O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
James Joseph Brown Jr. (Barnwell, 3 de maio de 1933 - Atlanta, 25 de dezembro de 2006), mais conhecido simplesmente como James Brown, foi um cantor, dançarino, compositor e produtor musicalnorte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX
na música. Em vida, vendeu pouco mais que 100 milhões de álbuns e é
reconhecido como um dos maiores artistas de todos os tempos. Como um prolífico cantor, compositor, dançarino e bandleader,
Brown foi uma força fundamental na indústria da música. Deixou sua
marca em diversos artistas ao redor do mundo, incluindo o Rei do Pop Michael Jackson, influenciando até mesmo os ritmos da música popular africana, como o afrobeat, jujue mbalax e forneceu o modelo para todo um subgénero do funk, o go-go.
"Os 12 dias do Natal": a música secreta dos cristãos perseguidos
Será que você consegue decifrar a letra desta música?
Há uma bela canção de Natal inglesa intitulada Twelve Days of Christmas(Os 12 dias do Natal), pouco conhecida entre nós.
Ela surgiu durante a época da perseguição anglicana contra os católicos naquele país, no século XVI.
Com
a pseudo-reforma protestante, países como a Inglaterra, ao abandonarem o
regaço da Santa Igreja e caírem na heresia, começaram a perseguir os
católicos, tornando quase impossível a prática da verdadeira Religião.
Para comunicar aos fiéis a sã doutrina e poderem celebrar sem medo de
represálias o Natal do Salvador, segundo a tradição da Santa Igreja,
católicos ingleses compuseram tal música, que é um catecismo secreto,
porquanto expressa em símbolos a realidade de nossa fé.
Ela foi
também utilizada muitas vezes pelos católicos durante as perseguições
anticristãs e anti-monárquicas da Revolução Francesa.
Decifre seu significado antes de ler o que ela quer dizer:
Ei-la:
“No primeiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: uma perdiz numa pereira.
No segundo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira.
No
terceiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 3 galinhas
francesas, 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira”. (Dia após dia, ela
vai narrando, em ordem decrescente, o que o “meu amor deu-me”).
No quarto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 4 pássaros cantando…
No quinto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 5 anéis dourados…
No sexto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 6 gansos chocando…
No sétimo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 7 cisnes nadando…
No oitavo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 8 servas ordenhando…
No nono dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 9 senhoras dançando…
No décimo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 10 lordes saltando…
No décimo primeiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 11 flautistas tocando…
E termina dizendo:
No
décimo segundo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 12 tocadores
de tambor, 11 flautistas tocando, 10 lordes saltando, 9 senhoras
dançando, 8 servas ordenhando, 7 cisnes nadando, 6 gansos chocando, 5
anéis dourados, 4 pássaros cantando, 3 galinhas francesas, 2
pombas-rolas e uma perdiz numa pereira…”
Qual o significado da letra dessa música?
1º dia: O
meu verdadeiro amor é Deus Pai. E a perdiz na pereira simboliza Nosso
Senhor Jesus Cristo. A perdiz é um animal corajoso, capaz de lutar até a
morte para defender seus filhotes. E a pereira representa a Cruz.
2º dia: Duas pombas-rolas representam o Antigo e o Novo
Testamento. Durante séculos, judeus ofereciam pombas a Deus. As duas
pombas lembram o sacrifício de Nossa Senhora e São José oferecido por
Nosso Senhor.
3º dia: Três galinhas francesas representam
as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Essas galinhas
eram muito caras durante o século XVI e só os ricos tinham condições de
comprá-las. Simbolizavam os três presentes ofertados pelos Reis Magos a
Nosso Senhor: ouro, o mais precioso dos metais; incenso, usado nas
cerimónias religiosas solenes; e a mirra, uma especiaria sem igual.
4º dia: Quatro
pássaros cantando representam os quatro Evangelhos. Neles estão
contidos a vida de Nosso Senhor e seus ensinamentos. Como pássaros
cantando de modo claro e em alta voz, os quatro Evangelistas espalham
por todo o mundo a Boa-Nova da Vida, Morte e Ressurreição de Nosso
Senhor Jesus Cristo.
5º dia: Cinco anéis dourados
representam os cinco primeiros livros do Antigo Testamento ou o
Pentateuco (Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio), que
lembravam aos católicos suas raízes. Os judeus consideravam esses livros
mais valiosos que o ouro. E depois que a devoção do Rosário tornou-se
mais conhecida, lembravam as cinco dezenas do Rosário da Bem-aventurada
Virgem Maria.
6º dia: Seis gansos chocando representam os
seis dias que Deus empregou na criação da Terra, do Universo e das
criaturas. Os seis gansos chocando ovos recordam como a Palavra deu vida
à Terra.
7º dia: Sete cisnes nadando representam os sete
sacramentos e também os sete dons do Espírito Santo. Com os sacramentos e
os dons, os fiéis poderiam sustentar-se através dos tempos de
perseguição. Como os filhotes de cisnes transformam-se de patinhos feios
em belos cisnes, assim a graça de Deus nos transforma de simples
criaturas em filhos de Deus.
8º dia: Oito servas ordenhando
representam as oito bem-aventuranças pregadas por Nosso Senhor no
Sermão da Montanha. As bem-aventuranças, como o leite, alimentam e
nutrem o católico.
9º dia: Nove senhoras dançando são os nove frutos do Espírito
Santo (Gal. 5, 22-23): caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade,
bondade, fidelidade, brandura e temperança.
Da mesma forma como as
senhoras que dançam alegres, os cristãos podem alegrar-se com a vida
transformada pelos frutos do Espírito Santo.
10º dia: Dez
Lordes pulando simbolizam os 10 Mandamentos da Lei de Deus. Os Lordes
eram homens com autoridade para governar e disciplinar o povo.
11º dia: Onze
flautistas tocando representam os 11 Apóstolos que permaneceram fiéis a
Nosso Senhor, após a infame traição de Judas. Como crianças que seguem
alegremente o flautista, esses discípulos acompanharam a Jesus. Eles
também chamaram outros a segui-Lo. E tocaram uma canção eterna: a
mensagem de salvação e da ressurreição após a morte.
12º dia: Doze
tocadores de tambor representam os doze artigos do Credo. Assim como
eles tocam sonoramente para que os outros acompanhem o ritmo da música, o
Credo revela a fé daqueles que são chamados cristãos.
Muitas
pessoas não imaginam quais são esses 12 Dias de Natal. Trata-se dos dias
entre o Natal e a Festa da Epifania, a qual é tradicionalmente
celebrada no dia 6 de janeiro.
Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha e também por João de Barro (Rio de Janeiro, 29 de março de 1907 - Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 2006), foi um compositorbrasileiro. Ele é considerado o compositor de carreira mais longa no Brasil, com mais 400 músicas gravadas.
Biografia
Braguinha estudava Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e
resolveu adotar o pseudónimo de João de Barro, justamente um pássaro
arquiteto, porque o pai não gostava de ver o nome da família circulando
no ambiente da música popular, mal visto na época. Pseudónimo este que
adotou quando integrou o Bando dos Tangarás, ao lado de Noel Rosa, Alvinho e Almirante.
Em 1931 resolve deixar a Arquitetura e dedicar-se à composição.
No carnaval de 1933, consegue os primeiros grandes sucessos com as
marchas 'Moreninha da Praia' e 'Trem Blindado', pouco antes do fim do Bando de Tangarás, ambas interpretadas por Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, que se casou no ano seguinte com sua irmã Ilka.
As suas composições são conhecidas e cantadas por todos os brasileiros: Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, A Saudade mata a Gente, Balancê, As Pastorinhas, Turma do Funil e muitas outras.
A sua musicografia completa, inclusive com versões e músicas
infantis, passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos da
música popular brasileira.
Em 1937, fez letra para uma das composições mais gravadas da música popular brasileira, o samba-choro Carinhoso, feito por Pixinguinha vinte anos antes.
Vasco da Gama Somos nós que fazemos o destino. Chegar à índia ou não É um íntimo desígnio da vontade. Os fados a favor E a desfavor, São argumentos da posteridade. O próprio génio pode estar ausente Da façanha. Basta que nos momentos de terror, Persistente, O ânimo enfrente A fúria de qualquer Adamastor. O renome é o salário do triunfo. O que é preciso, pois, é triunfar. Nunca meia viagem consentida! Nunca meia medida. Do vinho que nos há-de embriagar!
Ascensão de Vasco da Gama Os Deuses da tormenta e os gigantes da terra Suspendem de repente o ódio da sua guerra E pasmam. Pelo vale onde se ascende aos céus Surge um silêncio, e vai, da névoa ondeando os véus, Primeiro um movimento e depois um assombro. Ladeiam-no, ao durar, os medos, ombro a ombro, E ao longe o rastro ruge em nuvens e clarões. Em baixo, onde a terra é, o pastor gela, e a flauta Cai-lhe, e em êxtase vê, à luz de mil trovões, O céu abrir o abismo à alma do Argonauta. in Mensagem (1934) - Fernando Pessoa
Venceslau
de Sousa Pereira de Lima, filho de José Joaquim Pereira de Lima,
capitalista e comendador, e de D. Isabel Amália Tallone de Sousa
Guimarães, nasceu no Porto a 15 de novembro de 1858. Oriundo de uma
abastada família portuense, foi enviado muito jovem para o estrangeiro,
tendo aí feito os seus estudos preparatórios e secundários. Terminados
esses estudos, regressou a Portugal com uma formação voltada para as
ciências naturais, bem distinta da formação que as escolas portuguesas
então propiciavam. Matriculou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, completando o curso com elevada classificação. Requereu exame de licenciatura, defendendo com brilhantismo uma tese sobre carvões vegetais. Logo de seguida, a 26 de novembro de 1882, doutorou-se pelas mesmas Faculdade e Universidade.
Em 1883 concorreu para uma vaga de lente da Academia Politécnica do Porto, tendo apresentado no respectivo concurso de provas públicas uma dissertação sobre a função clorofilina. Tendo a prova sido considerada brilhante e distinta,
foi nomeado para o lugar, iniciando uma carreira que duraria perto de
30 anos. Durante esse período regeu, com pequenas intermitências
causadas pela sua actividade política, a cadeira de geologia
daquele estabelecimento de ensino superior. Paralelamente, desenvolveu
ali um conjunto de trabalhos de investigação pioneiros no domínio da paleontologia vegetal.
À época, a paleontologia era uma ciência nova e o estudo dos fósseis
encontrados em território português era muito incipiente, devendo-se
essencialmente ao trabalho de alguns investigadores estrangeiros que
tinha colectado amostras em Portugal. Os únicos trabalhos publicados por
investigadores portugueses resumiam-se aos estudos sobre a flora fóssil
do Carbonífero feitos por Bernardino António Gomes.
Venceslau de Sousa Pereira de Lima teve o mérito de reunir os
trabalhos anteriormente publicados por estrangeiros, nomeadamente por Daniel Sharpe, Charles Bunbury e Oswald Heer,
e a partir dessa base incipiente desenvolver um profícuo estudo da
geologia e paleontologia vegetal de Portugal, com destaque para a
referente aos terrenos carboníferos.
A sua dedicação a estes estudos levaram, em 1886,
à sua nomeação como engenheiro da Secção dos Trabalhos Geológicos,
encarregado do estudo da flora fóssil portuguesa. Foi, nessas funções,
um dos colaboradores de Carlos Ribeiro, um dos pioneiros da geologia portuguesa.
Sendo uma personalidade multifacetada e com grande capacidade de
intervenção na vida social, Venceslau de Sousa Pereira de Lima não se
limitou à sua carreira científica: pouco depois de iniciar funções
docentes filiou-se no Partido Regenerador, tendo de seguida desempenhado o cargo de governador civil dos distritos de Vila Real, Coimbra e Porto. Foi também eleito deputado pelos círculos do norte de Portugal em diversas legislaturas. Em 1901 foi elevado a Par do Reino, tendo tomado assente na respectiva Câmara na sessão de 17 de março daquele ano.
As suas intervenções nas Cortes centraram-se nos temas relacionados com a instrução pública, pugnando pela reforma do Conselho Superior de Instrução Pública, órgão de que era membro.
