Foi em Leipzig que a manifestação de 70 mil pessoas no dia 9 de outubro de 1989 deixou o regime da RDA sem resposta. Ninguém imaginava que um mês depois o muro caísse.
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
A Educação pela Pedra
Uma educação pela pedra: por lições;
Para aprender da pedra, frequentá-la;
Captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
Ao que flui e a fluir, a ser maleada;
A de poética, sua carnadura concreta;
A de economia, seu adensar-se compacta:
Lições da pedra (de fora para dentro,
Cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
E se lecionasse, não ensinaria nada;
Lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
Uma pedra de nascença, entranha a alma.
João Cabral de Melo Neto
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Mário Raul de Morais Andrade (São Paulo, 9 de outubro de 1893 – São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta, contista, cronista, romancista, musicólogo, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo no país, ele praticamente criou a poesia brasileira moderna com a publicação de sua Pauliceia Desvairada em 1922. Ele teve uma influência enorme na literatura brasileira moderna e, como estudioso e ensaísta, foi pioneiro no campo da etnomusicologia. A sua influência chegou muito além do Brasil.
Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Treinado como músico e mais conhecido como poeta e romancista, Andrade se envolveu pessoalmente em praticamente todas as disciplinas relacionadas ao modernismo paulistano e se tornou o polímata nacional do Brasil. As suas fotografias e ensaios sobre uma ampla variedade de assuntos, da história à literatura e à música, foram amplamente publicados.
Ele foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, o evento de 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, e um membro do vanguardista "Grupo dos Cinco". As ideias por trás da semana foram exploradas no prefácio de sua coleção de poesia Pauliceia Desvairada e nos próprios poemas.
Depois de trabalhar como professor de música e colunista de jornal, publicou o seu grande romance, Macunaíma, em 1928. Os trabalhos sobre música folclórica brasileira, poesia e outras temáticas foram seguidos de maneira desigual, muitas vezes interrompidos pela mudança na relação de Andrade com o governo brasileiro. No final de sua vida, ele se tornou o diretor fundador do Departamento de Cultura de São Paulo, formalizando um papel que exercia há muito tempo como catalisador da entrada da cidade - e da nação - na modernidade artística.
(...)
O projeto final de Andrade foi um longo poema chamado "Meditação Sôbre o Tietê". O trabalho é denso e difícil, e foi descartado pelos primeiros críticos como "sem sentido", embora trabalhos recentes tenham sido mais entusiasmados. Um crítico, David T. Haberly, o comparou favoravelmente ao Paterson, de William Carlos Williams, um épico inacabado denso, mas influente, que usa uma construção composta. Como Paterson, é um poema sobre uma cidade; a "Meditação" está centrada no rio Tietê, que corre por São Paulo. O poema é simultaneamente um resumo da carreira de Andrade, comentando poemas escritos muito antes, e um poema de amor dirigido ao rio e à própria cidade. Nos dois casos, o poema sugere um contexto mais amplo: compara o rio ao Tejo, em Lisboa, e ao Sena, em Paris, como se estivesse reivindicando uma posição internacional para Andrade também. Ao mesmo tempo, o poema associa a voz de Andrade e o rio ao banzeiro, palavra da tradição musical afro-brasileira: música que pode unir homem e rio. O poema é a afirmação definitiva e final da ambição de Andrade e de seu nacionalismo.
in Wikipédia
Paisagem nº3
Mário de Andrade
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O que vos nunca cuidei a dizer
O que vos nunca cuidei a dizer,
com gram coita, senhor, vo-lo direi,
porque me vejo já por vós morrer;
ca sabedes que nunca vos falei
de como me matava voss'amor;
ca sabe Deus bem que doutra senhor,
que eu nom havia, mi vos chamei.
E tod[o] aquesto mi fez fazer
o mui gram medo que eu de vós hei
e des i por vos dar a entender
que por outra morria - de que hei,
bem sabedes, mui pequeno pavor;
e des oimais, fremosa mia senhor,
se me matardes, bem vo-lo busquei.
E creede que haverei prazer
de me matardes, pois eu certo sei
que esso pouco que hei de viver
que nẽum prazer nunca veerei;
e porque sõo desto sabedor,
se mi quiserdes dar morte, senhor,
por gram mercee vo-lo [eu] terrei.
D. Dinis
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D. Dinis
Dorme na tua glória, grande rei
Poeta!
Não acordes agora.
A hora
Não te merece.
A pátria continua,
Mas não parece
A mesma que te viu a majestade.
Dorme na eternidade
Paciente
De quem num areal
Semeou um futuro Portugal,
Confiado na graça da semente.
in Diário XIV (1987) - Miguel Torga
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Mikey Welsh (Syracuse, 20 de abril de 1971 - Chicago, 8 de outubro de 2011) foi um baixista norte-americano.
Entrou para os Weezer em 1999, no lugar de Matt Sharp e saiu da banda em 2002, dando o seu lugar de baixista a Scott Shriner.
Em 26 de setembro de 2011, Welsh escreveu no Twitter: "Sonhei que morria em Chicago na próxima semana (ataque cardíaco enquanto dormia). Preciso escrever meu testamento hoje" (sic). Em 8 de outubro de 2011, Welsh foi encontrado morto num quarto de hotel em Chicago, com suspeita de overdose de heroína, levando a um ataque cardíaco.
in Wikipédia
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Luís Jorge Peixoto Archer, S.J. (Porto, Nevogilde, 5 de maio de 1926 - Lisboa, 8 de outubro de 2011) foi um padre jesuíta e cientista português
Luís Archer concluiu os estudos liceais no "Liceu Rodrigues de Freitas" e estudou piano no Conservatório de Música do Porto entre 1936 e 1945. Terminou a licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no ano de 1947 com a média final de 18 valores, pelo que ganhou o prémio, atribuído pelo Rotary Club, de melhor estudante dessa Faculdade.
No dia 7 de dezembro de 1947, e depois de já ter sido contratado como Assistente Extraordinário por Américo Pires de Lima, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, em Guimarães (onde estudou humanidades durante dois anos). Nos anos seguintes estudou filosofia (1951-1954) na Faculdade Pontifícia de Braga (atualmente Universidade Católica Portuguesa) e teologia (1956-1959) na Alemanha, em Frankfurt am Main, onde foi ordenado sacerdote, no dia 31 de julho de 1959.
No ano de 1964 começou a estudar bioquímica e genética na Universidade de Georgetown nos Estados Unidos, onde fez o doutoramento em genética molecular em 1967. A partir de 1968 Archer introduziu em Portugal a investigação em genética molecular, tendo fundado os laboratórios de Genética Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Durante vinte anos trabalhou no Instituto Gulbenkian de Ciência e foi professor catedrático de
Foi diretor da série de Ciências Naturais da revista Brotéria entre 1962 e 1979. Entre 1980 e 2002 dirigiu a Brotéria-Genética, instituída em 1980 como órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Genética, de que foi presidente entre 1978 e 1981.
No final dos anos setenta, e sem que abandonasse a sua atividade científica, Luís Archer começou a dirigir os seus interesses intelectuais para a Bioética, área em que desempenharia um papel pioneiro em Portugal. A sua obra concentrou-se em três grandes áreas: a reprodução humana artificial; a terapia génica; e o conhecimento do genoma humano e suas implicações éticas.
A 26 de abril de 1991 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Em homenagem a Luís Archer, a Sociedade Portuguesa de Genética criou o Prémio Prof. Doutor Luís Archer.
Morreu aos 85 anos, após ter sido transportado para o Hospital de Santa Maria em Lisboa, devido a uma indisposição.
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Roberto "Bobby" Alfonso Farrell (Aruba, 6 de outubro de 1949 – São Petersburgo, 30 de dezembro de 2010) foi um dançarino e músico neerlandês de origem arubana, mais conhecido por ser o único integrante masculino do grupo musical Boney M..
Farrell nasceu e viveu na ilha de Aruba, nas Antilhas, até aos 16 anos. Terminada a escola, ele trabalhou como um marinheiro durante 1 ano e 9 meses, viajando pelos oceanos até que se estabeleceu na Noruega. Da Noruega viajou para a Holanda, onde começou a trabalhar como DJ até encontrar melhores oportunidades na Alemanha.
Na Alemanha trabalhou principalmente como DJ, até que o produtor Frank Farian o selecionou para o seu recém-criado grupo Boney M.. Bobby tornar-se-ia o único cantor masculino do grupo, apesar de Farian revelar, mais tarde, que Bobby não contribuiu em quase nada para as suas músicas, sendo o próprio Farian responsável pelas partes masculinas do vocal. Liz Mitchell alegou que apenas ela, Marcia Barrett e Farian produziram o vocal das aclamadas músicas do grupo. Farrell, entretanto, cantou e atuou ao vivo em várias das apresentações, inclusive na formação completa do grupo.
Ele também apareceu como dançarino, no ano de 2005, no videoclipe "Turn on the Music" de Roger Sanchez.
Farrell viveu por muitos anos em Amesterdão, no bairro de Gaasperdam, na região de Zuidoost.
Bobby Farrell morreu na manhã do dia 30 de dezembro de 2010, num hotel em São Petersburgo, devido a um ataque cardíaco.
