domingo, fevereiro 11, 2024

Mais uma variante de uma teoria da origem da vida na Terra...

Relâmpagos resultantes de erupções vulcânicas podem ter estado na origem da vida na Terra

 

 

 
Uma série de relâmpagos resultantes de erupções vulcânicas, nos primórdios do planeta, podem ter provocado vida na Terra, ao fornecerem o nitrogénio fundamental.
 
Um novo estudo a rochas vulcânicas, publicado esta segunda-feira na PNAS, detetou grandes quantidades de compostos de azoto que terão sido formados por relâmpagos vulcânicos.
O cientistas sugerem que tal fenómeno poderá ter fornecido o nitrogénio necessário para a evolução das primeiras formas de vida.
Como explica a New Scientist, o nitrogénio é um componente essencial dos aminoácidos que são encadeados para fazer as proteínas das quais a vida depende.

Apesar da abundância de nitrogénio, na atmosfera, as plantas não conseguem dar-lhe utilidade, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o dióxido de carbono. Em vez disso, as plantas obtêm grande parte do seu azoto através bactérias que são capazes de “fixar” o gás, convertendo-o em compostos de azoto.

Contudo, uma vez que as bactérias capazes de fixar nitrogénio não existiam, quando a vida surgiu pela primeira vez, é provável que, naquele período, tenha havido uma fonte não biológica de nitrogénio.

   

A teoria do “relâmpago vulcânico”

Em 1950, a icónica experiência de Miller-Urey já tinha mostrado que os relâmpagos na atmosfera primitiva da Terra poderiam ter produzido compostos de nitrogénio, incluindo aminoácidos.

Agora, os investigadores “de 2024” teorizam que os relâmpagos resultantes das erupções vulcânicas poderão ter sido uma das fontes de vida.

Rochas vulcânicas recolhidas no Peru, Turquia e Itália surpreenderam pelas grandes quantidades de nitratos, nalgumas camadas.

Apesar de uma análise isotópica dos fragmentos ter revelado que os nitratos eram de origem atmosférica e não vulcânica, o líder da investigação acha que as quantidades eram demasiado grandes para terem sido criadas por relâmpagos durante tempestades.

“Foi a quantidade que realmente surpreendeu. É realmente massiva. Há muitos relâmpagos quando há erupções vulcânicas massivas”, explica Slimane Bekki, investigador da Universidade Sorbonne, de Paris. “Olhando para as diferentes possibilidades, a mais provável é a de um relâmpago vulcânico“.

   
in ZAP

Sem comentários: