Harry Mark Christopher Judd (Chelmsford, 23 de dezembro de 1985), conhecido como Harry Judd, é um músico britânico, baterista da banda britânica McFly, ao lado de Tom Fletcher, Danny Jones e Dougie Poynter.
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Harry Mark Christopher Judd (Chelmsford, 23 de dezembro de 1985), conhecido como Harry Judd, é um músico britânico, baterista da banda britânica McFly, ao lado de Tom Fletcher, Danny Jones e Dougie Poynter.
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(imagem daqui)
Manuela Moura Guedes (Cadaval, 23 de dezembro de 1955) é uma ex-profissional de televisão e ex-cantora portuguesa.
Biografia
Manuela Moura Guedes é natural do Cadaval e viveu em Torres Vedras, onde frequentou o Liceu Nacional. Daí, seguiu para a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde chegou a ser monitora de Teoria Geral do Direito Civil, ficando a poucas disciplinas de terminar o curso. Ao mesmo tempo, entrava na televisão, como locutora de continuidade, na RTP, em 1978. Apresentaria o Festival RTP da Canção de 1979, acompanhando Fialho Gouveia, numa altura em que ainda usava o nome de Manuela Matos. "Matos" era o apelido do primeiro marido, com quem esteve casada dois anos.
Grava dois singles sem grande impacto: "Conversa Fiada" (1979) e "Sonho Mau" (1980). Na rádio, torna-se uma das vozes da Rádio Comercial, em programas como Grafonolona Ideal e TNT - Todos No Top. Casa-se com Francisco de Assis de Carvalho Jácome [de Sousa Pereira] de Vasconcelos (da Valentim de Carvalho), com quem teve um filho, Francisco de Assis Guedes Pereira Jácome de Vasconcelos, a 30 de maio de 1983 (41 anos). O single Flor Sonhada, saído em 1981, com duas canções compostas por Miguel Esteves Cardoso, incluindo "Foram Cardos, Foram Prosas", revela-se um sucesso. Em 2022, a Blitz elegeu "Foram Cardos, Foram Prosas" como uma das "101 canções que marcaram Portugal", afirmando que o tema de Moura Guedes "foi o início de uma confluência criativa que conseguiu pôr em alerta o mainstream do rock que se fazia e que se viria a fazer em Portugal". Em 1982, lançaria o álbum Alibi, cuja instrumentalização ficou a cargo dos GNR e cujas vendas fracassaram. Na televisão, continuou no entretenimento, com a apresentação de Berros e Bocas, na RTP1, ao lado de Luís Filipe Barros. Na Rádio Comercial, iria ainda apresentar um programa com o jornalista Henrique Garcia. Em 1983, passa para o Telejornal. Apresentou durante seis anos (entre 1986 e 1992), na RTP2, o noticiário Jornal das 9. Em 1992, apresenta o programa Raios e Coriscos, ao lado de Miguel Esteves Cardoso e Catarina Portas.
Em 1995, é eleita deputada à Assembleia da República, pelo Partido Popular, tendo saído do parlamento nacional um ano depois. Chega à TVI em 2000, tornando-se pivô do Jornal Nacional, após o grande rebranding da TVI. O seu estilo peculiar, marcadamente sensacionalista, valeu-lhe várias criticas de diversos setores políticos e sociais, assim como da própria classe jornalística. Resistindo a essas críticas, manteve a sua preponderância na TVI, por influência do então diretor de informação José Eduardo Moniz (que era, já na altura, seu marido, e com quem teve dois filhos). Afastada, em 2005, pelos proprietários da estação, regressou como apresentadora do Jornal Nacional - 6ªFeira, que esteve no ar em 2008 a 2009, conhecendo uma suspensão definitiva pela administração do grupo espanhol Prisa a 3 de setembro desse último ano ano. Na sequência desse acontecimento, Manuela Moura Guedes apresentou a sua demissão da direção de informação da TVI, continuando como funcionária da estação até 2011.
Depois de dois anos no desemprego, o regresso à televisão de Manuela Moura Guedes aconteceu na RTP1, em 2013, com a apresentação de uma nova edição do popular concurso Quem Quer Ser Milionário?, que durou até 2015. A 6 de outubro de 2014, iniciou a sua colaboração como comentadora do programa Barca do Inferno, na RTP Informação, juntamente com Isabel Moreira, Marta Gautier (depois substituída por Sofia Vala Rocha) e Raquel Varela. Manuela Moura Guedes abandonou o programa em 8 de junho de 2015, por sua iniciativa, de uma forma polémica. Em outubro de 2018, volta ao comentário político e social, desta vez na SIC, com a rubrica "A Procuradora", emitida às segundas-feiras, como parte do Jornal da Noite, até 2020.
Em 2019, participou no filme português Diamantino, como "Gisele".
in Wikipédia
Foram cardos, foram prosas - Manuela Moura Guedes
Música de Ricardo Camacho, letra de Miguel Esteves Cardoso
Há luz sem lume aceso
Mas sem amar o calor
Há flor de um fogo preso
Há luz do meu claro amor
Há madressilvas aos pés
E águas lavam o rosto
Dedos que tens em resvés
Ó meu amante deposto
Não foram poemas nem rosas
Que colheste no meu colo
Foram cardos, foram prosas
Arrancadas do meu solo
Porque tu ainda me queres
O amor que ainda fazemos
Dá-me um sinal se puderes
Sejamos amantes supremos
Será sempre a subir
Ao cimo de ti
Só para te sentir
Será no alto de mim
Que um corpo só
Exalta o seu fim
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Alguns dos seus maiores sucessos são On The Beach, Josephine, Looking for the Summer, Julia, Auberge e Road to Hell. A canção era conhecido como Fool (If You Think It's Over) faz parte da banda sonora internacional da novela Sinal de Alerta, I Can Hear Your Heartbeat da novela Eu Prometo, Let's Dance da novela Cambalacho, Loving You Again da novela Sassaricando. Vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
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Destruição numa praia de Banten após o tsunami
No dia 22 de dezembro de 2018 um tsunami, causado por uma erupção do vulcão Anak Krakatoa, no Estreito de Sunda, atingiu a região costeira de Banten e Lampung, Indonésia. Pelo menos 437 pessoas morreram, mais de 14.000 ficaram feridas e 24 foram declaradas desaparecidas. A Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica da Indonésia (BMKG), atribuiu o tsunami à maré alta e a um deslizamento submarino de terra, causado por uma erupção vulcânica.
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Áreas afetadas pelo tsunami no estreito de Sunda em 2018
Ganhou popularidade primeiro como um pintor de graffiti na cidade onde nasceu e depois como neo-expressionista. As pinturas de Basquiat ainda são uma influência para muitos artistas e muitas vezes alcançam preços altos em leilões de arte. Em 2017 a sua pintura Untitled (1982) foi vendida por 110,5 milhões de dólares, tornando-se uma das pinturas mais caras já compradas. Também estabeleceu um novo recorde para um artista americano em leilão.
Basquiat nasceu em 22 de dezembro de 1960, em Park Slope, Brooklyn, Nova York, filho de Matilde Basquiat e Gérard Basquiat. O seu pai nasceu em Port-au-Prince, Haiti, e sua mãe nasceu no Brooklyn de pais de ascendência porto-riquenha. Desde cedo mostrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela mãe, Matilde, a desenhar, pintar e a participar de atividades relacionadas com o mundo artístico. Depois dos seus pais se separarem, Basquiat e suas duas irmãs mais novas foram criadas pelo pai. A sua mãe foi internada num hospital psiquiátrico quando ele tinha dez anos e depois passou a vida dentro e fora de instituições. Aos onze anos, Basquiat era fluente em francês, espanhol e inglês, e um ávido leitor das três línguas.
Arte de rua e Gray: 1978-1980
Em 1978, aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a escrever grafittis em prédios em Manhattan. Eles usaram o pseudónimo SAMO, que significa "mesma velha merda". Isso gerou curiosidade nas pessoas, principalmente pelo conteúdo das mensagens grafitadas. Em dezembro de 1978, o veículo Village Voice publicou um artigo sobre as mesmas.
