segunda-feira, janeiro 23, 2023

A Grã-Duquesa de Luxemburgo Carlota, neta de um Rei portuguêsI, nasceu há 127 anos

 
Carlota, Grã-Duquesa do Luxemburgo (Castelo de Berg, 23 de janeiro de 1896 - Castelo de Fischbach, 9 de julho de 1985) foi a segunda filha de Guilherme IV, Grão-Duque de Luxemburgo e da sua consorte, a infanta Maria Ana de Bragança. Os seus avós maternos foram o rei D. Miguel I de Portugal e a princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.

Quando a sua irmã mais velha, a grã-duquesa Maria Adelaide, que tinha sucedido a seu pai, foi forçada a abdicar, em 14 de janeiro de 1919, Carlota teve que lidar com as tendências revolucionárias de seu país. Diferentemente da irmã, ela escolheu não se envolver na política.

Num referendo quanto à nova constituição, realizado em 28 de setembro de 1919, 77,8% do povo luxemburguês votou para a continuação da monarquia grã-ducal, com Carlota como Chefe de Estado. Nesta constituição, todavia, o poder da monarquia foi severamente restrito.

Na Segunda Guerra Mundial, a grã-duquesa, a família grã-ducal e o governo do Luxemburgo refugiam-se na França e, após a rendição da França aos alemães, obtêm um visto do cônsul português Aristides de Sousa Mendes, em Bordéus. Mudam-se para Portugal, numa comitiva de 17 carros e 72 pessoas. Instalaram-se no Hotel do Buçaco. Salazar atribui à grã-duquesa e aos seus ministros o estatuto de refugiados, desde que estes se abstivessem de qualquer atividade ou declarações políticas. Depois de Coimbra, a grã-duquesa muda-se para Cascais.

Mais tarde, sediaram-se no Canadá, onde angariaram fundos para apoiar os seus concidadãos refugiados.

Carlota, no exílio em Londres, revelou ser um importante símbolo de unidade nacional. Na BBC fez uma alocução, em luxemburguês, protestando contra a anexação do seu país, que teve um enorme impacto.

Apenas regressou ao Luxemburgo, após luz verde dos Aliados, em abril de 1945. 

Em 6 de novembro de 1919, Carlota desposou o príncipe Félix de Bourbon-Parma, seu primo. Eles tiveram seis filhos. 

Em 12 de novembro de 1964, Carlota abdicou em favor do seu filho mais velho, o príncipe João, que tinha sido regente durante três anos. A grã-duquesa morreu, de cancro, em julho de 1985, aos oitenta e nove anos de idade.

    

 

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O realizador Sergei Eisenstein nasceu há 125 anos

    
Sergei Mikhailovitch Eisenstein (Riga, 23 de janeiro de 1898Moscovo, 11 de fevereiro de 1948) foi um dos mais importantes cineastas soviéticos. Foi também um filmólogo.
Relacionado com o movimento de arte de vanguarda russa, participou ativamente na Revolução de 1917 e na consolidação do cinema como meio de expressão artística.
Notabilizou-se pelos seus filmes mudos A Greve, O Couraçado Potemkin e Outubro, assim como os épicos históricos Alexandre Nevski e Ivan, o Terrível. A sua obra influenciou fortemente os primeiros cineastas, devido ao seu uso inovador de escritos sobre montagem.
    
Cena de O Couraçado Potemkin
     
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Rafael Bordalo Pinheiro morreu há 118 anos

