O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Nasceu a 18 de fevereiro de 1917 na freguesia de Cedofeita, Porto, foi
nomeado Professor Catedrático da Universidade de Coimbra em 1949 e seu
Reitor entre 1971 e 1974, tendo-se Jubilado como Professor Catedrático
do Departamento de Ciências da Terra em 1987.
Licenciado em Ciências Geológicas com distinção, pela Universidade do
Porto, em 1938, onde foi contratado em 1939 como assistente do Grupo de
Ciências Geológicas. Doutorado nesta Universidade em 1944, com a tese
“Jazigos Portugueses de Cassiterite e Volframite”, onde passou a exercer
funções de 1º assistente de 1945 a 1948. Prestou provas públicas para
professor extraordinário com a tese “Rochas e minérios da região de
Bragança-Vinhais”, em 1948, na Universidade do Porto. Foi Professor
Extraordinário nesta Universidade de 1948 a 1949. Em 1949, prestou
provas públicas para Professor Catedrático na Universidade de Coimbra,
tendo dado a lição “Geologia dos minérios de ferro portugueses – seu
interesse para a siderurgia”.
Entre 1950 e 1974, dirigiu o Museu e Laboratório Mineralógico e
Geológico da Universidade de Coimbra. Foi diretor dos Centro de Estudos
Geológicos (1950-1975), do Agrupamento de Estudos Geológicos do
Ultramar (1954-1974) e do Centro de Estudos de Mineralogia e Geologia de
Coimbra (1958-1974).
Colaborou com os Serviços Geológicos de Portugal desde 1940, Serviço de
Fomento Mineiro (1945-1963) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil
(1962-1964). Foi membro do Conselho Superior de Minas e Serviços
Geológicos (1958-1974), do Centro de Investigação Científica do
Instituto de Alta Cultura (1964-1973) e da Junta Nacional de Educação
(1971-1974).
Foi diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, entre
1963 e 1971, onde se destacou pela reforma das várias licenciaturas,
pelo desenvolvimento da investigação e pelo apetrechamento didático.
Entre 1971 e 1974, assumiu o cargo de Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra,
tendo protagonizado o crescimento físico e orgânico da Universidade,
com a transformação da Faculdade de Ciências em Faculdade de Ciências e
Tecnologia, a criação da Faculdade de Economia e deixou organizado o
processo de criação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Desenvolveu os Serviços Sociais para os funcionários e estudantes, tendo
sido responsável pela instalação de serviços de benefícios múltiplos.
A sua atividade académica é marcada pela investigação nos domínios dos
recursos geológicos, nomeadamente, das mineralizações e dos jazigos
minerais e dos processos geoquímicos associados, bem como da geologia de
engenharia, relacionada com a cartografia geológica e geotécnica e com o
comportamento geomecânico dos materiais.
Realizou estudos geológicos e petrográficos em Portugal continental,
Porto Santo, Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Macau e Timor.
Estudou jazigos minerais e pedreiras em Portugal, Angola, Moçambique e
Goa.
Foi consultor dos principais projetos hidroelétricos em Portugal e nas
ex-colónias, desde 1957, onde marcou as equipas multidisciplinares de
projeto e construção das principais barragens, tendo mantido essa
atividade até 2002.
A sua bibliografia é composta por 203 trabalhos científicos publicados e
334 relatórios de Geologia Económica e de Geologia Aplicada, os quais
tiveram impacto nacional e internacional.
Foi um dos fundadores da Sociedade Geológica de Portugal (1941) e da Sociedad Española de Cristalografia e Mineralogia (1975).
Na Academia das Ciências de Lisboa, foi Membro Correspondente de 1983 a
1987, Membro Efetivo de 1987 a 2013 e Sócio Emérito de 2013 a 2015. Foi
Sócio Emérito da Academia de Engenharia de 2009 a 2015.
Foi-lhe concedido o grau da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública por Sua Excelência o Presidente da República, em 2003.