Em 1978, Basquiat abandonou a escola e saiu de casa, apenas um ano antes de se formar. Mudou-se para a cidade e foi morar com amigos, sobrevivendo vendendo t-shirts e cartões postais na rua. Um ano depois, em 1979, no entanto, Basquiat ganhou status de celebridade na cena artística do East Village de Manhattan, por suas aparições regulares no programa de televisão de Glenn O'brien, TV Party. Em 1979, Basquiat formou uma banda chamada Gray. Um dos membros da banda era o então desconhecido músico e ator Vincent Gallo. Com o conjunto, tocaram em clubes como Max's Kansas City, CBGB, Hurrahs e o Mudd Club.
Ascensão à fama e sucesso: 1980-1986
O projeto "SAMO" terminou com o epitáfio "SAMO IS DEAD" escrito nas paredes dos prédios do SoHo em Nova York no início de 1980. Em junho de 1980, Basquiat participou do The Times Square Show, uma exposição de vários artistas patrocinada pela Collaborative Projects Incorporated (Colab) e Fashion Moda. Ele foi notado por vários críticos e curadores, incluindo Jeffrey Deitch, que o mencionou num artigo na edição de setembro de 1980 da Art in America. Mais tarde naquele ano, Basquiat filmou um filme chamado Downtown 81 (também conhecido como New York Beat). Basquiat vendeu a sua primeira pintura, Cadillac Moon (1981), para Debbie Harry por 200 dólares depois de terem filmado um filme. Ele também apareceu como disc jockey no videoclipe de Blondie de 1981 "Rapture", um papel originalmente destinado a Grandmaster Flash.
Em fevereiro de 1981, Basquiat participou na exposição New York/New Wave no P.S.1 de Nova York. O artista italiano Sandro Chia recomendou o trabalho de Basquiat ao negociante italiano Emilio Mazzoli, que imediatamente comprou 10 pinturas, para Basquiat fazer uma exposição individual na sua galeria em Modena, Itália, em maio de 1981. Em dezembro de 1981, o crítico de arte Rene Ricard publicou o artigo "The Radiant Child" na revista Artforum, o primeiro artigo extenso sobre Basquiat. Nesse período, Basquiat pintou muitas peças em objetos que encontrou nas ruas, como portas descartadas. Na época, Basquiat morava com sua namorada, Suzanne Mallouk, que o sustentava financeiramente como empregada de mesa.
Em setembro de 1981, a marchand Annina Nosei convidou Basquiat para se juntar à sua galeria. Logo depois, ele participou de seu show coletivo Public Address. Nosei forneceu-lhe materiais e um espaço para trabalhar na cave de sua galeria. Em 1982, Nosei conseguiu que ele se mudasse para um loft, que também servia como estúdio, no bairro do SoHo, em Nova York. Basquiat teve a sua primeira exposição individual americana na Galeria Annina Nosei em março de 1982. Ele também pintou em Modena para a sua segunda exposição italiana em março de 1982. Sentindo-se explorado, a exposição foi cancelada porque ele deveria fazer oito pinturas numa semana.
No verão de 1982, Basquiat deixou a Galeria Annina Nosei e o galerista Bruno Bischofberger tornou-se seu negociante de arte mundial. Em junho de 1982, aos 21 anos, Basquiat tornou-se o artista mais jovem a participar da documenta em Kassel, na Alemanha. Os seus trabalhos foram exibidos ao lado de Joseph Beuys, Anselm Kiefer, Gerhard Richter, Cy Twombly e Andy Warhol. Bischofberger deu a Basquiat uma exposição individual, na sua galeria de Zurique, em setembro de 1982, e promoveu um almoço dele com Warhol em 4 de outubro de 1982. No entanto, eles se conheceram alguns anos antes num restaurante no SoHo, quando Basquiat vendeu a Warhol um cartão postal que ele havia feito com a artista Jennifer Stein. Imediatamente após o encontro em 1982, Basquiat foi para casa e pintou Dos Cabezas (1982), que acendeu uma amizade entre eles. Warhol lembrou: "Eu tirei uma Polaroid e ele foi para casa e dentro de duas horas uma pintura estava de volta, ainda molhada, dele e eu juntos". Em novembro de 1982, a exposição individual de Basquiat abriu na Fun Gallery no East Village. Em dezembro de 1982, Basquiat começou a trabalhar no estúdio que o negociante de arte Larry Gagosian construiu na cave da sua casa em Venice, Califórnia. Lá ele criou uma série de pinturas para a sua segunda exposição na Galeria Gagosian, em West Hollywood, em março de 1983. Basquiat estava acompanhado de sua namorada, a então desconhecida cantora Madonna. Ele disse a Gagosian que "ela será a maior estrela pop do mundo".
