O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Alfred Hawthorne "Benny" Hill (Southampton, 21 January 1924 – Teddington, Greater London, 20
April 1992) was an English actor, comedian, singer and writer. He is
remembered for his television programme The Benny Hill Show, an amalgam of slapstick, burlesque and double entendre in a format that included live comedy and filmed segments, with Hill at the focus of almost every segment.
Marie-Georges-Jean-Méliès (Paris, 8 de dezembro de 1861 - Paris, 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionistafrancês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.
Tudo começou quando o cineasta ganhou um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert William Paul e ficou tão entusiasmado com o mesmo que saía para o exterior para filmar cenas do quotidiano em Paris. Um dia a própria câmara
parou de repente, mas as pessoas não paravam de se mexer e, quando ele
voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele
estava filmando. A esta truncagem ele deu o nome de stop-action; criou várias outras, como perspetiva forçada, múltiplas exposições ou filmagens em alta e baixa velocidade.
Uma de suas produções mais conhecidas foi Le voyage dans la lune (Viagem à Lua) de 1902, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.
Criando filmes fantasiosos que divertiam crianças e adultos, Georges Méliès foi considerado o melhor cineasta do mundo. Chaplin o chamou de "o alquimista da luz". Estava presente na plateia que assistiu, em 28 de dezembro de 1895, aos irmãos Lumière a fazerem a primeira projeção de um filme na história. D. W. Griffith, que viria a ser um dos grandes diretores da história do cinema, disse "a ele tudo devo".
José Plácido Domingo Embil (Madrid, 21 de janeiro de 1941), mais conhecido como Plácido Domingo, é um tenor dramático, barítono, musico e maestroespanhol,
conhecido pela sua versátil e poderosa voz, possuindo um tom dramático
em toda a sua amplitude. Em março de 2008 ele cantou seu 128º papel
operístico, fazendo-se assim o tenor que mais cantou papéis na
história, em 2011 chegou ao 134° papel operístico. Um dos Três Tenores, ele também tem conduzindo óperas e concertos, como também servindo de Diretor da Ópera Nacional de Washington, em Washington, Estados Unidos e na Ópera de Los Angeles.
Havens começou a ficar famoso com o surgimento do movimento folk de Greenwich Village (que também catapultou as carreiras de Joan Baez e Bob Dylan). Em 1969, Havens abriu o Festival de Woodstock;
ele foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas,
decidindo improvisar uma versão de "Motherless Child", a qual ele
acrescentou um verso com a palavra "Freedom" repetida várias vezes. Esta
versão transformaria-se num sucesso internacional, com o lançamento
do documentário Woodstock, em 1970.
Havens tocou na cerimónia da tomada de posse do presidente americano Bill Clinton em 1993.
Ele continuou gravando e viajando em turnês, embora raramente
escrevesse as suas próprias músicas, preferindo interpretar trabalhos de
artistas como Dylan e os Beatles.
Havens tinha uma técnica peculiar para tocar a viola
que lhe dava um estilo único. Ele usava uma afinação em Ré que permitia
que ele fizesse muitos acordes usando principalmente o dedo polegar,
ao contrário das técnicas mais comuns de viola que priorizam o uso dos
outros dedos, sem usar o polegar. Morreu em sua casa, em Jersey City, Nova Jersey, vítima de um ataque cardíaco aos 72 anos.
Eric Arthur Blair (Motihari, Índia Britânica, 25 de junho de 1903 – Londres, 21 de janeiro de 1950), mais conhecido pelo pseudónimo de George Orwell, foi um escritor e jornalista inglês. A sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma
consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita. Apontado como simpatizante da proposta anarquista e do socialismo não-autoritário, o escritor faz uma defesa da auto-gestão ou autonomismo. Orwell, faz uma forte critica ao socialismo autoritário e estalinista, que ele denunciou em obras como Homage to Catalonia e Animal Farm.
Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX,
Orwell se dedicou a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos polémicos, crítica literária e poesia. Ele é mais conhecido pelo romance distópicoNineteen Eighty-Four (1949) e pela novelasatíricaAnimal Farm
(1945). Juntas, estas obras venderam mais cópias do que os dois livros
mais vendidos de qualquer outro escritor do século XX. Um outro livro de
sua autoria, Homage to Catalonia (1938) - um relato de sua experiência como combatente voluntário no lado republicano da Guerra Civil Espanhola - também é altamente aclamado, assim como seus ensaios sobre política, literatura, linguagem e cultura. Em 2008, o The Times classificou-o em segundo lugar numa lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945".
A influência de Orwell na cultura contemporânea, tanto popular quanto política, perdura até os dias de hoje. Vários neologismos criados por ele, assim como o termo orwelliano- palavra usada para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária - já fazem parte do vernáculo popular.
Morte
Orwell morreu em Londres vítima de tuberculose, aos 46 anos de idade. Tendo solicitado um funeral de acordo com os rituais anglicanos, foi enterrado na All Saints' Churchyard, Sutton Courtenay, Oxfordshire, com o simples epitáfio: "Here lies Eric Arthur Blair, born June 25, 1903, died January 21, 1950"
("Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido em 25 de junho de 1903, falecido
em 21 de janeiro de 1950"); nenhuma menção é feita ao seu célebre
pseudónimo.
Recebeu uma nomeação para o Óscar, na categoria de Melhor Diretor, por "O Maior Espetáculo da Terra" (1952).
Recebeu 2 nomeações para o Óscar, na categoria de Melhor Filme, por
"O Maior Espetáculo da Terra" (1952) e "Os Dez Mandamentos" (1956).
Venceu em 1952.
Ganhou um Óscar honorário em 1950, concedido pela Academia de Artes e
Ciências Cinematográficas como reconhecimento aos seus 37 anos de
carreira.
Ganhou o Prémio Irving G. Thalberg, em 1953, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor, por "O Maior Espetáculo da Terra" (1952).
Ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, por "Aliança de Aço" (1939).
Paulo Roberto de Sousa Miklos (São Paulo, 21 de janeiro de 1959) é músico e atorbrasileiro, ex-vocalista da banda de rockTitãs. Em 2001 iniciou uma carreira de ator e, em 2011, iniciou uma carreira de apresentador de televisão, apresentando o "Paulo Miklos Show" na Mix TV, entre 2012 e 2013.
João Villaret nasceu em Lisboa, em 1913, filho do médico Frederico
Villaret e de Josefina Gouveia da Silva Pereira. Frequentou o colégio
inglês na Rua Marquês de Abrantes e depois o Liceu de Passos Manuel,
onde foi bom aluno. Desde cedo revelou interesse pelas artes. Aos 15
anos ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa. Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro
tiveram um papel preponderante na sua iniciação teatral. Em 1930
concluiu o curso e a 16 de outubro de 1931 estreava-se interpretando um
papel na peça Leonor Teles, de Marcelino Mesquita.
Trabalhou no teatro, cinema e foi um grande declamador de poesia,
a sua maior paixão. Era um actor ecléctico, pois além do teatro
clássico também se dedicou ao teatro de revista. Fez várias digressões a
África e ao Brasil, onde esteve sete vezes. Nos últimos anos, aos
domingos, tinha um programa na RTP, onde declamava poesia e contava histórias curiosas do mundo cultural. Num desses episódios referiu que o seu amigo António Botto o apresentou a Fernando Pessoa, encontro que muito o impressionou.
Villaret era diabético, mas era avesso a tratamentos e dietas. Em 1958, quando esteve em Nova Lisboa
consultou um calista que ao extrair-lhe uma calosidade lhe provocou uma
ferida num pé, o que viria a ter consequências funestas. Viria a morrer
de insuficiência renal em 1961, aos 47 anos.
Mais tarde, fez parte da companhia teatral Os Comediantes de Lisboa, fundada em 1944 por António Lopes Ribeiro e o seu irmão Francisco, mais conhecido por Ribeirinho.
Teve uma interpretação considerada antológica na peça Esta Noite Choveu Prata, de Pedro Bloch, em 1954, no extinto Teatro Avenida, em Lisboa.
Nos anos 50, com o aparecimento da televisão, transpõe para este meio
de comunicação a experiência que adquirira no palco e em cinema, assim
como em programas radiofónicos. Aos domingos declamava na RTP, com graça e paixão, poemas dos maiores autores nacionais.
Ficaram célebres, entre outras, as suas interpretações de:
Encontram-se no mercado edições, em CD, do trabalho de Villaret como declamador.
Música
Na música, Villaret também deu cartas, sendo criador de grandes
sucessos, como "Rosa Araújo", "Santo António" (proibidos pela Censura do
Estado Novo) e "Sinfonia do Ribatejo", na revista "Não Faças Ondas", em
1956, e do poema-canção "Recado a Lisboa", que até hoje predomina como
um verdadeiro clássico da história da Música Portuguesa.
A sua mais conhecida obra, devido à sua originalidade, é a seguinte:
Fado falado, de Nelson de Barros, com versos de Aníbal de
Nazaré, criado pelo próprio na revista "Tá Bem ou Não 'Tá?" (1947), e
satirizada com mestria nos anos 50, onde se pode ouvir esta frase
emblemática: «Se o fado se canta e chora, também se pode falar».
Há 50 anos, estava por horas o
assalto e desvio do paquete 'Santa Maria'. Começa na madrugada de 22,
com a entrada de vários membros na ponte de comando do navio, e durante
vários dias vai concentrar as atenções de todo o mundo para a primeira
ação política deste género. Inicia-se um acontecimento que vai marcar o
tom da contestação a Salazar, ao regime e à política colonial.
"Em todo o país o ato de
pirataria causou indignação e repulsa", era um dos muitos títulos que
ocupavam a primeira página do Diário de Notícias de há 50 anos. Durante
os dias seguintes, variantes sem fim desse título continuaram a ser
destaque na capa do jornal, para explicar o assalto e o desvio do
paquete Santa Maria por um comando liderado por Henrique Galvão.
Era o primeiro acontecimento
radical, dos muitos que desafiariam Salazar em 1961, ano de sucessivos
contratempos políticos para com um regime que se perpetuava e com o qual
a maior parte dos portugueses convivia adormecido.
Se foi notícia em Portugal o
assalto ao Santa Liberdade, nome com que o comando o rebatizou após a
tomada do navio, a repercussão mundial foi enorme e centenas de
jornalistas de todo o planeta viajaram para o Brasil e cobriram o
acontecimento. Houve até um que, no desespero de ser o primeiro a
contactar os revoltosos, alugou uma avioneta e atirou-se de pára-quedas.
Falhou o convés e quase ia sendo devorado pelos tubarões.
Enquanto o desvio prosseguia
erraticamente até ser decidido atracar no Recife, a contra-informação em
Portugal era gigantesca, mas não suficiente para retirar a dimensão de
herói ao capitão que desafiara o ditador português e de o ato ser
notícia com interesse planetário.
Camilo Mortágua foi um dos
membros do comando de Henrique Galvão, que, aos 29 anos, participou numa
das mais extraordinárias aventuras duma vida bastante repleta de atos
de rebelião. Poucos meses depois, em outubro, entraria num avião da TAP e
executaria, com Palma Inácio, outro desvio, para sobrevoar Lisboa e
outras cidades portuguesas numa distribuição de panfletos contra o
regime.
O comando americano em Saigão
acreditou inicialmente que as operações de combate em torno de Khe Sanh
durante o verão de 1967 eram apenas parte de uma série de pequenas
ofensivas norte vietnamitas, nas regiões fronteiriças.
Essa avaliação logo mudou, quando se descobriu que o Exército do Povo do Vietname (ou NVA, na sigla em inglês) movia forças para a região enquanto caía o inverno. A concentração de forças dos fuzileiros navais americanos (os marines)
e as ações em torno de Khe Sahn começaram quando a base foi isolada
pelas forças comunistas. Durante uma série de ações desesperadas que
duraram 77 dias, a Base de Combate de Khe Sanh (BCKS) e os postos
avançados ao seu redor foram mantidos sob constante ataque de morteiros, artilharia e foguetes do NVA. Combates violentos entre as infantarias também foi reportado ao longo de todo o perímetro defensivo.
Durante a batalha uma campanha de bombardeamento maciço (Operação Niagara) foi levada a cabo pela Força Aérea dos Estados Unidos
(USAF) para auxiliar a base dos fuzileiros navais norte-americanos.
Essa campanha contou com os últimos avanços tecnológicos para localizar
as forças do NVA. O esforço logístico para manter a BCKS (ou KSCB, em
inglês), quando ela estava isolada, exigiu a implementação de outras
inovações táticas a fim de manter os Marines supridos.
Em março de 1968, uma expedição terrestre (Operação Pegasus)
foi executada por uma força combinada de Fuzileiros Navais,
Exército dos Estados Unidos e Exército do Vietname do Sul. Essa expedição
conseguiu romper o cerco aos Marines, constituindo-se em vitória tática dos americanos e seus aliados, mas sem implicações estratégicas no conflito no Vietname.
A luta por Khe Sanh foi sangrenta e extremamente brutal para os
homens envolvidas nela. Os combates nas regiões ao redor da base também
foram particularmente violentos e, apesar do alto custo em vidas, não
deu grandes conquistas para qualquer um dos lados.
Um A-4E Skyhawk americano bombardeando os vietnamitas entrincheirados ao redor da base
Luís XVI foi acordado às 05.00 horas da manhã. Cléry, o seu
camareiro, assiste o rei na sua toalete matinal. Luís XVI encontra-se,
em seguida, com o abadeHenri Essex Edgeworth de Firmont, confessa-se, assiste à sua última missa e recebe a comunhão.
Aconselhado pelo abade, Luís XVI evita um último encontro de
despedida com a sua família. Os guardas, temendo um rapto do rei, entram
e saem incessantemente. Às 07.00 horas, Luís XVI confia as suas últimas
vontades ao abade, o seu selo para o Delfim e a sua aliança de casamente para a Rainha. Após receber a bênção do abade, Luís XVI junta-se a Antoine Joseph Santerre, que comanda a guarda.
Um nevoeiro espesso envolve o dia, glacial. Dentro do primeiro pátio, Luís XVI volta-se para a Torre do Templo,
onde foram colocados os demais membros da família real, mas estes não
aparecem às janelas. No segundo pátio, uma carruagem verde espera. Luís
XVI toma o seu lugar nela, com o abade, e mais duas pessoas da milícia
instalam-se à sua frente. A carruagem deixa o Templo por volta das 09.00
horas. Ela vira à direita, pela Rua do Templo, para atingir os grandes Boulevards.
Um cortejo é formado com a carruagem, precedido por tambores e escoltado por uma tropa de cavaleiros com sabres desfraldados. O cortejo avança entre diversas fileiras de guardas nacionais e de sans-culottes.
