quarta-feira, janeiro 23, 2019

Edvard Munch morreu há 75 anos

Edvard Munch (Løten, 12 de dezembro de 1863 - Ekely, 23 de janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.
 
Biografia
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. No lugar das ideias, o pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e Puberdade, de 1886.
Com A Menina doente (Das Kränke Mädchen, 1885) inicia uma temática que surgiria como uma linha de força em todo o seu caminho artístico. Fez inúmeras variações sobre este último trabalho, assim como sobre outras obras, e os seus sentimentos sobre a doença e a morte, que tinham marcado a sua infância (a sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, a irmã mais velha faleceu aos 15 anos, a irmã mais nova sofria de uma doença mental e uma outra irmã morreu meses depois de casar; o próprio Edvard estava constantemente doente), assumem um significado mais vasto, transformados em imagens que deixavam transparecer a fragilidade e a transitoriedade da vida. Edvard Munch descobre em Paris a obra de Van Gogh e Gauguin, e indubitavelmente o seu estilo passa então por grandes mudanças.
Em 1892 um convite para expor em Berlim torna-se num momento crucial da sua carreira e da história da arte alemã. Inicia um projecto que intitula O Friso da Vida. Edvard Munch representou a dança em 1950.
Aos trinta anos ele pinta O Grito, considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. É uma das peças da série intitulada O Friso da Vida. Os temas da série recorrem durante toda a obra de Munch, em pinturas como A Menina Doente (1885), Amor e Dor (1893-94), Cinzas (1894) e A Ponte. Rostos sem feições e figuras distorcidas fazem parte de seus quadros.
Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projecto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.
Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.
Faleceu em 23 de janeiro de 1944. Encontra-se sepultado no Cemitério de Nosso Salvador, Oslo, na Noruega.

O Grito - 1893
   

Rafael Bordalo Pinheiro morreu há 114 anos

Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de março de 1846 - Lisboa, 23 de janeiro de 1905) foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida. É o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português. Entre os seus irmãos estava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.
Primeira caricatura do "Zé Povinho" in "A Lanterna Mágica" (1875)

Há 59 anos chegámos ao ponto mais fundo do Mar...

Trieste foi um batiscafo de investigação oceanográfica, de desenho suíço, com uma tripulação de dois ocupantes.
Em 23 de janeiro de 1960 o Trieste desceu na Fossa das Marianas, na costa da Filipinas, no local chamado Challenger Deep, a 10.911 metros de profundidade, recorde até hoje não superado. Nesta ocasião, eram seus tripulantes o engenheiro e oceanógrafo suíço, Jacques Piccard, e o Tenente da Marinha americana, Don Walsh.
O Challenger Deep, fica a cerca de 360 quilómetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
O batiscafo Trieste foi desenhado por Auguste Piccard e foi posto em atividade a 26 de agosto de 1953 no Mediterrâneo, na Ilha de Capri, próximo a Nápoles, Itália. A esfera de pressão, composta de duas secções, foi construída pela empresa Acciaierie Terni, e a parte superior foi fabricada pela Cantieri Riuniti dell 'Adriatico, na cidade livre de Trieste, na fronteira entre a Itália e a Iugoslávia. A instalação da pressão foi feita na Esfera Cantiere Navale di Castellammare di Stabia, perto de Nápoles.
O projeto foi baseado em experiências anteriores com o batiscafo FNRS-2, também projetado por Piccard. Foi construído na Bélgica e operado pela Marinha Francesa, permanecendo em operação no Mediterrâneo.
Em 1958, foi comprado pela marinha dos Estados Unidos da América, por 250.000 dólares americanos e transportado para San Diego, Califórnia.
Em outubro de 1959, depois de ser reequipado para uma pressão mais elevada, o Trieste foi transportado para o meio do Pacífico, para participar no Projecto "Nekton", no qual realizou uma série de mergulhos muito profundos, na Fossa das Marianas.
Em 23 de janeiro de 1960, alcançou o recorde de profundidade de 35.800 pés, 10.911 metros, no Challenger Deep, o mergulho mais profundo em qualquer dos oceanos do mundo.
Em abril de 1963, foi transportado para o Atlântico, mais precisamente para o largo de New London, Connecticut, para procurar o então perdido submarino USS Thresher (SSN-593), que encontrou em agosto de 1963, perto de New London, a 1.400 braças abaixo da superfície.
O Trieste foi retirado de serviço logo após a realização dessa missão, sendo reformado, e alguns de seus componentes foram utilizados no recém-construído Trieste II. Ele está em exposição permanente no Museu da Marinha, no Washington Navy Yard, em Washington, DC.
  

O sismo de Shaanxi matou 830 mil pessoas há 463 anos

Mapa da China mostrando a província de Shaanxi (vermelho) e as outras províncias afetadas pelo sismo (laranja)
  
O sismo de Shaanxi ou sismo do Condado de Hua é o sismo mais mortífero da história recente, no qual morreram aproximadamente 830.000 pessoas. Ocorreu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China. Mais de noventa e sete condados nas províncias de Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu e Anhui foram afetadas. Uma área de mais de 1300 km² foi destruída e em alguns condados morreu até 60% da população. Até esse momento, a população vivia em cavernas artificiais nos penhascos de Loess, que caíram durante o desastre.

