sexta-feira, junho 10, 2011
Judy Garland nasceu há 89 anos
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quinta-feira, junho 09, 2011
Sing cantando com Anoushka Shankar
Sea Dreamer
Same tide that drew me closer
Pushed me far away
I held the hand that lit the dark night
Nothing I could say
I was on the outside
I was waiting for a sign
I set a course for a hidden island
That lay beyond the deceiving silence
I was on the dark side
I was sailing towards the light
I made my way through a sea of silence
A pirates life for a worthless diamond
I try and listen to the music when the ocean breathes
Wish that I could build a bridge across the sea
And the secrets of the moonlight would carry me
To where the sun meets the water and the sky breaks free
Thats where Ill be
Same sign that drew me closer,
Jealous howling wind
Memory of a safer shoreline
never found again
I was on the outside
I was waiting for the light
I fought my way through a sea of violence
But you never heard me scream in silence
I was on the dark side
I was sailing through the night
Playing cards at the devils table
I lost my hand to a handless ???
Every time I hear the music where the ocean breathes
Made me wish that I could build a bridge across the seas
And the secrets of the moonlight would carry me
To where the sun meets the water and the sky breaks free
I was on the outside
I was waiting for a sign
I set a course for a hidden island
That lay beyond the deceiving silence
Every time I hear the music where the ocean breathes
Made me wish that I could build a bridge across the seas
And the secrets of the moonlight would carry me
To where the sun meets the water and the sky breaks free
Ill be on the outside
Far beyond the rising tide
Youll be searching far and wide
But youre lost in all the???
When you sail to find me
Let the wind remind thee
A shipwrecked sailor that was saved by a maiden
Was sent out to sea
Thats where Ill be
A million, million miles away
A sea dreamer til my dying day.
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Pedro o Grande nasceu há 339 anos
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Charles Dickens morreu há 141 anos
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Anoushka Shankar - 30 anos!
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O astrónomo que descobriu Neptuno nasceu há 199 anos
in Wikipédia
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O Congresso que nos devia devolver Olivença acabou há 196 anos
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quarta-feira, junho 08, 2011
Música actual para geopedrados
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Bonnie Tyler - 60 anos!
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O músico Padre Zezinho nasceu há 70 anos
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Francis Crick, um dos descobridores do modelo do ADN, nasceu há 95 anos
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O primeiro astrónomo de nome Cassini nasceu há 386 anos
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O músico e pianista alemão Schumann nasceu há 201 anos
terça-feira, junho 07, 2011
Agora que acabou a Campanha Eleitoral, o Sócrates divulga a conta de seis anos de festa...
Postado por Pedro Luna às 22:29 0 bocas
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Se os islandeses podem...
Dos crimes contra o património em geral
Artigo 224º - Infidelidade
1 - Quem, tendo-lhe sido confiado, por lei ou por acto jurídico, o encargo de dispor de interesses patrimoniais alheios ou de os administrar ou fiscalizar, causar a esses interesses, intencionalmente e com grave violação dos deveres que lhe incumbem, prejuízo patrimonial importante é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
Dos crimes contra o sector público ou cooperativo agravados pela qualidade do agente
Artigo 235º - Administração danosa
1 - Quem, infringindo intencionalmente normas de controlo ou regras económicas de uma gestão racional, provocar dano patrimonial importante em unidade económica do sector público ou cooperativo é punido com pena de prisão até 5 anos ou com pena de multa até 600 dias.
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Um interessante texto sobre a Parque Escolar e o efeitos da sua criação/actuação nas Escolas Públicas
A Parque Escolar
Com a grave crise económica e financeira, em que o país se encontra, e sendo certo o corte orçamental de 11% sofrido pelo Ministério da Educação (ME), em 2011, quais as repercussões da gestão financeira das rendas a serem pagas à Parque Escolar? Esta fica não só proprietária das escolas como dos seus equipamentos, podendo ainda alugar os espaços lúdicos, desportivos e outros, retirando do seu aluguer 50% para seu benefício e dando à escola os restantes 50%.
Assim, pergunta-se:
1. Poderão existir escolas secundárias requalificadas, inovadoras, com referencial internacional a par de outras escolas degradadas, sem as condições que o Governo propõe? Nestas circunstâncias, parece-nos existir escolas de primeira e escolas de segunda.
2. Quais as implicações dos recursos afectos ao pagamento das rendas sobre os recursos humanos - professores, assistentes operacionais e pessoal técnico -, necessários ao funcionamento das escolas?
3. Que implicações terão estes gastos no desenvolvimento pedagógico da rede escolar?
4. Que comprometimento para a situação económica do país?
Na Resolução do Conselho de Ministros N.º 44/2010, estabelece-se, no seu ponto 9, que a sede do agrupamento de escolas deve funcionar num estabelecimento de ensino público secundário. Deste modo, faremos, ainda, as seguintes perguntas:
1. A Parque Escolar deve ter, em cada escola requalificada, um gestor de instalações. Qual o seu relacionamento, em sede de agrupamento, com os outros estabelecimentos de ensino, tendo em conta que o agrupamento terá escolas de propriedade municipal e de propriedade do ME?
2. Como se respeita a autonomia da escola neste processo de gestão, sabendo-se, à partida, que escola não tem autonomia financeira?
3. Como se processa o modelo de intervenção pedagógico com um único conselho?
De Setembro de 2008 a 2037, o montante a pagar pelo Estado, associado ao número de metros quadrados disponibilizados, foi calculado com base nas responsabilidades decorrentes nos investimentos realizados na construção, remodelação, reequipamento de infraestruturas escolares e manutenção corrente e pesada. O montante relativo ao investimento da construção, remodelação e reequipamento das escolas será fixado por períodos de um ano, enquanto o montante relativo à manutenção e conservação será estabelecido por períodos de três anos. As condições contratuais determinam a remuneração global de todas as escolas já construídas, com efeitos a 1 de Julho de 2009, baseada na operação do montante de 1,65 €/mensais por metro quadrado e na remuneração para o triénio 2009-2011. Actualmente, a rede escolar integra 502 escolas secundárias, sendo que à Parque Escolar competirá intervir na remodelação e modernização de 205 escolas, com uma área de construção de 2 884 637 m2, divididos em três fases até 2010, o que perfaz um investimento estimado em 2500 milhões de euros. É fácil, a partir do cálculo do número de metros quadrados por área de construção a multiplicar pela renda mensal de 1,65 €, comprovar que o Estado pagará de renda o valor de 4 759 651,05 €. Acrescerá, ainda, a adjudicação de mais 153 escolas efectuadas pela ministra da Educação em meados de Abril à mesma empresa estatal, que quase duplicará o valor das rendas.
Deixaremos, para um critério de apreciação mais explícito, as repercussões, que já estão a ser postas em marcha, com a redução de pessoal docente, de pessoal auxiliar (assistentes operacionais), de pessoal administrativo, a redução de vencimentos, a redução dos subsídios dos directores de escola, a redução das verbas de funcionamento, aliadas ao aumento exponencial energético que as climatizações destas escolas impõem e as tornam inoperacionais por não terem verbas para o efeito, entre outras.
Os efeitos provocados por estas medidas, a curto e médio prazo, irão recair sobre a qualidade do ensino público, cuja capacidade de sustentabilidade irá, ano a ano, diminuir. Tal em consequência de se recriar um modelo de escola que, salvaguardando todas as suas virtualidades espaciais e inovações tecnológicas, ostenta um carácter sumptuário, estando para além das possibilidades financeiras do país. Temos de exigir, a par de uma manutenção periódica e sistemática dos edifícios escolares, que, quando tenham de ser construídas novas escolas, estas devam ser funcionais, simples, apetrechadas com materiais pedagógicos e didácticos fáceis de manusear e adequados às aprendizagens dentro duma racionalização da rede de escolas. O país exige uma repartição justa e igual dos seus recursos financeiros. E, na Educação, a aposta terá de ser nos alunos e nos docentes e demais pessoal técnico, que não podem ser sacrificados às megalomanias do poder político da governação actual socialista da res publica, que preocupantemente, reincidem no seu programa de governo.
