sábado, janeiro 25, 2014

Miss Peaches nasceu há 76 anos...

Etta James, nascida Jamesetta Hawkins, (Los Angeles, 25 de janeiro de 1938 - Riverside, 20 de janeiro de 2012) foi uma cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, vulgarmente apelidada de Miss Peaches.

Antes da fama
Etta James nasceu na Califórnia, filha de Dorothy Hawkins, uma afro-americana, mãe solteira, de 16 anos. Filha de pai branco, Etta procurou saber quem era seu progenitor, desconhecido até então, e que sua mãe diz ser Minnesota Fats, do qual ela recebia uma pensão de alimentos, na condição de manter segredo sobre a sua paternidade.
Ela teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, director musical da escola Echoes of Eden da Igreja Batista de St. Paul, em Los Angeles.
A sua família mudou-se para São Francisco, Califórnia, em 1950, e, em 1952, Etta e mais duas amigas formaram o trio (As Creolettes), o qual viria a chamar a atenção de Johnny Otis. Otis inverteu as sílabas do seu nome para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico. A partir daí Otis investiu nela, começando a gravar os seus primeiros temas.

Depois da fama
A sua primeira gravação, e o seu primeiro êxito R&B, foi da sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)", uma música-resposta para a música de Hank Ballard, "Work with Me, Annie". Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, o qual cantava a segunda voz. A canção, que não estava totalmente boa, foi re-escrita por Georgia Gibbs, ganhando o título de "Dance with Me, Henry". Também gravou momentaneamente com a banda intitulada Etta James & the Peaches, com diversos hits, sendo contratada mais tarde pela Chess Records, em 1960.
Saiu em turnê com Johnny "Guitar" Watson, juntamente com Otis, nos anos 50 e foi referida por Watson como a penúltima influência em seu estilo.
Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua (dos The Moonglows), dos quais surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belíssima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last!".
Etta James teve um sério problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Posteriormente ela tem problemas com a obesidade (chegando a ter quase 200 kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100kgs. Em 2003 Etta James recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Etta fez tours pela América, juntamente com os seus dois filhos, Donto e Sametto. Em 2011, com uma participação não-creditada (porém autorizada), cantou com o rapper Flo Rida, na música Good Feeling. Cinco dias antes de fazer 74 anos, no dia 20 de janeiro de 2012, finalmente sucumbiu à leucemia e a outras doenças, no Riverside Community Hospital, na cidade de Riverside, na Califórnia. Tinha-lhe sido diagnosticada a doença em janeiro de 2011.


Sismo sentido no Algarve

Recebido via e-mail do IPMA:


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no dia 24.01.2014 pelas 18.56 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3,1 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Oeste-Noroeste de Alcoutim.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Tavira.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

NOTA: mapa com o epicentro e sismograma de hoje, obtido pelo geofone de Évora:

sexta-feira, janeiro 24, 2014

Muzio Clementi nasceu há 262 anos

Muzio Clementi (Roma, 23 de janeiro de 1752 - Worcestershire, 10 de março de 1832) foi um músico italiano naturalizado britânico. Foi provavelmente o primeiro compositor a escrever peças dedicadas às possibilidades dinâmicas do então novo instrumento de teclas e cordas percutidas: o piano.
Clementi foi um grande desenvolvedor da moderna técnica pianística, fazendo uso dos exemplos das sonatas para cravo pré-românticas de Domenico Scarlatti e do estilo galante encontrado nas composições de Carl Philipp Emanuel Bach e do seu irmão mais novo, Johann Christian Bach, filhos de Johann Sebastian Bach. Pela sua técnica e virtuosismo, Clementi exerceu influência em compositores como Johann Baptist Cramer, Ignaz Moscheles, Frederic Kalkbrenner e Carl Czerny. Tantoa sua técnica pianística quanto composicional foram estudadas por Ludwig van Beethoven, que o tinha em alta conta como compositor e pianista. Clementi admirava Beethoven, sendo o executante mais admirado das suas peças para piano e editor das suas composições no Reino Unido. Clementi também chegou a disputar um duelo pianístico frente ao imperador austríaco Joseph II, em 24 de dezembro de 1781, contra ninguém menos que Wolfgang Amadeus Mozart, que o considerou um mera "maravilha mecânica".
Em todo o século XIX as obras de Clementi voltadas ao desenvolvimento da técnica pianística, especialmente seu Gradus ad Parnassum, serviu de base a todas as produções do género.
Clementi foi diretor da Phillarmonic Societ em Londres. Fundou uma editora musical e uma fábrica de pianos. Uma de suas obras mais famosas é a Sonatina em dó maior, Opus 36 número 1.
Foi sepultado na Abadia de Westminster.


John Myung, baixista dos Dream Theater, faz hoje 47 anos

John Ro Myung (24 de janeiro de 1967 em Chicago, Illinois) é um baixista norte-americano e membro fundador da banda de metal progressivo Dream Theater.

Biografia
Nascido de pais coreanos, John Myung cresceu em Long Island, Nova York. Aprendeu a tocar violino aos 5 anos de idade, até ser chamado para tocar baixo numa banda local, quando tinha 15 anos. Permaneceu com o baixo daí para frente, e depois de se formar no Ensino Médio, ele matriculou-se na Berklee College of Music, juntamente com o seu amigo John Petrucci, onde encontraram Mike Portnoy (bateria). Esses três formaram a banda Majesty, com o teclista Kevin Moore e o vocalista Chris Collins. Mais tarde a banda iria se tornar os Dream Theater.
Apesar dos Dream Theater ser o seu principal foco musical, ele apareceu em vários outros projetos na sua carreira. A sua primeira aventura desta foi com a banda de pop progressivo Platypus, com Rod Morgenstein, Ty Tabor e o ex-membro dos Dream Theater, Derek Sherinian. Ele também participa na música dos Jelly Jam, que consiste nos mesmos integrantes dos Platypus, mas sem Sherinian.
Myung é casado com Lisa Martens Pace, a baixista da extinta banda de heavy metal feminina Meanstreak. Duas antigas participantes da banda, Rena Sands e Marlene Apuzzo, são casadas com os elementos dos Dream Theater : John Petrucci (ainda na banda) e Mike Portnoy, ex-membro.
A suas maiores influências são Chris Squire, Steve Harris, Geddy Lee e Cliff Burton e as respetivas bandas: Yes, Iron Maiden, Rush e Metallica.
Myung de alguma maneira é conhecido como o membro mais misterioso dos Dream Theater, porque raramente ele fala ou chama atenção para si mesmo, nos shows ou vídeos. A sua personalidade misteriosa foi enfatizada quando, num show na Alemanha, ele veio até James LaBrie e o derrubou num movimento ao estilo do futebol americano, causando muita confusão na plateia e nos membros da banda, um movimento que ficou conhecido como "Myung Tackle". Mais tarde foi revelado em Lifting Shadows (uma biografia dos Dream Theater) que John Myung foi desafiado a derrubar James LaBrie no palco "por uns cem dólares, e ninguém acreditou que ele tivesse coragem".
Myung também é conhecido pela sua prática com o seu instrumento musical. No DVD Live Scenes From New York, Kevin Shirley e o ex-tecladista Derek Sherinian afirmam que John Myung é o único músico que eles conhecem que continua tocando depois de um show, para acalmar.


Modigliani morreu há 96 anos

Amedeo Clemente Modigliani (Livorno, 12 de julho de 1884 - Paris, 24 de janeiro de 1920) foi um artista plástico e escultor italiano que viveu em Paris.
Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo pelos seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas.
Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas.

Biografia
Modigliani nasceu em uma família judia, em Livorno, Itália.
Seu trisavô materno, Solomon Garsin, emigrara de Túnis para Livorno no século XVIII. Os Garsin eram originários da Espanha, de onde haviam sido expulsos, no final do século XV, transferindo-se para Túnis. Depois eles foram para Livorno, onde nasceu o bisavô materno de Amedeo Mogigliani, Giuseppe Garsin - filho de Salomon Garsin e de Régine Spinoza.
Já a família paterna, os Modigliani, era provavelmente oriunda de Modigliana, perto de Forli, na região da Romagna. Antes de se estabelecerem em Livorno, teriam vivido em Roma, onde exploravam uma casa de penhores. Segundo Jeanne Modigliani, um certo Emanuele Modigliani teria sido encarregado pelo governo pontifical de fornecer o cobre necessário às emissões extraordinárias de moedas dos dois ateliês pontificais. Posteriormente, não obstante uma lei dos Estados Pontifícios que proibia a posse de terras por judeus, Emmmnuele teria adquirido uma vinha nas encostas do Albani, sendo, logo em seguida, obrigado pelas autoridades a se desfazer desta. Inconformado, ele teria então deixado Roma, com toda a sua família, para se instalar em Livorno, em 1849. Naquele mesmo ano, Giuseppe Garsin, depois de sofrer sérios reveses nos negócios, decide deixar Livorno e partir, com a mulher, Anna Moscato, e o filho, Isaac, para Marselha onde foi bem-sucedido.
Amedeo Modigliani foi o quarto filho de Flaminio Modigliani e da sua esposa, Eugénie Garsin, filha de Isaac e Régine Garsin. Na época, os Garsin eram relativamente abastados - sobretudo um dos irmãos de Eugénie, Amédée Garsin, que enriquecera especulando com imóveis e mercadorias. Já os Modigliani tinham empobrecido, chegando à falência. Flaminio dedicava-se aos vários negócios da família, que incluíam mineração e agricultura na Sardenha, além de atividades comerciais em Livorno, mas os negócios andaram mal. Foi o nascimento de Amedeo que salvou a família da ruína total, pois, de acordo com uma lei antiga, os credores não podiam tomar a cama de uma mulher grávida ou de uma mãe com um filho recém-nascido. Os oficiais de justiça entraram na casa da família, justamente quando Eugénie entrou em trabalho de parto. A família então protegeu seus pertences mais valiosos colocando-os por cima da cama da parturiente.
Na infância, Amedeo sofreu de diversas doenças graves, como pleurisia, tifo e tuberculose, que comprometeram a sua saúde para o resto da vida e cujo tratamento o forçava a constantes viagens, até à sua mudança definitiva para Paris, em 1906. Também por causa da saúde precária não recebeu educação formal e voltou-se para o estudo da pintura, iniciado na cidade natal, que prosseguiu em Veneza e Florença. Teve uma estreita relação com sua mãe, que lhe deu aulas até que ele completasse dez anos, e começou a desenhar e pintar precocemente, antes mesmo de ir para a escola. Aos catorze anos, durante uma crise de febre tifóide, ele delirava e, em seu delírio, falava que queria acima de tudo ver as pinturas no Palazzo Pitti e no Uffizi, em Florença. A sua mãe então prometeu-lhe que, assim que se recuperasse, ela o levaria a Florença; de facto, não só cumpriu a promessa, como permitiu que o filho fosse trabalhar no estúdio de Guglielmo Micheli, um dos pintores mais conhecidos de Livorno, de quem Amedeo recebe as primeiras noções de pintura. No ateliê de Micheli, ele conhecerá, em 1898, o grande Giovanni Fattori, sendo assim influenciado pelo movimento dos Macchiaioli, em particular pelo próprio Fattori e por Silvestro Lega.
Em 1906, Modigliani transfere-se para Paris e, ao fim de três anos de vida boémia, executa uma das suas obras mais importantes: O violoncelista, que expôs no Salão dos Independentes de 1909.
Como outros pintores e artistas do seu tempo, viveu a experiência da extrema pobreza. Por meio dos companheiros de arte, conheceu o poeta polaco Leopold Zborowski, que se tornaria seu melhor e mais devoto amigo, além de incentivador e marchand. Em 1917, Zborowski consegue para Modigliani uma exposição individual na Gallerie Berthe Weill. A exposição durou apenas um dia, pois transformou-se num escândalo, graças aos nus expostos na vitrine da galeria.
A grande musa de Amedeo foi Jeanne Hébuterne, de quem teve uma filha, Jeanne, em 1918. Complicações na saúde fizeram o pintor viajar para o sul da França com a esposa e a filha, a fim de recuperar-se. Regressa a Paris no final de 1918.
Na noite de 24 de janeiro de 1920, aos 35 anos, Modigliani morre de tuberculose. Foi sepultado no famoso Cemitério do Père-Lachaise, em Paris.
No dia seguinte à morte do marido, Jeanne, grávida de nove meses, suicida-se, atirando-se do quinto andar de um edifício.

