Apesar de nascido em
Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos da sua vida em
Lima, no
Peru, para onde seus pais foram após a chegada de
Napoleão III
ao poder. O seu pai pretendia trabalhar num jornal da capital peruana
e foi o idealizador da viagem. Porém, durante a longa e terrível
viagem de navio acabou por adoecer e faleceu no mar alto. Assim, o
futuro pintor desembarcou em Lima apenas com sua a mãe e a irmã.
Quando voltou para o seu país natal, em
1855, Gauguin estudou em
Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Trabalhou de seguida numa
corretora de valores parisiense e, em
1873, casou-se com a
dinamarquesa Mette Sophie Gad, de quem teve cinco filhos.
Aos 35 anos, após a queda da Bolsa de Paris, tomou a decisão mais
importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim
uma vida de viagens e boémia, que resultou numa produção artística
singular e determinante das vanguardas do
século XX. Ao contrário de muitos pintores, não se incorporou ao
movimento impressionista da época. Expôs pela primeira vez em
1876, mas não seria uma vida fácil, tendo atravessado dificuldades económicas, problemas conjugais, privações e doenças.
Foi então para
Copenhaga, onde acabou ocorrendo o rompimento do seu casamento.
A sua obra, longe de poder ser enquadrada em algum movimento, foi tão singular como as de
Van Gogh ou
Paul Cézanne. Apesar disso, teve seguidores e pode ser considerado o fundador do grupo
Les Nabis, que, mais do que um conceito artístico, representava uma forma de pensar a pintura como
filosofia de vida.
As suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no
campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em
oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo,em que as cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente.
O pintor parte para o
Taiti em busca de novos temas e para se libertar dos condicionamentos da
Europa. Então as suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um
erotismo
natural, fruto, segundo conhecidos do pintor, de sua paixão pelas
nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos
intensos, amarelos, verdes e violetas.
Morou durante algum tempo em Pont-Aven, na
Bretanha, onde a sua arte amadureceu. Posteriormente, morou no sul da França, onde conviveu com
Vincent Van Gogh. Numa viagem à
Martinica, em
1887, Gauguin passou a renegar o impressionismo e a empreender o "retorno ao princípio", ou seja, à
arte primitivista.
Decidiu então voltar ao
Taiti,
porém não dispunha de recursos financeiros. Com o auxílio de amigos,
também artistas, organizou um grande leilão das suas obras.
Colocou à venda cerca de 40 peças. A maioria foi comprada pelos próprios amigos de Gauguin, como por exemplo
Theo Van Gogh, irmão de Vincent van Gogh, que trabalhava para a Casa Goupil (importante estabelecimento que trabalhava com obras de arte).
Mesmo conseguindo menos de 3 mil francos, em meados de
1891 regressou ao
Taiti, onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre temas
indígenas, como "
Vahiné no te tiare" ("
A rapariga com a flor") e "
Mulheres de Taiti", além de executar inúmeras esculturas e escrever um livro,
Noa noa.
Quando voltou a Paris, realizou uma exposição individual na galeria de
Durand-Ruel, voltou ao Taiti, mas fixou-se definitivamente na ilha
Dominica. Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como
"
De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda a sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de
suicídio utilizando arsénio.
Gauguin desenvolveu as técnicas do "
sintetismo" e "
cloisonnisme" (
alveolismo),
estilos de representação simbólica da natureza onde são utilizadas
formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele
fechava com uma linha negra, e que mostravam uma forte influência das
gravuras japonesas.
A sua pintura é caracterizada por:
- Natureza alegórica, decorativa e sugestiva;
- Formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas.