de euros, sem ter em conta a inflação).
     
Los Alfaques hoje
Em consequência deste terrível acidente criaram-se regulamentos mais severos em relação ao transporte de materiais perigosos. Os camiões cisternas com produtos perigosos ficaram impedidos de passar pelas localidades e a passar exclusivamente pelas auto-estradas. Também se melhorou a segurança dos veículos e camionistas, através de novas regulamentações sobre o transporte de mercadorias perigosas por estrada, tais como a obrigatoriedade da instalação de válvulas de alívio de pressão nas cisternas que transportam determinadas substâncias, como gases liquefeitos inflamáveis.
Na atualidade, o parque de campismo de Alfaques continua a sua atividade como qualquer outro. Numa das paredes exteriores do parque foi criado um mural em memória das vítimas, com uma estrela e uma inscrição por cada vítima.
      

 

Estige, uma lua de Plutão, foi descoberta há 12 anos

  

As pequenas luas de Plutão, numa escala aproximada, comparadas com Caronte

 

Estige, antigamente, S/2012 P 1 (ainda conhecido como S/2012 (134340) 1 ou P5) é um pequeno satélite natural de Plutão cuja existência foi anunciada a 11 de julho de 2012. Foi o quinto satélite confirmado do planeta anão, encontrado cerca de um ano após a descoberta de S/2011 P 1, a quarta lua de Plutão.
Estima-se que esta lua tenha um diâmetro entre 10 e 25 quilómetros.

   

Animation of moons of Pluto around the barycenter of Pluto - Ecliptic plane

 

Front view

 

 

Side view

   Pluto ·    Charon ·    Styx ·    Nix ·    Kerberos ·    Hydra

 

in Wikipédia

O últimos dos Ramones, Tommy, morreu há dez anos...

   
Tommy Ramone, nome artístico de Tom Erdélyi, depois anglicizado para Thomas Erdelyi (Budapeste, 29 de janeiro de 1949 - Nova Iorque, 11 de julho de 2014) foi um produtor e baterista. Foi o último integrante original da banda Ramones a morrer. Ele era portador de estrabismo de grau médio.
Tudo começou a 30 de janeiro de 1974. No estúdio dele, apareceu um trio (futuramente os Ramones) com o Dee Dee cantando, Joey na bateria, e Johnny na guitarra. Eram uma banda horrível, mas com um ótimo gosto, segundo Tommy Ramone. O mesmo sugeriu que Joey ficava bem entre Johnny e Dee Dee, a partir de então, fizeram testes para bateristas. Após dezenas de testes, Tommy adaptou-se a um estilo de bateria inspirado nos Beatles e assumiu o cargo.
Tommy Ramone compôs importantes músicas dos Ramones, como I Wanna Be Your Boyfriend e Blitzkrieg Bop.
Em 8 de outubro de 2004 voltou a tocar, com o pseudónimo de Ramone, no "Ramones Beat Down On Cancer"
Tommy Ramone foi ainda integrante de uma banda de Country & Folk chamada Uncle Monk, que fez turnês americanas e europeias. Tommy tocava bandolim e concertina.
Faleceu a 11 de julho de 2014, aos 65 anos de idade, vítima de cancro do ducto colédoco.
      
    

 


Música de aniversariante de hoje...!

quarta-feira, julho 10, 2024

Camille Pissarro nasceu há 194 anos

 

Auto-retrato de Camille Pissarro  


Jacob Abraham Camille Pissarro (Charlotte Amalie, na ilha de São Tomás nas Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens Americanas, 10 de julho de 1830 - Paris, 13 de novembro de 1903) foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886).
O seu pai, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era português, criptojudeu, de Bragança, que, no final do século XVIII, quando ainda pequeno, emigrara com a sua família para Bordéus, onde na altura existia uma comunidade significativa de judeus portugueses, refugiados da Inquisição. A mãe dele era crioula e tinha o nome Rachel Manzano-Pomie.
Com 11 anos Camille Pissarro foi enviado a Paris, para estudar num colégio interno. Voltou para a ilha São Tomás, a fim de tomar conta do negócio da família. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fê-lo mudar de vida: fez em 1852 amizade com o pintor dinamarquês, Fritz Melbye e a oportunidade de concretizar o seu sonho surgiu com um convite para acompanhar uma expedição do Fritz Melbye, enviado pelo governo das Antilhas Dinamarquesas, para estudar a fauna e a flora da Venezuela, onde passou dois anos.
Pissarro conquistou a sua liberdade aos 23 anos. Em 1855, ele já estava em Paris e, com ajuda de Melbye, tentando iniciar a sua carreira. O jovem antilhano fascinou-se com as telas de Camille Corot e travou amizade com Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François Daubigny, entre outros pintores impressionistas. Com Monet passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes. Em 1861 casou com Julie Vellay, de quem teve oito filhos.
Faleceu a 13 de novembro de 1903. Encontra-se sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, Paris na França.

 

Aldeia perto de Pontoise, Museu das Belas Artes - Basileia
      

Nikola Tesla nasceu há 168 anos

   
Nikola Tesla (Smiljan, Império Austríaco, 10 de julho de 1856 - Nova Iorque, 7 de janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia, nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súbdito do Império Austríaco no nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão norte-americano. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da modernidade, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". É mais conhecido pela suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada (AC), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.
Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da "Guerra das Correntes", tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros eletrotécnicos que trabalhavam nos EUA. Muitos dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros na moderna engenharia eletrotécnica e muitas das suas descobertas foram importantes a desbravar caminho para o futuro. Durante este período, nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizou com a de qualquer outro inventor ou cientista da história e cultura popular, mas devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações, aparentemente bizarras e inacreditáveis, sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu eventualmente no ostracismo e era visto como um cientista louco. Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu pobre, aos 86 anos.
A unidade de SI que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução magnética (geralmente conhecida como campo magnético "B"), o tesla, foi nomeada em sua honra (na Conférence Générale des Poids et Mesures, Paris, 1960), assim como o efeito Tesla da transmissão sem-fios de energia para aparelhos eletrónicos com energia sem fios, que Tesla demonstrou numa escala menor (lâmpadas elétricas) já em 1893 e aspirava usar para a transmissão intercontinental de níveis industriais de energia no seu projecto inacabado da Wardenclyffe Tower.
À parte os seus trabalhos em eletromagnetismo e engenharia eletromecânica, Tesla contribuiu em diferentes medidas para o estabelecimento da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, e para a expansão da balística, física nuclear e física teórica.
   

Mais novidades sobre estruturas geológicas estranhas da Lua...

O mistério dos redemoinhos da Lua pode ter sido resolvido

 

 

Reiner Gamma, o mais famoso redemoinho lunar

 

No último capítulo de “O Mistério dos Redemoinhos Lunares”, os cientistas planetários têm uma nova teoria para explicar estas estranhas marcas na superfície da Lua. A teoria invoca magmas subterrâneos e estranhas anomalias magnéticas.

Os redemoinhos lunares são características sinuosas que parecem muito mais claras do que a paisagem circundante. Estendem-se por centenas de quilómetros e ninguém sabe ao certo porque existem.

Nenhum astronauta visitou uma destas estranhas regiões, mas isso não impediu os cientistas de especularem com base em imagens e medições de campos magnéticos.

“Os impactos podem causar este tipo de anomalias magnéticas”, explica Michael J. Krawczynski, professor associado de Ciências da Terra, do Ambiente e do Planeta na Universidade de Washington em St. Krawczynski, que salienta que os meteoritos fornecem material rico em ferro a zonas da superfície da Lua.

No entanto, estes remoinhos existem em regiões que não são necessariamente perturbadas por meteoritos. Então, o que mais poderia explicar os remoinhos?

“Outra teoria é que há lavas subterrâneas que arrefecem lentamente num campo magnético e criam a anomalia magnética”, disse Krawczynski, que, juntamente com o estudante de pós-doutoramento Yuanyuan Liang, concebeu experiências para testar esta explicação.

Os dois investigadores mediram os efeitos de diferentes químicas atmosféricas e taxas de arrefecimento magmático num mineral chamado ilmenite e descobriram que, sob certas condições, o arrefecimento de lavas subsuperficiais poderia estar a causar os remoinhos lunares fantasmagóricos.

 

Usar princípios geológicos terrestres para compreender os remoinhos lunares

Apesar do facto de mais de uma dúzia de pessoas terem andado na Lua, ninguém visitou um remoinho lunar ou recolheu amostras da sua poeira. Isso deixou os cientistas planetários terrestres a usar análogos terrestres para as rochas lunares para compreender o magnetismo lunar.

“As rochas terrestres são muito facilmente magnetizadas porque têm frequentemente pequenos pedaços de magnetite, que é um mineral magnético”, disse Krawczynski. “Muitos dos estudos terrestres que se centraram em coisas com magnetite não se aplicam à Lua, onde não existe este mineral hiper-magnético.”

Por isso, a equipa de investigação recorreu à ilmenite como material de teste. Trata-se de um mineral de óxido de titânio com um sinal magnético fraco. A ilmenite existe em toda a Lua. Reage facilmente para formar partículas de ferro metálico magnetizáveis.

“Os grãos mais pequenos com que estávamos a trabalhar pareciam criar campos magnéticos mais fortes porque a relação entre a área de superfície e o volume é maior nos grãos mais pequenos do que nos grãos maiores”, disse Liang. “Com uma área de superfície mais exposta, é mais fácil para os grãos mais pequenos sofrerem a reação de redução.”

Curiosamente, os cientistas planetários observaram uma reação semelhante na criação de ferro metálico em meteoritos lunares, em amostras das missões Apollo.

A diferença, porém, é que essas amostras provinham de fluxos de lava à superfície. O estudo de Krawczynski e Liang centrou-se nos tipos de magma que arrefeceram no subsolo.

“As nossas experiências analógicas mostraram que, em condições lunares, podíamos criar o material magnetizável de que precisávamos. Por isso, é plausível que estes remoinhos sejam causados por magma subterrâneo“, disse Krawczynski.

“Se se pretende criar anomalias magnéticas através dos métodos que estudámos, então o magma subterrâneo tem de ter um elevado teor de titânio”, acrescenta.

 

Porquê estudar os remoinhos na Lua?

Esses misteriosos padrões de poeira não estão lá apenas por acidente. Contêm pistas sobre os processos que moldaram a superfície lunar. Além disso, se o magnetismo está envolvido na sua formação, isso diz algo sobre o magnetismo na Lua como um todo.

Até que os astronautas possam ir à Lua para estudar estes remoinhos, a experiência com a ilmenite é uma boa forma de testar a ideia do magma subterrâneo à distância, segundo Krawczynski.

Claro que seria bom obter amostras reais de rochas subterrâneas na Lua, mas isso vai ter de esperar. “Se pudéssemos perfurar, poderíamos ver se esta reação estava a acontecer”, disse. “Isso seria ótimo, mas ainda não é possível. Neste momento, estamos presos à superfície”.

Estudos como os de Krawczynski e Liang serão muito úteis quando a NASA enviar futuras missões lunares para a superfície. Há todo um projeto de rover, parte de uma missão chamada Lunar Vertex, planeado para estudar Reiner Gamma. Trata-se de um dos redemoinhos mais conhecidos da Lua. O Vertex deverá ser lançado este ano e é um antecessor do regresso à Lua que a NASA planeia para o final desta década.

Essa missão poderá confirmar se os remoinhos estão ou não relacionados com o campo magnético. Se não, então há algo mais a acontecer em Reiner Gamma e noutros locais de redemoinhos.

 

in ZAP

O inferno existe - e chama-se exoplaneta HD 189733b...

Webb cheira ovos podres na atmosfera de um inferno onde chove vidro

 

 

HD 189733b

 

Num inferno já bem conhecido pelas suas condições extremas (entre as quais chuva feita de vidro), o Telescópio Espacial James Webb detetou um cheiro muito pouco agradável - o de ovos podres.

O famoso telescópio detetou, na atmosfera do exoplaneta HD 189733b, vestígios de gás sulfídrico, o composto responsável pelo cheiro característico dos ovos quando apodrecem.

O planeta azul, descoberto em 2005, está localizado a apenas 64 anos-luz da Terra.

Orbita a sua estrela muito mais perto do que Mercúrio orbita o Sol, o que resulta em temperaturas à superfície próximas dos 1090ºC e velocidades do vento superiores a 8.000 quilómetros por hora - mais rápidos do que a velocidade do som.

Usando os instrumentos avançados do Telescópio Webb, os astrónomos, liderados por Guangwei Fu da Universidade Johns Hopkins, identificaram o gás responsável pelo cheiro familiar que pode trazer nova luz sobre a composição atmosférica e os níveis de enxofre dos exoplanetas, um elemento chave para compreender a formação planetária e os processos químicos.

“O sulfureto de hidrogénio é uma molécula importante que não sabíamos que existia. Previmos que existisse e sabemos que está em Júpiter, mas ainda não o tínhamos detetado fora do sistema solar”, explicou Fu, em comunicado à EurekAlert.

A deteção do enxofre é crucial, uma vez que é um elemento essencial para a construção de moléculas mais complexas, juntamente com o carbono, o azoto, o oxigénio e o fosfato.

Para além do enxofre, a equipa de Fu quantificou outros elementos chave na atmosfera de HD 189733b, tais como água, dióxido de carbono e monóxido de carbono, que são vitais para compreender os ciclos de oxigénio e carbono do planeta.

O Telescópio Webb também encontrou indícios de metais pesados, uma descoberta comparada às descobertas no nosso sistema solar, onde os gigantes gelados como Neptuno e Úrano contêm mais metais do que os gigantes gasosos como Júpiter e Saturno.

Para além disso, a investigação revelou, de acordo com o estudo publicado na revista Nature esta segunda-feira, que a atmosfera do HD 189733b não tem grandes concentrações de metano, ao contrário do que se pensava anteriormente. As temperaturas extremas do planeta podem ser responsáveis por esta ausência.

 

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El Cid morreu há 925 anos

Rodrigo Díaz de Vivar (Burgos, Espanha, 1043 - Valência, 10 de julho de 1099), chamado El Cid (do mourisco sidi, "senhor") e de Campeador (Campidoctor, Campeão), foi um nobre guerreiro castelhano que viveu no século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros (muçulmanos). A sua vida e feitos tornaram-se, com as cores da lenda, sobretudo devido a uma canção de gesta (a Canción de Mio Cid), datada de 1207, transcrita no século XIV pelo copista Pedro Abád, cujo manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional da Espanha, um referência para os cavaleiros da Idade Média.
A imagem que emerge desse manuscrito é a do cavaleiro medieval idealizado: forte, valente, leal, justo e piedoso, mas há outras fontes que lhe pintam um retrato menos favorável.