domingo, março 10, 2013

O maior goleador português de sempre nasceu há 95 anos

Fernando Baptista de Seixas Peyroteo de Vasconcelos (Angola, 10 de março de 1918 - Lisboa, 28 de novembro de 1978) foi um futebolista português. Fernando Peyroteo formou com Albano, António Jesus Correia, José Travassos e também Vasques os famosos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal.

Filho de José de Vasconcelos Correia Peyroteo (Torres Novas, 22 de outubro de 1861 - Angola, 1919) e de sua mulher, segundo casamento de ambos, Maria da Conceição Fernandes de Seixas (27 de maio de 1879 - Angola, 1948), irmão de Herlander Peyroteo, meio-sobrinho de Berta de Bívar e sobrinho-bisneto do 1.º Visconde de Torres Novas e 1.º Conde de Torres Novas e do 2.º Conde de Torres Novas, Fernando Peyroteo nasceu a 10 de março de 1918 em Humpata, Angola, e desde cedo se revelou como marcador de golos no Sporting Clube de Luanda. Com 19 anos apenas chegou a Lisboa a 26 de junho de 1937 e não assinou logo contrato. Deu apenas a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado por um clube do norte, o F. C. do Porto,oferecendo-lhe mais dinheiro e melhores condições, Peyroteo não aceitou pois tinha dado a sua palavra de como iria jogar no Sporting Clube de Portugal.
Fernando Peyroteo estreou-se com a camisola do Sporting em 12 de setembro de 1937 num Torneio no Campo das Salésias defrontando o Benfica (Taça Preparação), jogo que venceu por 5-3 com 2 golos de sua autoria.
Nesse seu primeiro ano no Sporting, Peyroteo ajudou o Clube a conquistar mais um Campeonato de Portugal, tendo Peyroteo contribuído decisivamente para a conquista de 5 campeonatos nacionais, 4 Taças de Portugal e 7 campeonatos de Lisboa.
Peyroteo foi por 6 vezes o melhor marcador do campeonato nacional, prova em que apontou 331 golos em 197 jogos, uma média fantástica de mais de 1,6 golos por jogo, média ainda hoje não superada por nenhum jogador do mundo em jogos a contar para os campeonatos nacionais.
Peyroteo realizou 393 jogos com a camisola «leonina» (1937-1949) tendo marcado 635 golos (média de 1,61 por jogo) e ao longo da carreira disputou 432 jogos marcando 700 golos (1,62 por jogo).
Os seus 43 golos apontados no campeonato nacional de 1947/48 só vieram a ser ultrapassados por outro sportinguista: Hector Yazalde que em 1973/74 marcou 46 golos.
É difícil escolher a tarde de maior glória de Peyroteo, tantas foram elas com a camisola do Sporting. No entanto salientamos uma quando, em 24 de abril de 1948 o Sporting precisava de vencer o Benfica, fora de casa, por uma diferença de três golos para conquistar mais um campeonato nacional. Nessa tarde de glória, Peyroteo, apesar de ter passado a noite em estado febril, jogou e marcou os quatro golos que permitiram ao Sporting ganhar o campeonato nacional e, em simultâneo, a primeira Taça «O Século», um troféu verdadeiramente monumental.
Peyroteo terminou a sua carreira aos 31 anos, depois de um curto ano ao serviço de Os Belenenses, e faleceu, vítima de ataque cardíaco, em 28 de novembro de 1978, com apenas 60 anos de idade.
Por ocasião das comemorações do 1º centenário do Sporting Clube de Portugal, este clube homenageou Fernando Peyroteo, lembrando-o com um memorial no dia 10 de março de 2006, dia do seu 88º aniversário. Depois de descerrada a placa, usou da palavra o filho de nome Fernando Peyroteo: «Gostaria de dizer duas palavras de profundo agradecimento. Tenho a certeza absoluta que se fosse possível esta seria uma das prendas que teriam dado mais prazer ao longo da vida de meu pai. É com orgulho que recebo em seu nome uma homenagem destas. Estou agradecido à Comissão do Centenário. Apesar de tudo, os valores que me foram transmitidos pelo meu pai estão a ser reafirmados. Estou muito sensibilizado. Em relação à minha família será transmitida toda esta emoção.» Certamente, Fernando Peyroteo é e sempre será para todos os sportinguistas, como o melhor ponta de lança de todos os tempos a jogar no Sporting.
Era tio-avô de José Couceirohttp://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=14287552#editor/target=post;postID=2263258726803449620.
Títulos, internacionalizações e recordes pessoais
  • Títulos: 10 (5 Campeonatos, 1 Campeonato de Portugal e 4 Taças de Portugal)
  • Internacionalizações: 20 (14 golos)
De entre os variadíssimos recordes de Peyroteo destacamos apenas seis deles que ainda hoje se mantêm:
1º - O jogador português que mais golos marcou na história do Campeonato Nacional: 330 golos. 
2º - O jogador português que mais golos marcou num só jogo em campeonatos nacionais: 9 golos contra o Leça em 22 de fevereiro de 1942, que o Sporting venceu por 14-0.
3º - O jogador português que mais golos consecutivos num só jogo para campeonatos nacionais: 5 golos ao Vitória de Guimarães em 8 de fevereiro de 1942
4º - O jogador com melhor média de golos marcados pela selecção de Portugal: 14 golos marcados em 20 jogos (média de 0,7 por jogo). 
5º - O jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo) 
6º - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).

O pintor Domingos Sequeira nasceu há 245 anos

Autorretrato

Domingos António de Sequeira (Lisboa, 10 de março de 1768 - Roma, 8 de março de 1837) foi um pintor português.

De origem modesta, era filho de um barqueiro, foi educado na Casa Pia de Lisboa, após o quê frequentou o curso de Desenho e Figura na Aula Régia e trabalhou como decorador. Com uma pensão de D. Maria I, em 1788, com 20 anos, partiu para Itália e estudou na Academia Portuguesa em Roma, onde recebeu aulas de pintura e desenho de Antonio Cavallucci.
Admitido, depois, como professor na Academia di San Luca, aí pintou a Degolação de São João Baptista, a Alegoria à Casa Pia e a Aparição de Cristo a D. Afonso Henriques, ganhando vários prémios concedidos pelas academias italianas.
Regressou a Lisboa em 1795 e de 1798 a 1801 viveu no Convento da Cartuxa de Laveiras.
Nomeado pintor da corte em 1802 e co-director da empreitada de pintura do Palácio da Ajuda, aí pintou abundantemente. Em 1803 foi professor de Desenho e Pintura das princesas, e em 1806, director da aula de Desenho da Academia do Porto. Neste período pintou alegorias patrióticas e retratos, fazendo o desenho das peças para oferecer a Beresford.
Viveu intensamente as convulsões políticas da época - foi, sucessivamente, partidário do exército de invasão francês (Junot protegendo Lisboa, 1808), da aliança inglesa (Apoteose de Wellington, 1811), da revolução liberal (retratos de 33 deputados, 1821) e da Carta Constitucional (D. Pedro IV e Maria II, 1825), exilando-se em França com a contra-revolução absolutista da Vila-Francada, onde expôs, no Salão do Louvre, A Morte de Camões (quadro desaparecido no Brasil), obra que lhe mereceu medalha de ouro e colocação entre os pintores românticos mais representativos, ao lado de Eugène Delacroix.

Acabou por se fixar em Roma em 1826, onde se dedicou à pintura religiosa, em visões de luminosidade já romântica (Vida de Cristo, 1828; Juízo Final, 1830).
Morreu naquela cidade, sem rever Portugal, encontrando-se o seu túmulo na Chiesa di Sant'Antonio dei Portoghesi. Foi igualmente autor da baixela neoclássica de cem peças oferecida a Wellington em 1811-1816 que se encontra presentemente na Apsley House.
Em termos estéticos é considerado o pintor de transição do Neoclassicismo para o Romantismo.

Mariana Benedita Sequeira, 1822


(imagem daqui)

NOTA: estive hoje, numa atividade dos católicos de Leiria, num estabelecimento de ensino que homenageia este brilhante pintor - a Escola Secundária Domingos Sequeira, uma das que foi intervencionada pela empresa Parque Escolar - está fantástica (custou mais de 15 milhões de euros, no tempo em que éramos ricos e havia dinheiro para festas...) embora o luxo pareça excessivo e a única coisa que lhe faltava (um Pavilhão Gimnodesportivo...) não tivesse sido feito (fizeram uma coisa que parece um furador com buracos a mais, onde entra o frio, o calor, a chuva e o vento - às vezes até dá para fazer lá Educação Física...).

(imagem daqui)

Emeli Sandé - 26 anos

Adele Emeli Sandé mais conhecida por seu nome artístico Emeli Sandé, é uma cantora e compositora escocesa de R&B e Soul. Ficou conhecida ao participar dos singles "Diamond Rings" de Chipmunk e "Never Be Your Woman" do rapper "Wiley", ambos singles de sucesso no Reino Unido. Ela já escreveu para muitos artistas incluindo Cheryl Cole, Cher Lloyd, Leona Lewis, Preeya Kalidas, Susan Boyle e Tinie Tempah.
Em 2010, ela assinou um contrato com a editora EMI Music Publishing. Mais tarde, ela anunciou que a Virgin Records lhe havia dado um contrato de gravação. Sande lançou seu primeiro single a solo, "Heaven", em agosto de 2011, que foi um sucesso instantâneo em todo o mundo. Sande tem dois singles número um em todo o Reino Unido e da Irlanda com "Read All About It" com o Professor Green e "Next to Me". Ela lançou Our Version of Events, em fevereiro de 2012, após o lançamento o álbum atingiu o número um no Reino Unido.
Emeli Sandé nasceu em 10 de março de 1987, em Sunderland, Tyne and Wear, de um pai zambiano e uma mãe inglesa, e foi criada em Alford, Aberdeenshire, Escócia. Com 11 anos de idade, quando ainda estava na escola primária, Sandé escreveu a sua primeira canção, usada em um show de talentos da escola. Disse também que sempre soube que queria ser música e que esta foi a primeira que vez que pensou que poderia ser uma compositora.
Estudou medicina na Universidade de Glasgow, com um grau intercalado em neurologia, tendo feito uma paragem nos estudos no 4º ano do curso. Ela disse que a educação era uma das coisas mais importante para ela, dizendo que se sua carreira musical não desse certo, ela tem a educação para voltar atrás. Sandé disse que o seu empresário, Adrian Sykes, esperou pacientemente, desde que ela tinha 16 anos, dizendo: "Adrian realmente respeita que eu quero ter uma educação e curso concluídos. Ele também sabe que os meus pais estão ansiosos para que eu termine a faculdade."
Em janeiro de 2012, Sandé confirmou que tinha ficado noiva do seu namorado de longa data (de sete anos) que, na altura, era desconhecido. Ele tinha pedido para não ser identificado e Sandé afirmou que ele não fazia parte da cena musical mas que trabalhava na área científica. Descobriu-se posteriormente que ele era o biólogo marinho Adam Gouraguine quando eles se casaram no seu país natal (Montenegro), em 15 de setembro de 2012. Sandé declarou que ela iria passar a usar o nome Emeli Sandé Gouraguine, embora se desconheça se ela manterá o nome artístico ou também o mudará.
Sandé começou escrevendo músicas para artistas como Alesha Dixon, Chipmunk, Professor Green, Devlin, Preeya Kalidas, Cheryl Cole e Tinie Tempah. Assinou um contrato com a gravadora Virgin Records em 2010. Mais tarde, ela assinou outro contrato com a EMI Records no início de 2011. Sandé fez sua estreia na carreira de cantora em 2009, quando participou do single do rapper Chipmunk "Diamond Rings", música escrita pelos dois. O single alcançou o n º 6 no UK Singles Charts, tornando-o o primeiro Hit Top 10 de Chipmunk e Sandé. Mais tarde, apareceu nos vocais da música "Never Be Your Woman" do rapper "Wiley", o single alcançou o número oito nas paradas de singles do Reino Unido e tornou-se a segunda vez consecutiva de Sandé num single top 10. Sandé anunciou que, logo que apareceu a cantora Adele, mudou seu nome de Adele Sandé, ao seu nome do meio Emeli Sandé.
Ao fazer seu álbum de estreia, Sandé começou a trabalhar com Tinie Tempah. Co-escreveu "Let Go", que conta com ela também nos vocais. Ela também declarou trabalhar com Devlin depois de gravar uma canção intitulada "Dreamer". Sandé revelou mais tarde que ela estaria trabalhando no próximo álbum de Alesha Dixon, "The Entertainer". Ela co-escreveu o hit "Radio", junto com Shahid Khan, e co-escreveu as faixas dos álbuns de Cheryl Cole e Professor Green, em que Sandé também cantou.
Havia alguma especulação em torno de que faixa ela iria lançar, depois de muitos jornais afirmaram que seria "Daddy". O primeiro single oficial do seu próximo álbum de estreia foi "Heaven" e foi lançado em 14 de agosto de 2011. A canção recebeu críticas positivas de blogs, como "This Must Be Pop" e "Pigeon Robot". Posteriormente Sandé escreveu canções para Leona Lewis e Susan Boyle, e a música "This Will Be The Year" faz do álbum de Boyle "Someone to Watch Over Me", lançado em novembro de 2011. Depois, participou do single "Read All About It" do rapper Professor Green, que se tornou um grande sucesso em vários países.

