O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Ficou famosa a sua divisa pessoal "So much to do, so little time..." (Tanto para fazer, tão pouco tempo...).
Biografia
Nascido no condado de Hertfordshire,Cecil foi o quinto filho do reverendo Francis William Rodhes (1807–1878) e da sua segunda mulher, Louisa Peacock Rhodes (1816–1873). Teve onze irmãos, entre eles duas mulheres.
Criança brilhante mas de frágil saúde, em 1870 Cecil Rhodes tem apenas 17 anos quando, para tratar a sua asma, interrompe os seus estudos em Oxford para ir ter com o seu irmão Herbert no Natal, na África do Sul, onde o clima lhe é favorável.
Em 1872,
Cecil sofreu um ataque de coração, mas conseguiu recuperar. Foi então
que começou a investigar as possibilidades de descobrir ouro no
interior africano. Para isso, os irmãos Rhodes marcharam para norte,
chegando a Mafeking. Porém, no ano seguinte, ao anunciar-se que a mina mais rica de Kimberley
estava esgotada, Cecil ficou com todas as licenças que lhe ofereceram e
ficou rico ao descobrir mais minas de diamantes, as quais deixou aos
cuidados do seu sócio, Rudd, pois voltou para Inglaterra, com o objectivo de completar os seus estudos. Para tal inscreveu-se no Oriel College e não voltou a África antes de 1876.
Em abril de 1880, associado a Rudd, fundou a De Beers Mining Company, um investimento de 200 000 libras. Assim, em 1885, já controlava mais de 50% da economia de Kimberley.
Em 1886, ao ser descoberta uma mina de ouro em Joanesburgo, Cecil Rhodes compra grande parte desta.
Relações com a Companhia Britânica da África do Sul
A companhia foi criada por Cecil Rhodes através da fusão da Central Gold Search Association, empresa liderada por Charles Rudd, e da Exploring Company, Ltd, de Arthur Edward Maund.
Os feitos de Rhodes, no período em que atuou na companhia, foram resumidos por Daniel Litvin, que é consultor e escritor inglês, em seu livro: " Empires of Profit:
"Em um período de menos de dez anos, Rhodes e sua companhia tinham
invadido ou levado a autoridade imperial britânica a se impor sobre uma
região que corresponde à moderna Botswana, Zimbábue, Zâmbia, e Malaui, - uma área com três vezes o tamanho da França."
O trecho acima citado, extraído do livro: "Empires of Profit", sinaliza
a atuação conjunta de Cecil Rhodes com a companhia, num longo processo
de intervenção britânica na África do Sul,
que ocasionou num violento esmagamento dos grupos locais
sul-africanos, na perda de milhares de vidas, além da geração de lucros
em escala inimaginável.
Rhodes se tornou um personagem emblemático ao se falar do expansionismo e do colonialismo inglês do século XIX, uma de suas frases mais popularizadas foi:
"O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo
dividido, conquistado, colonizado. Penso nas estrelas que vemos à noite,
esses vastos mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os
planetas se pudesse. Entristece-me vê-los tão claramente e ao mesmo
tempo tão distantes". (Cecil Rhodes 1895)
Rhodes e o racismo
Rhodes, assim como muitos homens de seu tempo, acreditava nas aplicação social das ideias de Darwin, o chamado darwinismo social. Devido a isso era um profundo defensor da superioridade da raça branca, em relação as demais raças. Em um de seus testamentos, intitulado: "Last Will and Testament", ele escreve:
"Considerei a existência de Deus
e decidi que há uma boa hipótese de que ele exista. Se ele realmente
existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a
Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo
em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça
que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês."
Talvez essas crenças na superioridade do homem branco, sejam a explicação para as empreitadas violentas, dirigidas por Rhodes, contra os nativos da África do Sul e a vontade que o acompanhou por toda a sua vida de expandir o Império britânico
apesar de sua tradição anticolonialista no Congresso de Viena, sendo um
dos maiores apologistas do imperialismo anglo-saxónico ao lado de Joseph
Chamberlain no final do século XIX.
Morte
O local onde ele decidiu que seria enterrado - da mesma forma que um rei africano - foram as colinas de Matobo, onde ele dominou uma rebelião dos matabeles. O funeral de Rhodes ocorreu em 11 de abril de 1902 e ele foi enterrado perto do rei Mzilikazi. Milhares de matabeles vieram ao seu enterro, mesmo tendo sido Rhodes opressor deste povo. A cerimónia foi cristã, apesar disso os chefes guerreiros matabeles pagaram tributos a Rhodes de acordo com as suas crenças animistas locais.
Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 - 3 de outubro de 1226), foi um fradecatólico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o catolicismo do seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo,
desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus
semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. A sua atitude foi
original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação
num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se
dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas
chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva
da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade
de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.
Dante Alighieri disse que foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus,
mas a despeito do enorme prestígio de que ele desfruta até os dias de
hoje nos círculos cristãos, que fez sua vida e mensagem serem envoltas
em copioso folclore e darem origem a inumeráveis representações na arte,
a pesquisa académica moderna sugere que ainda há muito por elucidar
quanto aos aspectos políticos de sua atuação, e que devem ser mais
exploradas as conexões desses aspectos com o seu misticismo
pessoal. A sua vida é reconstituída a partir de biografias escritas
pouco após sua morte mas, segundo alguns estudiosos, essas fontes
primitivas ainda estão à espera de edições críticas mais profundas e
completas, pois apresentam contradições factuais e tendem a fazer uma
apologia de seu caráter e obras; assim, deveriam ser analisadas sob uma
óptica mais científica e mais isenta de apreciações emocionais do que
tem ocorrido até agora, a fim de que sua verdadeira estatura como
figura histórica e social, e não apenas religiosa, se esclareça. De
qualquer forma, sua posição como um dos grandes santos da Cristandade
se firmou enquanto ele ainda era vivo, e permanece inabalada. Foi
canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e pelo seu apreço pela natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.
Bonaventura Berlinghieri: São Francisco e cenas de sua vida, 1235, uma das mais antigas pinturas representando São Francisco de Assis
Maria Pia ficou conhecida como O Anjo da Caridade e A Mãe dos Pobres
por sua compaixão e causas sociais; entretanto, proferiu uma famosa
frase em resposta à crítica de um dos seus ministros devido ao preço das
suas extravagâncias: "Quem quer Rainhas paga-as!"
Casamento e vida como Rainha de Portugal
No dia 6 de óutubro de 1862, um dia depois de chegar a Lisboa, D. Maria Pia casou-se com o rei D. Luís I, tornando-se assim rainha de Portugal. A cerimónia ocorreu na Igreja de São Domingos.
Rainha aos quinze anos, D. Maria Pia cumpriu rapidamente o seu
principal papel, assegurando a sucessão ao trono com o nascimento do
Príncipe D. Carlos, em 28 de setembro de 1863, e do infanteD. Afonso Henriques, em 31 de julho de 1865, titulado como Duque do Porto.
Mulher de temperamento meridional, ela foi mãe extremosa dos seus
filhos e mulher atenta aos mais necessitados, tendo-se destacado pela sua
solidariedade para com os parentes das vítimas do incêndio do Teatro Baquet, em 1888. Habituada aos luxos da corte de Turim, D. Maria Pia era amante da alta costura e de festas, como bailes de máscaras.
Manteve-se alheia aos assuntos políticos, excepto quando o Marechal Saldanha, que cercou o Palácio da Ajuda em 1870, obrigou o rei a nomeá-lo presidente do Conselho de Ministros. Reza a lenda que D. Maria Pia teria exclamado ao Marechal:
Se eu fosse o Rei, mandava-o fuzilar!
Assistiu, de forma excepcional, o seu marido durante a sua terrível agonia.
Reinado do filho e neto
Após a subida ao trono português de seu filho, o rei D. Carlos I, D. Maria Pia cedeu o protagonismo à sua nora, a princesa Amélia de Orleães, continuando a residir oficialmente no Palácio da Ajuda (cuja decoração se deve ao seu gosto), utilizando como residências de recreio o Palácio da vila de Sintra e um chalé que adquiriu no Estoril. Serviu diversas vezes como regente do Reino durante as visitas oficiais do seu filho e da nora ao estrangeiro.
Na sequência do Regicídio de 1908, em que seu filho, D. Carlos I, e o seu neto, o herdeiro do trono D. Luís Filipe, Duque de Bragança,
foram assassinados, D. Maria Pia ficou abatida pelo desgosto e, durante o breve reinado do seu outro
neto, D. Manuel II, a rainha manteve-se praticamente retirada do público e quase sempre estava acompanhada do segundo filho, D. Afonso, Duque do Porto.
Morte
Com a implantação da república, em 5 de outubro de 1910, D. Maria Pia seguiu então para o exílio, mas não com os restantes membros da família real; partiu para o seu Piemonte natal, onde viria a falecer no ano seguinte, a 5 de julho de 1911. Foi sepultada no Panteão Real dos Saboias, na Basílica de Superga,
em Itália. Momentos antes de expirar, ela pediu que a voltassem no
leito na direção de Portugal, país onde permaneceu durante quarenta e
oito anos. Espera ainda hoje que seja cumprido o seu último desejo, o
regresso a Portugal, onde possa descansar em paz junto do marido, dos
seus filhos, dos seus netos e restante família. É o único membro da
Família Real exilada que ainda não voltou para Portugal.
A Mars Pathfinder foi uma missão espacial norte-americana lançada em meados de 1996 que tinha como objetivo principal enviar um robô para a superfície de Marte a fim de estudar melhor o planeta.
A Pathfinder (nave-mãe e módulo de aterragem) usou um método inovador para entrar diretamente na atmosfera de Marte, auxiliado por um pára-quedas supersónico, que reduziu a sua velocidade de descida, e um conjunto de 24 airbags laterais para diminuir o impacto com o solo.
A aterragem foi em 4 de julho de 1997, na planície de Ares Vallis,
no hemisfério norte de Marte. O local exato do aterragem foi batizado
de "Memorial Carl Sagan", em homenagem ao grande cientista e divulgador
Carl Sagan (1934 - 1996).
O robô explorador Sojourner
passeou pela superfície de Marte, recolhendo informações durante mais
de um mês terrestre, no total foram obtidas 16.500 fotos a partir do
módulo de aterragem e 550 imagens do Sojourner.
A missão Mars Pathfinder foi a segunda missão do programa de exploração espacial da NASA denominado de Programa Discovery, que era um programa científico que estabeleceu metas para o desenvolvimento de missões de baixo custo para a pesquisa espacial.
Concepção artística mostra a Deep Impact e a Impactor ao fundo
Inspirando-se no filme americano Impacto Profundo, a NASA chamou de Deep Impact a esta sonda espacial. O objetivo da missão não tripulada norte-americanaDeep Impact, ou Impacto Profundo, da NASA, sob os cuidados do Laboratório de Jato-propulsão - JPL, foi o de lançar um impactador contra o cometa9P/Tempel 1 ou simplesmente Tempel 1 que circula entre as órbitas de Marte e Júpiter, observar a explosão e a partir dela analisar os componentes químicos e físicos internos do cometa.
O cometa escolhido pertence a uma classe de cometas que são comuns do sistema solar e o impacto não deverá causar uma significativa mudança na trajetória do cometa.
The spacecraft
consists of two main sections, the 370-kg (815-lb) copper-core "Smart
Impactor" that impacted the comet, and the "Flyby" section, which imaged
the comet from a safe distance during the encounter with Tempel 1.
