quinta-feira, setembro 20, 2012

Sibelius morreu há 55 anos

Johan Julius Christian Sibelius, conhecido como Jean Sibelius (Hämeenlinna, 8 de dezembro de 1865 - Järvenpää, 20 de setembro de 1957) foi um compositor finlandês de música erudita, e um dos mais populares compositores do final do Século XIX e início do século XX. A sua música também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa.
Sibelius nasceu numa família que falava sueco e residia na cidade de Hämeenlinna, no Grão-Ducado da Finlândia, então pertencente ao Império Russo. Seu nome de batismo é Johan Julius Christian Sibelius e ele era conhecido como Janne por sua família, mas ainda seus anos de estudo ele teve a ideia de usar a forma francesa de seu nome, Jean. A ideia veio após ter visto uma pilha de cartões postais de seu tio Johan, o irmão mais velho de seu pai, o Dr. Christian Gustaf Sibelius, que era médico na guarnição militar de Hämenlinna. O nome Johan lhe fora dado em homenagem a esse tio, que era capitão de navio e tinha morrido em Havana, em 1863. O prenome Jean era usado por Johan quando estava no exterior.
Significativamente, indo ao encontro do largo contexto do então proeminente movimento Fennoman e suas expressões do nacionalismo romântico, sua família deciciu mandá-lo para um importante colégio de língua finlandesa, e ele frequentou o The Hämeenlinna Normal-lycée de 1876 a 1885. O nacionalismo romântico ainda iria se tornar uma parte crucial na produção artística de Sibelius e na sua visão política.
Parte importante da música de Sibelius é sua coleção de sete sinfonias. Assim como Beethoven, Sibelius usou cada uma delas para trabalhar uma ideia musical e/ou desenvolver seu próprio estilo. Suas sinfonias continuam populares em gravações e salas de concerto.
Dentre as composições mais famosas de Sibelius, destacam-se: Concerto para Violino e Orquestra em ré menor (obra de grande expressão, melodiosidade profunda e virtuosismo, que goza de grande popularidade entre os violinistas e o público, tornando-se em um dos concertos para violino mais executados nas salas de concerto), Finlandia, Valsa Triste (o primeiro movimento da suíte Kuolema), Karelia Suite e O Cisne de Tuonela (um dos quatro movimentos da Lemminkäinen Suite). Outros trabalhos incluem peças inspiradas no poema épico Kalevala, cerca de 100 canções para piano e voz, música incidental para 13 peças, uma ópera (Jungfrun i tornet, A Senhora na Torre), música de câmara, peças para piano, 21 publicações separadas para coral e músicas para rituais maçónicos. Até meados de 1926 foi prolífico; entretanto, apesar de ter vivido mais de 90 anos, ele quase não completou composições nos últimos 30 anos de sua vida, após compor a sua Sétima Sinfonia em 1924 e o poema musicado Tapiola em 1926.


Nuno Bettencourt - 46 anos

Nuno Bettencourt (20 de setembro de 1966, Praia da Vitória, Terceira, Açores) é um virtuoso guitarrista português membro da banda Extreme, e ficou famoso por seus solos extremamente técnicos, sua maneira de tocar foi muito influenciada por Eddie Van Halen.