Retrato de Jeanne Hébuterne

Neil Diamond - 73 anos

Neil Leslie Diamond nasceu numa família judaica, no Brooklyn, Nova Iorque, a 24 de janeiro de 1941. É um cantor e compositor, que compôs inúmeros hits nos anos 60, 70 e 80, e até hoje mantém uma multidão de fãs.
Estudou com Barbra Streisand na Escola Secundária Abraham Lincoln e chegou a cantar com ela no coro da escola. Aprendeu a tocar guitarra após receber um presente no seu aniversário de dezasseis anos.
Diamond começou cedo sua carreira como compositor na Brill Building. O seu primeiro sucesso aconteceu em novembro de 1965, com a canção “Sunday and Me”, seguida de "I´m a Believer", "A Little Bit Me, A Little Bit You", "Look Out (Here Comes Tomorrow)" e "Love to Love", gravado e lançado por The Monkees. Em 1973, compôs a banda sonora do filme "Fernão Capelo Gaivota". Frequentemente Neil canta a história da sua vida, vivida essencialmente em Nova Iorque e Los Angeles. Alguns de seus êxitos: Sweet Caroline, Crackli, Rosie, Song Sung Blue, You D´ont Bring Me Flowers, Play Me, Be, Sepember Morn, Love on the Rocks, Hello Again, America, Heartlight, entre outros. O primeiro casamento de Neil foi com a sua professora, Jaye Posner, com quem teve duas filhas, Marjorie e Elyn. O segundo foi com Marcia, com quem teve mais dois filhos, Micha e Joshua. Neil e Marcia também se divorciaram.
Muitos dos seus álbuns ganharam discos de ouro e de platina e recebeu diversos Grammys ao longo da sua carreira. Atuou no filme The Jazz Singer, com Sir Lawrence Olivier, em 1980 e em Savins Silverman, fazendo o papel de ele mesmo. Em 2008 lançou um CD intitulado Home Before Dark.
Em 13 de outubro de 2009, lançou o álbum A Cherry Cherry Christmas, o seu terceiro de música de Natal.
A 28 de setembro de 2010, foi referido que iria entrar para o Rock and Roll Hall of Fame.
Em 2 de novembro de 2010, lançou o álbum Dreams, uma coleção com 14 interpretações suas das suas canções favoritas de artistas de rock. O álbum também incluiu um novo arranjo, mais lento, da sua famosa canção "I'm a Believer".
Em 14 de dezembro de 2010, foi referido por numerosos sites que Neil Diamond tinha entrado para o Rock and Roll Hall of Fame, conjuntamente com os artistas Alice Cooper, Darlene Love, Dr. John e Tom Waits. A ceremónia oficial foi a 4 de março de 2011, no Hotal Waldorf-Astoria, em Nova Iorque.
Em 20 de dezembro de 2010, Neil Diamond colaborou no programa The Sing-Off, do canal NBC, cantando "Ain't No Sunshine" em conjunto com os Committed e os Street Corner Symphony, dois grupos a cappella que participavam no programa.
A 27 de maio de 2011, apareceu na televisão irlandesa num programa ao vivo, perante uma audiência de celebridades.
Em dezembro de 2011, atuou na Gala de 2011 do Kennedy Center Honors, que lhe concedeu mais um prémio.
A 24 de novembro de 2011, participou na parada do Macy's do Dia de Ação de Graças, em cima de uma réplica do Monte Rushmore, flutuando e cantandos versões curtas das canções "America" and "Sweet Caroline", para promover o turismo no Estado do Dakota do Sul.
The Very Best of Neil Diamond, uma compilação em CD das 23 gravações em estúdio gravadas e existentes nos catálogos da Bang, UNI/MCA e Columbia, foi lançada em 6 de dezembro de 2011, pelo selo Sony Legacy.
A 10 de agosto de 2012, Neil Diamond passou a ter uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.
Em novembro de 2012, Diamond pagou os custos da edição centenária da Royal Variety Performance no Reino Unido (transmitido a 3 de dezembro).
Em 20 de abril de 2013, Diamond anunciou a a participação em Fenway Park, cantando "Sweet Caroline", durante o 8º turno. Este foi o 1º jogo no estádio Fenway desde os ataques bombistas durante a Maratona de Boston. A 2 de julho, lançou o single "Freedom Song (They'll Never Take Us Down)", doando 100% dos lucros para a One Fund Boston e o Wounded Warrior Project.
Em janeiro de 2014 Diamond confirmou que tinha assinado com o selo Capitol Music Group, uma unidade da Universal Music Group, que também é detentora do seu catálogo Uni/MCA. A UMG também comprou o catálogo de Diamond detido pela Columbia Records, o que significou que todas as suas músicas foram reunidas num único catálogo.