Susan Alexandra "Sigourney" Weaver (New York City, October 8, 1949) is an American actress. A figure in science fiction and popular culture, she has received various accolades, including a British Academy Film Award, two Golden Globe Awards, and a Grammy Award, in addition to nominations for three Academy Awards, four Primetime Emmy Awards, and a Tony Award. She was voted Number 20 in Channel 4's countdown of the 100 Greatest Movie Stars of All Time, being one of only two women in the Top 20.
Weaver rose to prominence for playing Ellen Ripley in the science fiction film Alien (1979), which earned her a nomination for the BAFTA Award for Most Promising Newcomer. She reprised the role with a critically acclaimed performance in Aliens (1986), for which she received her first Academy Award nomination. She returned to the role in two more sequels: Alien 3 (1992) and Alien Resurrection (1997). The character is regarded as a significant female protagonist in cinema history. Her other franchise roles include Dana Barrett in Ghostbusters (1984), Ghostbusters II (1989), Ghostbusters (2016), and Ghostbusters: Afterlife (2021), and Dr. Grace Augustine in Avatar (2009) - which remained the highest-grossing film of all time for a decade - and its multiple sequels scheduled to be released throughout the 2020s. Although Dr. Augustine died in the first film, Weaver has been retained to portray a different character via motion capture in upcoming installations. Her work in the Broadway play Hurlyburly (1984) earned her a Tony Award nomination.
Further acclaim came with playing primatologist Dian Fossey in Gorillas in the Mist (1988), for which she won a Golden Globe Award, and in the same year, winning another Golden Globe Award for her performance in Working Girl. Weaver was the first actor to have two acting wins at the Golden Globes in the same year; she also received an Academy Award nomination for both films. Weaver collaborated with Ridley Scott again, appearing as Queen Isabella in 1492: Conquest of Paradise (1992) and appeared in Death and the Maiden. She went on to win the BAFTA Award for her role in The Ice Storm (1997).
Although best known for her role in the Alien franchise, Weaver has fostered a prolific filmography, appearing in more than 60 films. She has done extensive voiceover work and has had multiple roles in animated films, including The Tale of Despereaux (2008) and Pixar films WALL-E (2008) and Finding Dory (2016). She has worked in several documentaries, such as the BBC series Planet Earth (2006) and The Beatles: Eight Days a Week (2016). She has also lent her voice to three audiobooks, four film soundtracks, and two video games – James Cameron's Avatar: The Game (2009) and Alien: Isolation (2014) – and voice acted on the television shows Futurama, Penn Zero: Part-Time Hero, and SpongeBob SquarePants, among others.
Postado por Fernando Martins às 07:40 0 bocas
Marcadores: Alien, cinema, Sigourney Weaver
Postado por Fernando Martins às 07:06 0 bocas
Marcadores: guarda-redes, SCP, Sporting, Vítor Damas
Postado por Pedro Luna às 05:40 0 bocas
Marcadores: art rock, folk rock, indie rock, Lo-fi, Lwonesome Tonight, música, PJ Harvey, Punk blues, Rock alternativo, rock experimental
No Coração, Talvez
No coração, talvez, ou diga antes:
Uma ferida rasgada de navalha,
Por onde vai a vida, tão mal gasta.
Na total consciência nos retalha.
O desejar, o querer, o não bastar,
Enganada procura da razão
Que o acaso de sermos justifique,
Eis o que dói, talvez no coração.
Postado por Pedro Luna às 02:50 0 bocas
Marcadores: jornalismo, José Saramago, literatura, poesia, Prémio Nobel
Postado por Fernando Martins às 02:06 0 bocas
Marcadores: Cego do Maio, Monarquia Constitucional, Póvoa de Varzim
Muita ajuda fluiu para a cidade de localidades próximas e de longínquas após o incêndio. O governo da cidade melhorou os códigos de construção para impedir a rápida propagação de futuros incêndios e reconstruiu rapidamente para esses padrões mais elevados.
Postado por Fernando Martins às 01:52 0 bocas
Marcadores: Grande incêndio de Chicago
Em 1929, Perón casou-se pela primeira vez com Aurélia Tizón, que morreu em 1937, ainda jovem, vítima de cancro no útero.
O seu segundo casamento durou sete anos, de 1945 a 1952, com Eva Perón, mais conhecida como Evita. Eles também tentaram ter filhos, mas a esposa não conseguiu engravidar e, assim como Aurélia, também morreu de cancro no útero, com 33 anos.
Em 1961 casou-se pela terceira vez, agora com Maria Estela Martínez, mais conhecida como Isabelita Perón. O matrimónio durou treze anos. Juan também tentou novamente ser pai, mas a esposa não conseguiu engravidar. A união durou até à sua morte, em 1974. A sua esposa sucedeu-lhe na presidência da Argentina até 1976.
Devido à falta de filhos, afirmou em entrevistas que a pátria argentina era a sua herdeira.