segunda-feira, julho 29, 2013

Música para celebrar o verão, o calor e noites calientes...



Daft Punk - Get Lucky (feat Pharrell Williams & Nile Rodgers)

Like the legend of the phoenix
Our ends were beginnings
What keeps the planet spinning
The force from the beginning

We've come too far
To give up who we are
So let's raise the bar
And our cups to the stars
She's up all night 'til the sun
I'm up all night to get some
She's up all night for good fun
I'm up all night to get lucky
We're up all night 'til the sun
We're up all night to get some
We're up all night for good fun
We're up all night to get lucky

We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky

The present has no rhythm
Your gift keeps on giving
What is this I'm feeling?
If you want to leave, I'm with it

We've come too far
To give up who we are
So let's raise the bar
And our cups to the stars
She's up all night 'til the sun
I'm up all night to get some
She's up all night for good fun
I'm up all night to get lucky
We're up all night 'til the sun
We're up all night to get some
We're up all night for good fun
We're up all night to get lucky

We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky

We've come too far
To give up who we are
So let's raise the bar
And our cups to the stars
She's up all night 'til the sun
I'm up all night to get some
She's up all night for good fun
I'm up all night to get lucky
We're up all night 'til the sun
We're up all night to get some
We're up all night for good fun
We're up all night to get lucky

We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky
We're up all night to get lucky

Vincent van Gogh morreu há 123 anos

Auto-Retrato com chapéu de feltro, 1887

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 - Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.
O Museu Van Gogh em Amesterdão é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

(...)

Em maio de 1890, Vincent deixou a clínica e mudou-se de novo para perto de Paris (em Auvers-sur-Oise), onde podia estar mais perto do seu irmão e frequentar as consultas do doutor Paul Gachet, um especialista habituado a lidar com artistas, recomendado por Camille Pissarro. Gachet não conseguiu melhorias no estado de espírito de Vincent, mas foi a inspiração para o conhecido Retrato do Doutor Gachet. Em Auvers Van Gogh produz cerca de oitenta pinturas.
Entretanto, a depressão agravou-se, e a 27 de julho de 1890, depois de semanas de intensa atividade criativa (nesta época Van Gogh pinta, em média, um quadro por dia), Van Gogh dirige-se ao campo onde disparou um tiro contra o peito. Arrastou-se de volta à pensão onde se instalara e onde morreu dois dias depois, nos braços de Theo. As suas últimas palavras, dirigidas ao seu irmão Theo, teriam sido: "La tristesse durera toujours" (em francês, "A tristeza durará para sempre").
Retrato do Dr. Gachet, obra de 1890

Música atual para geopedrados...



#thatPOWER - will.i.am feat Justin Bieber

And oh
I'm alive, I'm alive, I'm alive
And oh
I can fly, I can fly, I can fly
And oh
I'm alive, I'm alive, I'm alive
And I'm loving every second, minute, hour
Bigger, better, stronger, power

I got that power
I got that power
I got that power
Power, power, power

They call me Will-A
Stay so cool, I'm chilly
I done made that milli
On my way to that billi
Used to have a piggy bank
But now I got that bigger bank
Who who cares what the haters think
They hating on me cause we doing what they can't

I stay on that hustle
I flex that little muscle
Hate to bust your bubble
I'm on that other level
I'mma take it higher
And high, high and higher
I stay and buy attire
Keep burning like that fire

And oh
I'm alive, I'm alive, I'm alive
And oh
I can fly, I can fly, I can fly
And oh
I'm alive, I'm alive, I'm alive
And I'm loving every second, minute, hour
Bigger, better, stronger, power

I got that power
I got that power
I got that power
Power, power, power

Y-y-y-yes y'all
Feeling funky fresh y'all
Work to be the best y'all
Work good under pressure
Been through all that stress y'all
Get this off my chest y'all
Made it out them projects
With this project, that's progress y'all

I did it for my momma
I told her when I was younger
That I'mma be that number
One, yup I'll be that number 1
I take it higher
And high, high and higher
I stay and buy attire
Keep burnin' like that fire

Whatever doesn't kill ya
Only makes you stronger
So I'mma get stronger
Comin' like a battle ram, battle ram
I'm knockin'-knockin' down the door again, door again
Comin' like a battle ram, battle ram
I'm knockin'-knockin' down the door again, door again

And oh
I'm alive, I'm alive, I'm alive
And oh
I can fly, I can fly, I can fly
And oh
I'm alive, I'm alive, I'm alive
And I'm loving every second, minute, hour
Bigger, better, stronger, power

I got that power
I got that power
I got that power
Power, power, power

And I'm loving every second, minute, hour
Bigger, better, stronger, power

And I'm loving every second, minute, hour
Bigger, better, stronger, power

Geddy Lee, baixista, vocalista e teclista dos Rush, faz hoje 60 anos!

Gary Lee Weinrib (Toronto, 29 de julho de 1953) é um músico canadiano. Ele é baixista, vocalista e teclista da banda canadense de rock progressivo Rush.

Biografia
Ganhou o apelido "Geddy" de um amigo, aos 12 anos. Isso, porque, sua mãe, por ser judia de origem polaca, que pronunciava o seu nome com um sotaque bastante carregado.
Com Alex Lifeson, compôs a maioria das músicas da banda (enquanto Neil Peart, tradicionalmente, se encarrega das letras). Como vocalista, caracteriza-se pelo seu timbre peculiar, anasalado, mais agudo e agressivo nos primeiros discos do Rush, e um pouco mais encorpado nos álbuns mais recentes.
Já como baixista é considerado um dos melhores músicos que tocam este instrumento. Isso porque Geddy não toca como o de costume. Ele praticamente  faz solos o tempo inteiro, enquanto a maioria dos seus colegas utiliza o baixo para "fazer a marcação", Lee imprime um estilo repleto de técnica e contrapontos que tornam o instrumento vivo, com linhas cheias e pulsantes. Com isso, adiciona um contorno ainda mais peculiar ao complexo som do Rush. A sua performance virtuosa casou-se perfeitamente com o "estilo Neil Peart" de tocar bateria (repleto de velocidade e contratempos).
Em seu projeto a solo intitulado sugestivamente "My Favorite Headache" (2000), Geddy deixou de lado o seu virtuosismo e enveredou por um caminho mais melódico. Neste trabalho o seu som ficou mais "acessível". Na época de lançamento, o músico declarou que buscava uma outra forma de expressão, "não precisando subir e descer escalas em alta velocidade".
Para muitos, a genialidade do "bruxo" (uma das suas alcunhas) é ainda mais acentuada pelo facto de tocar como poucos, ao mesmo tempo em que canta. Ou seja, Geddy tem coordenação para tirar passagens sofisticadíssimas do seu baixo enquanto está com os olhos fixos no horizonte, verbalizando as letras de sua banda (sendo que muitas vezes ainda comanda os teclados com pedaleiras). Tamanha competência lhe rendeu um trocadilho no meio musical: "God" Lee.
Geddy cita como suas principais influências os baixistas John Entwistle, Chris Squire, Jack Bruce, Greg Lake e Paul McCartney entre outros.

Instrumentos
No decorrer de sua carreira de baixista, Lee utilizou diversos modelos diferentes de baixo.
Um Fender Jazz Bass (desde o início da banda em 1968 até 1973), um Fender "Teardrop" Bass branco (um Fender Jazz Bass com formato de gota, daí o nome "teardrop"), que Geddy deixou de usar depois de problemas na ponte do instrumento. Este Fender pode ser visto atrás de Geddy no clipe de Limelight e em filmagens "bootleg", como a sua performance tocando ao vivo com o Rush o clássico The Necromancer (do álbum "Caress Of Steel" de 1975).
Um Rickenbacker 4001 (branco de escudo preto), que foi dado de presente a Alex Lifeson em 1977, e pode ser visto nos vídeos promocionais de Fly By Night e Anthem, estando este último presente como "Easter egg" no DVD "Rush In Rio". Outro Rickenbacker 4001 (preto de escudo branco), ficou mais famoso por figurar nas mãos de Geddy Lee em clipes como Subdivisions, Countdown, nos vídeos de Closer To The Heart, The Trees e no Vídeo ao vivo "Exit... Stage Left" de 1981.
Um Baixo-guitarra Rickenbacker 4080 (sendo um baixo na metade superior e uma guitarra na metade inferior) preto de escudo azul-escuro também foi utilizado por Geddy Lee e pode ser visto nos clipes de Xanadu do álbum "A Farewell To Kings" de 1977, e também na performance de Xanadu no ao vivo "Exit... Stage Left", e foi utilizado por Geddy Lee recentemente em 2007 na performance de A Passage To Bangkok do álbum "2112", valendo lembrar que esta música foi gravada com o Rickenbacker Baixo-guitarra e que Geddy usava este modelo na performance de A Passage To Bangkok à época (tanto que Geddy Lee aparece com ele de mãos para o alto na capa do single da música).
Geddy também usou um Steinberger Série L (headless) ou sem cabeça, pois as tarrachas situavam-se na ponte do instrumento que era feito de fibra de carbono (ou Grafite-epóxi), com trastes em aço inox e barra tensora do braço em titânio, o que diminuía em muito o seu peso. Por ter um design minimalista (parecendo um pequeno retângulo que se restringia à largura do braço e dos comandos) era um baixo bem pequeno e que facilitava em muito a performance de Geddy nos palcos, pois ele precisava lidar com os teclados e sintetizadores utilizados nas músicas. Foi utilizado apenas entre 1983, em parte da turnê do álbum Signals, de 1982 até 1984, aparecendo no vídeo ao vivo "Grace Under Pressure" do Tour de 1984. Geddy aparece tocando este baixo apenas no clipe de Distant Early Warning, um dos quatro clipes do álbum Grace Under Pressure, pois no clipe de Afterimage Geddy Lee não toca baixo, visto este ser sintetizado, assim como na música Red Sector A do mesmo álbum.
Já nos clipes de The Enemy Within e The Body Electric, Geddy aparece tocando novamente o Rickenbacker 4001 preto de escudo branco. Geddy voltou a aparecer tocando o baixo Steinberger somente no clipe de Mystic Rhythms do álbum "Power Windows" de 1985, embora em 1985 Geddy já utilizasse em seus shows o baixo Wal preto. Os baixos Wal, da autoria de Pete Stevens, sempre foram conhecidos por seu requinte na fabricação, que utilizava somente madeiras nobres como roseira, palissandro, mogno, sequóia, carvalho entre outras madeiras nobres em seus baixos, sem contar as sofisticadíssimas aparelhagens eletrónicas e nos acabamentos folheados a ouro nos pinos das tarrachas e nas bordas e pontos dos captadores.
Lee usou o baixo Wal de 1985 até 1990 nos seus shows, e aparecendo nos clipes de The Big Money (álbum "Power Windows" de 1985), Time Stand Still e Lock And Key (álbum "Hold Your Fire" de 1987), e nos clipes The Pass e Superconductor (álbum "Presto" de 1989), e no vídeo ao vivo "A Show Of Hands" de 1988.
Geddy utilizou um outro baixo Wal de mesmo modelo, só que de cor vermelha, no clipe de Roll The Bones do álbum de mesmo nome de 1991, voltando a utilizá-lo somente em alguns shows na época. Desde 1993 Geddy Lee tem utilizado quase exclusivamente os Fender Jazz Bass, sendo o seu preferido um Jazz Bass 1972 preto, de escudo branco, que também foi utilizado nos clipes Limelight e Vital Signs (álbum "Moving Pictures" de 1981) e Show Don't Tell (álbum "Presto" de 1989), tocando também outros fender Jazz Bass de outras combinações de cores como azul-marinho de escudo beje madre-pérola (pode ser visto no vídeo ao vivo "Rush in Rio" de 2003).
Geddy Lee é um artista "Signature" da Fender, a qual introduziu em 1998 o "Fender Jazz Bass Geddy Lee model" na sua linha de baixos assinados. Outro facto interessante sobre Geddy Lee é que ele possui todos os baixos com que já tocou ao longo de sua carreira, exceto o Rickenbacker 4001 branco de escudo preto que, como foi dito anteriormente, foi oferecido por Geddy a Alex Lifeson, em 1977.





Robert Schumann morreu há 157 anos

Robert Alexander Schumann (Zwickau, 8 de julho de 1810 - Endenich, Bonn, 29 de julho de 1856) foi um músico e pianista alemão. Era casado com a também compositora Clara Schumann.


O ditador fascista Mussolini nasceu há 130 anos

Benito Amilcare Andrea Mussolini (Predappio, 29 de julho de 1883 - Mezzegra, 28 de abril de 1945) foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do Fascismo.
Tornou-se o Primeiro-Ministro da Itália em 1922 e começou a usar o título Il Duce desde 1925. Após 1936, seu título oficial era "Sua Excelência Benito Mussolini, Chefe de Governo, Duce do Fascismo e Fundador do Império". Mussolini também criou e sustentou a patente militar suprema de Primeiro Marechal do Império, juntamente com o rei Vítor Emanuel III da Itália, que lhe deu o título, tendo controle supremo sobre as forças armadas da Itália. Mussolini permaneceu no poder até ser substituído em 1943; por um curto período, até a sua morte, ele foi o líder da República Social Italiana.
Mussolini foi um dos fundadores do Fascismo Italiano, que incluía elementos de nacionalismo, corporativismo, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social e anticomunismo, combinado com a censura de subversivos e propaganda do Estado. Nos anos seguintes à criação da ideologia fascista, Mussolini conquistou a admiração de uma grande variedade de figuras políticas.
Entre suas realizações nacionais de 1924 a 1939, citam-se: os seus programas de obras públicas como a drenagem dos Pântanos Pontine e o melhoramento das oportunidades de trabalho e transporte público. Mussolini também resolveu a Questão Romana ao concluir o Tratado de Latrão entre o Reino de Itália e a Santa Sé. Ele também é creditado por garantir o sucesso económico nas colónias italianas e suas dependências comerciais. Embora inicialmente tenha favorecido o lado da França contra a Alemanha, no início da década de 1930, Mussolini tornou-se uma das figuras principais das potências do Eixo e, em 10 de junho de 1940, colocou a Itália na Segunda Guerra Mundial, ao lado do Eixo, ao invadir a França já derrotada pela Alemanha nazi. Três anos depois, foi deposto pelo Grande Conselho do Fascismo, motivado pela invasão aliada. Pouco depois de preso, Mussolini foi resgatado da prisão, em Gran Sasso, por forças especiais alemãs.
Após seu resgate, Mussolini chefiou a República Social Italiana nas partes da Itália que ainda não haviam sido ocupadas por forças aliadas. No final de abril de 1945, com a derrota total aparente, tentou fugir para a Suíça, porém, foi rapidamente capturado e sumariamente executado próximo do Lago de Como por guerrilheiros italianos. O seu corpo foi então trazido para Milão onde foi pendurado de cabeça para baixo em uma estação petrolífera, para exibição pública e a confirmação de sua morte.

A partir da esquerda, os corpos de Nicola Bombacci, Mussolini, a sua amante Clara Petacci, Alessandro Pavolini e Achille Starace, expostos na Piazzale Loreto - Milão, 29 de abril de 1945

Cass Elliot morreu há 39 anos

Cass Elliot, nome artístico de Ellen Naomi Cohen (Baltimore, 19 de setembro de 1941 - Londres, 29 de julho de 1974) foi uma cantora norte americana integrante do grupo The Mamas & The Papas. Com o fim do grupo ela deu início a uma bem-sucedida carreira a solo, lançando nove álbuns.
Cass morreu em 29 de julho de 1974, de degeneração gordurosa do miocárdio, no auge de sua carreira solo, apesar de ser mais divulgada a lenda urbana que atribui sua morte ao engasgamento com um sanduíche. Foi casada duas vezes: com o então colega de banda James Hendricks (de 1963 a 1968) e com o Barão Donald von Wiedenman (1971 a 1974). Deixou uma filha, Owen Vanessa Elliot, nascida a 26 de abril de 1967.




domingo, julho 28, 2013

Hoje é dia de música nordestina - Mulher Rendeira



A Mina de Sal Gema de Loulé em programa televisivo

Economia Verde - episódio 90

As pedras de sal que, em Loulé, são um empecilho para uma equipa de exploração mineira, são bem-vindas para o chef Leonel Pereira, do restaurante São Gabriel.

O Economia Verde é programa de TV que resulta de uma parceria entre a SIC Notícias, o Green Savers e os Green Project Awards.


NOTA: os nossos parabéns ao amigo, colega de Coimbra e engenheiro geólogo Alexandre Andrade, por mais esta iniciativa...

Música atual para geopedrados...



Imagine Dragons - Radioactive


I’m waking up to ash and dust
I wipe my brow and sweat my rust
I’m breathing in the chemicals
I’m breaking in and shaping up
Then checking out on the prison bus
This is it, the apocalypse

Ohohoh
I’m waking up
I feel it in my bones
Enough to make my system blow

Welcome to the new age
To the new age
Welcome to the new age
To the new age

Ohohohohohohoh
I’m radioactive
Radioactive

Ohohohohohohohoh
I’m radioactive
Radioactive

I raise my flag and dye my clothes
It’s a revolution, I suppose
We’re painted red to fit right in
Ohohoh

I’m breaking in and shaping up
Then checking out on the prison bus
This is it, the apocalypse
Ohohoh

I’m waking up
I feel it in my bones
Enough to make my system blow
Welcome to the new age

To the new age
Welcome to the new age
To the new age

Ohohohohohohohoh
I’m radioactive
Radioactive

Ohohohohohohohoh
I’m radioactive
Radioactive

All systems go
The sun hasn’t died
Deep in my bones
Straight from inside

I’m waking up
I feel it in my bones
Enough to make my system blow

Welcome to the new age
To the new age
Welcome to the new age

Os cangaceiros Lampião e Maria Bonita foram mortos há 75 anos

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (Serra Talhada, 4 de junho de 1898 ? - Poço Redondo, 28 de julho de 1938), foi um cangaceiro brasileiro.

Nascido na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada, no semiárido do estado de Pernambuco, foi o terceiro filho de José Ferreira da Silva e Maria Lopes de Oliveira. O seu nascimento só foi registrado no dia 7 de agosto de 1900. Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura, características bastante pouco comuns para a região sertaneja e pobre onde ele morava. Uma das versões a respeito de seu apelido é que ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião.
Sua família travava uma disputa mortal com outras famílias locais até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança. Tornou-se um mito em termos de disciplina. O bando chamava os integrantes das volantes de "Macacos" - uma alusão ao modo como os soldados fugiam quando avistavam o grupo de Lampião: "pulando".
Durante os 20 anos seguintes (começou aos 21 anos), Lampião viajou com seu bando de cangaceiros, que nunca ultrapassou o número de 50, todos a cavalo e em trajes de couro, chapéus, sandálias, casacos, cintos de munição e calças para protegê-los dos arbustos com espinhos típicos da vegetação da caatinga. Para proteger o "capitão", como Lampião era chamado, todos usavam sempre um poder bélico potente. Como não existia contrabando de armas para se adquirir, em sua maioria eram roubadas da polícia e unidades paramilitares. A espingarda Mauser e uma grande variedade de pistolas semiautomáticas e revólveres também eram adquiridos durante confrontos. A arma mais utilizada era o rifle Winchester.
Lampião foi acusado de atacar pequenas fazendas e cidades em sete estados além de roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, violações e saques. Entretanto para muitas pessoas, especialmente no Nordeste, tem-se imagem de que Lampião era como o Robin Hood do sertão brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias com inúmeros filhos.
Era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte.
A sua namorada, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, juntou-se ao bando em 1930 e, assim como as demais mulheres do grupo, vestia-se como um cangaceiro e participou de muitas das ações do bando. Virgulino e Maria Bonita tiveram uma filha, Expedita Ferreira, nascida em 13 de setembro de 1932. Há ainda a informação controversa de que eles tiveram mais dois filhos: os gémeos Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira, mas nunca foi comprovada a verdade dos factos, além de outros dois natimortos.

(...)

Morte
No dia 27 de julho de 1938, o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Era noite, chovia muito e todos dormiam em suas barracas. A volante chegou tão de mansinho que nem os cães pressentiram. Por volta das 05.15 horas do dia 28, os cangaceiros levantaram para rezar o oficio e se preparavam para tomar café; quando um cangaceiro deu o alarme, já era tarde demais.
Não se sabe ao certo quem os traiu. Entretanto, naquele lugar mais seguro, o bando foi apanhado totalmente desprevenido. Quando os polícias do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa.
O ataque durou uns vinte minutos e poucos conseguiram escapar ao cerco e à morte. Dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram ali mesmo. Lampião foi um dos primeiros a morrer. Logo em seguida, Maria Bonita foi gravemente ferida. Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar. Bastante eufóricos com a vitória, os policiais apreenderam os bens e mutilaram os mortos. Apreenderam todo o dinheiro, o ouro e as jóias.
A força volante, de maneira bastante desumana para os dias de hoje, mas seguindo o costume da época, decepou a cabeça de Lampião. Maria Bonita ainda estava viva, apesar de bastante ferida, quando foi degolada. O mesmo ocorreu com Quinta-Feira, Mergulhão (os dois também tiveram suas cabeças arrancadas em vida), Luis Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete (2) e Macela. Um dos policiais, demonstrando ódio a Lampião, desfere um golpe de coronha de fuzil na sua cabeça, deformando-a; este detalhe contribuiu para difundir a lenda de que Lampião não havia sido morto e escapara da emboscada, tal foi a modificação causada na fisionomia do cangaceiro. "Feito isso, salgaram os seus troféus de vitória e colocaram em latas de querosene, contendo aguardente e cal." Os corpos mutilados e ensanguentados foram deixados a céu aberto, atraindo urubus.
As cabeças dos cangaçeiros, incluindo Lampião e Maria Bonita
(...)
Do sudeste do País, apesar do péssimo estado de conservação, as cabeças seguiram para Salvador, onde permaneceram por seis anos na Faculdade de Odontologia da UFBA. Lá, tornaram a ser medidas, pesadas e estudadas, na tentativa de se descobrir alguma patologia. Posteriormente, os restos mortais ficaram expostos no Museu Antropológico Estácio de Lima localizado no prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, por mais de três décadas.
Durante muito tempo, as famílias de Lampião, Corisco e Maria Bonita lutaram para dar um enterro digno a seus parentes. O economista Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, em especial, empreendeu muitos esforços para dar um sepultamento aos restos mortais dos cangaceiros e parar, de vez por todas, a macabra exibição pública. Segundo o depoimento do economista, dez dias após o enterro de seu pai, a sepultura foi violada, o corpo foi exumado, e sua cabeça e braço esquerdo foram cortados e colocados em exposição no Museu Nina Rodrigues.
O enterro dos restos mortais dos cangaceiros só ocorreu depois do Projeto de Lei nº 2.867, de 24 de maio de 1965. Tal projeto teve origem nos meios universitários de Brasília (em particular, nas conferências do poeta Euclides Formiga), e as pressões do povo brasileiro e do Clero o reforçaram. As cabeças de Lampião e Maria Bonita foram sepultadas no dia 6 de fevereiro de 1969. Os demais integrantes do bando tiveram seu enterro uma semana depois.
Lampião compositor
"Mulher Rendeira" é um antigo tema popular, muito cantado nos sertões nordestinos no tempo de Lampião, e cuja origem é controversa. Segundo a versão mais conhecida, do Padre Frederico Bezerra Maciel, regionalista pernambucano e biógrafo de Lampião, é de que o mesmo teria escrito os versos da versão original da música. A ele se acrescenta Câmara Cascudo, segundo o qual Lampião teria feito escrito a letra em homenagem à sua avó, Dª. Maria Jocosa Vieria Lopes ("Tia Jacosa") em 15 de setembro, no seu aniversário, e  que era uma rendeira. Compôs a música entre setembro de 1921 e fevereiro de 1922, quando apresentou a música em Floresta (Pernambuco). A música tornou-se praticamente um hino de guerra dos cangaceiros do bando de Lampião, tendo inclusive relatos de que o seu ataque à Mossoró em 1927 teria sido feito com mais de 50 cangaceiros cantando "Mulher Rendeira".
Por isso foi incluído no premiado filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto, que o celebrizou no país e no exterior. Na ocasião, sofreu uma adaptação do compositor Zé do Norte (Alfredo Ricardo do Nascimento), autor de outras músicas do filme, que manteve a sua estrutura original. Há também uma gravação de um antigo cabra do bando de Lampião, o cangaceiro Volta Seca.

Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Paulo Afonso, 8 de março de 1911 - 28 de julho de 1938) companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Gloria, na Bahia.
Depois de um casamento fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido também como o "Rei do Cangaço".
Morando na chácara dos pais, um ano depois do namoro foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, assim se tornando a mulher dele, com quem viveria por oito anos.
Supõem-se que Maria Bonita engravidou quatro vezes e que, em duas gravidezes, perdeu os filhos, sendo eles natimortos. Comprovadamente ela teve uma filha com Lampião, de nome Expedita Ferreira Nunes, a única reconhecida legalmente, que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. Existem porém dúvidas sobre o parentesco dos supostos gémeos Arlindo e Ananias Gomes de Oliveira. Ambos até então foram considerados filhos de Maria Bonita e Lampião.
Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, quando o bando acampado na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe), foi atacado de surpresa pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"). Foi degolada ainda viva, assim como Lampião, porém este já morto, e outros nove cangaceiros.
Em 2006 a Prefeitura de Paulo Afonso restaurou a casa de infância de Maria Bonita, instalando o Museu Casa de Maria Bonita no local.

Estaline emitiu a Ordem Número 227 há 71 anos

Selo soviético com a famosa frase "Nenhum passo para trás!"

A Ordem Número 227 foi lançada em 28 de julho de 1942 por Estaline agindo como Comissário de Defesa do Povo. É famosa pela frase "Nenhum passo para trás!", que se tornou um slogan da resistência antifascista soviética.

Nenhum comandante possuía o direito de recuar sem autorização. Qualquer um que o fizesse estava sujeito a um tribunal militar correspondente a sua patente.
A ordem número 227 estabeleceu que cada Frente deveria criar de um a três batalhões penais de soldados acusados de problemas disciplinares, que seriam mandados então para as regiões mais perigosas do campo de batalha. Cada Frente deveria criar do mesmo modo companhias penais para soldados e suboficiais. De 1942 a 1945, 427.910 soldados foram colocados em batalhões penais.
A ordem estabeleceu inclusive que cada força deveria criar "destacamentos de bloqueio" para fuzilar "cobardes" e tropas fugitivas em pânico na retaguarda. Em seguida aos dois primeiros meses da ordem, mais de 1,000 militares foram fuzilados por unidades de bloqueio, que mandaram também mais de 130.000 militares para batalhões penais.
Ambas as medidas foram citadas no preâmbulo da ordem como sendo procedimentos de sucesso adotados pelos alemães durante sua retirada de inverno.
A exigência de que as forças mantivessem destacamentos de bloqueio foi abandonada três meses depois de lançada a ordem, em 29 de outubro de 1942. A sua intenção de galvanizar o moral do pressionado Exército Vermelho e enfatizar o patriotismo obteve, em geral, um efeito contrário do esperado. Consequentemente, não foi implementada de forma consistente pelo comando, que considerou o desvio de tropas para a criação de unidades de bloqueio um desperdício dos efetivos, abandonando a ideia discretamente. Em novembro de 1944, as unidades de bloqueio foram oficialmente dispersadas.

Robespierre, o responsável pelo Terror durante a Revolução Francesa, foi executado há 219 anos

Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (Arras, 6 de maio de 1758 - Paris, 28 de julho de 1794) foi um advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.
Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Principal membro do grupo da Montanha durante a Convenção, ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das personagens mais controversas deste período. Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror.


Maximilien de Robespierre foi guilhotinado em Paris no dia seguinte, no 10 thermidor do ano II (28 de julho de 1794), sem ter sido julgado, juntamente com o seu irmão Augustin de Robespierre (também membro da Junta de Salvação Pública) e dezassete de seus colaboradores, durante o golpe de 9 do Termidor, dentre eles, seus dois grandes amigos, companheiros desde o início de sua jornada, Saint-Just e Couthon.

