sexta-feira, dezembro 05, 2025

Ângela Rô Rô nasceu há 76 anos...

   

Ângela Maria Diniz Gonsalves, mais conhecida como Ângela Ro Ro (Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 1949 – Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2025), foi uma cantora, compositora e pianista brasileira. Ângela Ro Ro foi considerada pela revista Rolling Stone a trigésima terceira maior voz da música brasileira.

O apelido "Ro Ro" foi dado na infância por meninos do seu bairro devido a sua voz rouca.

A alcunha Rô Rô vem da risada grave e rouca; características que fazem também o diferencial da voz; um pronunciado sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal "a" muitas vezes encavalada na consoante "r", de maneira rasgada e aberta; a fala rápida e atropelada acentua essas características.
      
(...)
       
Grandes sucessos
Compositora de talento e êxito, Ângela Rô Rô ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, gravou mais de 100 canções de sua autoria. Várias delas alcançaram grande sucesso, entrando para o hall dos clássicos da MPB. Nestes trinta anos de carreira, celebrizaram-se as canções - Amor, Meu Grande Amor, Gota de Sangue, Tola Foi Você, Não Há Cabeça, Me Acalmo Danando, Agito e Uso, Mares da Espanha, Só Nos Resta Viver, Renúncia, Came e Case, Querem Nos Matar, Fogueira, Gata, Moleque, Ninfa, A Vida é Mesmo Assim, O Cinema, a Princesa, e o Mar, Viciei em Você, Compasso e Outono (todas de sua autoria). E mais: Bárbara (Chico Buarque e Ruy Guerra), Fica Comigo Esta Noite (Adelino Moreira e Nelson Gonçalves), Escândalo (Caetano Veloso), Simples Carinho (João Donato e Abel Silva), Demais (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Você Não Sabe Amar (Carlos Guinle, Dorival Caymmi e Hugo Lima), Sempre Uma Dose a Mais (Bernardo Vilhena e Lobão), Joana Francesa (Chico Buarque) e Gota D'Água (Chico Buarque).
   
(...)   
   

Entre 2020 e 2021, com a pandemia da Covid-19, chegou a pedir ajuda financeira em suas redes sociais e agendou lives na internet para arrecadar dinheiro.

Entre abril e maio de 2023, cancelou shows por motivos de saúde.

Em setembro de 2023, participa do show da cantora Letrux no Coala Festival, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Em 11 e 12 de novembro de 2023, participa do show de Caetano Veloso que celebra o culto do álbum Transa, na Arena Jockey, no Rio de Janeiro.

Em 2025, foi internada em estado grave no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, onde morreu em 8 de setembro após contrair uma infeção bacteriana.


  

 

 

Amor, meu grande amor  - Ângela Rô Rô


Amor, meu grande amor
Não chegue na hora marcada
Assim como as canções
Como as paixões e as palavras
 
Me veja nos seus olhos
Na minha cara lavada
Me venha sem saber
Se sou fogo ou se sou água
 
Amor, meu grande amor
Me chegue assim, bem de repente
Sem nome ou sobrenome
Sem sentir o que não sente
 
Que tudo que ofereço é meu calor, meu endereço
A vida do teu filho
Desde o fim até o começo
 
Amor, meu grande amor
Só dure o tempo que mereça
E quando me quiser
Que seja de qualquer maneira
 
Enquanto me tiver, que eu seja o último e o primeiro
E quando eu te encontrar, meu grande amor
Me reconheça
 
Que tudo que ofereço é meu calor, meu endereço
A vida do teu filho
Desde o fim até o começo
 
Amor, meu grande amor
Que eu seja o último e o primeiro
E quando eu te encontrar, meu grande amor
 
Por favor, me reconheça
Pois tudo que ofereço é meu calor, meu endereço
A vida do teu filho
Desde o fim até o começo
 
Que tudo que ofereço é meu calor, meu endereço
A vida do teu filho
Desde o fim até o começo

Sem comentários: