O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Após completar a sua educação universitária em Copenhaga, a sua cidade natal, viajou pela Europa; de facto, manter-se-ia em viagem durante o resto da sua vida. Na França, Itália e Países Baixos
entrou em contacto com vários cientistas e médicos proeminentes, e
graças à sua grande capacidade de observação, em breve fez importantes
descobertas. Numa altura em que os estudos científicos consistiam na
leitura dos autores antigos, Steno foi suficientemente audaz como para
confiar nas suas observações, mesmo quando estas diferiam das doutrinas
tradicionalmente aceites.
Inicialmente dedicou-se ao estudo da anatomia, focando o seu trabalho sobre o sistema muscular e na natureza da contração muscular. Utilizou a geometria para mostrar que um músculo em contração altera a sua forma mas não o seu volume.
Steno e a Geologia
No entanto, em Outubro de 1666, dois pescadores capturaram um enorme tubarão, próximo da cidade de Livorno e o grão-duque Fernando
mandou enviar a cabeça do animal a Steno. Este dissecou-a e publicou as
suas descobertas em 1667. O exame dos dentes do tubarão mostrou que
estes eram muito semelhantes a certos objetos chamados glossopetrae, ou pedras língua, encontrados em algumas rochas. Os autores antigos, como Plínio, o Velho, haviam sugerido que estas pedras haviam caído do céu ou da Lua. Outros eram da opinião, também ela antiga, de que os fósseis cresciam naturalmente nas rochas. Um contemporâneo de Steno, Athanasius Kircher, por exemplo, atribuía a existência de fósseis a uma virtude lapidificante dispersa por todo o corpo do geocosmo.
Por seu lado, Steno argumentou que os glossopetrae pareciam-se
com dentes de tubarão, porque eram dentes de tubarão, provenientes das
bocas de antigos tubarões, que haviam sido enterrados em lodo e areia
que eram agora terra seca. Existiam diferenças de composição entre os glossopetrae
e os dentes dos tubarões atuais, mas Steno argumentou que os fósseis
podiam ter a sua composição química alterada sem que a sua forma se
alterasse, através da teoria corpuscular da matéria.
O trabalho de Steno sobre os dentes de tubarão levou-o a
questionar-se sobre a forma como um objeto sólido poderia ser
encontrado dentro de outro objeto sólido, como rocha ou uma camada
rochosa. Os "corpos sólidos dentro de sólidos" que atraíram o interesse
de Steno incluíam não apenas fósseis como hoje os definimos, mas também minerais, cristais, incrustações, veios, e mesmo camadas completas de rocha ou estratos. Os seus estudos geológicos foram publicados na obra Discurso prévio a uma dissertação sobre um corpo sólido contido naturalmente num sólido em 1669. Este trabalho seria aprofundado em 1772 por Jean-Baptiste Romé de l’Isle.
Steno não foi o primeiro a identificar os fósseis como sendo de organismos vivos. Os seus contemporâneos Robert Hooke e John Ray também defenderam este ponto de vista.
Outro princípio, conhecido simplesmente por lei de Steno, diz que os ângulos entre faces correspondentes em cristais da mesma substância são os mesmos para todos os exemplares desta.
Steno e a Religião
O seu modo de pensar era também importante no modo como via a religião. Criado na fé luterana, ainda assim não deixou de questionar os ensinamentos que recebeu, algo que se tornou importante quando contactou o catolicismo enquanto estudava em Florença. Após estudos teológicos, decidiu que a Igreja Católica e não a Igreja Luterana era a autêntica igreja e, como consequência, converteu-se ao catolicismo.
A sua conversão fez com que, gradualmente, Steno pusesse de lado os seus estudos científicos. Foi ordenado padre e, mais tarde, bispo e enviado em trabalho de missão para o norte da Alemanha, região luterana. Trabalhou inicialmente na cidade de Hanôver, onde conheceu Gottfried Leibniz, mudando-se mais tarde para Hamburgo. Após vários anos preenchidos com tarefas difíceis, morreu, após muito sofrimento, em Schwerin, em 1686.
A sua vida e trabalho têm sido intensamente estudados, em particular
desde finais do século XIX. Especialmente, a sua piedade e virtude foram avaliadas, com vista a uma eventual canonização. Em 1987, foi beatificado pelo papa João Paulo II.
Griffin died of complications from cancer on January 11, 2005 at his home in Franklin, Tennessee
after undergoing treatment for several months; he was 61 years old. He
was survived by his wife Marti, daughters Katy and Alexis, sons Jamey
and Jacob, granddaughters Laura and Lilli and grandsons Gryffyn and Max.
Nascido no seio de uma família da alta burguesia (origem inglesa por parte da avó paterna). Um ano depois foi viver para o Alentejo. O pai morre cedo, num desastre de viação. Em Sines passa toda a infância e adolescência, até que a família decide enviá-lo para o estabelecimento de ensino artístico Escola António Arroio, em Lisboa.
A 14 de abril de 1967, refratário militar, mudou-se para a Bélgica, onde estudou pintura na École Nationale Supérieure d’Architecture et des Arts Visuels (La Cambre), em Bruxelas.
Após concluir o curso, decide abandonar a pintura em 1971 e dedicar-se exclusivamente à escrita.
Regressa a Portugal a 17 de novembro de 1974 e escreve o primeiro livro inteiramente na língua portuguesa, À Procura do Vento num Jardim d'Agosto.
O Medo, uma antologia do seu trabalho desde 1974 a 1986, é
editado pela primeira vez em 1987. Este veio a tornar-se no trabalho
mais importante da sua obra e o seu definitivo testemunho artístico,
sendo adicionados em posteriores edições novos escritos do autor, mesmo
após a sua morte.
Deixou ainda textos incompletos para uma ópera, para um livro de fotografia sobre Portugal e uma «falsa autobiografia», como o próprio autor a intitulava. Morreu de linfoma. Homossexual assumido, tal facto só foi amplamente conhecido depois da sua morte.
Al Berto morreu em Lisboa, a 13 de junho de 1997.
Em 2009 a Companhia de Teatro O Bando estreia no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, um espectáculo intitulado A Noite a partir de Lunário, Três cartas da memória das Índias, Apresentação da noite, O Medo, À procura do vento num jardim d'Agosto e Dispersos. O espectáculo foi encenado por João Brites
e interpretado por Ana Lúcia Palminha e Pedro Gil. Além de Lisboa, o
espectáculo esteve ainda no Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra e
no espaço d'O Bando.
Recado ouve-me que o dia te seja limpo e a cada esquina de luz possas recolher alimento suficiente para a tua morte vai até onde ninguém te possa falar ou reconhecer - vai por esse campo de crateras extintas - vai por essa porta de água tão vasta quanto a noite deixa a árvore das cassiopeias cobrir-te e as loucas aveias que o ácido enferrujou erguerem-se na vertigem do voo - deixa que o outono traga os pássaros e as abelhas para pernoitarem na doçura do teu breve coração - ouve-me que o dia te seja limpo e para lá da pele constrói o arco de sal a morada eterna - o mar por onde fugirá o etéreo visitante desta noite não esqueças o navio carregado de lumes de desejos em poeira - não esqueças o ouro o marfim - os sessenta comprimidos letais ao pequeno-almoço
Victoria Anne Theresa Peterson Cowsill (Northridge, Los Angeles, January 11, 1958) is an American rock musician and songwriter. She has been the lead guitarist for the Bangles
since their foundation in 1981, and after their first breakup in 1989
she has returned to the band for all subsequent reunions. In intervening
years she performed with other artists, most extensively with the Continental Drifters.
Varzim comprou os direitos da obra e vendeu-os aos responsáveis
pela revista juvenil "O Papagaio", suplemento infantil da revista
Renascença - Ilustração Católica.
A tradução de "Tintin en Amérique", "Aventuras de Tin-Tim na América do Norte", arranca na edição número 53 de "O Papagaio", a 16 de abril de 1936.
Pela primeira vez, o jovem repórter falava outra língua que não o francês, com que já tinha conquistado a França e a Suíça.
Júlio Pomar (Lisboa, 10 de janeiro de 1926 - Lisboa, 22 de maio de 2018) foi um artista plástico/pintorportuguês. Pertenceu à 3ª geração de pintores modernistas portugueses,
sendo autor de uma obra multifacetada, centrada na pintura, desenho,
cerâmica e gravura, com importantes desenvolvimentos nos domínios da tridimensão (escultura; assemblage) ou da escrita. Os primeiros anos da sua carreira estão ligados à resistência contra o regime do Estado Novo e à afirmação do movimento neorrealista
em Portugal, marcando a especificidade deste no contexto europeu. Teve
uma ação artística e cívica intensa ao longo das décadas de 40 e 50 e
é consensualmente considerado o mais destacado dos cultores do
neorrealismo nacional.
Painel de azulejos (fragmento), circa 1958, Avenida Infante Santo, Lisboa
Metrópolis é um filmealemão de ficção científica filmado em 25/26, realizado pelo cineasta austríacoFritz Lang e lançado em 10 de janeiro de 1927. Foi, à época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismoalemão. O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang. Em 2008 foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico. Tal parte será restaurada e acrescentada à versão conhecida. Na Berlinale 2010, o filme teve, 83 anos depois, a sua segunda estreia mundial.
El Aluvión de Ranrahírca de 1962 fue un alud que el 10 de enero de 1962 afectó el área urbana de la ciudad peruana de Ranrahirca, la segunda más grande del distrito del mismo nombre, en la provincia de Yungay en la región Áncash, en el que murieron al menos 2.900 personas.
Ocho años después llega el terremoto de Áncash
del 31 de mayo de 1970, que afectó a toda la región y tuvo 70.000
víctimas. Los pueblos de Ranrahírca y Yungay volvieron a ser afectados
por un desprendimiento de hielo del nevado Huascarán.
El aluvión vino a las 18:15 a partir de fractura y desprendimiento del glaciar 511 en la cara oeste del pico norte del nevado Huascarán. La masa de hielo recorrió 16 km a la velocidad de 120 km/h y en 4 min
la masa de piedra, hielo y rocas llegó al fondo del valle.
Desaparecieron 2.900 habitantes y fueron borrados del mapa los pueblos
de Ranrahirca, Shacsha, Huarascucho, Yanama Chico, Matacoto,
Chuquibamba, Caya, Encayor, Armapampa y Uchucoto. En esa oportunidad el
alud pasó a 1,5 km al sur de la antigua ciudad de Yungay y a 1 km al norte de la ciudad de Mancos.
Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias
pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Lucila nasceu na cidade de
Vicuña, Chile, em 7 de abril de 1889. O seu pai abandonou a família
quando Lucila completou três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no
ano de 1929 e a escritora dedicou-lhe a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou Muerte de mi Madre. Educada na sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou renome ao vencer os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com Sonetos de La muerte, sob o pseudónimo de Gabriela Mistral,
cuja escolha foi uma homenagem aos seus poetas prediletos: o italiano
Gabriele D'Annunzio e o provençal Frédéric Mistral. Em 1922 é convidada
pelo Ministério da Educação do México para trabalhar nos planos de
reforma educacional daquele país.
Em 1945 era membro do corpo diplomático chileno, Mistral residia na
cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, quando recebeu a notícia
de que fora agraciada com o Prémio Nobel de Literatura, tornando-se o
primeiro escritor latino-americano a receber tal honraria. O Prémio
Nobel transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e
levou-a a viajar por todo o mundo e representar o seu país em
comissões culturais das Nações Unidas, até falecer, em 1957, em
Hempstead, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A notoriedade obrigou-a a abandonar o ensino para desempenhar diversos
cargos diplomáticos na Europa. Tida como um exemplo de honestidade
moral e intelectual e movida por um profundo sentimento religioso, a
tragédia do suicídio do noivo (1907) marcou toda a sua poesia com um
forte sentimento de carinho maternal, principalmente nos seus poemas em
relação às crianças. Em sua obra aparecem como temas recorrentes o
amor pelos humildes e um interesse mais amplo por toda a humanidade.
Em 1614 Marius publicou a obra Mundus Iovalis, descrevendo o planeta Júpiter e as suas luas. Na obra, afirmou ter descoberto as quatro maiores luas de Júpiter dias antes de Galileu.
Tal afirmação deu início a uma disputa com Galileu. Considera-se
possível que Marius tenha descoberto as luas de Júpiter
independentemente, mas pelo menos alguns dias depois que Galileu; se tal
afirmação for verdadeira, Marius seria a única pessoa que observou as
luas no período anterior à publicação das observações de Galileu.
Independente desta questão, os nomes mitológicos pelos quais estas luas são conhecidas atualmente (Io, Europa, Ganímedes e Calisto) são aqueles que Marius escolheu.
Simon Marius também afirmava ser o descobridor da Nebulosa de Andrómeda, que na realidade já era conhecida desde a Idade Média por astrónomos árabes.
Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários. O filósofosuíçoJean-Jacques Rousseau enviou-lhe a mensagem: "Diga-lhe que não conheço maior homem no mundo."; o escritoralemãoJohann Wolfgang von Goethe escreveu: "Além de Shakespeare e Spinoza, não conheço ninguém entre os que já não se encontram entre nós que me tenha influenciado mais". O autor sueco August Strindberg escreveu: "Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista".
É ainda o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia e a sua figura pode ser encontrada nas antigas notas suecas de cem kronor (coroas suecas).
Monumento ao Coronel Pedro Osório, Pelotas, Brasil
Busto de Germânico - uma cruz foi talhada na testa da estátua e o nariz foi arrancado
Vandalismo é o comportamento atribuído originalmente aos vândalos, pelos romanos, em relação a destruição cruel ou deterioração de qualquer coisa bela ou venerável.
O nome deriva do povo vândalo, um dos povosbárbaros que invadiu e atacou, no seu final, o Império Romano.
O termo "vandalismo" como sinónimo de espírito de destruição foi
cunhado no final do século XVIII, em 10 de janeiro de 1794, por Henri Grégoire, bispo constitucional de Blois; ele cunhou o termo e tornou-o comum através de uma série de relatórios para a Convenção,
denunciando a destruição de artefactos culturais como monumentos,
pinturas e livros que estavam sendo destruídos como símbolo de um ódio ao
passado e presente de exploração desde o "feudalismo", durante o Reino do Terror. Em seu livro Memoirs, ele escreveu: "Inventei a palavra para abolir o ato".
John Bernard Lee (London, 10 January 1908 – London, 16 January 1981), known as Bernard Lee, was an English actor, best known for his role as M in the first eleven Eon-producedJames Bond films. Lee's film career spanned the years 1934 to 1979, though he had appeared on stage from the age of six. He was trained at the Royal Academy of Dramatic Art
in London. Lee appeared in over one hundred films, as well as on stage
and in television dramatisations. He was known for his roles as
authority figures, often playing military characters or policemen in
films such as The Third Man, The Blue Lamp, The Battle of the River Plate, and Whistle Down the Wind. He died of stomach cancer on 16 January 1981, aged 73.
Chester Arthur Burnett (White Station, 10 de junho de 1910 - Hines, 10 de janeiro de 1976), mais conhecido como Howlin' Wolf foi um importante cantor, compositor e guitarrista de blues. Com uma voz rouca e alta e um físico avantajado, Wolf é um dos mais significativos cantores de blues clássico de Chicago.
O seu estilo, ligeiramente tímido, contrastava com as menos cruas mas
ainda assim poderosas apresentações de seu astro contemporâneo, Muddy Waters.
Seu intuito era derrubar as ideias de John Needham,
que, através de suas experiências, havia "comprovado" que a vida poderia
surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, colocado em um recipiente
vedado e aquecido até sua fervura. O problema do experimento de Needham
eram os recipientes, que não foram bem vedados, permitindo a entrada de
microorganismos e a contaminação do caldo nutritivo, e uma fervura
branda, que possivelmente não haveria matado todos os microrganismos que
já estavam no caldo nutritivo. Spallanzani mostra que com os
recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a
fervura por mais tempo, a vida não surge espontaneamente.
Porém Needham retorquiu afirmando que com aquela fervura Spallanzani
havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da
vida. Realmente a experiência acabava com o oxigénio dos frascos. A controvérsia só veio a ser esclarecida mais tarde, com as descobertas de Louis Pasteur.
Além disso, aprofundou os estudos de René-Antoine Reaumur, ao
demonstrar que o suco gástrico era um fator decisivo na digestão.
Obteve suco gástrico fazendo um animal engolir um tubo atado a um fio
para posteriormente o retirar cheio do suco digestivo. Com este suco
realizava experiências sobre a digestão no estômago. Para assegurar as
condições corretas de temperatura, mantinha os tubos de ensaio nas suas
axilas, dispensando assim a necessidade de um termostato (que não
existia na altura). Também fez experiências com animais, fazendo com que
estes engolissem pedaços de carne presos por fios, que depois
recuperava para observar a progressão da digestão, assim como os fazia
engolir objetos metálicos. Também estudou o fenómeno nele próprio,
engolindo, numa das vezes, uma saqueta de tela contendo pão e carne.
Deixou ficar a saqueta durante 2 dias, retirando-a repetidamente para
verificar a evolução da digestão. Concluiu que, ao fim de 18 horas, a
carne era completamente digerida mas o pão ficava intacto.
A alcunhagata mansa
veio do jornalista Djalma Sampaio, por causa do seu jeito calmo de
falar. Nascida numa família entusiasta da boa música, cresceu nesse
ambiente que a incentivou a cantar. Namorou diversos cantores e atores
da época, mas o seu primeiro e único marido foi o seu noivo, com quem já
estava havia alguns anos, o compositor e pianistaCésar Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música Marisa,
que foi tema da cerimónia de casamento, na igreja. Juntos, tiveram um
filho, único de Marisa, chamado Marcelo Camargo Mariano, nascido em São Paulo a 12 de setembro de 1967. No início dos anos 70
o casal se divorciou, por causa de disputas constantes. Após a
separação, teve outros relacionamentos, mas não quis casar-se outra
vez.
Passou os seus últimos anos vivendo sozinha no seu apartamento,
recebendo visitas apenas do filho e de alguns amigos. Faleceu na Cidade do Rio de Janeiro, a 10 de janeiro de 2003, por causa de uma isquemia cardíaca.
O rio ficou conhecido pelo facto de que o direito romano no período da República proibia qualquer general romano de atravessá-lo acompanhado com as suas tropas, retornando de campanhas ao norte de Roma.
Tal medida visava impedir que os generais manobrassem grandes contingentes de tropas no núcleo do Império Romano, evitando riscos à
estabilidade do poder central. O curso de água marcava então a divisão
entre a província da Gália Cisalpina e o território da cidade de Roma (posteriormente, a província da Itália).