quinta-feira, janeiro 23, 2014

Manet nasceu há 182 anos

Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832 - Paris, 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX.

Retrato do Senhor e Senhora Auguste Manet
 

O sismólogo e geofísico Andrija Mohorovicic nasceu há 157 anos

Andrija Mohorovičić (Volosko, 23 de janeiro de 1857 - Zagreb, 18 de dezembro de 1936) foi um meteorologista, sismólogo e geofísico croata que ganhou fama ao postular a existência de uma descontinuidade nas propriedades mecânicas dos materiais geológicos marcando a transição entre a crusta e o manto da Terra. Esta descontinuidade denomina-se hoje descontinuidade de Mohorovičić, ou simplesmente descontinuidade Moho, em homenagem ao seu descobridor.

O pintor e ilustrador Gustave Doré morreu há 131 anos

Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 - Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhador e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. O seu estilo caracteriza-se pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871.




NOTA: este é o post 12.000º do nosso Blog...!

Edvard Munch morreu há 70 anos

Edvard Munch (Løten, 12 de dezembro de 1863 - Ekely, 23 de janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.

Biografia
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. No lugar das ideias, o pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e Puberdade, de 1886.
Com A Menina doente (Das Kränke Mädchen, 1885) inicia uma temática que surgiria como uma linha de força em todo o seu caminho artístico. Fez inúmeras variações sobre este último trabalho, assim como sobre outras obras, e os seus sentimentos sobre a doença e a morte, que tinham marcado a sua infância (a sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, a irmã mais velha faleceu aos 15 anos, a irmã mais nova sofria de uma doença mental e uma outra irmã morreu meses depois de casar; o próprio Edvard estava constantemente doente), assumem um significado mais vasto, transformados em imagens que deixavam transparecer a fragilidade e a transitoriedade da vida. Edvard Munch descobre em Paris a obra de Van Gogh e Gauguin, e indubitavelmente o seu estilo passa então por grandes mudanças.
Em 1892 um convite para expor em Berlim torna-se num momento crucial da sua carreira e da história da arte alemã. Inicia um projecto que intitula O Friso da Vida. Edvard Munch representou a dança em 1950.
Aos trinta anos ele pinta O Grito, considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. É uma das peças da série intitulada O Friso da Vida. Os temas da série recorrem durante toda a obra de Munch, em pinturas como A Menina Doente (1885), Amor e Dor (1893-94), Cinzas (1894) e A Ponte. Rostos sem feições e figuras distorcidas fazem parte de seus quadros.
Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projecto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.
Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.
Faleceu em 23 de janeiro de 1944. Encontra-se sepultado no Cemitério de Nosso Salvador, Oslo, na Noruega.

O Grito - 1893

Há 54 anos o Homem desceu o mais baixo possível - e adorou...!

Trieste foi um batiscafo de investigação oceanográfica, de desenho suíço, com uma tripulação de dois ocupantes.

Em 23 de janeiro de 1960 o Trieste desceu na Fossa das Marianas, na costa da Filipinas, no local chamado Challenger Deep, a 10.911 metros de profundidade, recorde até hoje não superado. Nesta ocasião, eram seus tripulantes o engenheiro e oceanógrafo suíço, Jacques Piccard, e o Tenente da Marinha americana, Don Walsh.
O Challenger Deep, fica a cerca de 360 quilómetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
O batiscafo Trieste foi desenhado por Auguste Piccard e foi posto em atividade a 26 de agosto de 1953 no Mediterrâneo, na Ilha de Capri, próximo a Nápoles, Itália. A esfera de pressão, composta de duas secções, foi construída pela empresa Acciaierie Terni, e a parte superior foi fabricada pela Cantieri Riuniti dell 'Adriatico, na cidade livre de Trieste, na fronteira entre a Itália e a Iugoslávia. A instalação da pressão foi feita na Esfera Cantiere Navale di Castellammare di Stabia, perto de Nápoles.
O projeto foi baseado em experiências anteriores com o batiscafo FNRS-2, também projetado por Piccard. Foi construído na Bélgica e operado pela Marinha Francesa, permanecendo em operação no Mediterrâneo.
Em 1958, foi comprado pela marinha dos Estados Unidos da América, por 250.000 dólares americanos e transportado para San Diego, Califórnia.
Em outubro de 1959, depois de ser reequipado para uma pressão mais forte, o Trieste foi transportado para o meio do Pacífico, para participar no Projecto "Nekton", no qual realizou uma série de mergulhos muito profundos, na Fossa das Marianas.
Em 23 de janeiro de 1960, alcançou o recorde de profundidade de 35.800 pés, 10.911 metros, no Challenger Deep, o mergulho mais profundo em qualquer dos oceanos do mundo.
Em abril de 1963, foi transportado para o Atlântico, mais precisamente para o largo de New London, Connecticut, para procurar o então perdido submarino USS Thresher (SSN-593), que encontrou em agosto de 1963, perto de New London, a 1.400 braças abaixo da superfície.
O Trieste foi retirado de serviço logo após a realização dessa missão, sendo reformado, e alguns de seus componentes foram utilizados no recém-construído Trieste II. Ele está em exposição permanente no Museu da Marinha, no Washington Navy Yard, em Washington, DC.

Há 458 anos, o sismo de Shaanxi matou cerca de 830 mil pessoas na China

Mapa da China mostrando a província de Shaanxi (vermelho) e as outras províncias afetadas pelo sismo (laranja)

O sismo de Shaanxi ou sismo do Condado de Hua é o sismo mais mortífero da história recente, no qual morreram aproximadamente 830.000 pessoas. Ocorreu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China. Mais de noventa e sete condados nas províncias de Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu e Anhui foram afetadas. Uma área de mais de 1300 km² foi destruída e em alguns condados morreu até 60% da população. Até esse momento, a população vivia em cavernas artificiais nos penhascos de Loess, que caíram durante o desastre.


(imagem daqui)

The 1556 Shaanxi earthquake or Jiajing earthquake  was a catastrophic earthquake and is also the deadliest earthquake on record, killing approximately 830.000 people. It occurred on the morning of 23 January 1556 in Shaanxi, during the Ming Dynasty. More than 97 counties in the provinces of Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu and Anhui were affected. An 840-kilometre-wide area was destroyed, and in some counties 60% of the population was killed. Most of the population in the area at the time lived in yaodongs, artificial caves in loess cliffs, many of which collapsed with catastrophic loss of life.

