O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Epígrafe para a arte de furtar
Roubam-me Deus
outros o diabo
– quem cantarei?
roubam-me a Pátria;
e a Humanidade
outros ma roubam
– quem cantarei?
sempre há quem roube
quem eu deseje;
e de mim mesmo
todos me roubam
– quem cantarei?
roubam-me a voz
quando me calo,
ou o silêncio
mesmo se falo
– aqui d'El-Rei!
Sofia da Grécia, nascida Princesa Sofia Margarida Vitória Frederica Glucksburg da Grécia e Dinamarca (Atenas, 2 de novembro de 1938), foi a anterior rainha consorte de Espanha, sendo esposa de Juan Carlos I e mãe do atual rei Filipe VI:
Conheceu o seu futuro marido, o então príncipe Juan Carlos de Bourbon, em 1954, durante um cruzeiro, organizado pela mãe, que reuniu os jovens
da realeza europeia. Mas o romance com Juan Carlos de Borbón só começou
em junho de 1961, quando se reencontraram num casamento, em Londres e
casou-se em 14 de maio de 1962 em Atenas, convertendo-se ao catolicismo.
Em 1969, o Príncipe Juan Carlos foi indicado como sucessor do generalíssimo Francisco Franco. Em 1975, quando da morte de Franco, o casal foi proclamado rei e rainha, respetivamente.
Keith Emerson (Todmorden, 2 de novembro de 1944 - Santa Monica, 10 de março de 2016) foi um pianista e compositor britânico. Ex-membro das bandas The T-Bones, V.I.P.s e P.P. Arnold (que se acabou por tornar nos The Nice), ficou mais conhecido depois de fundar a banda Emerson, Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos, em 1970. Quando os ELP acabaram, por volta de 1979, Emerson teve sucesso modesto noutras bandas como Emerson Lake & Powell, 3 e algumas reuniões do ELP no começo da década de 90. Em 2002, ele reuniu os The Nice e foram em turnê e, em 2006, foi em turnê com a The Keith Emerson Band.
(...)
Keith Emerson cometeu suicídio, com um tiro na cabeça, na sua casa em Santa Monica, no dia 10 de março de 2016, aos 71 anos.
De acordo com sua namorada, Mari Kawaguchi, vinha apresentando um
comportamento depressivo e ansioso em virtude de críticas que vinha
recebendo pela Internet, uma vez que um problema no nervo da mão direita vinha limitando as suas performances musicais.
k. d. lang (Edmonton, Alberta, 2 de novembro de 1961) é uma cantora canadiana vencedora de vários prémios Grammy.
Embora tenha tido considerável êxito ao longo da sua carreira com
temas como "Constant Craving" ou "Miss Chatelaine", foi o dueto com Roy Orbison, "Crying", que tornou a sua voz conhecida mundialmente.
Carter Beauford (Charlottesville, November 2, 1958) is an American drummer, percussionist, and founding member of Dave Matthews Band. He is known for his ability to adapt to a variety of genres, and both his ambidextrous and his open-handed drumming styles. He plays the drums and sings backing vocals in the band. Beauford was ranked number 10 by a Rolling Stone magazine reader's poll in 2010 for greatest drummers of all-time.
Although Outlandos d'Amour received mixed reviews upon its release, it has since been regarded as one of the strongest debut albums. Rolling Stone ranked it as the 38th best debut album of all time and the 428th greatest album of all time.
Background and recording
With a budget of £1,500 borrowed from their manager, Miles Copeland (brother of drummer Stewart), the Police recorded Outlandos d'Amour at Surrey Sound Studios
in an intermittent fashion over six months, with the band recording
whenever the studio had free time or another band's sessions were
cancelled.
Miles Copeland had promised to pay Surrey Sound £2,000 upon completion
of the recording, but did not give them the full amount until much
later.
Miles occasionally visited the studio during recording, and he reacted to what he heard from the band with vehement derision. However, upon hearing "Roxanne" he had the opposite reaction and took the recording to A&M Records the following day, where he persuaded the record label to release it as a one-off single. Although the single failed to chart, A&M agreed to give the band a second chance with "Can't Stand Losing You".
At first, A&M proposed the band create an improved mix of the song,
but after five attempts admitted that it could not improve upon the
band's mix, and released the original mix for the single. When it became
the band's first hit, the label quickly approved the release of the
by-then finished album.
Miles had originally wanted to name the album Police Brutality. However, after hearing "Roxanne" and then envisioning a more romantic image for the band, he proposed Outlandos d'Amour
instead. This title is a loose French translation of "Outlaws of Love",
with the first word being a combination of the words "outlaws" and
"commandos", and "d'Amour" meaning "of love".