(imagem daqui)

The 1556 Shaanxi earthquake or Jiajing earthquake  was a catastrophic earthquake and is also the deadliest earthquake on record, killing approximately 830.000 people. It occurred on the morning of 23 January 1556 in Shaanxi, during the Ming Dynasty. More than 97 counties in the provinces of Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu and Anhui were affected. An 840-kilometre-wide area was destroyed, and in some counties 60% of the population was killed. Most of the population in the area at the time lived in yaodongs, artificial caves in loess cliffs, many of which collapsed with catastrophic loss of life.

Geography
The Shaanxi earthquake's epicenter was in the Wei River Valley in Shaanxi Province, near the cities of Huaxian, Weinan and Huayin. In Huaxian, every single building and home was demolished, killing more than half the residents of the city, with a death toll estimated in the hundreds of thousands. The situation in Weinan and Huayin was similar. In certain areas, 20-metre (66 ft) deep crevices opened in the earth. Destruction and death were everywhere, affecting places as far as 500 kilometres (310 mi) from the epicenter. The earthquake also triggered landslides, which contributed to the massive death toll. The rupture occurred during the reign of the Jiajing Emperor of the Ming Dynasty. Therefore, in Chinese historical record, this earthquake is often referred to as the Jiajing Great Earthquake.
Modern estimates, based on geological data, give the earthquake a magnitude of approximately 8 on the moment magnitude scale or XI on the Mercalli scale, though more recent discoveries have shown that it was 7.9. While it was the deadliest earthquake and the fourth deadliest natural disaster in history, there have been earthquakes with considerably higher magnitudes. Following the earthquake, aftershocks continued several times a month for half a year.
In the annals of China it was described in this manner:
In the winter of 1556, an earthquake catastrophe occurred in the Shaanxi and Shanxi Provinces. In our Hua County, various misfortunes took place. Mountains and rivers changed places and roads were destroyed. In some places, the ground suddenly rose up and formed new hills, or it sank abruptly and became new valleys. In other areas, a stream burst out in an instant, or the ground broke and new gullies appeared. Huts, official houses, temples and city walls collapsed all of a sudden.
The earthquake damaged many of the Forest of Stone steles badly. Of the 114 Kaicheng Stone Classics, 40 were broken in the earthquake.
The scholar Qin Keda lived through the earthquake and recorded details. One conclusion he drew was that "at the very beginning of an earthquake, people indoors should not go out immediately. Just crouch down and wait. Even if the nest has collapsed, some eggs may remain intact." This may indicate that many people were killed trying to flee while some who stayed put may have survived. The shaking reduced the height of the Small Wild Goose Pagoda in Xi'an from 45 meters to 43,4 meters.
     
Loess caves   
Millions of people at the time lived in artificial Loess caves on high cliffs in the area of the Loess Plateau. Loess is the name for the silty soil that windstorms deposited on the plateau over the ages. The soft loess clay had formed over thousands of years due to wind blowing silt into the area from the Gobi Desert. Loess is a highly erosion-prone soil that is susceptible to the forces of wind and water. The Loess Plateau and its dusty soil cover almost all of Shanxi, Shaanxi, and Gansu provinces and parts of others. Much of the population lived in dwellings called yaodongs in these cliffs. This was the major contributing factor to the huge death toll. The earthquake caused landslides, which destroyed the caves.
     
Cost   
The cost of damage done by the earthquake is almost impossible to measure in modern terms. The death toll, however, has been traditionally given as 820.000 to 830.000. The accompanying property damage would have been incalculable – an entire region of inner China had been destroyed and an estimated 60% of the region’s population died.
     
Foreign reaction 
The Portuguese Dominican friar Gaspar da Cruz, who visited Guangzhou later in 1556, heard about the earthquake, and later reported about it in the last chapter of his book, A Treatise of China (1569). He viewed the earthquake as a possible punishment for people's sins, and the Great Comet of 1556 as, possibly, the sign of this calamity (as well as perhaps the sign of the birth of the Antichrist).
     

Salvador Dalí morreu há trinta anos

 
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 - Figueres, 23 de janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente, em 2003, e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas, dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistia na sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes dos mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
   
Biografia
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu às 08.45 horas da manhã de 11 de maio de 1904, no número vinte da Carrer (Rua) Monturiol, da vila de Figueres, Catalunha, Espanha. O seu irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), morreu de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de agosto de 1903". O seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irrascível e dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho. Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão, "Dalí visto pela sua irmã".
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de cancro da mama. Dalí, então com dezasseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma". Após a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Dalí casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu com este casamento, como alguns pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito pela sua tia.
  
Madrid, Paris e amadurecimento artístico
Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa arte provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).
Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. O seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o poema catalão "Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers") do seu amigo, o poeta Carles Fages de Climent.
Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 1920, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e Velázquez. As exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia civil (e numa cerimónia religiosa em 1958).
 
Personalidade e política
A política desempenhou um papel significativo na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco Franco. André Breton, líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também proferiu grande admiração por Freud (a quem ele conheceu), e Einstein, ambos judeus.
Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto o anarquismo como o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monárquico. Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, ele denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido da sua posição no Museu de Arte Moderna e, posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e recusou a alinhar-se em qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha após a Segunda Guerra Mundial, Dalí se tornou mais próximo ao regime de Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o pelas suas ações, em "limpar a Espanha de forças destrutivas". Dizem que enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe por assinar a sentença de morte de presos políticos." Dalí encontro Franco uma vez mas nem sequer se reuniu com ele para pedir para pintar um retrato da sua neta. É impossível determinar se suas homenagens a Franco foram sinceras ou caprichosas, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem suspeitar do seu aspeto de troça.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.
Gala morreu em Port Lligat, na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou o seu sistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pela doença de Parkinson.
Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras - talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal - mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.
Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo Rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um admirador de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989 morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere. onde ocorreram o seu funeral, a primeira comunhão, e o batismo, a três ruas da casa onde nasceu.
  
Brasão do Marquês de Dalí de Púbol
      
    
Crucificação (Corpus Hypercubus)
 

terça-feira, janeiro 22, 2019

Notícia de paleontologia nacional

O primeiro alossauro português está à sua espera no museu

Descobertos há 30 anos perto de Pombal, por acaso, os ossos de um alossauro, um dinossauro carnívoro, protagonizam uma exposição muito dirigida às escolas no Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa.

A história da descoberta de um grande predador do Jurássico português começou com a construção de um armazém há 30 anos. Os primeiros indícios da presença de um Allosaurus em Portugal foram encontrados por um agricultor na aldeia de Andrés, perto de Pombal, em 1988. Foi durante as obras para esse armazém que José Amorim encontrou uns “ossos negros”, que pareciam não ser simples pedras. Acabou por contactar o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (Muhnac), em Lisboa, que identificou os ossos como fósseis sendo de um dos maiores carnívoros do Jurássico. A partir das 10h desta quinta-feira, 17 de Janeiro, todos podem ver o Allosaurus no Muhnac, na exposição Entre Dinossáurios.
Passo a passo, apresenta-se a história desde a descoberta dos fósseis até à reconstituição do habitat de animais extintos contemporâneos do alossauro. O primeiro contacto do visitante é com fósseis, todos do museu, não só deste dinossauro mas também de outros seres vivos. Há fósseis de tartarugas, pegadas de crocodilos e até impressões de folhas.

Ossos do Allosaurus descobertos perto de Pombal

Além de fósseis, podem também ver-se réplicas de outros dinossauros. Mas o protagonista é mesmo o Allosaurus – de que pode ver-se a pata direita quase completa, parte da cintura pélvica e parte da pata esquerda. Também se encontraram vértebras, costelas e uma parte do crânio nas várias escavações em Andrés, a primeira logo em 1988 e depois noutras em 2005 e 2010, adianta Liliana Póvoas, geóloga do Muhnac e que participou na preparação da exposição. “Pensa-se que há restos atribuíveis a três indivíduos.”
A peça que, no entanto, vai captar a atenção de todos é uma réplica do esqueleto inteiro (um subadulto) de um Allosaurus encontrado nos Estados Unidos.
Afinal, que dinossauro era este? Viveu no Jurássico Superior (entre há 160 milhões e 140 milhões de anos), era um carnívoro bípede, podia atingir 13 metros de comprimento e pesar duas toneladas. O primeiro Allosaurus foi encontrado em 1870 no Colorado (Estados Unidos), pelo paleontólogo norte-americano Othniel Marsh, e foi descrito sete anos depois como Allosaurus fragilis. “É um dinossauro quase do comprimento do T-rex. Mas o T-rex era um bocadinho mais alto”, explica Bruno Ribeiro, até há pouco tempo geólogo do Muhnac e que também preparou a exposição.

O geólogo Bruno Ribeiro

Em Portugal, nunca se encontraram ossos do Tyrannosaurus rex, mas aquele predador existiu por cá. O exemplar português, que já esteve exposto antes, não tem ainda uma espécie atribuída e é um pouco mais pequeno do que os alossauros norte-americanos: estima-se que tenha medido cerca de oito metros de comprimento e pesado uma tonelada. Já se chegou a pensar que o exemplar português seria um Allosaurus fragilis, mas isso está agora em dúvida depois de se terem encontrado mais elementos fósseis em Andrés, refere Liliana Póvoas: “Pode ser eventualmente uma espécie nova. A separação [do território onde está agora Portugal] com o continente norte-americano pode ter sido maior [no Jurássico Superior] e pode ter havido uma evolução diferenciada. Isso vai ter de ser mais bem estudado”, conta a geóloga, explicando ainda que, depois do Allosaurus de Andrés, o primeiro a ser descoberto, se encontraram outros restos de alossauros na Lourinhã e de alossaurídeos em Torres Vedras.
Através de ilustrações ao longo da exposição, é possível entrar no que terá sido a localidade de Andrés há cerca de 150 milhões de anos. Vestígios de peixes de água doce na jazida onde estava o Allosaurus sugerem a existência de um rio num habitat onde coabitavam carnívoros e herbívoros, alguns que sobreviveram até hoje. Este é o caso dos crocodilos e, ainda, de alguma da vegetação pertencente ao ambiente jurássico. Estas plantas, apelidadas como “fósseis vivos”, podem visitar-se no Jardim Botânico de Lisboa. “Convidamos também os visitantes a irem dar uma volta ao jardim e irem em busca destes exemplares que ainda hoje temos”, sugere o geólogo.

A pensar nas escolas
Numa linguagem cientificamente correcta e ao mesmo tempo acessível, esta exposição foi pensada para os mais novos e tem uma duração prevista de três a quatro anos. Um dos objectivos é inspirar futuros paleontólogos ou geólogos e também facilitar a tarefa aos docentes. “Tivemos o cuidado de respeitar e tentar responder às necessidades dos professores, porque a exposição vai ser um instrumento de trabalho também para eles”, elucidou Bruno Ribeiro.
Também por isso a exposição tem uma tabela cronostratigráfica, “quase como um calendário da Terra”, onde a história dos aproximadamente 4600 milhões de anos do nosso planeta é dividida em várias eras. Este gráfico, que cruza a existência dos dinossauros com a dos seres humanos, já tinha despertado interesse tanto de adultos como crianças em exposições anteriores e, por isso, foi agora ampliado.

Ilustração de Nuno Farinha na exposição

O percurso da exposição termina com uma ilustração sobre uma das grandes extinções da Terra, ocorrida há cerca de 65 milhões de anos e onde desapareceram cerca de 75% dos grupos biológicos. No entanto, nem todos os dinossauros se extinguiram. Os dinossauros avianos, aqueles que deram origem às aves, sobreviveram por apresentarem características mais evoluídas – possuíam penas e alguns já voavam. A forma como acaba a exposição convida os visitantes a reflectirem sobre a fragilidade dos ecossistemas e o impacto que cada um de nós pode ter no planeta. “Basta muito pouco para que, a nível global, possa haver um grande transtorno climático ou condições que inviabilizem a existência desta ou daquela espécie”, sublinha o geólogo.
Quanto ao final da história desta descoberta, o museu ganhou o primeiro exemplar de um Allosaurus português e José Amorim nunca chegou a construir o seu armazém.

in Público - texto de

O Abbé Pierre morreu há doze anos

Henri Antoine Groués, mais conhecido como Abbé Pierre (Lyon, 5 de agosto de 1912 - Paris, 22 de janeiro de 2007) foi um sacerdote católico francês, que morreu com 94 anos.
Revoltado ao constatar que num país rico como a França morriam, devido ao frio, pessoas que dormiam na rua, o Abbé Pierre, que se iniciou na ordem franciscana e passou pela dos capuchinhos, falou em 1954 aos microfones da Rádio Luxemburgo (RTL), para lançar alertas no sentido de recolher apoio para salvar os mais pobres de uma morte certa.
O seu trabalho de assistência iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se dedicado a salvar pessoas perseguidas pelos nazis. Organizou mesmo um grupo de resistência armada no seio da Resistência Francesa, tendo sido preso, mas conseguiu fugir escondido num saco do correio, num avião para a Argélia que fez escala na Suíça. Recebeu numerosas honrarias, distinções e condecorações militares, pelo combate em prol da França.
Com a paz, voltou a Paris e foi eleito deputado na Assembleia Nacional Francesa, que abandonou, em 1951, como forma de protesto contra uma lei eleitoral que ele julgava injusta. A partir daí dedicou-se inteiramente ao Movimento Emaús, que está hoje presente em mais de quarenta países de todo o mundo.
Abbé Pierre, vendo a exclusão pela qual os homens passavam naquele período de guerra, decidiu lutar contras as causas da injustiça, colocou homens a morar num abrigo e dai começou o acolhimento de Emaús, saiu depois disso do Parlamento e sustentou os acolhidos do abrigo por um determinado período com as suas economias, guardadas no período de seu mandato, só que um dia essas economias acabaram e o mesmo precisava sustentar os seus acolhidos de alguma forma, foi então que decidiu sair as ruas a pedir esmolas para ajudar na alimentação de casa, só que uma mulher, conhecendo seu trabalho de retirar mendigos das ruas, alertou os acolhidos que chamaram a atenção do padre, que alegou ter que sustentar a casa, foi então que um dos acolhidos teve a ideia de irem retirar os matérias deixados pelos moradores em suas casas durante a guerra e vendê-los para angariar rendas para o sustento, e assim fizeram, formando assim o primeiro bazar e a primeira comunidade Emaús na França, no ano de 1949. O nome Emaús corresponde a uma localidade da Palestina onde homens crentes e não crentes voltaram a encontrar a esperança (vide Lucas 7) e essa até hoje é a missão das 316 comunidades de Emaús de todo o mundo "Servir aos que mais sofrem, combatendo as causas da miséria e dar aos homens uma nova esperança de vida".

Maysa morreu há 42 anos

Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (São Paulo ou Rio de Janeiro, 6 de junho de 1936 - Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora, compositora e atriz brasileira.
   