Simon Cowell revelou que ela é a favorita compositora no momento, devido a suas canções escritas para Leona Lewis e Susan Boyle. Sandé declarou em uma entrevista; "Eu adoraria conhecer Boyle depois de escrever canções para ela dizendo: "Eu não a conheci ainda. Acabei de enviar-lhe a canção. Eu adoraria conhecê-la porque acho que ela é uma Rockstar". Uma música que tinha sido co-escrita por Sandé irá aparecer no novo álbum de Boyle, intitulado Someone To Watch Over Me.Leona tinha ouvido algumas músicas de modo que tivemos uma semana no estúdio com ela. Leona e eu nos dávamos muito bem. Então nós tivemos uma semana juntos. Foi muito natural. Ela gravou uma canção chamada, "Problems and more Mountains", por isso estou ansioso para ouvi-las em seu álbum". Foi revelado depois que o Professor Green anunciou a sua lista de álbuns de rastreamento para seu álbum, At Your Inconvenience, que seria baseado no álbum, "Read All About It" de Sandé. O single estava previsto para ser lançado em outubro de 2011, uma semana antes do lançamento do álbum. A dupla também cantou a música ao vivo no The X Factor.
Ela confirmou que "Daddy" seria o segundo single oficial retirado do álbum Our Version of Events. Em 26 de novembro, Sandé realizou um espetáculo no LG Arena em Birmingham para os BRMB 2011. Em 15 de dezembro de 2011, ela foi nomeada como o Brit Awards Critics' Choice. Sandé e seu álbum de estreia inclui canções escritas por ela e foi reconhecido como sendo "ricamente melódico, classicamente poderoso, retro-futuristas e com alma de canções pop intemporais". Ela reconhece que a sua música foi influenciada pela de Nina Simone, Joni Mitchell e Lauryn Hill. Sandé disse que todas as suas canções são sobre a paz mundial e questões políticas. O álbum atingiu o número 1 e 2 no Reino Unido e Irlanda e ficou bem posicionado em mais de 10 países europeus e na Austrália.
Sandé disse que a chave para uma boa música quando está usando a escrever letras é "honestidade" e "pura emoção". Ela disse que se ela tenta escrever algo que é "muito inteligente" o processo criativo não vai resultar com ela e dá como exemplo "Kill the Boy", que foi uma das primeiras ideias que vieram à cabeça de Sandé. Ela disse que se ela tem que trabalhar em uma música mais do que um dia, ela não vai voltar a ela e ela não vai funcionar, isto é, para funcionar, a ideia para a música seria quase instantânea. Foi anunciado que ela estava nomeada para mais um Brit Award em 2012. Sandé está atualmente escrevendo material para a formação original das Sugababes. Em 24 de janeiro de 2012, Sande realizou um show off para a revista Q, em XoYo, Londres. Ela gravou uma versão da música de David Guetta, "Titanium", e o par executou a canção no NRJ Music Awards, em França


sábado, março 09, 2013

A paleontóloga Mary Anning morreu há 166 anos

Mary Anning (21 de maio de 1799 - 9 de março de 1847), foi uma paleontóloga inglesa.
Foi Mary Anning que descobriu o primeiro fóssil de ictiossauro. Ela descobriu, por volta dos 12 anos, na costa de Dorset, incrustado em um íngreme penhasco, o primeiro fóssil de ictiossauro conhecido, que media cinco metros de comprimento.
Mary Anning ainda descobriu muitos outros répteis marinhos antigos, hoje em exposição no Museu de História Natural de Londres, como o plesiossauro, e um dos primeiros fósseis de pterodáctilo.
Anning passou boa parte da vida recolhendo fosseis na praia e vendendo-os para os visitantes, e por isso pode ser a inspiração para a lengalenga inglesa "she sells seashells on the seashore" - Ela vende conchas à beira-mar.
Curiosamente, Mary Anning, que nunca descobriu nenhum dinossáurio, foi uma coletora, negociante e paleontóloga britânica que se tornou conhecida em todo o mundo pelo número de importantes achados que ele fez nas rochas de fósseis marinhos de idade jurássica na cidade de Lyme Regis, no condado de Dorset, onde ela viveu. O trabalho dela contribuiu para mudanças fundamentais no pensamento científico sobre a vida pré-histórica e sobre a história da Terra que ocorreram no início do século dezanove.
Anning procurava fósseis na área dos penhascos de Blue Lies, particularmente durante os meses de inverno, quando deslizamentos expunham novos fósseis que tinham de ser recolhidos rapidamente, antes que eles caíssem para o mar. Era um trabalho perigoso, e ela quase perdeu sua vida em 1833 durante um deslizamento que matou Tray, o seu cão. As descobertas dela incluíram o primeiro esqueleto de ictiossauro a ser corretamente identificado, que ela e o irmão dela encontraram quando ela tinha apenas 12 anos de idade; os dois primeiros esqueletos de plesiossauros já encontrados; o primeiro esqueleto de pterosauro localizado fora da Alemanha; e alguns importantes fósseis de peixes. As observações dela tiveram um papel chave nas descobertas de que fósseis de belemnites continham sacos de tinta fossilizados, e que coprólitos, conhecidos como pedras de bezoar na época, eram excrementos fossilizadas. Quando o geólogo Henry De La Beche pintou Duria Antiquior, a primeira representação largamente divulgada de uma cena da vida pré-histórica derivada de reconstruções fósseis, ele baseou-se em grande parte nos fósseis que Anning tinha encontrado, e vendeu impressões da ilustração em benefício dela.
O género e a classe social da Anning impediram-na completamente de participar da comunidade científica da Grã-Bretanha do século dezanove - dominada como ela era por senhores anglicanos ricos. Ela lutou financeiramente por grande parte de sua vida. A família dela era pobre, e como dissidentes religiosos (eram membros da Igreja Congregacional) estavam sujeitos a discriminação legal. O pai dela, um marceneiro, morreu quando ela tinha onze anos. Ela tornou-se bem conhecida nos círculos geológicos na Grã-Bretanha, Europa e América, e foi consultada sobre assuntos de anatomia, bem como sobre recolher e colecionar fósseis. Entretanto, como uma mulher ela não era elegível para se juntar à Geological Society of London, e ela nem sempre recebia o crédito completo por suas contribuições científicas. Na verdade ela escreveu em uma carta: "O mundo usou-me tão maldosamente, que eu temo que ele fez-me suspeita de todos." O único escrito científico dela publicado em toda a sua vida apareceu na Magazine of Natural History em 1839, um trecho de uma carta na qual Anning tinha escrevido para o editor da revista questionando uma de suas reivindicações. Depois de sua morte, a história de vida pouco comum dela atraiu interesse crescente. Charles Dickens escreveu sobre ela, em 1865, dizendo: "a filha do carpinteiro conquistou um nome por ela mesma, e mereceu conquistá-lo." Em 2010 a Royal Society incluiu Anning em uma lista das dez mulheres britânicas que mais influenciaram a história da ciência.

Iuri Gagarin nasceu há 79 anos

Iuri Alekseievitch Gagarin (Kluchino, 9 de março de 1934 - Kirjatch, 27 de março de 1968) foi um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1, que tinha 4,4 m de comprimento, 2,4 m de diâmetro e pesava 4.725 quilos kg. Esta nave espacial possuía dois módulos: o módulo de equipamentos (com instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes) e a cápsula onde ficou o cosmonauta.

O primeiro Kaiser do II Reich alemão morreu há 125 anos

Guilherme I, de nome completo Guilherme Frederico Luís de Hohenzollern (Wilhelm Friedrich Ludwig von Hohenzollern, em alemão) (Berlim, 22 de março de 1797 - Berlim, 9 de março de 1888) foi rei da Prússia (reg. 2 de janeiro de 1861 - 9 de março de 1888) e o primeiro Kaiser (Imperador) da Alemanha unificada (foi Imperador de 18 de janeiro de 1871 a 9 de março de 1888). Pertencia a poderosa Casa de Hohenzollern e era filho de Frederico Guilherme III e da rainha Luísa de Mecklemburg-Strelitz, sucedeu a seu irmão Frederico Guilherme IV.
Durante o reinado de Guilherme I, ocorreu a transformação da Prússia em uma potência capaz de enfrentar nações poderosas que estendeu sua influência a toda a Alemanha e pôs em prática uma política imperial de expansão.
Os reveses da Prússia diante de Napoleão (a derrota em Jena e a ocupação do país) convenceram o então príncipe a combater os franceses, o que o levou a participar dos últimas campanhas contra Napoleão (1814-1815).
Defendia o absolutismo monárquico, tendo um papel relevante na repressão dos movimentos liberais que assolaram a Alemanha nesta época (1848-1849). Em Março de 1848, viu-se obrigado a refugiar-se na Inglaterra devido à Revolução de Berlim. Um ano depois, voltou e chefiou as tropas que, na Baviera, instauraram a ordem alterada pelos liberais.
Foi nomeado regente da Prússia depois do seu irmão (Frederico Guilherme IV) ter enlouquecido (1858), e sucedeu-lhe como rei após a sua morte (1861). Seu primeiro objetivo foi dotar a Prússia de poderio militar, para evitar a repetição dos desastres passados. No entanto, teve de enfrentar a oposição do Parlamento, integrado por ricos proprietários, que viam a criação de um poderoso exército profissional como um óbice a suas pretensões de controlar a política do governo. Para enfrentar o Parlamento, Guilherme I nomeou para primeiro-ministro Otto von Bismarck, que se transformou em figura-chave na construção da potência prussiana e da consecução da unidade alemã sob a direção da Prússia. Conseguiu reconstituir o exército prussiano.
Em 1862, dando início à política militarista da Prússia, ligou-se à Áustria para vencer a Dinamarca na Guerra dos Ducados (1864-1865), seguindo-se a guerra austro-prussiana, contra sua ex-aliada, a Áustria, na qual a Prússia conseguiu anexar alguns territórios depois da vitória de Sadowa (1866).



Bobby Fischer - o melhor xadrezista de sempre - nasceu há 70 anos!

Robert "Bobby" James Fischer (Chicago, 9 de março de 1943 - Reykjavik, 17 de Janeiro de 2008) foi um famoso xadrezista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez.

Filho de pai alemão, Hans-Gerhardt Fischer, um biofísico e mãe judia-suíça naturalizada norte-americana, Regina Wender, aprendeu a jogar xadrez aos seis anos com sua irmã mais velha, que o entretinha com diversos jogos (dentre eles o xadrez) enquanto a mãe ia trabalhar. Mudou-se cedo para a Califórnia e pouco tempo depois para Nova Iorque, onde pôde desenvolver-se em grandes clubes seculares como o Marshall e o Manhattan.
Aos treze anos jogou a "Partida do Século" num torneio de Mestres em 1956 contra Donald Byrne, irmão de Robert Byrne, o qual também era Grande Mestre e foi vítima de uma das maiores partidas de Fischer no US-ch 1963, o qual Fischer venceu com 100% de aproveitamento, 13 em 13 possíveis e rating performance acima de 3000, feito igualado por Emanuel Lasker, na Alemanha.
Fischer venceu também o campeonato norteamericano oito vezes em oito participações (1957, 1958, 1959, 1960, 1961, 1962, 1973, 1975 e 1986), sendo a primeira aos catorze anos em 1957 e a segunda aos quinze, em 1958. Venceu jogadores tão fortes como Samuel Reshevsky (considerado pelo próprio Fischer como um dos dez melhores de todos os tempos - até então TOP 10), com tão pouca idade. De dezembro de 1962 até o fim da sua carreira, em 1992, Fischer venceu todos os torneios que disputou, exceto dois, nos quais terminou em segundo lugar: Capablanca Memorial, 1965, vencido por Boris Spassky e a Piatigorsky Cup, 1966, vencida por Smyslov. Geralmente Fischer vencia os abertos e grandes torneios de que participava com 3 ou 3,5 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.
A principal façanha da sua carreira foi a classificação para chegar à final do mundial contra Spassky. Fischer venceu Taimanov (xadrezista do top 10) por 6x0 num jogo melhor de 10. Fischer venceu Larsen (que era um dos cinco melhores jogadores do mundo) por 6x0 num jogo melhor de 10 e venceu Petrosian por 7,5x2,5 num jogo melhor de 10. Havia uma hegemonia russa desde quando Alekhine derrotou Capablanca em 1921. Após a recusa de Fischer de defender o título em 1975, a hegemonia de russos voltou e durou até o indiano Viswanathan Anand vencer o Mundial FIDE de 2000.
Em 1992, Fischer voltou a disputar um encontro contra Boris Spassky. Mesmo Fischer estando 20 anos afastado, enquanto Spassky permaneceu ativo durante todo este tempo, Fischer venceu com relativa facilidade e introduziu diversas novidades teóricas.
Fischer foi preso no Japão e lutou contra sua extradição para os Estados Unidos por quase um ano. A Islândia ofereceu cidadania a Fischer, tendo ele aceitado. Livre então pela cidadania islandesa, Fischer seguiu viagem para a Islândia chegando no dia 23 de março de 2005.
Em eleição feita pelo principal periódico internacional de xadrez, o Sahovski Informator, Fischer foi considerado pelos grandes mestres como o melhor xadrezista do século XX, à frente de Kasparov.
Fischer foi o único xadrezista a vencer por 6x0 dois matches no Torneio de Candidatos. Tinha memória extraordinária, capaz de memorizar mais de 20 partidas relâmpago consecutivas. Consta que tinha um QI de 187 (outras fontes indicam 184 e 181).
Bobby Fischer morreu em 17 de janeiro de 2008, na Islândia, aos 64 anos.


sexta-feira, março 08, 2013

Canção para celebrar o Dia da Mulher...


Fleetwood Mac - Sara

Wait a minute baby, 
Stay with me a while
Said you'd give me light 
But you never told me about the fire

Drowning in the sea of love 
Where everyone would love to drown
But now it's gone, 
It doesn't matter what for
When you build your house then call me, 'Home'

And he was just like a great dark wing, 
Within the wings of a storm
I think I had met my match, 
He was singing and undoing and undoing the laces, 
Undoing the laces

Said, 
"Sara, you're the poet in my heart, 
never change, never stop"
But now it's gone, 
It doesn't matter what for
But when you build your house, 
Well then call me, 'Home'

Hold on, the night is coming 
And the starling flew for days
I'd stay at home at night all the time
I'd go anywhere, anywhere, anywhere
Ask me and I'll be, ask me 
And I'll be, 'cause I care

In the sea of love 
Where everyone would love to drown
But now it's gone, they say, 
"It doesn't matter anymore"
If you build your house 
Then please call me, 'Home'
Sara, you're the poet in my heart, 
never change and don't you ever stop
Now it's gone, no, 
It doesn't matter anymore
When you build your house, 
I'll come by 
Now it's gone, Sara, 
Now it's gone, now it's gone, 
Sara, now it's gone

Crazy, well, but there's a heartbeat that never really died, 
They said, it never really died, Sara
Oh would you swallow all your pride, 
Would you speak a little louder, Sara

All I ever wanted was to know that you were dreaming...

Tom Chaplin, o vocalista dos Keane, faz hoje 34 anos

Thomas Oliver Chaplin (8 de março de 1979, Hastings, East Sussex), conhecido como Tom Chaplin é o vocalista - e também o benjamin - da banda britânica Keane. Ele também toca guitarra, viola e piano e já compôs algumas letras para a banda, mas o letrista oficial do trio é Tim Rice-Oxley.
Dono de uma potência vocal incrível, esta contrasta com o timbre doce que entoa o hit e hino da banda 'Somewhere Only We Know' do álbum Hopes and Fears, de 2004.


Hoje é o Dia Internacional da Mulher

Google Doole de 08.032013 - Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o estalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Origem
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte das trabalhadoras. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York.
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado no imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.
Em 1915, Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o rastilho da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o Czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de fevereiro. Leon Trotsky assim registou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planeadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenine para torná-lo um dia oficial que, durante o período soviético, permaneceu como celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a vertente política e tornar-se-ia uma ocasião em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres - uma mistura das festas ocidentais do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, com ofertas de prendas e flores, pelos homens às mulheres. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldávia e Ucrânia.
Na Checoslováquia, quando o país integrava o Bloco Soviético (1948 - 1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em checo) era então usado como instrumento de propaganda do partido, visando convencer as mulheres de que considerava as necessidades femininas ao formular políticas sociais. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres recebiam uma flor ou um presente do chefe. A data foi gradualmente ganhando um caráter de paródia e acabou sendo ridicularizada, até mesmo no cinema e na televisão. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente e, após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo do antigo regime.
No ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.

Billy Eckstine morreu há 20 anos


Depois de ter estudado na Howard University de Washington, trabalhou como cantor e diretor de sala em vários clubes noturnos de Buffalo, Detroit e Chicago.
Barítono suave e com um vibrato distintivo, superou barreiras ao longo da década de 40, tornando-se o primeiro líder de uma grande banda e também como o primeiro homem negro na música popular romântica.
Entre 1944 e 1947, Eckstine liderou uma banda que reunia a maioria das estrelas do jazz de todos os tempos. Ao lado de Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Art Blakey, Dexter Gordon, Miles Davis, Fats Navarro e Sarah Vaughan, Eckstine foi um dos precursores do bebop.
Realizou algumas excursões à Austrália e Europa e em 1966 participou de alguns shows nas orquestras de Maynard Ferguson e de Duke Ellington. Em 1974 voltou à Europa para uma série de concertos em memória de Charlie Parker.
Morreu no dia 8 de março de 1993, aos 78 anos, em consequência de um derrame cerebral.


João de Deus nasceu há 183 anos

João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de março de 1830 - Lisboa, 11 de janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens e, aquando da sua morte, sepultado no Panteão Nacional. Foi considerado o poeta do amor.


Beijo

Beijo na face
Pede-se e dá-se:
    Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
    Vá!



Um beijo é culpa
Que se desculpa:
    Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
    Vá!




Um beijo é graça
Que a mais não passa:
    Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
    Vá!


Guardo segredo,
Não tenha medo...
    Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
    Dê!


Como ele é doce!
Como ele trouxe,
    Flor!
Paz a meu seio;
Saciar-me veio,
    Amor!


Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
    Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
    Amor!


Talvez te leve
O vento em breve,
    Flor!
A vida foge.
A vida é hoje,
    Amor!


Guardo segredo;
Não tenhas medo
    Pois!
Um mais na face
E a mais não passe!
    Dois...


Oh! dois? piedade!
Coisas tão boas...
    Vês?
Quantas pessoas
Tem a Trindade?
    Três!


Três é a conta
Certinha e justa...
    Vês?
E o que te custa?
Não sejas tonta!
    Três!


Três, sim. Não cuides
Que te desgraças:
    Vês?
Três são as Graças,
Três as Virtudes,
    Três.


As folhas santas
Que o lírio fecham,
    Vês?
E que o não deixam
Manchar, são... quantas?
    Três!...


in Campo de Flores (1868) - João de Deus

A Ti Catarina Chitas morreu há 10 anos


Catarina Chitas, ou Ti Chitas (Penha Garcia, 30.01.1913 - 08.03.2003) como era conhecida, foi uma pastora de Penha Garcia que também tocava adufe.
As primeiras gravações terão sido feitas por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira em 1963.
Em 1964, por ocasião do I Congresso Nacional de Turismo, a Fundação Gulbenkian levou a efeito uma exposição sobre Instrumentos Musicais. A Região da Beira Baixa esteve representada pela tocadora de adufe, Catarina Chitas.
Michel Giacometti gravou em 1970 para a série produzida pela RTP “Povo que canta”, publicado em 1970/1996 - Antologia da Música Regional Portuguesa. Beira Alta. Beira Baixa. Beira Litoral.
Em 1982 por José Alberto Sardinha, em “Recolhas da Tradição Oral Portuguesa – Beira Baixa e Minho”, e em 1997, em “Portugal Raízes Musicais – nº 4 Beira Baixa e Beira Transmontana”. Em 1984 a Banda do Casaco editou o disco "Com Ti Chitas".
A Câmara Municipal de Idanha a Nova editou em 1991 um LP com 17 faixas, inteiramente dedicado a Catarina Chitas. Em 1992, é editado na Collection Dominique Buscall o CD “Music du Monde – Portugal: Chants et tambours de Beira Baixa”, em que Catarina Chitas canta em nove faixas.
Em 1994, um CD concebido e realizado por Jacques Erwain, “Voyage Musical Portugal – Le Portugal et les Iles”, inclui duas gravações de Catarina Chitas e um depoimento biográfico feito pela mesma.
Um dos destaques da edição de 2002 do Festival Cantigas de Maio foi a exposição "Colectores de Música Popular Portuguesa" com a orientação de Domingos Morais. Daí resultou a edição do primeiro CD da Associação José Afonso com gravações de Catarina Chitas (Ti Chitas).


quinta-feira, março 07, 2013

Ravel nasceu há 138 anos

Joseph-Maurice Ravel (Ciboure, 7 de março de 1875Paris, 28 de dezembro de 1937) foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela subtileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como "uma peça para orquestra sem música".


A estrutura da molécula de ADN foi descoberta há 60 anos

O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 7 de março de 1953, o que lhes valeu o Prémio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins.
Do ponto de vista químico, o ADN é um longo polímero de unidades simples (monómeros) de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formada por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações. Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases azotadas. A sequência de bases ao longo da molécula de ADN constitui a informação genética. A leitura destas sequências é feita através do código genético, que especifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas. A tradução é feita por um RNA mensageiro que copia parte da cadeia de ADN por um processo chamado transcrição e posteriormente a informação contida neste é "traduzida" em proteínas pela tradução. Embora a maioria do ARN produzido seja usado na síntese de proteínas, algum ARN tem função estrutural, como por exemplo o ARN ribossómico, que faz parte da constituição dos ribossomas.
Dentro da célula, o ADN pode ser observado numa estrutura chamada cromossoma durante a metáfase. O conjunto de cromossomas de uma célula forma o cariótipo. Antes da divisão celular os cromossomas são duplicados através de um processo chamado replicação. Eucariontes como animais, plantas e fungos têm o seu ADN dentro do núcleo enquanto que procariontes como as bactérias o têm disperso no citoplasma. Dentro dos cromossomas, proteínas da cromatina como as histonas compactam e organizam o ADN. Estas estruturas compactas guiam as interacções entre o ADN e outras proteínas, ajudando a controlar que partes do ADN são transcritas.
O ADN é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada ser vivo.

O Domingo passou a ser dia de descanso há 1692 anos

Cabeça de bronze de Constantino, de uma estátua colossal (século IV)

O chamado Édito de Constantino foi uma legislação do imperador romano Constantino I, proclamada em 7 de março de 321. O seu texto reza:
"Que todos os juízes, e todos os habitantes da Cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu." (in Codex Justinianus, lib. 13, it. 12, par. 2.)
O decreto apoiou à adoração do Deus-Sol (Sol Invictus) no Império Romano. As religiões dominantes nas regiões do império eram pagãs, e em Roma, era notável o Mitraísmo, especificamente o culto do Sol Invictus. Os adeptos do Mitraísmo reuniam-se ao domingo. Os judeus, que guardavam o sábado, estavam sendo perseguidos sistematicamente nesse momento, por causa das Guerras judaico-romanas e, por essa razão, o édito de Constantino, é considerado muitas vezes anti-semita.
Embora alguns cristãos usaram o decreto de apoio à guarda do domingo, para tentar solucionar a polémica de guardar o sábado ou o domingo na Igreja Cristã, na realidade, o decreto não se aplica aos cristãos ou judeus. Por uma questão estreitamente relacionada, Eusébio afirma que: "Por sorte não temos nada em comum com a multidão de detestáveis judeus, por que recebemos de nosso Salvador, uma dia de guarda diferente." Embora isso não indique uma mudança do dia de guarda no cristianismo, pois na prática o édito não favorece um dia diferente para o descanso religioso, inclusive o sábado judaico. Este édito fazia parte do direito civil romano e na sua religião pagã, e não era um decreto da Igreja Cristã ou se estendia as religiões abraâmicas. Somente no ano de 325, no Primeiro Concílio de Nicéia, o domingo seria confirmado como dia de descanso cristão, e a guarda do sábado abolida no Concílio de Laodicéia.