Em 2015, a Sociedade Geológica de Portugal instituiu o Prémio Cotelo
Neiva destinado a homenagear e distinguir a carreira científica e/ou
profissional de um geólogo português.
NOTA: Faleceu em 19 de
março de 2015 este grande Geólogo. Não tive a honra e o prazer de ser seu aluno
(jubilou-se pouco após eu ter entrado
na Universidade) mas recordo-o ainda com muito carinho, bem como à sua
filha, a já desaparecida Professora Doutora Ana Neiva, que deu aulas a todos Geopedrados...
O papa João Paulo II, em 1982,
indicou para a sua festa litúrgica o dia da sua morte e dois anos
depois, o mesmo pontífice declarou-o "Padroeiro Universal dos
Artistas".
Biografia
É também chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado primeiro na Congregação de São Nicolau, em 1417, e passados três anos no convento dominicano de Fiesole.
Guido di Pietro, ou Guidolino "da Pietro" (i.e., filho de Pietro), porém, foi o seu nome de batismo.
Ao ingressar no convento já tinha recebido treinamento artístico. Entre 1409 e 1418 foi exilado, com o resto da comunidade, por se oporem ao Papa Alexandre V. Em 1436 ele e a comunidade deslocaram-se para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar as paredes. Em 1447 e 1448 esteve em Roma, e de novo em 1452, trabalhando na corte do papa, decorando as paredes da capela do Papa Nicolau V, no Vaticano e aceitando encomendas em Orvieto. Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continuou a trabalhar em Roma e Florença.
Supõe-se que estudou a arte da iluminura com Lorenzo Monaco, cultivador do estilo gótico internacional. Influenciado por Gentile da Fabriano, e por Lorenzo Ghiberti, Fra Angelico adotou novas formas da Renascença em seus afrescos
e nos painéis, desenvolvendo um estilo único, caracterizado por cores
suaves, claras, formas elegantes, composições muito contrabalançadas.
Acrescenta a sua linguagem pictórica as contribuições de Masaccio,
enriquecidas com um achado genial: o uso da luz com uma intenção nada
naturalista mas estética, expressa através de um uso inteligente da
cor. A sua pintura, essencialmente religiosa, está dominada por um
espírito contemplativo, pois concebe a pintura como uma espécie de
oração. Os seus temas mais frequentes e característicos são a Virgem
com o Menino, a coroação da Virgem e a Anunciação. Nas suas
representações do paraíso, pinta com dedicação e amor franciscanos
flores e ervas dos prados por onde caminham os escolhidos. Uma das suas
obras de mais substância é «A Descida», em que se presta mais atenção
à veneração e amor dos santos que ao sofrimento de Cristo.
Do ponto de vista técnico, Fra Angélico parte do gosto preciosista e
delicado do gótico internacional, enriquecido com o interesse pela
perspectiva característico da época. Insiste mais na linha que na cor.
Pelos seus temas, pelo seu tratamento da natureza, pela sua
incorporação da arquitectura, é inequivocamente renascentista. Pinta
frequentemente em colaboração com os seus discípulos.
Em suas pinturas também expressa o sentimento interior das pessoas, como na obra O Juízo Final,
Fra Angelico tenta expressar o amargo e a alegria numa sintonia de
cores vivas saindo do padrão Medieval que era voltado somente a Deus e
entrando no Renascimento que era voltado ao homem.
A maior parte das suas obras conservam-se no claustro, nas celas e nas
salas do mencionado Convento de S. Marcos, cujas paredes mostram
murais com cenas e figuras religiosas («Dois Dominicanos Atendendo
Jesus Peregrino», «S. Pedro Mártir»). De entre os frescos da Capela Nicolina, a capela do Papa Nicolau V no Vaticano, destacam-se «A Lenda da Santo Estêvão» e «A Lenda de S. Lourenço».
Entre as suas obras principais estão o "Retábulo da Madona", em
Perugia; a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre,
Paris); o "Cristo cercado de anjos, patriarcas, santos e mártires"
(National Gallery, Londres); a "Anunciação" (Prado, Madri); e o "Juízo
Final" (Galeria Nacional, Roma).
No dia 14 de novembro de 2006 foram encontrados mais dois painéis por ele pintados, perdidos há mais de 200 anos, numa modesta casa em Oxford, na Inglaterra.
Adoração dos Reis Magos (National Gallery, Washington, DC.)
Oppenheimer nasceu no seio de uma família judia. Estudou na Ethical Culture Society, onde chegou a realizar uma formação completa, tanto em matemáticas e ciências como em literaturagrega e francesa.
No princípio centrou sua atenção nos processos energéticos das partículas subatómicas, incluídos os eletrões, positrões e raios cósmicos. Cedo se envolveu em assuntos políticos, preocupado pelo auge dos nazis na Alemanha. Em 1936 mostrou ser partidário dos republicanos, depois do início da guerra civil espanhola.
Ao herdar a fortuna do pai, falecido em 1937, não perdeu nenhuma
oportunidade de subvencionar diversas organizações antifascistas.
Dececionado pelo comportamento dispensado aos cientistas pela ditadura
estalinista, acabou por separar-se das associações comunistas a que esteve vinculado. Em 1939 Albert Einstein e Leo Szilard advertiram-no a respeito da terrível ameaça que tinha suposto para a humanidade sobre a possibilidade de que o regime nazi
fosse o primeiro a dispor de uma bomba atómica. Oppenheimer começou
então a pesquisar tenazmente sobre o processo de obtenção de urânio-235, a partir de minerais de urânio, ao mesmo tempo que determinava a massa crítica de urânio requerida para a bomba.
Em 1942 integrou o Projeto Manhattan, destinado a gerir a investigação e o desenvolvimento por parte de cientistasbritânicos e norte-americanos da energia nuclear
com fins militares. A sede central, o laboratório secreto de Los
Alamos, no Novo México, foi escolhida pelo próprio Oppenheimer. Depois do
sucesso da prova efetuada em Alamogordo, em 1945, demitiu-se de
diretor do projeto.
Dois anos depois foi eleito presidente da Comissão para a Energia
Atómica do país, cargo que exerceu até 1952. Um ano mais tarde,
devido a sua antiga vinculação com os comunistas, foi vítima da caça às bruxas de McCarthy, e foi destituído da presidência da comissão. Participou da 8ª e 10ª Conferência de Solvay, e foi presidente da 13ª conferência, em 1964.
Os últimos anos de sua vida foram dedicados à reflexão sobre os problemas surgidos da relação entre a ciência e a sociedade. Morreu, de cancro na garganta, aos 62 anos de idade.
Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus
como único redentor do pecador. Apesar disso, em suas teses não negava a
necessidade da confissão, considerando-a necessária para o perdão da
falta A sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia
é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao
sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um
sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de
Lutero eram chamados luteranos.
A sua tradução da Bíblia para o alemão, que não o latim, fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e
na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir, e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James. Os seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas. O seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimónio de padres protestantes.
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta nasceu e foi educado em Como, Ducado de Milão, onde se tornou professor de física na Escola Real em 1774. A sua paixão foi sempre o estudo da electricidade, e como um jovem estudante, ele escreve um poema em latim na sua nova fascinante descoberta. De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi o seu primeiro livro científico. Apesar da sua genialidade desde jovem, começou a falar somente aos quatro anos de idade.
Em 1751, com seis anos de idade, foi encaminhado pela família para a
escola jesuítica, pois era de interesse familiar que seguisse uma
carreira eclesiástica, porém, em 1759, com catorze anos decidiu estudar
física, e dois anos depois abandonou a escola jesuítica e desistiu da
carreira eclesiástica. Em 1775 aprimorou o eletróforo, uma máquina que produz eletricidade estática.
Volta é habitualmente conhecido como o inventor dessa máquina, que foi, de facto, inventada três anos antes.
Após ler um ensaio de Benjamin Franklin sobre "ar inflamável", procurou-o cuidadosamente em Itália, até descobriu o metano.
Assim, em novembro de 1776, Volta encontrou metano no lago Maior e, em 1778, conseguiu isolar o metano.
Em 1779 tornou-se professor de física na Universidade de Pavia, posição que ocupou durante 25 anos.
Em 1794 Volta casa-se com Teresa Peregrini, filha do conde Ludovico Peregrini. O casal teve três filhos.
Em setembro de 1801 Volta viaja a Paris aceitando um convite do imperador Napoleão Bonaparte, para mostrar as características da sua invenção (a pilha) no Institut de France. Em honra ao seu trabalho no campo de eletricidade, Napoleão tornou-o conde em 1810.
Volta está enterrado na cidade de Como, Itália. O "Templo Voltiano", perto do lago de Como, é um museu devotado ao trabalho do físico italiano: os seus instrumentos e as publicações originais estão à mostra de todos.
Pilha de Volta
Volta e Galvani
Em 1800, como resultado de uma discórdia profissional sobre a resposta galvânica, defendida por Luigi Galvani
(segundo a qual, os metais produziriam eletricidade apenas em
contacto com tecido animal), Volta desenvolveu a primeira pilha
elétrica (comprovando que, para a produção de eletricidade, a
presença de tecido animal não era necessária), um predecessor das
bateria e pilhas elétricas.
Volta determinou que os melhores pares de metais dissimilares para a produção de eletricidade eram o zinco e a prata.
Inicialmente, Volta experimentou células individuais em série, cada célula era um cálice de vinho
cheio de salmoura na qual dois elétrodos dissimilares foram
mergulhados. A pilha elétrica substituiu o cálice com um cartão
embebido em salmoura. O número de células, e consequentemente, a tensão elétrica
que poderiam produzir, estava limitado pela pressão exercida pelas
células de cima, que espremiam toda a salmoura do cartão da célula de
baixo.
No período de 1800 a 1815, após a invenção da pilha, houve grande evolução da eletroquímica.
Homenagens póstumas
Em 1881, uma unidade elétrica fundamental, o volt, foi nomeada em homenagem a Volta. Volta aparecia nas antigas notas de dez mil liras italianas, hoje fora de circulação. Também, em sua homenagem, uma cratera lunar recebeu o seu nome.
Kelly Groucutt (born Michael William Groucutt; Coseley, 8 September 1945 – Worcester, 19 February 2009) was an English musician, and bassist and occasional vocalist for the English rock band Electric Light Orchestra (ELO), between 1974 and 1983. He was born in Coseley, West Midlands.
Early career
Groucutt
began his musical career at 15 as Rikki Storm of Rikki Storm and the
Falcons. He sang with multiple outfits during the 1960s, picking up the
guitar as he went along. Groucutt was also a member of a band called "Sight and Sound", and later with a band called "Barefoot".
Electric Light Orchestra
While playing with Barefoot in Birmingham, he was spotted by ELO's Jeff Lynne; and after Lynne, Bev Bevan and Richard Tandy had watched him play, he was invited to join ELO, to replace Mike de Albuquerque, who had recently left the band.
Upon joining, he was asked to adopt a stage name because ELO had
already had several members named Michael, Mike or Mik; he chose Kelly
as being a school nickname. ELO then set off on their Eldorado tour. The first Electric Light Orchestra album to feature Kelly on bass guitar and as a backing vocalist was Face the Music
(1975). He assumed lead vocal duties on one or two album tracks
typically, and his vocals can be heard on later ELO songs, most
prominently on songs such as "Nightrider"
(1975), "Poker" (1975), "Above the Clouds" (1976), "Across the Border"
(1977), "Night in the City" (1977), "Sweet is the Night" (1977) and "The Diary of Horace Wimp" (1979). Groucutt often displayed his operatic vocal talents during live performances of "Rockaria!" (1976), though these were not performed in the studio.
Groucutt continued contributing on the albums A New World Record (1976), Out of the Blue (1977), Discovery (1979), Xanadu (1980), Time (1981), and the early sessions for Secret Messages (1983). By Discovery,
Groucutt's role in the band was reduced by Lynne from co-lead vocals to
backing vocals exclusively, as well as his duties on bass.
In 1982, he released his self-titled, debut solo album, Kelly. This album featured fellow ELO members Bev Bevan, Richard Tandy, Mik Kaminski and their orchestral co-arranger and conductor Louis Clark.[8] In 2001, the album was remastered for CD.
Groucutt remained with ELO until the onset of the recording sessions for the album Secret Messages
in 1982. It was at this juncture that he left the band, unhappy with
royalty payments during his tenure, and made the decision to sue
management and band leader Jeff Lynne.
A settlement for the sum of £300,000 (equivalent to £1,019,700 in 2019)
was reached out of court prior to proceedings. He is credited with
playing bass on Secret Messages, although the 2018 album liner notes state that he only played on four songs ("Train of Gold" and "Rock n Roll is King" from the single disc release and "No Way Out" and "Beatles Forever") from the original double album.
During the mid-to-late 1980s, Groucutt worked further on his solo career, including the We Love Animals EP in 1985 to benefit the RSPCA.
OrKestra
In the late 1980s, he and former band mate Mik Kaminski
formed the group OrKestra. The pair quickly became dissatisfied with
the poor promotion and record label the band received, especially as
their first album, Beyond The Dream was delayed. Though at least one song was ready for use in the 1989 film Summer Job,
the album itself was not released until 1991. By that point, Kaminski
and Groucutt, joined by fellow ELO member Hugh McDowell, had guest
starred in a tour with ELO Part II. In 1992, Groucutt and Kaminski both joined ELO Part II.
In 1993, the group's second album, Roll Over Beethoven was
released under the OrKestra name, though by that point the band was
seemingly defunct. It included more material from Groucutt and
Kaminski's tenure in the band. It is unknown if OrKestra continued on
after the two left.
ELO Part II and The Orchestra
During
his time in ELO Part II, Groucutt frequently shared lead vocal duties
with Neil Lockwood, Phil Bates, Peter Haycock, and Eric Troyer. However,
Haycock and Lockwood both left the band shortly after Groucutt's
arrival. When the group released Moment of Truth,
Groucutt contributed the song "The Fox", and co-wrote "Blue Violin" and
"Twist of the Knife". Groucutt also appeared on the live albums Performing ELO's Greatest Hits Live and One Night - Live in Australia.
While Groucutt was primarily the group's bassist, during some songs he would play guitar instead.
When Bev Bevan sold his half of the rights to ELO back to Jeff
Lynne in 1999, Groucutt chose to remain with the group. It was renamed The Orchestra,
in an attempt to get past Lynne's refusal to allow this group to bank
on the past reputation of Groucutt, Kaminski, and Clark. He again made
writing contributions to the group's next album, No Rewind, by co-writing the closing track, "Before We Go".
Personal life
Kelly
Groucutt was married twice. His first marriage produced three sons
(Christopher, Steven, and Robin) and a daughter (Jenny). The birth of
his fourth child was around the same time he began to depart from ELO.
In 2006, Groucutt wed Anna-Maria Bialaga. They remained married until his death.
Death
On 18
February 2009, Groucutt returned from a sell-out show with The Orchestra
in Berlin. He suffered a heart attack shortly after, and died on the
19th at the Royal Worcester Hospital in Worcester. His family held a
small, exclusive concert with members from The Orchestra in his memory.
After a successful crowdfunding campaign was held by his family, a
plaque commemorating Groucutt was placed at his childhood home, where
his family lived from 1937 to 1992.
Kevin Ayers (Herne Bay, Kent, 16 August 1944 – Montolieu, France, 18 February 2013) was an English singer-songwriter who was active in the English psychedelic music movement. Ayers was a founding member of the psychedelic band Soft Machine in the mid-1960s, and was closely associated with the Canterbury scene. He recorded a series of albums as a solo artist and over the years worked with Brian Eno, Syd Barrett, Bridget St John, John Cale, Elton John, Robert Wyatt, Andy Summers, Mike Oldfield, Nico and Ollie Halsall, among others. After living for many years in Deià, Mallorca, he returned to the United Kingdom in the mid-1990s before moving to the south of France. His last album, The Unfairground, was released in 2007. The British rock journalist Nick Kent
wrote: "Kevin Ayers and Syd Barrett were the two most important people
in British pop music. Everything that came after came from them."
(...)
Ayers died in his sleep on 18 February 2013 in Montolieu, France, aged 68.
Perseverance, também referido como Percy, é um rover planetário baseado nas configurações do rover Curiosity do Mars Science Laboratory. Desenvolvido pela NASA, foi lançado em 30 de julho de 2020 com destino a Marte. Investigará a astrobiologia, geologia e história de Marte, incluindo a possibilidade do planeta ter sido habitável no passado. Foi anunciado pela agência americana em 4 de dezembro de 2012, na União de Geofísica dos Estados Unidos, em São Francisco.
O rover é do tamanho de um carro, com cerca de 3 metros de comprimento
(sem incluir o braço), 2,7 metros de largura, 2,2 metros de altura e 1
050 kg. O veículo era conhecido pelo nome genérico do veículo da missão
Mars 2020, mas, em 5 de março de 2020, a NASA revelou o nome escolhido
para o veículo espacial. O veículo espacial foi renomeado como
Perseverance (literalmente Perseverança).
Perseverance possui uma broca capaz de perfurar o solo marciano
para recolher amostras e deixá-las na superfície de Marte. Uma missão
futura poderia recolher essas amostras e trazer de volta para a Terra para serem estudadas. O lançamento ocorreu em 30 de julho de 2020, na base de lançamentos Cabo Canaveral, num foguete Atlas V.
Àquela data, Terra e Marte estavam em boas posições em relação um ao
outro. Para manter os custos e riscos da missão mais baixos possíveis, o
projeto foi baseado na missão do Mars Science Laboratory, que pôs o Curiosity em Marte.
A missão também oferece oportunidade de adquirir informações e
desenvolvimento das tecnologias que poderão ser usadas futuramente para
expedições humanas no planeta vermelho.
Foto da placa no Perseverance que mostra a família dos rovers marcianos da NASA
Perseverance
Esta imagem estática é parte de um vídeo gravado por várias câmaras quando o rover Perseverance da NASA pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021. Uma câmara a bordo do estágio de descida capturou a imagem.
Gustavo Adolfo Claudio Domínguez Bastida (Sevilla, 17 de febrero de 1836 - Madrid, 22 de diciembre de 1870), más conocido como Gustavo Adolfo Bécquer, fue un poeta y narrador español, perteneciente al movimiento del Romanticismo.
Por ser un romántico tardío, ha sido asociado igualmente con el
movimiento posromántico. Aunque en vida ya alcanzó cierta fama, solo
después de su muerte y tras la publicación del conjunto de sus escritos
alcanzó el prestigio que hoy se le reconoce.
Su obra más célebre son las Rimas y Leyendas. Los poemas e
historias incluidos en esta colección son esenciales para el estudio de
la literatura hispana, sobre la que ejercieron posteriormente una gran
influencia.
Porque son, niña, tus ojos
verdes como el mar te quejas:
verdes los tienen las náyades,
verdes los tuvo Minerva
y verdes son las pupilas
de las hurís del profeta.
El verde es gala y ornato
del bosque en la primavera.
Entre sus siete colores
brillante el iris lo ostenta.
Las esmeraldas son verdes,
verde el color del que espera
y las ondas del Océano
y el laurel de los poetas.
Es tu mejilla temprana
rosa de escarcha cubierta,
en que el carmín de los pétalos
se ve al través de las perlas.
Y sin embargo,
sé que te quejas
porque tus ojos
crees que la afean:
pues no lo creas,
que parecen tus pupilas,
húmedas, verdes e inquietas,
tempranas hojas de almendro
que al soplo del aire tiemblan.
Es tu boca de rubíes
purpúrea granada abierta.
que en el estío convida a
apagar la sed en ella.
