sábado, dezembro 27, 2025

O ator Timothée Chalamet faz hoje trinta anos...!

undefined

 

Timothée Hal Chalamet (Nova York, 27 de dezembro de 1995) é um ator franco-americano. Entre seus papéis iniciais mais notórios estão os de Finn Walden na série da Showtime Homeland (2012), Tom Cooper em Interstellar (2014), Kylie Scheible em Lady Bird (2017) e Elio Perlman em Call Me by Your Name (2017). Tanto por Call Me by Your Name, quanto por Beautiful Boy (2018) de Felix Van Groeningen, Chalamet recebeu indicações por sua atuação para o Óscar, BAFTA, Critics' Choice, Globo de Ouro e Screen Actors Guild, se tornando o terceiro ator mais jovem a ser indicado nas categorias de melhor ator ou melhor ator coadjuvante nesses prémios.

Ao longo da sua carreira, ele tem alternado entre filmes independentes e sucessos de bilheteira. Em 2019, Chalamet interpretou o rei Henrique V de Inglaterra no filme disponibilizado pela Netflix, The King, e Theodore "Laurie" Laurence em Little Women. Em 2021, ele desempenhou o papel principal de Paul Atreides no filme épico de ficção científica de Denis Villeneuve, Dune (e na sua continuação de 2024, Dune: Part Two) e teve papéis nos elencos de The French Dispatch, de Wes Anderson, e Don't Look Up, de Adam McKay. Chalamet também interpretou o jovem Willy Wonka, no filme musical Wonka de Paul King em 2023.

No teatro, Chalamet estrelou a peça autobiográfica de John Patrick Shanley, Prodigal Son, pela qual foi indicado ao Drama League Award e ganhou um prémio Lucille Lortel. 

 

Início da vida

Chalamet nasceu no dia 27 de dezembro de 1995 em Hell's Kitchen, bairro de Manhattan, na cidade de Nova Iorque. É filho de Nicole Flender, uma corretora de imóveis e ex-dançarina da Broadway, e Marc Chalamet, editor da UNICEF. A sua mãe americana, uma nova-iorquina de terceira geração, é judia (descendente de judeus austríacos e russos), e seu pai francês, que morava em Nîmes, é de origem protestante.

Durante sua infância, Timothée Chalamet passava o verão em Le Chambon-sur-Lignon, uma pequena aldeia francesa a duas horas de distância de Lyon, na casa de seus avós paternos. A sua avó paterna, que se mudara para a França, era canadiana. Chalamet afirmou que seu tempo na França levou a questões de identidade intercultural. "Uma vez eu estava lá, eu me tornei a versão francesa de mim mesmo", ele disse a La Presse. Eu estava completamente imbuído da cultura e até sonhei em francês."  Seu sonho de infância era tornar-se um jogador de futebol profissional: "Eu fui técnico de um campo de futebol na França. Treinei crianças de seis a dez anos quando eu tinha cerca de treze anos".

Chalamet frequentou a escola PS 87 William T. Sherman durante o primário e, mais tarde, o programa seletivo Delta na escola secundária MS 54 Booker T. Washington, que ele descreveu como "três anos miseráveis" devido à falta de uma saída criativa dentro da escola, ambiente academicamente rigoroso. A sua aceitação na Fiorello H. LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts foi um ponto de viragem no seu amor pela atuação. Ele declarou: "Tive excelentes professores e realmente me apaixonei por eles. Vi que poderia ser e deveria ser tratado como um ofício". Harry Shifman, o seu professor de teatro do segundo ano na LaGuardia,  ficou tão impressionado com sua audição que insistiu na aceitação de Chalamet na escola, apesar de ter sido rejeitado na entrevista, dizendo: "Eu dei a ele a pontuação mais alta que já fiz uma audição infantil".

 

in Wikipédia 

Sem comentários: