domingo, março 31, 2024

Um golpe de estado levou o Brasil à ditadura há sessenta anos...

Tanques na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1964

 

Regime militar no Brasil foi um período da história política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da República de jure e de facto, João Goulart, assumindo provisoriamente o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves.
O regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5, de 1968, a suspensão da Constituição de 1946, a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processo penal militar que permitiu que o exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas "suspeitas", além de qualquer revisão judicial.
   

sábado, março 30, 2024

Vem aí uma série da RTP sobre o vinho e vinha em Portugal

Série documental da RTP1 sobre vinhos estreia-se na segunda-feira

 

Vinhos Com História, a nova série da RTP1 sobre vinhos nacionais, terá cinco episódios, cada um dedicado a uma zona diferente do país. O primeiro foi filmado na ilha do Pico.


A série demorou cerca de três anos a filmar, com uma pandemia pelo meio a dificultar as viagens para a ilha do Pico, nos Açores, onde acontece o primeiro episódio


Os vinhos do Pico, os vinhos de talha do Alentejo, os verdes tintos do Minho, os medievais entre Alcobaça e Ourém e os vinhos de Colares. Vinhos Com História, a nova série documental da RTP1, com estreia marcada para esta segunda-feira, 1 de abril, às 23.00, dedica cada um dos seus cinco episódios à história de vinhos portugueses únicos e dos seus produtores. A ideia foi da realizadora Cristina Ferreira Gomes que, antes da série, não tinha nenhuma ligação com o vinho. 

Foi por acaso, numa viagem de carro a caminho da Praia das Maçãs, em Sintra, que Cristina Ferreira Gomes entrou na Adega Visconde de Salreu para visitar uma exposição sobre o vinho de Colares. “Era uma realidade que desconhecia completamente”, conta ao Terroir. “A improbabilidade de ter vinhos ali naquela região de Colares, com vinhas escavadas na areia, autênticas trincheiras paliçadas com canas. Comecei a pensar que, tal como eu, também muita gente não conheceria esta realidade.”

Série documental da RTP1 sobre vinhos estreia-se na segunda-feira A ideia de uma série documental sobre vinhos portugueses começou a ganhar forma. “Comecei a investigar se haveria em Portugal vinhos com histórias tão interessantes e tão arrebatadoras como as do vinho de Colares”, continua a realizadora e autora. Descobriu várias, mas não foi fácil pôr a série em marcha. “Demorou muito tempo a concretizar. Tive de reunir financiamento e contactar uma série de entidades que permitissem que a série fosse filmada [além de câmaras municipais, também a ViniPortugal e a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores apoiaram o projeto].”

 

A vinha do enforcado, no Minho, será o tema de um dos episódios

 

Mais do que falar sobre a origem dos vinhos, o seu objetivo era documentar os tempos atuais e destacar os produtores “que mantêm viva a história”, sublinha a realizadora. “As pessoas que comercializam os vinhos e são apaixonadas por eles.” Série documental da RTP1 sobre vinhos estreia-se na segunda-feira 

Além disso, queria retratar as vinhas ao longo das várias estações do ano e acompanhar o processo de fabrico dos vinhos, dos trabalhos no campo e na adega até à vindima. 

Ao todo, a série demorou cerca de três anos a filmar, com uma pandemia pelo meio a dificultar as viagens para a ilha do Pico, nos Açores, onde acontece o primeiro episódio, talvez o mais trabalhoso. “[Esse episódio] conta a história do vinho do Pico desde o tempo da expansão marítima até à queda do império do Verdelho e à recuperação, na contemporaneidade, das vinhas do Pico, absolutamente fabulosas.” 

O episódio menciona também a crise da filoxera, que destruiu as vinhas e deu origem à “grande vaga de imigração do Pico, Faial e São Jorge”, explica Cristina. 

O segundo a ser exibido, na segunda-feira seguinte, 8 de abril, também às 23.00, conta a história dos vinhos de Colares, a inspiração para a série, com uma explicação sobre a maneira como o crash da bolsa de Nova Iorque, em 1929, afetou a produção deste vinho.

 

 

VINHO DO PICO, DOCUMENTÁRIO- SÉRIE DOCUMENTAL VINHOS COM HISTÓRIA from Mares do Sul on Vimeo 

 

Os episódios seguintes serão dedicados aos vinhos de talha da zona de Vila de Frades, no Alentejo, ao vinho medieval cisterciense, entre Alcobaça e Ourém, e à vinha do enforcado, no Minho. “Há muitos programas sobre vinhos, mas sempre do ponto de vista do consumo. O que me interessa é a história, o vinho como um objeto que faz parte da nossa vida”, resume a realizadora. “Somos um país de vinho.”

Cristina Ferreira Gomes não tinha nenhuma ligação a esta área. Aliás, também em abril, no dia 5, a RTP2 tem agendada a estreia de outro documentário seu, Olga Roriz, sobre a coreógrafa e bailarina portuguesa. “Não tenho um conhecimento do mundo dos vinhos, nem tenho essa pretensão”, confessa a realizadora. “O meu interesse foi mesmo do ponto de vista documental, de fazer uma série sobre vinho.”

in Público

A primeira cirurgia com anestesia foi feita há 182 anos

  
Crawford Williamson Long (Danielsville, Georgia, November 1, 1815 – Athens, Georgia, June 16, 1878) was an American surgeon and pharmacist best known for his first use of inhaled diethyl ether as an anesthetic. Although his work was unknown outside a small circle of colleagues for several years, he is now recognized as the first physician to have administered ether anesthesia for surgery.
Long was born in Danielsville, Madison County, Georgia. He received his M.D. degree at the University of Pennsylvania in 1839. After observing the same physiological effects with diethyl ether ("ether") that Humphry Davy had described for nitrous oxide in 1800, Long used ether for the first time on March 30, 1842 to remove a tumor from the neck of a patient, James M. Venable, in Jefferson, Georgia. Long subsequently removed a second tumor from Venable and used ether as an anesthetic in amputations and childbirth. The results of these trials were published in 1849 in The Southern Medical and Surgical Journal. An original copy of this publication is held in the U.S. National Library of Medicine.
   

Música adequada à data...

 

 

Vincent (Starry Starry Night) - Don McLean

 

Starry, starry night
Paint your palette blue and gray
Look out on a summer's day
With eyes that know the darkness in my soul

Shadows on the hills
Sketch the trees and the daffodils
Catch the breeze and the winter chills
In colors on the snowy linen land

Now I understand
What you tried to say to me
And how you suffered for your sanity
And how you tried to set them free

They would not listen, they did not know how
Perhaps they'll listen now

Starry, starry night
Flaming flowers that brightly blaze
Swirling clouds in violet haze
Reflect in Vincent's eyes of china blue

Colors changing hue
Morning fields of amber grain
Weathered faces lined in pain
Are soothed beneath the artist's loving hand

Now I understand
What you tried to say to me
And how you suffered for your sanity
And how you tried to set them free

They would not listen, they did not know how
Perhaps they'll listen now

For they could not love you
But still your love was true
And when no hope was left in sight
On that starry, starry night

You took your life, as lovers often do
But I could've told you Vincent
This world was never meant for
One as beautiful as you

Starry, starry night
Portraits hung in empty halls
Frame-less heads on nameless walls
With eyes that watch the world and can't forget

Like the strangers that you've met
The ragged men in ragged clothes
The silver thorn of bloody rose
Lie crushed and broken on the virgin snow

Now I think I know
What you tried to say to me
And how you suffered for your sanity
And how you tried to set them free

They would not listen, they're not listening still
Perhaps they never will

Notícia para entenderem os nomes das tempestades que nos fustigam...

Ana, Aline e agora Nelson: de onde vêm os nomes das tempestades?

 

 

Inundações na baixa de Faro

 

 Nomes ficam-lhe na cabeça? Ainda bem, faz tudo parte do truque do IPMA, que batiza as tempestades desde a perigosa Ana, em 2017. Agora anda por cá a Nelson; de seguida, vem a Olivia.

São tempestades a torto e a direito. . Depois da “bomba meteorológica” trazida pela tempestade Babet, em outubro do ano passado, a Depressão Aline trouxe muita chuva e ventos fortes. Agora, chegou a tempestade Nelson, mesmo a tempo do Domingo de Páscoa, para estragar os planos dos portugueses.

E não, o nome da nova “rufia”, que tem afetado nomeadamente a região de Lisboa, não é uma homenagem à mítica personagem de Os Simpsons, Nelson Muntz. Esta é islandesa e estende-se até à Madeira.

Mas, afinal, de onde vêm os nomes que damos às tempestades?

Tudo começou em 2017, quando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, a Agência Meteorológica Estatal de Espanha – AEMET e a Méteo-France acordaram entre si que algumas das tempestades e depressões passariam a ter nome, aquando da sua passagem pelo Oceano Atlântico e eventualmente pela região mais ocidental do Mar Mediterrâneo”, diz o IPMA em comunicado.

Mas nem todas as tempestades são especiais o suficiente para serem batizadas. Apenas as depressões/tempestades extratropicais que dão origem a um aviso de vento de nível laranja ou vermelho — ou que mereçam especial atenção — é que têm o privilégio de receber um nome.

E quem é que escolhe o nome? Também há regras para isso.

O primeiro país a ser afetado pela tempestade, isto é, o primeiro a emitir o alerta, pode escolher o nome da tempestade, e os restantes países pelos quais esta passar devem adotar o nome selecionado. Mas não se pode escolher qualquer um (sim, também há regras).

Há uma lista com todos os nomes que podem batizar as tempestades… e já estão definidos os nomes das próximas tempestades. Por isso, pode começar a dizer adeus à Nelson e preparar-se para receber as ainda inexistentes Olivia, Pierrick e Renata.

“A nomeação de tempestades tem como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco; assim como melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de proteção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa”, lê-se em comunicado do IPMA.

 

in ZAP

Ligar a tectónica de placas com a mineralogia...

A evolução dos continentes está escrita em pequenos diamantes com milhões de anos

 

 

 

Os diamantes superprofundos com pelo menos 450 milhões de anos foram descobertos em minas no Brasil e na África Ocidental.

 

Foram reveladas novas informações sobre a evolução e movimentação de continentes ao longo da história da Terra através da análise de diamantes antigos e extremamente profundos, encontrados em minas no Brasil e na África Ocidental.

Os diamantes forneceram dados cruciais sobre a formação, estabilização e deslocamento de Gondwana, um dos mais notáveis supercontinentes antigos. A descoberta foi explicada num estudo publicado na Nature.

A Gondwana existiu entre o período Neoproterozóico e o Cenozóico e incluía as massas terrestres que agora compõem a América do Sul, África, Antártica, Índia, Austrália e a Península Arábica. Estes diamantes “superprofundos” foram formados há entre 650 e 450 milhões de anos, no alicerce deste supercontinente.

Segundo Karen Smit, que fez parte do estudo, os diamantes são um dos raros minerais resistentes o suficiente para sobreviver e testemunhar o ciclo dos supercontinentes, um processo que envolve a construção e dissolução recorrente de supercontinentes ao longo de centenas de milhões de anos.

Combinando modelos atuais de tectónica de placas com análises geoquímicas e datação dos diamantes, a equipa de investigação determinou que os materiais se formaram em níveis extremamente profundos sob Gondwana, precisamente quando o supercontinente cobria o Polo Sul.

Os diamantes viajaram tanto vertical quanto horizontalmente dentro da Terra e as suas histórias complexas podem ser usadas para rastrear tanto as origens do supercontinente como as últimas etapas da sua evolução, escreve o Interesting Engineering.

Curiosamente, as rochas que contêm os diamantes foram adicionadas à base de Gondwana, sugerindo que o supercontinente “cresceu” a partir de baixo. Eram necessários eventos vulcânicos violentos para transportar estes diamantes para a superfície da Terra, ocorridos há cerca de 90 milhões de anos, trazendo consigo segredos sobre como Gondwana se pode ter formado.

“Esta pesquisa dá-nos uma visão sobre como os continentes se formam, e está ligada a como a vida evoluiu e o que torna o nosso planeta Terra diferente de outros planetas”, concluiu Smit, que está atualmente a criar um novo laboratório de isótopos na Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, para futuras análises de inclusões de diamante.

Este estudo representa um avanço significativo na nossa compreensão de como os supercontinentes, e por extensão, os continentes, se formam e evoluem, dando pistas sobre um período crítico da história geológica da Terra.

 

in ZAP

Poesia, acompanhada de pintura, para celebrar um grande artista...

Autorretrato com Orelha Enfaixada e Cachimbo, 1889

 

A CABEÇA LIGADA
 

La pintura è una poesia che si vede
Leonardo


 
Van Gogh, queria algo
tão consolador como a música.
 
Os campos de trigo e centeio
com ciprestes, os seus obeliscos,
e lírios e grandes nuvens,
a sesta dos camponeses,
a natureza morta
de girassóis e anémonas,
o sereno bivaque de ciganos,
as árvores com o azul tisnado do céu,
loendros, paveias,roçadores
de pastagens limão ouro pálido,
o semeador ferruginoso de ocre,
enxofre e do tamanho de uma catedral,
o voo de corvos sobre ramos
luminosos e ternos
de amendoeiras em flor.
 
Depois de cortar a orelha
retratou-se com os lábios
pintados de sangue.
Se o sofrimento fosse mensurável,
naquela cara de símio
louco de ser homem
haveria dores
de um inteiro campo de concentração.

  
 
 
in
A Ignorância da Morte (1978) - António Osório

MC Hammer celebra hoje sessenta e dois anos

     
MC Hammer, nome artístico de Stanley Kirk Burrell, (Oakland, 30 de março de 1962) é um rapper norte-americano. Teve o seu auge musical durante a década de 80 e início da de 90. Foi conhecido pelas suas calças largas e calçado excêntrico, com as quais aparecia vestido no clip de seu maior hit: U Can't Touch This (um videoclipe famoso pelas estranhas roupas usadas pelos seus bailarinos).
    

 


Baby Can I Hold You...

Come away with me, Norah Jones...

 

Come away with me - Norah Jones

Come away with me in the night
Come away with me
And I will write you a song

Come away with me on a bus
Come away where they can't tempt us
With their lies

I want to walk with you
On a cloudy day
In fields where the yellow grass grows
knee-high
So won't you try to come

Come away with me and we'll kiss
On a mountaintop
Come away with me
And I'll never stop loving you

And I want to wake up with the rain
Falling on a tin roof
While I'm safe there in your arms
So all I ask is for you
To come away with me in the night
Come away with me

 

Lean On Me...

 

Lean On Me - Bill Withers

Hmm
Hmm hmm hmm hmm
Hmm hmm hmm hmm
Hmm hmm hmm hmm hmm

Sometimes in our lives, we all have pain
We all have sorrow
But if we are wise
We know that there's always tomorrow


Lean on me when you're not strong
And I'll be your friend
I'll help you carry on

For it won't be long
'Til I'm gonna need
Somebody to lean on


Please swallow your pride
If I have things you need to borrow
For no one can fill
Those of your needs
That you won't let show


You just call on me, brother, when you need a hand
We all need somebody to lean on
I just might have a problem that you'll understand
We all need somebody to lean on


Lean on me when you're not strong
And I'll be your friend
I'll help you carry on

For it won't be long
'Til I'm gonna need
Somebody to lean on


You just call on me, brother, when you need a hand
We all need somebody to lean on
I just might have a problem that you'll understand
We all need somebody to lean on


If there is a load you have to bear
That you can't carry

I'm right up the road
I'll share your load
If you just call me


(Call me) If you need a friend
(Call me) Call me, uhuh uhuh
(Call me) If you need a friend
(Call me) If you ever need a friend
(Call me) Call me
(Call me) Call me
(Call me) Call me
(Call me) Call me
(Call me) If you need a friend
(Call me) Call me
(Call me) Call me
(Call me) Call me
(Call me) Call me
(Call me)

 

A Rússia vendeu o Alasca há 157 anos - e a culpa provavelmente é dos ucranianos...

  
Em 1867, os Estados Unidos da América compraram à Rússia o território do Alasca. A operação foi conduzida pelo Secretário de Estado americano William Henry Seward.
À época, a transação foi considerada absurda e era referida como "a loucura de Seward" (William H. Seward's folly). O território comprado, com área aproximada de 1.600.000 km², constitui o atual estado americano do Alasca.
        
  
Situação prévia
O Império Russo estava em dificuldades financeiras e em vias de perder o território do Alasca sem compensação nalgum futuro conflito, sobretudo para o rival da época, o Império Britânico, que detinha o vizinho Canadá e cuja possante Royal Navy poderia facilmente tomar o controlo das costas, de difícil defesa para a Rússia. O Czar Alexandre II decidiu então vender o território aos Estados Unidos e encarregou o seu embaixador, o barão Edouard de Stoeckl, de abrir negociações com o Secretário de Estado William Seward, de quem era amigo, no início de março de 1867.
As negociações concluíram-se após discussões que duraram uma noite inteira e a assinatura do tratado foi feita às 04.00 horas da manhã de 30 de março com um preço de compra de 7.200.000 dólares americanos (equivalente a cerca de 1.670 milhões de dólares, a preços de 2006). A opinião pública americana foi muitíssimo desfavorável a esta compra, como indica um historiador, e as críticas foram numerosas [Oberholtzer, p: 541]:
"Already, so it was said, we were burdened with territory which we had no population to fill. The Indians within the present boundaries of the republic strained our power to govern aboriginal peoples. Could it be that we would now, with open eyes, seek to add to our difficulties by increasing the number of such peoples under our national care? The purchase price was large; the annual charges for administration, civil and military, would be yet greater, and continuing. The territory included in the proposed cession was not contiguous to the national domain. It lay away at an inconvenient and a dangerous distance. The treaty had been secretly prepared, and signed and foisted upon the country at four o'clock in the morning. It was a dark deed done in the night.... The New York World said that it was a "sucked orange." It contained nothing of value but furbearing animals, and these had been hunted until they were nearly extinct. Except for the Aleutian Islands and a narrow strip of land extending along the southern coast the country would be not worth taking as a gift.... Unless gold were found in the country much time would elapse before it would be blessed with Hoe printing presses, Methodist chapels and a metropolitan police. It was "a frozen wilderness".

Ponto de vista do governo federal
A compra foi à época vista como ridícula, considerada como "a loucura de Seward" (William H. Seward's folly), o "Frigorífico de Seward" (William H. Seward's icebox) e "o jardim de ursos-polares de Andrew Johnson" (Andrew Johnson's polar bear garden), pois considerava-se temerário gastar uma tal quantia por uma região remota.
O tratado foi apoiado pelo Secretário de Estado William Seward, partidário de longa data da expansão, e pelo presidente do comité do Senado, Charles Sumner. Os seus argumentos eram que os interesses estratégicos da nação obrigavam à assinatura deste tratado. A Rússia tinha sido um aliado de valor durante a Guerra da Secessão, enquanto o Reino Unido tinha sido quase um inimigo. Pareceria então normal ajudar a Rússia e "desconcertar" os britânicos. Havia ainda a questão de o território adjacente ser ainda colónia britânica (atual Canadá). Poderia então haver aí um valor estratégico para os britânicos de um dia adquirirem o Alasca. A compra, disse o editor do New York Herald, era um modo de o czar fazer entender ao Reino Unido e à França que não tinham "atividades no continente norte-americano." "Em resumo, era uma manobra de flanco" sobre o Canadá como disse o New York Tribune. Em breve o mundo veria no noroeste "um cockney hostil ladeado por dois Yankees atentos, um de cada lado" e "John Bull seria levado a compreender que a única coisa que poderia fazer era vender os seus interesses ao Brother Jonathan".
Em 9 de abril, Sumner fez um importante discurso para apoiar o tratado, cobrindo de modo exaustivo a história, o clima, a configuração natural, a população, os recursos - florestas, minas, prados, pescas - do Alasca. De modo erudito citou testemunhos de geógrafos e navegadores: Alexander von Humboldt, Joseph Billings, Yuri Lisiansky, Fyodor Petrovich Litke, Otto von Kotzebue, Portlock, James Cook, Meares, Ferdinand von Wrangel. Quando terminou, viu que "tinha feito um pouco mais que manter o equilíbrio da balança". Continuou com "uma vez que a razão e testemunhos deste lado eram os mais fortes". "Em breve", disse Sumner, "uma raça pragmática de intrépidos navegadores virão às suas costas, em todas as espécies de empresas, para negócios ou patriotismo. O comércio terá novos braços, o país novos defensores, a bandeira nacional novas mãos para a elevar bem alto." Recordando o republicanismo americano de todo o território, indicou que "reconhecereis que é melhor que tudo o que podereis receber, melhor que pilhas de peixes, areias de ouro, as melhores pastagens ou esplêndidos marfins." "A nossa cidade," exclamou Sumner, "não pode ser menos que o continente norte-americano com portas sobre todos os mares que o circundam." [Oberholtzer 1: 544-5]
O Dia de Seward, dia de celebração da compra do Alasca pelos Estados Unidos, é o dia de homenagem a William Henry Seward e feriado no Alasca (última segunda-feira de março).

Cheque utilizado, pelo governo dos Estados Unidos, para a compra do Alasca
   
Ratificação da compra
O Senado dos Estados Unidos da América ratificou o tratado em 9 de abril de 1867, com 37 votos a favor e 2 contra.
Estima-se que o Alasca contava na altura com 2.500 russos ou mestiços e 8.000 aborígenes, no total de 10.000 habitantes, sob o comando direto da companhia russa das peles, e cerca de 50.000 esquimós viviam sob esta jurisdição.
Os europeus viviam em 23 povoações situadas nas ilhas ou na costa. Em pequenos postos havia quatro ou cinco russos que se encarregavam do recebimento e armazenagem de peles trazidas pelos nativos e do reabastecimento de navios que vinham buscar a mercadoria. Havia duas cidades principais. A primeira, New Archangel, atualmente Sitka, foi fundada em 1804, como base de apoio ao rentável negócio de peles de leão marinho. Tinha cerca de 116 barracões que abrigavam 968 habitantes. A segunda era Saint-Paul, na ilha Kodiak, que, com 100 barracões e 283 habitantes, era o centro da indústria de peles de foca.
O nome aleúte Alasca foi escolhido pelos americanos. A cerimónia de transferência teve lugar em Sitka, em 18 de outubro de 1867. Soldados russos e americanos desfilaram junto à casa do governador; a bandeira russa foi arriada e a americana hasteada e saudada por salvas de artilharia. O capitão Alexis Pestchouroff disse "General Rousseau, pela autoridade de sua Majestade, o Imperador da Rússia, transfiro para os Estados Unidos da América o território do Alasca." Em retribuição, o general Lovell Rousseau aceitou o território. Numerosos fortes e fortins, construções de madeira, foram cedidos aos americanos. As tropas ocuparam as casernas e o general Jefferson C. Davis estabeleceu a sua residência na casa do governador. A maior parte dos russos voltaram para o seu país, salvo alguns comerciantes e homens do clero ortodoxo.
O Alaska Day celebra a transferência formal do Alasca, que ocorreu a 18 de outubro de 1867. Hoje em dia, o Alasca celebra o dia da compra, o Seward's Day, na última segunda-feira de março.
A data de 18 de outubro de 1867 é referente ao nosso atual calendário gregoriano, sendo feito às 9:01:20 horas (hora de Greenwich, atual UTC) teve efeito no dia seguinte no Alasca para substituir o calendário juliano e às 14.58.40 horas. Para os russos, que ainda usavam o calendário juliano, a transferência teve lugar a 7 de outubro de 1867.
   

Frankie Laine nasceu há 111 anos...

  
Frankie Laine (born Francesco Paolo LoVecchio; Chicago, Illinois, March 30, 1913 – San Diego, California, February 6, 2007) was an American singer, songwriter, and actor whose career spanned nearly 75 years, from his first concerts in 1930 with a marathon dance company to his final performance of "That's My Desire" in 2005. Often billed as "America's Number One Song Stylist", his other nicknames include "Mr. Rhythm", "Old Leather Lungs", and "Mr. Steel Tonsils". His hits included "That's My Desire", "That Lucky Old Sun", "Mule Train", "Jezebel", "High Noon", "Save Your Sorrow", "I Believe", "Hey Joe!", "The Kid's Last Fight", "Cool Water", "Rawhide", and "Lord, You Gave Me a Mountain".

 
 

 


Céline Dion nasceu há 56 anos

 

     

Céline Marie Claudette Dion (Charlemagne, Quebec, Canadá, 30 de março de 1968) é uma cantora, compositora e empresária canadiana.

 

in Wikipédia

 


Norah Jones faz hoje 45 anos...!

      

Norah Jones (Brooklyn, 30 de março de 1979) é uma pianista, cantora e compositora dos Estados Unidos. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, mudou oficialmente o seu nome aos dezasseis anos. 

Norah nasceu na cidade de Nova Iorque, filha do influente sitarista indiano Ravi Shankar, tendo vivido a sua infância com a sua mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. É meia-irmã, pela parte do pai, de Anoushka Shankar, sitarista e compositora. Jones estudou no Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts e na University of North Texas, onde se formou em jazz piano. Em 1999, após dois anos no programa, Norah voltou para Nova Iorque, onde toca com sua banda, Wax Poetic.

Norah é uma artista premiada cuja carreira foi impulsionada em 2002 com seu álbum de estreia Come Away With Me, um álbum jazz piano com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito vendendo vinte e três milhões de cópias mundialmente. Norah Jones obteve oito premiações nos Prémios Grammy de 2003, incluindo o de "Best New Artist". Seu álbum Feels Like Home lançado em 9 de fevereiro de 2004, foi mais influenciado pela música country ao invés de repetir o estilo suave de Come Away With Me. Com uma semana de lançamento, Feels Like Home havia vendido um milhão de cópias. No mesmo ano, a revista TIME listou Jones entre as "pessoas mais influentes de 2004". Jones recebeu três prêmios nos Grammy de 2005, dois na categoria Disco do Ano pela sua colaboração com Ray Charles na música Here We Go Again.

O álbum Not Too Late de 2007, conta 13 canções originais de autoria ou co-autoria de Norah com produção de Lee Alexander, há muito tempo seu parceiro de composição e baixista. Destaques para "Sinkin' Soon", com os vocais do cantor-compositor M. Ward, e Thinking About You, que Norah compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999.

Em 2007, Norah teve sua estreia como atriz e protagonista em "My Blueberry Nights" - Um Beijo Roubado, filme de Wong Kar-wai. O filme abriu o festival de Cannes. Norah já havia participado em especiais como na Vila Sesamo Apresenta, cantando "Don't Know Why".

Em 2009 lança o álbum The Fall e em 2010 uma coletânea ...Featuring com colaborações e parcerias de vários cantores famosos incluindo Ray Charles.

O seu mais recente trabalho, lançado em 1 de maio de 2012, é ...Little Broken Hearts, produzido por Danger Mouse. Neste trabalho, a cantora mostra um novo estilo musical, com um som bem diferente de seus outros álbuns. Segundo o Guia de CD da Rolling Stone, "todas as canções têm um clima tristonho e contemplativo, algo meio suspenso em algum lugar enevoado da década de 1970, entre o campo e a cidade". 

  

 


O presidente Ronald Reagan foi alvo de um atentado há quarenta e três anos...

1. O Presidente Reagan acena para a multidão antes dos disparos. 2. Ocorrem os disparos. O presidente é colocado no carro (à direita) e os guardas vão em direção do atirador. 3. O Serviço Secreto age enquanto os outros se protegem. 4. O oficial de polícia de Washington D.C., Thomas Delahnty (no chão) e o Secretário de Imprensa (atrás) deitado e ferido no chão. Os agentes do Serviço Secreto continuam a perseguir o atirador, dois agentes tentam apreender o que parece ser a arma.

A tentativa de assassinato de Ronald Reagan ocorreu em 30 de março de 1981, 69 dias após Ronald Reagan ter assumido a presidência dos Estados Unidos. Enquanto deixava um compromisso público no Washington Hilton Hotel em Washington, D.C., o presidente Reagan e três outras pessoas foram baleadas e feridas por John Hinckley, Jr. Reagan sofreu uma perfuração no pulmão, mas um atendimento médico rápido permitiu que ele recuperasse rapidamente apesar de sua idade (na época Reagan tinha 70 anos). A tentativa de assassinato de Ronald Reagan foi retratada no filme "The Day Reagan Was Shot", produção de 2001.
Reagan foi o primeiro presidente em serviço dos Estados Unidos que foi baleado e sobreviveu a uma tentativa de assassinato. Não houve invocação formal da sucessão presidencial, embora uma declaração polémica feita pelo Secretário de Estado Alexander Haig dizendo que ele estava "no comando" marcou um curto período durante o qual o Vice Presidente George H. W. Bush estava fisicamente ausente, voando de volta para Washington, D.C. a bordo do Air Force Two após um discurso em Fort Worth, Texas. Hinckley, o atirador, foi declarado inocente por motivos de insanidade e permaneceu confinado numa instituição psiquiátrica.

A motivação por detrás do ataque de Hinckley foi uma obsessão doentia pela atriz Jodie Foster devido a erotomania. Enquanto morava em Hollywood no final da década de 70, ele assistiu ao filme Taxi Driver pelo menos umas quinze vezes, ao que parece houve uma forte identificação com a personagem principal, Travis Bickle (interpretado por Robert De Niro). A trama mostra os esforços de Bickle para proteger uma prostituta de 12 anos interpretada por Foster; quase no fim do filme, Bickle tenta assassinar um Senador americano que é candidato a presidente. Nos anos seguintes, Hinckley persegue Foster pelo país, chegando ao ponto de matricular-se no curso de letras da Universidade Yale em 1980 quando ele ficou sabendo que ela era uma estudante daquela universidade. No fim de 1980, Hinckley escreveu muitas cartas e bilhetes endereçados a Foster. Ele telefonou para ela duas vezes e recusou-se a desistir quando ela indicou que não estava interessada nele. Convencido que sendo uma figura conhecida nacionalmente ele estaria à altura de Foster, Hinckley começou a perseguir o então presidente Jimmy Carter (essa decisão de ter um presidente como alvo foi também inspirada no filme Taxi Driver). No início de março de 1981, ele escreveu mais três ou quatro bilhetes para Foster. Ela entregou os bilhetes ao reitor da universidade que, por sua vez, os enviou ao Departamento de Polícia de Yale, o qual seguiu as pistas deixadas por Hinckley mas não obteve êxito.

O evento
Hinckley chegou em Washington, D.C. no domingo, 29 de março, desceu de um autocarro da Greyhound Lines e hospedou-se no Park Central Hotel. Na manhã seguinte, tomou café da manhã no McDonald's, leu um artigo sobre o presidente Ronald Reagan na página A4 do Washington Star, e decidiu que era hora de agir. Sabendo que não viveria para contar sobre o atentado que faria contra Reagan, Hinckley escreveu (mas não enviou) uma carta para Foster cerca de duas horas antes da tentativa de assassinato, dizendo que ele esperava impressioná-la com o tamanho de ato que iria fazer.
Em 30 de março de 1981, o presidente Reagan participou de um almoço formal dirigido aos representantes da AFL-CIO no Washington Hilton Hotel. Ele entrou no prédio por volta de 13.45, acenou para a multidão que incluía jornalistas, cidadãos e o Primeiro Ministro do Canadá Pierre Elliott Trudeau.

Pouco antes das 14.30, hora local, enquanto Reagan caminhava para fora através da T Street NW indo em direção ao carro que o esperava, Hinckley saiu do meio da multidão e disparou um revólver Röhm RG-14 calibre .22 seis vezes em três segundos. O primeiro projétil atingiu a cabeça de James Brady, secretário de Impressa da Casa Branca. O segundo atingiu as costas de Thomas Delahanty, Oficial de Polícia do Distrito de Columbia. O terceiro projétil ultrapassou o presidente e atingiu a janela de um prédio do outro lado da rua. O quarto acertou o abdómen do agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos da América Tim McCarthy. O quinto atingiu o vidro à prova de balas da janela no lado aberto da porta da limusine presidencial. O sexto e último projétil ricocheteou na limusine presidencial e atingiu o presidente na sua axila esquerda, passando de raspão por uma costela e alojando-se no seu pulmão, parando quase a uma polegada de seu coração.
Dezasseis minutos após a tentativa de assassinato, a ATF descobriu que a arma usada no atentado havia sido comprada no Rocky's Pawn Shop em Dallas, Texas. Ela foi carregada com seis cartuchos .22LR da marca "Devastator", os quais continham pequenas cargas explosivas à base de azida de chumbo projetadas para explodir com o contacto.
Todo o incidente foi filmado por pelo menos cinco cinegrafistas, de algumas das principais emissoras do país. A CNN transmitiu o discurso de Reagan ao vivo momentos antes, parte de sua equipe ainda se encontrava no interior do hotel. Ao ser preso, Hinckley perguntou aos oficiais se a cerimónia de entrega do Óscar que estava programada para acontecer naquela noite seria adiada por causa do atentado, o que de facto aconteceu.
 
Momentos após o tiroteio, Reagan foi rapidamente colocado na limusine presidencial por agentes do Serviço Secreto. Num primeiro momento, não houve perceção que o presidente tinha sido ferido; a bala que o atingiu entrou logo abaixo de sua axila. Entretanto, quando o agente do Serviço Secreto Jerry Parr verificou Reagan, procurando por algum ferimento causado por tiro, o presidente tossiu em alto som, o sangue começou a espumar, indicando que seu pulmão foi perfurado. Reagan, encontrando-se em grande dor, pensou que uma de suas costelas havia se quebrado quando o agente Parr o colocou dentro da limusina. Parr deu ordens para o batedor desviar para o hospital da Universidade George Washington.
Embora a equipa médica da sala de emergência tivesse sido informada que vítimas de tiro estavam para chegar, nenhuma maca foi preparada. Reagan saiu da limusina e foi socorrido na sala de emergência. Reclamando de dificuldades para respirar, os seus joelhos se curvaram e Reagan caiu de joelhos.
A equipe de traumatologia, liderada pelo Dr. Joseph Giordano, tratou Reagan com fluidos intravenosos, oxigénio, toxoides e sistemas coletores de drenagem. Quando a primeira-dama Nancy Reagan chegou na sala de emergência após ser informada da situação, ele disse a ela "Querida, eu esqueci de me abaixar" - tomando emprestado as palavras do boxer Jack Dempsey que, quando estava na corda sendo açoitado por Gene Tunney, disse algo semelhante para a sua esposa.
Uma quantidade significativa de sangue saiu dos tubos dos drenos torácicos. O chefe da cirurgia torácica, Dr. Benjamin L. Aaron, decidiu operar pois a hemorragia persistia. Afinal, Reagan perdera mais da metade de seu volume sanguíneo.
Na sala de operação, Reagan comentou, "Por favor, digam que vocês são todos republicanos". Giordano, um liberal democrata, respondeu, "Nós somos todos republicanos hoje". A operação durou cerca de três horas. O decorrer do pós operação foi complicado pela febre, que foi tratada com múltiplos antibióticos.
Os assessores de Reagan estavam ansiosos pela aparição do presidente e por sua rápida recuperação. Na manhã seguinte após a sua operação, Reagan assinou uma parte da legislação. Reagan deixou o hospital depois de treze dias. Inicialmente, ele trabalhava apenas duas horas por dia na Casa Branca. Ele não comandou nenhuma reunião de gabinete até o vigésimo sexto dia, não se aventurou para fora de Washington até ao quadragésimo nono dia, e não deu nenhuma entrevista coletiva até ao septuagésimo nono dia. O médico de Reagan pensou que a recuperação não estaria terminada antes de outubro.
No dia em que sofreu o atentado, Reagan tinha uma visita programada para o estado da Pensilvânia. Enquanto estava entubado, ele rabiscou num bilhete para uma das enfermeiras, "No fim das contas, eu prefiro estar em Filadélfia."

    

Prince lançou o álbum Sign o' the Times há 37 anos...

   

Sign o' the Times (often stylized as Sign "☮︎" the Times) is the ninth studio album by American singer, songwriter, producer, and multi-instrumentalist Prince. It was first released on March 30, 1987 as a double album by Paisley Park Records and Warner Bros. Records. The album is the follow-up to Parade and is Prince's first solo album following his disbanding of the Revolution. The album's songs were largely recorded during 1986 to 1987 in sessions for releases Prince ultimately aborted: Dream Factory, the pseudonymous Camille, and finally the triple album Crystal Ball. Prince eventually compromised with label executives and shortened the length of the release to a double album.

Many of the drum sounds on Sign o' the Times came from the Linn LM-1 drum machine, and Prince used the Fairlight CMI synthesizer to replace other instruments. Minimal instrumentation is heard on the stripped-down "Sign o’ the Times", the lead single. Four songs contain higher-pitched vocals to represent Prince's alter ego "Camille". The album's music touches on a varied range of styles, including funk, soul, psychedelic pop, electro, and rock.