Biografia
Segundo algumas fontes, Maysa teria nascido na capital paulista, de uma tradicional família proveniente do estado do Espírito Santo, que logo se mudou para o Rio de Janeiro. Outras fontes, porém, afirmam que seu nascimento foi no Rio. Em 1947 a família transferiu-se para Bauru, no interior paulista.
Maysa era neta do barão de Monjardim, que foi presidente da província do Espírito Santo por cinco vezes. Estudou no tradicional colégio paulistano Assunção, no Ginásio Ofélia Fonseca e no Sacré-Cœur de Marie, em São Paulo.
Casou-se aos dezoito anos com o seu noivo, o empresário André Matarazzo, passando a assinar Maysa Monjardim Matarazzo. O seu marido era membro da importante ramo ítalo-brasileiro da família Matarazzo. Com pouco tempo de casados, nasceu Jayme Monjardim Matarazzo, diretor de cinema e telenovelas.
Divorciou-se do marido em 1957 e voltou a usar o seu sobrenome de solteira, Figueira Monjardim, ficando furiosa quando havia alguma matéria jornalística que ligasse seu nome ao sobrenome Matarazzo.
Com apenas um disco gravado, o seu reportório foi um sucesso, recebendo convites para shows. O seu disco vendeu milhares de cópias e o sucesso bateu à sua porta, porém, isto pesou na criação de Jayme, o seu filho. Maysa teve que escolher entre o filho e a carreira. Para lhe dar um futuro melhor, optou pela carreira e o seu filho passou parte de sua infância sendo criado pelo pai e por sua nova esposa.
Na sua agitada vida de cantora, marcada por muitas viagens e também por muitos amores, Maysa teve vários relacionamentos, entre eles, com o compositor Ronaldo Bôscoli, e com o empresário espanhol Miguel Azanza, com quem casou após ele, manteve um caso com o maestro Julio Medaglia, quando viajou para Buenos Aires, depois dele namorou o ator Carlos Alberto, de quem depois foi esposa, entre vários outros.
Na década de 70, Maysa se aventurou pelo mundo das telenovelas e do teatro participando de produções como O Cafona, Bel-Ami e o espetáculo Woyzeck de George Büchner.
    
Últimos momentos 
A cantora vivia isolada em sua casa de praia em Maricá, desde 1972, em depressão. No fim da tarde do dia de casamento do seu filho, pegou seu carro e foi para Maricá, quando um acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói terminou a sua vida.
   
  

Lorde Byron nasceu há 231 anos

George Gordon Byron, 6º Barão Byron (Londres, 22 de janeiro de 1788 - Missolonghi, 19 de abril de 1824), melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, célebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado, devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.
Toda a obra de Byron, que exprime o pessimismo romântico, com a tendência a se voltar contra os outros e contra a sociedade, pode ser vista como um grande painel autobiográfico. Foram novos, em sua postura, o tom declarado de rebeldia ante as convenções morais e religiosas e o charme cínico de que seu herói demoníaco sempre se revestiu.
A fama de Byron não se deve somente aos seus escritos, mas também a sua vida - amplamente considerada extravagante - que inclui numerosas amantes, dívidas, separações e alegações de incesto.
Encontrou a morte em Missolonghi, quando estava lutando ao lado dos gregos pela sua independência da opressão turca. Segundo consta, a causa da morte parece ter sido uremia, complicada por febre reumática. A sua filha, Ada Lovelace, colaborou com Charles Babbage para o engenho analítico, um passo importante na história dos computadores.




Lines Inscribed Upon a Cup Formed from a Skull, 1808


Start not - nor deem my spirit fled;
In me behold the only skull
From which, unlike a living head,
Whatever flows is never dull.

I lived, I loved, I quaffed, like thee:
I died: let earth my bones resign;
Fill up - thou canst not injure me;
The worm hath fouler lips than thine.

Better to hold the sparkling grape,
Than nurse the earth-worm's slimy brood;
And circle in the goblet's shape
The drink of gods, than reptile's food.

Where once my wit, perchance, hath shone,
In aid of others' let me shine;
And when, alas! our brains are gone,
What nobler substitute than wine?

Quaff while thou canst: another race,
When thou and thine, like me, are sped,
May rescue thee from earth's embrace,
And rhyme and revel with the dead.

Why not? Since through life's little day
Our heads such sad effects produce;
Redeemed from worms and wasting clay,
This chance is theirs, to be of use.


Versos Inscritos numa Taça Feita de um Crânio


Não, não te assustes: não fugiu o meu espírito
Vê em mim um crânio, o único que existe
Do qual, muito ao contrário de uma fronte viva,
Tudo aquilo que flui jamais é triste.

Vivi, amei, bebi, tal como tu; morri;
Que renuncie a terra aos ossos meus
Enche! Não podes injuriar-me; tem o verme
Lábios mais repugnantes do que os teus olhos.

Onde outrora brilhou, talvez, minha razão,
Para ajudar os outros brilhe agora eu;
Substituto haverá mais nobre que o vinho
Se o nosso cérebro já se perdeu?

Bebe enquanto puderes; quando tu e os teus
Já tiverdes partido, uma outra gente
Possa te redimir da terra que abraçar-te,
E festeje com o morto e a própria rima tente.

E por que não? Se as frontes geram tal tristeza
Através da existência (curto dia ...),
Redimidas dos vermes e da argila
Ao menos possam ter alguma serventia.

A Rainha Vitória do Reino Unido morreu há 118 anos

A Rainha Vitória enquanto jovem

Vitória do Reino Unido (Londres, 24 de maio de 1819East Cowes, 22 de janeiro de 1901), oriunda da Casa de Hanôver, foi rainha do Reino Unido de 1837 até à morte, sucedendo ao tio, o rei Guilherme IV. A incorporação da Índia ao Império Britânico, em 1877 conferiu a Vitória o título de Imperatriz da Índia.
Vitória era filha do príncipe Eduardo, duque de Kent e Strathearn, o quarto filho do rei Jorge III. Tanto o duque de Kent como o rei morreram em 1820, fazendo com que Vitória fosse criada sob a supervisão da sua mãe alemã, a princesa Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Herdou o trono aos dezoito anos, depois de os seus três tios paternos terem morrido sem descendência legítima. O Reino Unido era já uma monarquia constitucional estabelecida, na qual o soberano tinha relativamente poucos poderes políticos directos. Em privado, Vitória tentou influenciar o governo e a nomeação de ministros. Em público tornou-se um ícone nacional e a figura que encarnava o modelo de valores rigorosos e moral pessoal.
Casou-se com o seu primo direito, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, em 1840. Os seus nove filhos e vinte e seis dos seus quarenta e dois netos casaram-se com outros membros da realeza e famílias nobres por todo o continente europeu, unindo-as entre si, o que lhe valeu a alcunha de "a avó da Europa". Após a morte de Alberto em 1861, Vitória entrou num período de luto profundo durante o qual evitou aparecer em público. Como resultado do seu isolamento, o republicanismo ganhou força durante algum tempo, mas na segunda metade do seu reinado, a popularidade da rainha voltou a aumentar. Os seus jubileus de ouro e diamante foram muito celebrados pelo público.
O seu reinado, de 63 anos e 7 meses foi o mais longo até ao da Rainha Isabel II da história do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Foi um período de mudança industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido e ficou marcado pela expansão do Império Britânico. Vitória foi a última monarca da casa de Hanôver. O seu filho e sucessor, o rei Eduardo VII, pertencia à nova casa de Saxe-Coburgo-Gota.


O matemático e historiador Doutor Luís de Albuquerque morreu há 27 anos

(imagem daqui)
  
Luís Guilherme Mendonça de Albuquerque, igualmente conhecido como Luís de Albuquerque (Lisboa, 6 de março de 1917 - Lisboa, 22 de janeiro de 1992) foi um professor universitário de matemática e de engenharia geográfica, e um historiador dos descobrimentos portugueses.
  
Nascimento e formação
  
Carreira profissional
Iniciou a sua carreira como docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, em 1941, onde também foi um especialista em história da educação; nesta mesma instituição ascendeu, por concurso público, a professor catedrático, em 9 de julho de 1966.
Foi aclamado como um dos principais vultos da historiografia do século XX no estudo dos Descobrimentos Portugueses, tendo escrito para jovens e crianças, e analisado a história da náutica e da marinha. Exerceu, igualmente, a posição de presidente da Comissão Científica da Comissão dos Descobrimentos Portugueses. Na sequência da Revolução de 25 de Abril, foi nomeado governador civil do distrito de Coimbra, cargo que ocupou entre 1974 e 1976.
Entre 1978 e a sua jubilação, em 1987, foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Em 1983 colaborou na organização da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, e, em 25 de novembro de 1984, apresentou a comunicação Gil Eanes, e o Cabo Bojador, na Academia da Marinha. Faleceu na cidade de Lisboa, em 1992.
  

segunda-feira, janeiro 21, 2019

Peggy Lee morreu há dezassete anos

Peggy Lee em 1943, no filme Stage Door Canteen
   
Peggy Lee (Jamestown, 26 de maio de 1920 - Bel Air, Los Angeles, 21 de janeiro de 2002) foi uma cantora de jazz tradicional dos Estados Unidos.
  
Biografia
Nascida Norma Deloris Egstrom em Jamestown, Dacota do Norte. Conhecida como uma das mais importantes influências musicais do século XX, Lee é citada como inspiração por vários artistas, como Bobby Darin, Paul McCartney, Anni-Frid "Frida" Lyngstad (dos ABBA), Bette Midler, Madonna, K. D. Lang, Elvis Costello, Dusty Springfield, Dr. John e Christina Aguilera, entre outros.
Como escritora, colaborou com seu ex marido, Dave Barbour, bem como Sonny Burke, Victor Young, Francis Lai, Dave Grusin, John Chiodini e Duke Ellington, que dizia "If I'm the Duke, then Peggy's the Queen" ("Se eu sou o Duque, então Peggy é a Rainha").
Como atriz, foi nomeada para um Óscar, pelo seu papel em Pete Kelly's Blues.
Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Dean Martin, Bing Crosby e Louis Armstrong, todos citaram Lee como uma das suas cantoras favoritas.
   

Lenine morreu há 95 anos

Vladimir Ilitch Lenin ou Lenine (nascido Vladimir Ilyitch Uliánov, Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924) foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo e as suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo (Ética de Estado). Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importância para a história recente e o desenvolvimento da Rússia, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lenine teria sido "o personagem mais influente do século XX".
(imagem daqui)

Benny Hill nasceu há 95 anos!

Alfred Hawthorne Hill, known by his stage name Benny Hill (Southampton, Hampshire, 21 January 1924 – Teddington, London, 20 April 1992) was an English comedian and actor, notable for his long-running television programme The Benny Hill Show.
   
Early life
Alfred Hawthorne Hill was born in Southampton. After leaving school, Hill worked at Woolworth's, as a milkman, a bridge operator, a driver and a drummer before he finally got a foot in the door of the entertainment industry by becoming assistant stage manager with a touring review. He was called up in 1942 and trained as a mechanic, but transferred to the Combined Services Entertainment division before the end of the war.
Inspired by the "star comedians" of British music hall shows, Hill set out to make his mark in show business. For the stage, he changed his first name to 'Benny', in homage to his favourite comedian, Jack Benny.
Career
Between the end of the Second World War and the dawn of the popularity of television with the British public, Hill worked as a radio performer. His first appearance on television was in 1950. In addition, he attempted a sitcom anthology, Benny Hill, which ran from 1962 to 1963, in which he played a different character in each episode. In 1964, he played Nick Bottom in an all-star TV film production of William Shakespeare's A Midsummer Night's Dream. He also had a radio programme lasting for three series called Benny Hill Time, on BBC Radio's Light Programme from 1964 to 1966. It was a topical show, like a March 1964 episode which featured James Pond, 0017, in "From Moscow with Love" and his version of "The Beatles". He played a number of characters in the series, like Harry Hill, and favourite, Fred Scuttle.
   
Films and recordings
Benny Hill's film credits include parts in nine films including Who Done It? (1956); Those Magnificent Men in Their Flying Machines (1965); Chitty Chitty Bang Bang (1968), in which he played the relatively straight role of the Toymaker; The Italian Job (1969); and, finally, a clip-show film spin-off of his early Thames TV shows (1969–73), called The Best of Benny Hill (1974). Hill's audio recordings include Gather in the Mushrooms, (1961), Pepys' Diary (song), (1961), Transistor Radio (1961), Harvest of Love (1963), and Ernie (The Fastest Milkman In The West) (1971). He also appeared in the 1986 video of the song Anything She Does by the band Genesis. Hill's song, Ernie (The Fastest Milkman In The West), on the Best of Benny Hill album, was the UK Singles Chart Christmas number one single in 1971.
   
The Benny Hill Show
Hill had struggled on stage and had uneven success in radio. But in television he found a form that played to his strengths, allowing him a format that included live comedy and filmed segments, with him at the focus of almost every segment. It was to prove one of the great success stories of television comedy, keeping Hill a star for nearly four decades, generating impressive revenues for Thames TV, and remaining a cult series in much of the world long after Hill's death.
The show had a music hall-derived format and its humour relied on slapstick, innuendo and parody. Recurring players on his show during the BBC years included Patricia Hayes, Jeremy Hawk, Peter Vernon, Ronnie Brody, and his co-writer from the early 1950s to early 1960s, Dave Freeman. Short, bald Jackie Wright was a frequent supporting player with Hill tapping him on the head. He remained mostly with the BBC through to 1968, except for a few sojourns with ITV station ATV between 1957 and 1960 and again in 1967. In 1969, his show moved from the BBC to Thames Television, where it remained until cancellation in 1989, with an erratic schedule of one-hour specials. The series showcased Hill's talents as an imaginative writer, comic performer and impressionist. He may have bought scripts from various comedy writers but, if so, they never received an onscreen credit (there is evidence that he bought a script from one of his regular cast members in 1976, Cherri Gilham, whom he wrote to from Spain and told her he was using her "Fat Lady idea on the show" in January 1977.)
The most common running gag in Benny Hill's shows was the closing sequence, The "run-off", which was literally a running gag in that it featured various members of the cast chasing Hill as part of the chase, along with other stock comedy characters, such as policemen, vicars, old ladies, and so on. This was commonly filmed using 'under-cranking' camera techniques, and included other comic devices such as characters running off one side of the screen and reappearing running on from the other. The tune used in all the chases, Boots Randolph's "Yakety Sax", is so strongly associated to the show that it is commonly referred to as "The Benny Hill Theme". It has been used as a form of parody in many ways by television shows and a small number of films. The Wachowskis used the same style (and musical theme) in a scene in the film V for Vendetta (2006). It also appears in the cult film The Gods Must Be Crazy.
From the start of the 1980s the show featured a troupe of attractive young women, known collectively as 'Hill's Angels'. They would appear either on their own in a dance sequence, or in character as foils against Hill. Sue Upton, one of the longest serving members of the Angels, said of Hill, "He was one of the nicest, kindest, most gentle of men to work with". However, the sexual content of the routines contributed to feminist accusations of sexism.
The alternative comedian Ben Elton made a headline-grabbing allegation, both on the TV show Saturday Live and in the pages of Q magazine (in its January 1987 issue), that The Benny Hill Show was single-handedly responsible for the incidences of rape in England during the period in question, and also suggested the programme incited other acts of violence against women. But a writer in The Independent newspaper opined that Elton's assault was "like watching an elderly uncle being kicked to death by young thugs". Elton later claimed his comment was taken out of context, and he appeared in a parody for Harry Enfield and Chums, Benny Elton, where Elton ends up being chased by angry women, accompanied by the "Yakety Sax" theme, after trying to force them to be more feminist rather than letting them make their own decisions.
In response to the accusations of sexism, defenders of Hill have said the show used traditional comic stereotypes to reflect universal human truths in a way that was non-malicious and fundamentally harmless. Hill's friend and producer Dennis Kirkland said it was the women who chased Hill in anger for undressing them, all of which was done accidentally by some ridiculous means. An article on 27 May 2006 in The Independent quoted Hill and Kirkland as saying they believed this misrepresentation demonstrated critics could not have watched his programmes.
In an episode about Hill transmitted as part of the documentary series Living Famously, John Howard Davies, the Head of Light Entertainment at Thames Television who had cancelled the show, stated there were three reasons why he did so: "The audiences were going down, the programme was costing a vast amount of money, and he (Hill) was looking a little tired."
The loss of his show totally devastated Hill (or, as one former supporting player put it, "He started to die from there"), and what followed was a self-inflicted decline in his health. In 1990 a new show was produced complete with Hill and his usual team, called Benny Hill's World Tour: New York!.
In February 1992, Thames Television, which received a steady stream of requests from viewers for The Benny Hill Show repeats, finally gave in and put together a number of re-edited shows. Hill died on 20 April 1992, the same day that a new contract arrived in the post from Central Independent Television, for which he was to have made a series of specials. Hill turned down competing offers from Carlton and Thames.
   
Celebrity fans
Charlie Chaplin was a fan of Hill's work: Hill had discovered that Chaplin, his childhood idol, was a fan when he was invited to Chaplin's home in Switzerland by Chaplin's family and discovered that Chaplin had a collection of Hill's work on video. Hill and Dennis Kirkland were the first outside the family to be invited into Chaplin's private study. Hill was awarded the Charlie Chaplin International Award for Comedy at the 1991 Festival of Comedy in Vevey, Switzerland.
Radio and TV show host Adam Carolla claimed that he was a fan of Benny Hill and that he considered Hill "as American as the Beatles." Indeed, during an episode of The Man Show, Carolla performed in what was billed as a tribute to "our favourite Englishman, Sir Benny Hill" in a more risqué takeoff of the sketches that Hill popularised. (Note: Hill was never knighted.) Carolla played a rude and lecherous waiter; a role Hill essayed numerous times in his shows - and the sketch featured many of the staples of Hill's shows, including a Jackie Wright-esque bald man, as well as the usual scantily-clad women.
Michael Jackson was a Benny Hill fan: "I just love your Benny Hill!" the young Jackson told a bemused English music-press critic during a 1970s tour. "He's so funny!". During Benny Hill's decline in his health he was visited by Jackson, who was in the UK at the time.
In Benny Hill: The World's Favourite Clown, filmed shortly before his death, celebrities such as Burt Reynolds, Michael Caine, John Mortimer, Mickey Rooney and Walter Cronkite, among others, expressed their appreciation of and admiration for Hill and his humour – and in Reynolds' case, the appreciation extended to the Hill's Angels as well. More surprisingly, perhaps, the novelist Anthony Burgess made no secret of his admiration for Hill. Burgess, whose novels were often comic, relished language, wordplay and dialect, admired the verbal and comedic skill that underlay Hill's success. Reviewing a biography of Hill, Saucy Boy, in the Guardian in 1990, Burgess described Hill as "a comic genius steeped in the British music hall tradition" and "one of the great artists of our age". A meeting between the two men was described in a newspaper article by Burgess and recalled in the Telegraph newspaper by the satirist Craig Brown.
In 2006, broadcaster and critic Garry Bushell launched a campaign to erect a statue of Hill in Southampton, with the support of Barbara Windsor, Brian Conley and other British comedy favourites. Those taking part in the first fundraising concert included Neville Staple, Right Said Fred and Rick Wakeman.
In a June 2011 interview in The Observer, the American rapper Snoop Dogg declared himself to be a fan of Benny Hill.
In a 2011 interview British actor and director Mark Noyce stated that Benny Hill was his all-time favourite comedian. He was quoted as saying “he was way ahead of his time and an absolute master of his art. I would have loved the opportunity to have met him and I hope he will be remembered as the genius I believe he was.”
   
Death
After suffering a mild heart attack on 24 February 1992, doctors told him he needed to lose weight and recommended a heart bypass. He declined, and a week later was found to have kidney failure. Hill died at the age of 68 on 20 April 1992. On 22 April, after several days of unanswered telephone calls, his producer, Dennis Kirkland, climbed a ladder to the balcony of Hill's 3rd floor flat and upon seeing the body through a window had the neighbours call the police. The police broke into the flat and found Hill, dead, sitting in his armchair in front of the television. Hill's cause of death was recorded as coronary thrombosis.
Hill was buried at Hollybrook Cemetery near his birthplace in Southampton on 26 April 1992. In October 1992, following rumours that he was buried with large amounts of gold jewellery, an attempt was made by thieves to exhume his body. When authorities looked into his open grave the following morning "The vandals had dug down, exposing his coffin [...] Within two hours of the discovery, cemetery staff had refilled the grave and covered it with a half-ton concrete slab."