Quando em 1903 coube a Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro assumir a presidência do Conselho de Ministros, convidou Venceslau para assumir o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros, a que ele acedeu. Durante o seu mandato conseguiram-se notáveis progressos no relacionamento com o Reino Unido e celebrou-se um tratado comercial com a Alemanha. Voltou à pasta dos Negócios Estrangeiros em 1905.
Em 1909, já em pleno período de implosão da monarquia constitucional
portuguesa foi nomeado para formar governo, presidindo a um dos últimos
executivos do regime. Durante a sua efémera passagem pela presidência,
acumulou as funções de Ministro do Reino. Sendo Conselheiro de Sua Majestade Fidelíssima, Par do Reino, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino foi, também, nomeado Conselheiro de Estado a 22 de dezembro de 1909 (Diário do Governo, n.º 292, 24 de dezembro de 1909). Ao longo da sua carreira política, foi também membro do Conselho de Estado, presidente da Câmara Municipal do Porto, director da Escola Médico-Cirúrgica do Porto e provedor da Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade. Foi ainda vice-presidente da comissão executiva da Assistência Nacional aos Tuberculosos e vogal da comissão do Patronato Portuense.
Foi também um esclarecido viticultor, introduzindo nas suas
importantes propriedades vários melhoramentos técnicos, alguns pioneiros
em Portugal. Nesta área de actividade foi presidente da Comissão AntiFiloxérica do Norte, introduzindo nessas funções diversas inovações técnicas na luta contra aquela praga das vinhas.
Intransigente nas suas ideias políticas, com a implantação da República Portuguesa,
não querendo de forma alguma colaborar com um regime com que não
concordava, demitiu-se de todos os cargos públicos que desempenhava.
Afastado da actividade política, durante os últimos anos da sua
vida, a sua actividade intelectual orientou-se para os trabalhos de
investigação científica, preparando um estudo sobre os terrenos
carboníferos portugueses, que não pôde terminar por ter entretanto
falecido. Teve colaboração na revista A semana de Lisboa (1893-1895).
Casado desde 1879 com D. Antónia Adelaide Ferreira, filha de António Bernardo Ferreira (III) e neta da sua homónima D. Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896), a famosa "D. Antónia" ou simplesmente "Ferreirinha",
Venceslau de Lima viveu os últimos anos de vida no exílio, na cidade de
Pau, em França, e morreu em Lisboa, a 24 de dezembro de 1919. Está
sepultado no Porto, no Cemitério da Lapa.
Obras publicadas
Durante
perto de 30 anos o Doutor Wenceslau de Lima publicou um conjunto vasto
de trabalhos sobre paleontologia e geologia dos depósitos carboníferos,
sendo dignos menção os seguintes:
Notícia sôbre os vegetais fósseis da flora neocomiana do solo português;
Monografia do gênero Dicranophillum (Sistema Carbónico);
Notice sur une algue palèozoique;
Notícia sôbre as camadas da série permo-carbónica do Bussaco;
Foi apelidado "o romântico do dodecafonismo", pois nas obras que escreveu esse estilo sobrevive na expressividade e dramatismo. Compôs as óperasWozzeck e a incompleta Lulu.
A mais conhecida peça de Berg é o Concerto para Violino, na qual, tal como na maior parte do seu trabalho, emprega a técnica dos doze tons, que combina a atonalidade com as passagens harmónicas tradicionais da música europeia.
Depois do Curso Geral do Comércio, na Escola Comercial e Industrial de Viseu, esteve matriculado no Instituto Comercial do Porto, acabando por ingressar na Academia Militar, onde terminou o Curso Superior de Administração Militar, em 1959. Como oficial do Exército Português, fez duas comissões de serviço em Angola, onde em 1965 foi implicado no Caso das Batatas.
Assim, no tempo da Guerra do Ultramar, Valentim ficou responsável pelo
Depósito Avançado de Viveres nº 823, em São Salvador, Angola e com
poder para adjudicar o fornecimento das batatas a um comerciante,
Manuel Cabral, ficando a aquisição pelo preço de quatro escudos, mais
50 centavos do que o preço real do quilo.
