sexta-feira, agosto 02, 2013

Há 23 anos o Iraque invadiu o Kuwait

A Guerra do Golfo foi um conflito militar iniciado a 2 de agosto de 1990 na região do Golfo Pérsico, com a invasão do Kuwait por tropas do Iraque. Esta guerra envolveu uma coligação de forças de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha e países do Médio Oriente, como a Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque.
Foi marcada pelo início da correspondência jornalística nas linhas de frente do combate ao vivo, com a primazia da rede americana CNN. A guerra também ganhou a alcunha de Guerra dos Video Jogos após a conhecida difusão diária de imagens a bordo de aviões-bombardeiros americanos durante a Operação Tempestade no Deserto.
 
Em julho de 1990, Saddam Hussein, então presidente do Iraque, acusou o Kuwait de causar a queda dos preços do petróleo e retomou antigas questões de limites territoriais, além de exigir indemnizações. Como o Kuwait não cedeu, em 2 de agosto de 1990, tropas iraquianas invadiram o Kuwait, com a exigência do presidente Saddam Hussein de controlar os seus vastos e valiosos campos de petróleo. Este acontecimento provocou uma reação imediata da comunidade internacional.
Os bens do emirado árabe foram bloqueados no exterior e a ONU condenou a invasão. Dois dias após a invasão (4 de agosto), cerca de 6 mil cidadãos ocidentais foram feitos reféns e conduzidos ao Iraque, onde alguns deles foram colocados em áreas estratégicas. Nesse dia, o Conselho de Segurança da ONU impôs o boicote comercial, financeiro e militar ao Iraque. Em 28 de agosto, Saddam respondeu a essa decisão com a anexação do Kuwait como a 19ª província do Iraque.
Perante o desenvolvimento do conflito, a ONU, em 29 de novembro, autorizou o uso da força, caso o Iraque não abandonasse o território do Kuwait até 15 de janeiro de 1991. Uma coligação de 29 países, liderada pelos Estados Unidos foi mobilizada.
A atividade diplomática intensa fracassou, e em 17 de janeiro de 1991 um massivo ataque aéreo foi iniciado. Do conjunto de nações participantes, destacam-se os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França, a Arábia Saudita, o Egito e a Síria. Quase no limite do prazo dado pela ONU para a retirada do Kuwait, o Irão e a União Soviética fizeram um último esforço pela paz.

(...)

Até 24 de fevereiro os aliados bombardearam com alta tecnologia alvos militares no Kuwait e em seguida no Iraque, até 2 de março, lançaram uma operação terrestre com um exército composto por meio milhão de soldados, chefiado pelos Estados Unidos, que resultou na reconquista do Kuwait e na entrada no Iraque. A guerra em terra foi denominada por Hussein de "mãe de todas as batalhas".
Em poucas semanas as defesas aéreas iraquianas estavam destruídas, bem como grande parte das redes de comunicações, dos edifícios públicos, dos depósitos de armamento e das refinarias de petróleo. Em 27 de fevereiro, a maior parte da Guarda Republicana, a tropa de elite do Iraque, fora destruída. Em 28 de fevereiro, o presidente norte americano, George H. W. Bush, declarou o cessar-fogo.
Em abril o Iraque aceitou o cessar-fogo, porém sofreu duras sanções económicas por não entregar o seu armamento químico e biológico. A independência do Kuwait fora restaurada, mas o embargo económico das Nações Unidas ao Iraque tornou-se ainda mais severo.

Zeca nasceu há há 84 anos


José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 2 de Agosto de 1929Setúbal, 23 de Fevereiro de 1987), também conhecido por Zeca Afonso, foi um cantor e compositor português.
Oriundo do fado de Coimbra, foi uma figura central do movimento de renovação da música portuguesa que se desenvolveu na década de 1960 do século XX e se prolongou na década de 70, sendo dele originárias as famosas canções de intervenção, de conteúdo de esquerda, contra o fascismo. Zeca Afonso ficou indelevelmente associado ao derrube do Estado Novo, regime de ditadura fascista vigente em Portugal entre 1926 e 1974, uma vez que uma das suas composições, "Grândola, Vila Morena", foi utilizada como senha pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), comandados pelos Capitães de Abril, que instaurou a democracia, em 25 de Abril de 1974.

quinta-feira, agosto 01, 2013

Sobre uma velha senhora (chamada Poesia) e um dos seus loucos amigos que hoje faz anos

(imagem daqui)

Os loucos

Há vários tipos de louco.
O hitleriano, que barafusta.

O solícito, que dirige o trânsito.
O maníaco fala-só.

O idiota que se baba,
explicado pelo psiquiatra gago.
O legatário de outros,
o que nos governa.

O depressivo que salva
o mundo. Aqueles que o destroem.

E há sempre um
(o mais intratável) que não desiste
e escreve versos.

Não gosto destes loucos.
(Torturados pela escuridão, pela morte?)
Gosto desta velha senhora
que ri, manso, pela rua, de felicidade.


 

in A Ignorância da Morte (1978) - António Osório

O poeta brasileiro Murillo Araujo morreu há 33 anos

(imagem daqui)


Biografia
Murillo Araujo mudou-se em 1907 para o Rio de Janeiro e ingressou como interno no Colégio Pedro II, onde mais tarde seria professor de desenho. Embora se formasse em direito (1921), pouco exerceu dessa profissão, dedicando-se ao jornalismo.
Murillo Araujo foi um dos expoentes do Modernismo, movimento que foi um dos pioneiros ao publicar, em 1917, o livro Carrilhões, cinco anos antes da Semana de Arte Moderna. A Enciclopédia de Literatura Brasileira (COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Modernismo. Global Editora, São Paulo, 2001, 2a. edição, páginas 1083-1084) regista: "Apoiado nos estudos de Mário da Silva Brito, publicados em 'Anhembí', oferece Antônio Soares Amora a seguinte sucessão de momentos significativos anteriores à Semana de Arte Moderna de 1922, e já no rumo deliberado da renovação: (...) "...ainda em 1917 vários poetas novos começaram a impor-se:" (...) "...Murillo Araujo, 'Carrilhões'..."
Como índice da modernidade de Murillo Araujo, desponta o facto do seu poema Macumba, ter recebido, em 1930, aclamadora alusão na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil", proferida no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto.
Seguiram-se a este livro A galera (escrito em 1915, mas publicado anos depois), Árias de muito longe (1921), A cidade de ouro (1927), A iluminação da vida (1927), A estrela azul (1940) - esta obra foi traduzida pelo poeta uruguaio Gaston Figuera para o espanhol com o nome La Estrela Azul e publicada em Nova York (EUA) --, As sete cores do céu (1941), A escadaria acesa (1941), O palhacinho quebrado (1946), A luz perdida (1952) e O candelabro eterno (1955). A obra em prosa limita-se a quatro livros: A arte do poeta (1944), Ontem ao luar (1951), uma biografia do compositor Catulo da Paixão Cearense, Aconteceu em nossa terra (pequenos casos de grandes homens) e Quadrantes do Modernismo Brasileiro (1958). Murillo Araujo também traduziu o livro O inspetor geral, do escritor russo Nikolai Gogol (Sorotchintsi, 1809Moscovo, 1852).
Em 1960, a Editora Pongetti lançou, em três volumes, toda a sua obra poética, com o título Poemas Completos de Murillo Araujo.

Grupo Festa
Ele foi integrante do grupo Festa - que contou com a participação de Cecília Meireles, José Cândido de Andrade Muricy, Adonias Filho e Tasso da Silveira.
O poeta foi um dos artistas do modernismo mais influenciado pelo Simbolismo. O grupo, que editava a revista de mesmo nome, integrava que a Corrente Espiritualista do Modernismo. O poeta era também famoso freqüentador dos sabadoyles, organizados pelo bibliófilo Plínio Doyle.
Dentre os poetas que o influenciaram estão Walt Whitman - poeta norte-americano (West Hills, 1819 - Camden, 1892) -, António Nobre - poeta português (Porto, 1867 - Foz do Douro, 1900), considerado a maior figura do simbolismo em Portugal - e Émile Verhaeren - poeta belga de expressão francesa (Saint-Amands, 1855 - Rouen, 1916), autor de contos, peças de teatro e crítica literária, além de poesia, evoluiu do naturalismo para o misticismo.

Em 1971, ele recebeu o Prémio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Parte de suas poesias chegou a ser musicada. O compositor Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887 - Rio de Janeiro, 1959) compôs três obras com letras dele, Canção da Imprensa (1940), Juramento e Canção de Cristal (1955).
O poeta foi musicado também por Francisco Braga (Rio de Janeiro, 1868 - idem, 1945), o autor do Hino à Bandeira, na música Moreninha, Eleazar de Carvalho (Igatu - CE, 1912 - São Paulo, 1996) - em Canto a Porto Seguro -, Luciano Gallet (Rio de Janeiro, 1893 - idem, 1931) - em Interpretações-, Heckel Tavares (Satuba, AL, 1896 - Rio de Janeiro, 1969)- Banzo, Oração do Guerreiro, Funeral d´um rei Nagô, Três canções de Natal e Anhangüera; e Fernando Lobo - que adotou o pseudónimo de Marcelo Tupinambá, compositor popular brasileiro (Tietê, SP, 1892 - São Paulo, 1953) - Treva Noturna.
Murillo Araujo compôs Canto Heróico do Liceu de Artes e Ofícios e Canta, Canta, Passarinho, cujo arranjo é de Vila-Lobos.


VISÃO

Tenho à noite a visão de que a estrelas de ouro
vão descendo ao meu sonho e vêm dançando em coro.

Sinto-as numa nevrose...
numa fascinação... numa alucinação!
- quer agonie ou goze -
eu as sinto nevoentas,
lânguidas e luarentas,
uma por uma dando o pálido clarão!

Uma diz: “chamo-me Apoteose!”
Outra diz: “chamo-me Afeição!”
Outra é, levíssima, a Confiança,
Outra - a Lembrança
Outra - a Ambição...

E assim tenho a visão de que as estrelas de ouro
Vêm, dançando, ao meu sonho e vão descendo em coro.

Mas choro de aflição...
pois falta estrela que procuro em choro,
falta a que foi na terra um vulto louro,
falta a que está nos céus, e acha desdouro
descer e iluminar-me o coração!...


in
Carrilhões (1917) - Murillo Araujo

O lendário guitarrista Jerry Garcia nasceu há 71 anos

Jerome John "Jerry" Garcia (San Francisco, 1 de agosto de 1942 - 9 de agosto de 1995) foi guitarrista , vocalista e letrista da lendária banda de rock psicadélico Grateful Dead. Foi considerado o 46º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

A sua carreira, contudo, foi muito mais abrangente, envolvendo vários outros projetos. Garcia começou tocando banjo e piano, passou para a guitarra e, mais tarde, tornou-se um mestre em instrumentos de corda, apesar de ter tido o seu dedo médio amputado enquando criança.
Morreu em 1995 num centro de reabilitação para dependentes de drogas na Califórnia, vítima de um ataque cardíaco e desde então virou uma figura de culto na cultura americana.

in Wikipédia

NOTA: dedicamos esta música à amiga e colega geopedrada Téu, que hoje faz anos:



Robert Cray - 60 anos!

Robert Cray (Columbus, Geórgia, 1 de agosto de 1953) é um músico dos Estados Unidos, considerado um expoente da nova geração de artistas dos blues.
Começou a sua carreira influenciado pelos Beatles mas, ao assistir um espetáculo de Albert Collins, resolveu seguir o caminho dos blues. Ao lado de Albert Collins e Johnny Copeland registrou o já clássico álbum Showdown!. As suas músicas foram regravadas por artistas como Eric Clapton (Bad Influence) e Albert Collins (Phone Booth).


O primeiro acampamento escutista foi feito por B-P há 106 anos

Robert Baden-Powell with future Scouts on Brownsea Island

The Brownsea Island Scout camp was a boys camping event on Brownsea Island in Poole Harbour, southern England, organised by Lieutenant-General Baden-Powell to test his ideas for the book Scouting for Boys. Boys from different social backgrounds participated from 1 August to 8 August 1907 in activities around camping, observation, woodcraft, chivalry, lifesaving and patriotism. Recognised as the world's first Scout camp, the event is regarded as the real origin of the worldwide Scout movement.
Up to the early 1930s, camping by Boy Scouts continued on Brownsea Island. In 1963, a formal 50-acre (200.000 m2) Scout campsite was opened by Olave Baden-Powell, when the island became a nature conservation area owned by the National Trust. In 1973, a Scout Jamboree was held on the island with 600 Scouts.
The worldwide centenary of Scouting took place at the Brownsea Island Scout camp, celebrating 1 August 2007, the 100th anniversary of the start of the first encampment. Activities by The Scout Association in the campsite include four Scout camps and a Sunrise Ceremony.

António Osório - 80 anos!

(imagem daqui)

António Osório, nascido António Osório de Castro (Setúbal, 1 de agosto de 1933 ), é um escritor e poeta português, com antepassados galegos e italianos. É o poeta do amor e da fulguração, dos afectos e dos silêncios, embora tivesse começado a escrever nos anos 50, apenas na década de 70 começa a publicar a sua poesia em livros. Poeta e advogado em Lisboa, foi bastonário da Ordem dos Advogados entre 1984 e 1986, administrador da Comissão Portuguesa da Fundação Europeia da Cultura e presidente da Associação Portuguesa para o Direito do Ambiente. É desde 1999, sócio correspondente nacional, na Classe de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa.


A Meus Filhos

A meus filhos
desejo a curva do horizonte.

E todavia deles tudo em mim desejo:
o felino gosto de ver,
o brilho chuvoso da pele,
as mãos que desvendam e amam.

Marga,
meu fermento,
neles caminho e me procuro,
a corpo igual regresso:

ao rápido besouro das lágrimas,
ao calor da boca dos cães,
à sua língua de faca afectuosa;

à seta que disparam os ibiscos,
à partida solene da cama de grades,
ao encontro, na praia, com as algas;

à alegria de dormir com um gato,
de ver sair das vacas o leite fumegante,
à chegada do amor aos quatro anos.

in
A Raiz Afectuosa (1972) - António Osório

quarta-feira, julho 31, 2013

É amanhã...!


Lobo - 70 anos!

Roland Kent LaVoie, better known by the stage name Lobo (born July 31, 1943), is an American singer-songwriter who was successful in the early 1970s, scoring several U.S. Top 10 hits, including "Me and You and a Dog Named Boo", "I'd Love You to Want Me" and "Don't Expect Me to Be Your Friend".

Born in Tallahassee, Florida, LaVoie was raised by his mother in Winter Haven, Florida, with his six siblings. He began his musical career in 1961 as a member of a local band, The Rumours. The band included Gram Parsons and Jim Stafford, as well as drummer Jon Corneal, who later joined Parsons' International Submarine Band.
In 1964, while attending the University of South Florida, LaVoie joined a band called the Sugar Beats and met producer Phil Gernhard. He recorded a regional hit for the band, a cover of Johnny Rivers' song, "What Am I Doing Here".
During the 1960s, LaVoie performed with many other bands, including US Male, The Uglies, and Me and the Other Guys. It was in the latter band that he met musician Billy Aerts, who became a member of Lobo's touring band in the early 1970s and produced Lobo's comeback album in 1989.
Again working with Gernhard, his first solo record was released in 1969 on Laurie Records. It included the original tracks "Happy Days In New York City" backed with "My Friend Is Here".