Y sin embargo,
sé que te quejas
porque tus ojos
crees que la afean:
pues no lo creas,
que parecen, si enojada
tus pupilas centellean,
las olas del mar que rompen
en las cantábricas peñas.
Es tu frente que corona
crespo el oro en ancha trenza,
nevada cumbre en que el día
su postrera luz refleja.
Y sin embargo,
sé que te quejas
porque tus ojos
crees que la afean:
pues no lo eras,
que, entre las rubias pestañas,
junto a las sienes, semejan
broches de esmeralda y oro
que un blanco armiño sujetan.
Can you feel it? Now it's coming back we can steal it If we bridge this gap I can see you Through the curtains of the waterfall
When I lost it Yeah you held my hand But I tossed it Didn't understand You were waiting As I dove into the waterfall
So say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo!
Can you feel my love? Bombs away Bombs away Bombs away Can you feel (my love, my love, my love, my love, my love) my love? Bombs away Bombs away Bombs away Say Geronimo!
Well we rushed it Moving away too fast That we crushed it But it's in the past We can make this leap Through the curtains of the waterfall
So say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo!
Can you feel (my love, my love, my love, my love, my love) my love? Bombs away Bombs away Bombs away Can you feel (my love, my love, my love, my love, my love) my love? Bombs away Bombs away Bombs away
Well I'm just a boy With a broken toy All lost and coy (At the curtains of the waterfall) So it's here I stand As a broken man But I've found my friend At the curtains of the waterfall
Now I'm falling down Through the crashing sound And you've come around At the curtains of the waterfall
And you rushed to me And it sets us free So I fall to my knees (At the curtains of the waterfall)
So say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo! Say Geronimo!
Bombs away Bombs away Bombs away (Say Geronimo!)
Say Geronimo!
Make this leap Make this leap Make this leap Make this leap Can you feel my love?
Segundo a revista Forbes,
surgia na 1.121.ª posição na lista das personalidades mais ricas do
mundo de 2016, com uma fortuna avaliada em 2,5 mil milhões de dólares. Quando faleceu ocupava o terceiro lugar na lista das pessoas mais ricas de Portugal.
O Fantasma é uma tira de jornal do género aventura criada por Lee Falk (também o criador do Mandrake),
contando as aventuras de um combatente do crime, mascarado e usando uma
roupa característica. O personagem atua num fictício país africano chamado Bangalla. A série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936, e aos domingos, com edição colorida, em maio de 1939, continuando até 2006. Falk encarregou o desenhador Phil Davis da execução das suas histórias.
Falk trabalhou na personagem até à sua morte, em 1999; atualmente, Tony DePaul
faz o texto e Mike Manley (de segunda-feira a sábado) e Terry Beatty
(domingo) desenham a tira. Antes Ray Moore, Wilson McCoy, Bill
Lignante, Sy Barry, George Olesen, Keith Williams, Fred Fredericks,
Graham Nolan e Eduardo Barreto também a desenharam. Na tira, o Fantasma foi
vigésimo primeiro numa linha de combatentes do crime que começou em
1536, quando piratas mataram o pai do marinheiro britânico Christopher
Walker. Após jurar ao crânio do assassino de seu pai que lutaria contra o
mal, Christopher começou o legado do Fantasma que passaria de pai para
filho. Apelidos para o Fantasma incluem "O espírito que anda" e "O Homem
que não pode morrer".
Ao contrário de outros heróis fantasiados da ficção, o Fantasma
não tem superpoderes e confia na sua força, inteligência e imortalidade
de renome para derrotar seus inimigos. O vigésimo primeiro Fantasma é
casado com Diana Palmer; eles se conheceram quando ele estudou nos Estados Unidos e têm dois filhos, Kit e Heloise.
Ele tem um lobo treinado, chamado Capeto, e um cavalo chamado Herói.
Como os Fantasmas anteriores, ele vive na antiga caverna do crânio.