Daniela Mercury - 48 anos

Daniela Mercury, nome artístico de Daniela Mercuri de Almeida (Salvador, 28 de julho de 1965), é uma cantora, compositora, dançarina, produtora, atriz e apresentadora de televisão brasileira. Vencedora de um Grammy Latino, por seu álbum Balé Mulato, recebeu também seis Prémios TIM de Música, um prémio pela APCA, três prémios Multishow e dois prémios pelo VMB, de melhor videoclipe e fotografia.
Daniela é uma das maiores cantoras, e mais famosas de axé music. Desde de 1991 até hoje, Daniela lançou diversos álbuns e singles (sendo 14 em primeiro lugar e 24 Top 10), vendendo mais de 20 milhões de discos em todo o mundo. Entre os seus maiores sucessos, encontram-se "O Canto da Cidade", "Rapunzel", "Maimbê Dandá", "À Primeira Vista", "Swing da Cor", "Mutante", "Nobre Vagabundo" e "Ilê! Pérola Negra (O Canto do Negro)". Ela gravou um DVD comemorativo de 25 anos do Cirque du Soleil e fez parte do Festival de Jazz de Montreal. Além disso, Mercury foi convidada para participar do DVD de Alejandro Sanz, e cantar com Paul McCartney, em Oslo, na Noruega, durante a entrega do Prémio Nobel da Paz.
Em 2009 a cantora lançou o seu mais recente trabalho, denominado Canibália, junto com o álbum, Daniela lançou uma turnê internacional, que até hoje, totaliza mais de 23 apresentações. O álbum gerou três singles, até agora, "Preta", com Seu Jorge, "Oyá Por Nós", com Margareth Menezes e "Sol do Sul". Neste mesmo ano, Camille Paglia, escritora e uma das mais importantes intelectuais na área cultural, e que nutria uma "paixão" intelectual por Madonna, declarou que Daniela Mercury é a artista que Madonna gostaria de ser.
Em 2010 o trio-elétrico de Daniela comemorou 60 anos e, a artista, 20 anos de carreira. Em entrevista Daniela declarou que produzirá um filme sobre a história do Axé, projeto que ainda não tem diretor definido. Para o Carnaval de 2010, Daniela, ao lado de Marcelo Quintanilha, compôs "Andarilho Encantado", single cantando pela primeira vez no "Pôr do Som", show realizado no Farol da Barra, em Salvador.
Em fevereiro de 2013 a cantora foi convidada para uma entrevista ao programa Leading Women, da CNN Internacional, e foi anunciada pela emissora como a "Madonna brasileira". A atração destaca as mulheres mais influentes do mundo em suas áreas de atuação.
Daniela Mercury é filha de Liliana Mercuri de Almeida, uma assistente social de ascendência italiana, e António Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, um mecânico português. Mercury cresceu no bairro de Brotas com os quatro irmãos: Tom, Cristiana, Vânia (que também é cantora) e Marcos. Quando tinha oito anos de idade, Mercury começou a estudar dança. Aos treze, após assistir um show de Elis Regina, decidiu tornar-se cantora, e aos quinze começou a apresentar-se em bares.
Em 1984, aos dezanove anos de idade, casou-se com o engenheiro eletrónico Zalther Portela Laborda Póvoas. Um ano mais tarde, em 3 de setembro de 1985, deu à luz Gabriel, o primeiro filho. No ano seguinte, nasceu Giovanna. Em 1996, Mercury e Póvoas se separaram. Em 2009, Mercury casou com o publicitário italiano Marco Scabia, nove anos mais novo que ela, em Roma.
Em 3 de abril de 2013, Mercury postou uma foto no site de redes sociais Instagram com a sua companheira, a jornalista Malu Verçosa. A cantora assumiu publicamente o seu relacionamento homoafetivo com a frase: "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar". Já em 2012, a cantora baiana havia despertado a atenção da escritora e feminista norte-americana Camille Paglia, a qual declarou ao The Independent que tinha uma "queda" pela estrela baiana. Sobre Daniela, Paglia chegou a fazer a seguinte declaração: "Minha vida romântica não existe. Exceto que, nos últimos quatro anos, tenho cultuado uma superstar brasileira." As duas haviam se conhecido quando da vinda de Camille ao Brasil em 2009. Em entrevista à Veja, a intelectual revelou que pretende escrever dois livros sobre a cantora baiana.



Jacoby Shaddix, o vocalista dos Papa Roach, faz hoje 37 anos

Jacoby Dakota Shaddix (Mariposa, Califórnia, 28 de julho de 1976) é um músico dos Estados Unidos, vocalista da banda Papa Roach. Jacoby canta o tema do programa de televisão de Wrestling profissional Raw (...To be Loved), usado no show da WWE (entre 9 de outubro de 2006 e 9 de novembro de 2009). Ele também é o apresentador do programa de humor Scarred, da MTV.

Shaddix nasceu em Mariposa, Califórnia. Os seus pais divorciaram-se quando ele tinha apenas 6 anos de idade. Quando jovem, estudou na Vacaville High School, onde tocava clarinete na orquestra da Escola. Após conhecer Dave Buckner, eles fundaram os Papa Roach em 1993. Jacoby começou tocando bateria, mas descobriu que Dave era um baterista muito melhor, então ele decidiu tocar baixo na banda, mas o seu instrumento foi roubado. Assim, decidiu que queria cantar. Aos 17, Shaddix começou a trabalhar como lavador de louças para financiar o aluguer do seu apartamento, onde vivia com um amigo. Passou depois a trabalhar como zelador num hospital, até desistir e dedicar-se totalmente aos Papa Roach e à música que ele gosta.

Em 16 de julho de 1996, Shaddix casou-se com Kelly Shaddix, sua namorada desde o ensino secundário. Com ela Jacoby teve dois filhos: Makaile Ciello Shaddix, nascido em 24 de março de 2002 e Jagger Monroe Shaddix, de 13 de setembro de 2004.