By 1971, LaVoie had started calling himself Lobo (Spanish for wolf). Gernhard was an executive for Big Tree Records, and the company released his first single, "Me and You and a Dog Named Boo". The first major hit for the label, it reached #5 in the US and #4 in the UK and launched a successful series of singles. It sold over one million copies and was awarded a gold disc in September 1971.[2]
His debut album, Introducing Lobo, followed that May. In June 1971 his second single, "She Didn't Do Magic", was released. In September of the same year, "California Kid And Reemo" was released, followed by The Albatross. When Big Tree Records merged with Bell Records, Lobo's second project album Close Up was never released.
Under the Lobo alias, he released Of a Simple Man in 1972, which included back-to-back U.S. Top 10 hits, including "I'd Love You to Want Me" (#2, 18-25 November 1972) and "Don't Expect Me To Be Your Friend" (#8, 17-24 February 1973). The former became Lobo's biggest hit, a million-seller gaining gold disc status in November 1972[2] and internationally reaching #1 in Germany in December 1973 and #5 in the United Kingdom in July 1974.
With the release of Calumet in 1973, Lobo had three more Top 40 hits: "It Sure Took a Long, Long Time," "How Can I Tell Her" and "Standing at the End of the Line." He made an appearance on American Bandstand that year. There were two further minor hit singles from the album, "There Ain't No Way" and in 1975 "Standing At The End Of The Line".

In June 1974 Lobo's fourth album, Just A Singer, was released. It was the first album by Lobo to contain tracks not written by Lobo. The only single from the album was "Rings". "Don't Tell Me Goodnight" in 1975 became his last Top 30 single for Big Tree. Lobo also released the album, A Cowboy Afraid Of Horses with "Would I Still Have You" released as a single. The label followed it up with a compilation album that year entitled "The Best of Lobo".
In 1976, Lobo broke away from Big Tree, releasing the album Come With Me in Europe on the Philips label. "At First Sight" and "It's Everywhere" were the singles. Neither were released in US.
1977 Lobo signed with Curb Records in 1977 releasing the single "Afterglow", co-produced by Lobo and Gernhard and in 1978 "You Are All I'll Ever Need". No full-length album ever materialized from these sessions.
In 1979, Lobo was signed to MCA Records, where he worked with producer Bob Montgomery releasing the single "Where Were You When I Was Falling In Love", which reached #23. He also released his first US album in four years, Lobo. Other singles for Curb were "Holding On For Dear Love", "With A Love Like Ours" and "Fight Fire With Fire".
Reportedly dissatisfied with the production of his records, Lobo sought a release from his Curb contract. He moved to Nashville and in 1981 he started his own label, Lobo Records, and released several singles including "I Don't Want To Want You", written by his brother, Roger LaVoie, "Come Looking For Me" and "Living My Life Without You" charting in the country charts. He also released "Bull Smith Can't Dance the Cotton Eye Joe" with the group Wolfpack which included Narvel Felts and Kenny Earl.
Lobo Records became Evergreen Records in 1985. The label released two of his singles, "Am I Going Crazy" and "Paint The Town Blue", the latter a duet with Robin Lee.

Although far less followed in the United States, Lobo's popularity grew in Asia, fanned by the release of his greatest hits compilations in 1987 and 1988. This encouraged him to release in 1989, his first new album in 10 years, entitled Am I Going Crazy. It was recorded in Taiwan on UFO/WEA records and was produced by Billy Aerts. He signed a multi-album deal with PonyCanyon Records in Singapore, and in 1994 released Asian Moon, repackaging some of the tracks from Am I Going Crazy along with newly recorded marterials. His follow up album Classic Hits in 1995 were re-recordings of Lobo hits and some cover versions. in 1995. In 1996 he released the album Sometimes containing all new original songs.
On another Asian label, Springroll Entertainment, he released You Must Remember This in 1997, an album of pop standards that was released in two formats, one with vocals and the other with instrumental tracks.
In 2000, Lobo signed with a German record company, Gmbh Entertainment, and recorded a few tracks for various Hits CDs. He also co-wrote two Christmas songs with Billy Aerts, "A Big Kid's Christmas" and "Late Christmas Eve", which have been released on various Christmas compilations from 2000 to present. Singles recorded during this period include "Let It Be Me", "Who'll Stop The Rain" and "Different Drum".
In 2006, based on his Asian popularity, he toured in Southeast Asia.
In 2008 Lobo released Out of Time which featured old favorites and some new songs. A tribute album to the original era of the early Lobo recordings, was made available from the website fansoflobo.com.


Antoine de Saint-Exupéry desapareceu há 69 anos

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

(...)

As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.
Destaca-se Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe, no Brasil ou O Principezinho, em Portugal) de 1943, o livro de grande sucesso de Saint-Exupéry.
Le Petit Prince pode parecer simples, porém apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida.


Will Champion, o baterista dos Coldplay, faz hoje 35 anos!

William "Will" Champion (Southampton, 31 de julho de 1978) é um músico inglês, conhecido pelo seu trabalho como baterista da banda Coldplay.

Início
William Champion nasceu em Southampton, Hampshire, Inglaterra, e foi criado em uma pequena área urbana denominada Chandlers Ford, nos arredores de Southampton, onde o seu pai, Timothy Champion, foi um professor de arqueologia. Na juventude, suas influências musicais incluíam Tom Waits e as tradicionais músicas da Irlanda. Cresceu tocando guitarra, mas também tinha experiência no piano, no baixo e na flauta. Antes de Will se juntar ao Coldplay, ele tocava numa banda chamada Fat Hamster. Ele foi para a Universidade, frequentando a Peter Symonds College.

