domingo, maio 12, 2024

Notícia interessante sobre estudo de tsunamis que afetaram as ilhas britânicas...

Um tsunami gigante terá dizimado população britânica na Idade da Pedra. Pode repetir-se

 

 

O tsunami terá arrasado a população no norte de Inglaterra, há 8.200 anos. Os cientistas acreditam que a tragédia se pode repetir.

Há cerca de 8.200 anos, um colossal deslizamento de terra subaquático perto da Noruega, conhecido como o deslizamento de Storegga, desencadeou um devastador tsunami que afetou grandes partes do norte da Europa.

Coincidindo com este desastre natural, houve um significativo declínio na população da Grã-Bretanha. Um novo estudo publicado na Journal of Quaternary Science, levado a cabo por investigadores da Universidade de York e da Universidade de Leeds, mergulhou neste evento histórico para determinar a sua possível ligação com a diminuição populacional.

“O declínio populacional aconteceu imediatamente após a ocorrência do tsunami de Storegga. No entanto, um período de frio coincidiu com o tsunami, por isso não ficou claro qual evento teve maior impacto”, explica Patrick Sharrocks, o autor principal do artigo, à Business Insider.

A equipa de investigação utilizou simulações de computador para estimar o alcance terrestre das ondas do tsunami. Os seus resultados sugerem que o tsunami poderia ter tido um efeito devastador na população em Howick, Northumberland, no norte da Inglaterra.

O impacto do tsunami foi extenso, com evidências encontradas na Noruega, Inglaterra, Dinamarca, Gronelândia e Escócia, incluindo as ilhas Shetland. No continente do Reino Unido, as ondas poderiam ter atingido alturas de 3 a 6 metros, enquanto os vales estreitos das Ilhas Shetland poderiam ter amplificado as ondas para mais de 20 metros.

A narrativa histórica deste desastre não é derivada de registos escritos, mas sim de depósitos sedimentares em vários corpos de água. Estes depósitos fornecem pistas sobre o alcance da onda e a frequência de eventos semelhantes. Curiosamente, os sedimentos em Howick diferem daqueles encontrados em outras localizações afetadas pelo tsunami, sugerindo que são precisas mais pesquisas para confirmar o impacto da onda lá.

As populações do Mesolítico nas Ilhas Britânicas, não habituadas a tsunamis, poderiam ter sido apanhadas desprevenidas. Os investigadores especulam que o mar recuado, precursor do tsunami, poderia ter atraído pessoas para a costa, levando a uma perda significativa de vidas e recursos, como as árvores de avelã, essenciais para a sobrevivência.

Uma pesquisa recente descobriu que tsunamis atingiram as Shetland há 5.000 e 1.500 anos. Esta frequência significa que uma catástrofe semelhante no futuro não está fora de questão.

“Isso significa que o perigo, o risco, é muito mais sério do que pensávamos anteriormente”, disse Dave Tappin, do British Geological Survey, à BBC em 2018.


in ZAP

O pintor Dante Gabriel Rossetti, da Irmandade Pré-Rafaelita, nasceu há 196 anos

 

Autoretrato, 1847

Dante Gabriel Rossetti (Londres, 12 de maio de 1828 - Birchington-on-Sea, 10 de abril de 1882), originalmente Gabriel Charles Dante Rossetti, foi um poeta, ilustrador e pintor inglês de origem italiana. Devido à sua preferência pela poesia medieval e em especial pela obra de Dante, Rossetti muda a ordem dos seus nomes e passa a usar Dante em primeiro lugar.
Fundou, juntamente com John Everett Millais e William Holman Hunt, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XX.
Rossetti também escrevia poemas para os seus quadros, como "Astarte Syraica". Como designer, trabalhou com William Morris para produzir imagens para vitrais e decorações.
Como ilustrador, Rossetti produziu poucas trabalhos, mas que tiveram influência duradoura sobre ilustradores do século XIX e XX. Fez ilustrações para Moxon Tennyson, Allingham e para os livros de poesia da sua irmã, Christina Rossetti.
   

Lady Lilith (1868), Delaware Art Museum

 
  

Um terramoto abalou a China há dezasseis anos...