Geography
The Shaanxi earthquake's epicenter was in the Wei River Valley in Shaanxi Province, near the cities of Huaxian, Weinan and Huayin. In Huaxian, every single building and home was demolished, killing more than half the residents of the city, with a death toll estimated in the hundreds of thousands. The situation in Weinan and Huayin was similar. In certain areas, 20-metre (66 ft) deep crevices opened in the earth. Destruction and death were everywhere, affecting places as far as 500 kilometres (310 mi) from the epicenter. The earthquake also triggered landslides, which contributed to the massive death toll. The rupture occurred during the reign of the Jiajing Emperor of the Ming Dynasty. Therefore, in Chinese historical record, this earthquake is often referred to as the Jiajing Great Earthquake.
Modern estimates, based on geological data, give the earthquake a magnitude of approximately 8 on the moment magnitude scale or XI on the Mercalli scale, though more recent discoveries have shown that it was 7.9. While it was the deadliest earthquake and the fourth deadliest natural disaster in history, there have been earthquakes with considerably higher magnitudes. Following the earthquake, aftershocks continued several times a month for half a year.
In the annals of China it was described in this manner:
In the winter of 1556, an earthquake catastrophe occurred in the Shaanxi and Shanxi Provinces. In our Hua County, various misfortunes took place. Mountains and rivers changed places and roads were destroyed. In some places, the ground suddenly rose up and formed new hills, or it sank abruptly and became new valleys. In other areas, a stream burst out in an instant, or the ground broke and new gullies appeared. Huts, official houses, temples and city walls collapsed all of a sudden.
The earthquake damaged many of the Forest of Stone steles badly. Of the 114 Kaicheng Stone Classics, 40 were broken in the earthquake.
The scholar Qin Keda lived through the earthquake and recorded details. One conclusion he drew was that "at the very beginning of an earthquake, people indoors should not go out immediately. Just crouch down and wait. Even if the nest has collapsed, some eggs may remain intact." This may indicate that many people were killed trying to flee while some who stayed put may have survived. The shaking reduced the height of the Small Wild Goose Pagoda in Xi'an from 45 meters to 43,4 meters.
   
Loess caves   
Millions of people at the time lived in artificial Loess caves on high cliffs in the area of the Loess Plateau. Loess is the name for the silty soil that windstorms deposited on the plateau over the ages. The soft loess clay had formed over thousands of years due to wind blowing silt into the area from the Gobi Desert. Loess is a highly erosion-prone soil that is susceptible to the forces of wind and water. The Loess Plateau and its dusty soil cover almost all of Shanxi, Shaanxi, and Gansu provinces and parts of others. Much of the population lived in dwellings called yaodongs in these cliffs. This was the major contributing factor to the huge death toll. The earthquake caused landslides, which destroyed the caves.
   
Cost   
The cost of damage done by the earthquake is almost impossible to measure in modern terms. The death toll, however, has been traditionally given as 820.000 to 830.000. The accompanying property damage would have been incalculable – an entire region of inner China had been destroyed and an estimated 60% of the region’s population died.
   
Foreign reaction 
The Portuguese Dominican friar Gaspar da Cruz, who visited Guangzhou later in 1556, heard about the earthquake, and later reported about it in the last chapter of his book, A Treatise of China (1569). He viewed the earthquake as a possible punishment for people's sins, and the Great Comet of 1556 as, possibly, the sign of this calamity (as well as perhaps the sign of the birth of the Antichrist).
   

Salvador Dalí morreu há 25 anos

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 - Figueres, 23 de janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente, em 2003, e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas, dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistia na sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes dos mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Biografia
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu às 08.45 horas da manhã de 11 de maio de 1904, no número vinte da Carrer (Rua) Monturiol, da vila de Figueres, Catalunha, Espanha. O seu irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), morreu de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de agosto de 1903". O seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irrascível e dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho. Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão, "Dalí visto pela sua irmã".
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de cancro da mama. Dalí, então com dezasseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma". Após a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Dalí casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu com este casamento, como alguns pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito pela sua tia.

Madrid, Paris e amadurecimento artístico
Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa arte provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).
Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. O seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o poema catalão "Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers") do seu amigo, o poeta Carles Fages de Climent.
Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 1920, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e Velázquez. As exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia civil (e numa cerimónia religiosa em 1958).

Personalidade e política
A política desempenhou um papel significativo na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco Franco. André Breton, líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também proferiu grande admiração por Freud (a quem ele conheceu), e Einstein, ambos judeus.
Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto o anarquismo como o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monárquico. Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, ele denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido da sua posição no Museu de Arte Moderna e, posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e recusou a alinhar-se em qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha após a Segunda Guerra Mundial, Dalí se tornou mais próximo ao regime de Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o pelas suas ações, em "limpar a Espanha de forças destrutivas". Dizem que enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe por assinar a sentença de morte de presos políticos." Dalí encontro Franco uma vez mas nem sequer se reuniu com ele para pedir para pintar um retrato da sua neta. É impossível determinar se suas homenagens a Franco foram sinceras ou caprichosas, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem suspeitar do seu aspeto de troça.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.
Gala morreu em Port Lligat, na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou seu sistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos, "cada vez saudável" Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pela doença de Parkinson.
Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras - talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal - mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.
Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo Rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um admirador de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989 morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere. onde ocorreram o seu funeral, a primeira comunhão, e o batismo, a três ruas da casa onde nasceu.