Postado por Fernando Martins às 22:04 0 bocas
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Recordar Gauguin
Gauguin
in Doze Cantos do Mundo, Sintra, Edição CM Sintra, 2009
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O Tratado de Tordesilhas foi assinado há 517 anos
Postado por Pedro Luna às 05:17 0 bocas
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Dean Martin nasceu há 94 anos
Postado por Fernando Martins às 01:34 0 bocas
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O reformador hungaro Imre Nagy nasceu há 115 anos
Postado por Pedro Luna às 01:15 0 bocas
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O cantor Tom Jones nasceu há 71 anos
Gauguin nasceu há 163 anos
A Noruega tornou-se independente há 106 anos
Dissolução da união entre Noruega e Suécia em 1905
segunda-feira, junho 06, 2011
E depois do adeus...?!?
Postado por Geopedrados às 22:25 0 bocas
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Sócrates e a Justiça
O ponto do teleponto e o despautério da pergunta fatal
Susana Martins da R.R. perguntou-lhe se "receia que este resultado eleitoral, esta derrota, abra caminho a novos processos judiciais ou que acelere processos judiciais em curso"...
José Sócrates fez a cara de ponto e começou por perguntar, após o riso amarelo do costume que não vem no teleponto: "processos judiciais?!" E depois de outro ponto de exclamação interrogativo, logo que a populaça presente de apoiantes fiéis e do núcleo duro percebeu melhor o sentido da pergunta, que os levou a apupar perguntadora da R.R., a repórter insistiu: "estou a referir-me a eventuais novos processos judiciais em torno dos casos Face Oculta ou Freeport."
José Sócrates de sorriso amarelo afivelado respondeu aos circunstantes ululantes com a costumeira frase de mentira: "eu compreendo a vossa surpresa que é igual à minha mas confesso que não entendi a pergunta..." E lá voltou a repórter intrépida a explicar se "esta derrota eleitoral possa abrir ou não caminho a novos processos judiciais em torno da Face Oculta ou acelerar processos judiciais em curso..."
José Sócrates visivelmente perturbado no ambiente de aclamação pela derrota e perante os circunstantes pesarosos, lá desenvolveu a retórica sem teleponto:
"Eu não consigo compreender essa pergunta.Pela simples razão que a justiça nada tem a ver com a política.E o que eu desejo é viver num país em que essa separação esteja absolutamente ao serviço do Estado de Direito." E logo depois de limpar o suor frio da testa: "é melhor passarmos a outra pergunta...quem é que tem outra pergunta para fazer?"
Foram assim os instantes aqui captados pelas câmaras da SIC. As da TVI captaram outros circunstantes, como o antigo ministro da Justiça Alberto Costa que meneava a cabeça em sentido de desaprovação pelo despautério.
Talvez seja melhor rever este vídeo daqui a uns tempos...
Postado por Pedro Luna às 22:17 0 bocas
Marcadores: adeus sócrates, face oculta, Freeport, José Sócrates, justiça, mentiras
E a Luta, pá?
Postado por Fernando Martins às 22:10 0 bocas
Marcadores: adeus sócrates, Homens da Luta, José Sócrates, Pedro Passos Coelho, PS, PSD
A propósito de uma estrondosa derrota de um político de segunda
25 de Abril
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Revolução
Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta
Como puro ínicio
Como tempo novo
Sem mancha nem vício
Como a voz do mar
Interior de um povo
Como página em branco
Onde o poema emerge
Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação
(27 de Abril de 1974)
in O nome das coisas - Sophia de Mello Breyner Andresen
Postado por Pedro Luna às 20:04 0 bocas
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