The Flyby spacecraft is about 3.2 meters (10.5 ft) long, 1.7 meters (5.6 ft) wide and 2.3 meters (7.5 ft) high. It includes two solar panels, a debris shield, and several science instruments for imaging, infrared spectroscopy,
and optical navigation to its destination near the comet. The
spacecraft also carried two cameras, the High Resolution Imager (HRI),
and the Medium Resolution Imager (MRI). The HRI is an imaging device
that combines a visible-light camera with a filter wheel, and an imaging
infraredspectrometer
called the "Spectral Imaging Module" or SIM that operates on a spectral
band from 1.05 to 4.8 micrometres. It has been optimized for observing
the comet's nucleus. The MRI is the backup device, and was used
primarily for navigation during the final 10-day approach. It also has a
filter wheel, with a slightly different set of filters.
The Impactor section of the spacecraft contains an instrument that is
optically identical to the MRI, called the Impactor Targeting Sensor
(ITS), but without the filter wheel. Its dual purpose was to sense the
Impactor's trajectory, which could then be adjusted up to four times
between release and impact, and to image the comet from close range. As
the Impactor neared the comet's surface, this camera took
high-resolution pictures of the nucleus (as good as 0.2 metre [7.9 in]
per pixel)
that were transmitted in real-time to the Flyby spacecraft before it
and the Impactor were destroyed. The final image taken by the impactor
was snapped only 3.7 seconds before impact.
The impactor's payload, dubbed the "Cratering Mass", was 100% copper
(impactor 49% copper by mass) to reduce debris interfering with
scientific measurements of the impact. Since copper was not expected to
be found on a comet, scientists could eliminate copper from the
spectrometer reading. Instead of using explosives, it was also cheaper to use copper as the payload.
The name of the mission is shared with the 1998 Deep Impact
film, in which a comet strikes the Earth. This is coincidental,
however, as the scientists behind the mission and the creators of the
film devised the name independently of each other at around the same
time.
Filme do High Resolution Imager (HRI) na sonda Deep Impact do impacto
Bill Withers (Slab Fork, West Virginia, 4 de julho de 1938 ) é um cantor e compositor norte-americano muito popular, que esteve no seu auge de popularidade no início da década de 60 e até a metade da década de 80. As suas mais conhecidas músicas incluem "Ain't No Sunshine," "Use Me," "Lovely Day," "Lean on Me", "Grandma's Hands" and "Just the Two of Us".
Leavitt efetuou os seus estudos no Oberlin College e na Society for Collegiate Instruction of Women (Radcliffe College) onde ela descobriu, tardiamente, a Astronomia. No final de seus estudos, em 1892, ela seguiu outros cursos de Astronomia.
Em 1895 ela entrou para o Harvard College Observatory
como voluntária. As suas qualidades e sua vivacidade de espírito
permitiram-lhe ser admitida no quadro permanente de funcionários do
observatório sob a direção de Charles Pickering.
Leavitt teve poucas possibilidades de efetuar trabalhos teóricos, mas foi rapidamente nomeada para a chefia do departamento de fotometriafotográfica, responsável pelo estudo das fotografias de estrelas a fim de determinar as suas magnitudes, processo que envolvia a comparação do tamanho de uma estrela em duas chapas fotográficas tiradas em momentos diferentes.
Ela descobriu e catalogou 1.777 estrelas variáveis situadas nas Nuvens de Magalhães. Em 1912, a partir do seu catálogo, descobriu que a luminosidade das variáveis cefeidas
era proporcional ao seu período de variação de luminosidade. Essa
relação período-luminosidade é a base de um método de estimação das
distâncias de nebulosas e de galáxias no Universo.
No final da sua vida, por causa da doença, já não conseguia já trabalhar, vindo a morrer, de cancro, em 12 de dezembro de 1921, sendo enterrada no túmulo da família, no Cemitério de Cambridge.
Aos quatro anos foi com a sua família viver em Nova York em busca de melhores condições de vida. No seu período norte-americano tornou-se fluente em espanhol, inglês, italiano e francês e iniciou o seu interesse pela música. Em 1929 teve o seu primeiro bandóneon, dado pelo seu pai, e em 1933 começou a ter aulas de piano com Bela Wilde, um pianista húngaro discípulo de Serguéi Rachmaninov. Em Nova York conheceu o cantor argentino de Tango Carlos Gardel, enquanto este estava na cidade para rodar o filme El día que me quieras, onde atuou como um rapaz entregador de jornais.
Compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo.
Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.
Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de facto tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina.
Piazzola deixou uma discografia invejável, tendo gravado com Gary Burton, Tom Jobim, entre outros músicos que o acompanharam, como o também notável violinista Fernando Suarez Paz.
Algumas de suas composições mais famosas são Libertango e Adiós Nonino. Libertango é uma das mais conhecidas, sendo que esta e constantemente tocada por diversas orquestras de todo o mundo.
A canção Adiós Nonino, outra das mais conhecidas composições, foi feita em homenagem a seu pai, quando este estava no leito de morte, Vicente “Nonino” Piazzolla em 1959. Após vinte anos, Astor Piazzola diria “Talvez eu estivesse rodeado de anjos. Foi a mais bela melodia que escrevi e não sei se alguma vez farei melhor.” Por muito tempo recusou escrever ou encaixar textos a sua grande obra-prima, porém, aceitou a proposta da cantora argentina Eladia Blásquez que lhe apresentou um poema que havia escrito soba a versão musical, e ele, comovido, concordou. Eladia renunciou qualquer direito de autor, enaltecendo ainda mais a grande obra do tango.
O Dia da Independência dos Estados Unidos (em inglês: Independence Day of The Fourth of July) é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colónias declararam a separação formal do Império Britânico.
O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e
têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido
retratado nos mais diversos veículos dos media. O Dia da Independência é igualmente o dia nacional dos Estados Unidos.
Casou-se em 1981 com o advogado Lawrence Kruteck, 20 anos mais velho que ela. Pouco depois de ter sido diagnosticado um cancro do cólon ao seu marido, retirou-se temporariamente da cena musical, em 1994, para o acompanhar nos tratamentos, até à morte do seu companheiro, em 15 de junho de 1996.
Ficou mundialmente famosa devido a grandes hits músicais como "Gloria", "Solitaire", "How Am I Supposed To Live Without You, "Self Control", "Ti Amo", "Spanish Eddie", "I Found Someone", "Power of Love", "Shattered Glass", "Never In A Million Years" e "Over You".
Laura Branigan começou a carreira fazendo coros para Leonard Cohen, nos anos 70, e no ano de 1973 entrou para a banda Meadow no qual fez alguns vocais a solo, porém a banda não obteve sucesso, e desapareceu no mesmo ano.
Em 1981 seria lançado o seu primeiro álbum solo, intitulado "Silver Dreams". Deste álbum algumas faixas chegaram a ser executadas em rádios, o single "Looking For A Number One" chegou a ser lançado oficialmente e a canção "Fools Affair" teve um video-clipe. Porém nas vésperas de lançamento o álbum foi cancelado.
Tornou-se conhecida do público em 1982, após o sucesso de "Gloria", versão de uma canção do cantor e compositor italianoUmberto Tozzi que lhe rendeu a sua primeira indicação ao Grammy. E assim, veio o primeiro álbum solo intitulado "Branigan", além de "Glória" o álbum tem outros sucessos como "All Night With Me".
Em 1983 lançou seu segundo álbum intitulado "Branigan 2" e trouxe as baladas românticas "Solitaire" e "How Am I Supposed to Live Without You" (gravada mais tarde por Michael Bolton) que conseguiram manter o nível de sucesso atingido por "Gloria". A cantora também gravou neste mesmo ano a canção "Imagination" para a trilha sonora de "Flashdance", e também fez sua primeira atuação como atriz no episódio "Fox Trap" do seriado CHiPs no qual interpretou a personagem "Sarah".
Em 1984 lançou o seu terceiro álbum intitulado "Self Control", versão do italiano Raf, cujo vídeo, dirigido por William Friedkin, foi inicialmente banido da MTV por ser muito "sexualmente sugestivo". Além de "Self Control" o álbum teve outros singles de sucesso como "The Lucky One" e "Ti Amo", nova versão de um sucesso de Tozzi. Foi o álbum mais vendido de Laura Branigan. No mesmo ano gravou a canção "Hot Night" para a banda sonora do filme "Ghostbusters" ("Os Caça-Fantasmas") e participou da série Automan no episódio "Murder MTV". Ainda em 1984 gravou a canção "Sharp-Shooter", para o filme "Body Rock".
1985 é o ano do álbum "Hold Me", o seu quarto álbum de estúdio. Este álbum trouxe grandes sucessos como "Spanish Eddie", "I Found Someone" (dois anos depois regravada por Cher) e "Maybe Tonight". Trouxe também sucessos moderados como "Forever Young" (regravação de um sucesso do grupo Alphaville) e "Tenderness". Neste mesmo ano Laura Branigan atua no seu primeiro papel de protagonista, no filme Mugsy's Girls, também conhecido como Delta Pi. No filme Laura interpreta "Monica", e contracena com Ruth Gordon.
Em 1987 foi lançado o quinto álbum, "Touch", que incluía o tema "Shattered Glass" produzido por Stock-Aitken & Waterman. Esse disco teve como grande sucesso a canção "The Power of Love", regravação da canção de Jennifer Rush que havia feito algum sucesso dois anos antes. Porém, na versão de Branigan o "The" foi omitido do título, ficando apenas "Power of Love". O álbum teve também sucessos moderados como "Cry Wolf" e "Spirit of Love".
No ano de 1988 Laura Branigan protagoniza o seu segundo filme chamado Backstage. No filme seu personagem é "Kate Lawrence" uma estrela pop americana. No mesmo ano gravou o dueto "Come Into My Life" com Joe Esposito, para a banda sonora de Um príncipe em Nova York; e também "Your Love" para o filme Salsa - O Filme Quente.
Em 1990 lançou o seu sexto álbum de estúdio como o nome de "Laura Branigan (álbum)". O álbum teve grande repercussão, e trouxe sucessos como "Moonlight On Water" e "Never In A Million Years". Músicas que não foram singles oficiais também ganharam popularidade como é o caso da balada romântica "No Promise, No Guarantee" e as dançáveis "Turn The Beat Around" e "Reverse Psychology".
Em 1991 atuou na série Monsters no episódio "A Face fo Radio", onde interpretou a personagem "Amanda Smith-Jones".
Em 1993 foi o ano de "Over My Heart", o sétimo álbum de estúdio da cantora. Este porém, não foi muito bem aceite pela crítica, talvez pelo facto de ser um álbum mais independente e pessoal de Laura Branigan. Mas mesmo assim teve como grande sucesso a canção "Over You", e sucessos moderados como "Didn't We Almost Win It All" e "It's Been Hard Enough Getting Over You".
Em 1995 lançou "Dim All the Lights", regravação da canção de Donna Summer, que seria o seu último single, para a sua primeira coletânea oficial chamada "The Best of Branigan" a coletânea trouxe também a regravação de "Show Me Heaven". Neste mesmo ano Laura Branigan afastou-se definitivamente da indústria musical para cuidar do marido, a quem havia sido diagnosticado cancro.
Em 2004, ano da sua morte, foi lançado o álbum "Remember Me: The Last Recordings" que contém algumas faixas inéditas gravadas por Branigan e novos vocais para "Gloria" e "Self Control". O álbum teve quatro singles "The Challenge", "The Winner Takes It All" (regravação do grupo ABBA), "Gloria 2004" e "Self Control 2004".
Em 2007 o seu hit "How Am I Supposed to Live Without You" apareceu na série Todo Mundo Odeia o Chris, no episódio "Everybody Hates the Bachelor Pad". E no mesmo ano o hit "Self Control" tocou na série Arquivo Morto no episódio "Shuffle, Ball Change".
A Batalha de Gettysburg (1 a 3 de julho de 1863), ocorrida nos arredores e dentro da cidade de Gettysburg, Pensilvânia, foi a batalha com o maior número das vítimas na Guerra Civil dos EUA e ponto culminante da segunda invasão do norte pelo exército confederado do general Robert E. Lee.
A vitória das forças federais é frequentemente citada, juntamente com a
queda da Vicksburg, como o ponto de inflexão da guerra, a partir do
qual a iniciativa passaria em definitivo para as mãos da União.
Entretanto, a importância estratégica da batalha continua sendo um
assunto de controvérsia.
Filho de um engenheiro da marinha inglesa, Lewis Jones, com uma dona de casa, Brian era conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica (Brian aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano numa igreja próxima) era inicialmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras.
Durante o seu período nos Rolling Stones ele manteve uma imaginação que gerou o Rolling Stones Rock'n Roll Circus, entre outros. Costumava usar roupas extravagantes, além de um estilo de vida baseado no "sexo, drogas e rock'n roll".
Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso desregrado de drogas, o que lhe valeu a saída do grupo, a 8 de junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina da sua casa, Cotchford Farm, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh, que o músico adorava. Desde a sua morte, tida oficialmente como acidental, muitas dúvidas e livros encheram os media, alimentando muitas teorias da conspiração.
Apesar dos poucos anos de vida é considerado um dos mentores do estilo adotado pela banda. Deixou um grande número de fãs que prestam culto à sua imagem e contribuição musical até aos dias de hoje.
(...)
Na primavera de 1962, Jones convidou Jagger e Richards para formar uma banda, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado numa citação de uma canção de Muddy Waters (Rollin' Stone) que dizia: "… pedras rolantes não criam musgo…", e cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, na sua apresentação no Marquee Club de Londres, em 12 de julho de 1962.
Embora não tivesse a mesma facilidade de Keith e Jagger para compor músicas, era um grande instrumentista, sendo, com George Harrison, um dos primeiros músicos de rock a introduzir a sitar nas suas músicas. Tocava harmónica tão bem quanto guitarra, assim como vários outros instrumentos, sendo responsável por várias contribuições marcantes em músicas dos Stones, como a harpa em "You got the Silver", saxofone em "Dandelion", acordeão em Back Street Girl, entre outras. Fez os slides de guitarra na versão dos Stones de "I wanna be your man", em "I'm king bee" e outros. Também tocou o saxfone na música dos Beatles, "You Know My Name (Look Up the Number)", em 8 de junho de 1967. Ainda em 1967, ele compôs a banda sonora do filme A Degree Of Murder, no qual Anita Pallenberg, (a sua namorada na época) atuou como protagonista.
Foi afastado da banda em 1969, por causa da sua dependência de drogas, sendo substituído por Mick Taylor. O seu último álbum feito com os Stones foi Let it Bleed, onde tocou apenas em algumas músicas.
Inovou ao criar a banda Morphine, que fazia uma fusão vitoriosa de rock e jazz. Formada apenas por baixo, saxofone e bateria, além da intervenção eventual de alguns outros instrumentos, a música do grupo servia de base para que Sandman, com a sua voz aveludada, cantasse as suas belas poesias.
EL-REI Longe da luz A que sonhou na infância Em vez de predomínio e de conquista Sonhos de amor Entre visões de artista Morreu de desconsolo e de distância. Caminho aberto À morte por essa ânsia Que mais se exalta Quanto mais contrista De quem recorda o lar que nunca avista E se consome em lúcida constância. Porque acima do trono e da realeza Havia o céu azul, a claridade Da sua amada Terra Portuguesa Havia a Pátria, e dizem, que impiedade Dizem que não se morre de tristeza Dizem que não se morre de saudade.
A Lei de Direitos Civis de 1964 foi decretada em 2 de julho de 1964 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população afro-americana e feminina, por causa do Movimento dos direitos civis.
A lei também pôs fim às segregações raciais em locais públicos e
privados, permitindo aos cidadãos negros frequentar os mesmos ambientes e
gozar dos mesmos direitos legais que os brancos - Martin Luther King
foi quem conseguiu que essa lei fosse criada em benefício dos negros e
mulheres norte americanos.