Placa na Rua de Beauregard, recordando a tentativa de evasão do Rei
A multidão é numerosa e está dividida. Uma maioria opõe-se à execução,
mas os homens armados e guardas nacionais estão preparados. Nas
proximidades da Rua de Cléry, o Barão de Batz, apoio da família real
que havia financiado a Fuga de Varennes, convocou 300 monárquicos
para fazer evadir o Rei. Este deveria ser escondido numa casa
pertencente ao Conde de Marsan, na Rua de Cléry. O Barão de Batz avança,
aos gritos de: "Comigo, meus amigos, para salvar o Rei!". Porém, os
seus companheiros haviam sido denunciados e apenas alguns puderam
comparecer. Três foram mortos, mas o Barão de Batz pode escapar. Dentro
da carruagem, o Rei Luís XVI não percebeu nada. No breviário do abade, ele lia a prece dos agonizantes. O cortejo, conduzido por Santerre, prosseguiu o seu caminho pelos boulevards e pela Rua da Revolução. Ele entra às 10.00 horas na Praça da Concórdia e para aos pés do cadafalso, instalado em frente ao Palácio das Tulherias, última residência real, entre o pedestal da estátua, removida, de Luís XV e a parte baixa dos Champs-Élysées. O local é rodeado por canhões em bateria e uma profusão de espadas e baionetas.
Testemunhos
Imprensa contemporânea
O jornal "Thermomètre du Jour" ("Termômetro do Dia") de 13 de fevereiro, jornal republicano moderado, descreve o Rei gritando: "Estou perdido!", citando como testemunha o carrasco, Charles-Henri Sanson.
Sanson
Sanson, o carrasco do rei, reage à versão do jornal "Thermomètre du Jour", dando o seu próprio testemunho sobre a execução, em carta datada de 20 de fevereiro de 1793:
Chegado ao pé da guilhotina,
Luís XVI considerou um instante os instrumentos de seu suplício e
perguntou a Sanson se os tambores cessariam de bater. Ele se aproximou
para falar. Foi dito aos carrascos que fizessem seu dever. Enquanto lhe
colocavam as cilhas,
ele gritou : "Povo, eu morro inocente!". De seguida, virando-se para os
carrascos, Luís XVI declara: "Senhores, sou inocente de tudo o que me
inculpam. Espero que meu sangue possa cimentar a felicidade dos
Franceses". O cutelo caiu. Eram 10 horas e 22 minutos. Um dos
assistentes de Sanson apresentou a cabeça de Luís XVI ao povo, enquanto
se elevava um grande grito de: "Viva a Nação! Viva a República!" e que
ressoava uma salva de artilharia, que chegou até aos ouvidos da família
real encarcerada..
Por fim, Sanson sublinha numa carta que o rei "suportou tudo aquilo
com um sangue frio e uma firmeza que nos espantou a todos. Fico quase
convencido que ele retirou esta firmeza dos princípios da sua religião,
dos quais ninguém mais do que ele parecia compenetrado ou persuadido".
Ainda estudante do St John's College (Cambridge), propôs a teoria que o notabilizou, segundo a qual as irregularidades observadas no movimento do planeta Úrano
seriam provocadas pela existência de um outro planeta, até então
desconhecido. Mais tarde, conseguiu provar a sua hipótese e,
consequentemente, a existência desse novo planeta, que foi denominado de Neptuno. Nessa descoberta, porém, Adams foi precedido por um outro astrónomo, o francês Urbain Le Verrier.
Wendy James (London, 21 January 1966) is an English singer-songwriter most notable for her work with the pop band Transvision Vamp.
Transvision Vamp
James was adopted soon after birth, and left home at the age of sixteen, moving to the English seaside resort town of Brighton.
There she met Nick Christian Sayer, who became her boyfriend and
musical collaborator. Sayer and James moved to London, where they teamed
up with friends Dave Parsons, Tex Axile and Pol Burton, with whom they formed the pop-punk band, Transvision Vamp. James was the lead singer and focal point of the group, and attracted media attention with her sexually charged and rebellious image.
The band was signed by MCA in December 1986 and released a cover version of the Holly and the Italians
song "Tell That Girl to Shut Up" in late 1987. Months later the
follow-up single "I Want Your Love", with its pop/punk crossover appeal,
entered the Top 10 in the UK Singles Chart. The band went on to release the hit album Pop Art in October. 1989 was the band's most successful year, with the number 3 hit single "Baby I Don't Care" and hit album Velveteen which entered the UK Albums Chart
at number one and was a hit worldwide. The next two singles, "I Want
Your Love" and "Baby I Don't Care", respectively reached number five and
number three in the UK singles charts.
Solo career
When the decision had been made for Transvision Vamp to split, James wrote to Elvis Costello asking for his guidance. In response Costello, collaborating with his then wife Cait O'Riordan on some songs, wrote a full album's worth of material for James. These songs made up the tracks on her 1993 solo album Now Ain't the Time for Your Tears. Produced by Chris Kimsey, it reached No. 43 in the UK Albums Chart
in March 1993. However the album failed to sell in significant numbers,
and James "dropped from the music scene". She signed to One Little Indian and recorded an album entitled Lies in Chinatown, which was not released.
Solo career and Racine
When the decision had been made for Transvision Vamp to split, James wrote to Elvis Costello asking for his guidance. In response Costello, collaborating with his then wife Cait O'Riordan on some songs, wrote a full album's worth of material for James. These songs made up the tracks on her 1993 solo album Now Ain't the Time for Your Tears. Produced by Chris Kimsey, it reached No. 43 in the UK Albums Chart
in March 1993. However the album failed to sell in significant numbers,
and James "dropped from the music scene". She signed to One Little Indian and began work on an album entitled Lies in Chinatown, which was not completed.
James formed a band named Racine in 2004. The group released two albums, Number One and Racine 2.
Racine broke up in December 2008, prior to shutting down their
official website. The members of the band went on to join other bands
and none of them worked on James' next album.
James announced on her MySpace blog that she had been working on an album entitled I Came Here to Blow Minds, which was recorded in Paris in 2009 and mixed in Australia later that year.[11]
Finally, a release date of 19 October 2010 (for digital release) was
posted on James' official Facebook page in August 2010. One track from
the album had already been made available for download on RCRD LBL. since May 2009.
Segundo documentos que eram confidenciais, obtidos graças à Freedom
of Information Act (lei americana que permite que as agências federais
revelem os seus documentos), os americanos nunca conseguiram localizar a
bomba, apesar das buscas realizadas perto da base aérea de Thule, onde
em 1968 um caça estratégico B-52 caiu com quatro bombas nucleares a
bordo.
A base de Thule, a mais setentrional da Força Aérea dos Estados
Unidos e de grande importância estratégica, foi construída em plena
guerra fria, no início da década de 50. Era um elo importante na
cadeia de radares do Norad (sistema de vigilância do espaço aéreo
americano), previsto para detetar qualquer lançamento de mísseis
soviéticos.
O Concorde era um avião comercial supersónico de passageiros, que foi produzido entre abril de 1965 (fabricação da primeira peça) e o final de 1978, pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Os seus voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em
24 de outubro de 2003, tendo sido operado apenas pelas companhias British Airways e Air France.
(...)
Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde iniciou voos comerciais, ligando Paris ao Rio de Janeiro, com uma escala em Dacar, e Londres ao Barém.
Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de
cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros -
1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde, em 19 de dezembro de
1985 - ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France descolaram, ao mesmo tempo, o Concorde de Boston
e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou a Paris, ficou uma hora no
solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Peggy Lee (Jamestown, 26 de maio de 1920 - Bel Air, Los Angeles, 21 de janeiro de 2002), nome artístico de Norma Deloris Egstrom, foi uma cantora de jazz tradicional dos Estados Unidos conhecida por interpretar as canções "Is That All There Is?" e "Fever".
Ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas, Peggy gravou mais
de 600 canções e chegou a ser comparada às mais importantes cantoras americanas da sua época, como Billie Holiday e Bessie Smith.
Como escritora, colaborou com seu ex-marido, Dave Barbour, e ainda Sonny
Burke, Victor Young, Francis Lai, Dave Grusin, John Chiodini, e Duque Ellington, que dizia "If I'm the Duke, then Peggy's the Queen" ("Se eu sou o Duque, então Peggy é a Rainha").