Na altura, o então capitão Loureiro terá arrecadado com esta fraude e
roubo um pecúlio de cerca de 260 contos, mas que lhe valeu a expulsão
do Exército, no qual foi novamente reintegrado em 1980, por o seu
processo ter desaparecido entretanto. Afastado da vida militar, entre 1967 e 1980, foi reintegrado em 1980, passando à situação de reserva, com a patente de Major.
Dedicado à actividade empresarial, nos sectores do comércio, indústria e
agricultura, distinguiu-se como dirigente desportivo, tendo sido
presidente da direcção do Boavista Futebol Clube, entre 1978 e 1997, sendo actualmente sócio de mérito e presidente honorário do clube. Foi igualmente presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 1989 e 1994 e, novamente, de 1996 a 2006. Entre 1982 e 1999 foi cônsul da Guiné-Bissau no Porto.
Militante do Partido Social Democrata desde 1974, ajudou na implementação do partido no norte do país. Em 1986 e 1991 resolveu apoiar Mário Soares, nas duas candidaturas a Presidente da República. Em 1993 assumiu um papel activo, tendo sido eleito presidente da Câmara Municipal de Gondomar, renovando os mandatos em 1997 e 2001. Em 2005, na sequência do seu envolvimento no processo judicial Apito Dourado,
o PSD recusa-lhe o apoio, invocando falta de credibilidade, mas
Valentim Loureiro, acabaria por renovar o mandato em 2005 e 2009, com a
lista independente Gondomar no Coração. Como presidente da
Câmara tinha à sua disposição um elevador exclusivo com ligação direta a
um parque privativo, podendo assim entrar e sair da Câmara sem ser
visto. O elevador só subia ao primeiro andar, onde fica o gabinete da
presidência, depois de introduzido um código secreto. No parque de
estacionamento só cabiam dois carros, o de Valentim Loureiro e o da
filha, Daniela Himmel.
A Quinta do Ambrósio, um imóvel localizado em Fânzeres,
foi vendida a 15 de março de 2001 por Ludovina Silva Prata (dona do
terreno) a Laureano Gonçalves (advogado e amigo do major), por 1.072 mil
euros. No espaço de seis dias o imóvel deixou de ser do domínio da Reserva Agrícola Nacional e, a 21 de março de 2001, foi celebrado um contrato-promessa de compra e venda com a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, que, menos de um ano depois, viria a comprar o terreno por quatro milhões de euros.
Em 2011 Valentim Loureiro começou a ser julgado no Tribunal de
Gondomar, acusado de um crime de burla qualificada, em co-autoria, no
caso da Quinta do Ambrósio. Além do presidente da Câmara de Gondomar,
foram também pronunciados José Luís Oliveira, vice-presidente da
autarquia, e o advogado Laureano Gonçalves, que respondem pela alegada
prática, em concurso efectivo, de um crime de burla qualificada e de
outro de branqueamento de capitais.
Foram ainda pronunciados por co-autoria de branqueamento de capitais
Jorge Loureiro, um dos filhos do presidente da Câmara Municipal de
Gondomar, e o advogado António Ramos Neves. O negócio, segundo a
acusação, terá rendido aos arguidos cerca de três milhões de euros.
Em 2 de fevereiro de 2012, o Tribunal de Gondomar absolveu Valentim
Loureiro no âmbito do processo relacionado com o negócio milionário da
Quinta do Ambrósio. O Tribunal considerou não estarem reunidas todas as
provas desse crime. Já os restantes arguidos, José Luís Oliveira,
vice-presidente da autarquia, Jorge Loureiro, filho do Major e Laureano
Gonçalves, advogado fiscalista, foram condenados a uma pena de um ano e
dez meses de prisão suspensa na sua execução por branqueamento de
capitais.
Ian Fraser Kilmister (Stoke-on-Trent, 24 de dezembro de 1945 - Los Angeles, 28 de dezembro de 2015), conhecido como Lemmy, foi um cantor, baixista e compositor inglês, conhecido por ser o fundador da banda de rockinglesaMotörhead.
Era adorado pelos seus fãs por sua postura autêntica, estilo de tocar,
timbre, e voz marcante. A alcunha de "Lemmy" seria pela época que Lemmy era
roadie e sempre pedia £5 emprestado (em inglês: - lemmy a fiver (lend me a fiver)), embora o próprio músico tenha dito, na sua autobiografia, que já era chamado assim desde os dez anos de idade.
Antes de ser músico, foi roadiedo cantor e guitarrista Jimi Hendrix, tocou nas bandas Rockin' Vickers e Sam Gopal, sendo roadie da banda Hawkwind,
onde ocupou o lugar do baixista que havia faltado no show - e deixado o
instrumento na carrinha da banda. Expulso dos Hawkwind por ter sido detido no
Canadá
com anfetaminas, montou a sua banda, originalmente chamada de Bastards,
mais tarde renomeada como Motörhead; o nome vem da última música de
Lemmy escrita para o Hawkwind. Na sua autobiografia, White Line Fever, narra a sua carreira e os principais altos e baixos enfrentados pela banda.
No dia 28 de dezembro de 2015, foi anunciado, na página oficial do Facebook da banda, que Lemmy havia falecido, devido a problemas de saúde. Ele havia completado 70 anos quatro dias antes.
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) é uma sociedade anónima de capitais públicos que resulta da fusão, em 1972, da Imprensa Nacional e da Casa da Moeda portuguesas.
História
A atual Imprensa Nacional tem origem na Impressão Régia, que foi
criada por Alvará de 24 de dezembro de 1768, em seus primórdios também
fora denominada de Régia Oficina Tipográfica, que se fundiu com a antiga Fábrica dos caractéres, fundada no ano de 1732 por Jean de Villeneuve. Em 1833 teve a denominação reformada para Imprensa Nacional.
A INCM tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português, como:
Em 2018, a Imprensa Nacional assinala os seu 250 anos. A exposição
Imprimere na Casa do Design, com curadoria de Rúben Dias e Sofia Meira, é
um dos primeiros eventos destas comemorações.
A Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição científica portuguesa.Entre outras missões cabe à Academia incentivar a investigação
científica, estimular o estudo da língua e literatura portuguesas e
promover o estudo da história portuguesa e das suas relações com outros
países.
A Academia é o órgão consultivo do Governo em matéria linguística.
A Academia deve coordenar a sua ação com a Academia Brasileira de
Letras e com a rede das academias europeias e mundiais, incluindo os
países de língua oficial portuguesa e os núcleos portugueses no
estrangeiro.
História
A Academia foi fundada no reinado de Dona Maria I, em 24 de dezembro de 1779, em pleno Iluminismo, como Academia Real das Ciências.
Com o beneplácito da Rainha, os seus fundadores foram, respectivamente o seu primeiro presidente e grande mentor o 2.º Duque de Lafões e o primeiro secretário o Abade Correia da Serra, que eram férreos opositores do regime do Marquês de Pombal.
A criação deste estabelecimento insere-se numa corrente
antipombalina, claramente, contra o estudo das humanidades, que o
Marquês fizera questão em manter. Na altura foram criada com duas classes, uma de Ciências e outra de Belas Letras.
Em 1783 D. Maria declarou-se protectora da Academia, que desta forma teve o título de Real Academia.
Howard Robard Hughes Jr. (Humble, 24 de dezembro de 1905 – Houston, 5 de abril de 1976) foi um aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico norte-americano, além de um dos homens mais ricos do mundo. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em avião, construir aviões, produzir o filme Hell's Angels e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas norte-americana, a TWA.
Vida
Hughes nasceu em Humble, Texas, na véspera de Natal de 1905, embora muitas fontes afirmem que ele teria nascido em 24 de setembro
no mesmo local. Segundo essas fontes, o seu dia de nascimento foi
marcado por uma tempestade e os seus pais ficaram impedidos de fazer a
viagem para registar o recém-nascido, deixando o assunto estender-se
até três meses mais tarde. Howard Robard Hughes Jr. cresceu normalmente
como estudante com um interesse especial por matemática, voo e mecânica.
O jovem Howard cresceu fortemente influenciado e superprotegido pela sua mãe, Allene Hughes, que padecia de misofobia (medo de germes). Por conta disto tratava de isolar seu filho de todos os germes
ambientais. Sofria um medo terrível de contágios de enfermidades, e
assim, o menino cresceu com uma percepção hostil do mundo exterior.
A mãe de Howard morreu em 1922, por complicações de uma gravidez ectópica. O seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de enfarte.
Após ficar órfão, Howard tomou o controle da companhia do seu pai em
Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado em um milhão de dólares.
Em 1925 Hughes abandonou a Universidade e casou-se com Ella Rice, e juntos mudaram-se de Houston para Hollywood onde Howard pretendia produzir filmes.
Em 1925, Howard financiou três filmes de qualidade variável, vindo posteriormente a produzir e a realizar um épico sobre pilotos da Royal Air Force na 1ª Guerra Mundial chamado "Hell's Angels". O filme custou 3,8 milhões de dólares, um autêntico recorde na época. Lançado em 1930, "Hell's Angels"
foi um estrondoso sucesso, estabelecendo novos recordes de bilheteira,
mas nunca chegou a recuperar o seu orçamento. Com duas versões, a
primeira fora feita como filme mudo,
após diversos trabalhos e orçamentos feitos em dois anos. Na sua festa
de lançamento, Howard descobre o sucesso dos filmes não mudos e a
"magia" que o público recebia ao assistir a um filme com falas. Então,
planeia refilmar a primeira versão de seu filme, o que faz com que "Hell's Angels"
entre em mais um longo período de filmagens, o que nele aconteceu
acidentes de avião durante as filmagens. Após longos trabalhos, fica
pronta a segunda versão do filme. Esse episódio foi retratado no filme
de Martin Scorsese "O Aviador" e no romance homónimo de Charles Higham, que influenciou o filme. Hughes produziu ainda o famoso filme western"The Outlaw", com Jane Russell e Jack Buetel.
Howard manteve a esposa isolada em casa até que os dois
terminaram o casamento e ela voltou para Houston, em 1929. A sua vida
sentimental foi bastante agitada, tendo relações amorosas com estrelas
de Hollywood como Ava Gardner, Katherine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis, Terry Moore e Lana Turner e tendo eventualmente casado (e se divorciado) com a atriz Jean Peters.
Durante todos esses anos em Hollywood, além de seu apreço pelo
cinema, Hughes manteve a sua paixão pelos aviões, cuja indústria começava a
se firmar no sul da Califórnia, tornando a região um autêntico centro para as novas tecnologias.
(...)
Em 1939,
Hughes comprou 7 milhões de dólares em ações da TWA tomando o controle
da companhia aérea. Ao entrar no mercado de companhias aéreas, Hughes
contratou a Lockheed Corporation para desenvolver um novo avião
comercial, o Constellation. Quando o Constellation foi finalizado,
Hughes comprou 40 aviões.
(...)
As últimas três décadas da sua vida não foram nada famosas. Desde 1944,
Hughes começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos
germes, levando-o a um esgotamento nervoso. O seu medo dos germes ficou
pior devido ao vício das drogas, entre as quais codeína (originalmente
receitada para o alívio da dor das lesões sofridas no desastre de avião
ocorrido anos antes) e Valium
(um benzodiazepínico). A obsessão com os germes tinha começado na sua
infância, devido em grande parte a uma educação demasiado protectora da
sua mãe, e foi se agravando ao longo da sua idade adulta. Desde o início
da década de 40 ele requeria que todos os que entrassem em contacto com
as mesmas coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus
criados tinham que tratar de tudo usando lenços de papel, tal era a
fobia. Em 1958 sofre o seu segundo esgotamento. O seu comportamento era
cada vez mais irracional e apesar de ter tido os seus momentos de
lucidez, a sua saúde física tornou-se precária. Um médico que o examinou
em 1973 comparou a sua situação à dos prisioneiros que tinha visto em
campos de concentração japoneses durante a 2ª Guerra Mundial. Hughes
passou o último capítulo da sua vida no México,
física e mentalmente doente e absolutamente sozinho no mundo, se não
contarmos com os doutores e guarda-costas que o acompanhavam.
A 5 de abril de 1976 (aos 70 anos de idade) acabou por falecer, vítima de
paragem cardíaca, ocorrida, ironicamente, num avião que o transportava de
Acapulco até Houston, para tratamento médico. Encontra-se sepultado no Cemitério de Glenwood, Houston, Texas, no Estados Unidos.
Ana Mafalda da Veiga Marques dos Santos, mais conhecida como Mafalda Veiga (Lisboa, 24 de dezembro de 1965) é uma cantautoraportuguesa. Lançou até ao momento dez álbuns, sete dos quais álbuns de estúdio. Praia é o seu último álbum. À parte da sua carreira como cantora e compositora, a artista publicou em 2005 um livro infantil, O Carocho Pirilampo Que Tinha Medo de Voar.
Em 1519 foi feito primeiro Conde da Vidigueira pelo rei D. Manuel I, com sede num terreno comprado a D. Jaime I, Duque de Bragança, que a 4 de Novembro cedera as vilas da Vidigueira e Vila de Frades a Vasco da Gama, seus herdeiros e sucessores, bem como todos os rendimentos e privilégios relacionados, sendo o primeiro Conde português sem sangue real.
Tendo adquirido uma reputação de temível "solucionador" de problemas na
Índia, Vasco da Gama foi enviado de novo para o subcontinente indiano
em 1524. O objectivo era o de que ele substituísse o Duarte de Meneses, cujo governo se revelava desastroso, mas Vasco da Gama contraiu malária pouco depois de chegar a Goa.
Como vice-rei atuou com rigidez e conseguiu impor a ordem, mas veio a
falecer na cidade de Cochim, na véspera de Natal em 1524.
Foi sepultado na Igreja de São Francisco (Cochim).
Em 1539 os seus restos mortais foram transladados para Portugal, mais
concretamente para a Igreja de um convento carmelita, conhecido
actualmente como Quinta do Carmo (hoje propriedade privada), próximo da
vila alentejana da Vidigueira, como conde da Vidigueira de juro e herdade (ou seja, a si e aos seus descendentes) desde 1519.
Aqui estiveram até 1880, data em que ocorreu a trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos,
que foram construídos logo após a sua viagem, com os primeiros lucros
do comércio de especiarias, ficando ao lado do túmulo de Luís Vaz de Camões.
Há quem defenda, porém, que os ossos de Vasco da Gama ainda se
encontram na vila alentejana. Como testemunho da trasladação das
ossadas, em frente à estátua do navegador na Vidigueira,
existe a antiga Escola Primária Vasco da Gama (cuja construção serviu
de moeda de troca para obter permissão para efectuar a trasladação à
época), onde se encontra instalado o Museu Municipal de Vidigueira.
O poema épico "Os Lusíadas" (1572) de Luís Vaz de Camões, centra-se em grande parte nas viagens de Vasco da Gama. José Agostinho de Macedo escreveu o poema narrativo "Gama" (1811), posteriormente refundido e aperfeiçoado no poema épico "O Oriente" (1814), com Vasco da Gama como Herói. A ópera "L'Africaine", composta em 1865 por Giacomo Meyerbeer e Eugène Scribe, inclui a personagem de Vasco da Gama, interpretada em 1989 na San Francisco Opera pelo tenor Placido Domingo. O compositor do século XIX, Louis-Albert Bourgault-Ducoudray,
compôs uma ópera em 1872 de mesmo nome, baseada na vida e explorações
marítimas de Vasco da Gama. A cidade portuária de Vasco da Gama, em
Goa, é nomeada em sua memória, como o é a "cratera de Vasco da Gama" na Lua. Existem três clubes de futebol no Brasil (incluindo o Club de Regatas Vasco da Gama)
e o Vasco Sports Club, em Goa, também nomeados em sua homenagem. Uma
igreja em Cochim, Kerala, a Igreja Vasco da Gama, e o bairro Vasco na Cidade do Cabo, também o homenageiam.
Armas de Vasco da Gama, Almirante da Índia
in Livro do Armeiro-Mor
Armas dos condes da Vidigueira e marqueses de Nisa