  

O sismo de Sichuan de 2008 foi um violento sismo que abalou a zona de Wenchuan, na província de Sichuan, na República Popular da China às 14.28.04, hora local, (06.28.04 GMT) em 12 de maio de 2008. O terramoto teve magnitude 8,0 na Escala de Richter, de acordo com o Centro de Pesquisas Sismológicas da China e o United States Geological Survey. O sismo foi sentido em localidades tão longínquas quanto Beijing e Xangai, onde edifícios de escritórios balançaram com o impacto, Paquistão, Tailândia, e na capital do Vietname, Hanói. A maior cidade próxima ao epicentro do terremoto é Chengdu, capital da província de Sichuan.
Estima-se que mais de 85.000 pessoas terão falecido e mais de 358.000 tenham ficado feridas devido a este sismo, enquanto as buscas continuavam. Na área de Mianzhu, perto do epicentro do sismo, e da cidade de Mianyang, houve um grande número de vítimas, assim como perto do condado de Beichuan Qiang, onde 80% das construções foram destruídas.
Uma réplica de forte intensidade ocorreu em 18 de maio às 01.08 horas locais.
O governo decretou três dias de luto nacional pelas vítimas mortais do sismo.
 
  
  
Informação oficial 
Os números oficiais de vítimas eram, a 21 de maio, de 41.353 mortes confirmadas, incluindo 40.854 só na província de Sichuan, e 274.683 feridos. O governo da República Popular da China alertou para a possibilidade de o número total de vítimas mortais poder chegar às 50.000. Havia ainda milhares de desaparecidos e aproximadamente 14.000 pessoas soterradas, em oito províncias. Foi o mais forte e mortífero sismo na China desde o sismo de Tangshan de 1976, que matou mais de 250.000 pessoas.
  
Riscos ambientais
A descoberta de milhares de toneladas de produtos químicos perigosos e as fortes chuvas agravam a ameaça representada por um lago que se formou na cidade de Tangjiashan após o terremoto, e pelas fugas de material radioativo, provocadas pelo tremor de terra de 12 de maio. A província de Sichuan é a principal base de guarda do arsenal nuclear chinês.
Cerca de 5.000 toneladas de produtos químicos, dentre os quais ácido sulfúrico e ácido clorídrico, estavam guardados em diferentes locais, a jusante do lago, e tiveram que ser transferidas para lugares seguros. As autoridades também retiraram mais de 150.000 habitantes dessas áreas, pois, segundo Alexander Densmore, sismólogo da Universidade de Durham na Grã-Bretanha, havia grande possibilidade de rutura súbita do reservatório, com inundação de extensas áreas na região. "Esses lagos, formados pelo deslizamento de terras, representam uma ameaça importante em regiões montanhosas e em vales estreitos, onde um pequeno volume de material pode provocar uma obstrução total."
Em Sichuan há um grande número de barragens hidráulicas, o que poderia significar a ocorrência de catástrofes em cadeia, se uma retenção natural transbordasse ou se uma barragem, fragilizada pelo sismo, se rompesse.
   

Saudades de Antonio Vega...

Acontece de tudo ao nosso satélite natural...

A Lua está a encolher (e isso é um problema)

 

 

Ao longo das últimas centenas de milhões de anos, a Lua encolheu mais de 45 metros de circunferência. 

À semelhança de uma uva que enruga quando encolhe até se tornar numa passa, a Lua também está a desenvolver pregas à medida que encolhe.

A diferença é que, ao contrário da pele flexível da fruta, a superfície deste corpo celeste é frágil, provocando a formação de falhas onde as secções da crosta se empurram umas contra as outras.

Recentemente, uma equipa de cientistas encontrou provas de que esta contínua contração da Lua causou uma deformação da superfície na sua região polar sul - incluindo em áreas que a NASA propôs para aterragens tripuladas da Artemis III.

Dado que a formação de falhas causada pelo encolhimento é frequentemente acompanhada por atividade sísmica, estas localizações podem representar um perigo para os futuros esforços de exploração humana.

O comunicado da equipa explica que os cientistas relacionaram um grupo de falhas da região polar sul da Lua com um dos mais poderosos sismos lunares registados pelos sismómetros da Apollo, há mais de 50 anos.

Utilizando modelos para simular a estabilidade dos declives da superfície na região, a equipa descobriu que algumas áreas eram particularmente vulneráveis a deslizamentos de terra provocados por abalos sísmicos.

“A nossa análise sugere que os sismos lunares superficiais capazes de produzir fortes abalos no solo na região polar sul são possíveis devido a eventos de deslizamento em falhas existentes ou à formação de novas falhas de impulso”, referiu Thomas R. Watters, do Centro de Estudos da Terra e do Planeta do Museu Nacional do Ar e do Espaço.

