Serguei Mikhailovitch Eisenstein (
Riga,
23 de janeiro de
1898 -
Moscovo,
11 de fevereiro de
1948) foi um dos mais importantes
cineastas soviéticos. Foi também um
filmólogo, relacionado com o movimento de
arte de
vanguarda russa, participando ativamente na
Revolução de 1917 e da consolidação do
cinema como meio de expressão
artística.
Notabilizou-se pelos seus
filmes mudos A Greve,
O Couraçado Potemkin e
Outubro, assim como os
épicos históricos
Alexandre Nevski e
Ivan, o Terrível. A sua obra influenciou fortemente os primeiros cineastas devido ao seu uso inovador de textos sobre a
montagem.
Eisenstein nasceu em Riga, na
Letónia,
mas sua família mudava-se com frequência nos seus primeiros anos, como
Eisenstein continuou a fazer ao longo de sua vida. O pai de
Eisenstein,
Mikhail Ossipovitch Eisenstein, era descendente de
judeus-
alemães e
suecos e a sua mãe, Iulia Ivanovna Konetskaya, era de uma família
russa ortodoxa. Ele nasceu em uma família de
classe média. O seu pai era um
arquiteto e a sua mãe era filha de um próspero
comerciante. Iulia deixou Riga no ano da
Revolução de 1905, levando Serguei com ela para
São Petersburgo. Serguei voltaria às vezes para ver o seu pai, que mais tarde, se mudou para se juntar a eles, por volta de
1910. O divórcio seguiu-se a esse tempo de separação, com Iulia abandonando a família para morar na França.
No Instituto de Engenharia Civil de
Petrogrado, Serguei estudou arquitetura e
engenharia, a profissão do seu pai. No entanto, na escola, juntamente com os seus colegas, Serguei juntar-se-ia aos
militares para servir a revolução, o que o separaria de seu pai. Em
1918 Serguei juntou-se ao
Exército Vermelho, enquanto seu pai Mikhail apoiava o lado oposto. Isso levou o seu pai para a
Alemanha após a derrota, enquanto Serguei foi para Petrogrado,
Vologda e
Dvinsk. Em 1920, Serguei foi transferido para uma posição de comando em
Minsk, após ter êxito na
propaganda da
Revolução de Outubro. Nesta época, Serguei estudou
japonês, aprendeu cerca de trezentos caracteres
kanji que ele citava como uma influência no seu desenvolvimento pictórico, e ganhou uma exposição no teatro
Kabuki; esses estudos levaram-no a viajar para o Japão.Em
1920 Eisenstein mudou-se para
Moscovo e começou a sua carreira no
teatro trabalhando em
Proletkult. As suas produções receberam os títulos
Máscaras de Gás,
Ouça Moscovo e
Estupidez Suficiente em cada Homem Sábio, Eisenstein trabalharia então como
designer de
Vsevolod Meyerhold. Em
1923, Eisenstein começou a sua carreira como um teórico, escrevendo
A Montagem das Atrações para o
jornal LEF. O primeiro filme de Eisenstein,
O Diário de Glumov, também foi feito no mesmo ano com
Dziga Vertov contratado inicialmente como um "instrutor". O filme fez parte da sua produção teatral
O Homem Sábio.