Sign o' the Times' release was supported by several singles, among them the socially conscious "Sign o' the Times" and "If I Was Your Girlfriend"; in addition to a well-received concert film of the same name. The album peaked at number six on the Billboard 200 and was certified platinum by the Recording Industry Association of America (RIAA) four months after its release. It also reached the top 10 in Austria, France, New Zealand, Norway, Sweden, and the UK and number one in Switzerland. "Sign o' the Times", "U Got the Look" and "I Could Never Take the Place of Your Man" were all top 10 hits on the Billboard Hot 100. Following Prince's death in 2016, the album re-entered the Billboard 200 at number 20.

Though not as commercially successful as Purple Rain, Sign o' the Times was Prince's most acclaimed album, being voted 1987's best album in the Pazz & Jop critics poll. Included in many lists of the greatest albums of all time, it has been appraised by many critics as Prince's best album, ahead of Purple Rain. Writing for The Rolling Stone Album Guide (2004), Michaelangelo Matos regarded it as "the most complete example of [Prince's] artistry's breadth, and arguably the finest album of the 1980s". In 2017, the album was inducted into the Grammy Hall of Fame.

 

in Wikipédia

 

 

Sign O’ the Times - Prince


Oh yeah


In France a skinny man died of a big disease with a little name
By chance his girlfriend came across a needle and soon she did the same
At home there are seventeen-year-old boys and their idea of fun Is being in a gang called The Disciples, high on crack, totin' a machine gun
Time
Time


Hurricane Annie ripped the ceiling off a church and killed everyone inside
You turn on the telly and every other story is tellin' you somebody died
Sister killed her baby 'cause she couldn't afford to feed it
And we're sending people to the moon
In September my cousin tried reefer for the very first time
Now he's doing horse; it's June
Time
Time


It's silly, no?
When a rocket ship explodes
And everybody still wants to fly
Some say a man ain't happy
Unless a man truly dies
Oh, why?
Time
Time


Baby make a speech, star wars fly
Neighbors just shine it on
But if a night falls and a bomb falls
Will anybody see the dawn
Time
Time


Is it silly, no?
When a rocket blows up
And everybody still wants to fly
Some say man ain't happy, truly
Until a man truly dies
Oh, why?
Oh, why?
Sign o' the Times
Time
Time


Sign o' the times mess with your mind
Hurry before it's too late
Let's fall in love, get married, have a baby
We'll call him Nate, if it's a boy
Time
Time

Goya nasceu há 278 anos

Retrato de Goya feito por Vicente López Portaña em 1826

  
Francisco de Goya y Lucientes (Fuendetodos, provincia de Zaragoza, 30 de marzo de 1746 - Burdeos, Francia, 16 de abril de 1828)​ fue un pintor y grabador español. Su obra abarca la pintura de caballete y mural, el grabado y el dibujo. En todas estas facetas desarrolló un estilo que inaugura el Romanticismo. El arte goyesco supone, asimismo, el comienzo de la pintura contemporánea y es precursor de las vanguardias pictóricas del siglo XX; por todo ello, se le considera uno de los artistas españoles más relevantes y uno de los grandes maestros de la historia del arte.
  
 Autorretrato, 1795 (Museo del Prado)
 
Tras un lento aprendizaje en su tierra natal, en el ámbito estilístico del Barroco tardío y las estampas devotas, viaja a Italia en 1770, donde traba contacto con el incipiente Neoclasicismo, que adopta cuando marcha a Madrid a mediados de esa década, junto con un pintoresquismo costumbrista rococó derivado de su nuevo trabajo como pintor de cartones para los tapices de la manufactura real de Santa Bárbara. El magisterio en esta actividad y en otras relacionadas con la pintura de corte lo imponía Mengs, mientras que el pintor español más reputado era Francisco Bayeu, que fue cuñado de Goya.
Una grave enfermedad que le aqueja en 1793 le lleva a acercarse a una pintura más creativa y original, que expresa temáticas menos amables que los modelos que había pintado para la decoración de los palacios reales. Una serie de cuadritos en hojalata, a los que él mismo denominaba de capricho e invención, inician la fase madura de la obra del artista y la transición hacia la estética romántica.
Además, su obra refleja el convulso periodo histórico en que vive, particularmente la Guerra de la Independencia, de la que la serie de estampas de Los desastres de la guerra es casi un reportaje moderno de las atrocidades cometidas y componen una visión exenta de heroísmo donde las víctimas son siempre los individuos de cualquier clase y condición.
Gran popularidad tiene su Maja desnuda, en parte favorecida por la polémica generada en torno a la identidad de la bella retratada. De comienzos del siglo XIX datan también otros retratos que emprenden el camino hacia el nuevo arte burgués. Al final del conflicto hispano-francés pinta dos grandes cuadros a propósito de los sucesos del levantamiento del Dos de Mayo de 1808, que sientan un precedente tanto estético como temático para el cuadro de historia, que no solo comenta sucesos próximos a la realidad que vive el artista, sino que alcanza un mensaje universal.
Pero su obra culminante es la serie de pinturas al óleo sobre el muro seco con que decoró su casa de campo (la Quinta del Sordo), las Pinturas negras. En ellas Goya anticipa la pintura contemporánea y los variados movimientos de vanguardia que marcarían el siglo XX.
 
 
Três de maio de 1808 em Madrid: os fuzilamentos na montanha do Príncipe Pío, de Francisco de Goya - Museu do Prado

       
Francisco de Goya, La maja desnuda, 1795-1800