Quando Júlio César atravessou o Rubicão, em 49 a.C., presumivelmente em 10 de janeiro do calendário romano, em perseguição a Pompeu, violou a lei e tornou inevitável o conflito armado. Segundo Suetónio, César teria então proferido a famosa frase Alea jacta est
("A sorte está lançada" ou "Os dados estão lançados"). O mesmo autor
também descreve como César parecia indeciso ao aproximar-se do rio e
atribui a decisão de atravessar a uma aparição sobrenatural.
A frase Atravessar o Rubicão passou a ser usada para referir-se a
qualquer pessoa que tome uma decisão arriscada, de maneira irrevogável,
sem volta.
Il retrouve l'année suivante, en 1996, une partie des Chihuahuas pour l'album Frères Misère. Les rythmes sont parfois proches du punk
et les textes abordent des thèmes plus engagés que pour les
précédents albums solos. Peu médiatisé, cet album ne rencontrera pas
de succès immédiat.
En plus de sa carrière de chanteur, Mano Solo développe d'autres
talents. Il dessine et peint, notamment les pochettes de ses albums. Il
écrit aussi et, avec l'argent gagné grâce à la musique, il monte sa
propre société d'édition (La Marmaille nue) et publie deux ouvrages. En
1995, un recueil de poèmes, Je suis là, et en 1996, un roman, Joseph sous la pluie (épuisé). Ces deux ouvrages sont rassemblés dans un livre, Joseph sous la pluie, roman, poèmes et dessins, publié par Le Seuil en janvier 2012 et augmenté de textes et de dessins inédits. Enfin, il jouera le rôle du roi dans Sodomites, un court métrage de Gaspar Noé sorti en 1998.
En 1997 sort un nouvel album solo: Je sais pas trop (disque d'or) enregistré en live, aux mélodies et aux sonorités une nouvelle fois originales.
Deux ans plus tard, Mano Solo enregistre le double album Internationale Shalala
en live au Tourtour, un petit théâtre où il se produit régulièrement
depuis ses débuts. Il joue seul à la guitare, accompagné (à la guitare
également) par Jean-Louis Solans. Les morceaux sont extraits des
précédents albums solos, à l'exception du Shalala, un hymne de
«révolution intérieure» que l'artiste chante avec son public à la fin
de chaque concert. Son message est positif et dynamique.
Son deuxième album live, intitulé La Marche, sort en 2002, il reprend en grande partie des morceaux de l'album Dehors, sorti entre-temps (en août 2000). Le concert est enregistré à la Coopérative de Mai à Clermont-Ferrand et à La Halle aux Grains à Toulouse.
L'album est accompagné d'un DVD où l'artiste fait figurer, aux côtés
de photos et d'extraits de concerts, des animations en images de
synthèses sorties de sa propre imagination. Depuis 2001, Mano Solo s'intéresse de près à Internet,
il crée et développe son propre site autour de ses centres d'intérêts
politiques, sociaux et artistiques, encourageant ses visiteurs à être
eux-mêmes créatifs.
En 2004 sort Les Animals.
Comme dans chaque album, le son est nouveau et les textes dégagent
toujours la même énergie servie par un langage maîtrisé d'une grande
poésie. Certains titres sont de nouveaux enregistrements d'anciennes
chansons. Y figure également le titre Botzaris, enregistré avec Les Têtes Raides.
En 2004 il fait également deux apparitions sur l'album Dans le caillou de Karpatt dans les chansons Jeux Olympiques et Léon.
En 2006, Mano Solo ne renouvelle pas son contrat avec Warner, sa maison de disques. Il s'autoproduit avec un nouvel album, In The Garden,
sorti en mars 2007. Il propose aux internautes de l'aider dans son
autoproduction par une souscription destinée à payer les frais de
promotion une fois l'album réalisé. Ce que personne ne voudra comprendre
et la presse relayera partout qu'il compte sur son public pour
financer l'album, alors qu'il a emprunté à sa banque, mettant sa maison
en garantie, 130 000 euros avec lesquels il payera la production et
la fabrication du disque. La souscription sera lancée le 18 septembre.
Tous les mois, le souscripteur a accès à de nouveaux contenus
(chansons ou films) et à la sortie, il reçoit l'album. L'argent
récolté sera utilisé pour la promotion de l'album. Par cette démarche,
l'artiste souhaite se démarquer de l'industrie classique tout en
montrant que la production artistique a un coût.
Par cette expérience et le peu de souscripteurs Internet (2 800),
Mano Solo essaye de démontrer que s'il peut s'autoproduire
aujourd'hui c'est uniquement sur un nom et une carrière déjà établie.
Ce n'est pas à un artiste débutant qu'une banque prêterait une somme
pareille. Les 35 000 exemplaires d'In The Garden vendus dans les bacs rembourseront la banque, sans offrir à l'artiste le moyen de produire l'album suivant.
Dans une interview au quotidien belge Le Soir en avril 2008, Mano Solo explique:
«L'autoproduction, ça ne peut pas marcher. J'en ai vendu 2 800 par
souscription et le distributeur du CD n'a pas fait son boulot. Je suis
la preuve vivante qu'on ne peut pas se passer des majors. J'en ai marre
de ces médias qui n'arrêtent pas de cracher sur elles. Sans Warner,
Mano Solo n'existerait pas. Ces firmes, ce ne sont pas des mécènes,
elles sont là pour se faire du blé. C'est normal que ces gens te
jettent si tu n'es plus compétent à leurs yeux. Pourquoi devraient-ils
garder ceux qui ne vendent plus ? Ceux qui ne rencontrent pas leur
public doivent dégager, c'est tout. Il y en a marre de ces
considérations. La presse est complice de ça. Il faut arrêter de se
leurrer : oui, le piratage nuit à la diversité et Myspace, c'est
pathétique, ça fait peur, ce n'est pas là qu'on trouve l'avant-garde.
Et personne en France n'a été révélé grâce à ça. Le MP3, ce n'est pas
faire la révolution, c'est fabriquer des chômeurs.»
Mano Solo reste avant tout un artiste très engagé. En mars 2006, il organise avec le « Collectif Je Suis Là » un concert au Bataclan dont les fonds ont été reversés à l'association Fazasoma qui vient en aide à la population malgache. Il anime également, depuis janvier 2007, une émission de radio sur Aligre FM (93.1), Le Clou de la Soirée,
tous les derniers samedis du mois, de minuit à pas d'heure, où il
donne la parole à ceux qui ne l'ont pas. Sans parler de ses nombreuses
apparitions dans des rassemblements visant à rétablir l'égalité.
Il a remporté trois disques d'or.
À partir du 1eroctobre2007, Mano Solo anime une autre émission radio, Smoke City, au détriment du Clou de la Soirée,
toujours sur Aligre FM, les lundis de 18h30 à 19h30. Il y accueille
le monde associatif et militant, des lanceurs d'alerte, dans une
émission partisane et débridée. Beaucoup d'artistes vinrent aussi
jouer en direct. L'émission du 7 juin 2008 a fait l'objet d'une
captation vidéo dont les images constituent le documentaire De babord à tri. Smoke City s'arrête en janvier 2009.
Un nouvel album est sorti le 28 septembre2009, Rentrer au port, en licence chez Wagram.
Mano Solo est mort le 10janvier2010 à l'âge de 46 ans, des suites de plusieurs anévrismes. Il avait été hospitalisé après son dernier concert à Paris le 12novembre2009.
Il repose désormais au cimetière parisien du Père-Lachaise (10e division).
Pat Benatar (nascida Patricia Mae Andrzejewski, Nova Iorque, 10 de janeiro de 1953) é uma cantora de rock americana,
com sete discos de platina e três álbuns de ouro, bem como 19 músicas
no Top 40. Pat Benatar foi colocada no Hall da Fama do Rock & Roll
em 2004.