“A distribuição global de falhas de impulso jovens, o seu potencial de atividade e o potencial de formação de novas falhas de impulso devido à contração em curso devem ser considerados no planeamento da localização e estabilidade de postos avançados permanentes na Lua”, acrescentou o investigador.

Os terramotos lunares superficiais acontecem perto da superfície da Lua, apenas a uma centena de quilómetros de profundidade. Semelhantes aos terramotos na Terra, os terramotos lunares superficiais são causados por falhas no interior da Lua e podem ser suficientemente fortes para danificar edifícios, equipamento e outras estruturas.

Contudo, ao contrário dos terramotos com os quais estamos familiarizados, que tendem a durar apenas alguns segundos ou minutos, os terramotos lunares superficiais podem durar horas. Isto significa que os sismos lunares podem devastar hipotéticas povoações humanas na Lua.

O artigo científico, com as mais recentes descobertas, foi publicado no The Planetary Science Journal.

 

in ZAP

Hoje é dia de Coimbra cantar Manuel Alegre...!

 

Capa negra, rosa negra - Estudantina Universitária de Coimbra
  
  
Capa negra, rosa negra
Rosa negra sem roseira
Abre-te bem nos meus ombros
Como o vento numa bandeira.

Abre-te bem nos meus ombros
Vira costas à saudade
Capa negra, rosa negra
Bandeira de liberdade.

Eu sou livre como as aves
E passo a vida a cantar
Coração que nasceu livre
Não se pode acorrentar.


Música: António Portugal & Adriano Correia de Oliveira
Letra: Manuel Alegre

Hoje é dia de recordar o Irmão Roger de Taizé...

 

Confitemini Domino

 

Confitemini Domino,
Quoniam Bonus!
Confitemini Domino,
Alleluia!

H. R. Giger morreu há dez anos...

   
Hans Ruedi Giger (Chur, Graubünden, Switzerland, 5 February 1940 – Zürich, Switzerland, 12 May 2014) was a Swiss painter, whose style was adapted for many forms of media, including record albums, furniture and tattoos.
The Zurich-based artist was best known for airbrush images of humans and machines linked together in a cold 'biomechanical' relationship. Later he abandoned airbrush work for pastels, markers, and ink. He was part of the special effects team that won an Academy Award for design work on the film Alien. In Switzerland there are two theme bars that reflect his interior designs, and his work is on permanent display at the H.R. Giger Museum at Gruyères.
   
Early life
Giger was born in 1940 in Chur, capital city of Graubünden, the largest and easternmost Swiss canton. His father, a pharmacist, viewed art as a "breadless profession" and strongly encouraged him to enter pharmacy, Giger recalled. He moved to Zürich in 1962, where he studied architecture and industrial design at the School of Applied Arts until 1970.
  
Career
Giger's first success was when H. H. Kunz, co-owner of Switzerland's first poster publishing company, printed and distributed Giger's first posters, beginning in 1969.
Giger's style and thematic execution were influential. He was part of the special effects team that won an Academy Award for Best Achievement in Visual Effects for their design work on the film Alien. His design for the Alien was inspired by his painting Necronom IV and earned him an Oscar in 1980. His books of paintings, particularly Necronomicon and Necronomicon II (1985) and the frequent appearance of his art in Omni magazine continued his rise to international prominence. Giger was admitted to the Science Fiction and Fantasy Hall of Fame in 2013. He is also well known for artwork on several music recording albums including Danzig III: How The Gods Kill by Danzig, Brain Salad Surgery by Emerson, Lake & Palmer and Deborah Harry's KooKoo.
In 1998, Giger acquired the Château St. Germain in Gruyères, Switzerland, and it now houses the H.R. Giger Museum, a permanent repository of his work.
 
Floh de Cologne: Coverbild für Mumien – Kantate für Rockband von HR Giger
 
  
Personal life
Giger had a relationship with Swiss actress Li Tobler until she committed suicide in 1975. Li's image appears in many of his paintings. He married Mia Bonzanigo in 1979; they divorced a year and a half later.
The artist lived and worked in Zürich with his second wife, Carmen Maria Scheifele Giger, who is the Director of the H.R. Giger Museum.
  
Death 
On 12 May 2014, Giger died in a hospital in Zürich after having suffered injuries in a fall.
    
Birth Machine sculpture in Gruyères 
   
Style
Giger started with small ink drawings before progressing to oil paintings. For most of his career, Giger had worked predominantly in airbrush, creating monochromatic canvasses depicting surreal, nightmarish dreamscapes. However, he then largely abandoned large airbrush works in favor of works with pastels, markers or ink.
Giger's most distinctive stylistic innovation was that of a representation of human bodies and machines in a cold, interconnected relationship, he described as "biomechanical". His main influences were painters Dado, Ernst Fuchs and Salvador Dalí. He met Salvador Dalí, to whom he was introduced by painter Robert Venosa. Giger was also influenced by the work of the sculptor Stanislas Szukalski, and by the painters Austin Osman Spare and Mati Klarwein. He was also a personal friend of Timothy Leary. Giger studied interior and industrial design at the School of Commercial Art in Zurich (from 1962 to 1965) and made his first paintings as a means of art therapy. 
  
Ibanez H. R. Giger signature bass and guitars
   
Other works
Giger directed a number of films, including Swiss Made (1968), Tagtraum (1973), Giger's Necronomicon (1975) and Giger's Alien (1979). Giger created furniture designs, particularly the Harkonnen Capo Chair for a film of the novel Dune that was to be directed by Alejandro Jodorowsky. Many years later, David Lynch directed the film, using only rough concepts by Giger. Giger had wished to work with Lynch, as he stated in one of his books that Lynch's film Eraserhead was closer than even Giger's own films to realizing his vision. Giger applied his biomechanical style to interior design. One "Giger Bar" appeared in Tokyo, but the realization of his designs was a great disappointment to him, since the Japanese organization behind the venture did not wait for his final designs, and instead used Giger's rough preliminary sketches. For that reason Giger disowned the Tokyo bar. The two Giger Bars in his native Switzerland, in Gruyères and Chur, were built under Giger's close supervision and they accurately reflect his original concepts. At The Limelight in Manhattan, Giger's artwork was licensed to decorate the VIP room, the uppermost chapel of the landmarked church, but it was never intended to be a permanent installation and bore no similarity to the bars in Switzerland. The arrangement was terminated after two years when the Limelight closed. As of 2009 only the two authentic Swiss Giger Bars remain. Giger's art has greatly influenced tattooists and fetishists worldwide. Under a licensing deal Ibanez guitars released an H. R. Giger signature series: the Ibanez ICHRG2, an Ibanez Iceman, features "NY City VI", the Ibanez RGTHRG1 has "NY City XI" printed on it, the S Series SHRG1Z has a metal-coated engraving of "Biomechanical Matrix" on it, and a 4-string SRX bass, SRXHRG1, has "N.Y. City X" on it. Giger is often referred to in popular culture, especially in science fiction and cyberpunk. William Gibson (who wrote an early script for Alien 3) seems particularly fascinated: A minor character in Virtual Light, Lowell, is described as having New York XXIV tattooed across his back, and in Idoru a secondary character, Yamazaki, describes the buildings of nanotech Japan as Giger-esque. 
  
Weiblicher Torso von HR Giger, 2009 im Garten des Bündner Kunstmuseums
  
Films
  • Dune (designs for unproduced Alejandro Jodorowsky adaptation of the Frank Herbert novel; the movie Dune was later made in an adaptation by David Lynch)
  • Alien (designed, among other things, the Alien creature, "The Derelict" and the "Space Jockey")
  • Aliens (credited for the creation of the creature only)
  • Alien 3 (designed the dog-like Alien bodyshape, plus a number of unused concepts, many mentioned on the special features disc of Alien 3, despite not being credited in the movie theater version)
  • Alien Resurrection (credited for the creation of the creature only)
  • Poltergeist II: The Other Side
  • Killer Condom (creative consultant, set design)
  • Species (designed Sil, and the Ghost Train in a dream sequence)
  • Batman Forever (designed radically different envisioning of the Batmobile; design was not used in the film)
  • Future-Kill (designed artwork for the movie poster)
  • Tokyo: The Last Megalopolis (creature designs)
  • Prometheus (the film includes "The Derelict" spacecraft and the "Space Jockey" designs from the first Alien film, as well as a "Temple" design from the failed Jodorowsky Dune project and original extraterrestrial murals created exclusively for Prometheus, based in conceptual art from Alien. Unlike Alien Resurrection, the Prometheus film credited H. R. Giger with the original designs).
   

Sam Nujoma, o primeiro Presidente da Namibía, comemora hoje 95 anos...!

  
Samuel Daniel Shafiishuna, mais conhecido como Sam Nujoma (Etunda, Ongandjera, 12 de maio de 1929), é um ativista revolucionário da Namíbia, anti-apartheid e político que serviu três mandatos como o primeiro Presidente da Namíbia, de 1990 a 2005. Nujoma foi um membro fundador e o primeiro presidente da Organização do Povo da África do Sudoeste (SWAPO) em 1960. Ele desempenhou um papel importante como líder do movimento de libertação nacional na campanha pela independência da Namíbia do domínio sul-africano.
Filho de camponeses, foi o primeiro presidente da Namíbia, tendo sido um dos grandes incentivadores da sua independência, em 1990, como líder da SWAPO (Organização dos Povos do Sudoeste Africano), que durante trinta anos travou uma batalha sem trégua contra a ocupação do regime minoritário sul-africano do Apartheid.
É considerados por muitos como o pai da Namíbia e por outros como um lutador.
  
   

O Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, morreu há 912 anos

 
Henrique de Borgonha conhecido em Portugal por Conde D. Henrique (1066 - Astorga, 12 de maio de 1112) foi conde de Portucale desde 1093 até à sua morte.
Pertencia à família ducal da Borgonha, sendo filho de Henrique, herdeiro do duque Roberto I com Sibila da Borgonha, e irmão dos também duques Odo I e Hugo I. Sendo um filho mais novo, D. Henrique tinha poucas possibilidades de alcançar fortuna e títulos por herança, tendo por isso aderiu à Reconquista da península Ibérica. Ajudou o rei Afonso VI de Leão a conquistar o Reino da Galiza, recebendo como recompensa pelos seus serviços o casamento com a filha ilegítima do monarca, Teresa de Leão. Alguns anos mais tarde, em 1096, D. Henrique recebeu de Afonso VI o Condado Portucalense, que passava prestar-lhe vassalagem direta. O rei de Leão pretenderia assim limitar o poder do conde Raimundo de Borgonha, casado com Urraca de Leão.
Henrique morreu a 24 de abril de 1112, tendo sido sepultado na Sé de Braga. O seu filho D. Afonso Henriques sucedeu ao pai e tornou-se o segundo conde de Portucale em 1112. No entanto, o jovem Afonso Henriques rebelou-se contra a sua mãe, em 1128, que pretendia manter-se no governo do condado. Por isso, em 1139 Afonso reafirmou-se independente de Leão e proclamou-se Rei de Portugal, recebendo o reconhecimento oficial de Leão em 1143 e do Papado em 1179.
   



(imagem daqui)



O Conde D. Henrique

Todo começo é involuntário.
Deus é o agente.
O herói a si assiste, vário
E inconsciente.

À espada em tuas mãos achada
Teu olhar desce.
“Que farei eu com esta espada?”

Ergueste-a, e fez-se. 
 
  
 
in Mensagem (1934) - Fernando Pessoa

Um escritor teve de pedir, aos asnos acéfalos dos nazis, há 91 anos, que também queimassem os seus livros...

  
Oskar Maria Graf (Berg, 22 de julho de 1894 - Nova Iorque, 28 de junho de 1967) foi um escritor alemão.
Ele escreveu várias novelas e narrativas socialistas-anarquistas sobre a vida na Baviera, consideradas um pouco autobiográficas.
Inicialmente usou o seu verdadeiro nome, Oskar Graf. Depois de 1918, passou a usar o pseudónimo de Oskar Graf-Berg, sobretudo em artigos de revistas e jornais; para trabalhos que considerava mais sérios, ele passou a assiná-los com o nome de Oskar Maria Graf.
   
(...) 
   
Em 17 de fevereiro de 1933, ele viajou para Viena, uma viagem que deu início ao seu exílio voluntário da Alemanha natal. Os seus livros, inicialmente, não foram destruídos durante a Queima de Livros nazi, sendo, curiosamente, uma leitura recomendada pelo regime. Como resultado desta decisão, em 12 de maio de 1933, ele publicou, no jornal de Viena Arbeiter-Zeitung ("Jornal dos Trabalhadores") o seu famoso apelo anti-nazi, Verbrennt mich! ("Queimem-me!"). Os nazis, por causa do conteúdo aparentemente pertencente ao Movimento Völkisch, pensavam que os livros eram conformes à ideologia oficial do III Reich.
Um ano depois, em 1934, os seus livros foram finalmente proibidos na Alemanha.
  

 

Memorial recordando a Queima dos Livros de 1933, em Frankfurt


A QUEIMA DOS LIVROS

Quando o Regime ordenou que queimassem em público
Os livros de saber nocivo, e por toda parte
Os bois foram forçados a puxar carroças
Carregadas de livros para a fogueira, um poeta
Expulso, um dos melhores, ao estudar a lista
Dos queimados, descobriu, horrorizado, que os seus
Livros tinham sido esquecidos. Correu para a secretária
Alado de cólera e escreveu uma carta aos do Poder
Queimai-me! escreveu com pena veloz, queimai-me!
Não me façais isso! Não me deixeis de lado! Não disse eu
Sempre a verdade nos meus livros? E agora
Tratais-me como um mentiroso! Ordeno-vos:
Queimai-me!
   
 
  
in
Poemas (2007) - Bertolt Brecht (versão portuguesa de Paulo Quintela)

Burt Bacharach nasceu há 96 anos...

     
Burt Freeman Bacharach (Kansas City, Missouri, May 12, 1928 – Los Angeles, California, February 8, 2023) was an American composer, songwriter, record producer, and pianist who is widely regarded as one of the most important and influential figures of 20th-century popular music. Starting in the 1950s, he composed hundreds of pop songs, many in collaboration with lyricist Hal David. Bacharach's music is characterized by unusual chord progressions and time signature changes, influenced by his background in jazz, and uncommon selections of instruments for small orchestras. He arranged, conducted, and produced much of his recorded output.

Over 1,000 different artists have recorded Bacharach's songs. From 1961 to 1972, most of Bacharach and David's hits were written specifically for and performed by Dionne Warwick, but earlier associations (from 1957 to 1963) saw the composing duo work with Marty Robbins, Perry Como, Gene McDaniels, and Jerry Butler. Following the initial success of these collaborations, Bacharach wrote hits for singers such as Gene Pitney, Cilla Black, Dusty Springfield, Tom Jones, and B. J. Thomas.

Bacharach wrote seventy-three U.S. and fifty-two UK Top 40 hits. Those that topped the Billboard Hot 100 include "This Guy's in Love with You" (Herb Alpert, 1968), "Raindrops Keep Fallin' on My Head" (Thomas, 1969), "(They Long to Be) Close to You" (the Carpenters, 1970), "Arthur's Theme (Best That You Can Do)" (Christopher Cross, 1981), "That's What Friends Are For" (Warwick, 1986), and "On My Own" (Carole Bayer Sager, 1986). His accolades include six Grammy Awards, three Academy Awards, and one Emmy Award.

Bacharach is described by writer William Farina as "a composer whose venerable name can be linked with just about every other prominent musical artist of his era"; in later years, his songs were newly appropriated for the soundtracks of major feature films, by which time "tributes, compilations, and revivals were to be found everywhere". A significant figure in easy listening, he influenced later musical movements such as chamber pop and Shibuya-kei. In 2015, Rolling Stone ranked Bacharach and David at number 32 for their list of the 100 Greatest Songwriters of All Time. In 2012, the duo received the Library of Congress Gershwin Prize for Popular Song, the first time the honor has been given to a songwriting team.
    

 


Hoje é dia de cantar a poesia de Manuel Alegre...!

 

 

Trova do Vento que Passa



Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.


Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.


Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.


[Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.


Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio — é tudo o que tem
quem vive na servidão.


Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.


E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.


Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.


Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).


Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.


E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.


Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.


E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.


Quatro folhas tem o trevo
liberdade quatro sílabas.
Não sabem ler é verdade
aqueles pra quem eu escrevo.


Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.


Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.


Manuel Alegre

 

Há 638 anos o Tratado de Windsor reafirmou a mais antiga aliança do mundo

Casamento de El-Rei João I, rei de Portugal e Filipa de Lencastre, filha de João de Gante
   
O Tratado de Windsor estabelecido entre Portugal e a Inglaterra, sendo a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. Foi assinado em 12 de maio de 1386, após os ingleses lutarem ao lado da Casa de Avis na batalha de Aljubarrota e com o sentido de renovar a Aliança Anglo-Portuguesa, estabelecida pelos dois países em 1373.