Coldplay
Champion foi o último dos quatro integrantes da banda a entrar no grupo, em 31 de julho de 1997 (data do seu aniversário). Ele assumiu a posição de baterista sem experiência prévia, mas rapidamente se ajustou para preencher o seu papel na banda.
Em 1999, o vocalista Chris Martin demitiu o Champion, mas a banda pediu para que voltasse logo depois.
Durante a Viva la Vida Tour, Champion cantou e executou uma versão acústica da canção "Death Will Never Conquer". Essa versão da canção foi incluída no álbum ao vivo dos Coldplay LeftRightLeftRightLeft. Ele também atuou como vocalista principal em uma versão ao vivo de "Til Kingdom Come" e no B-side de "Life in Technicolor II", "The Goldrush".

Outros projetos
No outono de 2004, Champion e o baixista do Coldplay, Guy Berryman, contribuíram com o teclista do a-ha, Magne Furuholmen, no seu primeiro álbum solo Past Perfect Future Tense.

Família
A mãe de Champion faleceu em 2000. Chris Martin realmente gravou o vídeo para o single do Coldplay "Yellow", no dia do seu funeral. Champion foi primeiro membro dos Coldplay a casar, com Marianne Dark, uma professora, em 2003. O seu primeiro filho, uma menina chamada Ava, nasceu em 28 de abril de 2006. Em 7 de maio de 2008, Marianne deu à luz gémeos não idênticos, Juno e Rex.


Francisco José morreu há 25 anos

(imagem daqui)

Francisco José Galopim de Carvalho (Évora, 16 de agosto de 1924 - Lisboa, 31 de julho de 1988), mais conhecido como Francisco José, foi um cantor português.

Iniciou sua carreira no liceu no qual estudava quando se apresentou no Teatro Garcia de Resende e se profissionalizou aos 24 anos de idade, sendo obrigado a interromper o curso de engenharia quando estava no terceiro ano.
Teve seus maiores sucessos na balada romântica Olhos Castanhos, lançada em 1951, e Guitarra Toca Baixinho, em 1973.
Quando começou a cantar, já finalista do curso, foi inscrito num programa da rádio que existia na altura, de Igrejas Caeiro, por colegas de curso.
Foi professor Universitário, cargo que tinha na altura da sua morte. Era irmão do geólogo Professor Doutor Galopim de Carvalho.

Franz Liszt morreu há 127 anos

Franz Liszt, em húngaro Liszt Ferenc, (Raiding/Doborján, Reino da Hungria, 22 de outubro de 1811 - Bayreuth, 31 de julho de 1886) foi um compositor e pianista húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

terça-feira, julho 30, 2013

Porque os poetas têm memória...

(imagem daqui)

Elegia para Mário Quintana, vivo

Antes que escape
e não adivinhe o exacto momento,
antecipo-me a Sua Ex.ª
e auguro-lhe, tarde, a vida eterna.

Já agora, continue os seus
Apontamentos de História Sobrenatural:
por porta travessa faça chegar
o Manual do Perfeito Abismo.

E fale dessa história obsessiva
do cricrilar dos grilos
(parecido com o cantarolar
dos seus vermes?)

Diga ao menos se conseguiu
encontrar Botticelli,
de quem o senhor descende:
entreajudem-se.

E, se a coisa o não embaraçar,
ilumine-nos com a enormidade
da sapiência divina.
Peça-lhe (é preciso audácia
com Deus) que assine
a sua ordem de expulsão
– e volte, gestante,
pelo túnel de outra vida.


in A Ignorância da Morte (1978) - António Osório (2ª Edição, revista - 1982)

Música para celebrar o verão e as férias...



Robin Thicke - Blurred Lines feat T.I. & Pharrell Williams

Everybody get up, WOO!
Hey, hey, hey
Hey, hey, hey
Hey, hey, hey


If you can't hear what I'm trying to say
If you can't read from the same page
Maybe I'm going deaf
Maybe I'm going blind
Maybe I'm out of my mind


Ok, now he was close
Tried to domesticate you
But you're an animal
Baby, it's in your nature
Just let me liberate you
You don't need no papers
That man is not your maker
And that's why I'm gon' take a


Good girl
I know you want it
I know you want it
I know you want it
You're a good girl
Can't let it get past me
You're far from plastic
Talk about getting blasted
I hate these blurred lines
I know you want it
I know you want it
I know you want it
But you're a good girl
The way you grab me
Must wanna get nasty
Go ahead, get at me


What do they make dreams for
When you got them jeans on
What do we need steam for
You the hottest bitch in this place
I feel so lucky, you wanna hug me
What rhymes with hug me
Hey!


Ok, now he was close
Tried to domesticate you
But you're an animal
Baby, it's in your nature
Just let me liberate you
You don't need no papers
That man is not your maker
And that's why I'm gon' take a


Hustle Gang Homie
One thing I ask of you
Lemme be the one you back that ass up to
From Malibu to Paris boo
Had a bitch, but she ain't bad as you
So, hit me up when you pass through
I'll give you something big enough to tear your ass in two
Swag on 'em even when you dress casual
I mean, it's almost unbearable
In a hundred years not dare would I
Pull a Pharcyde, let you pass me by
Nothin' like your last guy, he too square for you
He don't smack that ass and pull your hair for you
So I'm just watching and waiting
For you to salute the truly pimping
Not many women can refuse this pimping
I'm a nice guy, but don't get confused, you gettin it


Shake your rump
Get down, get up-a
Do it like it hurt, like it hurt
What you don't like work
Hey!


Baby, can you breathe
I got this from Jamaica
It always works for me
Dakota to Decatur
No more pretending
Cause now you're winning
Here's our beginning
I always wanted a


Everybody get up
Everybody get up
Everybody get up
Hey, Hey, Hey
Hey, Hey, Hey
Hey, Hey, Hey

Eunice Muñoz - 85 anos!

Eunice do Carmo Muñoz (Amareleja, Moura, 30 de julho de 1928) é uma atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português, considerada unanimemente uma das melhores actrizes portuguesas de todos os tempos.

O Teatro Nacional de São Carlos faz hoje 220 anos!

O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) é a principal Casa de Ópera de Lisboa, em Portugal. Foi inaugurado em 30 de julho de 1793 pela Rainha D. Maria I para substituir o Teatro Ópera do Tejo, que foi destruído no Terramoto de 1755, segundo projecto do arquitecto José da Costa e Silva. A inauguração ocorreu com a Ópera La Ballerina amante de Domenico Cimarosa. O teatro está localizado no centro histórico de Lisboa, na zona do Chiado. No mesmo largo, em frente ao teatro, nasceu uma das mais importantes figuras da poesia portuguesa, Fernando Pessoa.

História
O teatro foi construído em apenas seis meses após desenho do arquitecto José da Costa e Silva, com elementos neoclássicos e rococó. O projeto geral é claramente inspirado pelos grandes teatros como o italiano San Carlo de Nápoles (interior) e La Scala de Milão (fachada e interior).
A construção do teatro, decidida em 1792, num contexto político de hostil posição às ideias iluministas, só se tornou possível justificando-se como fonte de receita para uma obra de caridade - a Casa Pia, fundada em 1780 pelo intendente Pina Manique. Foi, aliás, este, então intendente da Polícia e antigo homem de confiança do primeiro-ministro Sebastião de Carvalho e Melo, quem conseguiu obter da Coroa a permissão. Por detrás da justificação oficial, estavam, porém, os interesses de abertura e modernização da sociedade portuguesa de um grupo de grandes negociantes de Lisboa, entre outros, os contratadores do tabaco, que haviam prosperado na época pombalina. Um deles, Quintela, feito barão em 1805 (mais tarde Conde de Farrobo, e Director do próprio Real Teatro de São Carlos entre 1838 e 1840), que cedeu os terrenos para o edifício em troca da propriedade de um camarote de primeira ordem, com anexos e acesso privado à rua, fronteiro ao camarote lateral, de proscénio, da família real.
Quarenta grandes negociantes de Lisboa, entre os quais a família Quintela, já tinham assumido um papel decisivo na área teatral, na época de D.José, com a criação de uma Sociedade para a Sustentação de Teatros Públicos, autorizada por alvará real de 1771, e de onde resultou o funcionamento de dois teatros públicos, com acesso mediante entradas pagas: o Teatro da Rua dos Condes, dedicado à ópera italiana, onde se celebrizou a Zamperini, e o Teatro do Salitre, para drama e comédia em língua portuguesa.
Em 1755, de acordo com o espírito iluminista ou de "despotismo esclarecido" da época, a própria Coroa fez inaugurar a faustosa "Ópera do Tejo", um teatro de corte, anexo ao antigo Paço da Ribeira, onde só se era admitido por convite. O Teatro de Ópera, que esteve em actividade apenas alguns meses, foi destruído pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755. Com a inauguração do Real Teatro de S. Carlos, deixou de ser representada ópera italiana no Teatro da Rua dos Condes.
O teatro foi baptizado com o nome da princesa D. Carlota Joaquina de Bourbon (Infanta de Espanha), que veio a Portugal em 1790 para casar com o futuro rei, o príncipe João Carlos.
A inscrição latina da placa comemorativa, dedica o teatro para a princesa.
No início do século XIX, quando a corte fugiu para o Brasil para escapar às invasões das tropas napoleónicas, um teatro, a exemplo do São Carlos foi construído no Rio de Janeiro Brasil.
Até à queda da Monarquia o Teatro de São Carlos era habitualmente chamado "Teatro Italiano", o que mais se acentuou, na sequência da Reforma Teatral de Garrett (1836), com a inauguração em 1846 do Teatro Nacional e Normal (D. Maria II), o qual, todavia, era exclusivamente destinado ao teatro declamado. No "Teatro Italiano", pelo contrário, só cantavam as companhias italianas, com uso praticamente exclusivo da língua italiana. Não só os compositores portugueses eram obrigados a escrever sobre libretos em italiano ou traduzidos para italiano (como aconteceu com a primeira ópera de cariz nacional estreada no S. Carlos, A Serrana, de Alfredo Keil, 1899), mas também toda a ópera francesa e alemã, incluindo Wagner, foi sempre cantada em italiano até 1908. Assim, e não obstante o "Real Theatro de São Carlos" ser, na época, o teatro oficial por excelência, superando o próprio Teatro D. Maria II, era a língua italiana que nele prevalecia - ao contrário, por exemplo, da prática do Grande Ópera, em Paris, onde só era permitido o uso da língua francesa, mesmo para compositores estrangeiros (o que explica, nomeadamente, a existência de versões originais de Rossini, Donizetti, Verdi ou Wagner sobre libretos em francês, ou elaborados de raiz, ou traduzidos para o efeito). O projecto de um Teatro Nacional de Ópera chegou a ser objecto de um Decreto do Governo de Hintze Ribeiro (1902), prevendo-se que viesse a ser edificado onde hoje se encontra o edifício do Governo Civil, ao lado do S. Carlos. A concretização do projecto - deixada, aliás, pelo Estado à iniciativa privada - não passou do papel.
O largo fronteiro foi recuperado como espaço de passeio e lazer, incluindo uma esplanada que serve o restaurante concessionado pelo Teatro. Ocasionalmente, têm sido transmitidas récitas, em directo, para o Largo ("Teatro ao Largo") através de uma tela gigante e de um sistema de som especialmente montados para o efeito. A época de ópera decorre sensivelmente de novembro a junho, mas há concertos e bailado noutras alturas do ano. Alguns dos espectáculos organizados pelo TNSC são levados à cena no palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém.


Estilo
A fachada apresenta traços neoclássicos que integra perfeitamente o edifício na Lisboa pombalina.
No seu traçado arquitectónico e urbanístico burguês, a sala de espectáculos, é desenhada como um espaço aristocrático, de representação oficial, fortemente hierarquizado nas suas cinco ordens de camarotes com uma tribuna real de rara imponência, porventura sem paralelo em teatros públicos desde o século XVIII, foi ricamente decorado pelo italiano Giovanni Appianni. O teto foi pintado por Manuel da Costa e por Cirilo Wolkmar Machado.
De forma elíptica e concebida de modo a que os pontos focais respectivos, no proscénio e no lugar do Rei, correspondessem também ao ideal de uma acústica perfeita, a sala segue o modelo do teatro italiano, servindo primariamente a fruição do bel canto.
O mais famoso compositor Português da época, Marcos Portugal, tornou-se director musical do São Carlos em 1800 depois de regressar de Itália, e muitas das suas óperas foram estreadas aqui.
Entre 1828 e 1834, o São Carlos foi encerrado devido à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), lutas entre reis D. Miguel I e D. Pedro IV.
É verdadeiramente um palco exemplar, como decorre na descrição de Gustav von Heeringen relativamente à noite de gala por ocasião das núpcias da rainha D. Maria II com D. Fernando de Saxe-Coburgo, em 1836.
Em 1850, a iluminação do interior foi alterado para iluminação a gás, a mais recente tecnologia disponível. A iluminação elétrica foi instalada em 1887.
Conquanto, no essencial, a sala mantenha os traços originais, que fazem dela uma autêntica jóia da arquitectura teatral do barroco tardio, sofreu várias alterações ao longo dos séculos XIX e XX: o proscénio foi encurtado, o fosso da orquestra, alargado e rebaixado. A remodelação de 1940 afectou irremediavelmente os poços acústicos por baixo do palco, que foram removidos, bem como destruiu o labirinto de corredores e escadarias abobadados e decorados com azulejos. Ganhou-se em desafogo e em representatividade dos acessos, mas perdeu-se em qualidade acústica, dada a função de caixa de ressonância do dispositivo originário.

Otto von Bismarck, o criador do II Reich, morreu há 115 anos...

Otto Leopold Eduard von Bismarck-Schönhausen (desde 1865 conde von Bismarck-Schönhausen, desde 1871 príncipe von Bismarck-Schönhausen, e desde 1890 duque von Lauenburg ad personam) (Schönhausen, 1 de abril de 1815 - Friedrichsruh, Aumühle, 30 de julho de 1898), foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha.
Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou II Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político, preferindo a política da força.

Mário Quintana nasceu há 107 anos

Monumento a Mário Quintana (à direita) e Carlos Drummond de Andrade, na Praça da Alfândega de Porto Alegre, obra de Francisco Stockinger

Mario de Miranda Quintana (Alegrete, 30 de julho de 1906 - Porto Alegre, 5 de maio de 1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.


Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve
e o amor mais breve ainda.


Mário Quintana

Kate Bush - 55 anos!

Catherine "Kate" Bush (30 de julho de 1958, Bexleyheath, Inglaterra) é uma cantora e compositora inglesa. É filha de um médico inglês, Robert John Bush, e de uma enfermeira irlandesa, Hannah Bush.