O sismo que mais mortos provocou no século XX foi há 37 anos

The Tangshan Earthquake, also known as the Great Tangshan Earthquake, was a natural disaster that occurred on Wednesday, July 28, 1976. It is believed to be the largest earthquake of the 20th century by death toll. The epicenter of the earthquake was near Tangshan in Hebei, People's Republic of China, an industrial city with approximately one million inhabitants. The number of deaths initially reported by the Chinese government was 655,000, but this number has since been stated to be around 240,000 to 255,000. Another report indicates that the actual death toll was much higher, at approximately 650,000 and explains that the lower estimates are limited to Tangshan and exclude fatalities in the densely populated surrounding areas.
A further 164,000 people were recorded as being severely injured. The earthquake occurred between a series of political events involving the Communist Party of China, ultimately leading to the expulsion of the ruling Gang of Four by Mao's chosen successor Hua Guofeng. In traditional Chinese thought, natural disasters are seen as a precursor of dynastic change.
The earthquake hit in the early morning, at 03:42:53.8 local time (1976 July 27 19:42:53.8 UTC), and lasted 14 to 16 seconds. Chinese government official sources state a magnitude of 7.8 on the Richter magnitude scale, though some sources listed it as high as 8.2. It was followed by a major 7.1 magnitude aftershock some 16 hours later, increasing the death toll to over 255,000. The earthquake was generated by the 25-mile long Tangshan Fault, which runs near the city and ruptured due to tectonic forces caused by the Amurian Plate sliding past the Eurasian Plate.

(...)
  
Controversial statistics
Until fairly recently, China's political environment has made it difficult to properly gauge the extent of natural disasters. Successive governments have placed more importance on the appearance of harmony rather than accurate information on damages. The Tangshan Earthquake came at a rather politically sensitive time during the late stages of the Cultural Revolution, making accurate statistics especially difficult to find. The Tangshan earthquake killed 242,000 people according to official figures, though some sources estimate a death toll up to three times higher. This would make it the deadliest earthquake in modern times, and the second or third deadliest in recorded history. It is worth noting that the population of Tangshan at the time the quake struck was estimated to be around 1.6 million and that most of Tangshan's city proper was flattened.
Many experts believe the Chinese government has never released an accurate death toll for the disaster. The death toll figure of 242,419 came from the Chinese Seismological Service in 1988, while some sources have estimated the death toll to be at 650,000. Others range as high as 700,000. The initial estimates of 655,000 dead and 779,000 injured were released by Hebei Revolutionary Committee.
A Tangshan earthquake memorial in Tianjin

Aftermath
The Chinese government refused to accept international aid from the United Nations, and insisted on self-reliance. Shanghai sent 56 medical teams to Tangshan, in addition to the People's Liberation Army who were assisting while also trying to fix their tarnished image of Red guards destructions earlier. Rebuilding infrastructure started immediately in Tangshan, and the city was completely rebuilt. Today Tangshan city is home to nearly three million people and is known as "Brave City of China."

Political aftermath
The earthquake came in one of the most dramatic years in the history of the People's Republic. The earthquake was preceded by the death of Zhou Enlai in earlier months and followed by the death of Mao Zedong in September. The political repercussions of the disaster and its aftermath contributed to the end of the Cultural Revolution. Mao's chosen successor Hua Guofeng showed concern, thereby solidifying his status as China's leader. He, with Chen Yonggui, made a personal visit to Tangshan on August 4 to survey the damage and was photographed in the tasks of cleaning up and comforting the survivors.
Leaders who opposed the return of Deng Xiaoping, especially the group which became known as Gang of Four, filled the press with concern for the victims, but explicitly said that the nation should not be diverted by the earthquake, and that the priority was to denounce Deng instead. Jiang Qing was widely quoted as saying "There were merely several hundred thousand deaths. So what? Denouncing Deng Xiaoping concerns 800 million people." Other Gang of Four slogans said: "Be alert to Deng Xiaoping's criminal attempt to exploit earthquake phobia to suppress revolution!"

NOTA: depois de terem previsto o sismo de 1975 de Haicheng, a 4 de fevereiro de 1975, este sismo foi uma grande derrota para a Revolução Cultural e para o Partido Comunista Chinês - a ponto de, ainda hoje, não sabermos os números reais de mortos provocados por este desastre natural...

Vivaldi morreu há 272 anos

Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de março de 1678 - Viena, 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il prete rosso ("o padre ruivo") por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").


Johann Sebastian Bach morreu há 263 anos

Nascido em uma família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante da sua carreira. Absorvendo inicialmente o grande reportório de música contrapontística germânica como base do seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais a sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências. Praticou quase todos os géneros musicais conhecidos no seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora as suas cantatas maduras revelem bastante influência desta, que foi uma das formas mais populares do período Barroco.
A sua habilidade a tocar órgão e cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e tornou-se lendária, sendo considerado o maior virtuoso da sua geração e um especialista na construção de órgãos. Também tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor o seu mérito só recebeu aprovação limitada e nunca foi exatamente popular, ainda que vários críticos que o conheceram o louvassem como grande compositor. A maior parte de sua música caiu no esquecimento após a sua morte, mas a sua recuperação iniciou-se no século XIX e desde então o seu prestígio não cessou de crescer. Na apreciação contemporânea, Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu género. Entre as suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.