O Fantasma foi o primeiro herói fictício a vestir um traje justo que se tornou uma marca registada dos super-heróis
de histórias em quadradinhos, e foi a primeira série a mostrar uma
máscara sem pupilas visíveis (outro padrão de super-heróis). O
historiador de histórias em quadradinhos Peter Coogan descreveu o Fantasma
como uma figura "de transição", uma vez que o Fantasma tem algumas das
características de heróis de revistas pulp como The Shadow e The Spider, bem como antecipar as características de super-heróis de quadradinhos como o Super Homem, Batman e Capitão América.
Michael Jeffrey Jordan (Nova Iorque, 17 de fevereiro de 1963) é um ex-jogador profissional de basquetebolnorte-americano, atualmente dono da equipa da NBA dos Charlotte Hornets.
É considerado por muitos como o melhor jogador de basquetebol de todos os
tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos
da História do Desporto.
Em Roma, o julgamento de Bruno durou oito anos, durante os quais ele foi preso, por último, na Torre de Nona.
Alguns documentos importantes sobre o julgamento estão perdidos, mas
outros foram preservados e entre eles um resumo do processo, que foi
redescoberto em 1999. As numerosas acusações contra Bruno, com base em
alguns de seus livros, bem como em relatos de testemunhas, incluíam
blasfémia, conduta imoral e heresia em matéria de teologia dogmática e
envolvia algumas das doutrinas básicas da sua filosofia e cosmologia.
Luigi Firpo lista estas acusações feitas contra Bruno pela Inquisição
Romana:
sustentar opiniões contrárias à fé católica e contestar os seus ministros;
sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre a Trindade, a divindade de Cristo e a encarnação;
sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre Jesus como Cristo;
sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre a virgindade de Maria, mãe de Jesus;
sustentar opiniões contrárias à fé católica tanto sobre a transubstanciação quanto a Missa;
reivindicar a existência de uma pluralidade de mundos e suas eternidades;
Giovanni Mocenigo (1558-1623), membro de um das mais ilustres famílias venezianas, encontrou Bruno em Frankfurt
em 1590 e convidou-o para ir a Veneza, a pretexto de lhe ensinar
mnemotécnica, a arte de desenvolver a memória, em que Bruno era perito.
Segundo Will Durant Bruno estava havia muitos anos na lista dos procurados pela Inquisição,
ansiosa por prendê-lo por suas doutrinas subversivas, mas Veneza
gozava da fama de proteger tais foragidos, e o filósofo sentiu-se
encorajado a cruzar os Alpes
e regressar. Como Mocenigo quisesse usar as artes da memória com fins
comerciais, segundo alguns, ou esperasse obter de Bruno ensinamentos de
ocultismo para aumentar seu poder, prejudicar os seus concorrentes e
inimigos, segundo outros, Bruno negou-se a ensiná-lo. Segundo Durant,
Mocenigo, católico piedoso, assustava-se com "as heresias que o loquaz e
incauto filósofo lhe expunha", e perguntou a seu confessor se devia
denunciar Bruno à Inquisição. O sacerdote recomendou-lhe esperar e
reunir provas, no que Mocenigo assentiu; mas quando Bruno anunciou seu
desejo de regressar a Frankfurt, o nobre denunciou-o ao Santo Ofício. Mocenigo trancou-o num quarto e chamou os agentes da Inquisição para levarem-no preso, acusado de heresia. Bruno foi transferido para o cárcere do Santo Ofício de San Domenico de Castello, no dia 23 de maio de 1592.
No último interrogatório pela Inquisição do Santo Ofício, não abjurou e, no dia 8 de fevereiro de 1600, foi condenado à morte na fogueira. Obrigado a ouvir a sentença ajoelhado, Giordano Bruno teria respondido com um desafio: Maiori forsan cum timore sententiam in me fertis quam ego accipiam ("Talvez sintam maior temor ao pronunciar esta sentença do que eu ao ouvi-la").
A execução de sua sentença ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1600. Na
ocasião teve a voz calada por um objeto de madeira posto na sua boca.
Monumento erguido, em 1889, por maçons italianos, no local onde Giordano Bruno foi executado