Cristo de São João da Cruz (1951)

Rafael Bordalo Pinheiro morreu há 109 anos

Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de março de 1846 - Lisboa, 23 de janeiro de 1905) foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida. É o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português. Entre seus irmãos estava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.

Primeira caricatura do "Zé Povinho" in "A Lanterna Mágica" (1875)

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Michael Hutchence, vocalista dos INXS nasceu há 54 anos

Michael Kelland John Hutchence (Sydney, 22 de janeiro de 1960 - Sydney, 22 de novembro de 1997) foi o vocalista da banda de rock-pop INXS.


A cantora Maysa morreu há 37 anos

Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (São Paulo ou Rio de Janeiro, 6 de junho de 1936 - Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora, compositora e atriz brasileira.

Biografia
Segundo algumas fontes, Maysa teria nascido na capital paulista, de uma tradicional família proveniente do estado do Espírito Santo, que logo se mudou para o Rio de Janeiro. Outras fontes, porém, afirmam que seu nascimento foi no Rio. Em 1947 a família transferiu-se para Bauru, no interior paulista.
Maysa era neta do barão de Monjardim, que foi presidente da província do Espírito Santo por cinco vezes. Estudou no tradicional colégio paulistano Assunção, no Ginásio Ofélia Fonseca e no Sacré-Cœur de Marie, em São Paulo.
Casou-se aos dezoito anos com o seu noivo, o empresário André Matarazzo, passando a assinar Maysa Monjardim Matarazzo. O seu marido era membro da importante ramo ítalo-brasileiro da família Matarazzo. Com pouco tempo de casados, nasceu Jayme Monjardim Matarazzo, diretor de cinema e telenovelas.
Divorciou-se do marido em 1957 e voltou a usar o seu sobrenome de solteira, Figueira Monjardim, ficando furiosa quando havia alguma matéria jornalística que ligasse seu nome ao sobrenome Matarazzo.
Com apenas um disco gravado, o seu reportório foi um sucesso, recebendo convites para shows. O seu disco vendeu milhares de cópias e o sucesso bateu à sua porta, porém, isto pesou na criação de Jayme, o seu filho. Maysa teve que escolher entre o filho e a carreira. Para lhe dar um futuro melhor, optou pela carreira e o seu filho passou parte de sua infância sendo criado pelo pai e por sua nova esposa.
Na sua agitada vida de cantora, marcada por muitas viagens e também por muitos amores, Maysa teve vários relacionamentos, entre eles, com o compositor Ronaldo Bôscoli, e com o empresário espanhol Miguel Azanza, com quem casou após ele, manteve um caso com o maestro Julio Medaglia, quando viajou para Buenos Aires, depois dele namorou o ator Carlos Alberto, de quem depois foi esposa, entre vários outros.
Na década de 70, Maysa se aventurou pelo mundo das telenovelas e do teatro participando de produções como O Cafona, Bel-Ami e o espetáculo Woyzeck de George Büchner.

Últimos momentos 
A cantora vivia isolada em sua casa de praia em Maricá, desde 1972, em depressão. No fim da tarde do dia de casamento do seu filho, pegou seu carro e foi para Maricá, quando um acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói terminou a sua vida.


Música para geopedrados...



Dirty Old Town - The Pogues
Ewan MacColl

Found my love by the gasworks croft
Dreamed a dream by the old canal
Kissed my girl by the factory wall

Dirty old town
Dirty old town

I heard a siren from the dock
Saw a train set the night on fire
Smelled the spring on the sulfured wind

Dirty old town
Dirty old town

We're goin' to take a good sharp axe
Shining steel tempered in the fire
And we'll chop you down like an old dead tree

Dirty old town
Dirty old town
Dirty old town
Dirty old town

And oh we'll chop you down
Oh woah, dirty, dirty, dirty old town
Dirty old town, dirty old town
And oh woah, dirty old town
Chop you down one of these days