    
Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de março de 1846 - Lisboa, 23 de janeiro de 1905) foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida. É o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português. Entre seus irmãos estava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.
O Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa reúne parte significativa da sua obra.
Nascido Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro, filho de Manuel Maria Bordalo Pinheiro (1815-1880) e D. Maria Augusta do Ó Carvalho Prostes, em família de artistas, cedo ganhou o gosto pelas artes. Em 1860 inscreveu-se no Conservatório e posteriormente matriculou-se sucessivamente na Academia de Belas Artes (desenho de arquitetura civil, desenho antigo e modelo vivo), no Curso Superior de Letras e na Escola de Arte Dramática, para logo de seguida desistir. Estreou-se no Teatro Garrett embora nunca tenha vindo a fazer carreira como ator.
Em 1863, o pai arranjou-lhe um lugar na Câmara dos Pares, onde acabou por descobrir a sua verdadeira vocação, motivado pelas intrigas políticas dos bastidores.
Desposou Elvira Ferreira de Almeida em 1866 e no ano seguinte nasceu o seu filho Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro.
Começou por tentar ganhar a vida como artista plástico com composições realistas, apresentando pela primeira vez trabalhos seus em 1868, na exposição promovida pela Sociedade Promotora de Belas-Artes, onde apresentou oito aguarelas inspiradas nos costumes e tipos populares, com preferência pelos campinos de trajes vistosos. Em 1871 recebeu um prémio na Exposição Internacional de Madrid. Paralelamente foi desenvolvendo a sua faceta de caricaturista, ilustrador e decorador.
Em 1875 criou a figura do Zé Povinho, publicada n'A Lanterna Mágica. Nesse mesmo ano, partiu para o Brasil onde colaborou em alguns jornais e enviava a sua colaboração para Lisboa, voltando a Portugal em 1879, tendo lançado O António Maria (1879-1899).
Experimentou trabalhar o barro em 1885 e começou a produção de louça artística na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.
Faleceu a 23 de janeiro de 1905, em Lisboa, no nº 28 da rua da Abegoaria (actual Largo Raphael Bordallo-Pinheiro), no Chiado, freguesia do Sacramento, em Lisboa. Teve funeral católico, no qual participaram várias dezenas de pessoas, incluindo políticos de destaque. Destacou-se a oração fúnebre do jovem médico António José de Almeida. Segundo José-Augusto França foi esta até então a maior consagração pública prestada a um artista plástico em Portugal.
     

Imagem em barro do Zé Povinho
        

Django Reinhardt nasceu há 113 anos

    

Jean "Django" Reinhardt (Liberchies, 23 de janeiro de 1910 - Fontainebleau, 16 de maio de 1953) foi um guitarrista de jazz francês, nascido na Bélgica e de etnia cigana. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, ele também influenciou vários músicos e inovou ao ajudar ao criar o estilo gypsy jazz.

É tido como o pai do jazz na Europa, e também um dos primeiros músicos não negros nesse estilo musical. De ascendência cigana, Reinhardt nasceu na vila de Liberchies, no centro-sul da Bélgica, e acompanhou sua caravana até chegar aos arredores de Paris. Nessa cidade, começou a tocar banjo logo aos doze anos na vida noturna. Em sua primeira gravação conhecida (de 1928) ele toca banjo. Após um incêndio, no mesmo ano, ele perdeu a mobilidade de dois dedos da mão esquerda, o que o forçou a desenvolver uma técnica própria. Fez sucesso, posteriormente, com o Quintette du Hot Club de France; com o início da Segunda Guerra Mundial, o grupo se separou. Django faleceu em 1953, vítima de uma hemorragia cerebral. 

   

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O sismo de Shaanxi, que matou 830 mil pessoas, foi há 467 anos

Mapa da China mostrando a província de Shaanxi (vermelho) e as outras províncias afetadas pelo sismo (laranja)

    

The 1556 Shaanxi earthquake or Jiajing earthquake  was a catastrophic earthquake and is also the deadliest earthquake on record, killing approximately 830.000 people. It occurred on the morning of 23 January 1556 in Shaanxi, during the Ming Dynasty. More than 97 counties in the provinces of Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu and Anhui were affected. An 840-kilometre-wide area was destroyed, and in some counties 60% of the population was killed. Most of the population in the area at the time lived in yaodongs, artificial caves in loess cliffs, many of which collapsed with catastrophic loss of life.
  
Geography
The Shaanxi earthquake's epicenter was in the Wei River Valley in Shaanxi Province, near the cities of Huaxian, Weinan and Huayin. In Huaxian, every single building and home was demolished, killing more than half the residents of the city, with a death toll estimated in the hundreds of thousands. The situation in Weinan and Huayin was similar. In certain areas, 20-metre (66 ft) deep crevices opened in the earth. Destruction and death were everywhere, affecting places as far as 500 kilometres (310 mi) from the epicenter. The earthquake also triggered landslides, which contributed to the massive death toll. The rupture occurred during the reign of the Jiajing Emperor of the Ming Dynasty. Therefore, in Chinese historical record, this earthquake is often referred to as the Jiajing Great Earthquake.
Modern estimates, based on geological data, give the earthquake a magnitude of approximately 8 on the moment magnitude scale or XI on the Mercalli scale, though more recent discoveries have shown that it was 7.9. While it was the deadliest earthquake and the fourth deadliest natural disaster in history, there have been earthquakes with considerably higher magnitudes. Following the earthquake, aftershocks continued several times a month for half a year.
In the annals of China it was described in this manner:

In the winter of 1556, an earthquake catastrophe occurred in the Shaanxi and Shanxi Provinces. In our Hua County, various misfortunes took place. Mountains and rivers changed places and roads were destroyed. In some places, the ground suddenly rose up and formed new hills, or it sank abruptly and became new valleys. In other areas, a stream burst out in an instant, or the ground broke and new gullies appeared. Huts, official houses, temples and city walls collapsed all of a sudden.
The earthquake damaged many of the Forest of Stonesteles badly. Of the 114 Kaicheng Stone Classics, 40 were broken in the earthquake.
T  he scholar Qin Keda lived through the earthquake and recorded details. One conclusion he drew was that "at the very beginning of an earthquake, people indoors should not go out immediately. Just crouch down and wait. Even if the nest has collapsed, some eggs may remain intact." This may indicate that many people were killed trying to flee while some who stayed put may have survived. The shaking reduced the height of the Small Wild Goose Pagoda in Xi'an from 45 meters to 43,4 meters.
     
Loess caves   
Millions of people at the time lived in artificial Loess caves on high cliffs in the area of the Loess Plateau. Loess is the name for the silty soil that windstorms deposited on the plateau over the ages. The soft loess clay had formed over thousands of years due to wind blowing silt into the area from the Gobi Desert. Loess is a highly erosion-prone soil that is susceptible to the forces of wind and water. The Loess Plateau and its dusty soil cover almost all of Shanxi, Shaanxi, and Gansu provinces and parts of others. Much of the population lived in dwellings called yaodongs in these cliffs. This was the major contributing factor to the huge death toll. The earthquake caused landslides, which destroyed the caves.
    
Cost   
The cost of damage done by the earthquake is almost impossible to measure in modern terms. The death toll, however, has been traditionally given as 820.000 to 830.000. The accompanying property damage would have been incalculable – an entire region of inner China had been destroyed and an estimated 60% of the region’s population died.
    
Foreign reaction 
The Portuguese Dominican friar Gaspar da Cruz, who visited Guangzhou later in 1556, heard about the earthquake, and later reported about it in the last chapter of his book, A Treatise of China (1569). He viewed the earthquake as a possible punishment for people's sins, and the Great Comet of 1556 as, possibly, the sign of this calamity (as well as perhaps the sign of the birth of the Antichrist).
     

Samuel Barber morreu há quarenta e dois anos...

     

Samuel Osmond Barber II (West Chester, Pennsylvania, March 9, 1910 – Manhattan, January 23, 1981) was an American composer of orchestral, opera, choral, and piano music. He is one of the most celebrated composers of the 20th century; music critic Donal Henahan stated, "Probably no other American composer has ever enjoyed such early, such persistent and such long-lasting acclaim."

His Adagio for Strings (1936) has earned a permanent place in the concert repertory of orchestras. He was awarded the Pulitzer Prize for Music twice: for his opera Vanessa (1956–57) and for the Concerto for Piano and Orchestra (1962). Also widely performed is his Knoxville: Summer of 1915 (1947), a setting for soprano and orchestra of a prose text by James Agee. At the time of Barber's death, nearly all of his compositions had been recorded.

  

 


George Cukor morreu há quarenta anos...

    

Biografia
Filho de um advogado oriundo da Hungria, Cukor estreou-se no cinema como assistente técnico, em 1918. Mas foi em 1926, ao levar para o teatro o romance O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald, que conheceu o sucesso. Da Broadway migrou para Hollywood, em 1929.
Conhecido pela sensibilidade com que tratava temas relacionados com o universo feminino, era um artesão subtil da comédia e foi sempre um forte concorrente ao Óscar de melhor diretor, que levou, em 1964, pela comédia musical My Fair Lady.
Além de My Fair Lady, conquistou público e crítica com filmes como A Costela de Adão, A Mulher Absoluta, Assim nasce uma Estrela (com Judy Garland), Justine, Viagens com a minha Tia e Ricas e Famosas, o seu derradeiro filme.
 
Prémios
 
  

Salvador Dalí morreu há trinta e quatro anos

     
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 - Figueres, 23 de janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente, em 2003, e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu na sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha durante quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
   
Biografia
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu às 08.45 horas de 11 de maio de 1904, no número vinte da carrer (rua) Monturiol da vila de Figueres, na Catalunha, em Espanha. O seu irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido a 12 de outubro de 1901), morreu de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de agosto de 1903. O seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irascível e dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho. Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão, "Dalí visto pela sua irmã".
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramón Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em fevereiro de 1921 a sua mãe morreu, de cancro da mama. Dalí, então com dezasseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma". Após a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Dalí casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu com este casamento, como alguns pensaram, pois tinha um grande amor e respeito pela sua tia. 
     
Aprendizagem - Madrid e Paris
Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa arte provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).
Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. O seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o poema"Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers") de seu amigo, o poeta e jornalista catalão Carles Fages de Climent.
Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 1920, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e Velázquez. As exposições dos seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida a 7 de setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia civil (cerimónia religiosa em 1958).
      
Política e personalidade
A política desempenhou um papel significativo na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco Franco. André Breton, líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também tinha grande admiração por Freud (a quem ele conheceu), e Einstein, ambos judeus.
Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto o anarquismo como o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monárquico. Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido da sua posição no Museu de Arte Moderna e, posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e recusou-se a alinhar com qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha, após a Segunda Guerra Mundial, Dalí tornou-se mais próximo do regime de Francisco Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o por suas ações, em "limpar a Espanha de forças destrutivas". Dizem que enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe por assinar a sentença de morte de presos políticos." Dalí encontro Franco uma vez mas nem sequer se reuniu pessoalmente com ele para pintar um retrato da sua neta. É impossível determinar se as suas homenagens a Franco foram sinceras ou caprichosas, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem suspeitar do seu aspecto de troça.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.
Gala morreu em Port Lligat, na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um conjunto de medicamentos não prescritos danificou o seu sistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim à sua capacidade artística. Aos 76 anos, Dalí começa a sofrer tremores terríveis ao seu lado direito, causado pela doença de Parkinson.
Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras - talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência do seu pessoal - mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.
Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo Rei Juan Carlos I, que confessou ter sido sempre um devoto de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989, morreu, de insuficiência cardíaca, em Figueres, com a idade de 84, sendo sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, na Igreja de Sant Pere, onde ocorreram o seu funeral, primeira comunhão e batismo, a três quarteirões da casa onde nasceu.
    

Brasão do Marquês de Dalí de Púbol
              
          
Cristo de São João da Cruz (1951)
   
A Persistência da Memória

Muzio Clementi nasceu há 271 anos

 
Muzio Clementi (Roma, 23 de janeiro de 1752 - Worcestershire, 10 de março de 1832) foi um músico italiano, naturalizado britânico. Foi provavelmente o primeiro compositor a escrever peças dedicadas às possibilidades dinâmicas do então novo instrumento de teclas e cordas percutidas: o piano.

     

 


Stendhal nasceu há duzentos e quarenta anos

     
Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal (Grenoble, 23 de janeiro de 1783 - Paris, 23 de março de 1842) foi um escritor francês. Os seus romances de formação O Vermelho e o Negro (1830), A Cartuxa de Parma (1839) e Lucien Leuwen (inacabado) fizeram dele, ao lado de Flaubert, Victor Hugo, Balzac e Zola, um dos grandes romancistas franceses do século XIX. Em seus romances, caracterizados por um estilo económico e deliberadamente seco, Stendhal busca "a verdade, a dura verdade" no campo psicológico e, essencialmente, aborda jovens com aspirações românticas de vitalidade, força de sentimento e sonhos de glória.

    

Édouard Manet nasceu há cento e noventa e um anos

    
Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832 - Paris, 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX.
Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant.
Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também pela sua técnica, que escapava às convenções académicas. Frequentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. A esta sua liberação das associações literárias tradicionais, cómicas ou moralistas, com a pintura, deve o facto de ser considerado um dos fundadores da arte moderna. As suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no Campo, Olímpia, A sacada, O tocador de pífaro e A execução de Maximiliano.
   
 A execução de Maximiliano - 1867
      
Olympia
     
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Mohorovicic, o famoso meteorologista, sismólogo e geofísico croata, nasceu há 166 anos

  
Andrija Mohorovičić
(Volosko, 23 de janeiro de 1857 - Zagreb, 18 de dezembro de 1936) foi um meteorologista, sismólogo e geofísico croata que ficou famoso ao postular a existência de uma descontinuidade nas propriedades mecânicas dos materiais geológicos marcando a transição entre a crusta e o manto da Terra. Esta descontinuidade denomina-se hoje descontinuidade de Mohorovičić, ou simplesmente descontinuidade Moho, em homenagem ao seu descobridor.
    
(...) 
   
   
Sismologia
A 8 de outubro de 1909 registou-se um sismo com epicentro na região de Pokuplje, a 39 quilómetros a sueste de Zagreb. Tendo os sismo sido registado por uma rede de sismógrafos recentemente instalada, coube a Mohorovičić proceder à análise dos dados obtidos. A partir desses dados, comparando os tempos de chegada das ondas sísmicas aos diferentes aparelhos, Mohorovičić chegou à conclusão que aquelas ondas se comportam como qualquer outro fenómeno ondulatório, sendo refratadas e refletidas nas interfaces entre materiais com características de condução (isto é velocidade de propagação) diferentes. Também reconheceu, pela primeira vez, a existência nos sismos de ondas diferentes (longitudinais e transversais), propagando-se pelo solo a velocidades diferentes.
Ao analisar os registos de estações progressivamente mais distantes do epicentro, Mohorovičić reconheceu que a Terra era composta por camadas diferenciadas colocadas em torno de um núcleo central. Pela sua evidência, mesmo em sismos próximos, foi capaz de detetar a existência de uma descontinuidade na velocidade de propagação das ondas sísmicas na interface entre a crusta e o manto, determinando a sua profundidade (que ele estimou então ser a 54 quilómetros).
Hoje sabe-se que aquela descontinuidade, que recebeu o nome de descontinuidade de Mohorovičić em honra do seu descobridor, se encontra a uma profundidade que varia dos cinco a nove quilómetros sob a crusta oceânica e de 25 a 60 quilómetros sob os continentes (embora possa ser mais profunda sob altas montanhas ou próximo de uma zona de subducção), tendo observações posteriores confirmado a existência daquela descontinuidade sob toda a superfície terrestre.
  
Ideias pioneiras e homenagens
Muitos dos conceitos e teorias postulados por Mohorovičić eram visionários e muito avançados para o seu tempo, alguns deles só ganhando aceitação décadas mais tarde. Dedicou-se a um conjunto eclético de temas que incluíam o efeito dos sismos sobre os edifícios, a teoria da geração de sismos de foco profundo, a localização automática de epicentros, os modelos da composição e estrutura da Terra, sismógrafos eletrónicos, aproveitamento da energia eólica e defesa contra o granizo.
Aposentou-se em 1921 e faleceu, em Zagreb, a 18 de dezembro de 1936, com a reputação de ser um dos mais proeminentes cientistas que se dedicaram à geofísica no século XX.
Em sua honra, no ano de 1970 foi dado o nome de cratera Mohorovičić a uma cratera de 77 km de diâmetro situada na face oculta da Lua. Também em 1996, o asteroide 8422 Mohorovičić, com um período orbital de 5 anos e 38 dias, foi batizado em sua honra.
   

Gustave Doré morreu há cento e quarenta anos

  
Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 - Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhador e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. O seu estilo caracteriza-se pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871.
   
  
O Gato das Botas
        

domingo, janeiro 22, 2023

Dona Zica morreu há vinte anos...

(imagem daqui)
   
Dona Zica, pseudónimo de Euzébia Silva do Nascimento (Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1913 - Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2003) foi uma sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira e a última esposa do sambista Cartola.

Biografia
Grande símbolo do Carnaval carioca, Dona Zica participou da novela Xica da Silva e a sua biografia foi escrita pela escritora pernambucana Odacy de Brito Silva. Ficou mais conhecida ao se casar com Cartola.
Dona Zica já tinha mais de 40 anos de idade quando se casou com Cartola, em 1954. Eles se conheciam desde jovens mas nunca haviam namorado, eram vizinhos no Morro da Mangueira, onde moravam. Não namoraram pois Zica já estava comprometida e na época a mulher era mal vista se o seu noivado fosse desfeito.
Zica casou-se aos 19 anos com o seu primeiro marido, teve cinco filhos biológicos e adotou um sexto. Ficou viúva após 20 anos de casada. Cartola também casou, porém não teve filhos, porque era estéril. Após ficar viúvo, viveu mais de 10 anos longe da Mangueira. Um dia, voltou e reencontrou a sua antiga amiga, Zica, e começou a se interessar mais por ela, e passou a namorá-la. Casaram-se e viveram juntos 26 anos, até a morte dele, em 1980.
O seu talento gastronómico, foi decisivo nas finanças da vida do casal, pois, conforme um depoimento seu, ela, na década de 60, foi comandar um vatapá, na casa de Benjamin Eurico Cruz, e fez um contacto do qual viria a surgir embrião do Zicartola, famosa casa de samba do Rio de Janeiro e restaurante a qual se tornou um ponto de encontro dos sambistas da época.
Dona Zica, morreu aos 89 anos de problemas cardiovasculares. É figura inesquecível na história da música brasileira, sendo bastante amiga de Dona Neuma, outra grande personalidade da Mangueira.
    

 


O Abbé Pierre morreu há 16 anos...