Music and lyrics
Outlandos d'Amour, while at times incorporating reggae, pop and other elements of what would eventually become the band's definitive sound, is dominated by punk influences. This is evident on the opening track "Next to You", despite it essentially being a love song. Stewart Copeland and guitarist Andy Summers initially felt the lyrics were neither aggressive nor political enough for their style at the time, but bassist and vocalist Sting
was adamant about keeping the song as it was. "Next to You" includes a
slide guitar solo by Summers, which Copeland initially dismissed as "old
wave".
The second track is the reggae-influenced "So Lonely". Sting has said he used Bob Marley's "No Woman, No Cry" as the musical basis for the song, while the lyrics in its verses were recycled from "Fool in Love", a song he originally wrote for his earlier band Last Exit.
The song itself, about someone who is lonely after suffering a broken
heart, was seen as ironic by a large segment of the band's listeners.
Sting disagreed with this sentiment, saying, "No, there's no irony
whatsoever. From the outside it might look a bit strange, being
surrounded by all this attention and yet experiencing the worst lonely
feeling ... but I do. And then suddenly the attention is withdrawn a
half an hour later. You're so isolated ..."
"Roxanne" was written by Sting after visiting a red-light district near the band's hotel in Paris. The Police had been staying there in October 1977 to perform at the nearby Nashville Club. The song's title comes from the name of the character in the play Cyrano de Bergerac, an old poster of which was hanging in the hotel foyer. Sting had originally conceived the song as a bossa nova, although Stewart Copeland has been credited for suggesting its final rhythmic form as a tango.
During recording, Sting accidentally sat down on a piano keyboard in
the studio, resulting in the atonal chord and laughter preserved at the
beginning of the track. The Police were initially reluctant about the song, but Miles Copeland was immediately enthusiastic after hearing it.
The remaining two tracks on the first side of the album are "Hole
in My Life", another reggae-influenced song by Sting, and "Peanuts", a
composition written by Stewart Copeland and Sting about Rod Stewart.
The lyrics were meant as an expression of disappointment on Sting's
part towards his former idol, of whom he said: "I used to be a great fan
of his but something happened to him. I hope I don't end up like that."
Having since experienced the celebrity lifestyle himself, he has said
he no longer identifies with the song's lyrical content and has come to
view Stewart in a different light.
"Can't Stand Losing You" begins side two of the original LP.
Written and composed by Sting, the song is about a young lover being
driven to suicide following a breakup. In a 1993 interview with The Independent, he described the lyrics as "juvenile", saying that "teenage suicide ... is always a bit of a joke"; he also claimed to have written the lyrics in only five minutes.
The following track, "Truth Hits Everybody", is a punk-influenced
song. After that is "Born in the 50's", which details life as a
teenager during the 1960s. "Be My Girl—Sally" is a medley of a
half-finished song by Sting and an Andy Summers poem about a blow-up doll.
This leads into the semi-instrumental closer, "Masoko Tanga", the only
song on the album to not become a staple of the band's live
performances.
Two other songs from these sessions were excluded from Outlandos d'Amour but released as B-sides
for two of its singles: "Dead-End Job", a song credited to Sting and
Copeland, on the B-side of "Can't Stand Losing You"; and "No Time This
Time" by Sting, on the B-side of "So Lonely". The latter was
subsequently included on the band's second album Reggatta de Blanc.
quando o cinema me mostrou o lugar
- um marco em sarça arcando sombria notícia -
onde mataram Pier Paolo Pasolini
creio ter reconhecido o espaço
em tudo idêntico a alguns ermos da infância
esses adiados quinhões por trás da igreja
decerto povoados hoje de vivendas geminadas
dissipando um acesso possível (embora
longínquo) ao rio
o lugar onde morreu Pier Paolo Pasolini
se parece com a desolação clareada e secreta que tinham
os lugares acessórios dos tempos primários
onde andei aspirando a desentender o mundo
de bicicleta, sem concerto (de Colónia)
in Ensinar o Caminho ao Diabo (2012) - Miguel-Manso
Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, (Amarante, 8 de novembro de 1877 - Gatão, Amarante, 14 de dezembro de 1952) foi um poeta e escritorportuguês, principal representante do saudosismo. Todas as fontes bibliográficas indicam 2
de novembro de 1877 como a sua data de nascimento. Contudo, o assento
de nascimento/batismo refere, indubitavelmente, que ele nasceu às cinco
horas da tarde de 8 de novembro de 1877, em Amarante. Segundo Luísa Borges, em O Lugar de Pascoais,
Pascoais terá adotado 2 de novembro, como data do seu aniversário,
por razões puramente simbólicas, por ser o Dia dos Mortos, uma "porta"
para o "Mais Além".
Como estou só no mundo! Como tudo É lágrima e silêncio! Ó tristeza das Coisas, quando é noite Na terra e em nosso espírito!... Tristeza Que se anuncia em vultos de arvoredos, Em rochas diluídas na penumbra E soluços de vento perpassando Na tenebrosa lividez do céu... Ó tristeza das Coisas! Noite morta! Pavor! Desolação! Escura noite! Fantástica Paisagem, Desde o soturno espaço à fria terra Toda vestida em sombra de amargura! Erma noite fechada! Nem um leve Riso vago de estrela se adivinha... Somente as grossas lágrimas da chuva Escorrem pela face do Silencio... Piedade, noite negra! Não me beijes Com esses lábios mortos de Fantasma! Ó Sol, vem alumiar a minha dor Que, perdida na sombra, se dilata E mais profundamente se enraíza Nesta carne a sangrar que é a minha alma! Ilumina-te, ó Noite! Ó Vento, cala-te! Negras nuvens do sul, limpai os olhos, Desanuviai a brônzea face morta! Oh, mas que noite amarga, toda cheia Do teu Fantasma angélico e divino; Espírito que, um dia, em minha irmã, Tomou corpo infantil, figura de Anjo... E para que, meu Deus? Para partir, Com seis anos apenas, no primeiro Riso da vida, em lágrimas, levando Toda a luz de esperança que floria Este ermo, este remoto em que divago... Como estou só no mundo! Como é triste A solidão que faz a tua Ausência, E o terrível e trágico silêncio Da tua alegre Voz emudecida! Ó noite, ó noite triste! Ó minha alma! Tu, que o viste e beijaste tantas vezes, Tu, que sentiste bem o que ele tinha De angélica Criança sobre humana, Não vês as próprias coisas como sofrem, E como as grandes árvores agitam As ramagens de lágrimas e sombras? Repara bem na lúgubre tristeza Da nossa velha casa abandonada Da divina Presença da Criança! Ah, como as portas gemem e o beirais Têm soluços de vento... Lá fora, no terreiro onde brincavas, A noite escura chora... ................................Ó minha alma, Embebe-te na dor das Coisas ermas; Chora também, consome-te, soluça, Junto à Mãe dolorosa, de joelhos...
Foi um dos mais influentes intelectuais portugueses do século XX, com vasta obra de ficção, drama, ensaio e poesia,
além de importante epistolografia com figuras tutelares da literatura
portuguesa e brasileira. A sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de Fogo, adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha. Grande parte da sua obra foi publicada postumamente pelos cuidados da viúva, Mécia de Sena.
Prémios
Recebeu o Prémio Internacional de Poesia Etna-Taormina, pelo conjunto
da sua obra poética, e foi condecorado com a Ordem do Infante D.
Henrique, por serviços prestados à comunidade portuguesa. Recebeu,
postumamente, a Grã-Cruz da Ordem de Sant'iago. Em 1980, foi inaugurado o
Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.
Passado o mar, passado o mundo, em longes praias, de areia e ténues vagas, como esta em que haverá de nossos passos a memória embora soterrada pela areia nova, e em que sobre as muralhas quanta sombra na pedra carcomida guarda que passámos, em longes praias, outras nuvens, outras vozes, ainda recordas esta, ó meu amigo? Aqui passeámos tanta vez, por entre os corpos da alheia juventude, impudica ou severa, esplêndida ou sem graça, à venda ou pronta a dar-se, ido na brisa o sol às mais sombrias curvas; e o meu e o teu olhar guiando-se leais, de nós um para o outro conquistando - em longes praias, outras nuvens, outras vozes, ainda recordas, diz, ó meu amigo? Também aqui relembro as ruas tenebrosas, de vulto em vulto percorridas, lado a lado, numa nudez sem espírito, confiança tranquila e áspera, animal e tácita, já menos que amizade, mas diversa da suspeição do amor, tão cauta e delicada - em longes praias, outras nuvens, outras vozes, ainda as recordas, diz, ó meu amigo? Também aqui, sorrindo em branda mágoa, desfiámos, sem palavras castamente cruas, não já sequer os íntimos segredos que o próprio amor, porque ama, não confessa, nem a vaidade humana dos sentidos, mas subtis fraquezas vis, ingénuas e secretas - em longes praias, outras nuvens, outras vozes, ainda recordas, diz, ó amigo? * Partiste e foi contigo a juventude. Ficou o silêncio adulto, pensativo e pródigo, e o terror de não ser minha estátua jacente sobre o túmulo frio onde as cinzas da infância desmentem - palpitar de traiçoeira fénix! - que só do amor ou só da terra haja saudade. Em longes praias, outras nuvens, outras vozes, tu sabes que a levaste, ó meu amigo?
Reginald Quincy Arvizu (Bakersfield, November 2, 1969), also known as "Fieldy", is an American musician, best known as the bassist for nu metal band Korn. He is also the guitarist/bassist for rock band StillWell.
Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 - Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritoritaliano.
Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural
única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura
controversa. Embora o seu trabalho continue a gerar polémica e
controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, os seus
trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da cultura italiana.
Pier Paolo Pasolini foi brutalmente assassinado em novembro de 1975.
Ele tinha o rosto desfigurado e várias lesões no corpo. Foi encontrado
no hidro-aeródromo de Óstia. Os motivos de seu assassinato continuam gerando polémica, até hoje, sendo associados a crime político ou um mero latrocínio.
Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado por um prostituto, que teria o intuito de assaltá-lo. Tal versão,
porém, não é sustentável.
Existem estudos, filmes e programas de TV que põem por terra a versão
decidida pela justiça italiana. No ano de 2005, Pino Pelosi declarou não
ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como
assassino confesso.
Nascida em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), Jovelina logo fincou pé na Baixada Fluminense. Apareceu para o grande público do Raça Brasileira. Pastora do Império Serrano, ajudou a consolidar o pagode.
Verdadeira tiete do partideiro Bezerra da Silva, Jovelina começou
a dizer seus pagodinhos no Vegas Sport Clube, em Coelho Neto, levada
pelo amigo Dejalmir, que também lançou o nome Jovelina Pérola Negra,
homenagem à sua cor reluzente.
Gravou cinco discos individuais conquistando um Disco de Platina.
Atualmente são encontradas apenas as coletâneas com os grandes sucessos
como "Feirinha da Pavuna", "Bagaço da Laranja" (gravada com Zeca Pagodinho),
"Luz do Repente", "No Mesmo Manto" e "Garota Zona Sul", entre outros. O
sucesso chegou tardiamente e ela não realizou o sonho de "ganhar muito
dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve".
Faleceu no dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, de enfarte, no bairro do Pechincha.
Deixou três filhos - José Renato (30), Cassiana (25) e Cleyton (10) -,
que teve com Nilton dos Santos, de quem era separada. O enterro foi
realizado no Cemitério da Pechincha, em Jacarepaguá.
Houve em 2012 uma homenagem a Jovelina Pérola Negra, na Arena
Carioca Jovelina Pérola Negra, o show "Viva Jovelina - Pérola Negra do
Samba" com várias participações de artistas entre os quais: Aloísio
Machado, Aninha Portal, grupo Batuque Novo, Cassiana Belfort (filha de
Jovelina), Juninho, Ircéia Pagodinho, Sombrinha, Tantinho da Mangueira,
Thybau, Renatinho Partideiro, Rose Guará e Zé Luís do Império.
Ay, de mí, llorona, llorona de azul celeste Ay, de mí, llorona, llorona de azul celeste Y aunque la vida me cueste, llorona, no dejaré de quererte No dejaré de quererte
Me subí al pino más alto, llorona, a ver si te divisaba Como el pino era tierno, llorona, al verme llorar, lloraba
Ay, de mí, llorona, llorona, llorona de azul celeste
Ay, de mí, llorona, llorona, llorona de azul celeste Y aunquе la vida me cueste, llorona, no dеjaré de quererte
Y aunque la vida me cueste, llorona, no dejaré de quererte No dejaré de quererte No dejaré de quererte Ay, ay, ay
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires, para rezar pelos que morreram. No século V,
a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos
quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os PapasSilvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado a 2 de novembro, porque o dia 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar a sua posição (cf.Tobias 12,12; Job 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e apoia-se numa prática de quase dois mil anos.
Nove em cada dez terramotos acontece no Anel de Fogo do Pacífico. Porquê?
Anel de Fogo do Pacífico
A maior parte dos terramotos e erupções vulcânica do nosso
planeta dão-se no Anel de Fogo do Pacífico. A culpa é das placas
tectónicas.
A maior parte dos vulcões e terramotos da Terra acontecem em regiões que circundam o Oceano Pacífico.
Vulgarmente designado como Anel de Fogo, esta região do
globo que começa a sul do continente americano e termina na Nova
Zelândia, depois de uma volta circular, onde passa pela América do
Norte, Rússia, Japão, ilhas indonésias…
Todo esse percurso – 40 mil quilómetros de comprimento – é marcado por locais vulcânicos e sismicamente ativos.
De acordo com o EarthSky,
nos últimos 12 mil anos, os geólogos encontraram evidências de quase
1000 vulcões pré-históricos ativos ao longo do Círculo de Fogo.
90% dos sismos ocorrem no Anel de Fogo do Pacífico, e é lá que estão localizados 80% dos vulcões de todo o Mundo.
Há uma explicação…
A maioria dos fenómenos sísmicos e vulcânicos ocorrem, onde há fronteiras de placas tectónicas.
As placas tectónicas são uma parte vital da evolução da Terra, com a crosta e o manto superior a formarem a litosfera: fragmentada numa série de placas.
Estas placas colidem, dispersam-se, sobem e subduzem, criando diversas características geológicas à superfície.
No Anel de Fogo do Pacífico o que acontece é a interação de várias placas tectónicas, em zonas de subducção.
Quando isso ocorre, a placa mais pesada afunda por baixo da placa mais leve e derrete no manto fundido da Terra.
Algumas dessas zonas de subducção encontram-se também nas partes mais profundas do oceano, como explica o EarthSky.
Quando a tensão/energia acumulada de uma placa deformada se liberta subitamente, ocorrem abalos sísmicos.
Consequentemente, nalguns locais, a rocha fundida consegue infiltrar-se através da crosta e geram-se vulcões.
A maior parte das atividades sísmicas acontecem no fundo dos oceanos.
No canto de terra onde o plantaram,
procura o sentido da linha recta. Não pretende
o círculo, a roda das estações, a fuga ao
eixo que a gravidade lhe impõe. Aceita
que o céu é o seu destino; e por isso
as suas raízes que se alimentam dos mortos,
que lhes cedem as almas para
que o tronco as liberte, no inverno,
quando o frio faz vibrar a luz que
o envolve. Não oferece a sombra
a quem passa; não pede a companhia
dos amantes que o evitam, em busca
de um abrigo de flores. O seu destino
é o ponto que o olhar fixa, para além
do azul, num infinito em que outras
raízes crescem, bebendo o leite negro
das mitologias.
Napoleão Amorim o mais veterano dos intérpretes da canção
de Coimbra faleceu aos 99 anos, confirmou a Associação dos Antigos
Estudantes de Coimbra (AAEC), em comunicado. Nascido em 1924, Napoleão Amorim
foi um dos fundadores da Associação Académica de Espinho, em 1938, quando tinha apenas 14 anos. Ali começou a cantar num pequeno orfeão,
sendo escolhido para solista graças à qualidade da sua voz.
Em
1942 entrou para o 1.º ano da Faculdade de Ciências do Porto, mas como a
maior parte dos seus amigos vieram estudar para a Universidade de
Coimbra, ele decidiu fazer o mesmo.
Aqui completou o 2.º e o
3.º anos dos Preparatórios de Engenharia, tendo ingressado no Orfeon
Académico de Coimbra, como solista e membro do grupo de fados. Feitos os
dois anos, teve de regressar ao Porto, para concluir Engenharia, uma
vez que ainda não existia essa licenciatura em Coimbra. A verdade é
que a excelência da sua voz levou a que o regente do Orfeon Académico de
Coimbra, maestro Raposo Marques, continuasse a chamá-lo para as
digressões do Orfeon. Espanha, Madeira, Cabo Verde, São Tomé, Angola,
Moçambique, África do Sul, Brasil – eis algumas das paragens onde atuou
com o grupo da Universidade de Coimbra. Já nos anos 80 fez parte de um
grupo de músicos de Coimbra que foi atuar ao Japão. E passou a integrar o
grupo de fados “Coimbra Eterna”, da Associação dos Antigos Estudantes
de Coimbra no Porto. Cantou em Coimbra há pouco mais de um ano, nas
comemorações do 63.º aniversário da AAEC e dos 94 anos de Polybio Serra e
Silva, de quem era grande amigo. E demonstrou, na altura, que os
seus então 98 anos não o impediam de continuar a ter uma voz excelente –
como salientaram quantos o ouviram e aplaudiram na festa da AAEC, mas
também os muitos milhares que em poucas horas viram as gravações
colocadas nas redes sociais, e nelas deixaram centenas de comentários
elogiosos. Enfim, um exemplo para as novas gerações, não só pelo
timbre da voz (pois esse é um dom que só a alguns é concedido), mas
também pela gentileza, simplicidade e simpatia e pelo seu amor a Coimbra
e à Academia. «A AAEC, que há dois anos homenageou Napoleão Amorim,
curva-se perante a sua memória e apresenta sentidas condolências a sua
família», confirma a AAEC, em comunicado.