A Inglaterra e Portugal estabelecem um Tratado de Aliança em 1373 tendo os ingleses lutado juntamente com a Casa de Avis na batalha de Aljubarrota contra o Reino de Castela em 1385.
Com a vitória na batalha de Aljubarrota, o exército castelhano fora derrotado com perdas de tal forma graves que impediram João I de Castela de tentar nova invasão nos anos seguintes. D. João I foi reconhecido como rei de Portugal, pondo um fim à crise de sucessão de 1383-1385 e à anarquia que grassava no território português. O reconhecimento pelo reino de Castela dar-se-ia apenas em 1411, com a assinatura do Tratado de Ayton-Segovia.
A aliança Luso-Inglesa foi renovada em 12 de maio de 1386. Portugal e a Inglaterra assinaram o Tratado de Windsor, confirmando formalmente a aliança que haveria de servir de alicerce às relações bilaterais entre ambos durante mais de 600 anos. O último ato a firmar esta aliança foi o casamento real entre Filipa de Lencastre, filha de João de Gante, duque de Lencastre, e D. João I, realizado em 1387. O comércio bilateral floresceu através dos armazéns ingleses no Porto: bacalhau e tecidos eram trocados por vinho, cortiça, sal e azeite. Um dos filhos mais novos do casal, Henrique (o Infante D. Henrique, o Navegador), liderou a época áurea de Portugal através das suas viagens de descobertas marítimas.


Billy Duffy, guitarra dos The Cult, nasceu há 63 anos...!

         
Billy Duffy (nascido William Henry Duffy, a 12 de maio de 1961, em Hulme, Manchester) é um guitarrista e compositor inglês, mais conhecido por ser membro integrante da banda britânica The Cult

Duffy cresceu em Manchester, onde começou a tocar viola aos catorze anos de idade. Duffy começou sua carreira tocando em diferentes bandas punk de no final de 1970, mas estes anos anteriores foram mais notáveis ​​por ter introduzido Johnny Marr (The Smiths) para a guitarra e incentivando Morrissey para fazer sua estreia cantando com Duffy, em The Nosebleeds.

Quando o movimento punk rock inicial (liderada pelos Sex Pistols) morreu, Duffy acabou por se instalar como guitarrista de Theatre Of Hate. Finalmente encontrou Ian Astbury (vocalista do gothic rock da banda Southern Death Cult), que ficou impressionado com a perícia de Duffy e abandonou Southern Death Cult para iniciar uma nova banda com ele. Juntos, eles exploraram o sucesso dos Southern Death Cult, chamando-se Death Cult. Após alarde inicial e um par de singles, Duffy, após uma viagem a Nova York, convenceu Astbury a encurtar o nome da banda para The Cult, em 1984.

A estreia de The Cult, o single "Spiritwalker", Duffy começou a criar um som característico com uma escolha pouco frequente de guitarra, uma Gretsch White Falcon de meados dos anos 70.

     

 


Eric Singer, o atual baterista dos Kiss, celebra hoje 66 anos

   
Eric Doyle Mensinger
(mais tarde "Eric Singer") é um baterista norte-americano, nascido dia 12 de maio de 1958, em Cleveland, Ohio. Eric é conhecido por ser o atual baterista da banda de hard rock Kiss
    

     

Atualmente divide o seu tempo tocando com os Kiss, Alice Cooper e o seu projeto a solo ESP (Eric Singer Project) onde toca com Bruce Kulick (ex-Kiss), John Corabi (ex-Mötley Crüe) e Chuck Garric (Alice Cooper). 

 

 


O Teatro Nacional de São João faz hoje 225 anos...!

     
O Teatro Nacional São João localiza-se na Praça da Batalha, no centro histórico da cidade do Porto, em Portugal.
  
História
Denominado originalmente como Real Teatro de São João, a sua primitiva edificação foi erguida em 1794 por determinação de Francisco de Almada e Mendonça, com projeto do arquiteto italiano Vicente Mazzoneschi, que havia sido cenógrafo do Teatro de São Carlos em Lisboa. Foi inaugurado com a comédia "A Vivandeira", a 13 de maio de 1798, com o intuito de assinalar o aniversário do príncipe D. João (futuro D. João VI), motivo este por que, nos primeiros tempos, ainda lhe deram o nome de Teatro do Príncipe.
A estrutura interior do original Real Teatro de São João era semelhante à do Teatro de São Carlos, e a sua composição próxima dos teatros de tipo italiano que, na época, se tinham estabelecido como regra de sucesso.
Em 11 de abril de 1908 um violento incêndio destruiu completamente o edifício.
Sem se conformar com a perda, logo uma comissão se constituiu para a sua reconstrução, que teve início em 1911, com projeto de Marques da Silva. Foi reinaugurado a 7 de março de 1920 e, em 1992, foi adquirido pelo Estado português.
Hoje, o edifício totalmente reconstruido é um dos principais edifícios da cidade e local de realização dos principais espetáculos culturais, nomeadamente o festival PoNTI - Porto Natal Teatro Internacional, organizado bienalmente.
Em 2012, o teatro foi reclassificado como monumento nacional. A reclassificação, aprovada em Conselho de Ministros, a 24 de maio, foi publicada em Diário da República no dia 10 de julho de 2012.

Características
O atual edifício, de aspeto robusto mas sem estilo definido, é composto por uma imponente frontaria guarnecida por quatro colunas jónicas, entre as quais se abrem três janelas de arco pleno e outras tantas portas.
Internamente, a decoração da sala de espetáculos e principais salões ficou a cargo dos pintores Acácio Lino e José de Brito e dos escultores Henrique Moreira, Diogo de Macedo e Sousa Caldas, sendo estes dois últimos responsáveis pelas quatro figuras alegóricas colocadas no friso do entablamento e que representam a Bondade, a Dor, o Ódio e o Amor.
   

Florence Nightingale nasceu há 204 anos - hoje é o Dia Internacional da Enfermagem...!

     
Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 - Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma enfermeira, estatística, reformadora social e escritora britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo nome de "A dama da lâmpada", por se servir deste instrumento de iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.
Ela é considerada a fundadora da enfermagem moderna, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Florence, uma anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira.
Também contribuiu no campo da estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza") criado inicialmente por William Playfair.
Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College de Londres. O Juramento Nightingale, feito pelos novos enfermeiros, foi assim designado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.
 

Música para recordar um cantor...

O pintor João Cristino da Silva morreu há 147 anos...

Auto-retrato do pintor (circa 1855)
  
João Cristino da Silva (Lisboa, 24 de julho de 1829 - Lisboa, 12 de maio de 1877), foi um pintor português da época romântica.

Nasceu em Lisboa, filho de António Paulino da Silva e de Maria do Carmo Silva, burgueses de Alfama. O pai, proprietário e mestre de uma fábrica de fitas, assiste com orgulho ao despontar da vocação do seu filho para a pintura, que com as sobras das tintas realiza as suas primeiras experiências, e inscreve-o na Academia das Belas Artes de Lisboa. Iniciou os seus estudos em 1841 na Academia de Belas Artes de Lisboa, onde mais tarde viria a ser professor, mas não terminou o curso, por discordar dos métodos de ensino. No período de 1847 a 1849 estudou cinzelagem na oficina de lavrantes do Arsenal do Exército. Em 1849 voltou a dedicar-se à pintura.
No entanto, continuou a pintar e a expor, quer em Portugal, quer no estrangeiro, nomeadamente em Paris e Madrid. Artista ligado ao Romantismo, ficou sobretudo conhecido como um pintor de pintura da paisagem, sendo companheiro de Tomás da Anunciação, que considerava como um Mestre.
Na Exposição Universal de Paris de 1855 expôs a sua obra Cinco Artistas em Sintra.
Em Madrid expôs algumas das sua obras, tendo sido condecorado pelo rei Amadeu I.
Em 1860 tornou-se professor substituto da Academia, mas devido ao seu temperamento irreverente acabou por abandonar o cargo, nove anos depois.
Casou em 23 de julho de 1864 na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, com Maria Joana de Mesquita e Melo Silva, com quem teve quatro filhos. Teve ainda um filho, fora do casamento, que educou e que seguiu o percurso do pai na Academia de Belas Artes.
A partir de 1867 Cristino, passou a receber um subsídio oficial, o que lhe permitiu viajar por França e Suíça, dando-lhe a possibilidade de contactar com a pintura desses países. Esse contacto reforçou a aproximação da sua pintura do naturalismo.
O artista pintou, ao longo dos seus 47 anos de vida, mais de trezentos quadros.
Encontra-se colaboração artística da sua autoria no semanário Arquivo Pitoresco (1857-1868).
O pintor, acabou os seus dias no hospício de Rilhafoles, em virtude de ter enlouquecido. Foi sepultado no Cemitério do Alto de São João.
  
 
Serra de Sintra e Palácio da Pena (1855-1857)