O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
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Frequentou a Escola António Arroio, onde fez amizade com Mário Cesariny, Marcelino Vespeira, Júlio Pomar e Fernando Azevedo.
Em meados da década de 40 aproxima-se do neorrealismo, de que se afasta quando adere aos princípios do surrealismo. Juntamente com Mário Cesariny, António Maria Lisboa, Carlos Calvet, Pedro Oom e Mário-Henrique Leiria, entre outros, integra o grupo Grupo Surrealista de Lisboa, resultante da cisão do recém formado movimento surrealista português. Participa na exposição desse grupo em 1949 (1ª exposição dos Surrealistas, Lisboa).
Em 1950 alista-se na Marinha Mercante e viaja até África, Índia e Ásia. Em 1951 fixa-se em Angola, desenvolvendo atividade no Museu de Luanda. Data desse tempo o início da sua produção poética. Realiza as primeiras exposições individuais, que levantam um acalorado movimento de opinião (a primeira de desenhos sobre a evocação de Aimé Cesaire, em 1953; a segunda principalmente de «objectos» e «colagens», 1957).
Regressa a Portugal em 1964. Em 1966 é convidado por Natália Correia a ilustrar a célebre obra "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica".
Recebe uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian em 1967. Nesse mesmo ano realiza uma pequena retrospetiva na Galeria Buchholz (com folha volante de Pedro Oom e prefácio de Rui Mário Gonçalves) e expõe na Galeria Divulgação, Porto. Em 1970 expõe individualmente na Galeria de S. Mamede, Lisboa, um conjunto de desenhos "de uma imagética cruel, ilustrações possíveis de Lautréamont".
Trabalha como programador nas Galerias 111 e São Mamede, Lisboa. Viaja pela Europa; entra em contacto com membros do surrealismo internacional. Radica-se no Algarve na década de 1980, trabalhando como programador de diversas galerias. Colabora em revistas internacionais ligadas ao surrealismo, a que sempre se manteve fiel.
O traço certeiro de Cruzeiro Seixas, "de limites apurados e atmosferas de vertigem […] edifica um mundo desolador em que a face onírica e literária não esconde a violência do conjunto, destruindo toda a possibilidade de quietude". Mas essa noite primordial e inquietante "soube coexistir com paisagens mais ligeiras e felizes, como algumas das pintadas nos anos de Angola, e com citações plásticas da história da arte, num jogo de grande prazer plástico, bem como com objetos dotados de flagrante poética, na sua simplicidade de materiais, de técnicas e no sobressalto imaginativo".
A 8 de junho de 2009, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.
Viveu os últimos tempos da sua vida na Casa do Artista, em Lisboa.
Morreu a 8 de novembro de 2020 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.Postado por Fernando Martins às 01:00 0 bocas
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Es considerado uno de los más importantes representantes de la escuela de música para teclado del siglo XVIII, corriente impulsada en España por Domenico Scarlatti.
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John Paul Larkin, (El Monte, Califórnia, 13 de março de 1942 – Los Angeles, 3 de dezembro de 1999), mais conhecido por Scatman John (às vezes atribuído internacionalmente como Scatman), foi um músico do jazz que criou uma fusão única de scat singing e techno, mais conhecido por seu hit de 1994 "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)".
Como ele costumava dizer, isto era um processo de "tornar o meu maior
problema no meu maior sustento". Ele vendeu milhões de discos no mundo
todo e também foi nomeado "Melhor Novo Artista" no Echo Awards no Japão e
na Alemanha. Recebeu o prémio Annie Glenn,
da Associação Americana de Terapia da Fala e Audiologia, por seus
serviços excelentes prestados à comunidade gaga, e foi incluído no Hall
da Fama da Associação Nacional de Gagos. Ele faleceu aos 57 anos de
idade devido a um cancro pulmonar.
(...)
Em 1999 lançou o seu terceiro e último álbum como Scatman John, Take Your Time.
Em seguida revelou que estava com problemas de saúde
desde 1998. Ele continuou o seu trabalho com a divulgação do álbum até
que
lhe foi aconselhado que descansasse mais, pois a sobrecarga de trabalho
prejudicá-lo-ia. Posteriormente foi-lhe diagnosticado um cancro de pulmão
e, num breve período de tempo, entrou em tratamentos intensivos. Apesar
disso manteve uma atitude e pensamentos positivos. Ele morreu na sua casa, em Los Angeles, a 3 de dezembro de 1999, às 18.30, hora da Califórnia.
Numa entrevista em 1996
comentou: "Espero que as crianças, enquanto elas cantarem minhas
músicas ou as dançarem, sintam que a vida não é tão má assim. Nem que
seja por um único minuto."
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Do casamento com Afonso V, nasceram três filhos:
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Participou no programa da RTP Dança Comigo, versão portuguesa de Dancing with the Stars da ABC (Estados Unidos), tendo sido a vencedora da 1ª temporada.
Em 2007 foi para Nova Iorque com o intuito de estudar e começar uma carreira internacional.
Estudou no Lee Strasberg Theatre and Film Institute de Nova Iorque, continuando a sua carreira.
Como primeiro trabalho nos Estados Unidos, Daniela Ruah participou no spin-off de NCIS e acompanha a nova série NCIS: Los Angeles como uma das co-protagonistas.
Em 2018 apresentou o Festival Eurovisão da Canção 2018 juntamente com Catarina Furtado, Filomena Cautela e Sílvia Alberto.
Vida pessoal
É sobrinha bisneta por afinidade do Capitão Artur Carlos de Barros Basto, uma referência no início do século XX para os cripto-judeus e marranos portugueses.
Teve uma relação de dez meses com o ator António Pedro Cerdeira, com quem contracenou em "Tu e Eu". No entanto, o facto da atriz se ter mudado para Nova Iorque teve o seu peso, e os dois resolveram terminar a relação.
Posteriormente, e durante as gravações do filme de George Lucas "Red Tails", conheceu o actor Robert Kazinsky com quem manteve uma relação por cerca de 3 anos.
Durante as gravações da série da CBS na qual participa, conheceu David Paul Olsen, duplo e irmão mais velho do seu parceiro da série americana NCIS: Los Angeles, Marty Deeks.
Na semana de 9 a 15 de setembro de 2013, revelou que ficou noiva de David.
Semanas mais tarde anunciou no programa Alta Definição da SIC que estava grávida de um menino. O bebé nasceu no dia 30 de dezembro de 2013 e chama-se River Isaac Ruah Olsen.
Em 19 de Junho de 2014 casou-se com o duplo norte-americano David Olsen no Farol Hotel, em Cascais.
No dia 18 de abril de 2016 postou uma foto no seu Instagram, revelando que está grávida do seu segundo filho (desta vez uma menina). A 4 de setembro de 2016 deu à luz a sua primeira filha, Sierra Esther Ruah Olsen em Los Angeles.
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Os sítios de arte rupestre do Vale do Coa constituem uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior (22 000–10 000 a.C.), situada ao longo das margens do rio Côa, nos municípios de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.
Após alguns anos de trabalhos em campo, uma pequena equipa liderada pelo arqueólogo Transmontano, Nélson Rebanda, o património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestre paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20 000 anos, o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do Vale do Côa, afluente do rio Douro, no nordeste de Portugal. Desde Agosto de 1996, o Parque Arqueológico do Vale do Côa organiza visitas a alguns núcleos de gravuras. No Vale do Côa existem centenas, talvez milhares de gravuras do período Paleolítico. O seu estudo está a ser realizado por uma equipa de arqueólogos coordenada por Mário Varela Gomes e António Martinho Baptista e demorará anos, talvez décadas.
As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40–50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a picotagem. Os traços são largos, embora sejam por vezes acompanhados de uma grande quantidade de finos traços, que serviram de esboço ou complementavam os anteriores. Noutros casos, estes traços finos desenham formas dificilmente perceptíveis. Existem também gravuras preenchidas com traços múltiplos.
As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstracta. Em Março de 1995, ainda não se conheciam representações de signos, característicos da arte rupestre paleolítica. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques, extintos). Exclusivos em certos núcleos, eles podem também coexistir com caprídeos e cervídeos. Os animais aparecem isolados ou em associação, constituindo autênticos painéis. As representações de animais podem sobrepor-se mais ou menos densamente, como podem também estar bem individualizadas.
Em Agosto de 2010, a UNESCO adicionou Siega Verde ao sítio de arte rupestre do Vale do Côa, criando assim um núcleo transfronteiriço entre o Vale do Douro e a província espanhola de Salamanca .
Entre 2010 e finais de 2017, cerca de 19 000 pessoas visitaram o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
in Wikipédia
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