Biografia
Quando frequentava a escola em Abbey Wood, no Sudeste de Londres, onde estudou piano e violino, Kate Bush chamou a atenção de David Gilmour do Pink Floyd, que ajudou a financiar as suas primeiras gravações demo. Assinou um contrato com a EMI aos 16 anos. Entretanto, nos primeiros dois anos de seu contrato, Bush não lançou nenhum álbum, preferindo terminar o seu tempo na escola e ter aulas de dança, mímica e música. Terminou a escola com 100% de aproveitamento em todas as disciplinas. Em 2005, Bush foi convidada para uma entrevista com Mark Radcliffe da rádio BBC onde revelou que a gravadora EMI à época de sua contratação não lançaria um álbum até que ela estivesse pronta, mas a manteria sob contrato a fim de que nenhuma outra gravadora pudesse fazê-lo.
Nesse meio tempo, a gravadora EMI deu-lhe uma boa quantia de dinheiro para que ela comprasse um sintetizador e pudesse frequentar aulas de interpretação com Lindsey Kemp. Durante esse tempo, Bush compôs e gravou perto de 200 canções, que hoje podem ser encontradas em gravações piratas (conhecidas mundialmente como as 'Gravações Fénix'). Também fez várias apresentações na Grande Londres com a "KT Bush Band". O seu primeiro álbum, The Kick Inside, foi lançado em 1978, tendo como base as canções que tinha escrito durante os dois anos anteriores, incluindo a clássica "Wuthering Heights" baseada em um livro de mesmo nome da escritora Emily Brontë, essa música fez grande sucesso no Reino Unido e na Austrália; e transformou-se numa balada internacional, sendo até regravada, anos depois, pela banda brasileira Angra. Assim sendo, Bush tornou-se a primeira mulher a alcançar o 1º lugar das paradas de sucesso no Reino Unido com uma canção própria.
Um período de trabalho intenso seguiu-se. Um segundo álbum, Lionheart foi gravado rapidamente; Bush sempre expressou o seu descontentamento com este trabalho, pois ela considerava necessitar mais tempo para concebê-lo corretamente. Depois de seu lançamento, iniciou o trabalho promocional dos seus discos e da sua carreira, empreendendo uma longa excursão, a única de sua carreira. Bush não gostou da exposição e do estilo de vida de uma celebridade, sentindo que essa característica afastava-a de sua prioridade principal: fazer música de alta qualidade.
Uma retirada lenta e constante da vida pública começou, enquanto focou-se em produzir seu próprio trabalho em estilo musical personalíssimo, empenhando-se de forma perfeccionista e penosa para fazer o som que desejava, e isso a deixou escondida no estúdio por períodos longos somente resolvendo enfrentar o brilho e os holofotes da imprensa quando os álbuns subsequentes foram liberados. Surgiram uma série de boatos durante esses períodos em que estava dedicada ao trabalho, boatos como os de que ela havia engordado demais ou até mesmo ficado louca. Então ela reaparecia brevemente, magra, bela e aparentemente muito bem, antes de voltar ao estúdio uma vez mais. Essas retiradas após o lançamento de um novo álbum passaram a ser um padrão na carreira de Kate, entre a aparição de Never for Ever, onde consta o grande sucesso "Babooshka" foram 3 anos até The dreaming, uma coleção de músicas avassaladoras, e novamente quase 3 anos até o lançamento de Hounds of Love, onde Kate atingiu seu auge artístico, onde consta a música "Running up that hill" que é uma experiência auditiva e sensorial. Após a saída do álbum Red shoes em 1993 não havia nenhuma razão para supor que Kate não reapareceria em três ou quatro anos, com outra coleção de canções.
Mas o período de silêncio que se seguiu ao seu sétimo álbum de estúdio era muito mais longo do que qualquer um tinha antecipado. Bush ficou distanciada dos olhos do público por muitos anos, embora seu nome aparecesse ocasionalmente nos meios de comunicação com relação a boatos da provável aparição de um novo lançamento. A imprensa continuou a especular descontroladamente sobre o que era o motivo de tão longa ausência, até viram-na como uma reclusa excêntrica, às vezes comparando-a com a menina Havisham, personagem de Grandes Esperanças de Charles Dickens.
Na realidade ela estava tentando dar ao seu filho pequeno uma infância normal, longe do mundo do "show businness". Bush deu o nascimento a Albert, conhecido (apelidado) como Bertie, gerado do relacionamento com seu guitarrista, sócio e marido Danny McIntosh em 1998. Não divulgou a notícia do nascimento do seu filho na imprensa e manteve-a em segredo durante dois anos até que o facto veio ao conhecimento da mesma e do público em geral. Em poucas ocasiões falou à imprensa desde então, e quando tal ocorre declara sempre que a maternidade a fez muito feliz.
Kate Bush foi nomeada Commander da Ordem do Império Britânico (CBE) por seus serviços à música.
Novo álbum
O oitavo álbum de estúdio de Bush, Aerial, saiu em CD e em vinil em 7 novembro de 2005, com lançamento internacional (8 de novembro nos EUA/20 de dezembro no Brasil), seguindo-se a saída do single "King of Mountain" em 24 de outubro. Numa entrevista num final de semana que o "Australian" publicou em dezembro de 2005, Bush indicou que Aerial não foi tão significativo para ser o seu último trabalho e que deseja continuar escrevendo e gravando música.

Atualidade
O nono álbum da cantora, Director's Cut, é uma compilação de faixas regravadas por ela. O álbum, lançado em maio de 2011, conta com músicas dos discos The Sensual World, de 1989, e The Red Shoes, de 1993. Director's Cut abre com "Flower Of The Mountain", uma nova versão para "The Sensual World" - Bush atualizou a canção, incluindo nela um trecho de Ulisses, livro de James Joyce. Todos os vocais e baterias do álbum foram regravados e três faixas, entre elas "This Woman's Work", foram completamente refeitas.