Nuno Bettencourt nasceu na Praia da Vitória, Terceira, Açores, Portugal, em 1966. Mudou-se com a sua família para Hudson, Massachusetts aos 4 anos.
Nos EUA não tinha grande interesse por música. Preferia o desporto, principalmente hóquei e futebol. O primeiro instrumento que tocou foi bateria, até que o seu irmão, Luís Gil Bettencourt, começou a ensinar-lhe a tocar guitarra, mas aprendeu sobretudo como autodidacta.
Em 1985 Bettencourt juntou-se à banda Extreme. No dia 5 de agosto de 1987 fizeram um concerto em Boston com presença de executivos de grandes gravadoras e em Novembro assinaram com a A&M Records.
Por volta de março de 1988, os Extreme fizeram sua primeira grande apresentação ao público, abrindo um concerto dos Aerosmith (banda também de Boston).
Em 1989 lançaram o álbum ‘Extreme’ que não teve muito sucesso.
Depois de uma turnê pela América do Norte e Japão, os Extreme lançaram o álbum, ‘Pornograffitti’, em 1990 que os colocou definitivamente no hall da fama. O som da banda começava a mudar. Em alguns momentos ainda soava o “Funk Metal”, mas o rock e o hard rock tinham forte presença em ‘Pornograffitti’.
Ainda em (1990) participou no disco "Putting Back The Rock" de Jim Gilmore.
Entraram em sua segunda turnê pelos Estados Unidos, enquanto as baladas "More Than Words" (o maior hit dos Extreme) e "Hole Hearted" não saiam das rádios. Em Dezembro de 1990 a Washburn Guitars lança uma série de guitarras, “N4 - Nuno Bettencourt Signature Series”, com a assinatura de Nuno Bettencourt.
O single "More Than Words" alcançou o primeiro lugar em vários países, entre eles: Estados Unidos, Holanda e Israel. Durante a turnê tocaram em vários festivais e com vários grupos e cantores famosos, entre eles o Ex-Van Halen David Lee Roth. Nuno foi convidado para tocar no “Guitar Legends” em Sevilha, Espanha. Tocou ao lado de Brian May, Steve Vai, Joe Satriani, entre outros. A turnê de ‘Pornograffitti’ terminou em Honolulu, no dia 15 de dezembro de 1991.
Em 1991 participou em "Confessions" de Dweezil Zappa. Nuno canta numa semibalada intitulada "O Beijo".
Em Janeiro de 1992 o Extreme fez um dos maiores concertos de sua história, para cerca de 60.000 pessoas, no Hollywood Rock, no Rio de Janeiro. O fenômeno Nuno Bettencourt não parava de ganhar prêmios. Foi premiado em todas as categorias a que foi indicado no “Guitar For The Practicing Musician readers’ poll” e ainda ganhou os prémios: “Top Of The Rock”, “Songwriter of the Year”, “Solo of the Year” (pelo solo de guitarra que fez, chamado “Flight of the Wounded Bumblebee”) e também “Guitar LP of the Year”. O Extreme foi indicado para oito categorias no Boston Music Awards e ganhou cinco delas: “Act of the Year”, “Outstanding Rock Single” (por “Hole Hearted”), “Outstanding Pop Single” (por “More Than Words”), “Outstanding Song/Songwriter” (Nuno e Gary por “More Than Words”) e “Outstanding Instrumentalist” (Nuno Bettencourt). No dia 20 de abril tocaram "More Than Words" e uma versão acústica de "Love of My Life" (do Queen) no concerto de Tributo a Freddie Mercury, para mais de 70.000 pessoas, no estádio de Wembley.
Nuno participa no tema "Maubere" de Rui Veloso a favor da causa Timorense.
Em setembro de 1992 foi lançado o terceiro álbum do Extreme, ‘III Sides To Every Story’. Nuno ganhou o prémio “Guitarist of the Year” da Metal Edge Magazine. A turnê europeia da banda terminou em 23 de Dezembro de 1992 no estádio de Wembley, onde foram assistidos e aplaudidos por Brian May, Roger Daltrey, entre outros astros. Mais prémios vieram para o Extreme. Nuno ganhou o “MVP” no Guitar World readers’ poll, deixando para trás Joe Satriani, Eddie Van Halen, Slash e Eric Clapton. Ganhou também o prémio de “Best Rock Guitar”, também o “Best Rock Guitar Album” (pelo álbum “III Sides”) e “Best Solo” (pelo solo de guitarra de Rest In Peace).
Em 1993, Bettencourt co-escreveu e produziu Where Are You Going, para o filme Super Mario Bros.
Em 1994, Bettencourt casou com a cantora Suze DeMarchi. Também participou no disco "Honey" de Robert Palmer.
1995 foi o ano do quarto álbum da banda, ‘Waiting For The Punchline’. Mais um álbum de sucesso, com vários hits, entre eles: "Hip Today", "Unconditionally" e "Cynical". A primeira e única canção instrumental do Extreme saiu nesse álbum, uma sensacional canção de viola chamada Midnight Express.
Em 1996 saiu da banda para iniciar uma carreira a solo. Nuno Bettencourt lançou seu CD ‘Schizophonic’ que surpreendeu a todos os fãs que esperavam um CD ao estilo Steve Vai ou Eddie Van Halen. Schizophonic demorou cinco anos a ser concluído.
Em 16 de dezembro de 1997, Bettencourt forma a banda Mourning Widows (o nome foi inspirado por uma escrita que tinha visto na parede de uma igreja em Portugal) que lançaram no Japão, através da Polydor, um álbum auto-intitulado. o disco vendeu 45.000 no primeiro mês. O segundo álbum da banda, "Furnished Souls for Rent" foi lançado originalmente no Japão em 2000.
Em 1999 grava "Try Again" com a cantora Lúcia Moniz e grava "Every Diamond" para o disco de tributo a Rui Veloso.
Forma a banda Population 1, que lançam um disco em 2002. Devido a questões legais, o nome teve de ser alterado passando finalmente para DramaGods. DramaGods lançou seu primeiro álbum em dezembro de 2005.
DramaGods apareceram no Udo Music Festival, juntamente com KISS, Santana, Jeff Beck, The Doobie Brothers, Alice in Chains, The Pretenders, Ben Folds Five, e outros, em julho de 2006.
Um CD do mágico Criss Angel, Mindfreak, contém uma música em que aparece Bettencourt e foi lançado em junho de 2006.
Nuno tocou com os The Satellite Party de Perry Farrell até julho de 2007. Bettencourt ajudou a produzir "Ultra Payloaded", o álbum de estreia do grupo lançado em 29 de maio de 2007 pela Columbia Records.
A banda de Hard Rock Extreme regressou em 2008 com o disco “Saudades de Rock”, o primeiro lançamento de estúdio da banda em 13 anos.
Em 2008, Bettencourt foi destaque na trilha sonora para o filme "Smart People". É creditado na capa da trilha sonora que inclui a faixa "Need I say more", com Gary Cherone (dos Extreme), e as seleções "Baby Animals".
Em 2009 colaborou em "The Best Night Ever" de Marshall, uma personagem de "How I Met Your Mother". O vídeo era uma paródia ao vídeo de "More Than Words".
Atualmente, Nuno está em turnê com a super estrela Rihanna, onde foi o guitarrista na turnê "Last Girl On Earth Tour" (2010) e na recente "Loud Tour" (2011).




quarta-feira, setembro 19, 2012

Ötzi (a Múmia do Similaun) foi encontrado há 21 anos

Ötzi ou Múmia do Similaun é uma múmia masculina bem conservada com cerca de 5300 anos. A múmia foi encontrada por alpinistas nos Alpes italianos em 1991, em um glaciar dos Alpes de Ötztal perto do monte Similaun, na fronteira da Áustria com a Itália. O apelido Ötzi deriva do nome do vale da descoberta. Ele rivaliza a múmia egípcia "Ginger" no título de mais velha múmia humana conhecida, e oferece uma visão sem precedentes da vida e hábitos dos homens europeus na Idade do Cobre.

Descoberta
Ötzi foi encontrado por dois turistas alemães, Helmut e Erika Simon, em 19 de setembro de 1991. Eles primeiro pensaram que se tratasse de um cadáver moderno, como diversos outros que são frequentemente encontrados na região. O corpo foi confiscado pelas autoridades austríacas e levado para Innsbruck, onde sua verdadeira idade foi finalmente estabelecida. Pesquisas posteriores revelaram que o corpo fora encontrado a poucos metros da fronteira, ainda em território italiano, estando exposto no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, Bolzano, Itália.

Análise científica
O corpo foi extensamente examinado, medido, radiografado e datado. Os tecidos e o conteúdo dos intestinos foram examinados ao microscópio, assim como o pólen encontrado nos seus artefactos.
Quando morreu, Ötzi tinha entre 30 e 45 anos e aproximadamente 165 cm de altura. A análise do pólen e da poeira e a composição isotópica do esmalte de seus dentes indica que ela passou sua infância perto da atual aldeia de Feldthurns, ao norte de Bolzano, mas que mais tarde viveu em vales a cerca de 50 km a norte.
Ele tinha 57 tatuagens, algumas das quais eram localizadas em (ou perto de) pontos que coincidem com os atuais pontos de acupunctura, que podem ter sido feitas para tratar os sintomas de doenças de que Ötzi parece ter sofrido, como parasitas digestivos e artrose. Alguns cientistas acreditam que esses pontos indiquem uma primitiva forma de acupunctura.
Suas roupas, incluindo uma capa de grama entrelaçada e casaco e calçados de couro, eram bastante sofisticadas. Os sapatos eram largos e à prova d'água, aparentemente feitos para caminhar na neve; as solas eram feitas de pele de urso, a parte superior de couro de veado e uma rede feita de cascas de árvores. Tufos de erva macia envolviam o pé dentro do sapato, servindo de isolante térmico.
Outros artefactos encontrados junto de Ötzi foram um machado de cobre com cabo de teixo, uma faca de sílex e cabo de freixo, uma aljava cheia de flechas e um arco de teixo, inacabado, que era mais comprido do que o Ötzi.
Entre os objetos de Ötzi havia duas espécies de cogumelos, uma das quais (fungo de bétula) é conhecida pelas suas propriedades antibacterianas, e parece ter sido usada para fins medicinais. O outro cogumelo era um tipo de fungo que arde facilmente, incluído partes do que parece ter sido um kit para começar fogo. O kit continha restos de mais de doze plantas diferentes, além de pirite para a produzir fogo.

Análise genética
Um grupo de cientistas sequenciou o genoma de Ötzi e este foi publicado em 28 de fevereiro de 2012. Um estudo do cromossoma Y de Ötzi colocou-o num grupo que hoje domina no Sul da Córsega.
Já a análise do DNA mitocondrial mostrou que Ötzi pertence ao sub-ramo K1, mas não pode ser colocado em nenhum dos três modernos grupos deste sub-ramo (K1a, K1b ou K1c). O novo sub-ramo foi provisoriamente apelidado de K1ö por causa de Ötzi.
Uma observação genérica do seu DNA relaciona-o com Europeus do Sul, particularmente com populações isoladas geograficamente da Sardenha e Córsega.
A análise do DNA que ele tinha um elevado risco de sofrer de aterosclerose, intolerância à lactose e a presença no DNA da sequência de Borrelia burgdorferi, torna-o o mais antigo humano a sofrer da doença de Lyme (vulgarmente conhecida como febre da carraça).
Um estudo de 2012 do paleoantropólogo John Hawks sugeriu que Ötzi tinha mais material genético de Neanderthal do que os Europeus modernos.

Réplica da roupa de Ötzi, Naturhistorisches Museum - Viena

Causa da morte
Em 2007 cientistas revelaram que o Ötzi morreu de um ferimento no ombro provocado por uma flecha.
Uma equipe de pesquisadores italianos e suíços usou a tecnologia de raio-X para comprovar que a causa da morte foi uma lesão sofrida numa artéria próxima do ombro e provocada pela ponta de flecha que permanece até hoje cravada nas costas. Os mesmos cientistas concluíram que a morte de Ötzi foi imediata.
Os resultados mais recentes da pesquisa apareceram em linha no Journal of Archaeological Science e foram publicados pela National Geographic.
Análises dos intestinos de Ötzi mostraram duas refeições, uma de carne de bode da montanha, a segunda de carne de veado, ambas consumidas com alguns cereais. Pólen na segunda refeição mostra que esta foi consumida em uma floresta de coníferas a meia-altitude.
Primeiramente supôs-se que fosse um pastor levando o seu rebanho para as montanhas e que foi surpreendido por uma tempestade de neve. Dada a sua relativa velhice, não teria resistido ao esforço e morrido.
No entanto, a análise de DNA revelou traços de sangue de quatro outros indivíduos nos seus equipamentos: um na sua faca, dois na mesma flecha e o último no seu casaco. Em julho de 2001, dez anos após a descoberta do corpo, uma tomografia axial computorizada revelou que Ötzi tinha o que parecia ser uma ponta de flecha no seu ombro, mais precisamente na omoplata, combinando com um pequeno furo no seu casaco. O cabo da flecha havia sido removido. Ele também tinha um profundo ferimento na palma da mão direita, que atingiu a carne, tendões e o osso.
A partir de tais evidências e de exames das armas, o biólogo molecular Thomas Loy, da Universidade de Queensland, acredita que Ötzi e um ou dois companheiros fossem caçadores que participaram de uma luta contra um grupo rival. Em um certo momento, ele pode ter carregado (ou ter sido carregado por) um companheiro. Enfraquecido pela perda de sangue, Ötzi aparentemente largou os seus equipamentos contra uma rocha, deitou-se e expirou.

Notícia sobre Paleontologia e Açores

Mandíbula de cetáceo do período Plistocénico encontrada pela primeira vez em ilhas oceânicas
Descoberto em Santa Maria fóssil com mais de 100 mil anos
A ilha de Santa Maria, no Grupo Oriental, é a única do arquipélago dos Açores onde existem jazidas fósseis
Uma mandíbula de cetáceo, que se estima ter entre 117 e 130 mil anos, foi descoberta na jazida fóssil da Praínha, na ilha açoriana de Santa Maria, anunciou a Secretaria Regional do Ambiente esta terça-feira.
Esta é a primeira descoberta a nível mundial de um fóssil de cetáceo em ilhas oceânicas para o período Plistocénico, em particular para o último estádio interglaciar, segundo os estudos realizados pelos paleontólogos da Universidade dos Açores.
A mandíbula foi encontrada por habitantes locais, admitindo as autoridades que possa ter sido colocada a descoberto pelas adversas condições marítimas ocorridas no final de Agosto com a passagem do furacão ‘Gordon’.
A força do mar removeu rochas de grandes dimensões e areia, acabando por expor a mandíbula, que, segundo os especialistas, deverá ser de um cachalote ou de uma baleia de barbas.
O osso, com cerca de um metro de comprimento, foi removido do local por técnicos do Parque Natural de Santa Maria e investigadores do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores e será exposto no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em Vila do Porto, logo que estejam concluídos os trabalhos de limpeza e análise.
A ilha de Santa Maria, no Grupo Oriental, é a única do arquipélago dos Açores onde existem jazidas fósseis.
No total, já foram identificadas nesta ilha 15 jazidas fósseis, datadas do final do Miocénico e início do Pliocénico, entre sete a cinco milhões de anos, além de outras seis jazidas mais recentes, do Plistocénico, com idades entre os 117 e os 130 mil anos, entre as quais a jazida da Praínha.

in CM - ler notícia

NOTA: embora com incorreções (há mais fósseis nos Açores, nomeadamente de vegetais dentro de cones de cinzas vulcânicas, noutras ilhas...) esta notícia é muito especial - aumenta a importância científica dea ilha de Santa Maria e dos seus fósseis e dá relevo aos Açores e à Paleontologia nacional...

California Dreamin


Mama Cass Elliot, dos The Mamas & The Papas, nasceu há 71 anos

"Mama" Cass Elliot, nome artístico de Ellen Naomi Cohen (Baltimore, 19 de setembro de 1941 - Londres, 29 de julho de 1974) foi uma cantora norteamericana integrante da banda The Mamas & The Papas. Com o fim do grupo ela deu início a uma bem sucedida carreira a solo, lançando nove álbuns.
Cass morreu em 29 de julho de 1974, de degeneração gordurosa do miocárdio, no auge de sua carreira solo, apesar de ser mais divulgada o mito urbano que atribui sua morte ao engasgamento com uma sanduíche. Foi casada duas vezes: com o então colega de banda James Hendricks (de 1963 a 1968) e com o Barão Donald von Wiedenman (1971 a 1974). Deixou uma filha, Owen Vanessa Elliot, nascida a 26 de abril de 1967.


Há 27 anos a Cidade do México foi destruída por um sismo

1985 Mexico Earthquake - Collapsed General Hospital.jpg

Cidade do México - Hospital Geral entrou em colapso

O Sismo da Cidade do México de 1985, ocorrido no dia 19 de setembro de 1985, foi um dos sismos mais devastadores da história da América.

O evento
Em 19 de setembro de 1985, uma quinta-feira, às 07.19 horas locais (13.19 UTC), a Cidade do México foi abalada por um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter, com epicentro em 17.6 N e 102.5 W, no Oceano Pacífico, próximo de Lázaro Cárdenas, Michoacán. Trinta seis horas depois ocorreria uma réplica de magnitude 7.3 na escala de Richter. O primeiro sismo foi sentido em locais distantes como Houston, Cidade da Guatemala e Chiapas e gerou um tsunami que causou alguns danos próximo de Lázaro Cárdenas, com uma altura máxima de 3 metros.

Monumento às vítimas do sismo de 1985

Vítimas e danos
Estima-se que este sismo tenha afectado seriamente cerca de 825 000 km2 de território e sentido por cerca de 20 milhões de pessoas. Foram contabilizadas 412 construções totalmente destruídas e 3124 seriamente danificadas na Cidade do México (a maior parte das quais com uma altura entre 8 e 18 pisos). Foram também registados danos significativos em zonas dos estados de Jalisco, Michoacán, Colima, Guerrero, Morelos e Veracruz.
Toda a cidade foi abalada, mas as áreas mais afectadas foram aquelas situadas sobre o que em tempos foi o lago de Texcoco, na antiga Tenochtitlán. Os sedimentos não consolidados situados sob as construções e a negligência na construção dos edifícios foram os motivos principais que levaram ao colapso de tantas estruturas.
Após mais de dois minutos, a terra deixou de tremer, e, por essa altura, parte do centro da cidade estava em ruínas. Entre as construções destruídas contam-se várias escolas, cerca de 100 mil habitações, o edifício da emissora Televisa, vários edifícios governamentais e alguns hospitais. O número de vítimas foi estimado em 9500 mortos (havendo algumas fontes que apontam até 35 000 mortos), 30 000 feridos, e 100 000 desalojados. As equipas de socorro terão salvo cerca de 4000 pessoas, incluindo recém-nascidos de um hospital.
O governo foi criticado por ter se recusado a receber ajuda internacional, e pela demora no início do socorro às vítimas.
O valor dos danos causados por este sismo foi estimado em 4 mil milhões de dólares.

Coriolis morreu há 169 anos

Gaspard-Gustave Coriolis ou Gaspard-Gustave de Coriolis ou ainda Gustave Coriolis (Nancy, 21 de maio de 1792 - Paris, 19 de setembro de 1843) foi um matemático e engenheiro mecânico francês.
Foi professor de Análise Geométrica e de Mecânica Geral na École Centrale des Arts et Manufactures. É conhecido principalmente pelo teorema de mecânica que leva seu nome e pela força de Coriolis, que corresponde a uma lei da cinética: Toda partícula em movimento no hemisfério norte é desviada para a sua direita (e para a sua esquerda no hemisfério sul).
Na sua tese «Du calcul de l'effet des machines» ele denomina de trabalho aquilo que era designado como energia mecânica, quantidade de ação ou efeito dinâmico, precisando a ambiguidade dessas expressões, que ele considera inapropriadas. A ciência dar-lhe-ia razão.
A sua sepultura encontra-se no Cemitério do Montparnasse.


No final do século XVIII e início do século XIX, a Mecânica conheceu grandes desenvolvimentos teóricos. Como engenheiro, Gustave-Gaspard Coriolis interessou-se em tornar a mecânica teórica aplicável na compreensão e no desenvolvimento de máquinas industriais. Em seu artigo Sur les équations du mouvement relatif des systèmes de corps (1835), Coriolis define matematicamente a força que, mais tarde, levaria seu nome. Neste artigo, a "força de Coriolis" aparece como um componente suplementar da "força centrífuga", sentida por um corpo em movimento relativo a um referencial em rotação, como acontece, por exemplo, nas engrenagens de uma máquina.
O argumento de Coriolis baseava-se na análise do Trabalho e da Energia potencial e cinética nos sistemas em rotação. Hoje em dia, a demonstração mais utilizada para ensinar a pseudoforça de Coriolis usa os utilitários da Cinemática.
Foi somente no final do século XIX que e "força de Coriolis" fez sua aparição na literatura meteorológica e oceanográfica. O termo "força de Coriolis" apareceu no início do século XX.

Tsiolkovsky morreu há 77 anos

Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky ou Konstanty Ciołkowski (Izhevskoye, 5 de setembro de 1857 - Kaluga, 19 de setembro de 1935) foi um cientista russo de etnia polaca pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica. Foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo, surgido no início do século XX. Tsiolkovsky residiu numa cabana de troncos nos arredores da cidade russa de Kaluga durante grande parte da sua vida.

Vida
Nasceu numa família de classe média polaca em Izhevskoye (atual Distrito de Spassky, Óblast de Riazan) na Rússia. Durante a infância sofreu uma infecção de escarlatina que levou a uma diminuição das suas capacidades auditivas. Devido aos seus problemas de audição, não foi aceito pelas escolas primárias. Foi ensinado em casa até aos 16 anos.
Quase surdo trabalhou, como professor de matemática do ensino secundário, até à sua reforma em 1920. Tsiolkovsky estabeleceu as fundações teóricas para muitos aspectos da propulsão de foguetes e viagens espaciais. Ele é considerado o pai do voo espacial humano e o primeiro homem a conceber o elevador espacial, inspirado pela recém construída Torre Eiffel após fazer uma visita a Paris em 1895.
Adepto do filósofo Nikolai Fyodorov, acreditava que a colonização do espaço iria levar à perfeição da raça humana, com uma existência despreocupada e imortal.
Tsiolkovsky morreu a 19 de setembro de 1935 em Kaluga na Rússia e recebeu honras de estado no seu funeral. Um museu de astronáutica em Kaluga bem como a cratera Tsiolkovskiy no lado escuro da Lua, têm o seu nome.
Além do mais, em 1895, escreveu o livro Sonhos de Terra e céu, e, em 1896, elaborou um artigo sobre comunicação com extraterrestres. Mais tarde, em 1920, lançou Além da Terra.

Moeda de 1 rublo com a imagem gravada de Tsiolkovsky (1987)

Obra
A sua obra literária mais famosa, intitulada A exploração do espaço cósmico por meio de dispositivos de reacção, publicada em 1903 é provavelmente o primeiro estudo académico sobre foguetes. Tsiolkovsky foi o primeiro a calcular que a velocidade de escape da Terra para órbita era de 8 km/segundo e que para atingir esta, era necessário um foguete de múltiplos estágios utilizando oxigénio líquido e hidrogénio líquido como propelentes. Durante a sua vida ele publicou mais de 500 obras sobre viagens espaciais e outros assuntos relacionados, inclusive histórias de ficção científica. Entre as suas obras encontram-se esquemas para foguetes com múltiplos estágios, estações espaciais e sistemas biológicos de ciclo fechado para fornecer comida e oxigénio a colónias no espaço.
A suas ideias permaneceram desconhecidas fora da Rússia. A investigação neste campo estagnou até que cientistas alemães e de outras nacionalidades efectuaram os mesmos cálculos de modo independente décadas mais tarde.
A sua obra influenciou cientistas de foguetes vindouros por toda a Europa, tendo sido também estudada pelos norte-americanos nos anos 1950 e anos 1960 quando estes procuravam compreender os sucessos iniciais da União Soviética em exploração espacial.
Tsiolkovsky dedicou-se também a estudos teóricos sobre máquinas voadoras mais pesadas que o ar, efetuando independentemente muitos dos cálculos que Santos Dumont efetuou por volta da mesma época. Contudo, ele nunca construiu modelos práticos, os seus interesses mudaram para tópicos mais ambiciosos.
Entusiasmado pelo trabalho de Tsiolkovsky, Friedrich Zander esforçou-se para o promover e desenvolver. Em 1924 ele estabeleceu a primeira Sociedade de Cosmonáutica na União Soviética, mais tarde desenvolveu e construiu foguetes de combustível líquido de nomes OR-1 (1930) e OR-2 (1933). A 23 de agosto de 1924, Tsiolkovsky foi eleito primeiro professor na Academia Militar do Ar – N. E. Zhukovsky.
Em 1929 Tsiolkovsky propôs a construção de foguetes com múltiplos estágios no seu livro Comboios Cósmicos.
A equação básica para a propulsão de foguetes é denominada Equação de foguete de Tsiolkovsky em sua honra.

terça-feira, setembro 18, 2012

Uma música de Luiz Goes e Carlos Paredes para matar saudades...

Luiz Goes - Balada do mar


Disco "Coimbra de Ontem e de Hoje" (LP 1967)
Letra e musica de Luiz Goes, acompanhado por Carlos Paredes (guitarra) e João Figueiredo Gomes (viola)



Hoje o Fado e Canção de Coimbra, bem como a música portuguesa, estão mais pobres...

Reacções: "Morreu a voz que simbolizava o Fado de Coimbra"

Amigos lembram Luiz Goes como um homem de grande carácter

O cantor Luiz Goes morreu esta terça-feira aos 79 anos.

Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura
"É um dos mais representativos intérpretes da canção de Coimbra. A sua voz característica de barítono e a versatilidade com que abraçou diferentes estilos daquele género foram marcas distintivas de um percurso artístico pautado por uma vasta atividade como autor e intérprete. A sua voz marcou diversas gerações e permanecerá como uma lembrança de grande intensidade para todos os que são sensíveis à canção de Coimbra”.

Virgílio Caseiro, maestro
“Luís Goes começou, com Zeca Afonso, um novo género musical, a Balada, com belíssimos poemas de crítica social, e foi decisivo para a procura de novos rumos. Tinha uma voz forte e quente, de barítono. Um homem de grande carácter e verticalidade. Vai ficar eternizado.”

Rui Pato, músico
“É uma grande perda, era um grande poeta, um grande músico e um grande homem”, sublinhou Rui Pato, acompanhante de vários destacados intérpretes da canção de Coimbra, entre eles o trovador José Afonso. Morreu a voz que simbolizava o Fado de Coimbra. É uma grande perda. Coimbra está de luto.”

Teresa Alegre Portugal, antiga deputada do PS
“Foi um extraordinário intérprete e autor da canção de Coimbra. Um verdadeiro amigo, um amigo do coração. Foi sempre um amigo certo, também do meu marido [António Portugal, o guitarrista e compositor da música de Coimbra, que morreu em 1994]. Quando perdemos amigos como este, o que nos resta?”

in Público - ler notícia

Luiz Goes deixou-nos...

Aos 79 anos
Morreu Luiz Goes, a voz do fado de Coimbra


Fotos: Nuno Ferreira Santos

O cantor Luiz Goes, 79 anos, uma das referências da canção de Coimbra, morreu esta terça-feira em Mafra, confirmou à agência Lusa o músico Manuel Alegre Portugal.

Nascido em 1933, em Coimbra, Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes licenciou-se em Medicina, tendo exercido a profissão de médico dentista em paralelo com a carreira artística.

Iniciou-se no fado por influência do tio paterno, Armando Goes, contemporâneo de Edmundo Bettencourt, António Menano, Lucas Junot, Paradela de Oliveira, Almeida d’Eça e Artur Paredes.

Manuel Alegre Portugal recordou que Luiz Goes “foi padrinho musical de Adriano Correia de Oliveira e José Afonso”.

O músico referiu ainda que Luiz Goes gravou na década de 1950 com os músicos Carlos Paredes, João Bagão e António Portugal gravou o álbum “Serenata de Coimbra” que “é ainda hoje o disco português mais vendido”, disse Manuel Alegre Portugal.

O músico recordou que “na altura o Luiz Goes recusou um milionário contrato da gravadora Philips porque queria acabar o curso”.

“O Luiz Goes representa para a música de Coimbra o que Amália Rodrigues representa para a música portuguesa”, rematou.

Como autor, Luiz Goes assinou 25 fados e 18 baladas, dos quais se destacam “Fado da Despedida”, “Toada Beira”, “Balada da Distância”, “Canção do Regresso”, “Homem Só”, “Meu Irmão”, “Romagem à Lapa”, “É Preciso Acreditar”, entre muitos outros.

Em 2002, assinalando os 50 anos da sua primeira gravação a discográfica EMI-Valentim de Carvalho reuniu a obra integral numa edição intitulada “Canções Para Quem Vier”.

in Público - ler notícia


Toada Beirã - Luiz Goes

Eu vi a Amélia, no meio do rio
Tão pequenina, cheia de frio
Eu vi a Amélia, no meio do rio
Tão pequenina, cheia de frio

Eu vi a Amélia, no meio do rio
Tão pequenina, cheia de frio
Anda comigo, Amélia vem,
Que eu estou sozinho 

Não tenho ninguém

Que eu estou sozinho
Não tenho ninguém

Eu vi a Amélia, no arvoredo
Tão pequenina, cheia de medo
Eu vi a Amélia, no arvoredo
Tão pequenina,
Cheia de medo

Eu vi a Amélia, no arvoredo
Tão pequenina, cheia de medo
Anda comigo, Amélia vem
Que eu estou sozinho 

Não tenho ninguém

Que eu estou sozinho
Não tenho ninguém

Foucault nasceu há 193 anos

Jean Bernard Léon Foucault ((Paris, 18 de setembro de 1819 - Paris, 11 de fevereiro de 1868) foi um físico e astrónomo francês.
É mais conhecido pela invenção do pêndulo de Foucault, um dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra. Ele também fez uma medição inicial da velocidade da luz, descobriu as correntes de Foucault e, embora não o tenha inventado, é creditado por nomear o giroscópio. A cratera Foucault sobre a Lua e o asteróide 5668 Foucault são assim chamados em sua homenagem.

Início de vida
Foucault era filho de um publicitário em Paris, onde nasceu em 18 de setembro de 1819. Após receber a educação básica em sua própria casa, ele estudou medicina, abandonando-a para se dedicar à física devido a aversão a sangue. Primeiro dedicou sua atenção para a melhoria das técnicas fotográficas de L. J. M. Daguerre. Durante três anos foi assistente experimental de Alfred Donné (1801-1878) em seu ciclo de palestras sobre anatomia microscópica.
Com A. H. L. Fizeau, realizou uma série de investigações sobre a intensidade da luz do sol, comparando-a com a de carbono na lâmpada de arco e com a de cal na chama do maçarico oxigénio-hidrogénio, além da interferência da radiação infravermelha e sobre a polarização cromática da luz.

Vida
Em 1850, Foucault fez uma experiência com o aparelho de Fizeau-Foucault para medir a velocidade da luz, que veio a ser conhecida com a experiência de Foucault-Fizeau. Tal experiência foi vista como "o último prego no caixão" na teoria corpuscular da luz, de Newton, pois mostrou que a luz viaja mais lentamente na água que no ar.
Em 1851, ele fez a primeira demonstração experimental da rotação da Terra em torno seu eixo. A experiência foi feita por meio da rotação do plano de oscilação de um pêndulo longo e pesado suspenso livremente, no Panteão de Paris. A experiência causou sensação em todas as teorias vigentes. No ano seguinte, utilizou (e nomeou) o giroscópio como a comprovação experimental conceptualmente mais simples. Em 1855, recebeu a Medalha Copley da Royal Society por "notáveis pesquisas experimentais" Pouco antes, no mesmo ano, foi nomeado physicien (físico) do Observatório Imperial de Paris.
Em setembro de 1855, descobriu que a força necessária para a rotação de um disco de cobre aumenta quando o disco gira com sua borda entre os pólos de um íman, ao mesmo tempo que o disco torna-se aquecido pelas "correntes de Foucault" induzidas no metal.
Em 1857, Foucault inventou o polarizador que leva seu nome, e no ano seguinte criou um método para investigar espelhos de telescópios refletores, com o objetivo de determinar seu formato. O chamado "teste de Foucault" permite que o fabricante descubra se o espelho é perfeitamente esférico ou possui um desvio não-esférico, através da imagem formada pelo espelho. Antes de Foucault publicar suas descobertas, os testes de reflexão de espelhos de telescópios eram por “tentativas".
O teste de Foucault determina o formato de um espelho a partir dos comprimentos focais de suas áreas, comummente chamados de zonas e medidos a partir do centro do espelho. O teste concentra a luz de uma fonte puntiforme no centro de curvatura e reflete-a de volta para uma fenda. O teste permite ao usuário uma análise quantitativa da seção cónica do espelho, permitindo assim que ele avalie seu formato real, o que é necessário para obter-se um sistema óptico de boa qualidade. O teste de Foucault é utilizado até hoje, principalmente por amadores e pequenos fabricantes de telescópios comerciais, porque é barato e utiliza equipamentos simples e manuais.
Foi com o espelho rotativo de Charles Wheatstone que Foucault, em 1862, determinou a velocidade da luz como sendo igual a 298,000 km/s – 10.000 km/s menor que a obtida pelos pesquisadores anteriores e apenas 0,6% menor que o valor atualmente aceite.

Últimos anos
Nesse ano, Foucault foi eleito membro do Bureau des Longitudes e membro oficial da Légion d'Honneur. Em 1864, foi eleito membro da Royal Society de Londres, e no ano seguinte, membro da parte mecânica do Instituto. Em 1865, apareceram artigos propondo uma modificação no governador centrífugo de Watt, que tinha sido estudado há algum tempo com o objetivo de tornar seu período de revolução constante, além de um novo aparelho para regular a luz elétrica. Nesse ano (Comptes Rendus LXIII), ele mostrou que, através da precipitação de um filme de prata fino e transparente sobre o lado externo da objetiva de vidro de um telescópio, o Sol pode ser observado sem causar danos aos olhos. O seus trabalhos científicos podem ser encontrados no Comptes Rendus, 1847-1869.

Morte
Provavelmente Foucault morreu, com apenas 48 anos, de esclerose múltipla rapidamente desenvolvida, em 11 de fevereiro de 1868, em Paris, e foi enterrado no Cemitério de Montmartre.


Jimi Hendrix morreu há 42 anos

James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o melhor guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos géneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icónico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica. Foi influenciado por artistas de blues como T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."
O guitarrista mexicano Carlos Santana sugeriu que a música de Hendrix poderia ter sido influenciada por sua herança parcialmente indígena. Como produtor musical, Hendrix também inovou ao usar o estúdio de gravação como uma extensão de suas ideias musicais. Foi um dos primeiros a experimentar com a estereofonia e phasing em gravações de rock.
Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prémios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Uma blue plaque (placa azul) foi erguida, com seu nome, diante de sua antiga residência, na Brook Street, de Londres, em setembro de 1997. Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Hollywood Boulevard, 6627) foi dedicada a ele em 1994. Em 2006 o seu álbum de estreia nos Estados Unidos, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone classificou-o como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003. Hendrix também foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

(...)

Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância; seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.



segunda-feira, setembro 17, 2012

Hoje é dia de recordar um grande Poeta...


Exortação ao meu Anjo


Quando eu me deixar cair
No sonho de adoecer para poder dormir,
Fere-me com a tua lança!
Reaviva em mim a dor, fonte de esperança.

Quando a verdade, que é nua,
Me cegar como um sol, e eu me voltar para onde há lua,
E procurar jardins convencionais e plácidos,
Queima-me com os teus olhos ácidos!

Quando me for mais fácil a verdade do que ter
Um papel de actor qualquer,
Como aos que assim se recreiam,
Faz-me exibir-me bobo ante os que aplaudem ou pateiam.

Quando eu julgar, falando, dizer tudo,
Faz ante de mim sorrir teu lábio mudo!
Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!

Quando eu tiver medo do Medo
E acender fósforos nos cantos rumorosos de segredo,
Arrasta-me pelos cabelos
Para entre os pesadelos!

Quando, a meio da noite e da ansiedade,
Eu me rojar por terra e te pedir piedade
Não me apareças nem me fales!
Deixa-me só com o meu cálix.

Quando eu te falsificar,
E alugar anjos de serrim para em seus braços me embalar,
Derrete o chumbo das casas:
Leva-me no tufão das tuas asas!

Quando eu, enfim, não puder mais
Por tuas próprias mãos belíssimas e leais,
E sem caixões nem mortalhas,
Enterra-me na terra das batalhas.

Quando, depois de morto, a glória
Me levantar o seu jazigo e celebrar minha vitória,
Desvenda os alçapões dos meus escritos
E arranca à terra que me esconde os mais secretos dos meus gritos!


in As Encruzilhadas de Deus (1936) - José Régio

Anastacia - 44 anos

Anastacia Lyn Newkirk mais conhecida por Anastacia (Chicago, Illinois, 17 de setembro de 1968) é uma multipremiada cantora e compositora americana.
Anastacia faz muito sucesso na Europa, América Latina, Oceania, Ásia, África do Sul e Austrália, mas não obteve o mesmo sucesso em sua terra natal, os Estados Unidos. Em 2005, foi reconhecida pela venda de 20 milhões de discos em todo o mundo.
É conhecida mundialmente pela sua voz aguda e emotiva, e é famosa pela habilidade de atingir poderosas notas (C3 - C6/D6) numa ótima faixa completa de voz como Soprano Tessitura. Devido à sua pequena estatura (160 cm ou 5'3") ganhou o apelido de "A Pequena Senhora com uma Grande Voz" ("The Little Lady with The Big Voice"). Até meados de 2005, Anastacia era conhecida por usar óculos (geralmente de lentes escuras), tendo nesta altura feito uma cirurgia para corrigir a visão.


Guerra Junqueiro nasceu há 162 anos

Abílio Manuel Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta, 17 de setembro de 1850 - Lisboa, 7 de Julho de 1923) foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.


A minha Filha (vendo-a dormir)

Que alma intacta e delicada!
Que argila pura e mimosa!
É a estrela d’alvorada
Dentro dum botão de rosa!

E, enquanto dormes tranquila,
Vejo o divino esplendor
Da alma a sair da argila,
Da estrela a sair da flor!

Anjos, no azul inocente,
Sobre o teu hálito leve
Desdobram candidamente,
Em pálio, as asas de neve...

E eu, urze má das encostas,
Eu sinto o dever sagrado
De te beijar, - de mãos postas!
De te abençoar, - ajoelhado!

in Poesias Dispersas (1920) - Guerra Junqueiro