    
Henri Antoine Groués, mais conhecido como Abbé Pierre (Lyon, 5 de agosto de 1912 - Paris, 22 de janeiro de 2007) foi um sacerdote católico francês, que morreu com 94 anos.
Revoltado ao constatar que num país rico como a França morriam, devido ao frio, pessoas que dormiam na rua, o Abbé Pierre, que se iniciou na ordem franciscana e passou para os capuchinhos, falou em 1954 aos microfones da Rádio Luxemburgo (RTL), para lançar alertas no sentido de se recolher apoio para salvar os mais pobres de uma morte certa.
O seu trabalho de assistência iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se dedicado a salvar pessoas perseguidas pelos nazis. Organizou mesmo um grupo de resistência armada no seio da Resistência Francesa, tendo sido preso, mas conseguiu fugir escondido, num saco do correio, num avião para a Argélia e que fez escala na Suíça. Recebeu numerosas honrarias, distinções e condecorações militares pelo combate em prol da França.
Com a paz, voltou a Paris e foi eleito deputado na Assembleia Nacional Francesa, lugar que abandonou, em 1951, como forma de protesto contra uma lei eleitoral, que julgava injusta. A partir daí dedicou-se inteiramente ao Movimento Emaús, que está hoje presente em mais de quarenta países de todo o mundo.
O Abbé Pierre, vendo a exclusão pela qual os homens passavam naquele período de guerra, decidiu lutar contras as causas da injustiça, colocou homens para morar em um abrigo e dai começou o acolhimento do Emaús, saiu depois disso do parlamento e sustentou os acolhidos do abrigo por um determinado período com as suas economias guardadas no período de seu mandato, só que um dia essas economias acabaram e o mesmo precisava sustentar os seus acolhidos de alguma forma, foi então que decidiu sair para a rua, a pedir esmola, para ajudar na alimentação de casa. Uma mulher, conhecendo o seu trabalho de retirar mendigos das ruas, alertou os acolhidos que chamaram a atenção do padre, que alegou ter que sustentar a casa, foi então que um dos acolhidos teve a ideia de irem retirar os bens deixados pelos moradores em suas casas durante a guerra e vendê-los para angariar dinheiro para o sustento da comunidade, e assim fizeram formando assim o primeiro bazar e a primeira comunidade Emaús na França no ano de 1949. O nome Emaús corresponde a uma localidade da Terra Santa onde homens crentes e não crentes voltaram a encontrar a esperança (vide Lucas 7 ) e essa ate hoje é a missão das mais de trezentas comunidades Emaús de todo o mundo - "Servir aos que mais sofrem, combatendo as causas da miséria e dar aos homens uma nova esperança de vida".
     

A saudosa Marília Pêra nasceu há oitenta anos

    
Marília Soares Pêra (Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1943Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2015) foi uma consagrada e premiada atriz, cantora e diretora teatral brasileira. Pêra conquistou, ao longo da sua carreira, cerca de 80 prémios e atuou em 49 peças, 29 novelas e 24 filmes.
  

Steve Perry faz hoje 74 anos


Steve Perry (nascido Stephen Ray Perry em 22 de janeiro de 1949) é um vocalista e escritor de músicas norte-americano. Perry nasceu em Hanford, Califórnia, e é mais conhecido por ter sido o vocalista da banda Journey de 1977 até 1987 e também de 1995 até 1998.

Steve, que tem ascendência portuguesa, tendo avós que vieram dos Açores (Pico), tem sido muito elogiado e aclamado por ser um compositor, cantor e "entertainer" completo, o que é muito apropriado pois ele foi o vocalista dos Journey.
Nascido e criado em Hanford, aos 18 anos, mudou-se para Los Angeles para correr atrás de seu sonho de tornar-se cantor. Steve trabalhou como engenheiro de som e tocou em várias bandas locais como "The Sullies" e " Ice and Pieces" enquanto esperava pela sua oportunidade na indústria da música.
Em 1977 uma fita demo da sua banda de blues e rock chamada "Alien Project", chegou às mãos de Herbie Herbert, que, coincidentemente, procurava por um vocalista para os Journey. "Alien Project" foi dissolvida quando um de seus integrantes faleceu num acidente de carro; Herbie contactou Steve e em meados de 1977, Steve tornou-se o vocalista dos Journey.
Steve recebeu a alcunha de "The Voice" pelos fãs, críticos e colegas músicos pela voz forte, melodiosa e capaz de atingir notas altas com grande facilidade. Ele toca guitarra, piano e bateria, e cita Sam Cooke, Jackie Wilson e Marvin Gaye como a sua inspiração musical.

 


Saudades de Michael Hutchence...