quinta-feira, agosto 01, 2013

António Osório - 80 anos!

(imagem daqui)

António Osório, nascido António Osório de Castro (Setúbal, 1 de agosto de 1933 ), é um escritor e poeta português, com antepassados galegos e italianos. É o poeta do amor e da fulguração, dos afectos e dos silêncios, embora tivesse começado a escrever nos anos 50, apenas na década de 70 começa a publicar a sua poesia em livros. Poeta e advogado em Lisboa, foi bastonário da Ordem dos Advogados entre 1984 e 1986, administrador da Comissão Portuguesa da Fundação Europeia da Cultura e presidente da Associação Portuguesa para o Direito do Ambiente. É desde 1999, sócio correspondente nacional, na Classe de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa.


A Meus Filhos

A meus filhos
desejo a curva do horizonte.

E todavia deles tudo em mim desejo:
o felino gosto de ver,
o brilho chuvoso da pele,
as mãos que desvendam e amam.

Marga,
meu fermento,
neles caminho e me procuro,
a corpo igual regresso:

ao rápido besouro das lágrimas,
ao calor da boca dos cães,
à sua língua de faca afectuosa;

à seta que disparam os ibiscos,
à partida solene da cama de grades,
ao encontro, na praia, com as algas;

à alegria de dormir com um gato,
de ver sair das vacas o leite fumegante,
à chegada do amor aos quatro anos.

in
A Raiz Afectuosa (1972) - António Osório

Sem comentários: