Marte tem um buraco na superfície (e ninguém sabe o que há dentro dele)
Arsia Mons, uma região peculiar no Planeta Vermelho, tem um buraco misterioso que despertou recentemente o interesse dos cientistas.
Uma imagem capturada pela câmara High-Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) no Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA revelou, recentemente, um buraco na superfície do Planeta Vermelho.
Para já, segundo o Science Alert, os cientistas não fazem qualquer ideia do que existe no seu interior.
O poço está localizado na região de Arsia Mons, em Marte, um dos vulcões adormecidos do grupo de três vulcões Tharsis Montes, vasta planície vulcânica com milhares de quilómetros de diâmetro.
Esta região foi vulcanicamente ativa no passado, pelo que características como este buraco recém captado são resultado direto da atividade vulcânica.
Ainda que haja para já muita incerteza acerca da natureza desta formação, os cientistas sugerem que os poços na região de Arsia Mons podem, na verdade, ser aberturas em tubos de lava subterrâneos.
A imagem mostra uma parede lateral iluminada, que pode indicar que se trata apenas de um poço cilíndrico, em vez de uma entrada para um sistema subterrâneo maior.
No Havai, há formações semelhantes chamadas crateras, que não estão ligadas a tubos de lava extensos. São buracos profundos formados por colapsos subterrâneos, que variam de 6 a 186 metros de profundidade e de 8 a 1.140 metros de largura.
O buraco de Arsia Mons tem cerca de 178 metros de profundidade, encaixando neste intervalo.
A comunidade científica têm um maior entendimento sobre os poços e tubos de lava na Lua. Alguns deles são termicamente estáveis a cerca de 17°C e há até quem pondere que os astronautas poderão construir habitats no interior desses tubos lunares para se protegerem das variações de temperatura, radiação e micrometeoritos.
Mas Marte é muito mais complexo, pelo que será preciso lançar uma missão robótica para os explorar - e descobrir o que é afinal o misterioso
in ZAP
Sem comentários:
Enviar um comentário