Em março de 1983, aos 22 anos, Basquiat tornou-se o artista mais jovem a participar da exposição Whitney Biennial, de arte contemporânea. Em agosto de 1983, Basquiat mudou-se para um loft na propriedade de Warhol em 57 Great Jones Street em NoHo, que também lhe servia como estúdio. Basquiat foi profundamente afetado pela morte de Michael Stewart, um aspirante a artista negro na cena do clube do centro da cidade, que foi morto pela polícia de trânsito, em setembro de 1983. Basquiat pintou Defacement (The Death of Michael Stewart) (1983) como resposta ao incidente. Tendo se juntado à galeria SoHo de Mary Boone em 1983, Basquiat teve uma exposição lá, em maio de 1984. Entre 1984 e 1985, ele trabalhou em estreita colaboração com Warhol na Factory. A sua exposição conjunta na Galeria Tony Shafrazi causou o fim da sua amizade, depois que foi atacado pelos críticos e chamado de mascote de Warhol.
Basquiat costumava pintar em roupas Armani caras e aparecia em público com as mesmas, respingadas de tinta. Ele adorava ir à discoteca Area em Nova York e às vezes tocava discos como disc jockey. Ele também pintou murais para a discoteca Palladium em Nova York. A rápida ascensão de Basquiat à fama foi coberta pelos media. Ele apareceu na capa da edição de 10 de fevereiro de 1985 da The New York Times Magazine num texto intitulado "New Art, New Money: The Marketing of an American Artist". O seu trabalho apareceu na GQ e Esquire, e ele foi entrevistado para o segmento "Art Break" da MTV.
Em meados dos anos 1989, Basquiat ganhava 1,4 milhões de dólares por ano e recebia quantias de 40.000 dólares de negociantes de arte. Apesar do sucesso, a sua instabilidade emocional ainda o assombrava. "Quanto mais dinheiro Basquiat fazia, mais paranoico e envolvido com drogas ele ficava," escreveu o jornalista Michael Shnayerson. Muitos de seus colegas especularam que o seu uso de drogas era um meio de lidar com as demandas da sua fama recém-descoberta, a natureza exploradora da indústria da arte e as pressões de ser um homem negro num mundo da arte dominado por brancos.
Basquiat continuou a ter exposições individuais internacionalmente em 1986. Em outubro de 1986, Basquiat voou para a Costa do Marfim, com a sua namorada, Jennifer Goode, para uma exposição do seu trabalho no Instituto Cultural Francês em Abidjan. Em novembro de 1986, aos 25 anos, Basquiat tornou-se o artista mais jovem a receber uma exposição individual na Kestner-Gesellschaft em Hannover. Ele desfilou para Rei Kawakubo no show Comme des Garçons Homme Plus em Paris.
Últimos anos e morte: 1986-1988
Durante o relacionamento, Goode começou a snifar heroína com Basquiat, pois as drogas estavam à sua disposição. "Ele não me empurrou, mas ele estava lá e eu era tão ingénua", disse ela. No final de 1986, ela decidiu que os dois iriam participar num programa de metadona em Manhattan, mas Basquiat desistiu depois de três semanas. De acordo com Goode, Basquiat não começou a injetar heroína até depois que ela terminou o relacionamento. Nos últimos 18 meses de sua vida, Basquiat tornou-se um recluso. Acredita-se que o seu uso continuado de drogas tenha sido uma maneira de lidar com a morte de seu amigo Andy Warhol, em fevereiro de 1987.
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Fiennes é conhecido por suas atuações em Schindler's List, The English Patient, Red Dragon, The Constant Gardener, Harry Potter, The Reader, Skyfall, The Grand Budapest Hotel, A Bigger Splash e Spectre. Já foi duas vezes candidato ao Óscar, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, em Schindler's List, e Melhor Ator, em The English Patient.
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Cântico Negro
"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
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